Judiciário

Justiça Federal arquiva denúncias de corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra Fernando Pimentel (PT), por falta de provas

Foto: Reprodução/G1

A Justiça Federal decidiu arquivar denúncia contra o ex-governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), a pedido do Ministério Público Federal, que alegou falta de provas da acusação de lavagem de dinheiro e de corrupção passiva. No dia 22 de julho, Pimentel foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), por suspeita de desvio de dinheiro durante campanha ao Senado em 2010.

A investigação da Polícia Federal, que era um desdobramento da Operação Acrônimo, apurava suposto esquema de financiamento ilegal de campanhas eleitorais em 2012.

Na época, Pimentel era o Ministro de Desenvolvimento do governo Dilma Roussef e foi investigado por suspeita de favorecer empresas e receber vantagens indevidas. Uma destas empresas tinha como sócio-proprietária a esposa dele, Carolina Oliveira. A Polícia Federal indiciou o ex-governador por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Ao pedir o arquivamento do caso, o Ministério Público Federal afirmou que, após a apuração, não foi possível comprovar os crimes. A defesa de Pimentel afirmou que houve “especulação” e que o arquivamento era “a única alternativa”.

Absolvição no TRE-MG

No último dia 22, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais absolveu o ex-governador Fernando Pimentel da acusação de omissão de cerca de R$ 1,5 milhão em prestação de contas na campanha ao Senado, em 2010. À época, ele não foi eleito.

Na decisão, o juiz também afirmou que não foram colhidas provas da denúncia feita contra o político e que as que foram produzidas não são suficientes para confirmar a existência de doações eleitorais não contabilizadas na prestação de contas.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura entrega novo Largo do Atheneu e drenagem na rua Seridó

Foto: Magnus Nascimento

O início da noite desta quinta-feira (12) foi de mais uma obra entregue à população natalense. O prefeito Álvaro Dias realizou a entrega do novo Largo do Atheneu, no bairro de Petrópolis, Zona Leste da cidade. Com um espaço totalmente requalificado, o local vai proporcionar não apenas o fomento da cultura e do lazer, mas principalmente acabar com os alagamentos que eram ocasionados pelas chuvas e causavam transtornos aos moradores e comerciantes, principalmente na rua Seridó.

Com um investimento total de R$ 9,7 milhões, o espaço no Largo do Atheneu conta com nova pavimentação, com blocos intertravados e também com sinalização horizontal e um reforçado sistema de drenagem, com três bombas que aumentarão o escoamento das águas de chuvas. Além disso, o paisagismo conta com o projeto Planta Natal, que ficou responsável pela arborização e com iluminação 100% em LED, bancos em concretos e bicicletários. Equipamentos que garantem conforto e segurança para as pessoas.

O prefeito Álvaro Dias destacou que a importância da requalificação do Largo do Atheneu trará uma melhoria para todos os moradores e trabalhadores da região. “A transformação que houve aqui no Largo do Atheneu, com o investimento realizado pela Prefeitura, possibilitará a erradicação de um grande problema que existia para moradores e comerciantes. Com esse trabalho que fizemos, certamente o novo Largo do Atheneu vai ser um dos preferidos para a realização de eventos, entre os quais o nosso Carnaval”, enfatizou Álvaro.

Proprietária de um bar no local, a empresária Keila Miranda contou que o alagamento ocasionado pela última chuva fez com que ela tivesse um enorme prejuízo. Com a requalificação no Largo, Keila não tem dúvidas de que as coisas irão melhorar. “A obra ficou linda. A Prefeitura está de parabéns. Acredito que agora tudo vai melhorar e já estou ansiosa”, acredita ela.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula deixa UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital Sírio-Libanês

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta da UTI nesta sexta-feira (13) após uma cirurgia intracraniana e uma complementação cirúrgica realizadas nesta semana, na unidade de São Paulo do hospital Sírio-Libanês.

Lula segue internado, mas agora sob cuidados semi-intensivos. O que muda é que o monitoramento passa a ser em intervalos, e não de forma contínua, no mesmo quarto.

Segundo boletim médico divulgado às 11h40 desta sexta, o presidente “segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores”..

alta hospitalar está prevista para o início da próxima semana. O médico cardiologista Roberto Kalil disse que Lula deve ter alta entre segunda (16) e terça-feira (17), quando poderá viajar de volta a Brasília.

Dreno foi retirado

Na noite de quinta, a equipe médica removeu de Lula um dreno intracraniano. O equipamento foi utilizado durante a embolização de uma artéria no período da manhã. O procedimento bloqueou o fluxo sanguíneo e evitou sangramentos com a ajuda de um cateter, introduzido pela artéria femoral do presidente. A complementação foi necessária após uma cirurgia realizada às pressas na madrugada de terça (10) para drenar uma hemorragia.

“O presidente teve uma dor de cabeça [após a cirurgia]. Quando se sentiu mal, ele comunicou os médicos”, disse a médica Ana Germoglio. “Nos dois dias após a cirurgia [já] foi discutido o procedimento complementar, [que] foi com sucesso”, completou Kalil.

“O presidente ‘está neurologicamente perfeito’ e conversando.” A declaração foi dada ontem, em coletiva de imprensa, por Marcos Stavale, outro membro da equipe médica, após o procedimento para complementação cirúrgica.

Fonte: UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Em São Vicente, pum paralisa sessão na câmara; “Não fui eu”, gesticula presidente

Uma Sessão da Câmara Municipal da cidade de São Vicente, região Seridó Potiguar, precisou ser interrompida após mau cheiro tomar conta do ambiente.

O vereador Joãozito estava posicionado na Tribuna para fazer uso da palavra e foi o primeiro a detectar o pum, na sequência o Presidente da Mesa Diretora, vereador Neto, sinaliza com o mão: “não fui eu”, logo a reunião é paralisada.

Um morador de São Vicente detonou os parlamentares do município: “Quem tem uns representantes desses não precisa de mais ninguém para fazer nossa cidade passar vergonha”.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Marcas retiram do ar itens inspirados em homem acusado de matar CEO de plano de sáude nos EUA

Foto: GettyImages/ND

A polêmica em torno de roupas e acessórios que supostamente pertenciam a Luigi Mangione continua. Agora, no entanto, não é mais sobre as peças que ele teria usado na hora do crime, conforme imagens divulgadas pela polícia há uma semana.

Desde que foi preso como suspeito de matar a tiros o CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, as imagens do rapaz estão dando o que falar e, surpreendentemente, não só de forma negativa. Um dia depois da prisão, camisetas e outros itens inspirados nele já estavam à venda na internet.

As peças levam estampas com fotos de Luigi, ou frases como “Free Luigi”, ilustrando a revolta de parte das pessoas contra as seguradoras de saúde dos Estados Unidos.

O site Good Shirts, por exemplo, está comercializando uma camiseta com a frase “I Can Fix Him” (eu posso consertá-lo, em tradução livre). Outra leva as palavras “Deny, Defend, Depose” (negar, defender, depor), que, segundo a polícia, estavam nos invólucros das balas usadas na cena do cr1m3.

Sites de vendas como eBay e Amazon, segundo a imprensa internacional, estão banindo os produtos por violarem as normas contra itens de teor ofensivo e controverso. Há, no entanto, pessoas driblando a orientação com produtos oficiais do personagem Luigi, da Nintendo.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Saiba quem é o ex-secretário argentino baleado ao entrar por engano em rua do RJ

Foto: Reprodução

O argentino e ex-secretário de Bariloche, Gastón Burlón foi baleado após entrar por engano em uma das localidades do bairro Rio Comprido, no Rio de Janeiro, na tarde da última quinta-feira (12). Ele foi socorrido ao Hospital Municipal Souza Aguiar, e segundo a última atualização da Secretaria Municipal, o estado de saúde dele é gravíssimo.

“Nos últimos 4 anos, o turismo em Bariloche experimentou um crescimento exponencial na oferta e na demanda, com recordes históricos no número de visitantes, movimentação aérea, número de leitos hoteleiros e impacto no emprego. Continuemos trabalhando juntos para fortalecer este modelo de gestão que concebe o turismo como uma verdadeira política de Estado”, escreveu ele na época.

Burlón, que é pai de dois meninos, atualmente é o presidente da Câmara de Turismo Estudantil. Em uma publicação feita nas redes sociais, o argentino comemorou o novo cargo que assumiu há pouco mais de um ano. “Iniciamos um novo desafio”, escreveu ele.

Nas redes sociais, Gastón compartilha diversos registros de viagens e lugares pelo mundo. Segundo a Polícia Militar, os agentes foram acionados para se deslocarem até o hospital para verificarem a entrada de um homem que havia sido “vítima de disparos de arma de fogo”. Os policiais confirmaram o ocorrido.

O Corpo de Bombeiros recebeu um acionamento na rua Cândido de Oliveira, em Rio Comprido, e socorreu o homem. Em nota, a Polícia Civil informou que a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) investiga o caso. O órgão informou também que “a perícia foi solicitada para o local e familiares da vítima estão sendo ouvidos.”

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

46% não sabiam da investigação do golpe contra Lula, diz pesquisa

Foto: Reprodução

Pesquisa da Quaest divulgada nesta 6ª feira (13.dez.2024) afirma que 46% dos brasileiros não sabiam da existência da “Operação Contragolpe”, que investiga um plano de golpe de Estado para destituir o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O relatório diz que 54% dos entrevistados sabiam sobre a investigação no momento em que foram questionados e 1% não souberam/não responderam à pesquisa. A Polícia Federal aponta que militares agiram para monitorar o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes para prendê-lo e assassiná-lo e que planejaram o homicídio de Lula e do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos. Foram entrevistados 8.598 brasileiros com idade eleitoral, ou seja, com mais de 16 anos, entre 4 e 9 de dezembro. A margem de erro é de 1 p.p. para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A Quaest apresentou também os dados filtrados pelo voto no 2º turno das eleições de 2022. Entre os eleitores de Lula, 61% acreditam que houve tentativa de golpe por parte dos militares e de Bolsonaro, enquanto 28% dizem que não. No mesmo recorte, 59% pensam que Bolsonaro participou da tentativa de golpe e 24% pensam que ele não teve envolvimento.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Aí é o golpe do gópi, o golpe na verdade aconteceu desde o dia 1° de janeiro de 2019, o resto é balela.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Jovens atacam pedestres e comércios com balas de gel e são revidados com tiros de arma de fogo em Natal

Vídeo: Reprodução

Jovens que transitavam pelas ruas de Natal, atacando pedestres e comércios com tiros de balas em gel, quase são atingidos ao serem revidados com tiros de arma de fogo.

Após o episódio, os próprios garotos narram em vídeo o que aconteceu e mostram marcas de tiros no veículo em que estavam.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Studio Corpo de Baile traz o espetáculo “DÓ RÉ MI, O SOM DA MÚSICA”

O STUDIO CORPO DE BAILE, sempre fiel ao compromisso de educar através da ARTE, traz neste ano de 2024, o espetáculo “DÓ RÉ MI, O SOM DA MÚSICA”, que foi inspirado no inesquecível musical “A Noviça Rebelde”.

Nos vales e montanhas dos Alpes, entre pássaros e edelweiss, lagos e campinas, no antigo convento perdido no tempo vivia Maria, a Noviça Rebelde. Maria estava sempre alegre, tinha linda voz e amava cantar.
Maravilhada no meio de tanta beleza, esquecia do tempo e, sempre, chegava atrasada para as orações da tarde.

A Madre Superiora, insegura quanto a vocação de Maria, a induz a trabalhar como governanta na casa do Capitão Von Trapp, viúvo, com filhos em todas as idades. Maria sai do Convento para ajudar o Capitão na educação dos seus sete filhos e com muita alegria, música e amor, Maria vai conquistando o carinho e o respeito das crianças.

Com o tempo o Capitão e Maria se apaixonam e se casam, tendo uma vida repleta de felicidades junto as crianças!

“DÓ RÉ MI, O SOM DA MÚSICA”

Elenco Principal:
*NOVIÇA – Laura Garcia
*CAPITÃO VON TRAPP – Élio Araújo
*FILHOS VON TRAPP-
Paola Oliveira, Iasmin Galvão, Lis Muneiro, Lívia Campos, João Marcelo Miranda, Maria Thereza Miranda e Helena Bessa.
*Madre Superiora – Margoth Lima
*Baronesa – Everlly Souza
*Tio Max – Kako D Ravena
*Mensageiro – André Nogueira e Jhon Vianna
*Freiras – Isabel Araujo, Larissa Rodrigues, Micaele Guimarães, Paloma Anychelle e Yasmin Uchoa.
Edelweiss – Larissa Rodrigues, Mariana Moffati, Micaele Guimarães, Paloma Anychelle, Yasmin Uchoa e Suzana Regis.

DIREÇÃO ARTÍSTICA
Charles Sales e Simone Feitosa

DIREÇÃO GERAL
Anna Thereza Miranda
e Deborah Miranda

Serviço:

Local: Teatro Alberto Maranhão
Dias 13 e 15 de dezembro (sexta e domingo)
Horários: 16h e 19h
Ingressos à venda na bilheteria do Teatro a partir das 14h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Castração química para condenados por crimes sexuais aprovada na Câmara: veja como votou cada deputado federal do RN

Foto: Edilson Rodrigues

A Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou nesta quinta-feira (12) uma proposta que autoriza a castração química para condenados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

A proposta aprovada pelos parlamentares transforma a castração química em uma das punições a condenados por por aliciamento de menores, estupro de vulnerável e prostituição infantil, além de crimes como gravar, comprar, vender, divulgar ou simular cenas de sexo envolvendo crianças e adolescentes.

O procedimento de castração é realizado com medicamentos inibidores de libido a fim de privar o paciente de impulsos sexuais.

A proposta foi aprovada na câmara com 267 votos a favor, 85 contrários e 14 abstenções. Veja como votou a bancada federal do Rio Grande do Norte:

Votaram a favor:

  • João Maia (PP)
  • Benes Leocádio (União Brasil)
  • Robinson Faria (PL)
  • General Girão (PL)
  • Sargento Gonçalves (PL)

 

Votou contra

  • Fernando Mineiro (PT)

Ausentes

  • Natália Bonavides (PT)
  • Paulinho Freire (União Brasil)

A proposta segue para análise dos senadores. Um projeto de lei semelhante foi apresentado no Senado federal pelo senador potiguar Styvenson Valentim (Podemos) e aprovado na Comissão de Constituição e Justiça.

No caso do projeto de Styvenson, a pena seria aplicada a condenados reincidentes por crimes de estupro em geral e funcionaria como uma alternativa à prisão.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. Não acredito que fatao do GD, DEPOIS DESSE COICE DO NINE, do governo desastroso que vem fazendo, das inúmeras mentiras que contou, ainda tenha a coragem de ser candidata a alguma coisa, mais vamos lá, a deputada estadual seria um retrocesso sem tamanho, a rederal acho que ela se elege, só que inevitavelmente mineiro preguiçoso e agressivo, sujao de ambiente com f…… vai dançar, a senadora não se candidata, perdeu o cacife e não vai querer amargar uma derrota humilhante.

  2. Por aí, você percebe a hipocrisia do partido das trevas. Quando era pra salvar criança do aborto, eles berravam, alegando proteção a estuprador. Agora, votam a favor de pedófilos. Santa hipocrisia desses canalhas! Só retardados para acreditar nessa quadrilha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Alunos da Maple Bear Natal superam desempenho de país número 1 do mundo em leitura e compreensão textual

Fotos: Divulgação

A Maple Bear Natal está encerrando o ano letivo de 2024 comemorando ótimos resultados em testes que avaliam os conhecimentos dos estudantes. Os alunos que concluíram o Ensino Fundamental (Anos Iniciais) foram avaliados em leitura e compreensão textual e tiveram desempenho bem acima da média global. Também foram aplicados testes para os concluintes das duas etapas do Fundamental, que comprovaram o domínio dos estudantes em Língua Inglesa quanto a escuta, escrita, fala e leitura.

Os testes são feitos pelo Evolucional, um balizador externo contratado para medir o desempenho dos alunos, sem nenhuma influência da escola. Geralmente, essa avaliação é feita no final de cada ciclo. No Year 5 (5ª ano) mais de 70% dos alunos foram enquadrados como ‘avançados’ em leitura e compreensão textual.

A empresa responsável pelos testes faz a comparação das médias alcançadas pelos estudantes com métodos de desempenho da educação, como é o caso do PISA, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, que mede o desempenho de alunos de 15 anos em matemática, leitura e ciências e é realizada em 81 países. No quesito leitura e compreensão de texto, a Maple Bear alcançou a pontuação de 549,6. Nesse comparativo, se a escola fosse considerada um país, estaria no topo do ranking mundial, acima do atual primeiro lugar, que é Singapura, com média 543. O Brasil ocupa a 53ª no posição no PISA, com nota 410.

“Esse resultado é fruto do empenho e dedicação de cada um, aliado à nossa metodologia de ensino, que valoriza a excelência acadêmica e favorece o desenvolvimento integral das habilidades linguísticas de nossos alunos”, disse Mona Lisa Dantas, diretora pedagógica da Maple Bear Natal.

A escola, que tem o ensino bilíngue, também conquistou excelentes resultados nos testes de proficiência internacional em inglês Young Learners, que foram aplicados para os alunos do Year 5. No exame, são avaliados a compreensão de escuta, escrita, fala e leitura dos estudantes. Eles conquistaram a pontuação média de 39 – sendo 45 a nota máxima – um índice equiparada a nativos em Inglês da mesma faixa etária.

Na escola, o bilíngue é trabalhado de forma natural e imersiva, com blocos de aulas organizados por idiomas. “Tivemos 86% de aproveitamento, sinalizando que nossos alunos alcançam facilmente o nível de proficiência projetado, o B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas”, explica Mona Lisa.

Os alunos do Year 09 também realizaram o teste de proficiência, o Level Test da Pearson. Em média, os alunos alcançaram os níveis B2+ e C1, destacando-se pela habilidade de: apresentar informações claras e detalhadas sobre uma ampla gama de temas; expressar e defender pontos de vista de forma bem estruturada, interessante e persuasiva; utilizar a linguagem de forma funcional para expressar avaliações e organizar ideias de maneira eficaz; e comunicar-se com grande espontaneidade, o que possibilita uma conversa fluente com falantes nativos.

Maple Bear Natal

Fundada há 15 anos, a Maple Bear tem a marca da inovação, do compromisso com o ensino e com a formação de cidadãos. Fundamentada no modelo canadense, a escola tem proporcionado a milhares de alunos, durante toda a sua trajetória, uma experiência de aprendizado única. O modelo de educação estimula a autonomia, o pensamento crítico e a resolução de problemas, formando cidadãos para o futuro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *