Foto: Carolina Antunes/PR
Representando cerca de 30% dos brasileiros, os evangélicos sempre foram alvo de cobiça pelos candidatos à presidência da República. Para a disputa de 2022, o presidente Jair Bolsonaro já desponta como favorito por este grupo e deve manter o apoio conquistado ainda nas eleições de 2018.
Um levantamento do instituto Inteligência, Pesquisa e Consultoria (Ipec), divulgado no começo de março, mostrou que, 40% dos eleitores evangélicos avaliam o atual governo como “ótimo ou bom”. Neste segmento, apenas 27% consideram o governo “ruim ou péssimo”.
Recentemente, líderes religiosos das principais igrejas evangélicas estiveram no Palácio do Planalto para reforçar o apoio ao presidente Bolsonaro. A ideia do grupo foi de mostrar que nem mesmo a possibilidade de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula deve afastar os evangélicos do atual governo.
“O Lula não terá espaço com os evangélicos”, garantiu o pastor Silas Malafaia logo após o encontro em Brasília. Na mesma linha, o líder da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), aproveitou para se declarar satisfeito com Bolsonaro.
“Nunca tivemos um governo que começa e termina o dia falando em Deus. É um pouco difícil falar qualquer coisa contra esse governo. O Lula já começou declarando que é contra evangélico, que é contra a igreja”, afirmou Cezinha ao Antagonista.
No primeiro discurso após recuperar os direitos políticos, o possível candidato petista afirmou que “o papel das igrejas é orientar as pessoas, não é vender grão de feijão ou fazer culto cheio de gente sem máscara”. Integrante da frente evangélica, o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) rebateu a fala de Lula. “Lava a boca pra falar da igreja, cachaceiro!!!”, publicou em suas redes sociais.
Idas e vindas com o PT
A relação entre petistas e o meio evangélico sempre foi marcada por idas e vindas. Em 2006, por exemplo, cerca de 6 em cada 10 evangélicos apoiaram a reeleição de Lula e o apoio se manteve até a primeira eleição de Dilma Rousseff, em 2010.
Já em 2014, Aécio Neves (PSDB) reverteu o cenário e teve apoio de 60% dos evangélicos contra 30% de Dilma Rousseff, segundo o Datafolha. Já em 2018, Bolsonaro teve 66% da preferência desta parcela do eleitorado contra 24% de Fernando Haddad (PT), de acordo com o Ibope.
Para manter o favoritismo entre os evangélicos, Bolsonaro fez vários acenos durante os seus primeiros dois anos de governo, entre eles a defesa da pauta conservadora. Além disso, prometeu indicar um ministro “terrivelmente” evangélico para o Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa é de que a promessa seja cumprida em julho, com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello.
“Os evangélicos estarão com Bolsonaro, pois estamos certos de três coisas: a pauta de perversão dos costumes continuará paralisada, teremos um ministro evangélico no Supremo Tribunal Federal e a embaixada brasileira estará em Jerusalém”, admitiu o pastor e deputado federal Marco Feliciano (Republicanos-SP) ao jornal Folha de S. Paulo.
Segundo o parlamentar, as chances de outra candidatura ganhar o apoio dos evangélicos são nulas e encara como certa a polarização entre Lula e Bolsonaro em 2022. “Todas as demais candidaturas viraram pó, pois é impossível que os dois não estejam no segundo turno”, completou.
Perdão bilionário às igrejas
Nem mesmo um veto ao projeto de lei que permitia o perdão de mais de R$ 1 bilhão em multas das igrejas estremeceu a relação entre Bolsonaro e os líderes evangélicos. O chefe do Executivo vetou a medida no ano passado depois de pressão do Ministério da Economia, no entanto, indicou que o Congresso poderia derrubar o seu próprio veto. “Confesso, caso fosse Deputado ou Senador, por ocasião da análise do veto, votaria pela derrubada do mesmo”, disse o presidente na ocasião.
O artigo que havia sido vetado por Bolsonaro concede isenção às igrejas em relação ao pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e às multas por não quitação do tributo. Na época em que decidiu impedir o perdão às dívidas das igrejas, Bolsonaro afirmou nas redes sociais que tomou a decisão para evitar “um quase certo processo de impeachment”, fazendo referência a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O tema chegou a ser discutido com os pastores neste último encontro no Palácio do Planalto e dias depois entrou na lista de vetos que foram analisados pelo Congresso nesta semana. Com a articulação entre governo e a bancada evangélica, o veto acabou sendo derrubado pelos congressistas. No total, o Ministério da Economia estima que o perdão represente uma renúncia da ordem de R$ 1,4 bilhão entre 2021 e 2024.
Metodologias das pesquisas citadas na reportagem
A pesquisa do Ipec foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2021, com 2.002 pessoas entrevistadas em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
O Datafolha ouviu 2.879 eleitores nos dias 8 e 9 de outubro de 2014. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Já o Ibope ouviu 2.506 pessoas entre os dias 13 e 14 de outubro de 2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Gazeta do Povo
Basta ele dizer q vai cobrar imposto das igrejas e vai ser excomungado por mil vidas rsrsr
E mais uma vez vemos que a maioria escolheu Barrabás. Quando vc não conhece a história, está fadado a repeti-la.
Ninguém comete atrocidades e barbaridades em nome do diabo. Todas que aconteceram na história da humanidade, quando precisou reportar um ser para justificar seus crimes, sempre foi usado o nome de Deus. Mais um crime contra a humanidade em nome dele foi cometido ao colocar o Bolsonaro poder. Ao fazerem isso, ficam livres para cometerem mais atrocidades, já que a conta vai para Deus e eles continuam "sem pecados". Hipócritas e fariseus.
Muitos comentários dignos de pena. Intolerância religiosa é o fundo do poço. Temos um presidente honesto (em mais de 3 décadas na política), religioso, patriota e que se preocupa com seu povo. Defende nossa liberdade e está preocupado com o ganha-pão dos mais necessitados. E seus adversários, o que defendem e fazem? Querem derrubá-lo e voltar ao poder. Só isso.
Kkkkkkkk!
Meu ovo! Leva ele p tua casa!
Pelos comentários… O Brasil está totalmente divido, ninguém sabe de nada. Que Deus ilumine nossas mentes e o coração!
OS JUDEUS OPTARAM POR BARRABÁS AO INVÉS DE JESUS, HÁ DOIS MIL ANOS ATRÁS.
Se Jesus voltasse e visse o que se passa dentro das Igrejas no trato dos Dízimos e Ofertas, teria uma decepção profunda com aqueles que fazem negócio e agora política com seu nome.
OBS: Agora dá pra entender porque foi votado e aprovado um PERDÃO DE DÍVIDAS MILIONÁRIAS DAS IGREJAS.
Sou crente e sigo Jesus, não Malafaia, Edir etc.
E muito menos Bolsonaro!
"Ainda bem que apareceu esse vírus" Quem é o autor desta frase? Uma dica, não foi Bolsonaro… Alguns de vcs precisam de tratamento defender um cara q diz uma frase dessa… Que Deus abençoe a todos…
Um ex-presidente que já não apita mais em nada, que já ficou preso e que é passado! Agora, me fala ai, de quem são essas frases: 1. Gripezinha superdimensionada pela mídia mentirosa! 2. Não sou coveiro! 3. E daí? 4. Máscara não serve para nada! 5. Vai compra vacina na casa da tua mãe! 6. Essa doença ja ta indo embora, já está acabando. Uma pista: na atualidade o autor das frases ocupa o posto mais alto no comando do Brasil. E ai?
Quando a religião é usada pela política, Deus já não está presente. Meu candidato pode ser evangélico, católico, espírita, budista, umbandista, até ateu. Mas tem que ser honesto e preocupado de verdade com o povo e o futuro desse país. E é por isso que não voto nem em Lula nem em Bozo.
Evangélicos, protestantes.
A gente vê logo o caráter e o nível dos que torcem contra o Brasil e contra o governo Bolsonaro. Basta ler seus comentários que já dá prá fazer uma boa ideia do tipo de gente que são. Intolerância, desrespeito, canalhice, mentiras, baixarias, defesa de bandidos, desonestidade… E vejam os que estão "do outro lado". É fácil identificar o lado do bem.
A esquerda é tão baixa que criou o termo EVANJEGUE para se referir aos Evangélicos.
Participei de umas reuniões do PT sobre mobilização popular, o que ouvi de dirigentes locais sobre religiosos, quaisquer seguidores, enoja a falsidade quando vemos esse povo em Procissões e Missas. Espíritas então são considerados charlatões e massa de manobra para distribuição de doações e aliciamento eleitoral.
Quem tem amor ao próximo e Deus no coração não se alia a esses animais predadores e nefastos.
Evanjegue ? Acho um insulto com os pobres Jegues.
É o mundo todo!!!
Ninguém vota em corruptos, desonestos e ladrão condenado em duas instância e com grande chances de ser condenado de novo pelos processos que está correndo em outras instâncias.
Kkkkkk
Lula é ladrão!!!
Ponto final.
Realmente Bolsonaro tem um temor do carai a Deus ne? Esse Deus que vc6 pregam é pior que o Diabo.
Montesquieu, se doeu? vá reclamar com Deus, a sua opinião não vai mudar meu pensamento sobre os evangélicos onde só tem gente falsa igual a vc, pense em uma raça sem futuros que só pensa em dinheiro, faça o seguinte faça a doação do seu salários para o pessoal que estão com dificuldades durante essa onda do Virus
ZeGado, não sou BOLSONARISTA, evangélico, ou defensor de nenhum politico. Me considero uma pessoa normal, crente na família, na honestidade, humildade, respeito, simplicidade e amor, produtos tão carentes nesse nosso mundo, não concordo com muitas das palavras do atual e do ex presidente molusco, neste votei em duas eleições para Presidente, acredito que na sua gestão ocorreram coisas boas, não o defendo por questões de principios, sou de família de classe média, possuo bens e vivo tranquilo com a minha familia. Se este presidente se comportar, como o seu ídolo se comportou, com certeza vai para o pau, não tenho vínculo ou condescendencia com atos de improbidade administrativa, o que hoje observo é uma luta insana pelo poder sem precedentes, por sinal, esse troço deve ser muito especial, outra, não concordo com a crítica de que o atual é despreparado, disso, tenho certeza de uma coisa, mais preparado que um torneiro mecanico ele é.
Sou CRENTE, voto em quem tem temor a DEUS, por isso voto BOLSONARO!!!
Temor a Deus??? O cara de falas totalmente sem misericórdia. Você está alienado.
Meu ovo!
A biblia diz que quem mente é o diabo e todo o que mente é filho do diabo então você anda votando no filho da mentira? Engraçado Bolsonaro tem a boca suja que nem esgoto, é favor de armas (Jesus a favor de paz e da outra face), acho que você se perdeu e não sabe mais nem o significado de ser crente… Ta precisando ler a bíblia irmão. Sou crente e posso afirmar, não se ganha valores, vendendo outros não. Quente ou frio, pois o morno será vomitado!
Sou evangélico e não voto em Bolsonaro de jeito nenhum, qual é o exemplo que ele dar de ser cristão. Desdenhar da morte de pessoas durante uma pandemia? Chamar palavrões a todo instante? Mentir?.
Deixei de ser envangelica e toda a minha família devido ao apoio deles a um presidente que não demonstra um pingo de amor ao próximo.
Êle não é unanimidade,se for 40 % acredito,mas não coloque Lula como o seu adversario e sim os outros.Neste aslecto vai ficar com 35%.Os leais,o cegos,os hipnotizados
Você deve está certo, afinal petista sabe tudo do futuro e nada do passado.
Logo vão sair pesquisas nesse sentido, aquelas pesquisas falsas, colocando ex condenado em vantagem na corrida eleitoral. Quem é o ex condenado, Lula, que nem o STF conseguiu inocentar.
Lembra das pesquisas publicadas em 2017 e 2018 que Bolsonaro perdia de todos? Elas vão voltar a aparecer, aguarde.
Vai começar a era da manipulação em massa, mas o povo tem acordado, o povo está sabendo ver a verdade, o povo não é mais os zumbis amestrados da era do PT., exceto, meia dúzia que insistem com seus corruptos de estimação, são casos perdidos, numa enorme maioria de 10%.
os zu.bis do PT e dos Bolsominius concordo,dois extremos doentes
Enquanto bolsinho tiver perdoando dívidas de 1 bilhão das igrejas um monte de gente boa como Edir Macedo, Silas malafaia, Waldemiro Santiago e RR Soares vão votar nele
Quem é contra as Igrejas não pode receber voto dos cristãos, principalmente dos evangélicos.
evangelico e a religiao do satanas, ele está formando o seu exercito aqui na terra para poder voltar com muita força. maso triunfo de DEUS sera maior.
Lulaladrão e sua trup são um bando de ateus farizeus , foram todos enviados pelo satanás para destabilizar o povo Brasileiro. Glória a Deus !
Esse evangélicos se acham DEUS, pense em uma raça sem futuros
Sem futuro é vc. Tenho certeza q seu comentário foi feito em frente ao espelho, um idiota feito vc é muito macho na frente d uma tela.
Quando eu era mais novo eu ouvia dizer que tinha gente que tem raiva de crente, e não entendia pq!Rapz hj eu entendo e compartilho com a mesma ideia!owww povo véi que acha que tá certo, e só eles vão para o céu! A vdd é que todo mundo que ir para o céu. Mas, ninguém quer morrer!
Do que adianta o sujeito passar o dia inteiro falando o nome de Deus, mas servindo ao Diabo? Esses neopentecostais simbolizam um câncer que está corroendo os ensinamentos de Cristo. R. R. Soares, Edir Macedo, Valdomiro, Malafaia, toda essa corja só quer saber é de dinheiro 💰
É a lavagem cerebral feita pelos grandes líderes evangélicos. Ora, foi mais de 1 bi de isenção para os líderes. Tem que apoiar o presidente mesmo.
Sou cristão e não voto mais nesse cara. Não sei de onde o povo evangélico tirou na Bíblia que Bolsonaro é o enviado de Deus para o Brasil. Alguém sabe?
Bolsonaro pode ser comparado ao Rei Saul. O povo exigiu ao profeta Samuel que lhe desse um rei. Samuel consultou a Deus, e Deus disse: Se o povo quer um rei, dei-lhe um rei! O que aconteceu é que Saul fez muitas iniquidades e foi afastado do poder e sucedido pelo Rei Davi. O povo quis Bolsonaro, agora aguentem até a sucessão.
Parabéns Presidente. É bolsonaro em 2022. Engulam negacionistas do tratamento profilático.
lula é um defunto politico e o PT mantido por uma seita satânica de seguidores que doentes partidários, parabéns aos evangélicos, a campanha agora é #forafatima genocida, #vendacaern para pagar auxilio emergencial no RN
Isso é só os donos de igreja. Sou evangélico e não voto em Bolsonaro.
Parabéns Milton…vc é a prova que há vida inteligente nas igrejas…
Deus tem um planeta doente para cuidar…
Esses enganadores, charlatões, que prometem cura do COVID com caroço de feijão, o departamento não é com Deus, Deus é humildade, empatia, estender a mão e simplicidade.
O encarregado de cuidar desse povo (falsos messias) é do coisa RUIM mesmo.
Vou concordar em parte com você Zégado, realmente tinham iniciado o tratamento, condenando alguns corruptos que tinham se apropriado dos recursos públicos, mas aí apareceu alguém e colocou o STF no meio. Destruiu todo processo de cura e libertação que estava em curso, jogou anos de limpeza fora.
Para piorar não conseguiram inocentar os bandidos, os corruptos continuam sendo corruptos, então mudaram a lei para dar liberdade aos facínoras, ratazanas e bestes sociais que estavam encarceradas e condenadas.
Gazeta do Povo é uma fonte totalmente Bolsonarista. É fato que boa parte dos evangélicos apoiam esse governo, mas não pode generalizar . Inclusive o apoio vem muito mais das igrejas Neopentencostais que vivem envolvidas em escandalos financeiros.