Judiciário

‘Não houve excesso na Lava Jato. Opinião de militante não conta’;‘Lula está preso porque cometeu crimes. A Petrobras foi saqueada’, diz Moro em entrevista

A maior preocupação do ministro, no momento, é com o futuro da Operação Lava-Jato, especialmente com o STF, que está julgando ações que podem pôr a perder boa parte do trabalho já realizado pela força-tarefa e beneficiar corruptos notórios, como o ex-presidente Lula e o ex-deputado Eduardo Cunha. Sobre a declaração do ex-­procurador-geral da República Rodrigo Janot de que iria matar o ministro Gilmar Mendes e depois se suicidar, revelada por VEJA na semana passada, foi lacônico: “É difícil acreditar nessa história”.

Leia mais: Em entrevista a Veja, Moro diz que ‘Brasília é cheia de intrigas’, fala de ‘tentativas de se indispor com o presidente´, e garante que Bolsonaro ‘é seu candidato em 2022´

“QUAL FOI O EXAGERO DA LAVA-JATO?”

Acusado de parcialidade na condução da Lava-Jato, o ministro vê ataques direcionados para minar os resultados da operação, rebate o discurso de que houve seletividade no que se refere aos alvos das investigações e comenta as revelações feitas pelo ex-procurador Rodrigo Janot, que afirmou ter tentado matar o ministro Gilmar Mendes no STF

.“Não houve excesso, ninguém foi preso injustamente. Opinião de militante político não conta, pois desconsidera as provas. A sociedade tem de consolidar os avanços conquistados pela operação. As pessoas falam em excessos, mas qual foi o excesso da Lava-Jato? Essa entrevista do ex-procurador Janot é coisa dele. Não tem nada a ver com Curitiba. É difícil acreditar nessa história. Agora vem essa discussão de que a ordem das alegações finais seria um erro da Lava-Jato. Os avanços anticorrupção não são de propriedade de juízes ou procuradores. É uma conquista da sociedade, do país. É o país que perde com eventuais retrocessos.”

“NÃO HÁ ILEGALIDADE NAS MENSAGENS”

A divulgação de mensagens captadas ilegalmente nos celulares dos procuradores da força-tarefa levantou suspeitas e gerou acusações de atuação imprópria e de parcialidade do então juiz Sergio Moro

.“No caso das mensagens divulgadas pelo The Intercept Brasil e por outros veículos, mesmo que elas fossem verídicas, não haveria nelas nenhuma ilegalidade. Onde está a contaminação de provas? Não há. É uma questão de narrativa. Houve, sim, exagero da imprensa. Esse episódio está todo superdimensionado. A Polícia Federal está investigando as pessoas que invadiram os celulares. Não está descartada a hipótese de que houve interesses financeiros por trás desse crime. Esses hackers, pelo que já foi demonstrado, eram estelionatários. Mas nada vai mudar o fato de que a Operação Lava-Jato alterou o padrão de impunidade da grande corrupção. As pessoas sabem diferenciar o que é certo do que é errado.”

Veja mais: Em entrevista a Veja, Moro diz que ‘Brasília é cheia de intrigas’, fala de ‘tentativas de se indispor com o presidente´, e garante que Bolsonaro ‘é seu candidato em 2022´

“LULA ESTÁ PRESO PORQUE COMETEU CRIMES”

Condenado a vinte anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-presidente pediu ao Supremo Tribunal Federal que decrete a suspeição de Moro. Se isso acontecer, Lula, que está preso há mais de um ano, poderá ser solto e seu processo voltar à estaca zero.

“Estou bem tranquilo com minha consciência quanto ao que fiz. O ex-­deputado Eduardo Cunha também diz que é inocente. Aliás, na cadeia todo mundo diz que é inocente, mas a Petrobras foi saqueada. Sempre que há um julgamento importante, dizem que a Lava-Jato vai acabar, que tudo vai acabar. Há um excesso de drama em Brasília. As pessoas pensam tudo pela perspectiva do Lula, embora seja possível que o julgamento do STF sobre a ordem das alegações finais leve à anulação da sentença sobre o sítio de Atibaia. Lula está preso porque cometeu crimes.”

“O STF TEM DE AVALIAR BEM AS CONSEQUÊNCIAS”

A confirmação pelo Supremo de que condenados poderiam começar a cumprir pena antes de a sentença transitar em julgado acelerou o processo de punição dos condenados e catalisou as investigações da Lava-Jato. Suspeitos passaram a fechar acordos de delação diante da perspectiva de acabarem atrás das grades a curto prazo. Neste mês, o STF vai analisar novamente a legalidade das prisões em segunda instância e, se voltar atrás, poderá impor o maior de todos os reveses à Lava-Jato, na avaliação do ministro da Justiça.

“A eventual mudança de entendimento do STF sobre a prisão em segunda instância é o que mais me preocupa. Espero, respeitosamente, que não ocorra. O Supremo terá de avaliar bem as consequências de uma eventual reversão sobre o movimento anticorrupção e sobre a esperança das pessoas por um país mais íntegro e mais justo. Agora, como tenho uma formação de agente da lei, de juiz, entendo que toda crítica deve respeitar a instituição, sendo o STF fundamental para a democracia.”

Veja

Opinião dos leitores

  1. O sr tem que ser presidente desse país, nem que seja na marra.
    Vai ser sim!!!!
    MORO PRESIDENTE, se Deus quiser!!!

  2. O nosso Ministro e Herói Nacional Moro está corretíssimo.
    Opinião de militante não conta.
    Será que tem aqui algum .
    Fico com os homens de bem.

  3. A prosperidade do crime de todas as suas modalidades está diretamente ligada a sua forma de combate, pois diante da complacência dos que fazem as normas legais serem cumpridas a coisa só piora.
    É notório que o descrédito que esta sendo construído perante a sociedade e em cima da operação Lava Jato que por objetivo a extinção e por tabela o livramento dos que foram pegos em situação da pratica dos mais variados crimes, tendo o de "lesa pátria" como o mais hediondo.
    Mas nada é feito no Brasil em prol de seu povo, e sim, contra a nação que quando pensa que já viu de um tudo, aparece membros da turminha do onze que fazem de um tudo para o pior dos retrocessos que é o uso do subterfúgio para proteger alguns em detrimento ao devido dever legal que é a punição.
    O trabalho dos que promoveram a operação, é merecedor de muitos créditos, até de publico reconheço que houve alguns exageros mas foram importantes dentro do contexto para que a sociedade toma-se conhecimento de como funcionava e funciona o submundo do crime do colarinho branco.
    Agora fazer o quê diante de um congresso composto 594 membros e estando boa parte deles inseridos na operação e devidamente comprovados as suas participações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes, Dino, Gilmar e Zanin formam aliança contra condução de Fachin no STF

Fotos: Fellipe Sampaio/STF

Ministros do Supremo Tribunal Federal — Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin — passaram a atuar de forma alinhada diante da condução do presidente da Corte, Edson Fachin, em meio à crise envolvendo o Banco Master.

O grupo cobra uma defesa pública mais enfática dos ministros e busca influenciar pautas de maior impacto, além de se contrapor a iniciativas de Fachin, como a criação de um código de conduta.

As críticas internas variam: Moraes aponta falta de apoio, Gilmar avalia que declarações de Fachin ampliam a exposição do tribunal, e Dino defende foco em problemas estruturais do Judiciário. Zanin, embora mais discreto, também demonstra insatisfação com a condução do tema.

A crise reconfigurou os blocos dentro do STF. De um lado, o grupo dos quatro; de outro, Fachin, André Mendonça, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Kassio Nunes Marques atua como intermediário, enquanto Dias Toffoli aparece isolado.

O pano de fundo é o avanço das investigações envolvendo o Banco Master e a possibilidade de delações que atinjam ministros. Parte da Corte avalia que a postura de Fachin tem gerado desgaste e falta de unidade interna.

Fachin, por sua vez, afirma que mantém a defesa institucional do tribunal e diálogo com os colegas, além de reforçar a necessidade de regras éticas e transparência para preservar a credibilidade do Judiciário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem morre após se afogar na praia de Barra do Maxaranguape, no litoral Norte

Um homem morreu após se afogar na praia de Barra do Maxaranguape, no litoral Norte potiguar, no fim da tarde deste domingo (12).

A vítima, moradora da Zona Norte, estava com a família quando entrou no mar e se afogou. O Corpo de Bombeiros conseguiu retirá-lo da água com apoio do helicóptero Potiguar 02. Equipes do SAMU tentaram reanimar a vítima por cerca de 1h30, com massagens cardíacas e uso de desfibrilador, mas ele não resistiu.

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e o Instituto Técnico-Científico de Perícia.

Com informações do Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do Estado esclarece que não comprou eletrodomésticos à empresa Prosseg e diz que houve erro na publicação no Diário Oficial

Foto: reprodução

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN, esclareceu que não realizou compra de eletrodomésticos no valor de R$ 16,9 milhões junto à empresa Prosseg Consultoria e Serviços Especializados.

Segundo a pasta, a informação divulgada anteriormente decorreu de um erro na publicação do Diário Oficial do Estado do RN, que já está sendo corrigido.

De acordo com a Sesap, o contrato refere-se, na verdade, a uma licitação regular para contratação de serviços de mão de obra médica voltados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

A secretaria afirmou que o equívoco foi identificado internamente e que as medidas necessárias foram adotadas para garantir a correção das informações.

Leia a íntegra da nota da Sesap:

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que não há processo de aquisição de eletrodomésticos no contrato junto à empresa Prosseg.

O engano decorre de um erro no conteúdo publicado no Diário Oficial do Estado, o qual já foi identificado pela equipe responsável. A publicação está sendo devidamente corrigida para garantir a precisão das informações prestadas à população.

Trata-se, na verdade, de uma licitação devidamente realizada para a contratação de serviços de mão de obra médica destinados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A Sesap reforça seu compromisso com a transparência e a divulgação responsável de informações, e segue à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Opinião dos leitores

  1. Erro Foi???

    Se não fosse as redes sociais. É por isso que o PT e sua turma, querem silenciar as redes sociais!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após 16 anos no poder, Viktor Orbán reconhece derrota para a oposição de centro-direita na Hungria

Viktor Orbán e Péter Magyar — Foto: REUTERS

O líder nacionalista veterano da Hungria, Viktor Orbán, admitiu a derrota neste domingo após uma vitória eleitoral esmagadora do partido de oposição Tisza.

Resultados baseados em 46% dos votos apurados mostraram o partido Tisza, de centro-direita e pró-União Europeia, liderado por Peter Magyar, conquistando 135 assentos — ou uma crucial maioria de dois terços — no parlamento de 199 membros, à frente do partido Fidesz, de Orbán.

“Os resultados eleitorais ainda não são finais, mas a situação é compreensível e clara”, disse Orbán na sede de campanha do Fidesz. “O resultado da eleição é doloroso para nós, mas claro.”

A derrota de Orbán também poderá significar a eventual liberação de fundos da UE para a Hungria, que o bloco havia suspendido devido ao que Bruxelas chamou de erosão dos padrões democráticos por parte de Orbán. Além disso, deve privar o presidente russo, Vladimir Putin, de seu principal aliado na UE, assim como impactar outros círculos de direita ocidentais, incluindo a Casa Branca.

Quem é Peter Magyar

Magyar, cujo sobrenome significa literalmente “húngaro”, ganhou notoriedade há dois anos, depois que sua ex-esposa, Judit Varga, ex-ministra da Justiça de Orbán, renunciou a todos os cargos políticos após um indulto em um caso de abuso sexual que causou indignação pública.

Magyar rapidamente se distanciou do partido governista e o acusou de corrupção e de disseminar propaganda, dizendo que estava desiludido com o Fidesz.

Nascido em 1981 em uma família de advogados, Magyar também estudou direito. Casou-se com Varga em 2006 e, quando a carreira dela a levou para Bruxelas, Magyar ingressou no corpo diplomático da Hungria e trabalhou com legislação da UE. Após retornar à Hungria, trabalhou em um banco estatal e depois chefiou uma agência de empréstimos estudantis.

Magyar e Varga, que se divorciaram em 2023, têm três filhos. Magyar se descreve como religioso e diz que gosta de cozinhar e jogar futebol com seus amigos e filhos.

Com informações de Valor e g1

Opinião dos leitores

  1. Cabra macho! Tá de parabéns!
    Honrou as calças que veste.
    Não fez igual ao vagabozo covarde que fugiu com o rabo entre as pernas(levando as joias).

  2. Esse aí foi GENTE e não golpista bandido como o daqui: assumiu a derrota feito HOMEM e não um rato fugindo…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ABC goleia o Laguna e vence a primeira na Série D

Foto: reprodução/YouTube FNF

Após estrear perdendo na Série D para o Maguary-PE, o ABC goleou o Laguna-RN no Frasqueirão neste domingo (12) pelo placar de 4 a 0. Com o resultado, o ABC salta para a terceira colocação do grupo A8.

O Alvinegro abriu o placar aos 32 minutos do primeiro tempo com Igor Bahia, de cabeça. O segundo gol veio aos 9 minutos da segunda etapa, com Luiz Fernando acertando o ângulo em um chute de fora da área. Luiz Fernando também marcou o terceiro, aos 26 minutos do 2º tempo. Igor Bahia marcou o segundo dele e fechou o placar, de pênalti, já no fim da partida.

O Mais Querido volta à campo contra o Imperatriz-MA na quarta-feira (16), às 19h, no estádio Frei Epifânio, no Maranhão, pela 4ª rodada da Copa do Nordeste. Pela Série D, o próximo jogo do ABC é o Clássico-Rei contra o América, marcado para o dia 22, às 19h, na Arena das Dunas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

América vence o Central em Caruaru e assume liderança do grupo A8 na Série D

Imagem: reprodução/YouTube Metrópoles

O América venceu o Central-PE por 1 a 0 neste domingo (12), no Estádio Lacerdão, em Caruaru, pela Série D do Campeonato Brasileiro. A partida foi disputada sem público, após episódios de violência no último confronto entre os clubes.

O gol da vitória americana saiu no início do segundo tempo, após Cassiano finalizar com um chute forte, recebendo passe de Paulinho.

Com o resultado, o América mantém 100% na competição e lidera o grupo A8. Na estreia, o alvirrubro já havia vencido o Sousa-PB por 2 a 0. O América se recupera da derrota por 3 a 0 para o ABC, pela Copa do Nordeste, que encerrou uma sequência de 16 jogos invictos.

O próximo compromisso do América é contra o Fortaleza, pela Copa do Nordeste, na quinta-feira (16), às 19h. A partida acontece em João Pessoa-PB no Estádio Almeidão, pois a Arena das Dunas estará sendo preparada para receber o show da dupla Henrique e Juliano. Pela Série D, o alvirrubro volta à campo no dia 22 (quarta-feira), às 19h, para o Clássico-Rei contra o ABC pela terceira rodada da competição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Delegado revisa inquérito e conclui pela segunda vez que não houve interferência de Bolsonaro na PF

O presidente Jair Bolsonaro durante reunião ministerial em 22 de abril, a última com a presença de Sérgio Moro, que dois dias depois deixou o Ministério da Justiça / Foto: Narcos Corrêa/PR

A Polícia Federal concluiu novamente que não há provas de crime no inquérito que apura suposta interferência do ex-presidente Jair Bolsonaro na corporação.

O caso havia sido reaberto por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, após acusações feitas pelo ex-ministro Sergio Moro ao deixar o governo, em 2020.

Na nova análise, já sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a PF revisou as provas e manteve a conclusão de que não há elementos para responsabilização penal.

O relatório também cita que não foram encontradas evidências de interferência nem mesmo em materiais relacionados ao inquérito das fake news.

Com o envio do documento ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, caberá a ele decidir se solicita novas diligências ou o arquivamento definitivo do caso.

Opinião dos leitores

  1. Ele fez uma reunião ameaçando mudar delegados e até ministro que investigasse amigo ou familiar dele a toa né? Afastou 20 delegados da PF de investigações ligadas a ele só por esporte mesmo kkkkk

    1. Tu estava embaixo da mesa homi, com a cabeça escondida entre as pernas de quem estava nessa cadeira? E mesmo assim vc conseguiu escutar? Coragem da gota, chamando um delegado de mentiroso kkkkkk

  2. As narrativas para condenar o ex-Presidente estão caindo uma a uma…
    Processos arquivados:
    Não houve roubo de joias;
    Não houve importunação da “baleia” (ao contrário do atual presidente que almoçou uma paca – animal silvestre, proibido a caça);
    Não houve interferência na PF;
    E o Ministro do STF, Fux, que é Juiz de carreira, mudou seu voto, para inocentar todos envolvidos na suposta tentativa de golpe…
    Há uma luz no final no túnel…

  3. Dos mesmo produtores de “Querida, tentei dar um golpe; dos mesmos realizadores de “Cartão de vacina, o retorno”, “Bolso e a baleia” e “Umas joias da Arábias”.

  4. O BRASIL INTEIRO SABE QUE BOLSONARO NUNCA COMETEU CRIME ALGUM NO SEU GOVERNO. ATÉ HOUVE INTERFERÊNCIA NA PF NO GOVERNO BOLSONARO, MAS FOI INTERFERÊNCIA DO XANDÃO, O IMPEDINDO DE NOMEAR RAMAGEM. AÍ SIM, HOUVE INTERFERÊNCIA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PL registra 44 mil novos filiados após pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República

Foto: Beto Barata/ PL Nacional

O Partido Liberal ganhou 44.092 novos filiados entre dezembro de 2025 e março de 2026, após o anúncio da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência. A sigla soma agora 939.614 integrantes, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Já o Partido dos Trabalhadores perdeu 4.953 filiados, mas segue como a segunda maior legenda do país, com 1.668.670 membros, atrás do Movimento Democrático Brasileiro, que tem 2.022.593.

No mesmo período, o Missão registrou o segundo maior crescimento, com 17.255 novos filiados. Criado em novembro de 2025, o partido surgiu de dissidência do Movimento Brasil Livre.

Outros partidos com saldo positivo foram o Partido Novo (+3.624) e a Unidade Popular (+1.004). No total, 23 das 29 siglas perderam filiados no período.

O Brasil encerrou março com 16.063.752 pessoas filiadas a partidos. O saldo geral foi positivo em 16.213, impulsionado principalmente pelo desempenho do PL, que compensou perdas em legendas como MDB e PRD.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FGTS passa a ser liberado para fertilização in vitro e amplia acesso à reprodução assistida no Brasil


Uma mudança recente no Brasil começa a transformar o cenário da reprodução assistida: o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para custear tratamentos de fertilização in vitro (FIV) já está sendo permitido, ampliando o acesso de milhares de brasileiros ao sonho de ter filhos. A medida representa um avanço importante ao reconhecer a infertilidade como uma questão de saúde que também demanda suporte financeiro.

A fertilização in vitro é um dos tratamentos mais eficazes para casais e pessoas com dificuldade para engravidar, mas o custo ainda é um dos principais obstáculos. Com a liberação do FGTS, pacientes passam a contar com uma alternativa viável para iniciar ou dar continuidade ao tratamento, reduzindo o impacto financeiro e possibilitando um planejamento mais acessível.

Especialistas destacam que a medida acompanha uma realidade cada vez mais presente no país: o aumento dos casos de infertilidade, influenciado por fatores como o adiamento da maternidade, estilo de vida e condições clínicas. Ao permitir o uso de um recurso já pertencente ao trabalhador, a iniciativa contribui para democratizar o acesso à medicina reprodutiva e reduzir desigualdades no cuidado com a saúde.

No DNA Fértil, clínica referência em reprodução assistida no Rio Grande do Norte, a novidade é vista como um marco. “A liberação do FGTS para tratamentos como a fertilização in vitro muda completamente a perspectiva de muitos pacientes. Estamos falando de pessoas que, até então, precisavam adiar ou até desistir do sonho de ter um filho por questões financeiras. Essa medida traz esperança concreta e amplia o acesso à realização desse projeto de vida”, afirma a médica especialista em reprodução humana, Dra. Anna Beatriz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eleição presidencial no Peru pode colocar no 2º turno dois candidatos de direita

Foto: REUTERS/Angela Ponce

Mais de 27 milhões de pessoas vão às urnas neste domingo (12) para escolher entre 35 nomes quem será o presidente que governará o Peru pelos próximos cinco anos, embora esse prazo seja incerto, dada a história recente do país.

Noos últimos nove anos, o Peru teve nada menos que nove presidentes, entre processos de impeachment e renúncias. As pesquisas de intenção de votos colocam candidatos denominados mais à direita como favoritos, mas com quase 1/3 de indecisos, nem isso está garantido.

Caso nenhum candidato alcance o patamar de mais de 50% dos votos neste domingo,  como apontam as pesquisas, será realizado um segundo turno, agendado para o dia 7 de junho.

Favoritos são de direita

O nome mais forte nesse primeiro turno das eleições é uma constante das últimas três campanhas eleitorais: Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori, mais uma vez mostra força na etapa inicial do pleito, aparecendo como favorita para chegar ao segundo turno. Mas isso também aconteceu em 2011, 2016 e 2021, quando ela foi derrotada na votação final por Ollanta Humala, Pedro Pablo Kuczynski e Pedro Castillo, respectivamente.

Nas últimas semanas, quem cresceu nas pesquisas a ponto de alcançar o segundo lugar foi Carlos Álvarez, um ex-comediante e apresentador de televisão, que focou sua campanha em propostas radicais de segurança pública, prometendo prisão perpétua para quem cometer crimes graves e pena de morte em casos flagrantes.

Alinhado a pautas populistas, Álvarez se apresenta como um “não político” e critica a polarização das últimas eleições, não se identificando diretamente com as linhas ideológicas dos demais candidatos. Defensor da atenção à infância em termos de saúde e educação, sua base eleitoral é forte nas zonas rurais do Peru.

Conta a seu favor ser um nome muito reconhecido em todo o país, por suas sátira na TV imitando políticos locais e regionais, de Alberto Fujimori até a chilena Michele Bachelet e o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.

InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *