Jornalismo

Líderes partidários na Assembleia dispensam tramitação de matérias

No início da tarde desta terça (27), o colegiado de líderes dispensou a tramitação de cinco matérias, lidas ao final da Sessão Ordinária.

Quatro delas serão lidas na Sessão Plenária desta quarta (28); destas, duas são projetos de lei que alteram as leis estaduais 9558/11 e 9271/99 que autorizam o Executivo a contratar operações de crédito com o BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento.

Um terceiro projeto de lei se refere ao Ministério Público, alterando dispositivos das Leis Complementares 141/96 e 446/10, para dispor sobre as atribuições do cargo de Corregedor Geral Adjunto do MP/RN e transforma em função gratificada o cargo comissionado de Diretor da Corregedoria Geral. A última matéria a ser lida nesta quarta-feira é um projeto de lei de criação da 19ª Promotoria de Justiça de Mossoró.

A quinta matéria que teve tramitação dispensada e que será lida na quinta-feira (29) dispõe sobre o reajuste do piso salarial de professores e especialistas em educação na rede estadual de ensino.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID-19: Brasil atinge a marca de 90% dos adultos vacinados com a 1ª dose

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil 

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (2) que o número de pessoas aptas a receberem o imunizante corresponde a 177 milhões de brasileiros. Ao todo, 159,3 milhões tomaram a primeira dose da vacina. Até o momento, mais de 372,5 milhões de doses foram distribuídas aos 26 estados e Distrito Federal.

O Brasil atingiu nesta quinta-feira a marca de 90% do público-alvo, ou seja, adultos com mais de 18 anos vacinados com a primeira dose de algum dos imunizantes contra a covid-19. Ao todo, 159,3 milhões de brasileiros iniciaram o ciclo vacinal contra a doença e 79,03% completaram o esquema com as duas doses ou dose única, de acordo com dados divulgados pelo ministério.

O país também registrou queda de 92,57% na média de óbitos desde o pico da pandemia, registrado em 19 de abril deste ano.

Em novembro, o governo federal comprou mais de 550 milhões de doses de imunizantes. A expectativa do Ministério da Saúde é que mais de 354 milhões de doses sejam utilizadas como reforço em 2022.

Até o momento, 14,1 milhões de pessoas estão com a imunização reforçada com a dose adicional ou de reforço. Cerca de 13,7 milhões de brasileiros entre 12 e 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina e 3,4 milhões estão completamente vacinados com as duas doses da Pfizer.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Mendonça toma posse como ministro do STF no dia 16

Foto: Reprodução / STF

O ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública André Mendonça toma posse como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) no próximo dia 16, um dia antes do encerramento do ano judiciário. A data foi confirmada em reunião entre Mendonça e o presidente do Supremo, Luiz Fux, no início da tarde desta quinta-feira (2).

Mais cedo, Mendonça esteve no Palácio do Planalto para se encontrar com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). No entanto, foi informado a ele que o chefe do Executivo não estava em Brasília. Bolsonaro viajou às 11h para o Rio de Janeiro (RJ), onde participa da solenidade de formatura do curso de de graduação de militares da Escola de Sargentos de Logística.

Aos jornalistas que estavam no Planalto, Mendonça disse que ficou satisfeito com o resultado da sabatina e que recebeu a ligação do presidente da República ainda na noite de ontem. “Fiquei muito feliz, sabia que ia ser difícil, mas que íamos vencer”, comentou.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senado aprova PEC dos Precatórios em dois turnos; texto volta para a Câmara

Foto: Reprodução / CNN Brasil

O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (2) em segundo turno o texto da PEC dos Precatórios, por 61 votos a 10. A pauta precisava de, no mínimo 49 votos. A votação em primeiro turno foi um pouco antes, e teve 64 votos favoráveis e 13 contrários, além de 2 abstenções.

Agora, a matéria precisa voltar para a Câmara — onde precisa de 308 votos –, já que teve seu texto alterado pelos senadores.

O projeto, que abre espaço no Orçamento de 2022 para o Auxílio Brasil, foi aprovado na terça-feira (30) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por 16 votos a 10. Nessa fase, eram necessários 14 votos favoráveis.

O texto da PEC dos Precatórios tem como espinha dorsal quitar metade do valor de dívidas judiciais da União no ano que vem, e mudar o cálculo do teto de gastos, o que abriria R$ 106 bilhões.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de São Gonçalo investe em equipamento que libera quase mil exames por hora

Foto: Reprodução / Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN realizou mais um investimento na modernização da saúde do município. O diagnóstico laboratorial avançou a partir da implantação da plataforma integrada de química seca e quimioluminescência amplificada. Trata-se de um único equipamento, de grande porte, que substituiu outras máquinas, permitindo ao técnico-operador a liberação de até 945 resultados de exames por hora.

Essa moderna tecnologia favorece a realização dos mais completos recursos de dosagens bioquímicas em metodologia de reflectometria por química seca, em que não se usa água ou qualquer derivado líquido em suas reações. Além de impactar na qualidade do exame, não sofre interferência na análise e não produz resíduo líquido, que posteriormente seria despejado no meio ambiente. É economia de água e preservação ambiental em uma única plataforma, tornando São Gonçalo do Amarante o único município do estado do Rio Grande do Norte a oferecer, na estrutura pública, esse serviço de diagnóstico. O equipamento ainda possibilita a obtenção da mais segura análise em quimioluminescência amplificada, em que podem ser realizadas as mais diversas dosagens hormonais e imunológicas.

Em tempos de pandemia, o investimento faz toda diferença, já que o equipamento permite o melhor exame para o diagnóstico de anticorpos para o Anti-SARS-COV-2 (Covid 19), em que se promove a investigação da imunidade da população.

“Esse é mais um investimento importante na qualidade da saúde oferecida à população de São Gonçalo. Esse equipamento, que só os laboratórios privados dispõem, gera modernidade nos diagnósticos e oferece ao nosso Laboratório Municipal de Análises Clínicas a capacidade de realizar mais exames, com mais precisão, sem utilização de água, sem gerar resíduos líquidos ao meio ambiente, e ainda com a economia de cerca de R$ 20 mil por mês. É a busca incansável da melhoria dos serviços, com racionalidade dos recursos públicos”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

VÍDEO MEIO-DIA RN: Confira o programa desta quinta-feira

Confira programa desta quinta-feira (02). O Meio-Dia RN, com este blogueiro, debateu os principais assuntos no Estado, pelo país e no mundo. Nesta edição, também houve entrevista com Samuel Gondim – CEO do Carpediem Homes (administradora de imóveis de temporada). Clique abaixo e assista via YouTube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Policial stalker é presa pela 4ª vez por perseguir ex-namorados, no DF

Foto: Reprodução

A policial civil do Distrito Federal Rafaela Luciene Motta Ferreira, de 40 anos, foi presa novamente, nesta quinta-feira (2), por descumprimento de medida restritiva, que proibia a agente de se aproximar de um ex-namorado. O pedido foi feito pela corregedoria da corporação e acatado pela Justiça, após a agente furar os pneus e esfaquear a vítima, no domingo (28).

Essa é, pelo menos, a quarta vez que Rafaela é presa por crimes cometidos contra pessoas com quem ela se relacionava. A policial foi detida na noite desta quarta-feira (1°), na casa de familiares, na Asa Norte.

Inicialmente, Rafaela recusou se entregar aos investigadores. A policial solicitou a presença de um advogado antes de concordar ir para cadeia.

O corregedor da Polícia Civil, Adval Cardoso, informou que o episódio é “constrangedor e lamentável”. De acordo com ele, a policial “está desequilibrada” e o pedido de prisão foi necessário. “Infelizmente, ela em liberdade seria um risco para o ex, para outras pessoas e para si própria”, afirmou.

Rafaela, segundo o corregedor, está na carceragem da Polícia Civil. A audiência de custódia, nesta quinta-feira (2), determinou a prisão preventiva – por tempo indeterminado. A agente será encaminhada à Penitenciária Feminina do DF, conhecida como Colmeia.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Gratuidade do circular da UFRN deve voltar em 2022, diz secretária da STTU

Foto: Reprodução

Durante o protesto realizado por estudantes e políticos na manhã desta quinta-feira (02) na porta da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), contra a cobrança na linha que atende a Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN), a responsável pela pasta, Daliana Bandeira, disse que a cobrança da tarifa é “emergencial” e que a gratuidade deve retornar no próximo ano.

A secretária explicou que a linha circular foi devolvida para a Prefeitura do Natal e que não há equilíbrio para manter a gratuidade. “A linha (588), que operava de forma gratuita antes da pandemia, foi devolvida à STTU pelas empresas. A pasta, ao longo de 4 meses, ficou nas tratativas para conseguir um retorno do circular nos moldes que operava antes. Com a pandemia, houve uma redução de números de passageiros e ficou inviável a operação dessa linha de forma gratuita. A solução que se encontrou, emergencialmente para esse período onde as atividades da universidade não estão 100%, foi a operação Alimentadora UFRN”, disse.

“Para se ter um transporte gratuito, alguém tem que pagar a conta. O município não tem condições no momento de custear essa linha. Os alunos que na rede integrada já pagam uma passagem, não pagam passagem a mais. O que se deve estudar agora é uma forma de integrar alunos que vêm da Região Metropolitana, do transporte intermunicipal, para que esses municípios façam o custeio desse transporte. Na época, conversamos com a universidade, questionamos se não teria condições de custear esse transporte, como acontece em algumas cidades do Brasil. A resposta da universidade sempre foi de que não tinha como”, concluiu Daliana.

Questionada se a gratuidade será retomada com a volta de 100% dos estudantes às atividades presenciais, em fevereiro de 2022, a secretária da STTU garantiu que sim. “A intenção é que, o sistema voltando ao seu equilíbrio, retomando o número de passageiros, o circular volte a rodar de forma gratuita”, afirmou.

Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. Antes muitas linhas de ônibus entravam no campus, então tiraram as linhas de dentro do campus e as empresas colocaram o circular como alternativa para retirarem as linhas. Agora já querem cobrar por esse serviço?

  2. Almoço grátis não existe.
    Se esses espertos andam de graça, alguém tá pagando por eles.

    1. E os vereadores, promotores, juizes, deputados, senadores, que andam de graça para suas bases eleitorais para distribuir dinheiro público, milhões, para se perpetuar no poder fomentando assim a corrupção, a imoralidade. O BOZO POR EXEMPLO PASSOU A PANDEMIA TODINHA ANDANDO DE MOTO A CUSTAS DE QUEM? DO PAPAI NOEL? me ajude! os estudantes tem que ter o mínimo de condições para que possam estudar e melhorar esse Pais.

    2. Não é bem assim não. Antes havia linhas que passavam pelo campus, ou seja, você podia ir da Zona Norte p a UFRN pagando uma passagem. Tiraram as linhas e colocaram o circular gratuito e agora querem cobrar, fazendo com que a pessoa que pagava uma passagem passe a pagar duas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senado aprova texto-base da PEC dos Precatórios em 1º turno

Foto: WALDEMIR BARRETO / AGÊNCIA SENADO

O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (2) em primeiro turno a PEC dos Precatórios, com 64 votos a favor, 13 senadores contra e 2 abstenções. Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição, o texto precisa ser aprovado também em segundo turno.

Uma vez aprovada pelo Senado em dois turnos, a pauta precisa voltar para a Câmara, já que teve seu texto alterado pelos senadores.

O projeto, que abre espaço no Orçamento de 2022 para o Auxílio Brasil, foi aprovado na terça-feira (30) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por 16 votos a 10. Nessa fase, eram necessários 14 votos favoráveis.

O texto da PEC dos Precatórios tem como espinha dorsal quitar metade do valor de dívidas judiciais da União no ano que vem, e mudar o cálculo do teto de gastos, o que abriria R$ 106 bilhões.

Mudanças no texto

Em busca de maior apoio para a aprovação da PEC dos Precatórios no plenário do Senado, o relator do texto, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), cedeu em mais alguns pontos da proposta. Entre as principais mudanças no novo parecer está a vinculação de todo espaço fiscal aberto com o subteto para o pagamento de precatórios ao Auxílio Brasil e à Seguridade Social.

A medida será aplicada anualmente para os recursos “excedentes” pelo limite no pagamento de precatórios até 2026. Ou seja, por 5 anos, o novo programa social e os gastos com seguridade têm fonte de financiamento garantida pelo limite no pagamento de precatórios.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Café com Conselho: Os desafios diante da violência contra a pessoa idosa

O Café com Conselho recebe a Psicóloga CAMOMILA FERREIRA, profissional engajada na causa em defesa a Pessoa Idosa que trouxe valiosas contribuições como conselheira estadual do RN. Camomila é Psicóloga dos Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade na SEMTAS e Psicóloga do Centro de Reabilitação de Adultos – CRI/CRA. Nesse bate-papo iremos expor um tema delicado, mas necessário, como agir diante de uma violência, como identificar os tipos existentes? O Café com Conselho de fim de ano aborda um assunto relevante e a nossa convidada tem muito a nos auxiliar com o tema: OS DESAFIOS DIANTE DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA.

CAFÉ COM CONSELHO

Transmissão toda primeira sexta-feira do mês às 10h.

NOSSOS CANAIS:

https://www.instagram.com/cedepirn/
https://www.facebook.com/cedepirn

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo deve criar ministério para cuidar do patrimônio da União

Foto: Adriano Machado / Reuters

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu a criação de um novo ministério para cuidar do patrimônio da União, na contramão do discurso de austeridade fiscal. Durante evento sobre avaliação de estatais, realizado nesta quarta-feira (1) pelo ministério, ele citou a nova pasta como uma das plataformas de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, a fim de gerar recursos para o combate à pobreza por meio de privatizações.

De acordo com o ministro, o “Ministério do Patrimônio da União” teria de R$ 3 trilhões a R$ 4 trilhões em ativos para administrar, sendo R$ 1,2 trilhão de imóveis da União, R$ 800 bilhões das estatais federais e R$ 1 trilhão a R$ 2 trilhões de recebíveis. “O Estado brasileiro não pode ser rico”, disse Guedes. Ele afirmou que vem conversando com Bolsonaro sobre o assunto. Segundo o ministro, a venda desses ativos formaria um fundo para a erradicação da pobreza.

Correio Braziliense

Opinião dos leitores

  1. Vixe! Esse era o governo liberal? Tá mais parecido com o segundo mandato de DilmAnta: mais perdido que cego em tiroteio! Esse ministro dizia que iria vender os diversos imóveis da Uniao e privatizar mundos e fundos e até agora o governo do MINTOmaníaco das rachadinhas criou duas estatais e não privatizou nem vendeu NADA! Vai criar mais um ministério pra abarcar os aliados do centrão … Muuuuuu

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *