Os petroleiros dos estados do Amazonas, da Bahia, de Minas Gerais, do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e São Paulo decidiram em assembleias locais acabar com a greve. Outras assembleias ocorrerão ainda hoje e amanhã (24), podendo determinar o fim da greve nos demais estados. A informação foi divulgada hoje (23) pelo coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Antônio de Moraes.
A Petrobras divulgou nota no fim da tarde sustentando que a proposta oferecida pela empresa, de 8,56% de reajuste, além do pagamento de gratificação equivalente a uma remuneração mensal e de avanços relacionados ao plano de saúde, benefícios educacionais, segurança e condições de trabalho, foi aceita pela FUP.
“A proposta apresentada ontem (22) avançou e as assembleias estão aprovando. A proposta aprovada ontem pelo conselho deliberativo da FUP foi pela aprovação e suspensão da greve. Ela foi muito forte, muito contundente, uma das maiores, desde 1995. Parou refinarias, terminais, termelétricas, usinas de biodiesel, plataformas em todo o país. Além disso teve uma pauta política, contra o leilão [do Campo] de Libra. Foi uma greve muito vitoriosa”, avaliou Moraes.
Entre outros pontos conquistados, o dirigente da FUP destacou a constituição de um fundo garantidor para os funcionários terceirizados, reservando recursos para pagamentos dos direitos trabalhistas e sociais, além do ganho real de 1,82% para os salários mais altos a 2,36% para os funcionários com menos tempo de companhia.
Agência Brasil
Mai uma categoria que encerra a greve com o rabinho entre as pernas. Governo bom esse do PT. Apesar de ter ladrão escapando pelo ladrão no governo do PT, pelo menos, botou moral na pelegada que já sonha com os tempos em que na oposição de outrora, podia bagunçar à vontade e conseguia o que queria. Vantagem só para a cúpula da pelegagem sindical. A ralé que corresponde a 99,99% da massa de manobrados, serve apenas para abastecer os sindicatos com suas contribuições derivadas de seu suado dinheiro que vai para o bolso do PT e sua tchurma. Parece que agora terão que engolir o choro sempre, já que essas greves furadas só servem de pano de fundo para eleger outra leva de pelegos a cargos eletivos, para manter-se assim, a roda vida da pelegada no Poder. Em 2014 tem mais eleição. Votem no PT e parem de reclamar da vida.