Judiciário

‘Não houve excesso na Lava Jato. Opinião de militante não conta’;‘Lula está preso porque cometeu crimes. A Petrobras foi saqueada’, diz Moro em entrevista

A maior preocupação do ministro, no momento, é com o futuro da Operação Lava-Jato, especialmente com o STF, que está julgando ações que podem pôr a perder boa parte do trabalho já realizado pela força-tarefa e beneficiar corruptos notórios, como o ex-presidente Lula e o ex-deputado Eduardo Cunha. Sobre a declaração do ex-­procurador-geral da República Rodrigo Janot de que iria matar o ministro Gilmar Mendes e depois se suicidar, revelada por VEJA na semana passada, foi lacônico: “É difícil acreditar nessa história”.

Leia mais: Em entrevista a Veja, Moro diz que ‘Brasília é cheia de intrigas’, fala de ‘tentativas de se indispor com o presidente´, e garante que Bolsonaro ‘é seu candidato em 2022´

“QUAL FOI O EXAGERO DA LAVA-JATO?”

Acusado de parcialidade na condução da Lava-Jato, o ministro vê ataques direcionados para minar os resultados da operação, rebate o discurso de que houve seletividade no que se refere aos alvos das investigações e comenta as revelações feitas pelo ex-procurador Rodrigo Janot, que afirmou ter tentado matar o ministro Gilmar Mendes no STF

.“Não houve excesso, ninguém foi preso injustamente. Opinião de militante político não conta, pois desconsidera as provas. A sociedade tem de consolidar os avanços conquistados pela operação. As pessoas falam em excessos, mas qual foi o excesso da Lava-Jato? Essa entrevista do ex-procurador Janot é coisa dele. Não tem nada a ver com Curitiba. É difícil acreditar nessa história. Agora vem essa discussão de que a ordem das alegações finais seria um erro da Lava-Jato. Os avanços anticorrupção não são de propriedade de juízes ou procuradores. É uma conquista da sociedade, do país. É o país que perde com eventuais retrocessos.”

“NÃO HÁ ILEGALIDADE NAS MENSAGENS”

A divulgação de mensagens captadas ilegalmente nos celulares dos procuradores da força-tarefa levantou suspeitas e gerou acusações de atuação imprópria e de parcialidade do então juiz Sergio Moro

.“No caso das mensagens divulgadas pelo The Intercept Brasil e por outros veículos, mesmo que elas fossem verídicas, não haveria nelas nenhuma ilegalidade. Onde está a contaminação de provas? Não há. É uma questão de narrativa. Houve, sim, exagero da imprensa. Esse episódio está todo superdimensionado. A Polícia Federal está investigando as pessoas que invadiram os celulares. Não está descartada a hipótese de que houve interesses financeiros por trás desse crime. Esses hackers, pelo que já foi demonstrado, eram estelionatários. Mas nada vai mudar o fato de que a Operação Lava-Jato alterou o padrão de impunidade da grande corrupção. As pessoas sabem diferenciar o que é certo do que é errado.”

Veja mais: Em entrevista a Veja, Moro diz que ‘Brasília é cheia de intrigas’, fala de ‘tentativas de se indispor com o presidente´, e garante que Bolsonaro ‘é seu candidato em 2022´

“LULA ESTÁ PRESO PORQUE COMETEU CRIMES”

Condenado a vinte anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-presidente pediu ao Supremo Tribunal Federal que decrete a suspeição de Moro. Se isso acontecer, Lula, que está preso há mais de um ano, poderá ser solto e seu processo voltar à estaca zero.

“Estou bem tranquilo com minha consciência quanto ao que fiz. O ex-­deputado Eduardo Cunha também diz que é inocente. Aliás, na cadeia todo mundo diz que é inocente, mas a Petrobras foi saqueada. Sempre que há um julgamento importante, dizem que a Lava-Jato vai acabar, que tudo vai acabar. Há um excesso de drama em Brasília. As pessoas pensam tudo pela perspectiva do Lula, embora seja possível que o julgamento do STF sobre a ordem das alegações finais leve à anulação da sentença sobre o sítio de Atibaia. Lula está preso porque cometeu crimes.”

“O STF TEM DE AVALIAR BEM AS CONSEQUÊNCIAS”

A confirmação pelo Supremo de que condenados poderiam começar a cumprir pena antes de a sentença transitar em julgado acelerou o processo de punição dos condenados e catalisou as investigações da Lava-Jato. Suspeitos passaram a fechar acordos de delação diante da perspectiva de acabarem atrás das grades a curto prazo. Neste mês, o STF vai analisar novamente a legalidade das prisões em segunda instância e, se voltar atrás, poderá impor o maior de todos os reveses à Lava-Jato, na avaliação do ministro da Justiça.

“A eventual mudança de entendimento do STF sobre a prisão em segunda instância é o que mais me preocupa. Espero, respeitosamente, que não ocorra. O Supremo terá de avaliar bem as consequências de uma eventual reversão sobre o movimento anticorrupção e sobre a esperança das pessoas por um país mais íntegro e mais justo. Agora, como tenho uma formação de agente da lei, de juiz, entendo que toda crítica deve respeitar a instituição, sendo o STF fundamental para a democracia.”

Veja

Opinião dos leitores

  1. O sr tem que ser presidente desse país, nem que seja na marra.
    Vai ser sim!!!!
    MORO PRESIDENTE, se Deus quiser!!!

  2. O nosso Ministro e Herói Nacional Moro está corretíssimo.
    Opinião de militante não conta.
    Será que tem aqui algum .
    Fico com os homens de bem.

  3. A prosperidade do crime de todas as suas modalidades está diretamente ligada a sua forma de combate, pois diante da complacência dos que fazem as normas legais serem cumpridas a coisa só piora.
    É notório que o descrédito que esta sendo construído perante a sociedade e em cima da operação Lava Jato que por objetivo a extinção e por tabela o livramento dos que foram pegos em situação da pratica dos mais variados crimes, tendo o de "lesa pátria" como o mais hediondo.
    Mas nada é feito no Brasil em prol de seu povo, e sim, contra a nação que quando pensa que já viu de um tudo, aparece membros da turminha do onze que fazem de um tudo para o pior dos retrocessos que é o uso do subterfúgio para proteger alguns em detrimento ao devido dever legal que é a punição.
    O trabalho dos que promoveram a operação, é merecedor de muitos créditos, até de publico reconheço que houve alguns exageros mas foram importantes dentro do contexto para que a sociedade toma-se conhecimento de como funcionava e funciona o submundo do crime do colarinho branco.
    Agora fazer o quê diante de um congresso composto 594 membros e estando boa parte deles inseridos na operação e devidamente comprovados as suas participações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “Não sei como falo pra ele que vou virar estrelinha”, diz Lito Sousa ao falar sobre o filho

Lito Sousa, criador do canal Aviões e Músicas, se emocionou ao falar sobre o filho após receber o diagnóstico de uma doença rara e neurodegenerativa. Em vídeo publicado nesta quarta-feira (26), ele afirmou que não tem medo de morrer, mas teme o impacto de uma eventual perda para o filho.

Em uma cadeira de rodas, ao lado da esposa, Lito falou sobre a possibilidade de a doença avançar. “Eu não tenho medo de morrer, não tenho, não tenho porque eu vivi uma vida boa, uma vida que eu nunca fiz mal pra ninguém”, afirmou.

Na sequência, emocionado, falou sobre o filho. “Mas eu não sei como que eu falo pra ele que eu vou virar estrelinha. Eu não sei a saudade que ele vai sentir”, disse. Lito também afirmou que gostaria de ter mais tempo ao lado do filho e citou momentos simples que ainda gostaria de viver com ele. “Eu queria ter muito mais tempo com ele, eu queria tomar muita caneta dele, que ele joga bola”, afirmou.

Apesar da gravidade do diagnóstico, o piloto disse que ainda mantém a esperança. “Eu não tive, não acabou ainda, tá gente. De repente eu faço uma parte 2 desse vídeo”, declarou.

Segundo Lito, a doença que provocou a encefalite e a perda de movimentos é extremamente rara e não possui tratamento. Ele decidiu registrar o relato enquanto ainda mantém a cognição. A esposa também pediu apoio para que a família possa buscar alternativas, incluindo o uso compassivo de medicamentos que estão em fase de testes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA INDEXA/ESTADÃO BROADCAST: 50% desaprovam o governo Lula; 46% aprovam

oto: Evaristo Sá/AFP

A administração do presidente Lula (PT) é desaprovada pela maioria dos entrevistados na pesquisa realizada pelo Instituto Indexa Pesquisas, encomendada pelo Estadão/Broadcast e divulgada nesta quarta-feira (26).

De acordo com o levantamento, 50% dos entrevistados desaprovam a maneira como Lula administra o país, enquanto 46% aprovam. Outros 4% não souberam ou não quiseram opinar.

Na pesquisa anterior, realizada em julho, Lula tinha 48% de desaprovação e 49% de aprovação. Assim, a reprovação oscilou dois pontos percentuais para cima, enquanto a aprovação recuou três pontos.

A variação da desaprovação está dentro da margem de erro da pesquisa, de 2,2 pontos percentuais.

A pesquisa Indexa/Broadcast foi realizada entre 20 e 23 de agosto, na modalidade quantitativa e amostral. Foram 2.000 entrevistas individuais, por telefone e questionário estruturado. O índice de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,2 pp. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-06366/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] IMAGENS CHOCANTES: Vídeo mostra moradores de distrito do Nepal nadando em mar de lama após tragédia que causou quase 100 mortes

A avalanche de lama que matou, até o momento, 95 no Nepal, 3 na China e deixou 749 desaparecidos segue produzindo imagens chocantes, como as registradas no distrito nepalês de Rasuwa, que mostra moradores se arriscando nas águas do rio Bhote Koshi.

Em meio a destroços, dezenas de pessoas tentam resgatar objetos pessoais arrastados pela forte correnteza.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ARMADILHA? Empresários acusam Governo do RN de atrair indústrias com isenção de impostos do PROEDI e agora cobrar valores retroativos de cinco anos

Foto: Reprodução

Empresários beneficiários do PROEDI (Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio Grande do Norte) estão revoltados com uma nova cobrança de imposto da Secretaria Estadual da Fazenda do RN (SET/RN).

O governo estadual passou a exigir o DIFAL (Diferencial de Alíquota do ICMS) sobre operações que, segundo os empresários, foram realizadas durante anos seguindo uma regra do próprio PROEDI, que proibia o recolhimento antecipado desse imposto.

A principal queixa dos empresários é que o Governo do RN criou o PROEDI para atrair indústrias, ofereceu isenções tributárias como incentivo e, com base nessas condições, empresas se instalaram, fizeram investimentos e organizaram suas contabilidades.

Mas a SET/RN, anos depois cobra valores referentes a operações realizadas desde 2021, atingindo justamente um ponto que o decreto do programa trata como exceção. As notificações começaram a ser enviadas às empresas em agosto e dão prazo de apenas 20 dias corridos para que as empresas se manifestem ou paguem os valores cobrados.

A cobrança dos valores é referente a compras feitas de outros estados, que incluem máquinas, equipamentos, materiais e outros bens destinados ao uso, consumo ou ativo fixo das empresas.

O problema apontado pelos empresários está no próprio Decreto nº 29.420/2019, que criou o PROEDI. O artigo 11, inciso II, estabelece que não se aplica o recolhimento antecipado nas “entradas de bens ou serviços destinados a uso, consumo ou ativo fixo” das empresas beneficiárias.

No entendimento dos empresários, o governo estadual está cobrando agora justamente um imposto que o próprio programa dizia que não seria recolhido de forma antecipada nessas operações. A insatisfação aumenta porque a cobrança não se limita a operações recentes, mas retroativas, uma vez que a SET/RN está exigindo valores de 2021, causando impacto nas empresas, em razão do acúmulo de cinco anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

É PARA PARNAMIRIM: Taveira Júnior destina R$ 350 mil para Segurança Pública no município

A Segurança Pública em Parnamirim merece prioridade do deputado estadual Taveira Júnior (PSDB). Por meio de seu mandato, ele garantiu R$ 350 mil em investimentos para o setor no município. Os investimentos contemplam tanto a estrutura da Guarda Municipal quanto as forças de segurança que atuam na cidade. O que mostra a importância de Parnamirim ter um representante seu no Parlamento estadual.

Do total indicado por Taveira com emendas parlamentares, R$ 150 mil foram destinados à aquisição de viaturas para a Guarda Municipal. Os recursos contribuem para ampliar o patrulhamento e o atendimento às ocorrências em diferentes regiões de Parnamirim.

Outros R$ 200 mil das emendas do deputado são direcionados ao aparelhamento e em melhorias de infraestrutura das polícias Militar e Civil no município. A iniciativa busca proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais e fortalecer a estrutura disponível para o atendimento aos parnamirinenses.

Para Taveira Júnior, o investimento em Segurança Pública representa uma ação direta em favor da população e demonstra a importância da atuação parlamentar na busca por recursos e melhorias para os municípios.

“Segurança é uma das principais preocupações da população e precisamos empreender todos os esforços para o melhor resultado na área. As emendas do nosso mandato representam o compromisso que temos com Parnamirim e com a segurança da nossa população”, destaca o parlamentar, renovando a sua proposta de fortalecer cada vez mais a representação que a cidade tem hoje na Assembleia Legislativa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RÉ DE CHEVETTE: Diante da repercussão negativa, Fátima anuncia que determinou “revogação imediata” de construção de novo presídio na Zona Norte de Natal

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta quarta-feira (26) nas redes sociais que determinou “a revogação imediata da licitação da construção da cadeia pública na Zona Norte de Natal”.

“Vamos rediscutir o local da construção. Sabemos da necessidade urgente de ampliação de vagas no sistema prisional, e o recurso está garantido. Mas é importante que toda a sociedade participe desse debate”, disse a governadora na nota.

“O povo da Zona Norte tem uma triste memória do passado, quando a penitenciária João Chaves era o símbolo do medo. Essa dor precisa ser respeitada, apesar de o tempo de terror no sistema prisional ter ficado no passado. No nosso governo, as rebeliões nos presídios não existem mais”, completou Fátima.

O Governo do Estado havia anunciado, na terça-feira (25), a construção do novo presídio no bairro Potengi, na Zona Norte de Natal, com 189 vagas e custo de R$ 7,1 milhões. A notícia provocou repercussão negativa, o que levou ao recuso da governadora Fátima Bezerra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresa nordestina desenvolve plataforma de mídia exterior com IA e projeta faturamento de R$ 50 milhões em 2027

Sanzya Costa, diretora-sócia responsável pela área comercial, e Marcelo Vasconcelos, sócio da Liga DOOH. Foto: Divulgação

Com sede em Natal, a Liga DOOH está investindo em inteligência artificial e tecnologia para ampliar sua presença no mercado nacional de mídia exterior. A empresa desenvolveu uma plataforma própria para otimizar a seleção de ativos dentro do seu inventário, acompanhando sua estratégia de crescimento.

Batizada de Liga HUB, a plataforma utiliza inteligência artificial, dados e critérios de geolocalização para analisar informações como localização, cobertura, fluxo e potencial de impacto, recomendando os ativos mais adequados para cada projeto dentro da rede da empresa.

“Faz parte do nosso DNA gerar inteligência para o mercado e entregar soluções cada vez mais tecnológicas. Queremos simplificar processos e dar mais agilidade às agências e anunciantes, permitindo que concentrem seus esforços na estratégia e no resultado de suas ativações”, afirma Sanzya Costa, diretora-sócia responsável pela área comercial da Liga DOOH.

Com atuação em 15 estados brasileiros, a Liga DOOH reúne uma rede com mais de mil ativos, entre Backbus, Empenas, Frontlights, Mobiliário Urbano, Outdoors e Painéis de LED.

Nordeste como foco, presença comercial ampliada

Mesmo com atuação em 15 estados, a Liga DOOH mantém no Nordeste a maior concentração do seu portfólio e o principal foco de sua operação. A ampliação da estrutura comercial para São Paulo e Brasília tem como objetivo aproximar a empresa dos grandes centros de decisão de mídia do país e ampliar o relacionamento com agências e anunciantes que investem na região.

“A Liga nasceu no Nordeste e é nessa região que está a maior força do nosso portfólio. A presença comercial em São Paulo e Brasília amplia nossa capacidade de estar mais próximos das agências e dos anunciantes nacionais, levando até eles o conhecimento, a cobertura e as oportunidades de mídia que construímos no Nordeste”, afirma Marcelo Vasconcelos, sócio da Liga DOOH.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA GERP: Flávio abre 5 pontos sobre Lula no 2º turno

Foto: Evaristo Sá/AFP e Reprodução

Pesquisa Gerp divulgada nesta quarta-feira (26) mostra Flávio Bolsonaro (PL) com 47% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra o presidente Lula (PT), que aparece com 42%. A vantagem de cinco pontos percentuais está acima da margem de erro, que de dois pontos.

No cenário estimulado de primeiro turno, Flávio e Lula estão tecnicamente empatados. O candidato do PL registra 37,6%, enquanto o petista tem 37,2%. Pablo Marçal (PRTB) aparece com 4%, Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PSD) têm 3% cada. Augusto Cury (Avante) e Romeu Zema (Novo) marcam 1%.

Na pesquisa espontânea, Flávio tem 32% e Lula, 31%. O levantamento também mediu a rejeição dos candidatos. Lula é disparado o mais rejeitado, com 49%. Já 40% dos entrevistados disseram rejeitar Flávio.

A pesquisa foi realizada pelo Gerp em parceria com a AESP Rádio + TV. Foram ouvidos 2.400 eleitores entre os dias 21 e 25 de agosto, em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-03547/2026.

Com informações da Revista Oeste

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] IMAGENS DEVASTADORAS: Enchentes no Nepal e Tibete deixam 95 mortos e 384 turistas desaparecidos

Ao menos 95 pessoas morreram e 384 turistas e viajantes estão desaparecidos após enchentes repentinas atingirem nesta quarta-feira (26) a região do Nepal próxima à fronteira com o Tibete. Entre os desaparecidos, 291 são estrangeiros, segundo o Conselho de Turismo do Nepal.

A força da água e da lama atingiu principalmente o distrito de Rasuwa, destruindo casas, estradas, pontes e projetos de geração de energia. Equipes do Exército e da polícia foram mobilizadas para as buscas, com apoio de helicópteros e drones.

Entre os estrangeiros desaparecidos estão cidadãos da Índia, Estados Unidos, Reino Unido, Malásia, África do Sul, Austrália e outros países. As autoridades ainda trabalham para confirmar a localização e a situação das pessoas que estavam na região no momento da tragédia.

As primeiras informações indicam que um terremoto de magnitude 4,4 pode ter provocado uma avalanche de gelo e rochas, desencadeando a inundação. Autoridades também alertam para o risco de uma nova cheia devido a um bloqueio que permanece rio acima.

Com informações do UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Leilão de imóveis ligados ao PCC arrecada R$ 1,7 milhão após operação do MPRN

Foto: MPRN

O primeiro leilão da operação Plata, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em fevereiro de 2023, vendeu imóveis localizados no Estado de São Paulo e arrecadou R$ 1.765.500,00. A venda dos bens foi realizada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

A investigação do MPRN combateu a atuação da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) no RN. A operação Plata cumpriu sete mandados de prisão e outros 43 de busca e apreensão nos Estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Paraíba, e ainda no Distrito Federal.

Os valores arrecadados no leilão são objeto de investimento do MPRN em recuperação de ativos e investigação patrimonial. O montante arrecadado será revertido para a União porque os bens são originários de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e deve ser utilizado na execução de medidas de prevenção e repressão ao tráfico de drogas.

Operação Plata

As investigações que culminaram na deflagração da operação Plata foram iniciadas em 2019, com o objetivo de apurar o tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, além do crime de lavagem de dinheiro. O esquema era liderado por Valdeci Alves dos Santos, também conhecido por Colorido. Valdeci é originário da região do Seridó potiguar e é apontado como sendo o segundo maior chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que surgiu nos presídios paulistas e que tem atuação em todo o Brasil e em países vizinhos.

No RN, os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Natal, Jardim de Piranhas, Parnamirim, Caicó, Assu e Messias Targino. Houve ainda cumprimento de mandados nas cidades paulistas de São Paulo, Araçatuba, Itu, Sorocaba, Tremembé, Votorantim e Araçoiaba da Serra; em Brasília/DF, Fortaleza/CE, Balneário Camboriú/SC, Picuí/PB, Espinosa/MG e em Serra do Ramalho e Urandi, ambas na Bahia.

O processo resultou na condenação de réus ligados ao esquema criminoso pela Justiça. Entre os punidos estão Geraldo dos Santos Filho e Valdeci Alves dos Santos. Outros envolvidos também receberam penas de prisão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *