Judiciário

Está sendo processada Twiteira que ofendeu o Nordeste no final do 2º turno

Portal UOL:
A Justiça Federal de São Paulo, após receber denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF), anunciou nesta quinta-feira (2) que abriu processo pelo crime de racismo contra a estudante de direito Mayara Penteado Petruso. Segundo a denúncia, oferecida pela Procuradoria da República em São Paulo, Mayara postou em seu perfil no Twitter mensagem de incitação à discriminação no dia 31 de outubro de 2010.
Na ocasião, pouco após a divulgação do resultado do segundo turno das eleições presidenciais, a jovem publicou a seguinte mensagem em seu microblog: “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!”. O ato de intolerância foi alvo de inúmeras críticas na própria rede social, assim como nos meios de comunicação.
Ao prestar depoimento ao MPF, a jovem assumiu que postou os comentários em sua página do Twitter, confirmando ainda ser a criadora do perfil. A denúncia foi oferecida no último 3 de maio e o processo aberto no último dia 4 de maio.
O crime de racismo, disposto no artigo 20 da lei 7716/89, prevê pena de 1 a 3 anos de prisão e multa – pena que pode subir para 2 a 5 anos de prisão e multa, caso o crime seja cometido via meios de comunicação social.
O caso tramitou sigilosamente até o recebimento da denúncia pelo Poder Judiciário. O objetivo era preservar o conteúdo das quebras de sigilo telemáticas feitas para confirmar se o perfil realmente era atualizado por Mayara.

Opinião dos leitores

  1. Muitas pessoas querem se destacar, priorizando a vida de outros. Creio que a punição trará a consciência dessa jovem, bastante experiência do significado
    do amor, compaixão , respeito e direito constitucionais de igualdade….
    Não podemos pegar o que sentimos ou optamos como vida pessoal, para tirar vantagens sobre uma situação generalizada, como estão fazendo outros grupos sociais(se é que podemos chamá-los assim), de requerer direitos ilegais que os
    sobrepoem acima da constituição de nosso país! É preciso fazer cumpri-se as
    leis de nosso país com objetividades.
    Querer tirar vantagem de situações isoladas, não fará melhorar o nosso país e nem a vida daqueles que o assim desejam.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

TJRN decide e plano de saúde deve custear Canabidiol para criança com epilepsia no RN

Foto: Reprodução

Os desembargadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RN votaram, à unanimidade, para que um plano de saúde forneça Canabidiol, nos termos da prescrição médica, para uma criança residente em Parnamirimm, na região metropolitana de Natal, que sofre de epilepsia refratária, ou seja, que é resistente a tratamentos convencionais.

O voto para conceder tutela de urgência ao pedido, inicialmente indeferido em primeiro grau, ainda que tenha decidido pelo fornecimento por parte do plano de saúde, foi redigido pelo relator Eduardo Pinheiro, juiz convocado atuando em substituição ao desembargador Amaury Moura Sobrinho.

A criança está passando por investigação genética para comprovação da Síndrome de Dravet e Lennox–Gastaut, por parte da médica especialista que receitou o uso de Canabidiol. De acordo com a responsável pela criança, nenhum dos medicamentos anti-crises utilizado apresentou eficácia.

As crises diárias, cerca de 100, foram reduzidas drasticamente para até três dias sem o sintoma. A mãe ainda relatou evolução no equilíbrio, comportamento e comunicação, além de melhora do padrão do eletroencefalograma após o início do uso da substância.

A reforma da sentença levou em consideração a jurisprudência do próprio TJRN, além da Resolução nº 2.324/2022 do Conselho Federal de Medicina, que aprovou o uso do Canabidiol para o tratamento de epilepsias, da criança e do adolescente, refratárias às terapias convencionais na Síndrome de Dravet e Lennox-Gastaut e no Complexo de Esclerose Tuberosa.

O relator também considerou o risco de complicação em decorrência do retorno das crises, como traumatismo de face ou crânio, regressão neurológica ou piora comportamental ou morte súbita.

O acórdão deu provimento ao agravo de instrumento para que o plano de saúde autorize e custeie, no prazo de 15 dias, sobre pena de multa diária de R$ 500,00, o fornecimento de Canabidiol 50 mg/ml sempre que necessário, nos termos da prescrição médica.

TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

App de namoro para servidores públicos tem 10 mil usuários

Foto: Reprodução

O Brasil tem mais de 11 milhões de servidores públicos e é natural que muitos deles compartilhem valores, experiências e estilo de vida. Baseado nisso, foi criado o aplicativo 2solids, uma plataforma de relacionamento exclusiva para o público dos servidores concursados, ativos ou inativos.

Já no cadastro, que é gratuito, os usuários devem informar o órgão/entidade onde trabalham, cargo, além de outras informações comuns em aplicativos de relacionamento. A verificação dos perfis é feita pela equipe do app através dos portais de transparência Brasil afora.

O 2solids já se tornou a maior comunidade de relacionamentos entre servidores solteiros do país, com 10 mil usuários ativos. A plataforma, hoje, tem um público dividido em 51% de mulheres e 49% de homens. Clique para ver.

Sintonia entre usuários servidores públicos
De acordo com a CEO do projeto, Raquel Bellumat, a sintonia entre os usuários seja mais facilmente firmada no primeiro contato e, entre os diferenciais do aplicativo está a “valorização da estabilidade, uma característica intrínseca aos servidores públicos”.

“Desenvolvemos um aplicativo que dá ao servidor a segurança para conhecer alguém estável e sólido como ele, com suas conquistas e sonhos. Para muitos, a busca por um parceiro que compartilhe dessa estabilidade é fundamental”, completou.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Feriado do Dia do Trabalhador modifica funcionamento do comércio em Natal

Foto: Júnior Santos

O feriado nacional do Dia do Trabalhador, comemorado nesta quarta-feira (1º), vai gerar mudanças no funcionamento do comércio em Natal. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital, os bancos, lojas de rua e de shoppings estarão fechados, apenas com as praças de alimentação em abertura facultativa. Cinemas funcionarão conforme programação.

Confira o que fecha e o que abre neste 1º de Maio:

Comércio de Rua

Alecrim
Fechado

Centro da Cidade
Fechado

Shoppings

Midway Mall
Lojas e quiosques: fechados
Alimentação e lazer: 11h às 21h
Cinema: conforme programação

Cidade Jardim
Lojas e quiosques: fechados
Alimentação: a partir das 11h

Natal Shopping
Alimentação e lazer: facultativo, com abertura das 11h às 22h
Alpendre: facultativo, com abertura das 14h às 23h
Quiosques de alimentação: fechado
Âncoras e Megalojas: fechado
Demais lojas e quiosques: fechado
Cinema: conforme programação

Cidade Verde
Lojas diversas: fechadas;
Alimentação e lazer: facultativo;
Clínicas fechadas.

Partage Norte Shopping
Lojas e quiosques: fechados
Alimentação: 11h às 22h
Hipermercado: fechado
Cinema: conforme programação

Praia Shopping
Praça de Alimentação: facultativo, com abertura partir das 11h
Lojas: fechadas
Cinema: conforme programação

Bancos
Fechados

Opinião dos leitores

  1. Só lembrando que o patrão também é um trabalhador… Aliás, sem ele não tem o tão sonhado emprego. Viva o trabalhador!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Inmet alerta para perigo de chuvas intensas no RN

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para o perigo potencial de chuvas intensas em 88 municípios potiguares. O aviso é válido da manhã desta segunda-feira (29) até às 10h de terça (30). O alerta é da cor laranja (perigo), o segundo nível no grau de severidade do órgão.

Segundo o Inmet, a previsão é de chuvas com volume entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, de até 100 km por hora.

Há nesse tipo de alerta risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, segundo o Inmet.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Prefeito repudia abordagem de policial a Gisele Bündchen: “Inaceitável”

Foto: Reprodução

Gisele Bündchen recebeu o apoio do prefeito de Surfside, na Flórida, que criticou a abordagem “totalmente inaceitável” de um policial em relação à supermodelo na semana passada.

De acordo com informações do TMZ, o político Charles Burkett enviou uma carta ao chefe interino de polícia da cidade, Enrique H. Doce, dizendo estar “consternado” com a maneira como a brasileira foi tratada, após assistir aos vídeos da câmera corporal do policial.

O oficial parou Gisele, 43, por dirigir acima dos limites de velocidade enquanto tentava escapar de um paparazzo que a perseguia.

No vídeo, a estrela desabou em lágrimas. “Nada me protege… Não posso fazer nada, só quero viver minha vida”, diz Gisele ao policial.

O agente, então, diz que “entende quem ela é”, mas afirma que não pode interferir no trabalho do fotógrafo, sugerindo que ela faça uma denúncia.

Em sua carta, o prefeito criticou a “conduta indiferente” do policial, acrescentando que ele poderia ter demonstrado “mais empatia” na ocasião.

“Tudo o que não queremos ver na forma como nossa polícia interage e atende nossos moradores”, lamentou Burkett.

Desde que se separou do jogador de futebol americano Tom Brady, Gisele se mudou de Tampa para Miami com os filhos, Benjamin e Vivian.

“Estou amando Miami. Eu amo o sol, as pessoas são receptivas e carinhosas. Parece que estou em casa”, disse a beldade em entrevista à People recentemente.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Chuvas causam alagamentos em Natal; veja vias afetadas

Foto: STTU

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal informou os pontos de alagamentos transitáveis e intransitáveis após as fortes chuvas da noite deste domingo (28).

Ponto de alagamento transitável na avenida Hermes da Fonseca , próximo a AABB.
⁠Ponto de alagamento intransitável na Rua Ângelo Varela.
⁠Ponto de alagamento transitável na avenida Nevaldo Rocha, cruzamento com a avenida Coronel Estevam.
⁠Ponto de alagamento transitável na avenida Prudente de Morais, cruzamento com a avenida Alexandrino de Alencar.
⁠Ponto de alagamento transitável no Viaduto do 4° Centenário sentido avenida Lima e Silva.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Personal é morto a tiros dentro de academia em Caicó

O personal Whadson Whonam Silva de Araújo foi assassinado a tiros na manhã desta segunda-feira (29) dentro da academia que administrava e era proprietário. O crime aconteceu no bairro Barra Nova, em Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

De acordo com o Batalhão da PM em Caícó, Whadson estava abrindo a academia nesta manhã quando um indivíduo ainda não identificado chegou em frente ao local e efetuou disparos contra o personal. A vítima não resistiu e veio a óbito.

A Polícia Militar reforçou que ainda não há informações sobre a motivação do crime. O Instituto Técnico de Perícia (Itep) esteve no local para realização dos procedimentos necessários. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Tribuna do Norte

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Mulher é morta a facadas e marido confessa crime ao se entregar à polícia no interior do RN

Foto: Redes Sociais

Uma mulher de 37 anos foi assassinada com pelo menos três golpes de faca, na noite neste domingo (28), na cidade de Monte das Gameleiras, na região Agreste potiguar. O marido da vítima foi apontado como principal suspeito do assassinato.

Segundo a Polícia Militar, o homem fugiu do local em uma moto, percorreu cerca de 40 km, mas se entregou a policiais cerca de uma hora depois, na cidade de São José do Campestre, onde confessou o crime.

A vítima foi identificada como Jadna Cardoso Felipe, de 37 anos. Ela tinha dois filhos – um de 14 anos e outro de 3 anos. O mais novo é filho dela com o suspeito do crime.

Segundo a polícia, os filhos de Jadna estavam na casa dos avós e a mulher estava só com o marido, em casa, quando houve uma discussão do casal e o homem esfaqueou a mulher.

Testemunhas informaram que ouviram gritos e que o homem deixou o local em uma moto, pouco depois. O corpo da vítima foi encontrado na cozinha da residência.

Segundo a PM, familiares e amigos informaram que as brigas eram constantes, na casa.

Após se entregar na cidade de São José de Campestre, o homem foi encaminhado a uma delegacia de plantão, onde recebeu voz de prisão em flagrante. Ele deverá passar por audiência de custódia nesta segunda-feira (29).

O corpo da Jadna foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para passar por exames periciais. Os peritos também fizeram uma análise do local do crime, para auxiliar a Polícia Civil nas investigações.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. Com as Leis que temos, esta jovem não será a última a perder a vida de forma trágica. Lamentável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

IERN Natal inicia matrículas nesta segunda-feira com oferta de 160 vagas

Foto: Catarina Lima

A Secretaria de Educação do Estado (Seec/RN) inicia o período de matrículas da primeira unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN) nesta segunda-feira (29). Neste primeiro momento, serão oferecidas 160 vagas divididas entre os Cursos Técnicos em Química e em Redes de Computadores. O IERN Natal está localizado na avenida Capitão-Mor Gouveia, no bairro de Bom Pastor, zona Oeste da capital.

As vagas são destinadas a estudantes transferidos da rede estadual e novos estudantes para os cursos técnicos em Química e em Redes de Computadores. As matrículas devem ocorrer através do portal do SIGEduc.

O IERN de Natal disponibilizará 112 vagas — equivalente a 70% do total — especificamente para estudantes que estão matriculados na rede estadual e que desejam transferir-se de outras escolas estaduais. As 48 vagas restantes, correspondentes a 30% da oferta, serão destinadas a novos estudantes que concluíram o ensino fundamental ou que provêm de outra rede de ensino, seja pública ou privada.

A seleção dos candidatos seguirá os mesmos critérios do SIGEduc já aplicados na rede estadual. A distribuição das vagas visa manter um equilíbrio entre os estudantes que já fazem parte do sistema estadual de educação e aqueles que buscam uma nova oportunidade de ingresso.

As inscrições para a transferência de alunos da rede estadual serão realizadas entre os dias 29 de abril a 3 de maio deste ano. Já o período de matrícula para novos estudantes ocorrerá de 6 a 10 de maio. Após essas fases, o resultado final será publicado no dia 13 de maio e o estudante poderá efetivar a matrícula até o dia 16 de maio na própria sede do IERN Natal.

O dia 17 de maio foi escolhido como a data oficial para o começo das atividades escolares no IERN.

Tribuna do Norte

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Para seguir sugestão e monitorar agressor de mulher, Brasil teria de comprar 400 mil tornozeleiras

Foto: SECRETARIA DE JUSTIÇA DO PARANÁ/DIVULGAÇÃO

O Brasil precisaria comprar 399.882 tornozeleiras eletrônicas para cumprir a recomendação do Ministério da Justiça e Segurança Pública de monitorar denunciados por agressão doméstica. Até dezembro do ano passado, data da atualização mais recente, o país tinha 153.509 equipamentos, segundo a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais). Em 2023, as justiças estaduais expediram 553.391 medidas protetivas depois de denúncias de violência doméstica, de acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Na semana passada, o CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária) recomendou que agressores envolvidos em crimes do tipo sejam monitorados eletronicamente. O objetivo é garantir que as medidas protetivas de urgência sejam efetivas.

O R7 perguntou ao Ministério da Justiça se a pasta tem intenção de adquirir tornozeleiras eletrônicas para cumprir a sugestão da secretaria, além de questionar a data, a quantidade de equipamentos que seriam comprados e o preço médio de cada um. No entanto, não houve retorno até a última atualização deste texto.

R7

Opinião dos leitores

  1. Essa questão de agressão de mulheres vem de muito tempo, basicamente são pessoas que vivem em casamentos que não se combinam , em outros casos são motivados por bebidas, ciumes, etc. Só sei que essas brigas nunca deixaram de existir, até entre casal de namorados. Foi criada a Lei Maria da Penha, construídas várias delegacias. Porém falta o trabalho de base , a educação, falta sim, também a compreensão e calma das pessoas. O caso desse filho de Lula, claro que o Lula não vai deixar o filho na cadeia. Esse problema de filhos darem trabalhos aos pais, é antigo, nos anos 80, quando Leonel Brizola foi governador do Rio de Janeiro, a sua Filha Neuzinha Brizola que era viciada em droga, foi preza várias vezes , e Brizola ia tirá-la da cadeia, realmente é vergonhoso para os pais, mas filho é filho, por pior que sejam os pais dão cobertura.

  2. O FILHO DE LULA O LULINHA USARIA? POIS AGREDIU FISICAMENTE, VERBALMENTE , PSICOLOGICAMENTE ALÉM DAS AMEAÇAS, NÃO VIMOS AS ARTISTAS DA GLOBO, AS FEMINISTAS ENTRE OUTROS MEIOS FALAR NADA!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *