O RN pode ter a classificação de área livre de febre aftosa com vacina ainda este ano

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro, esteve em Natal na manhã desta terça-feira (25) para a solenidade de assinatura de uma Instrução Normativa Ministerial que incluirá os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba no Inquérito Soroepidemiológico que está em andamento na região. “Isso é uma vitória, um novo patamar, um novo caminho que estamos trilhando em favor da economia” disse o Ministro.

O Inquérito Soroepidemiológico vem sendo realizado desde abril em outros estados do Nordeste para avaliar se há ou não circulação do vírus da febre aftosa na área. É a fase que antecede o reconhecimento para área livre de febre aftosa com vacinação. A inclusão dos dois estados no inquérito implica na revogação das restrições do trânsito animal entre as unidades federativas que participam do estudo. A medida havia sido determinada pelo Mapa em maio deste ano para reduzir possíveis riscos de introdução do vírus na área em avaliação e vai beneficiar a realização da Festa do Boi que está completando 50 anos.

“Todo trabalho desenvolvido nos levaram a liberar os Estados do RN e PB para o trânsito de animais. O esforço que vem sendo feito pelo Governo e seus técnicos para mudar o status do Estado provavelmente irão levar o Ministro a estar presente na Festa do Boi para assinar a liberação da febre aftosa com vacinação”, concluiu Mendes Ribeiro.

O Rio Grande do Norte conquistou essa vitória em virtude da última auditoria realizada no Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), entre os dias 30 de julho a 03 de agosto deste ano, pelo Departamento de Saúde Animal do Mapa. Para conquista o status de área livre de aftosa com vacina, o Governo do Estado, junto com o Idiarn, se comprometeu em executar algumas ações, com prazo de adequação até dezembro de 2013.

“É um momento muito importante, um passo decisivo que já foi dado, resultado do trabalho que foi realizado. Uma luta que nos abraçamos desde que assumimos. Isso representa muito para a pecuária, para os criadores, para o desenvolvimento do campo no nosso estado. Com isso estamos dando a garantia da realização da Festa do Boi, pois não teremos nenhuma barreira que impeça a circulação de animais. A festa vai contar com a participação de animais do Brasil e do mundo”, comemorou a Governadora.

A solenidade aconteceu no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN), e contou com a presença do vice governador da Paraíba, Rômulo Gouveia; do secretário de Estado da Agricultura, Betinho Rosado; do deputado Federal Henrique Alves; do presidente da Anorc, José Teixeira Júnior; do superintendente do Mapa no RN, Orlando Simas, entre outras autoridades.