Política

Estudantes de medicina publicam manifesto ao Governo do RN

Os últimos decretos estaduais e a forma como o estudante da saúde vem sendo negligenciado no Estado fez com que estudantes redigissem um manifesto ao Governo do Estado por atenção. Em carta, queixam-se que continuam sem “atuar nas práticas internas e sem receber a vacinação”. Leia íntegra abaixo:

“Excelentíssima senhora Governadora do Rio Grande do Norte, Vice Governador e secretários de saúde,

Estamos vivendo um cenário mundial sem procedência histórica nos últimos 100 anos, que trouxe mudanças no cotidiano de toda a sociedade e, no nosso Estado não poderia ser diferente. Observamos e confirmamos o esforço do Governo Estadual na luta diária pela preservação da vida, manutenção da saúde, economia e educação em face à realidade da Covid-19.

Todo esse tempo, desde o surgimento dessa doença, foi possível perceber a importância dos profissionais da saúde em todo o mundo. Não à toa, a eles foi conferido o título de “heróis”, pois deram o sangue e a “vida pela vida” dos pacientes. Com isso, fica cada vez mais claro o quão indispensáveis são esses trabalhadores. Nós, enquanto estudantes da área da saúde, solicitamos que sejamos reconhecidos, na prática, como profissionais desse segmento. Somos nós, Governadores, os responsáveis pela maior parte dos atendimentos nos centros de saúde que nos recebem; somos a mão-de-obra que sempre fez, e faz, a diferença na saúde dos municípios e regiões que ofertam nossos cursos, especialmente a grande Natal.

Consideramos que, atualmente, a saúde estadual sofre um enorme desfalque, com as medidas presentes no “Decreto n° 30.383, de 26 de fevereiro de 2021”, publicado no diário oficial do Rio Grande do Norte, e com orientações via SESAP/RN, quando elas se referem a proibição dos nossos estágios. Por isso, solicitamos que o decreto seja revisto, possibilitando a manutenção das nossas atividades educacionais práticas, pois enquanto estudantes da área da saúde, temos muito a agregar ao Sistema Único de Saúde do Estado.

Em nossos campos de práticas, somos responsáveis pelos mais diversos tipos de atendimento. Atuamos em todos os níveis da atenção: desde a unidade básica de saúde, na atenção básica, até o hospital, na atenção terciária; ficando responsável por todos os serviços prestados nesses locais.

Dentre os serviços que prestamos, destacam-se, na atuação à saúde da mulher, a realização do pré-natal das gestantes, a coleta de preventivos, os rastreios dos diversos tipos de câncer que acometem essa população, como mama, aparelho reprodutor e gastrointestinal. Atuamos, também, na saúde infanto-juvenil, atendendo pré-natal, puericultura, promovendo a amamentação, estimulando a vacinação correta, orientando sobre a importância do estudo e zelando pelo desenvolvimento e crescimento saudável. Com relação à saúde do idoso, somos nós que fazemos a renovação das receitas dos seus medicamentos, o rastreio e controle das comorbidades, como diabetes, hipertensão, problemas no colesterol e obesidade. Bem como no tratamento contra o tabagismo, etilismo e outros vícios, sempre estimulando os hábitos saudáveis. Temos uma ação significativa na área de saúde mental, tratando os pacientes de forma mais humana, praticando a escuta ativa e intervindo de acordo com a realidade de cada um. Nessa área, tratamos os pacientes depressivos, ansiosos, com ideação suicida, com transtornos de personalidade, com vícios e anseios, todos do mesmo modo, sem preconceito e sem estigmas, proporcionando o acolhimento social. Além disso, desde o início da graduação somos fundamentais na promoção da educação em saúde continuada para o público e na aplicação de projetos de intervenção nas UBS ou demais cenários. Levamos o conhecimento teórico para a prática, buscando sempre o benefício do cidadão. No que diz respeito à atenção hospitalar e de urgência, realizamos todos os tipos de atendimentos, desde a dor de cabeça, a dor nas costas, até as manobras de ressuscitação e procedimentos cirúrgicos de emergência, auxiliando nossos preceptores. Em todos esses momentos, prestamos um atendimento humanizado e empático para o paciente e seus familiares.

Somos nós que atuamos, simultaneamente, em todos os cenários, da mesma forma. Pode ser UBS, UPA, Hospital de Campanha, com leito ou sem leito, fazemos o que está ao nosso alcance e o que não está tentamos até o limite. Otimizamos o serviço, realizamos procedimentos básicos e complexos (com supervisão), possibilitando que mais pessoas tenham acesso à saúde.

Grandioso é o impacto da nossa mão de obra no serviço de saúde municipal e estadual. E maior ainda é o prejuízo que esses locais têm com a nossa ausência. Por isso, não podemos esconder nossa insatisfação frente a omissão que está ocorrendo. Entendemos a situação gravíssima que o Estado e o País estão vivenciando, longe de nós pensamentos negacionistas, mas pedimos razoabilidade e plausibilidade nas ações tomadas, pois estamos sendo retirados dos nossos locais de prática estadual e institucional, perdendo a oportunidade de aprender, de ter um ensino de qualidade e, principalmente, de contribuir para a melhoria da saúde do Rio Grande do Norte, justamente nesse momento em que o conhecimento científico da área da saúde mostra-se cada vez mais necessário.

Esperamos do Governo, em seus decretos e documentos, medidas, como a aceleração do nosso processo de vacinação, consoante as orientações do Ministério da Saúde (“Informe Técnico do MS – Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19”, publicado em 18/01/2021) e não medidas que dificultem o nosso processo de aprendizado ou que diminuam o nosso serviço prestado.

Com relação ao processo de imunização, não temos tido acesso aos imunizantes, mesmo isso nos sendo garantido pelo informe do Ministério da Saúde e pelo “RN + Vacina”. No anexo 1 do “Informe Técnico – Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19”, é descrito os grupos prioritários da seguinte forma:

Trabalhadores da Saúde: […]A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio Hospitalar, Atenção Básica e clínicas […]. (BRASIL. Ministério da Saúde. Informe Técnico: Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Janeiro, 18/2021.)

No entanto, desde a data da referida nota técnica, não fomos inseridos em nenhum protocolo ou calendário regional para o processo de vacinação, mesmo estando cadastrados no “RN + Vacinas” e lá constando que somos do grupo 1. Além disso, não temos tido acesso às vacinas, apesar de todas essas recomendações. Desse modo, solicitamos que os estudantes da saúde sejam incluídos, na prática, no processo de imunização. Reconhecemos que a disponibilidade de imunizantes não é a ideal, mas somos do grupo prioritário, além de sermos sim indispensáveis para a aplicação de vários serviços do SUS.

Diante do exposto, vale ressaltar que, é do nosso conhecimento, que uma parcela incipiente dos alunos conseguiram a imunização, porém por dois motivos: 1) um pequeno grupo que estava atuando no rodízio do Hospital Giselda Trigueiro e da Liga Contra o Câncer, durante a primeira fase da vacinação; 2) outro grupo ainda menor de alunos conseguiram a imunização seguindo orientações fora dos protocolos publicados, ou seja, de forma não orientada.

Atualmente, estamos impedidos do acesso ao ensino prático dentro das áreas controladas das instituições (UNP, por exemplo), que seguiam todo padrão e protocolo coerente com o distanciamento social, medidas de segurança e orientações individuais de saúde; e por outro lado, é solicitado nosso auxílio no campo prático de saúde municipal, onde somos os únicos profissionais desprotegidos, sem a vacinação.

Nosso objetivo não é abandonar os estágios práticos, mas sim frequentá-los com a segurança de termos sido vacinados, pois precisamos desses locais para a nossa formação e, os pacientes e o Estado precisam da nossa contribuição. Inclusive, buscamos sempre atuar em estágios extracurriculares, como ligas acadêmicas e projetos de extensão, os quais atuam no sistema público de saúde, proporcionando benefícios a gestão e a população. Contudo, esses projetos estão impedidos, pelo decreto atual, de realizar seus processos seletivos, mesmo com todo o distanciamento e medidas de proteção. Isso resulta em um prejuízo, para o local do estágio, de 60 alunos que poderiam estar realizando atendimento público gratuito e de excelência, junto aos preceptores. Isso em apenas um estágio, fora todos os outros. Perdem com isso os acadêmicos; a população; os profissionais de saúde, que vão ficar sobrecarregados; e o Estado.

Nós, graduandos de Medicina, principalmente os dos anos finais do curso (6o ao 12o semestre), clamamos, com urgência, para sermos notados pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte. Pois, atualmente, somos muito prejudicados com as medidas que
interrompem nossos estágios e que não permitem a nossa vacinação. Solicitamos respostas em relação a esses problemas.

Queremos deixar claro que muitas vidas dependem dessa parceria entre órgãos públicos e as Instituições de ensino dos Cursos de Medicina, em que vidas dependerão desse nosso processo de capacitação.

Temos a certeza de que o Sistema de Saúde Estadual, como parceiro histórico em nossa formação, continua precisando de nossa ajuda. Por isso, pedimos a nossa vacinação e o retorno das nossas vivências.

Natal, 03 de março de 2021,
Graduando do curso de Medicina”.

Opinião dos leitores

  1. O único curso de medicina que o governo do estado pode exercer alguma ação é o da UERN. Os demais, tratem com as suas respectivas Instituições de ensino e com seus representantes: legais diretor de curso, pró-reitoe acadêmico e reitor.

  2. De fato vcs são estudantes em estágio, não são médicos com CRM, estão afastados dos locais de estágio, sendo assim não se configura como público prioritário de linha de frente pois estão, como informado afastados dos estágios….deixe nossos heróis trabalharem…..

    1. Do jeito que você tratou o assunto, ficou parecendo que os estagiários atrapalhariam os médicos. É isso que você pensa? Se for, procure informar-se melhor antes de julgar.

      Não se pode negar o quanto essa força de trabalho faz falta para os pacientes e para o serviço de saúde, principalmente neste momento de grandes demandas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Vereador Leo Souza lança campanha para informar Governo Fátima sobre pontos de alagamento em Natal

Vídeo: Reprodução/Instagram

O vereador de Natal, Leo Souza, lançou uma campanha no perfil dele, no Instagram, para ajudar o Governo Fátima Bezerra a ter ideias para resolver os problemas de alagamento em Natal. A iniciativa nasceu após a descoberta que o Estado tinha direito a apresentar três projeto de drenagem no PAC e não apresentou nenhum.

“O Governo Lula permitiu que a Prefeitura de Natal apresentasse só um projeto e foi apresentado o de conclusão da macro-drenagem na Jerônimo Câmara, que resolve alagamentos em sete bairros de Natal. O Estado teria direito a apresentar três, mas não apresentou nenhum”, afirmou Leo Souza.

Afirmando acreditar que o Governo do RN não apresentou projetos de drenagem por desconhecimento, o vereador solicitou aos seus seguidores que citem exemplos de problemas causados pela chuva. “Queremos levar a informação ao Governo e aos mais alinhados com as gestões estadual e federal. Afinal, política se faz com união”, acrescentou Leo Souza.

Os problemas citados pelos seguidores serão enviados via oficio para os órgãos competentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump questiona regime iraniano e defende mudança no país

Foto: Alexandre Drago/POOL/EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, questionou, neste domingo (22), o regime político iraniano e defendeu uma mudança no país.

“Não é politicamente correto usar o termo ‘mudança de regime’, mas se o atual regime iraniano não é capaz de tornar o Irã grande novamente, por que não haveria uma mudança de regime?”, disse Trump na Truth Social.

Antes, o líder norte-americano disse que comentavam que os ataques do país às estruturas nucleares do Irã foram “monumentais” e reafirmou que as medidas foram “duras e precisas”.

“Dizem que os danos às instalações nucleares no Irã foram ‘monumentais’. Os ataques foram duros e precisos. Nossos militares demonstraram grande habilidade. Obrigado!”, citou.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Exposição e lançamento do livro “Viúva Machado” celebram o legado de uma mulher que transformou a história de Natal

Foto: Divulgação

No dia 26 de junho, às 17h, a Pinacoteca Potiguar recebe a abertura da exposição Viúva Machado – A grandeza de uma mulher, que marca também o lançamento oficial do livro homônimo da pesquisadora Maria Elza Bezerra Cirne. A mostra e a publicação se entrelaçam para lançar luz sobre a trajetória de Amélia Duarte Machado, mulher que atravessou o século XX com firmeza, visão e coragem, rompendo silêncios e desafiando padrões de seu tempo.

A exposição conta essa trajetória a partir de obras visuais, documentos, ilustrações, mapas e dispositivos sensíveis que convidam o público a percorrer as décadas que moldaram a cidade e revelaram o protagonismo feminino. Livro e exposição devolvem ao estado a imagem restaurada de uma mulher fundamental — mas pouco contada — na construção do patrimônio, da memória e da identidade potiguar.

A curadoria e a expografia são assinadas por Angela Almeida e Rafael Sordi, com colaboração artística e expográfica de Angélica Martins. A mostra conta com a participação dos artistas Selma Meira e Sá Bezerra e Jota Clewton, além da inclusão de obras da coleção pessoal de Manoel Onofre Neto. A produção executiva é de Karen Álvares e Cecília Medeiros.

Como parte da programação, o público poderá participar de visitas mediadas diárias e rodas de conversa com convidadas especiais, que ocorrerão ao longo do período expositivo, em datas a serem divulgadas.

A exposição é uma realização da pesquisadora Maria Elza Bezerra Cirne, com apoio do Sistema Fecomércio RN por meio do Sesc RN, apoio da Pinacoteca do RN, Fundação José Augusto, Governo do Estado do RN e Secretaria de Estado da Cultura – Secult, e permanece em cartaz até o dia 31 de julho, com entrada gratuita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do RN não cadastra projetos de prevenção a desastres no novo PAC

Foto: Magnus Nascimento

O Governo do Rio Grande do Norte não cadastrou nenhum projeto de prevenção a desastres no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Executivo federal.

De acordo com o artigo 4, da portaria nº 161, do Ministério das Cidades, publicada na edição de 21 de fevereiro do Diário Oficial da União (DOU), “os proponentes deverão respeitar os seguintes limites máximos de cartas-consulta para a modalidade: I – apenas 1 (uma) carta-consulta para Municípios; e II – até 3 (três) cartas-consulta para Estados e consórcios públicos, se for o caso”.

Essa portaria é a que “institui processo seletivo de propostas na modalidade de prevenção a desastres – drenagem urbana no eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes”. Dentro do que foi apresentado na publicação oficial, o Executivo estadual tinha o direito de registrar três possíveis obras, mas não fez.

Já a Prefeitura do Natal, tinha direito de escolher apenas uma obra para contenção de desastres, e conseguiu cadastrar a finalização da obra de macrodrenagem, localizada na Avenida Jerônimo Câmara, que está em construção desde 2013.

Nas redes sociais, a deputada federal Natália Bonavides (PT) fez publicação em que faz críticas e diz que “Prefeitura de Natal só cadastra um projeto de drenagem no PAC e é na zona Sul”.

Contudo, o governo estadual preferiu cadastrar no novo PAC a criação de novas policlínicas, a renovação das frotas do Samu e a construção de novos Centros Educacionais Unificados (CEUs) em detrimento a obras estruturantes na área de drenagem na capital.

Com o período de chuvas em Natal, alguns locais foram lembrados como áreas em que o governo poderia ter atuado para inserir dentro das obras do PAC como, por exemplo, as drenagens das Avenidas João Medeiros Filho, na zona Norte, e Olavo Montenegro, em Nova Parnamirim, além da drenagem em bairros afetados pelas chuvas em acordo com a Prefeitura da capital.

Vale lembrar que, no sábado, a governadora Fátima Bezerra (PT), declarou que o Governo do Estado está em total cooperação com a Prefeitura de Natal para enfrentar os impactos das fortes chuvas que atingem a capital potiguar desde o início da semana.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes dá 24h a Braga Netto para informar número de voo para acareação

Foto: Reprodução TV Justiça

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 24 horas para que a defesa do general Walter Souza Braga Netto indique os horários, números dos voos e itinerário da viagem que fará a Brasília para acareação com o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid. Ambos são réus na Ação Penal nº 2.668, que apura uma trama para a suposta tentativa de um golpe de Estado.

A sessão está marcada para ocorrer às 10h de terça-feira (24), presencialmente, no STF. Braga Netto deixará a prisão no Rio de Janeiro pela primeira vez para rebater informações de Cid em delação premiada e em interrogatório realizado no âmbito da ação.

Moraes pede que as informações sobre Braga Netto sejam repassados a um e-mail de seu gabinete e que não sejam públicas, “a fim de evitar a exposição do réu e de modo a garantir a segurança do custodiado”.

Viagem

A acareação ocorrerá na Primeira Turma do STF. Braga Netto poderá deixar a sala adaptada no Comando da 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro, onde ele permanece preso desde dezembro do ano passado, para se deslocar até Brasília.

Braga Netto, além de usar tornozeleira, terá de arcar com os custos da ida à capital federal. O militar viajará sem escolta, ou seja, sem a presença de agentes ou integrantes do Exército. Entretanto, seguirá com monitoramento 24h e deverá informar previamente onde ficará hospedado em Brasília.

A defesa do militar tentou adiar o dia da acareação, pois um de seus defensores estará em viagem internacional na data marcada – pedido indeferido pelo ministro Alexandre de Moraes.

Rotina na prisão

Braga Netto foi preso em 14 de dezembro do ano passado, no âmbito da investigação da Polícia Federal (PF) sobre suposta tentativa de golpe de Estado em 2022, após as eleições presidenciais. Em toda a história do Brasil, ele é o segundo general de quatro estrelas a ser preso. O primeiro foi Marechal Hermes da Fonseca, em 1922.

A sala onde Braga Netto cumpre a detenção não foi originalmente projetada para esse fim, mas acabou adaptada para recebê-lo em cumprimento ao que determina o Estatuto dos Militares. A cela tem janelas sem grades, armário, geladeira e, segundo informações extraoficiais, até uma televisão – dado não confirmado pelo Exército.

O general tem direito a quatro refeições diárias – as mesmas servidas aos demais militares no rancho – e banho de sol todos os dias. Embora esteja detido em uma unidade que já comandou, a custódia ocorre sob responsabilidade de outro general: Eduardo Tavares Martins, general de divisão (três estrelas). A presença de Braga Netto, a maior autoridade na unidade, não infringe a hierarquia, já que ambos pertencem ao mesmo escalão de comando.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Paz no Oriente Médio não pode ser imposta, diz ONU

Foto: Reprodução/YouTube

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, disse neste domingo (22) que a paz no Oriente Médio “não pode ser imposta, mas sim um caminho a ser escolhido”. A fala se deu durante a reunião emergencial do Conselho de Segurança diante do bombardeio dos Estados Unidos a instalações nucleares no Irã.

“A Organização das Nações Unidas está a postos para apoiar todo e qualquer esforço para garantir uma resolução pacífica. No entanto, a paz não pode ser imposta, mas sim um caminho a ser escolhido”, disse Guterres.

Depois da ação militar que atingiu instalações em Natanz, Isfahan e Fordow no sábado (21), o presidente dos EUA, Donald Trump (republicano), ameaçou realizar novos ataques contra o país persa. Disse que “haverá paz ou uma tragédia maior da que o Irã tem visto nos últimos dias”.

Guterres também afirmou que o bombardeio dos EUA ao Irã marca “uma virada perigosa” em uma região que já enfrenta desafios humanitários. Disse que agora o mundo entra em “buraco sem fim de retaliação atrás de retaliação” e que a “diplomacia deverá prevalecer”.

“Precisamos de uma solução crível e compreensível para este conflito. O tratado de não-proliferação nuclear é uma pedra fundamental no direito internacional que o Irã deve respeitar, como também todos os Estados-integrantes da ONU deverão agir em conformidade”, declarou Guterres.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Só haverá paz na região quando o financiador de grupos e células terroristas for exterminado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

São João na Zona Oeste de Natal retorna neste domingo (22)

Foto: Magnus Nascimento

Depois de dois dias de adiamentos por conta das fortes chuvas que atingiram a capital potiguar, a Prefeitura do Natal confirmou que a programação do São João no Polo Zona Oeste está mantida para este domingo (22).

Com a melhora nas condições do tempo, a festa vai acontecer na Avenida Rio Grande do Sul, no bairro Cidade da Esperança. A entrada é gratuita.

Entre as atrações confirmadas estão os shows de Sâmya Maia, Arnaldinho, Raynel Guedes, Circuito Musical, Yasmin Santos e Thiago Freitas.

O evento integra o calendário oficial do São João de Natal, que conta com polos espalhados por diversas regiões da cidade e vem impulsionando o comércio e o turismo local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

União Brasil articula saída do governo Lula

Foto: Gabriela Biló/Folhapress

O União Brasil se prepara para deixar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo informação confirmada por Oeste, o partido pretende retirar dois ministros da Esplanada até o fim do ano.

O movimento inclui Celso Sabino, titular do Turismo, e Frederico Siqueira Filho, ministro das Comunicações. Ambos são filiados ao União e já discutem os termos da saída com lideranças partidárias.

O plano do União Brasil

A decisão ocorre em meio ao novo alinhamento político da sigla. Recentemente, a legenda fechou uma federação com o Progressistas (PP), sigla comandada pelo senador Ciro Nogueira (PI), ex-ministro da Casa Civil no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ciro defendeu, em entrevista a Oeste, o rompimento dos partidos de centro com o atual governo. Ele afirmou que o apoio à administração petista compromete a identidade política dessas legendas.

A articulação também fortalece os planos do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que integra o União e pretende disputar a Presidência da República em 2026. O goiano se apresenta como nome de oposição e já articula alianças com partidos de centro-direita.

Com o possível desembarque do partido, Lula pode enfrentar mais dificuldades para manter apoio no Congresso.

Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

VÍDEO: Hugo Calderano vence algoz das Olimpíadas e é bicampeão na Eslovênia

Vídeo: Reprodução/Instagram

No dia de seu aniversário de 29 anos, Hugo Calderano enfrentou Felix Lebrun na final do WTT de Star Contender em Ljubljana, na Eslovênia, e garantiu mais um título nesta temporada histórica para o país no tênis de mesa. Em uma reedição da disputa de bronze das Olimpíadas de Paris, o brasileiro teve a chance de uma revanche neste domingo contra o francês e conquistou o título por 4 sets a 2, parciais 12/10, 15/13, 11/13, 8/11 e 11/6. O atual vice-campeão mundial também chegou na decisão das duplas mistas com Bruna Takahashi, mas perdeu na final para os sul-coreanos Lim Jonghoon e Shin Yubin.

Hugo Calderano vive uma temporada histórica no tênis de mesa. O brasileiro conquistou o título inédito para o país na Copa do Mundo, em abril, e levou a prata no Mundial em Doha, no Catar. Neste domingo, subiu no lugar mais alto do pódio de novo nas disputas de simples e venceu o francês Felix Lebrun na final do WTT de Star Contender na Eslovênia.

Atual campeão deste evento, Hugo buscou o bicampeonato contra o francês e mostrou o favoritismo desde o início do jogo, mas o número 3 do mundo sabia que o adversário iria brigar até o fim pelo título. Com sets muito disputados, o brasileiro levou o primeiro com apenas dois pontos de vantagem. No segundo, Lebrun se distanciou muito no placar, abriu 10 a 5 e colocou toda a pressão em cima do vice-campeão mundial.

Com um incrível poder de reação, Calderano conseguiu o empate e ainda levou o segundo set por 15 a 13. Com 2 a 0, o brasileiro precisava seguir com o jogo inteligente para garantir a vitória, mas o francês não se abalou e se recuperou na partida. Felix venceu dois sets seguidos e deixou tudo igual na final do WTT. Nos momentos decisivos, Hugo voltou a acertar ótimas pancadas de direita e venceu Felix Lebrun por 4 sets a 2.

GE

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Operação contra o Irã só não foi maior que reação ao 11/9, diz EUA

Foto: Nathan Posner/Anadolu via Getty Images

O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos (EUA), general Dan Caine, afirmou em coletiva de imprensa neste domingo (22/6) que o ataque contra instalações nucleares do Irã ficou atrás apenas “daqueles [feitos pelos EUA] após os ataques de 11 de setembro”.

“Essa foi a maior operação com os aviões B-2 na história dos Estados Unidos e o segundo voo mais longo dos aviões B-2”, explicou Caine durante coletiva realizada no Pentágono, em Washington.

O B-2 Spirit é um dos modelos de aeronaves bombardeiras mais avançados possuídos pelos Estados Unidos. Pode lançar armas convencionais e nucleares e voar mais de 11 mil quilômetros sem ser reabastecido.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, também participou da coletiva para detalhar a operação secreta, nomeada Martelo da Meia Noite. De acordo com ele, foram usadas 14 bombas antibunker.

“As nossas forças permanecem em alerta máxima e estão de prontidão para responder a qualquer tipo de ataque iraniano ou de suas forças ou de forças aliadas. Nós vamos nos defender, será uma escolha muito ruim por parte do Irã se assim decidir retalhar”, afirmou Caine.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *