[FOTOS] Artista paraplégica faz mergulho oceânico com cadeira de rodas adaptada

Uma cadeira de rodas adaptada para o mergulho e guiada por uma artista tetraplégica é uma das atrações da Olimpíada Cultural, série de eventos que acompanha os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012. Os Jogos têm seu início nesta quarta-feira (29).

A performance acrobática subaquática foi desenvolvida por Sue Austin, paraplégica desde 1996, que desenvolveu a cadeira de rodas motorizada com a ajuda de acadêmicos e especialistas em mergulho.

O protótipo é movido por dois veículos de propulsão subaquática para mergulho e dirigido por meio de uma nadadeira, acoplada a uma correia acrílica operada com os pés.

Um filme com as performances de Sue Austin vai ser exibido entre 30 de agosto e 9 de setembro no Royal Festival Hall, em Londres. E, na cidade de Weymouth, no litoral da Inglaterra, ela fará mergulhos ao vivo, no show “Creating the Spectacle” (“criando o espetáculo”, em inglês).

Austin disse à BBC que teve a ideia após fazer um curso de mergulho em 2005.

“Quando começamos a conversar com as pessoas sobre [a cadeira de rodas subaquática], os engenheiros diziam que não funcionaria, que a cadeira entraria em rotação, não tinha sido desenhada para operar na água — mas eu tinha certeza de que funcionaria”, ela contou.

* Com informações da BBC Brasil, do G1 e do Portal We Are Free Wheeling (Reino Unido)