Segurança

Hackers miram redes sociais e smartphones em novos ataques

21457.47002-SmartphoneAs mídias sociais se tornaram os principais alvos de hackers, e os dispositivos móveis estão expandindo ainda mais a área de atuação desses criminosos. Com o crescente aumento da frequência e do alcance de violações de dados, é mais importante do que nunca voltar aos fundamentos básicos de segurança online.

O alerta foi feito pela IBM, que divulgou seu relatório X-Force 2013 que traz uma análise do cenário de segurança de TI durante os seis primeiros meses do ano, e tenta ajudar as organizações a compreender melhor os riscos que correm. O relatório aponta que os ataques contra empresas estão ficando cada vez mais sofisticados, e alguns deles se mostraram oportunistas, explorando aplicações web vulneráveis a Injeção de SQL, mais conhecida através do termo americano SQL Injection – um tipo de ameaça que aproveita falhas em sistemas que interagem com bases de dados via SQL.

Outros ataques bem sucedidos aconteceram devido a uma violação básica de confiança entre o usuário final e sites ou perfis de redes sociais que ele pensava ser legítimo e seguro. “As mídias sociais tornaram-se um novo playground para os golpistas”, disse Kevin Skapinetz, diretor de programa de estratégia de produtos para sistemas de segurança da IBM. Os criminosos exploram relações de confiança, por meio das redes sociais ou spam com aparência profissional, por exemplo, para enviar links maliciosos que parecem ter sido enviados por amigos ou pessoas que seguem a vítima nas redes sociais.

Os criminosos estão vendendo contas em sites de redes sociais, algumas delas pertencentes a pessoas reais cujas credenciais foram comprometidas, outras delas criadas para parecer realista e criar uma teia de conexões. No mínimo, essas contas servem para inflar determinadas páginas de “likes” ou falsificar comentários, embora usos mais maliciosos podem servir para realizar atividades criminosas – o que pode ser equivalente a uma identidade online falsa.

A capacidade de um único ataque influenciar as ações de milhões de pessoas em tempo real é alarmante. Os atacantes estão mirando os usuários e abusando de sua confiança, aproveitando a psicologia por trás do comportamento nas mídias sociais.
31296.46788-Ataques-redes-sociais
Dispositivos móveis na mira dos hackers

Os dispositivos móveis também estão se tornando um ímã para hackers. “Apesar de as vulnerabilidades móveis continuarem crescendo a um ritmo acelerado, ainda as vemos como uma pequena porcentagem das vulnerabilidades gerais relatadas no período”, explica o relatório da IBM.

O que pode estar piorando o cenário de infecção de gadgets móveis é a proliferação desse tipo de dispositivo no local de trabalho graças à grande adoção do Bring Your Own Device (BYOD) – que pode se tornar um pesadelo para as empresas.

O relatório da IBM também observou que ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) estão sendo usados para mais do que apenas interromper o serviços de seus alvos. Os ataques estão sendo utilizados como uma forma de distração, permitindo que os atacantes violem outros sistemas da empresa. “Os criminosos derrubam um site, colocam as pessoas de TI focadas em uma determinada direção, amarram seus recursos ao ataque DDoS, enquanto uma violação mais sofisticada é realizada e ninguém está prestando atenção”, explica Marc Gaffan, cofundador da Incapsula.

Nos últimos anos, também presenciamos um crescimento explosivo de dispositivos Android no mercado, e os criminosos também estão atentos a essa área de crescimento. Como o número de usuários de celulares que operam Android se expande rapidamente, os criadores de malwares também aumentaram seus esforços proporcionalmente para não perder essa grande oportunidade. O fato de apenas 6% dos dispositivos com sistema operacional móvel do Google estar rodando uma versão mais recente do Android (pelo menos a 4.2) também ajuda a aumentar a proliferação de ataques.

Ao todo, o estudo da IBM analisou 4.100 novas vulnerabilidades de segurança e 900 milhões de novas páginas e imagens nos primeiros seis meses de 2013.

Canal Tech

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Vice-presidente do PT minimiza vida de luxo de Lulinha na Espanha: “Pequeno empresário” e “vida bem modesta”

Foto: reprodução/Metrópoles

O vice-presidente do PT, Washington Quaquá, minimizou neste sábado (22) as revelações sobre a vida de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, na Espanha.

Segundo informações divulgadas pelo Metrópoles, o filho do presidente Lula mora em um condomínio de luxo nos arredores de Madri, com aluguel estimado em R$ 18 mil por mês. Quaquá, porém, afirmou que Lulinha leva uma “vida bem modesta” e que os gastos são compatíveis com os de um pequeno empresário.

“A vida do Fábio é uma vida de um pequeno, nem médio, pequeno empresário brasileiro. É um aluguel de classe média”, afirmou Quaquá que também é prefeito de Maricá (RJ).

O dirigente petista também criticou o que chamou de “exagero da pauta policial na política brasileira” e disse que as investigações podem ter algum impacto na campanha de Lula, mas que isso tende a diminuir diante de denúncias que considera sem fundamento.

O Metrópoles também já mostrou que o imóvel fica no bairro de La Moraleja, região nobre de Madri, o mesmo onde mora o atacante brasileiro Vini Jr., que joga no Real Madrid. O condomínio integra um complexo de cerca de 40 mil m², com piscinas, spa, sauna, academia, coworking e outras áreas de lazer.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ABC perde para o Uberlândia no primeiro jogo da semifinal da Série D

Foto: Guilherme Drovas/ABC F.C.

O ABC perdeu por 1 a 0 para o Uberlândia neste sábado (22), no Parque do Sabiá, em Minas Gerais, pelo jogo de ida da semifinal da Série D. Marcos Calazans, ex-jogador do Mais Querido, marcou o gol da vitória mineira.

Já garantido na Série C de 2027, o ABC agora precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença no jogo de volta para avançar à final. Uma vitória Alvinegra por um gol leva a decisão para os pênaltis.

ABC e Uberlândia voltam a se enfrentar no domingo (30), às 17h, na Arena das Dunas, em Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Zema divulga jingle que em que promete ‘acabar com PT’ e mostra Lula e ministros do STF atrás das grades

 

O candidato do Novo à Presidência, Romeu Zema, divulgou neste sábado (22) um jingle de campanha que promete “acabar com o PT” e mostra o presidente Lula e os ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes vestidos de presidiários atrás das grades.

Produzido com inteligência artificial, o vídeo usa uma paródia de “O nome dela é Jenifer” e também critica o chamado “jogo do tigrinho”, a influenciadora Virgínia Fonseca, as fraudes nos descontos do INSS e o aumento dos preços dos alimentos. A peça retoma ainda o discurso de Zema contra os chamados “intocáveis”, expressão usada pelo candidato para criticar integrantes do STF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em sete dias de campanha, Pardal registra 71 denúncias eleitorais em 15 municípios no RN; Natal e Mossoró concentram maioria

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte já soma 71 denúncias de possíveis irregularidades na propaganda eleitoral das Eleições 2026, segundo dados do painel do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrados até as 18h, deste sábado (22), consultados pelo BLOGDOBG.

Natal lidera, com 32 registros, seguida por Mossoró, com 18. Juntas, as duas cidades concentram 50 das 71 denúncias. São Gonçalo do Amarante aparece com 4 denúncias e Parnamirim com 3 ocorrências.

As denúncias foram registradas em 15 municípios. O uso irregular de carro de som, minitrio ou trio elétrico é a ocorrência mais frequente.

Candidaturas a deputado estadual concentram a maioria das denúncias, 35 no total. Partidos, coligações e federações receberam 11 denúncias.

Os registros não significam que as irregularidades tenham sido comprovadas. A análise e eventual aplicação de medidas cabem à Justiça Eleitoral.

O aplicativo Pardal começou a receber denúncias em 16 de agosto, início da propaganda eleitoral. O eleitor pode enviar fotos, vídeos, áudios e links pelo aplicativo, utilizando o e-Título ou uma conta Gov.br.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Flávio pede votos para candidatos do PL ao Senado para “aprovar a anistia ampla, geral e irrestrita” e “libertar Jair Messias Bolsonaro”

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro pediu neste sábado (22) votos para candidaturas do PL ao Senado para que seja possível aprovar uma “anistia ampla, geral e irrestrita” e “libertar Jair Messias Bolsonaro”. Durante evento no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, Flávio citou especificamente os nomes de Carlos Jordy e Carlos Portinho, afirmando que os dois serão necessários no Congresso

“Eu vou precisar do Jordy e do Portinho para aprovar a anistia ampla, geral e irrestrita aos perseguidos do 8 de janeiro. Eu vou precisar do Jordy e do Portinho para libertar Jair Messias Bolsonaro”, afirmou Flávio.

No evento, que marcou o lançamento da candidatura de Douglas Ruas (PL) ao governo do Rio, Flávio também defendeu a classificação de facções como PCC e Comando Vermelho e milícias como grupos narcoterroristas.

Opinião dos leitores

  1. O grande projeto de governo dele. Ele nao vai pro debate pq nao tem nenhum projeto pro país, lamentável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STTU divulga lista de veículos autuados por infrações de trânsito em Natal; saiba como consultar

Foto: Divulgação/STTU

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) publicou, neste sábado (22), no Diário Oficial, editais com notificações de autuações de trânsito. Os documentos trazem placa, número da autuação, data e código da infração.

A publicação não representa a aplicação definitiva da multa. Os proprietários têm até 30 dias para apresentar defesa ou indicar o condutor responsável.

Como a lista é bastante extensa, para verificar se determinado veículo consta nela, basta abrir o arquivo PDF dos editais e pesquisar pela placa. No computador, use Ctrl + F; no celular, utilize a opção “Pesquisar” ou o ícone de lupa, e então digite a placa do veículo.

A defesa ou indicação do condutor pode ser feita preferencialmente de forma eletrônica pelo Portal de Serviços da STTU. Também há opção de atendimento presencial, mediante agendamento, ou envio pelos Correios.

Clique aqui e consulte os editais publicados pela STTU

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deputado Estadual Taveira Júnior mobiliza apoiadores em adesivaço e reforça força política em Parnamirim

Fotos: Yannick Pinheiro

Taveira Júnior (PSDB), o deputado estadual de Parnamirim, candidato à reeleição, participou neste sábado (22) de um grande adesivaço no município. A mobilização reuniu apoiadores e lideranças políticas e levou às ruas o clima de animação da campanha.

Ao lado do candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias (PL), Taveira Júnior acompanhou de perto a participação da população, reforçando seu compromisso de estar sempre junto do povo. Estiveram presentes também o ex-prefeito de Parnamirim Taveira, pai do deputado, o candidato ao Senado Coronel Hélio (PL) e candidata a deputada federal Nina de Souza (PL).

Para Taveira Júnior, estar nas ruas de Parnamirim representa também a oportunidade de reencontrar pessoas, fortalecer sua relação com a população e prestar contas do seu mandato.

“É muito bom ver tanta gente chegando junto, levando nossa mensagem para as ruas e demonstrando confiança no nosso trabalho. Parnamirim conhece a nossa história, sabe do nosso compromisso com a cidade e vamos continuar trabalhando para fazer ainda mais pela nossa população”, afirmou Taveira Júnior.

O deputado chega à campanha de reeleição tendo Parnamirim como sua principal base política. No atual mandato, Taveira Júnior destinou mais de R$ 4 milhões em recursos para o município, contemplando áreas como saúde, infraestrutura, segurança, causa animal, moradia, esporte e assistência social.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘EXTREMA GRAVIDADE’: Hospital Walfredo Gurgel enfrenta falta de itens essenciais; 25% dos insumos têm estoque zerado e 11% estão em nível crítico, aponta documento interno

Foto: Adriano Abreu

Um documento interno da Divisão de Farmácia Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel enviado à Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) aponta que 189 itens estão em falta. Na lista constam desde medicamentos a outros itens essenciais ao funcionamento da unidade hospitalar.

Dos materiais utilizados no hospital, 25% estão com estoque zerado e outros 11% em nível crítico, com quantidade suficiente para menos de um mês, diz o documento ao qual reportagem do jornal Tribuna do Norte teve acesso.

O documento classifica o cenário como de “extrema gravidade e vulnerabilidade assistencial”.

Entre os produtos em falta estão luvas, seringas, agulhas, soro fisiológico, antibióticos, morfina e noradrenalina, além de materiais utilizados em cirurgias e procedimentos de emergência, como tubos para intubação, drenos, bisturis e fios cirúrgicos.

O documento aponta como principais problemas a demora em processos de aquisição, falta de orçamento para empenhos, atrasos de fornecedores e entraves em licitações. Ainda segundo o documento, a situação tem levado o setor a atuar no “manejo diário de crises” e no contingenciamento de insumos básicos.

A Sesap nega que haja risco imediato aos pacientes. A secretária adjunta Leidiane Queiroz afirmou à Tribuna do Norte que os problemas estão relacionados principalmente a atrasos de fornecedores e que o Estado tem feito remanejamentos entre hospitais, negociações com empresas e empréstimos de insumos para evitar a interrupção do atendimento.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] ULTIMATO: Flávio dá prazo para marginais, narcoterroristas deixarem o Brasil e diz que eles têm “até dezembro para meter o pé”

O candidato do PL à Presidência, Flávio Bolsonaro, reafirmou neste sábado (22) que, caso seja eleito, pretende classificar facções como Comando Vermelho e PCC como grupos narcoterroristas e intensificar o combate às organizações criminosas a partir de 2027.

“Eu não vou baixar a cabeça para bandido. Já tô avisando: marginais, narcoterroristas, vocês têm até dezembro desse ano para meter o pé do Brasil, porque, a partir de janeiro do ano que vem, nós vamos declarar guerra aos narcoterroristas”, disse durante o lançamento da candidatura de Douglas Ruas ao governo do Rio de Janeiro, no Maracanãzinho.

A proposta de classificar facções criminosas como organizações narcoterroristas consta no plano de governo de Flávio registrado no TSE.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Onda 22 mobiliza Parnamirim: Álvaro Dias participa de grande adesivaço na Cohabinal com lideranças

O candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou na manhã deste sábado de um grande adesivaço no bairro da Cohabinal, em Parnamirim. Álvaro foi recebido por lideranças políticas que representam o povo de Parnamirim e pelo carinho da população, em uma mobilização que marcou a presença da Onda 22 no município.

Participaram da agenda o deputado estadual Coronel Azevedo, a vice-prefeita Kátia Pires, o ex-prefeito Taveira, o comunicador Salatiel de Souza, a vereadora Carol Pires, o deputado Taveira Júnior, além dos candidatos a deputado federal Cabo Deyvison, Jorge do Rosário e Pedro Filho. Também estiveram presentes o ex-deputado estadual Marciano Júnior, o pré-candidato ao Senado Coronel Hélio, Daniela Pardo, a pastora Joice, Gabriela Fagundes e o General Girão.

Durante o adesivaço, Álvaro destacou a importância de Parnamirim para o projeto político e defendeu a escolha de um governador com experiência e compromisso com o Estado.

“Precisamos escolher um governador sério, correto, com experiência. Eu fui o prefeito, em toda a história de Natal, que mais entregou obras para a população. Vamos todos juntos, de mãos dadas, lutar pelo futuro do nosso Rio Grande do Norte”, afirmou.

Ainda em Parnamirim, Álvaro Dias participou da inauguração do comitê de Gabriel César, candidato a deputado estadual. O evento também contou com a presença do deputado federal Sargento Gonçalves e reuniu apoiadores e lideranças políticas.

A agenda reforçou a mobilização da Onda 22 em Parnamirim e o diálogo de Álvaro Dias com lideranças que representam diferentes setores da população do município.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *