Política

Evangélicos rechaçam Lula e consolidam apoio a Bolsonaro para 2022, revela pesquisa

Foto: Carolina Antunes/PR

Representando cerca de 30% dos brasileiros, os evangélicos sempre foram alvo de cobiça pelos candidatos à presidência da República. Para a disputa de 2022, o presidente Jair Bolsonaro já desponta como favorito por este grupo e deve manter o apoio conquistado ainda nas eleições de 2018.

Um levantamento do instituto Inteligência, Pesquisa e Consultoria (Ipec), divulgado no começo de março, mostrou que, 40% dos eleitores evangélicos avaliam o atual governo como “ótimo ou bom”. Neste segmento, apenas 27% consideram o governo “ruim ou péssimo”.

Recentemente, líderes religiosos das principais igrejas evangélicas estiveram no Palácio do Planalto para reforçar o apoio ao presidente Bolsonaro. A ideia do grupo foi de mostrar que nem mesmo a possibilidade de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula deve afastar os evangélicos do atual governo.

“O Lula não terá espaço com os evangélicos”, garantiu o pastor Silas Malafaia logo após o encontro em Brasília. Na mesma linha, o líder da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), aproveitou para se declarar satisfeito com Bolsonaro.

“Nunca tivemos um governo que começa e termina o dia falando em Deus. É um pouco difícil falar qualquer coisa contra esse governo. O Lula já começou declarando que é contra evangélico, que é contra a igreja”, afirmou Cezinha ao Antagonista.

No primeiro discurso após recuperar os direitos políticos, o possível candidato petista afirmou que “o papel das igrejas é orientar as pessoas, não é vender grão de feijão ou fazer culto cheio de gente sem máscara”. Integrante da frente evangélica, o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) rebateu a fala de Lula. “Lava a boca pra falar da igreja, cachaceiro!!!”, publicou em suas redes sociais.

Idas e vindas com o PT

A relação entre petistas e o meio evangélico sempre foi marcada por idas e vindas. Em 2006, por exemplo, cerca de 6 em cada 10 evangélicos apoiaram a reeleição de Lula e o apoio se manteve até a primeira eleição de Dilma Rousseff, em 2010.

Já em 2014, Aécio Neves (PSDB) reverteu o cenário e teve apoio de 60% dos evangélicos contra 30% de Dilma Rousseff, segundo o Datafolha. Já em 2018, Bolsonaro teve 66% da preferência desta parcela do eleitorado contra 24% de Fernando Haddad (PT), de acordo com o Ibope.

Para manter o favoritismo entre os evangélicos, Bolsonaro fez vários acenos durante os seus primeiros dois anos de governo, entre eles a defesa da pauta conservadora. Além disso, prometeu indicar um ministro “terrivelmente” evangélico para o Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa é de que a promessa seja cumprida em julho, com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello.

“Os evangélicos estarão com Bolsonaro, pois estamos certos de três coisas: a pauta de perversão dos costumes continuará paralisada, teremos um ministro evangélico no Supremo Tribunal Federal e a embaixada brasileira estará em Jerusalém”, admitiu o pastor e deputado federal Marco Feliciano (Republicanos-SP) ao jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o parlamentar, as chances de outra candidatura ganhar o apoio dos evangélicos são nulas e encara como certa a polarização entre Lula e Bolsonaro em 2022. “Todas as demais candidaturas viraram pó, pois é impossível que os dois não estejam no segundo turno”, completou.

Perdão bilionário às igrejas

Nem mesmo um veto ao projeto de lei que permitia o perdão de mais de R$ 1 bilhão em multas das igrejas estremeceu a relação entre Bolsonaro e os líderes evangélicos. O chefe do Executivo vetou a medida no ano passado depois de pressão do Ministério da Economia, no entanto, indicou que o Congresso poderia derrubar o seu próprio veto. “Confesso, caso fosse Deputado ou Senador, por ocasião da análise do veto, votaria pela derrubada do mesmo”, disse o presidente na ocasião.

O artigo que havia sido vetado por Bolsonaro concede isenção às igrejas em relação ao pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e às multas por não quitação do tributo. Na época em que decidiu impedir o perdão às dívidas das igrejas, Bolsonaro afirmou nas redes sociais que tomou a decisão para evitar “um quase certo processo de impeachment”, fazendo referência a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O tema chegou a ser discutido com os pastores neste último encontro no Palácio do Planalto e dias depois entrou na lista de vetos que foram analisados pelo Congresso nesta semana. Com a articulação entre governo e a bancada evangélica, o veto acabou sendo derrubado pelos congressistas. No total, o Ministério da Economia estima que o perdão represente uma renúncia da ordem de R$ 1,4 bilhão entre 2021 e 2024.

Metodologias das pesquisas citadas na reportagem

A pesquisa do Ipec foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2021, com 2.002 pessoas entrevistadas em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

O Datafolha ouviu 2.879 eleitores nos dias 8 e 9 de outubro de 2014. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Já o Ibope ouviu 2.506 pessoas entre os dias 13 e 14 de outubro de 2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Gazeta do Povo

Opinião dos leitores

  1. Basta ele dizer q vai cobrar imposto das igrejas e vai ser excomungado por mil vidas rsrsr

  2. E mais uma vez vemos que a maioria escolheu Barrabás. Quando vc não conhece a história, está fadado a repeti-la.

  3. Ninguém comete atrocidades e barbaridades em nome do diabo. Todas que aconteceram na história da humanidade, quando precisou reportar um ser para justificar seus crimes, sempre foi usado o nome de Deus. Mais um crime contra a humanidade em nome dele foi cometido ao colocar o Bolsonaro poder. Ao fazerem isso, ficam livres para cometerem mais atrocidades, já que a conta vai para Deus e eles continuam "sem pecados". Hipócritas e fariseus.

  4. Muitos comentários dignos de pena. Intolerância religiosa é o fundo do poço. Temos um presidente honesto (em mais de 3 décadas na política), religioso, patriota e que se preocupa com seu povo. Defende nossa liberdade e está preocupado com o ganha-pão dos mais necessitados. E seus adversários, o que defendem e fazem? Querem derrubá-lo e voltar ao poder. Só isso.

  5. Pelos comentários… O Brasil está totalmente divido, ninguém sabe de nada. Que Deus ilumine nossas mentes e o coração!

  6. OS JUDEUS OPTARAM POR BARRABÁS AO INVÉS DE JESUS, HÁ DOIS MIL ANOS ATRÁS.
    Se Jesus voltasse e visse o que se passa dentro das Igrejas no trato dos Dízimos e Ofertas, teria uma decepção profunda com aqueles que fazem negócio e agora política com seu nome.
    OBS: Agora dá pra entender porque foi votado e aprovado um PERDÃO DE DÍVIDAS MILIONÁRIAS DAS IGREJAS.

  7. "Ainda bem que apareceu esse vírus" Quem é o autor desta frase? Uma dica, não foi Bolsonaro… Alguns de vcs precisam de tratamento defender um cara q diz uma frase dessa… Que Deus abençoe a todos…

    1. Um ex-presidente que já não apita mais em nada, que já ficou preso e que é passado! Agora, me fala ai, de quem são essas frases: 1. Gripezinha superdimensionada pela mídia mentirosa! 2. Não sou coveiro! 3. E daí? 4. Máscara não serve para nada! 5. Vai compra vacina na casa da tua mãe! 6. Essa doença ja ta indo embora, já está acabando. Uma pista: na atualidade o autor das frases ocupa o posto mais alto no comando do Brasil. E ai?

  8. Quando a religião é usada pela política, Deus já não está presente. Meu candidato pode ser evangélico, católico, espírita, budista, umbandista, até ateu. Mas tem que ser honesto e preocupado de verdade com o povo e o futuro desse país. E é por isso que não voto nem em Lula nem em Bozo.

  9. A gente vê logo o caráter e o nível dos que torcem contra o Brasil e contra o governo Bolsonaro. Basta ler seus comentários que já dá prá fazer uma boa ideia do tipo de gente que são. Intolerância, desrespeito, canalhice, mentiras, baixarias, defesa de bandidos, desonestidade… E vejam os que estão "do outro lado". É fácil identificar o lado do bem.

  10. A esquerda é tão baixa que criou o termo EVANJEGUE para se referir aos Evangélicos.
    Participei de umas reuniões do PT sobre mobilização popular, o que ouvi de dirigentes locais sobre religiosos, quaisquer seguidores, enoja a falsidade quando vemos esse povo em Procissões e Missas. Espíritas então são considerados charlatões e massa de manobra para distribuição de doações e aliciamento eleitoral.
    Quem tem amor ao próximo e Deus no coração não se alia a esses animais predadores e nefastos.

  11. É o mundo todo!!!
    Ninguém vota em corruptos, desonestos e ladrão condenado em duas instância e com grande chances de ser condenado de novo pelos processos que está correndo em outras instâncias.
    Kkkkkk
    Lula é ladrão!!!
    Ponto final.

  12. Realmente Bolsonaro tem um temor do carai a Deus ne? Esse Deus que vc6 pregam é pior que o Diabo.

  13. Montesquieu, se doeu? vá reclamar com Deus, a sua opinião não vai mudar meu pensamento sobre os evangélicos onde só tem gente falsa igual a vc, pense em uma raça sem futuros que só pensa em dinheiro, faça o seguinte faça a doação do seu salários para o pessoal que estão com dificuldades durante essa onda do Virus

  14. ZeGado, não sou BOLSONARISTA, evangélico, ou defensor de nenhum politico. Me considero uma pessoa normal, crente na família, na honestidade, humildade, respeito, simplicidade e amor, produtos tão carentes nesse nosso mundo, não concordo com muitas das palavras do atual e do ex presidente molusco, neste votei em duas eleições para Presidente, acredito que na sua gestão ocorreram coisas boas, não o defendo por questões de principios, sou de família de classe média, possuo bens e vivo tranquilo com a minha familia. Se este presidente se comportar, como o seu ídolo se comportou, com certeza vai para o pau, não tenho vínculo ou condescendencia com atos de improbidade administrativa, o que hoje observo é uma luta insana pelo poder sem precedentes, por sinal, esse troço deve ser muito especial, outra, não concordo com a crítica de que o atual é despreparado, disso, tenho certeza de uma coisa, mais preparado que um torneiro mecanico ele é.

    1. Temor a Deus??? O cara de falas totalmente sem misericórdia. Você está alienado.

    2. A biblia diz que quem mente é o diabo e todo o que mente é filho do diabo então você anda votando no filho da mentira? Engraçado Bolsonaro tem a boca suja que nem esgoto, é favor de armas (Jesus a favor de paz e da outra face), acho que você se perdeu e não sabe mais nem o significado de ser crente… Ta precisando ler a bíblia irmão. Sou crente e posso afirmar, não se ganha valores, vendendo outros não. Quente ou frio, pois o morno será vomitado!

    3. Sou evangélico e não voto em Bolsonaro de jeito nenhum, qual é o exemplo que ele dar de ser cristão. Desdenhar da morte de pessoas durante uma pandemia? Chamar palavrões a todo instante? Mentir?.

  15. Deixei de ser envangelica e toda a minha família devido ao apoio deles a um presidente que não demonstra um pingo de amor ao próximo.

  16. Êle não é unanimidade,se for 40 % acredito,mas não coloque Lula como o seu adversario e sim os outros.Neste aslecto vai ficar com 35%.Os leais,o cegos,os hipnotizados

    1. Você deve está certo, afinal petista sabe tudo do futuro e nada do passado.
      Logo vão sair pesquisas nesse sentido, aquelas pesquisas falsas, colocando ex condenado em vantagem na corrida eleitoral. Quem é o ex condenado, Lula, que nem o STF conseguiu inocentar.
      Lembra das pesquisas publicadas em 2017 e 2018 que Bolsonaro perdia de todos? Elas vão voltar a aparecer, aguarde.
      Vai começar a era da manipulação em massa, mas o povo tem acordado, o povo está sabendo ver a verdade, o povo não é mais os zumbis amestrados da era do PT., exceto, meia dúzia que insistem com seus corruptos de estimação, são casos perdidos, numa enorme maioria de 10%.

  17. Enquanto bolsinho tiver perdoando dívidas de 1 bilhão das igrejas um monte de gente boa como Edir Macedo, Silas malafaia, Waldemiro Santiago e RR Soares vão votar nele

    1. evangelico e a religiao do satanas, ele está formando o seu exercito aqui na terra para poder voltar com muita força. maso triunfo de DEUS sera maior.

  18. Lulaladrão e sua trup são um bando de ateus farizeus , foram todos enviados pelo satanás para destabilizar o povo Brasileiro. Glória a Deus !

    1. Sem futuro é vc. Tenho certeza q seu comentário foi feito em frente ao espelho, um idiota feito vc é muito macho na frente d uma tela.

    2. Quando eu era mais novo eu ouvia dizer que tinha gente que tem raiva de crente, e não entendia pq!Rapz hj eu entendo e compartilho com a mesma ideia!owww povo véi que acha que tá certo, e só eles vão para o céu! A vdd é que todo mundo que ir para o céu. Mas, ninguém quer morrer!

  19. Do que adianta o sujeito passar o dia inteiro falando o nome de Deus, mas servindo ao Diabo? Esses neopentecostais simbolizam um câncer que está corroendo os ensinamentos de Cristo. R. R. Soares, Edir Macedo, Valdomiro, Malafaia, toda essa corja só quer saber é de dinheiro 💰

  20. É a lavagem cerebral feita pelos grandes líderes evangélicos. Ora, foi mais de 1 bi de isenção para os líderes. Tem que apoiar o presidente mesmo.

  21. Sou cristão e não voto mais nesse cara. Não sei de onde o povo evangélico tirou na Bíblia que Bolsonaro é o enviado de Deus para o Brasil. Alguém sabe?

  22. Bolsonaro pode ser comparado ao Rei Saul. O povo exigiu ao profeta Samuel que lhe desse um rei. Samuel consultou a Deus, e Deus disse: Se o povo quer um rei, dei-lhe um rei! O que aconteceu é que Saul fez muitas iniquidades e foi afastado do poder e sucedido pelo Rei Davi. O povo quis Bolsonaro, agora aguentem até a sucessão.

  23. lula é um defunto politico e o PT mantido por uma seita satânica de seguidores que doentes partidários, parabéns aos evangélicos, a campanha agora é #forafatima genocida, #vendacaern para pagar auxilio emergencial no RN

    1. Parabéns Milton…vc é a prova que há vida inteligente nas igrejas…

  24. Deus tem um planeta doente para cuidar…
    Esses enganadores, charlatões, que prometem cura do COVID com caroço de feijão, o departamento não é com Deus, Deus é humildade, empatia, estender a mão e simplicidade.
    O encarregado de cuidar desse povo (falsos messias) é do coisa RUIM mesmo.

    1. Vou concordar em parte com você Zégado, realmente tinham iniciado o tratamento, condenando alguns corruptos que tinham se apropriado dos recursos públicos, mas aí apareceu alguém e colocou o STF no meio. Destruiu todo processo de cura e libertação que estava em curso, jogou anos de limpeza fora.
      Para piorar não conseguiram inocentar os bandidos, os corruptos continuam sendo corruptos, então mudaram a lei para dar liberdade aos facínoras, ratazanas e bestes sociais que estavam encarceradas e condenadas.

  25. Gazeta do Povo é uma fonte totalmente Bolsonarista. É fato que boa parte dos evangélicos apoiam esse governo, mas não pode generalizar . Inclusive o apoio vem muito mais das igrejas Neopentencostais que vivem envolvidas em escandalos financeiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula prepara última reunião ministerial do ano para alinhar estratégia de 2026

Foto: Reprodução/Gov.Br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou para dezembro a terceira — e última — reunião ministerial de 2025. Segundo integrantes do governo, o encontro deve ocorrer entre os dias 17 e 18, na terceira semana do mês, e terá foco no balanço das ações do ano e na preparação para 2026, quando o país terá eleições gerais.

A informação é da coluna do Igor Gadelha, do Metrópoles. A nova reunião repete um movimento feito por Lula em agosto, quando chamou a equipe para reforçar a defesa dos programas federais. Naquele encontro, o ministro da Secom, Sidônio Palmeira, apresentou o slogan “Do lado do povo brasileiro”, que passou a orientar a comunicação oficial do governo.

Agora, a expectativa dentro do Planalto é que Lula cobre resultados, trace prioridades e ajuste o discurso político para o ano eleitoral, em meio ao cenário de disputas regionais e articulações em Brasília.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secretário garante que projeto na Roberto Freire só avançará se seguir regras do Parque das Dunas

Foto: @mqimagens / Instagram / Reprodução

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, afirmou que qualquer intervenção planejada para a margem da Avenida Roberto Freire só poderá ser desenvolvida em total conformidade com o Plano de Manejo do Parque das Dunas — documento recém-atualizado e que funciona como regra máxima para a unidade de conservação. Segundo ele, não existe projeto executivo em andamento, apenas uma concepção inicial que ainda será moldada às diretrizes ambientais.

Durante audiência pública na Assembleia Legislativa, promovida pela deputada Divaneide Basílio (PT) nesta segunda-feira (1º), Mesquita reforçou que o município não pretende avançar em nada que contrarie o plano. O secretário explicou que a ideia de um parque linear surgiu durante as discussões do Plano Diretor, após diversas contribuições da sociedade sugerirem uso público controlado para o espaço. A Prefeitura inicialmente apresentou uma proposta de 10 hectares ao longo da avenida, limite que coincide com a área cedida pelo Exército — que mantém ali uma zona de manobra militar.

A concepção, porém, passou a ser questionada por ambientalistas, que citam restrições previstas no plano de manejo. O Conselho Gestor do Parque das Dunas recomendou que a área de visitação seja concentrada entre a Comjol e a antiga UnP, avançando mais para dentro da mata, totalizando 16 hectares. O formato deixa de ser linear, mas se aproxima de modelos como o Bosque dos Namorados e reduz interferências em trechos mais sensíveis da vegetação.

Mesquita reconheceu que adequar o desenho à nova área pode exigir nova negociação com o Exército, o que pode atrasar o projeto. Ainda assim, defendeu que o parque pode oferecer educação ambiental, lazer e atividades de baixo impacto, como arvorismo em parte da área que vai da UnP ao Praia Shopping, sem abertura ostensiva de trilhas ou circulação intensa de visitantes.

O Idema reforçou a necessidade de obedecer ao plano de manejo. Thales Dantas, diretor-técnico, classificou o documento como “Constituição” da unidade e destacou que a nova versão ampliou a zona de uso público para 16 hectares — o dobro da área liberada atualmente. Ele confirmou que será preciso ajustar o termo de cessão com o Exército para que o projeto se encaixe no perímetro previsto.

O Ministério Público Estadual e Federal também acompanha o tema. A promotora Raquel Germano informou que o Município se comprometeu a apresentar uma proposta formal adaptada ao plano de manejo e que, enquanto durar a mediação, foi firmado um acordo para evitar declarações públicas que possam gerar ruídos. Segundo ela, o MP segue atuando para garantir que o Parque das Dunas seja respeitado conforme a legislação.

Com informações do Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Dono embriagado inventa roubo, é preso por falso testemunho e jovem contratado para levar moto acaba liberado

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Via Certa (@viacertanatalrn)

Vídeo: Via Certa Natal

A noite de segunda-feira (1º) terminou com uma reviravolta digna de roteiro policial no Bom Pastor. O que começou como uma denúncia de assalto acabou revelando uma história completamente diferente daquela narrada à polícia.

A ROCAM foi acionada após o suposto proprietário de uma motocicleta afirmar que o veículo havia sido roubado por um casal. No entanto, ao averiguar o caso, os policiais descobriram que o jovem detido havia sido, na verdade, contratado pelo próprio denunciante — que estava embriagado — para levar a moto até outro endereço no bairro.

Segundo relatou o rapaz, ele tentou convencer o dono a acompanhá-lo, mas o homem estava muito alcoolizado. Mesmo assim, insistiu para que ele conduzisse a motocicleta até o destino combinado, e prometeu pagar pelo serviço. “Quando eu cheguei na Cidade da Esperança e vi as viaturas, acelerei com minha esposa. Como estávamos sem os documentos, fiquei com medo da moto ser apreendida. Só no Bom Pastor, já perto do destino, fui abordado e descobri que o dono tinha feito um boletim dizendo que eu tinha roubado”, contou.

Com a versão esclarecida, a polícia identificou que o suposto dono havia mentido no registro do Boletim de Ocorrência. Ele recebeu voz de prisão por falso testemunho. O jovem e sua esposa, que chegaram a ser detidos sob suspeita de roubo, foram liberados logo em seguida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secretário admite pressão de facções do Sudeste no RN, mas diz que Estado mantém ofensiva “sem recuar”

Foto: Assecom/Gov RN

O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, coronel Araújo, afirmou que o avanço de facções do Sudeste para o Nordeste tem impacto direto na violência do Estado, mas garantiu que as forças de segurança estão enfrentando todos os grupos. Em entrevista à Rádio Mix nesta segunda-feira (1º), ele destacou que a migração de estruturas criminosas pressiona o RN dentro de uma dinâmica nacional que envolve tráfico de armas, drogas, lavagem de dinheiro e disputa territorial.

“É claro que, com o desencadeamento das estruturas criminosas do Sudeste para o Nordeste, nos afeta consideravelmente, mas nós estamos enfrentando todos eles”, afirmou Araújo.

A declaração ocorre após a Operação Farol da Justiça, deflagrada na semana passada, que resultou em 16 prisões e no bloqueio de R$ 72 milhões ligados a organizações criminosas. As ações, concentradas em Mãe Luiza, incluíram apreensões de submetralhadoras, pistolas e a destruição de três acampamentos usados como base por criminosos. Araújo afirmou que a presença ostensiva da polícia continuará na comunidade para garantir o funcionamento de escolas, unidades de saúde, comércio e a rotina dos moradores.

O secretário confirmou que a ofensiva provocou reações — como o ataque a tiros contra uma viatura no domingo (30), que terminou com confronto, dois baleados e um morto — e atribuiu os episódios à tentativa de domínio territorial por facções. Ele ressaltou que o Estado vem atuando com integração entre PM, Polícia Civil, Polícia Penal, Gaeco e Guarda Municipal, e que todo o material apreendido está passando por perícia para rastreamento da origem das armas.

Araújo também citou investimentos recentes em efetivo, renovação da frota e equipamentos como fatores que reforçaram o combate ao crime. Ao comentar críticas sobre a atuação policial, respondeu com ironia que “de segurança pública todo mundo entende”, e garantiu que a gestão trabalha “sem bravata”, apenas com resultados. A Operação Farol da Justiça, segundo ele, não tem prazo para terminar e será expandida para outras áreas conforme necessidade.

Com informações do Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Movimento “Segue-me” é homenageado na Assembleia Legislativa pelos seus 40 anos de implantação em Natal

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou na tarde desta segunda-feira, dia 1º, uma Sessão Solene em homenagem aos 40 anos de implantação do movimento “Segue-me” na Arquidiocese de Natal. Ao longo das últimas quatro décadas, o “Segue-me” tornou-se uma oportunidade de transformação espiritual e humana, segundo destacou o autor da iniciativa, deputado estadual Tomba Farias (PL), ao falar diante de uma plateia que reuniu autoridades civis e religiosas, incluindo o arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, jovens católicos e evangelizadores.

“É com profunda alegria, respeito e senso de responsabilidade que esta Casa legislativa realiza uma justa homenagem aos 40 anos de implantação do Movimento Segue-me, cuja história se entrelaça com a evangelização da juventude potiguar e com a missão pastoral de nossa Igreja”, assinalou o parlamentar.

Católico fervoroso e devoto de Santa Rita de Cássia, Tomba Farias enfatizou que, durante a sua trajetória, o “Segue-me” cresceu, amadureceu e se consolidou como um dos mais importantes instrumentos de evangelização da juventude. “Tudo isso só foi possível graças ao testemunho de casais dedicados, de sacerdotes comprometidos, de jovens dispostos a servir, e de tantas famílias que, movidas pela fé, mantiveram vivo o espírito missionário do Movimento”, destacou.

O Diretor Espiritual Arquidiocesano do “Segue-me”, Padre Marcos Rodrigues, destacou a importância da homenagem na Assembleia Legislativa. “Somos felizes enquanto igreja por termos essa oportunidade aqui perante esse poder público de serviço à nossa sociedade e o reconhecimento da Assembleia dá para o nosso movimento que é tão significativo e importante para a nossa sociedade também dentro da instância espiritual em nossa igreja Católica Apostólica Romana”, ressaltou.

Na opinião do deputado, comemorar os 40 anos do “Segue-me” é celebrar a vocação, o serviço, a história e a esperança. “Tudo isso só foi possível graças ao testemunho de casais dedicados, de sacerdotes comprometidos, de jovens dispostos a servir, e de tantas famílias que, movidas pela fé, mantiveram vivo o espírito missionário do Movimento”, ressaltou.

O “Segue-me” está presente em diversas paróquias de Natal, como São Pedro, Santa Luzia, São José de Anchieta, Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha e São João Batista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente da CPMI manda prender ex-chefe do INSS após contradições no depoimento

Foto: Carlos Moura/Agência Senado

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), determinou na madrugada desta terça-feira (2) a prisão do ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do órgão, Jucimar Fonseca da Silva. A ordem ocorreu após o depoente alegar erro na convocação e apresentar informações consideradas falsas pela comissão. “O senhor está preso por calar a verdade”, declarou Viana ao anunciar o flagrante.

Ainda pela manhã, Jucimar foi localizado pela Polícia Legislativa e levado novamente ao Congresso para prestar depoimento. Ele vinha adiando a oitiva com sucessivos atestados médicos desde que foi afastado do cargo, em abril, após a Polícia Federal deflagrar operação que apura fraudes no INSS.

As investigações apontam que Jucimar atuou no processo que autorizou o desbloqueio em lote para inclusão de descontos associativos a pedido da Contag. Questionado sobre o alto volume de reclamações na época, ele afirmou que recebia relatórios da ouvidoria, mas que os números informados “não eram aqueles” divulgados pela imprensa. O ex-coordenador negou ter recebido propina e afirmou que sua nomeação seguiu critérios técnicos.

Jucimar também declarou não ter poder decisório sobre pagamentos e que jamais assinou autorizações, argumentando que apenas acompanhava processos internos, sempre subordinado ao diretor de Benefícios e à presidência do INSS.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Líder do FDA relaciona vacinas da covid a mortes de crianças e pede mudança urgente nas regras

Foto: Reprodução

O Dr. Vinay Prasad, um dos principais nomes do setor de regulamentação de vacinas do FDA, acendeu um alerta dentro do órgão ao sugerir que dez mortes de crianças estariam associadas a doses contra a covid-19. A informação foi revelada após um e-mail interno do pesquisador vir à tona na imprensa internacional, motivando discussões sobre endurecimento nas regras de aprovação.

Prasad defendeu que o processo de avaliação dos imunizantes seja mais rigoroso, embora os casos citados não tenham sido publicados em revistas científicas nem revisados por pares. Detalhes sobre as circunstâncias das mortes e quais vacinas estariam envolvidas também não foram divulgados.

Em entrevista à Fox News, o comissário do FDA Marty Makary afirmou que o órgão deve se pronunciar oficialmente sobre o assunto e reforçou que qualquer decisão precisa ser baseada em evidências sólidas. Segundo ele, o compromisso da agência é garantir total transparência ao público.

A repercussão afetou diretamente o mercado financeiro. As ações de empresas do setor caíram nesta segunda-feira (1º): Moderna recuou 7,01%, Novavax caiu 5,11%, Merck perdeu 2,86% e a Pfizer, 1,83%.

Com informações do InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Braga Netto desafia STF e pede absolvição após condenação de 26 anos

Foto: Reprodução

A defesa do general Braga Netto não aceita a condenação e já acionou o plenário do STF. Ele foi sentenciado a 26 anos de prisão na ação penal da trama golpista, mas permanece custodiado na Vila Militar (RJ). Ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice em 2022, o militar insiste que não teve participação nos atos que tentaram manter o ex-presidente no poder após a derrota nas urnas.

Os advogados questionam diretamente o ministro Alexandre de Moraes, que rejeitou os últimos recursos e mandou executar a pena. Segundo eles, a exigência de dois votos pela absolvição para analisar embargos infringentes não está prevista no regimento do STF, e sim apenas na jurisprudência da Corte. “O regimento não faz referência à quantidade mínima de votos divergentes”, afirmam.

No julgamento de 11 de setembro, Braga Netto foi condenado no Núcleo 1 da trama golpista por 4 votos a 1. A defesa argumenta que, para recorrer novamente, seria necessário pelo menos 3 votos a 2 a favor da absolvição – placar que não ocorreu.

Além disso, reforçam que os fatos atribuídos a ele aconteceram entre julho e dezembro de 2022, período em que já não ocupava cargo público com prerrogativa de foro.

Agora, a decisão sobre levar o recurso ao plenário do STF está nas mãos de Moraes. S

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Morre Assusete Magalhães, ministra pioneira do STJ que quebrou barreiras no Judiciário

Foto: Divulgação/STJ

A ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Assusete Dumont Reis Magalhães morreu nesta segunda-feira (1º), aos 76 anos, em São Paulo, onde estava em tratamento de saúde. Conhecida por abrir caminhos para mulheres no Judiciário, Assusete deixa um legado de coragem e pioneirismo.

Oriunda do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), ela atuou no STJ entre agosto de 2012 e janeiro de 2024, contribuindo decisivamente para o direito público e a gestão de precedentes. Assusete presidiu a Comissão Gestora de Precedentes e de Ações Coletivas (Cogepac) a partir de maio de 2023 e foi a primeira mulher a comandar a Ouvidoria da corte, marcando a história da magistratura brasileira.

Nascida em Serro (MG), enfrentou resistência familiar para estudar Direito e o desafio de se afastar da família após ser transferida para o Rio de Janeiro. A trajetória da ministra é um retrato de perseverança, coragem e determinação, deixando inspiração para novas gerações no Judiciário. Assusete deixa o esposo, Júlio Cézar de Magalhães, três filhos e quatro netos.

O velório será nesta terça-feira (2), a partir das 9h30, no Salão de Recepções do STJ. Às 14h30, haverá missa de corpo presente, seguida de sepultamento às 17h no cemitério Campo da Esperança (Ala dos Pioneiros), em Brasília. Por causa do velório, as sessões das seis turmas do STJ previstas para hoje foram canceladas, sendo os processos remarcados para 9 de dezembro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CPMI do INSS vai ganhar mais 60 dias para investigar bancos e fraudes bilionárias

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana, pediu a prorrogação de 60 dias para o colegiado que investiga os descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Segundo ele, o prazo original não é suficiente, principalmente porque a próxima fase será focada nos bancos, com análise de documentos e depoimentos de executivos de grandes instituições financeiras.

Viana explicou que a extensão dos trabalhos será nos meses de abril e maio, e que a coleta de assinaturas para formalizar o pedido ao presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, já será iniciada, segundo informações de O Antagonista. “Nosso objetivo é ouvir todos, analisar toda a documentação e entregar um relatório completo”, disse, citando que convocações essenciais ainda não ocorreram.

A CPMI também mira casos de fraudes bilionárias em bancos. O relator, deputado Alfredo Gaspar, já solicitou o depoimento de Daniel Vorcaro, do Banco Master, acusado de fraude estimada em R$ 12 bilhões, envolvendo títulos de crédito falsos e vendas de carteiras com lastro duvidoso ao Banco de Brasília. O Banco Master, nos últimos anos, figurou entre os mais reclamados em crédito consignado, cartões e margem consignável.

Além de Vorcaro, a comissão quer ouvir os CEOs de Crefisa, Facta, BMG, C6 Consignado, PicPay, Agibank, Pan, Santander e Daycoval, no que promete ser a fase mais pesada da investigação. O foco agora é desvendar fraudes, abusos e irregularidades que impactam aposentados e pensionistas em todo o país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *