Polícia

Operação da PF na Saúde do governo Fátima ganha repercussão nacional

Foto: Reprodução/Twitter

A Veja estampa em suas manchetes noticiário policial na saúde no Rio Grande do Norte, que mira a Sesap:

“A Polícia Federal deflagrou nesta quarta uma operação para desmontar um esquema de corrupção em contratos para ampliação de leitos de UTI de Covid-19 no Hospital Coronel Pedro Germano, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Há indícios de fraudes em dispensas de licitações, peculato, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro. A empresa que fechou o negócio é investigada por ausência de capacidade técnica e operacional para o serviço e indícios de desvios.

Cerca de 50 policiais federais, além de auditores da Controladoria Geral da União estão cumprindo 10 mandados de busca e apreensão em Natal (RN), Mossoró (RN), João Pessoa (PB) e Bayeux (PB), além de duas medidas cautelares de afastamento do cargo público, ordens expedidas pela Justiça Federal no Rio Grande do Norte.

“Com a investigação policial, que também contou com a participação da Receita Federal, restou demonstrada a existência de uma associação criminosa que direcionou duas contratações de leitos de UTI, no Hospital Cel. Pedro Germano e no Hospital João Machado, tendo por objetivo o desvio de recursos públicos federais destinados ao tratamento da Covid-19 que foram repassados ao estado do Rio Grande do Norte”, diz a PF.

Ainda segundo a PF, o esquema estaria infiltrado “na própria Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, razão pela qual a Justiça Federal determinou o afastamento de duas pessoas de seus cargos no órgão”.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, por fraudes nas duas dispensas de licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro e, se condenados, poderão cumprir penas superiores a 10 anos de reclusão”.

Radar – Veja

Opinião dos leitores

  1. Os pessoal desvia o dinheiro que foi enviado p/salvar vidas na pandemia, porém, o genocida é o cara que enviou o recurso…Çey…

  2. Esse governo do RN c/Fátima Bezerra já pagou os respiradores que nunca chegaram e agora essa corrupção n/SESAP e uma vergonha meu DEUS e muita gente passando fome e essa turma do PT do Lulaladrao não tem jeito e só roubo e esse bandido ainda tem a cara de pau de vir ao RGNORTE fazer o que vagabundo tem e que está preso

  3. Essa governadora, além de incompetente e sem atitude, é uma vergonha para o RN. Só aparece na mídia em situações vexatórias e associada ao que não presta. Já é motivo de chacota nacional, agora vai associar o nome do estado à corrupção? O povo potiguar precisa aprender a votar.

  4. Parafraseando Bolsovirus…
    “Veja a diferença na postura entre um governo e outro. Se fosse o do cagão já teria xingado a mãe de policial, o avô da CGU, ameaçado o supremo, demitido delegado, tentado interferir nas investigações, inventado que tem certeza que a covid vem de calangos criados pela esquerda, lá em Cuba, comparticipação da China . Mas a postura é diferente, acompanha e espera a conclusão das investigações.

    1. A maior diferença entre o governo Bolsonaro e o dessa Fátima Grelo Duro é justamente quanto à HONESTIDADE. O presidente mandou bilhões para o RN e precisamos saber o que essa senhora fez com esse dinheiro. Mas a gente até já pode imaginar.

  5. Infelizmente não dá em nada, que foi desviado muito dinheiro isso é sabido, difícil é provar, pois o roubo é muito bem feito e provar não dá em nada olha o Lula aí livre quer até voltar a ser presidente para completar o trabalho. Esse país não tem jeito mesmo.

  6. existe nos mandamento de deus uma palavra náo roube(quem defende corruptos estáo táo errado quanto o corrupto
    outra é a náo mate quem defende assasino e táo assasino quanto quem matou-outra náo dé falsos testemunho(mudar as leis para absorver um grupo é uma mudanças de comportamento para defender interesse da sua patota.é tipico de um ditador,se o brasileiro está como medo de uma ditadura “A DITADURA CHEGOU”na época da ditadura tinha dois partidos da ditadura no rn-arena vermelha e a verde,a verde desapareçeu depois que o regime casou os principais lideres da verde.neste estado náo existe ideologia-aqui no rn se acende uma vela a deus e outra ao diabo-e ao povo?ao povo páo e circo,carnaval.arenas das dunas e t c-tudo em nome da democrácia.

  7. Que ato falho da veja noticiando algo supostamente errado com político da esquerda.
    Acho que o responsável pela notícia deverá receber a demissão em breve, isso parece inadmissível dentro do grupo globo. Só quem erra são políticos da direita, mesmo sem provas, isso vem sendo posto desde início de 2019. O motivo todos conhecem, é público, dizem, a falta de entendimento entre os poderes e a mídia. Embora, nesse caso, o que faz o direcionamento das críticas, a valorização das narrativas, a omissão com a verdade, o desrespeito aos fatos, o descrédito midiático, se resume a falta de distribuição de verba pública para harmoniza tudo.
    Já pode culpar Bolsonaro?

  8. Começando a aparecer as merdas do governo Fátima, tudo isso pra malversar o dinheiro público, mas o objetivo principal, é a não realização dos procedimentos para culpar, nem que seja as custas de vidas, o presidente Bolsonaro. Agora todos começam a ver o quanto o governo PT faz mal a população, fico imaginando se Haddad ganha a última eleição como estaria o estado no meio de uma crise sanitária mundial? Graças a Deus Bolsonaro ganhou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Facções criminoras expulsam 219 famílias de suas casas no Ceará entre 2024 e 2025; Fortaleza registrou ocorrências em 49 bairros

Imagem: reprodução

Entre janeiro de 2024 e setembro de 2025, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou 219 casos de expulsões de moradores por facções criminosas em todo o Ceará.

Os dados constam em um relatório do Núcleo de Inteligência Policial (Nuip), vinculado ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil. É a primeira vez que o Estado divulga um levantamento oficial sobre o tema.

Disputa por território e controle do tráfico

O relatório aponta que o aumento das expulsões está ligado à disputa entre facções, principalmente entre o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP), que recentemente incorporou a facção cearense Guardiões do Estado (GDE).

Esses grupos buscam o controle territorial para dominar o tráfico de drogas e a cobrança de “pedágios” a comerciantes. Em setembro, o CV e o TCP chegaram a comemorar avanços em áreas como Vicente Pinzón e Lagamar, com foguetórios na Região Metropolitana de Fortaleza.

Impactos sociais

As expulsões têm provocado mudanças bruscas na vida das famílias, com interrupção de aulas, dificuldade de acesso a serviços públicos e queda no comércio local.

Segundo o DRCO, as comunidades afetadas passam a enfrentar medo constante, isolamento e desestruturação social, enquanto áreas esvaziadas se tornam mais difíceis de fiscalizar pela polícia.

Fortaleza concentra a maioria dos casos; capital teve 143 registros, espalhados por 49 dos 121 bairos da cidade.

Veja números:

Os bairros com mais expulsões foram:

  • Ancuri – 16 casos

  • José Walter – 16

  • Vicente Pinzón – 15

  • Jangurussu – 8

  • Barra do Ceará – 7

  • Papicu – 7

  • Canindezinho – 6

Outros bairros da cidade também tiveram registros pontuais, segundo o relatório.

Cidades da Região Metropolitana e Interior

Depois de Fortaleza, os municípios com mais casos são:

  • Maranguape – 18

  • Maracanaú – 16

  • Caucaia – 15

  • Sobral – 7

  • Pacatuba – 2

  • Quixadá – 2

  • Cascavel – 1

Com informações de O Povo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COP-30: Casa Branca diz que EUA não terão representantes de alto escalão na Cúpula do Clima em Belém-PA

Foto: Augusto Miranda/Agência Pará

Os Estados Unidos não participarão com representantes de alto escalão da Cúpula dos Líderes da COP-30, que será realizada nos dias 6 e 7 de novembro, no Brasil. A Casa Branca confirmou neste sábado (1º) que nenhum alto funcionário estará presente.

Segundo um porta-voz do governo americano, o presidente Donald Trump — que nega o aquecimento global — tem priorizado o fortalecimento da indústria de combustíveis fósseis e o diálogo direto com líderes mundiais em temas energéticos.

O governo brasileiro já não esperava a presença de Trump ou de representantes políticos dos EUA. Além disso, a Argentina também confirmou que não participará. A expectativa é que 57 chefes de Estado e de governo compareçam ao encontro.

Durante uma reunião recente na Malásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou convencer Trump a participar, mesmo que para defender suas posições contrárias à agenda climática. De volta ao poder, o republicano retirou os EUA do Acordo de Paris, decisão que passa a valer em 2026.

Nos bastidores, diplomatas e ambientalistas brasileiros consideram que a ausência dos EUA pode evitar impasses, embora simbolize um vácuo de liderança global nas negociações climáticas.

Com União Europeia e China mostrando pouco protagonismo, Lula busca projetar o Brasil como mediador internacional na pauta ambiental. A iniciativa, no entanto, é criticada por contradições internas, como a liberação da exploração de petróleo na Margem Equatorial da Foz do Amazonas.

Com informações de Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cearense de 120 anos pode ser reconhecida como a pessoa mais velha do mundo

Foto: Clesio Marques/Rádio Atitude FM

A cearense Maria Alves Rocha, nascida em 1905 e moradora de Itapajé (a 130 km de Fortaleza), pode ser reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, aos 120 anos.

A descoberta ocorreu durante uma campanha social promovida pelo advogado Cid Lira Braga, que buscava os moradores mais idosos de Itapajé e Itapipoca. Segundo ele, os familiares de Maria o procuraram para informar a idade da idosa, inicialmente recebida com surpresa.

O Guinness World Records já recebeu a documentação oficial e pediu três meses para analisar o caso. Atualmente, o recorde pertence à inglesa Ethel Caterham, de 116 anos.

O Brasil já figura no ranking masculino com outro cearense, João Marinho Neto, de 112 anos, morador de Apuiarés.

De acordo com o neto de Dona Maria, Mardonio Vasconcelos Sousa, o segredo da longevidade da avó está na fé em Deus. Ele afirma que a família vive um “misto de orgulho e gratidão” diante da possibilidade de reconhecimento.

A Prefeitura de Itapajé deve montar uma força-tarefa neste sábado (1º) para verificar a autenticidade dos documentos.

Com informações de O Povo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] ‘Ei, Lula vai tomar no c*’: Público puxa coro contra o presidente Lula durante intervelo de shows na Arena Pantanal

Durante o intervalo entre os shows do Raimundos e do Guns N’ Roses, na noite de sexta-feira (31/10) parte do público na Arena Pantanal, em Cuiabá — a capital do agro, puxou coros com xingamentos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Ei, Lula vai tomar no c#”, gritava parte do público presente na arena que foi palco da Copa do Mundo de 2014. Mesmo com o manifesto com tom político, a festa seguiu com clima de euforia e expectativa para o show principal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Influenciadora “Diva do Cras” tem Bolsa Família suspenso após comprar carro zero: ‘fui denunciada”

A influenciadora sergipana Merianne Silva, de 31 anos, conhecida como “Diva do Cras”, teve o Bolsa Família suspenso depois de exibir nas redes sociais a compra de um carro zero.

Com mais de 634 mil seguidores, Merianne contou nesta sexta-feira (31) que recebeu uma notificação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de São Cristóvão (SE) para prestar esclarecimentos. No local, foi informada de que não se enquadra mais nos critérios do programa.

Em um vídeo publicado com tom de humor, a influenciadora comentou que havia sido denunciada e brincou que o valor do benefício seria útil para o pagamento do carro. Ela, no entanto, esclareceu que já quitou o veículo e que atualmente se mantém com a renda obtida na produção de conteúdo digital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA DATAFOLHA: Operação mais letal foi sucesso para 57% dos moradores do Rio

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

A operação policial que deixou 121 mortos na última terça-feira (28) foi aprovada por 57% dos moradores da capital e da região metropolitana do Rio, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (31). Outros 39% desaprovaram a ação.

Entre os entrevistados, 38% consideraram a operação totalmente bem-sucedida e 18% aprovaram parcialmente. Já 27% discordaram totalmente da ação e 12% parcialmente.

A aprovação foi maior entre os homens (68%) do que entre as mulheres (47%). A classe média (renda entre 5 e 10 salários mínimos) e os jovens de 16 a 24 anos foram os grupos mais críticos, com 49% e 59% de reprovação, respectivamente.

Entre os fluminenses, 48% avaliaram a operação como bem executada, 21% apontaram falhas e 24% a reprovaram. 7% não souberam responder. Entre pessoas negras, 43% disseram que a ação foi mal conduzida.

Sobre as mortes, 50% acreditam que a maioria dos mortos era de criminosos, enquanto 31% dizem que todos eram bandidos. Apenas 4% acham que a minoria era inocente e 1% que todos eram inocentes. O governo afirma que 78 dos 119 suspeitos mortos tinham passagem pela polícia, e apenas seis tinham mandado de prisão.

A pesquisa também revelou que 51% dos entrevistados concordam com a frase “bandido bom é bandido morto”, enquanto 46% discordam. Mesmo assim, 77% defendem que é mais importante investigar crimes do que matar criminosos — apenas 20% preferem o confronto.

A avaliação da operação se divide fortemente por viés político: 83% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) consideram a ação um sucesso, contra 67% dos eleitores de Lula (PT) que a desaprovam.

O Datafolha aponta que a operação reforçou o debate sobre segurança pública e evidenciou a polarização política no estado, onde Bolsonaro obteve 56,5% dos votos no segundo turno de 2022 e Cláudio Castro (PL) foi reeleito com 58,7% no primeiro turno. O levantamento, feito por telefone com 626 eleitores, tem margem de erro de 4 pontos percentuais.

Com informações de Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa mostra que 53% dos latino-americanos apoiam intervenção dos EUA na Venezuela; e 73% acreditam em país melhor sem Maduro

Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

Uma pesquisa Atlas/Intel em parceria com a Bloomberg, divulgada neste sábado (1º), mostra que 53% dos latino-americanos apoiam uma intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela, enquanto 34,7% são contra.

A rejeição ao presidente Nicolás Maduro é ampla: 73,7% acreditam que o país estaria melhor sem ele, e 76% avaliam seu governo de forma negativa — apenas 12% têm opinião positiva.

Já a líder opositora María Corina Machado aparece com 57% de aprovação, sendo a figura política mais bem avaliada. Mais da metade (54%) concorda com a escolha de María Corina para o Prêmio Nobel da Paz.

A pesquisa também revela que 67% dos entrevistados atribuem a Maduro a responsabilidade pela crise humanitária que levou à saída de 8 milhões de venezuelanos do país, cerca de 25% da população.

O levantamento ouviu 6.757 latino-americanos adultos entre 22 e 28 de outubro, com margem de erro de 1 ponto percentual. Desses, cerca de 2.600 são da Venezuela e aproximadamente 3.900 de outros países da América Latina.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rogério Marinho dispara contra o governo Fátima: ‘Prometeu déficit zero e mandou R$ 1 bilhão de rombo’

Imagem: reprodução/X

O senador Rogério Marinho usou as redes sociais para disparar contra a incompetência do governo Fátima Bezerra. O senador disse que a governadora prometeu equilíbrio fiscal e entrega o estado em completo caos.

As críticas acontecem no contexto de mais um atraso no cumprimento do calendário de pagamento dos pensionistas, que deveriam ter recebido o pagamento na sexta-feira (31/10), mas segundo previsão do governo estadual o dinheiro só deverá cair nas contas na terça-feira (4/11). Enquanto isso, o governo tenta antecipar cobrança de ICMS para fechar as contas.

Rogério lembrou na manhã deste sábado (1º) a promessa do governo: “Prometeu déficit zero e mandou R$ 1 bilhão de rombo!”, escreveu em seu perfil no X.

“Pensionistas sem receber, servidores humilhados e o Estado quebrado. É o retrato do PT: gastam o que não têm, mentem o que não cumprem e depois culpam os outros pelo desastre que criam. #PadrãoPT”, finalizou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fachin diz que segurança pública é problema estrutural e não do governo A ou B, e cobra ‘cooperação institucional em todos os níveis’

Foto: Victor Piemonte/STF

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Edson Fachin, avaliou a questão da segurança pública no país como um problema estrutural e não do “governo A ou do governo B”.

Ao ser questionado por jornalistas sobre o papel da Suprema Corte junto a outros órgãos no combate à criminalidade, o ministro defendeu uma “cooperação institucional”.

“De fato, é fundamental que haja uma cooperação institucional em todos os níveis e sejam deixadas de lados as diferenças menores da conjuntura. Tratar da violência e tratar da segurança pública não é um problema conjuntural do governo A ou do governo B, é um problema estrutural do Estado e da sociedade brasileira”, disse o ministro durante agenda em Bauru (SP) na sexta-feira (31).

Fachin ainda falou sobre o “justo interesse” da população de viver em paz e poder sair de casa em segurança.

“As autoridades e pessoas que estão em funções públicas tem esse dever e o Poder Judiciário brasileiro não se furtará de fazer a sua parte”, concluiu.

As declarações do ministro acontecem dias após a operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro (RJ) ser deflagrada nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte da cidade.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ATRASO: SINSP-RN cita “descaso” e “discriminação inadmissível” após Governo Fátima descumprir calendário de pagamento de pensionistas

Foto: Elisa Elsie

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (SINSP-RN) não poupou críticas ao governo Fátima pelo atraso no pagamento dos pensionistas. Pelo segundo mês seguido, o calendário de pagamento não é cumprido.

Os pensionistas que deveriam ter recebido seus pagamentos na sexta-feira (31/10) terão que esperar até terça-feira (4/11) para ter os valores em conta, conforme previsão do governo.

O SINSP-RN classificou o atraso como ‘uma escolha política deliberada‘ que ‘expõe a falácia do discurso de defesa dos servidores‘. O sindicato também falou em ‘descaso‘ e ‘discriminação inadmissível‘.

‘A governadora fecha os olhos para o sofrimento daqueles que dependem exclusivamente do benefício para sobreviver’, afirmou o sindicato.

‘A data de 04 de novembro não é mera formalidade, são cinco dias de contas que não fecham, remédios que ficam na farmácia e comida que some da mesa’, completou.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *