Diversos

Estados Unidos proíbem filiados de partido comunista ou qualquer outro partido totalitário de obterem cidadania ou residência no país

Foto: Reprodução

Os Estados Unidos anunciaram uma nova orientação política que impede membros do Partido Comunista ou de “qualquer outro partido totalitário” de obter residência ou cidadania, em um movimento que pode afetar dezenas de milhões de membros do partido governante da China, o Partido Comunista Chinês.

Os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) disseram que a atualização da política era “parte de um conjunto mais amplo de leis aprovadas pelo Congresso para tratar das ameaças à segurança e proteção dos Estados Unidos”. Em um comunicado em seu site oficial, eles emitiram a orientação política em 2 de outubro, dizendo que “ser membro ou filiar-se ao Partido Comunista ou a qualquer outro partido totalitário é inconsistente e incompatível com o … Juramento de Fidelidade aos Estados Unidos da América, que inclui a promessa de ‘apoiar e defender a Constituição e as leis dos Estados Unidos’”.

“Qualquer imigrante que seja membro ou afiliado do Partido Comunista ou qualquer outro partido totalitário (ou subdivisão ou afiliado), nacional ou estrangeiro, é inadmissível para os Estados Unidos”, disse o comunicado, com “inadmissibilidade” aplicável à cidadania ou residência.

Os EUA já haviam decidido que membros de partidos comunistas são inadmissíveis por prestarem o juramento de fidelidade, mas as regras têm sido aplicadas de forma muito branda nos últimos anos.

O novo anúncio oficial pode afetar quase 200 milhões de membros do Partido Comunista Chinês (PCC) e da Liga da Juventude Comunista.

90 milhões de membros do PCC

Um acadêmico de Pequim que forneceu apenas o sobrenome Wei disse à Radio Free Asia (RFA) que a notícia pode sinalizar grandes mudanças entre a elite política e financeira da China, a maioria ligada ao partido governante (PCC) de alguma forma.

“Há 90 milhões de membros do Partido na China”, disse Wei. “A maioria deles não tem nenhum compromisso com o comunismo; eles apenas aderiram como uma forma de melhorar seu perfil.”

“Para eles, entrar no Partido era um meio para um fim, porque é muito mais fácil conseguir uma promoção ou conseguir os melhores empregos”, disse ele. “Então, isso é sério, para eles.”

Mais de 80 milhões de membros da Liga da Juventude Comunista também serão afetados pela proibição, disse Wei.

Um ex-membro do Partido, de sobrenome Mao, disse à RFA que os membros de escalão médio e superior do PCC serão os mais atingidos pela nova política.

“Isso porque todos eles têm parentes, propriedades e filhos nos EUA”, disse Mao. “Os membros de baixo escalão do Partido nunca teriam a opção de ir para os EUA, então, apenas algumas pessoas no sistema serão diretamente afetadas.”

De acordo com uma pesquisa de 2012 da revista Dongxiang de Hong Kong, cerca de 90% dos parentes de membros do Comitê Central do Partido Comunista têm passaporte ou residência no exterior.

Muitos cidadãos chineses que emigram e obtêm a nacionalidade estrangeira não registram seu novo passaporte na China, o que lhes permite manter seus direitos de residência na China e outros benefícios, incluindo pensões, concluiu o relatório.

As novas regras significam que ninguém pode agora receber um green card ou cidadania dos EUA sem jurar que não é, nem nunca foi, membro do Partido Comunista ou de outros partidos totalitários.

Aviso aos jovens da China

Os investigadores federais verificarão essas alegações e desqualificarão qualquer pessoa que tenha obtido residência ou cidadania de forma fraudulenta, disseram os especialistas à RFA.

O acadêmico Song Hui, de Pequim, disse que as novas regras também alertam os jovens na China.

“Quem está pensando em seu avanço, por exemplo, na academia ou no setor de tecnologia, ou que planeja ir para os Estados Unidos, não deveria se juntar ao Partido”, disse Song à RFA. “Eles vão decidir não fazê-lo, se planejam ir para os EUA para mais estudos.”

Hong-Kong e Macau

Em Hong Kong, as novas diretrizes levantaram novas questões sobre quais oficiais de alto escalão de Hong Kong, ex-oficiais e líderes empresariais de alto escalão são membros do PCC.

Representantes de Hong Kong no Congresso Nacional do Povo (NPC), os chefes do Escritório Central de Ligação de Pequim na cidade e os chefes do Departamento de Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado estão entre aqueles que se presume serem membros do PCC.

O ex-presidente-executivo Tung Chee-hwa agora atua como vice-presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), um órgão consultivo do PCC. Ele morou nos EUA e seus filhos são cidadãos dos EUA.

Ele visitou os EUA ao lado do ex-presidente chinês, Hu Jintao, em 2011 e ficou ao lado do então vice-presidente, Xi Jinping, quando recebeu o então vice-presidente dos EUA, Joe Biden, em Pequim no mesmo ano, alimentando especulações de que ele é um membro do PCC.

Mas o PCC geralmente permanece em silêncio sobre a filiação partidária de figuras públicas, então, muitos membros suspeitos da elite de Hong Kong nunca foram confirmados publicamente como tal.

Zheng Cunzhu – ativista pela democracia, residente nos EUA que se tornou especialista em imigração – pediu às pessoas que enviassem às autoridades dos EUA qualquer evidência que pudessem encontrar da filiação de uma pessoa no Comitê de Trabalho de Hong Kong e Macau ou na Federação de Sindicatos apoiada pela China.

“Se as evidências levarem a uma conclusão de que o [Comitê de Trabalho] ou a Federação dos Sindicatos têm conexões com ideologia extremista ou defendem o comunismo, então os membros desses grupos provavelmente serão impedidos de emigrar para os EUA no futuro”, disse Zheng.

O analista da China, Willy Lam, disse que já há um grande número de membros do PCC nos EUA e que seu status provavelmente não será afetado.

“A imigração já ocorre há anos”, disse ele. “Há muitos membros do Partido que são estudantes ou que ficam nos Estados Unidos para trabalhar após a formatura.”

“Não acho que o lado chinês emitirá uma ordem para que este grupo retorne à China, então ainda haverá um certo número de membros do PCC nos EUA”, disse ele.

Os números do governo chinês deste ano mostraram o número de membros registrados do Partido Comunista em 91,914 milhões.

O jornal Apple Daily de Hong Kong noticiou no mês passado que um membro do PCC e oficial chinês aposentado teve sua entrada negada nos Estados Unidos e teve seu visto revogado, depois de tentar visitar sua filha lá, em meio a notícias, até então, não confirmadas de que os Estados Unidos estariam se preparando para impor uma proibição total de entrada sobre os membros do PCC.

Uma mulher chinesa que imigrou para os EUA disse que seu pai, do quadro de membros veteranos do Partido Comunista Chinês, teve sua entrada negada no país no Aeroporto Metropolitano de Detroit em 17 de setembro, o Apple Daily citou que este homem seria Zheng Cunzhu.

O New York Times relatou em julho que o governo Trump estava considerando uma proibição total de visto para membros do PCC. Comentando a notícia, o Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que o governo americano está procurando maneiras de “resistir” a Pequim.

Conexão Política

Opinião dos leitores

  1. Gente isso é espantoso, é muita burrice, esse Entregador De Pizza que perece ser engenheiro, comeu bola de esterco estragado de cavalo. com sua incompetência certamente, em vez de acabar com a Ditadura de Cuba de onde as pessoas fogem com fome, ele quer acabar com o capitalismo dos EUA, devia lembrar que tem muito tempo que o Socialismo, como bandeira do politicamente correto, já desapareceu faz tempo.

  2. Eu não tenho a mínima vontade de ir naquele lixo de país.
    Mil vezes ir a Cuba, tomar uns bons mojitos, comer uns hambúrgueres de ?, passear em Havana… Não preciso de luxo pra ser feliz.
    Só os pobres de direita do Brasil (estão proibidos de entrar nos EUA), que pensam que são bem vindos lá…

  3. Tem não amigo, pelo menos não devia ter, mais Tem alguns que gostam de mordomias, ser tratado de o "cara" essas babaquice que eles exploram, mais andam atrás.

    1. Falou o comunista, torcendo para que comunistas tomem conta dos Estados Unidos.
      O comunismo é uma seita.

    2. Que eu saiba, Paulo, não há candidato comunista lá. Vc vive no século passado.
      Aliás, estive nos EUA e tenho condições de voltar. Já vc…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maduro não é o presidente da Venezuela e seu governo é ilegítimo, dizem EUA

Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

O Departamento de Estados dos Estados Unidos afirmou em um comunicado neste domingo (27) que o ditador Nicolás Maduro não é o presidente da Venezuela e que seu regime não é o governo legítimo. O texto é assinado pelo secretário de Estado, Marco Rubio.

O comunicado marca o aniversário de um ano desde que Maduro foi declarado vencedor das eleições presidenciais, em 28 de julho de 2024. A oposição alega ter vencido o pleito, e o resultado foi amplamente contestado por observadores internacionais.

Rubio também faz referência às eleições municipais que acontecem neste domingo.” Ao agendar as eleições municipais na véspera do aniversário da eleição presidencial roubada de 28 de julho, o regime mais uma vez pretende mobilizar militares e policiais para reprimir a vontade do povo venezuelano”, afirma o secretário.

Além de denunciar o resultado divulgado pelas autoridades eleitorais, aliadas a Maduro, nas eleições presidenciais do ano passado, o secretário também alega que Maduro é líder do grupo Cartel de Los Soles, designado como terrorista pelos Estados Unidos esta semana.

“Ele é responsável pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos e Europa. Maduro, atualmente indiciado por nossa nação, corrompeu as instituições da Venezuela para auxiliar o esquema criminoso de narcotráfico do cartel para os Estados Unidos”, diz Rubio.

Por fim, o comunicado reforça que os Estados Unidos continuarão os esforços para responsabilizar o “regime corrupto, criminoso e ilegítimo de Maduro”.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Condenado por matar cabeleireira desacata juiz e ameaça irmã da vítima: “Ainda tem a irmã dela, que eu vou mandar matar”

Jorge Bezerra da Silva, condenado a 29 anos e 8 meses de prisão em regime fechado pelo assassinato da ex-companheira, Priscilla Monnick Laurindo da Silva, protagonizou um episódio revoltante durante seu julgamento na última sexta-feira (25), no Fórum Thomaz de Aquino, no Recife (PE).

Logo no início, assim que chegou ao local para ser interrogado, ele quis se posicionar de costas para o juiz Abner Apolinário, que preside a sessão. O objetivo de Jorge era ficar frente a frente com uma das irmãs da vítima que não concordava com o relacionamento, a qual ele ameaçou de morte. O magistrado o ordenou para que o acusado ficasse de frente para ele.

Além de desacatar o promotor, ele ameaçou a irmã da vítima em plena audiência: “Ainda tem a irmã dela, que eu vou mandar matar”, disse em voz alta, conforme registrado em vídeo. Diante da gravidade da fala, o juiz Abner Apolinário determinou sua retirada imediata do plenário.

O crime ocorreu em janeiro de 2022, dentro da casa da vítima, na frente da filha do casal, que na época tinha apenas dez meses de vida. Priscilla, que era cabeleireira, foi morta a facadas. Durante a sessão do júri, realizada na 4ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, foram ouvidas familiares da vítima e do réu, além de testemunhas próximas ao casal. O caso, mais um triste retrato da violência contra a mulher no Brasil, gerou forte comoção e revolta.

Canal Paulo Mathias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Fátima recebe vaias em Caicó

A governadora Fátima Bezerra foi vaiada em Caicó no momento em que teve seu nome citado pelo prefeito Dr. Tadeu na noite de sábado (26). O público que aguardava o show de Wesley Safadão não poupou a governadora.

O secretário Cadu Xavier também foi alvo das vaias do público na Festa de Sant’ana em terras caicoenses.

Opinião dos leitores

  1. Fatima era para ser vaiada constemente, desde da saída de sua casa até o centro Administrativo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

América vence o Horizonte e encerra 1ª fase na liderança do grupo A3 da Série D

Foto: Gabriel Leite

O América venceu o time do Horizonte-CE pelo placar de 2 a 0. Os gols foram marcados por Giva e Hebert. Com o resultado, o alvirrubro potiguar fica na primeira colocação do grupo A-3, com 27 pontos. A partida ocorreu na tarde deste domingo (27), na Arena das Dunas, em Natal.

De acordo com a tabela de classificação, o próximo adversário do América – na primeira fase do mata-mata – será a equipe da Juazeirense-BA. Por ter ficado na primeira colocação, o Dragão vai decidir o segundo jogo em casa.

O Alvirrubro foi logo fazendo pressão contra o time cearense. Logo aos doze minutos, Giva marcou de cabeça após cruzamento de Souza.

O segundo gol veio em outro escanteio, também cobrado por Souza, que passou por toda a defesa cearense, e Hebert apenas completou para as redes.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Verdade, a Esquerda abre esse espaço, faz sonhar e depois vem a realidade.
    Já a direita, não abre espaço, já têm os seus escolhidos!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cicchetti abre as portas no Midway Mall com cardápio irresistível

A espera acabou, e a gastronomia de Natal acaba de ganhar um novo endereço. O restaurante Cicchetti inaugura sua primeira unidade franqueada na capital potiguar nesta segunda-feira, às 12h, na Praça Gourmet do Shopping Midway Mall, prometendo ser o novo point dos amantes da boa comida.

No Cicchetti, a estrela é a experiência gastronômica compartilhada, na qual você pode provar um pouquinho de tudo. O cardápio foi criado para quem ama explorar sabores, com mais de 50 deliciosos pratos, todos com aquele toque irresistível da culinária italiana.

A sugestão da casa é imperdível: duas pessoas podem se deliciar com vários pratos, garantindo uma experiência gastronômica variada e cheia de surpresas. Isso inclui desde os famosos antepastos até massas frescas e pizzas deliciosas. O ravióli de pecorino trufado é o carro-chefe que você não pode deixar de provar, mas também vale experimentar o nhoque com molho gorgonzola, a pizza de tartufo, o robalo grelhado e as suculentas costeletas de cordeiro.

Em breve, o Cicchetti também oferecerá “brunch” aos sábados e domingos.

Prepare-se para viver uma experiência única e se apaixonar pela gastronomia do Cicchetti.

Serviço:
Cicchetti Midway Mall
Abertura: Segunda-feira (28/7), às 12h
Local: Praça Gourmet, Piso L3
Horário:
* de segunda a quinta, das 12h às 17h e das 18h às 22h;
* sextas-feiras: do meio-dia a meia-noite;
* sábados: das 9h à meia-noite;
* domingos: das 9h às 23h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Senadores do Brasil nos EUA não têm reunião marcada com ninguém do governo Trump

Foto: Reprodução / Nelson Trad Filho

A comitiva de senadores brasileiros que foi até os Estados Unidos para tentar negociar as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros não tem reunião marcada com ninguém do governo do presidente Donald Trump (Partido Republicano) no 1º dia das atividades do grupo, na 2ª feira (28.jul.2025). Eles ficarão no país até 4ª feira (30.jul). As tarifas entram em vigor em 1º de agosto. A agenda completa, dos 3 dias, ainda não foi divulgada pela assessoria de imprensa do presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS).

Na 2ª feira (28.jul), há só 3 compromissos marcados: um “café da manhã de trabalho” com a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, e com outros diplomatas –todos brasileiros–, uma reunião com empresários do setor privado norte-americano e “reuniões fechadas” (sem a informação sobre quem participará).

A embaixadora do Brasil em Washington é quem acompanha os congressistas brasileiros. Viotti, que não tem acesso de alto nível da atual administração republicana, irá ciceronear senadoresO diplomata Roberto Azevêdo, ex-diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), participará de uma das reuniões.

Eis abaixo os compromissos de 2ª feira (28.jul) :

  • 9h30 (horário de Brasília. Às 8h30 em Washington) – café da manhã com os embaixadores Maria Luiza Viotti e Roberto Azevêdo, diplomatas brasileiros e os senadores da missão. Na sequência, reuniões fechadas. Na Residência oficial da embaixadora do Brasil em Washington;
  • 14h (horário de Brasília. Às 13h em Washington) – reuniões com empresários e representantes do Brazil-U.S. Business Council. Na sede da U.S. Chamber of Commerce.

REUNIÃO SÓ COM SENADORES

A missão oficial do Senado começou neste domingo (27.jul), com a chegada de Carlos Viana (Podemos-MG), Jaques Wagner (PT-BA) (que é líder do Governo no Senado) e Rogério Carvalho (PT-SE). Antes, no sábado (26.jul), houve um encontro entre 5 dos 8 senadores que já estavam no país norte-americano. Eles se reuniram em um quarto de hotel para discutir pauta que, por ora, não tem a quem ser apresentada para o alto escalão do governo dos EUA.

Eis abaixo quem participou:

Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado; Tereza Cristina (PP-MS); Marcos Pontes (PL-SP); Esperidião Amin (PP-SC); e Fernando Farias (MDB-AL)….

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Eles estão gastando o nosso dinheiro.
    Deveria ficar por aí mesmo com os passaportes presos kkkkk

    1. Quem deveria estar aí pra falar com o galeguinho dos zois azul era Luiz Inácio Lula da Silva. Ele ainda é o presidente do Brasil, se ele não foi é problema dele, único responsável.

  2. Só quem tem acesso e conseguiu agaranhar essas tarifas para o Brasil é o Eduardo Bolsonaro junto com o Figueiredo. O Trump só dá ouvidos a esses loucos.

    1. Oxente, Eduardo não foi pra lá fazer hambúrguer? Os caras aqui não estavam dando de ombro?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SUS gastou R$ 449 milhões com vítimas de acidentes de trânsito em 2024

Foto: Gustavo Xavier / g1

O Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 449 milhões em 2024 com internações de vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, segundo levantamento inédito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base nos dados do Datasus, cedido ao g1.

O valor inclui desde atendimentos de emergência até reabilitação prolongada e fornecimento de órteses e próteses.

Com esse valor, seria possível comprar 1.320 ambulâncias do SAMU — cerca de 50 por estado. É quase quatro vezes mais do que o previsto no Novo PAC Saúde, que prevê 350 unidades para atender 5,8 milhões de pessoas.

Esses veículos seriam capazes de ampliar a cobertura do serviço de urgência para aproximadamente 22 milhões de brasileiros — quase quatro vezes mais do que o previsto com as 350 ambulâncias do Novo PAC Saúde, que atenderão 5,8 milhões de pessoas.

Os gastos hospitalares com vítimas do trânsito crescem ano a ano. Desde 1998, a alta foi de quase 50% em termos reais.

“Os países criaram a terra fértil para o modelo individual, em detrimento do coletivo, mas não se prepararam devidamente para isso. É um modelo de mobilidade que gera colapso, tanto do ponto de vista da segurança quanto da eficácia. O resultado é um sistema caro, ineficaz e perigoso”, disse Victor Pavarino, oficial técnico em segurança viária da OPAS/OMS.

Segundo os especialistas, a prevenção evitaria parte dos acidentes e reduziria os gastos e possibilitaria mais investimentos.

“São custos tangíveis e intangíveis. Estamos gastando para reparar os danos da insegurança, em vez de investir na prevenção e garantir que vidas não sejam perdidas por essa causa”, sustenta Ricardo Pérez-Núñez, assessor regional em segurança viária da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Em paralelo, o SUS enfrenta outro desafio: desde 2021, deixou de receber repasses anuais do DPVAT, que chegavam a ultrapassar R$ 580 milhões por ano. Até sua extinção, o seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre destinava 45% da arrecadação à cobertura dos custos médico-hospitalares com vítimas de sinistros em todo o país.

Quanto custa não prevenir?

A Organização Pan-Americana da Saúde estima que os sinistros de trânsito consomem entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países da América Latina. No caso do Brasil, isso representaria entre R$ 117 bilhões e R$ 351 bilhões por ano, considerando o PIB de R$ 11,7 trilhões em 2024.

Gastos com acidentes cresceram 49% em 27 anos

Desde 1998, os gastos hospitalares com sinistros de trânsito no Brasil formaram uma curva de crescimento quase constante ao longo de 27 anos. Em 1998, o SUS desembolsou R$ 301,7 milhões com internações decorrentes de acidentes de transporte. Em 2024, o valor chegou a R$ 449,8 milhões — um aumento real de aproximadamente 49%.

Infográfico dos gastos do SUS com acidentes de trânsito no Brasil — Foto: Artes/g1

Foto: Artes/g1

g1

Opinião dos leitores

  1. A existência do SAMU, cobre uma situação que era e ainda é INSUFICIENTE no Brasil, porém, o serviço não resolve um problema no brasil, que é a falta de leitos e assistência adequada aos pacientes, na maioria das vezes o paciente é salvo na rua e fica nos corredores dos hospitais.

  2. Tenho o atrevimento de dizer que 80% desse valor foi despesas hospitalares com motociclistas.

    1. Pino + internação são maiores que os valores das motos. Bota no conta do delivery e uber moto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

EUA e União Europeia anunciam acordo tarifário

O presidente dos EUA, Donald Trump, aperta a mão da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Turnberry, Escócia (27/07/2025 Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje um acordo comercial com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Segundo ele, foi definida uma tarifa geral de 15%.

A negociação foi firmada após negociação marcada para a tarde deste domingo (27) em Turnberry, na Escócia. A decisão acontece antes da vigência da tarifa mais alta, de 30%, que valeria a partir de 1º de agosto.

Também foi definido que o bloco comprará US$ 750 bilhões em energia e investirá US$ 600 bilhões a mais do que o investimento atual em equipamentos militares e na abertura de países para o comércio com tarifa zero.

A estrutura do acordo foi definida depois de Trump citar que os Estados Unidos e a União Europeia têm um dos ” maiores déficits comerciais ” e não conseguiram chegar a um acordo no prazo anterior de Trump, 9 de julho.

Em uma entrevista coletiva antes das negociações, Von der Leyen disse a Trump que ele é “conhecido como um negociador e negociador duro”.

Trump reafirmou que as cartas tarifárias enviadas a outros parceiros comerciais dos EUA que não conseguiram fechar um acordo enfrentarão novas tarifas na sexta-feira, com exceção das tarifas sobre aço e alumínio. “A maioria dos acordos, exceto aço e alumínio, dos quais recebemos tarifas de 50%”, disse ele.

Mais cedo no domingo, o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, afirmou que não haveria mais prorrogações ou períodos de carência após 1º de agosto, mas que as “grandes economias” podem continuar as negociações comerciais com os Estados Unidos. Lutnick está na Escócia com Trump para negociações comerciais com a UE.

“Em 1º de agosto, as tarifas serão definidas. Elas entrarão em vigor”, disse Lutnick em uma aparição no “Fox News Sunday”.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump afirma que tarifas começam em 1º de agosto, exceto as para aço e alumínio

Foto: Piroschka Van De Wouw/Pool/AFP/Getty Images via CNN Newsource

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou, neste domingo (27), que no dia 1º de agosto, quando entram em vigor as tarifas, haverá conclusão para todos os acordos, exceto para os que envolvem aço e alumínio.

Na última sexta-feira (25), Trump já havia afirmado que “a maioria dos acordos está concluída”.

“A maioria dos acordos serão fechados por cartas que estabelecem tarifas e estas cartas mencionam tarifas de 10% ou 15%”, afirmou, ao mencionar que serão enviadas cerca de 200 cartas tarifárias.

Nesta manhã, o secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse, em entrevista ao programa Fox News Sunday, que o tarifaço de Trump entrará em vigor no dia 1º de agosto, sem prorrogações.

“Nada de prorrogações, nem mais períodos de carência. 1º de agosto. As tarifas estão definidas. Elas entrarão em vigor, a alfândega começará a cobrar, e lá vamos nós”, afirmou Lutnick.

No entanto, o secretário afirmou que há possibilidade de negociações após a data.

“Obviamente, depois de 1º de agosto, as pessoas ainda podem conversar com o presidente Trump. Quero dizer, ele está sempre disposto a ouvir. E entre agora e a data, o presidente vai conversar com muita gente. Se conseguirão agradá-lo, é outra história, mas o presidente está definitivamente disposto a negociar e a conversar com as grandes economias, com certeza”, concluiu.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inmet emite alerta de ventos fortes para 23 cidades do RN; rajadas podem ultrapassar 60 km/h

Foto: José Aldenir/AGORA RN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo potencial” para ventos costeiros que atinge 23 cidades do litoral do Rio Grande do Norte. O aviso, válido até as 10h da segunda-feira 28, aponta risco de rajadas intensas, com possibilidade de deslocamento de dunas de areia e impacto em construções próximas à orla.

A previsão indica ventos que podem ultrapassar os 60 km/h, especialmente nas regiões de maior exposição ao litoral. Segundo o Inmet, o fenômeno é comum neste período do ano e marca o início da chamada “temporada dos ventos fortes”, que costuma ocorrer de julho a outubro no Nordeste.

Entre os municípios potiguares sob alerta estão Mossoró, Areia Branca, Macau, Guamaré, Galinhos, São Miguel do Gostoso, Tibau, Touros, Ceará-Mirim, Grossos, Pedra Grande, Maxaranguape, Rio do Fogo e Porto do Mangue, entre outros.

O fenômeno é provocado pela alta subtropical do Atlântico Sul, uma região de alta pressão atmosférica sobre o oceano que intensifica os ventos nesta faixa do Brasil. As rajadas são descritas como abruptas, repentinas e de curta duração, mas com força suficiente para levantar areia e causar danos.

O Inmet orienta a população a evitar áreas abertas e próximas à orla durante os períodos de rajadas, e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *