Com a diminuição de solicitação por leitos de UTI Covid em todo o estado do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou processo de reversão dos leitos Covid para UTI geral de atendimento a outras patologias. No Hospital João Machado, 20 leitos hoje são de UTI geral, sendo cinco revertidos e 15 abertos recentemente. Foram revertidos outros dez leitos Covid no Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) e mais cinco semi-intensivos no Hospital RegionalTarcísio Maia em Mossoró.
No Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó, terá dez leitos de UTI Covid transformados em leitos gerais ainda esta semana. A programação para os próximos dias é que leitos clínicos do Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, sejam transformados em leitos para doenças infectocontagiosas.
“O cenário hoje permite que possamos pensar, com toda cautela, a reversão dos leitos de maneira gradativa e estudada. Reunimos com toda a equipe de regulação e estruturação dos leitos para pensarmos juntos a proporção de leitos de UTI Covid que podem ser transformados em UTI geral. Esse é um passo muito importante para a saúde do estado, visto que a pandemia não acabou e ao mesmo tempo existe uma demanda por leitos não-Covid“, reflete Maura Sobreira, secretária-adjunta da Sesap.
A ocupação dos leitos de UTI Covid no RN, até meados da tarde desta segunda-feira (12), era de 55,4% e, de acordo com o Regula RN, existe uma diminuição na solicitação por leitos há algumas semanas. O estado tem hoje 350.868 casos confirmados de Covid e 6.902 óbitos, com registro diários que diminuem aos poucos, acompanhando a queda dos números de internações pela doença.
A melhora no cenário epidemiológico tem alguns fatores importantes como o avanço da vacinação no estado, os decretos implementados pelo governo, como as medidas de restrição regionalizadas, e sobretudo as ações de vigilância no território em todas as regiões de saúde, proporcionando conhecimento, alerta e suporte para a população.

Vixe! Vindo do governo do PT essa notícia, dá um medo danado. João Macena.
Na verdade, o RN nunca deixou de fazer o que Bolsonaro sempre apregoou, ou seja, sempre foi isolamento vertical. Tentaram “engabelar” a população, com umas supostas medidas restritivas, mas o que se via era a fiscalização todo o fim de semana tendo trabalho com aglomerações e restaurantes funcionando mais do que o tempo permitido. Mesmo que houvesse multas ou fechamentos de estabelecimentos, depois da aglomeração o vírus já passou a circular. Nunca teve Lockdown! Nunca foi Bolsonaro! O STF nem sequer permitiu que ele praticasse os tais atos genocidas! Portanto, se existem culpados diretos por essa situação desastrosa, respondem pelos nomes de: STE, que permitiu as campanhas e a eleição, quando poderiam simplesmente terem adiado, e STF, que deu o “livre arbítrio” para que Estados e Municípios tomassem as suas próprias decisões. Essa é a grande realidade!
Vc está completamente ERRADO! Primeiramente Não foi o TSE que decidiu realizar a eleições em 2020 e sim o Congresso Nacional. Segundo, o STF apenas reconheceu a responsabilidade concorrente de Estados, municípios e União no combate à pandemia e o fez baseado na Constituição e na Lei n.o 13.979/2020 (sancionada pelo próprio MINTOmaníaco das rachadinhas) que previu que as autoridades de saúde locais poderiam tomar medidas pra mitigar a pandemia…
e o FAZ DE CONTA, volta com força Total. Desativam leitos criticos para covid, flexibilizam TUDO e depois o povo morrem por FALTA de leitos de UTI, sempre assim, melhora um pouco e já abrem as portas para as aglomerações e ajuntamento de contaminados, pois NUNCA fizeram e NUNCA fazem uma FISCALIZAÇÃO RIGOROSA E EFETIVA para o combate a disseminação do virus. Que DEUS TENHA MISERICORDIA DE NÓS, quanto mais flexibilizam, MAIS IMPOSTOS ARRECARDAM e Enchem os cofres e o povo MORREM MAIS.
O Véio Bolsonaro abriu várias UTIs no Rio Grande do Norte, desafiando o Estado.
Hô Presidente bom É Bolsonaro.
**Desafogando ***
E não vão esperar as variantes Delta, Beta e Gama??? Essa matemática não bate mesmo. Pqp!!!