Esporte

ABC sofre virada dentro do Frasqueirão e se despede da Copa do Brasil

De virada, o ABC perdeu por 2 a 1 para o Paysandu na noite de hoje (19) no estádio Frasqueirão e foi eliminado da Copa do Brasil 2015. Bruno Luiz marcou para o alvinegro no primeiro minuto do segundo tempo, mas Yago Pikachu e Carlos Alberto deram a vitória ao time visitante.

Com o resultado, o alvinegro foi eliminado precocemente da Copa do Brasil. Em contrapartida, o Paysandu avançou para a terceira fase da competição, e agora aguarda o vencedor de Bahia ou Luverdense, que se enfrentam amanhã, às 22h, na Arena Fonte Nova.

Nominuto.com

Opinião dos leitores

  1. Está sendo praxe o ABC perder dentro do frasqueirao, o q está havendo? Sexta teremos nova derrota, parabéns aos dirigentes q não sabem resolver este problema

  2. Natural. O bom anfitrião trata bem os seus visitantes. O salão de festas continua disponível para os adversários.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Raniere Barbosa acha aliança com o PMDB natural e nome de Laurita qualificado e muito bom para vice-prefeito

Carlos Eduardo

A aliança administrativa do PMDB com Carlos Eduardo Alves vai virar apoio político e eleitoral em 2016, quando o prefeito de Natal deverá ser candidato à reeleição.

E embora o prefeito e seus auxiliares mais próximos desconversem quando o assunto em questão é a participação do PMDB na chapa, a verdade é que o tema se tornou frequente nas rodas de aliados, secretários e auxiliares.

E o PMDB já tem um nome para apresentar como vice. Inclusive com sobrenome Alves.

O nome mais cotado para dividir com Carlos Eduardo espaço nos santinhos, cartazes e outras peças de campanha é a socialite e blogueira Laurita Arruda Câmara.

Isso mesmo. A mulher do agora ministro Henrique Eduardo Alves. Para os mais próximos de Carlos Eduardo, não há nome mais qualificado. Para Henrique, não há ninguém que inspire mais confiança.

Para o vereador Raniere Barbosa, líder do prefeito na Câmara e ex-integrante do primeiro time do prefeito, a aliança administrativa é normal que vire aliança política e o nome de Laurita é “muito bom e qualificado”. Disse Raniere a este blog.

Todo mundo de olho em 2018.

Opinião dos leitores

  1. Carlos Eduardo perde meu voto se sua vice for esta mulher e eu ainda irei as ruas trabalhar de graça contra a sua candidatura.

    Se esta chapa se confirmar, será uma chapa de gabinete, portanto sem o aval das ruas!!!

  2. Carlos Eduardo, abra os olhos para as consequências dessa aliança. O senhor prefeito pode estar jogando uma reeleição tranquila pela janela.

  3. O que será que essa senhora tem para fazer por Natal?
    Construir uma cobertura sobre a avenida Campos Sales de modo que nossas dondocas não corram o risco de num dia de chuva terem suas escovas ameaçadas?
    Distribuir hidratante nas praias?
    Criar o Minha Prada, Minha Vida?
    Esse povo aposta mesmo que o povo é besta.

  4. O PMDB não suporta ficar fora do PODER. Seja ele Municipal, Estadual ou Federal, logo ele dá um jeito de entrar de maneira sorrateira até dominar e contaminar toda a administração para tentar dar o golpe e tomar o comando como fez com Micarla, Rosalba e agora estão fazendo com Dilma.
    Abra o olho Carlos Eduardo, essa aliança poderá não ter a aprovação do povo que votou com você. Seu tiro pode sair pela culatra e sua aaaânsia por mais e mais apoios políticos pode repetir o que o próprio HenRiquinho fez em sua campanha.
    O resultado está aí para todo mundo ver. Os apoios e alianças de Henrique eram tantos que mal cabiam num palanque, mas o povo seguiu outros rumos.
    Como disse Garrincha certa feita após preleção do técnico sobre como ganhar fácil o jogo contra uma seleção adversária: "Já combinaram com os adversários"?

  5. Natal sempre foi, é e sempre será uma fazenda iluminada.

    Como a população de Natal continua elegendo os mesmos nomes, e aceitando viver sem nenhum tipo de evolução? Nem social, nem cultural, muito menos econômica! Não se vê desenvolvimento em nada…

    Lamentável!!

  6. Qualificado é o gosto dos ALVES pelo poder seu RANIERI, como tambem sua subserviencia ao prefeito

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

CMDCA de Cruzeta, no interior do RN, abre inscrições com cinco vagas para Conselheiros Tutelares

cruzeta3O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Cruzeta, Rio Grande do Norte, vai contratar novos Conselheiros Tutelares por meio de um Processo Seletivo.

Ao todo cinco candidatos serão selecionados, e para concorrer é preciso ter nível Médio completo, idade superior a 21 anos e residir no município há pelo menos dois anos, dentre outras exigências descritas no edital, que pode ser conferido em nosso site.

Para se inscrever compareça à Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, que fica na Rua Pedro Etelvino de Góes, nº 117, Centro, até 27 de maio de 2015, das 7h às 13h.

EDITAL aqui

Os participantes serão classificados por meio de aplicação do Exame de Conhecimento Específico, com 20 questões objetivas sobre a Lei 8.069/1990, prevista para o dia 19 de julho de 2015; e Eleição.

A previsão é de que a posse dos eleitos seja efetuada em 10 de janeiro de 2016.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Agentes penitenciários do RN paralisam suas funções nesta quarta por volta 24 horas

O SINDASP/RN comunica a todos os Agentes Penitenciários do Estado que HAVERÁ a paralisação de 24 horas nas Unidades Prisionais e o ato público as 09:00h em frente à Governadoria nesta quarta-feira, dia 20/05/2015. Conforme decisão soberana da AGE realizada no dia 11 deste mês, onde será dado cumprimento a “Alvará de Soltura”, pagamento da alimentação fornecida pelo Estado e atendimento médico de urgência, visto que o Governo do Estado não apresentou nenhuma proposta relativa ao envio do PCCR para votação na Assembleia Legislativa conforme tinha acertado em audiência realizada no dia 14 de maio.

Na oportunidade, o sindicato convoca todos os Agentes Penitenciários para a AGE – Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 26 de maio, às 15:00h, com segunda chamada às 15:30h, em frente a COAPE, para continuar deliberando sobre os assuntos de interesse de toda categoria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PSDB cobra PT em propaganda na TV, e Aécio e FHC atacam: ‘Nunca antes na história desse País se roubou tanto em nome de uma causa’

No programa nacional do PSDB, que foi ao ar na noite desta terça-feira (19), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso atacou a gestão petista na Petrobras e disse que “nunca antes na história desse país se errou tanto e se roubou tanto em nome de uma causa”.

O escândalo na estatal foi um dos temas mais explorados no filme e integra as falas de FHC e do presidente nacional do partido, senador Aécio Neves (PSDB-MG), que disputou a última eleição presidencial e foi derrotado pela presidente Dilma Rousseff.

No vídeo, FHC diz que é preciso “passar a limpo” o que houve na empresa e que os desmandos começaram antes do governo Dilma, com a chegada do ex-presidente Lula ao poder.

“A primeira coisa para reerguer o Brasil é passar a limpo os erros que nos trouxeram até aqui. A raiz da crise atual foi plantada bem antes da eleição da atual presidente. Os enganos e desvios começaram já no governo Lula”, diz FHC.

O ex-presidente afirma ainda que o “não só a Petrobras foi roubada”, mas “o país foi iludido com sonhos de grandeza enquanto a corrupção corria solta”.

Aécio também aborda os problemas na estatal e diz, de maneira velada, que há um risco para o país com a manutenção do PT no poder. “Se a corrupção ganhar, ela vai voltar cada vez pior, cada vez mais forte. É hora de fazer o que é certo”, diz o tucano no filme.

Numa vacina contra o discurso de petistas de que expressa o desejo de golpistas ao criticar a presidente Dilma, Aécio reafirma que seu partido respeita o resultado das eleições, mas ressalta que o povo escolheu um governo, mas também elegeu uma oposição. “Para nós, palavra empenhada numa eleição é para ser honrada”, encerra o senador.

MENTIRA

O programa também evidenciou a tese da oposição de que Dilma enganou o povo para se reeleger, relembrando promessas feitas por ela durante a última eleição. Falas da presidente sobre o controle da inflação, o reajuste nas contas de energia e a promessa de não arrochar salários nem cortar direitos dos trabalhadores foram destacadas.

Desde o início do mandato, Dilma iniciou um ajuste fiscal e mudou as regras para a concessão do seguro-desemprego, por exemplo, endurecendo as normas para acesso ao benefício. Um locutor ressaltou que todo mundo aprende ainda criança que “mentir é feio” e que, quando é a presidente quem mente, o caso é “mais grave”.

A propaganda foi permeada por lemas que defendem a atuação da oposição. “Ser oposição não é dizer não a tudo. É ser a favor do país”, diz o principal deles. Além de Aécio e FHC, os líderes do PSDB na Câmara e no Senado, deputado Carlos Sampaio (SP) e senador Cássio Cunha Lima (PB) também aparecem na peça

Folha Press

Opinião dos leitores

  1. EU LEIO OS COMENTÁRIOS A BAIXO E NÃO ENTENDO COMO O PAIS QUE VEJO É TÃO DIFERENTE DOS QUE COMENTAM!?!?
    TENHO 54 ANOS, VIVI TODA ESSA MUDANÇA DE 1961 (1964/1984 – DITADURA MILITAR) A 2015 (1984/2015). NUNCA NA MINHA VIDA VI TAMANHA ROUBALHEIRA E MANIPULAÇÃO DE NÚMEROS.
    ATÉ 2013 NOSSA EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICAS ESTAVAM RUINS, HOJE SIMPLESMENTE NÃO EXISTEM!!!!
    EM MINHA VIDA NUNCA VI TAMANHA BAGUNÇA NO BRASIL COMO EXISTE GORA!!!!
    NÃO ME CONTARAM! EU VIVI TUDO ISSO.
    CADA POVO TEM OS GOVERNANTES QUE MERECE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Sou um atento e isento cidadão politizado e com os olhos e ouvidos preparados.

  2. Não se escreve corruPTo sem que se assine PT. O PT é maior ladrão do Brasil. Todo petista deveria ser preso… na melhor das hipóteses…

  3. Quantos pesos e quantas medidas?
    Quando é o Zé Agripino, mesmo com prova e tudo (gravações e citações de mais de três pessoas), não se pode fazer julgamento precipitado.
    Se for o Aécio citado no caso de Furnas, no Aeroporto do Claudio, no escândalo da Saúde, do esquema da irmã dele nas verbas para empresa de comunicação da família e no caso do envolvimento com drogas, aí é coisa da oposição.
    Mas se for a Dilma, inimiga número 2 e Lula, inimigo número 1…
    Zelotes, HSBC, Cartel de Trens e Metrôs, Mensalão Mineiro…
    Parece brincadeira, mas é verdade.
    E o Ronaldo Caiado, por onde anda depois do que disse o Demóstenes Torres (aquele que já foi coroado herói pela Rede Globo)?

  4. O atual vazio no ninho do Tucanato tira FHC da caverna escura e o projeta na tela esperando que o esquecimento tenha feito o seu trabalho de embaralhar nossas memórias.
    Segundo o Globo, o Príncipe da Privataria, que odeia o Lula e virou o FHC Quebra-Barraco diz no programa do PSDB que “nunca se roubou tanto”.
    É uma injustiça.
    É uma injustiça com a sua própria obra e herança.
    Além de cometer crimes de Lesa Pátria contra a Petrobras, ele praticava a política que Ciro Gomes definiu com certa imprecisão: no Governo dele, “ele não rouba mas deixa roubar”!
    E, agora, volta com essa arenga udenista-perrepista-paulista de falso moralismo.
    FHC só ousa dizer essas coisas, porque conta com a parcialidade desbragada do PiG – que teme o Lula tanto quando ele.

    E mais…
    1- A farra do Proer
    2 – Caixa-dois de campanhas
    3 – Propina na privataria
    4 – A emenda da reeleição
    5 – Grampos telefônicos
    6 – TRT paulista
    7 – Os ralos do DNER
    8 – O “caladão”
    9 – Desvalorização do real
    10 – O NAUFRÁGIO DOS 500 ANOS
    11 – Base de Alcântara
    12 – APAGÃO
    13 – Rombo transamazônico na Sudam
    14 – Os desvios na Sudene
    15 – A OMISSÃO NO MASSACRE DE CARAJÁS
    16 – Acidentes na Petrobras
    17 – Apoio a Fujimori
    18 – O esquema do FAT
    19 – A Farra no BNDES
    20 – Intervenção na Previ
    21 – A NOMEAÇÃO DE GILMAR MENDES

    Querem mais?

  5. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diz que "nunca se roubou tanto em nome de uma causa". O tucanato paulista, contudo, ainda carrega nas costas o escândalo do cartel de equipamentos ferroviários’, lembra o colunista Elio Gaspari; ele ainda cita denúncia de uso de dinheiro de corrupção na campanha do governador Beto Richa (PSDB) no Paraná.

  6. Muito estranho, no tempo de FHC ninguém era preso, e nem mesmo investigado. Todo mundo sabia que tinha muita corrupção. FHC dizer que nunca se roubou tanto. Como ele pode dizer isso? Se antes não se podia nem investigar?
    FHC saiu do governo tão sujo, que nem a Globo, com todo o seu arsenal de mentiras e manipulação conseguiu limpar.
    Aécio já tem mais envolvimento em casos suspeitos do que o PT todo junto.
    É essa a oposição? Fala sério.

  7. Quem são Aécio e FHC prá falar de mentirosos? Uma corja dessa que privatizava tudo, não investia em educação, não realizava concurso, não construia Escolas Técnicas, em seus ( DES ) governos, a Universidade era lugar de Ricos, ninguém sequer ouvia falar em prisão de políticos corruptos. Quer saber quem é Aécio? Vá em Minas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Prefeitura do Natal e Caern se articulam para a realização de obras na cidade

21412O Núcleo de Planejamento Municipal Integrado (Nuplami), da Prefeitura Municipal do Natal, reuniu-se na manhã desta terça-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento, para discutir o Projeto de Esgotamento Sanitário que a Companhia de Água e Esgoto do RN (Caern) pretende executar na cidade.

O Nuplami congrega representação das secretarias e órgãos municipais de Natal, e é coordenado pela titular do Planejamento, Virgínia Ferreira, e pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Rosado,

Segundo Virgínia Ferreira, a reunião serviu para discutir a execução do Projeto de Esgotamento Sanitário da Caern, dentro do planejamento da Prefeitura do Natal que fará intervenções posteriormente nas áreas afetadas. “Nosso objetivo é acompanhar as metas e evitar maiores transtornos à população”, disse.

Para isso, o Nuplami vai solicitar ao prefeito Carlos Eduardo a formação de uma Comissão, composta por várias Secretarias, para acompanhar o desenrolar do projeto de Esgotamento Sanitário. E justifica: “haverá interferências no trânsito, no acesso às escolas, aos postos de saúde e em outros equipamentos públicos, exigindo um trabalho articulado entre Prefeitura e Caern”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

MPF pede explicação a Instituto Lula e BNDES sobre relações com Odebrecht

O Ministério Público Federal pediu, nesta terça-feira (19), explicações ao Instituto Lula, ao BNDES e à Odebrecht para apurar as suspeitas de tráfico de influência do ex-presidente em favor da construtora.

A medida faz parte do inquérito aberto pelo MPF para investigar se Lula agiu junto ao BNDES para que o banco financiasse obras de Odebrecht fora do Brasil, principalmente em países da África e da América Latina. Paralelamente, a empreiteira bancou diversas viagens de Lula ao exterior.

O Ministério Público prorrogou por 30 dias o prazo para conclusão das apurações. Além disso, determinou que, em 15 dias, o Instituto Lula forneça a agenda de viagens do ex-presidente para a América Latina e a África entre 2011 e 2014.

Questiona ainda se, durante essas visitas, Lula ministrou palestras e quem pagou por elas.

À Odebrecht, o MPF perguntou se a empresa arcou com viagens internacionais de Lula, se elas tinham alguma relação com investimentos da construtora no mercado externo e pediu os eventuais registros da presença de representantes da empreiteira que teriam acompanhado o petista.

Os investigadores também perguntaram se a Odebrecht firmou contratos com o Instituto Lula e com governos de países africanos e latino americanos entre 2011 e o ano passado. Querem saber quais desses projetos contaram com apoio financeiros do BNDES.

A mesma solicitação foi encaminhada ao BNDES, incluindo pedido de acesso a informações detalhadas e documentos referentes ao financiamento de obras da construtora.

Em outra diligência, o Ministério Público espera que o Itamaraty envie cópias de telegramas e despachos sobre viagens de Lula ao exterior, relacionadas ou não com a Odebrecht. Os principais alvos são as visitas a Cuba, Panamá, Venezuela, República Dominicana e Angola.

Todos têm até 15 dias para remeter as informações ao MPF.

Folha Press

Opinião dos leitores

  1. Estão procurando chifre até em cabeça de cavalo para ver se conseguem tirar Lula da disputa presidencial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Governo do RN concede benefícios do PROADI a mais seis empresas; distritos industriais nos municípios de Parelhas e Goianinha

O governador Robinson Faria e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Cordeiro, assinam nesta quinta-feira (21) o termo que concede a seis empresas o benefício do PROADI – programa instituído pelo Governo do Estado que oferece incentivos econômicos a indústrias interessadas em se instalar no Estado seja na realização de novos investimentos ou na ampliação das unidades já existentes.

A solenidade acontecerá no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, às 10h, e contará com a presença de secretários de outras pastas, diretores e representantes das empresas beneficiadas e representantes de entidades ligadas ao comércio e à indústria.

Receberão a concessão do PROADI as empresas JPS Indústria, Comércio e Representação Ltda., a Trevo Embalagens LTDA., Patrícia Soares Lima (filial) e a Indústria de Massas NutriCracker LTDA. Também serão beneficiadas as empresas Ceará-Mirim Agro Industrial LTDA. e Vale Verde Empreendimentos Agrícolas LTDA., com a manutenção e a prorrogação do programa, respectivamente.

Empresas e geração de empregos

JPS Indústria, Comércio e Representação LTDA. (Mossoró)

Fabricação de embalagens plásticas

Geração de 54 empregos

Vale Verde Empreendimentos Agrícolas LTDA. (Baía Formosa)

Fabricação de açúcar

Geração de 555 empregos

Trevo Embalagens LTDA. (Mossoró)

Fabricação de embalagens em cartolina e papel cartão para a indústria de calçados

Geração de 40 empregos

Patrícia Soares Lima – filial (Mossoró)

Fabricação de artigos de vidros e espelhos

Esta é a segunda unidade do grupo a receber o benefício do PROADI

Geração de 30 empregos

Indústria de Massas Nutricracker LTDA. (Carnaúba dos Dantas)

Produção de biscoitos, bolachas e massas em geral

Geração de 44 empregos

Ceará-mirim Agro Industrial LTDA. (Ceará-mirim)

Fornecedora da empresa Ypióca no RN

Produção de cana-de-açúcar e de aguardente

Geração de 1.200 empregos (na safra) e 373 (fora da safra)

Termo de Cooperação cria distritos industriais nos municípios de Parelhas e Goianinha

Na solenidade da próxima quinta-feira (21), o Governo do Estado também fará a assinatura de dois Termos de Cooperação para a criação dos distritos industriais nos municípios de Parelhas e Goianinha. O ponto de partida para a criação dos dois distritos será a instalação das empresas THOR Granitos, em Parelhas, e Cerâmica Elisabeth, em Goianinha.

A Thor Granitos, indústria de extração, beneficiamento e comercialização de rochas ornamentais, é reconhecida mundialmente como a maior exportadora do produto e rochas ornamentais da América Latina, presente em 46 países, com destaque para o mercado norte-americano. A previsão de instalação da empresa no município de Parelhas é na primeira semana de junho deste ano.

Com 30 anos de experiência em revestimentos cerâmicos, a Cerâmica Elisabeth possui quatro fábricas, sendo três na Paraíba (João Pessoa e Conde), uma em Criciúma/SC e agora está se instalando no município de Goianinha.

Seguindo a orientação do Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico atua junto aos municípios trabalhando o potencial econômico de cada região do Rio Grande do Norte com vistas a atrair novos investimentos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Laboratório da UFRN estuda evolução da visão de cores em primatas

DANIEL MARQUES PESSOA_05mai15_ANASTACIA VAZ_8Foto: Anastácia Vaz

A capacidade de perceber um amplo espectro de cores não é frequente entre os mamíferos, que em sua maioria são daltônicos. Seres humanos e espécies de primatas mais aparentados com os humanos se distinguem por possuir visão tricromática: normalmente, têm na retina três tipos de cones, células fotorreceptoras responsáveis pela sensibilidade às frequências primárias do vermelho, verde e azul que, misturados, compõem a vasta gama cromática que enxergam. Já as espécies dicromatas ou daltônicas, possuem apenas dois tipos de cones.

Com o objetivo de entender a importância de fatores ecológicos para o desenvolvimento da percepção das cores, pesquisadores do Laboratório de Ecologia Sensorial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) têm realizado estudos, que investigam a relação entre o desenvolvimento do sistema sensorial de percepção das cores e a necessidade de detecção de predadores, de parceiros sexuais e de comida.

Uma das pesquisas mais recentes, conduzida por Daniel Marques de Almeida Pessoa, professor responsável pelo laboratório, foi a primeira a testar e a confirmar a hipótese de predadores terem influência ecológica importante nesse sentido.

Em um primeiro experimento foi quantificado o contraste entre a pelagem de sete predadores carnívoros e o verde da vegetação. O modelo estatístico criado para prever como dicromatas e tricromatas enxergariam essa variação mostrou que para os tricromatas o contraste é bem maior, ou seja, que esses distinguem mais facilmente o predador.

Um segundo experimento foi realizado com humanos, daltônicos e de visão colorida. Ao serem apresentados quatro quadros de paisagens, os voluntários deveriam identificar em qual deles havia um animal escondido. A conclusão foi que os daltônicos levaram mais tempo para ver o predador.

Para Daniel Pessoa, esse estudo é o que melhor explica pelo qual o tricromatismo é tão disseminado entre os primatas nativos da África e da Ásia. Esses, de maior porte, convivem com predadores carnívoros há milênios e precisam identificá-los rapidamente para melhor se proteger. Já os das Américas, divididos entre dicromatas e tricromatas, são bem menores e podem se beneficiar do dicromatismo. “A maioria dessas espécies se alimenta de insetos e é mais fácil localizar insetos camuflados na vegetação quando não há a distração das cores”, explica o pesquisador.

Visão de cores polimórfica

Embora em sua maioria sejam dicromatas,os primatas das Américas podem simular a visão tricromática em algumas situações. Uma pesquisa realizada com saguis por Fábio Batista Freitag e Daniel Pessoa sugere que, em condições de luminosidade média, um bastonete – outro tipo célula fotorreceptora – interage com os cones para agir como um terceiro canal de cor e simular uma visão de cores parecida com os humanos. Essa visão de cores é chamada polimórfica.

Ecologia sensorial

Investigar como os animais percebem o meio ambiente e respondem a ele é o objetivo da ecologia sensorial, campo de estudo relativamente novo que, aliado a estratégias de conservação, pode contribuir para mitigar o impacto negativo da ação humana na natureza.

O laboratório conta com infraestrutura para experimentação comportamental e psicofísica, modelagem visual e espectrofotometria. Na opinião de Pessoa, um dos equipamentos mais importantes é o espectrofotômetro, aparelho que pode medir a cor de qualquer superfície. “Com ele, podemos medir a cor de um fruto, de uma folha, da pelagem de um bicho, da parte da pele de um animal, do que quiser, na verdade”, avalia.

Com informações da UFRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Corte no Orçamento será “o necessário” para ajustar contas públicas, diz Dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (19) que o governo fará “o contingenciamento necessário” do Orçamento para garantir o equilíbrio das contas públicas. O anúncio dos cortes no Orçamento será na próxima quinta-feira (21) e, segundo o Ministério da Fazenda, o valor deve variar entre R$ 70 bilhões e R$ 80 bilhões.

“Nós faremos o contingenciamento necessário. É um contingenciamento que tem de expressar a situação fiscal que o país vive. Então, será um contingenciamento necessário”, adiantou em entrevista após assinatura de acordos com o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, que está em visita oficial ao Brasil.

“Podem ter certeza que nem excessivo, porque não tem porquê; nem flexível demais, nem frágil demais, que não seja aquele necessário para garantir que as contas públicas entrem nos eixos”, disse.

O governo ainda negocia a votação de medidas do ajuste fiscal na Câmara dos Deputados para definir a dimensão dos cortes no Orçamento, entre elas o projeto de lei que trata da desoneração da folha de pagamento das empresas, e a Medida Provisória 668, que aumenta as alíquotas de PIS e Cofins sobre importação.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Campanha alia diferenciais de imóveis da Moura Dubeux em Capim Macio à qualidade de vida no bairro

Campanha MD Maria Bernadete 1 Maria Bernadete 2 Parque Cidade Jardim 2 Estúdio Luciano Azevedo

INFORME PUBLICITÁRIO

“O Verbo Viver no Jeito Moura Dubeux” oferece descontos de até R$ 80 mil, além de ITIV e registro pagos

A Moura Dubeux lançou a campanha “O Verbo Viver no Jeito Moura Dubeux”, voltada para os empreendimentos da construtora prontos ou com obras aceleradas no bairro de Capim Macio.

A proposta da ação é mostrar os diferenciais dos imóveis Parque Cidade Jardim, Maria Bernadete, Bossa Nova e Rodolfo Helinski, aliada à qualidade de vida que o bairro oferece, como localização privilegiada na zona Sul, próximo a diversos serviços e equipamentos urbanos como supermercados, bancos, restaurantes, faculdades, shoppings, área verde, calçadão da Engenheiro Roberto Freire e a praia de Ponta Negra.

A campanha “O Verbo Viver no Jeito Moura Dubeux” está oferecendo descontos de até R$ 80 mil, além de ITIV e registro pagos. Todas as opções são entregues com área de lazer equipada e decorada.

Os clientes também podem conhecer de perto os apartamentos decorados do Parque Cidade Jardim e Maria Bernadete, que estão prontos para morar, e também visitar a loja da Moura Dubeux no Natal Shopping para mais detalhes sobre a ação promocional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Grupo Globo é única empresa de mídia brasileira em lista das maiores do mundo

Em 17° lugar, o Grupo Globo é o único a figurar no relatório Top Trinta Proprietários Global Media. O estudo feito pela ZenithOptimedia lista as empresas de acordo com as receitas de mídia e estimativa da pesquisadora. Assim como no ano passado, o Google permanece no topo e é, agora, 136% maior do que a Disney.

Sobre o Grupo Globo, no relatório do ano passado, a empresa apareceu em 20° lugar. O desempenho no novo posicionamento a coloca como a terceira de maior crescimento no mundo. O avanço foi de 15%, atrás apenas de Facebook (63%) e do Baidu (43%). O estudo explicou que o grupo se beneficiou da presença no mercado de publicidade emergente, porém, “as recentes dificuldades econômicas do país podem limitar o crescimento em curto prazo”.

“O rápido crescimento da mídia digital e dos mercados de publicidade emergentes fortaleceu a posição dos donos de mídia, tais como Google, Facebook, Baidu e Grupo Globo, em detrimento dos proprietários de meios de comunicação tradicionais nos mercados desenvolvidos”, disse o chefe de Forecasting do ZenithOptimedia, Jonathan Barnard.

Veja, abaixo, a lista:

zenithglobal-lista

Portal Comunique-se

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Senado aprova indicação de Fachin para o STF

CFZpQZQXIAA9wbqO plenário do Senado aprovou por 52 votos a favor e 27 contra a indicação do jurista Luiz Edson Fachin para ocupar a cadeira vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado gaúcho foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para ficar com a vaga do ex-ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho de 2014. Para ser confirmado como ministro, Fachin precisava ter o voto de, no mínimo, 41 senadores.

Na semana passada, o jurista foi sabatinado pelos senadores na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e teve o nome aprovado por 20 votos a sete.

Desde a indicação, Fachin foi criticado por setores conservadores. No entanto, durante a sabatina, ele afirmou que é contra o aborto e o casamento homossexual e a liberação da maconha.

O nome de Fachin chegou a ser questionado por um parecer técnico eque foi distribuído pelo gabinete do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), ligado ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). O documento alega que a o jurista foi de encontro a mudança na Constituição do Paraná de 1989, quando, no ano seguinte, assumiu o cargo de procurador de justiça enquanto atuava como advogado particular.

Antes de votar a indicação de Fachin, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu votar em primeiro lugar dois indicados para embaixadores no exterior. Renan negou os pedidos dos líderes do governo para inverter a pauta e começar por Fachin e disse que conduziria a votação com “isenção”.

— É fundamental, estratégico que apreciemos dois destes embaixadores e depois a indicação da presidente Dilma Rousseff para o STF. Nesse processo, eu fiz exatamente o que cabe ao presidente do Congresso e do Senado: conduzi esse assunto com absoluta isenção, será votado hoje, mas a ordem será estabelecida pela Mesa. Exatamente para não dizerem, em função na necessidade da independência ou isenção, que estávamos administrando um quorum maior ou menor. E, em todos os momento, me conduzi como deve se conduzir o presidente do Senado — disse Renan.

Os líderes do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), e do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), e ainda o líder do governo no Congresso, José Pimentel (PT-CE). Até mesmo o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) pediu que Fachin fosse o primeiro item da lista.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR, um dos maiores defensores de Fachin, está no exterior.

“Estou na Letônia, na qualidade vice-presidente da EUROLAT; tranquilo, no entanto, de que o competente Doutor Fachin será aprovado para o STF. Juiz garantista”, disse Requião no Twitter.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Dison Lisboa chama a atenção para o repasse do FPM aos municípios

d07e71ff-cc90-44f9-a1b9-ce191ca88ec6Foto: Eduardo Maia

A grave situação em que os municípios se encontram com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e das receitas foi assunto do pronunciamento do deputado estadual Dison Lisboa (PSD) nesta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa.

“Estarei na próxima semana apoiando a Confederação Nacional do Municípios em Brasília, quando serão discutidos assuntos como o pacto federativo e a reforma política. Precisamos melhorar os repasse para as cidades brasileiras, a dificuldade é grande e nos últimos anos a carga ficou maior”, disse Dison.

A União concentra cerca de 60% da receita do país, 25% ficam nas mãos dos estados e apenas 15% são destinados aos municípios.

Dison Lisboa destaca que a classe política precisa se unir em torno das cidades e olhar de forma mais generosa. “É nos municípios que tudo acontece”, ressalta o deputado.

A mudança do pacto federativo, que definirá novas regras para de distribuição de recursos públicos, estará em discussão na 18ª Marcha em Defesa dos Municípios, na próxima semana, em Brasília. A Confederação Nacional dos Municípios convidou deputados e senadores para que participem da mobilização. Os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), além dos líderes de bancada, devem participar.

ALRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

FOTO: Identificado, torcedor do Boca que jogou gás de pimenta em rivais se diz “desesperado”

660ivodhuo_7mmetz3elh_fileO Ministério Público da Argentina identificou, nesta terça-feira (19), o autor do disparo do gás de pimenta que atingiu quatro jogadores do River Plate e acabou motivando a eliminação do Boca Juniors nas oitavas de final da Copa Libertadores. O jornal “Clarín”, de Buenos Aires, também reconheceu o torcedor. Já o “La Nacion” informa que o homem foi descoberto com informações apresentadas pelo próprio clube de La Boca.

O responsável por colocar o artefato químico no vestiário visitante é Adrián Napolitano, conhecido, na Bombonera, como “El Panadero” (“O Padeiro”). Segundo as autoridades, o torcedor faz parte da barra-brava do Boca Juniors. A Justiça argentina também identificou outras dez pessoas que participaram da ação. Todos sócios do clube argentino.

O clássico entre Boca Juniors e River Plate, disputado na última quinta-feira (14), na Bombonera, foi suspenso devido ao ataque contra os jogadores do time visitante, na volta do intervalo. O Millonario, como é conhecido o River, foi declarado vencedor e avançou às quartas de final para encarar o Cruzeiro.

Já o Xeneize foi desqualificado pela Conmebol e terá de jogar os próximos quatro jogos de torneios sul-americanos com portões fechados. Na condição de visitante, nas próxima quatro partidas, os torcedores não poderão comprar ingressos para acompanhar o time portenho.

Torcedor afirma que está desesperado

Identificado por jornais portenhos e pelo Ministério Público como responsável por lançar um gás de pimenta no vestiário do River Plate, Adrian Napolitano confessou que está arrependido da ação que resultou na eliminação do Boca Juniors nas oitavas de final da Copa Libertadores. O time de La Boca havia feito a melhor campanha da primeira fase e era um dos favoritos ao título.

— Jamais quis fazer isso, não pensei que ia chegar aonde chegou. A verdade é que fiz sem me dar conta. O mundo caiu em cima de mim – afirmou ao canal “TYC Sports”.

“El Panadero” (O Padeiro), como é conhecido na Bombonera, se defende, garantindo que não tem histórico de confusões.

— Há 25 anos que vou ao estádio e nunca tive problemas. Jamais estive em uma delegacia de polícia. Todo mundo me conhece, sabe como seu, que gosto da festa, mas nada além disso. A verdade é fiz sem me dar conta. Tenho família. Imagine como está minha mulher. Sou trabalhador, levanto às 4h. Estou desesperado – afirmou.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

CONCURSO: Justiça determina que Marinha aceite inscrição de candidatos casados, pais e grávidas

Crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A Press. Mão cobre casa com família dentro.O polêmico edital de abertura para ingresso na Escola Naval, da Marinha do Brasil, foi retificado. Após ação civil proposta pela Defensoria Pública da União, a Justiça Federal obrigou que o concurso aceite a participação de candidatos casados ou em união estável, com filhos e mulheres grávidas – segundo o regulamento original, tais condições ainda deveriam ser seguidas durante todo o curso de formação, que tem duração de quatro anos. As alterações foram publicadas no Diário Oficial da União, desta terça-feira (19/5).

As candidatas grávidas (que antes seriam desligadas do curso e licenciadas da Marinha), ou com filhos menores que seis meses de idade, não serão mais submetidas à inspeção de saúde e ao teste de aptidão física. Se classificada nas demais etapas do concurso, a candidata poderá pedir o adiamento dos dois testes para o ano seguinte, no momento da matrícula do curso de formação.

Para a 2ª Vara Federal, a restrição fere o direito fundamental ao planejamento familiar, o princípio da proteção especial do Estado à família e o princípio do amplo acesso aos cargos públicos, além de invadir a intimidade dos candidatos e em nada contribuir para a seleção dos melhores.

O edital

São oferecidas 43 vagas a aspirantes da Escola Naval, sendo 31 para homens e 12 para mulheres. A remuneração não é informada em edital. Para concorrer é preciso ter nível médio e idade entre 18 e 23 anos.

Haverá prova escrita de matemática, português, inglês, redação e física, mas as datas não foram definidas. O concurso também terá inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de dados biográficos e de documentos, e avaliação psicológica. O curso tem início em fevereiro de 2016, no Rio de Janeiro.

Além de Brasília, as provas serão aplicadas nas cidades de Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia/RJ, Angra dos Reis, Vila Velha/ES, Salvador, Natal, Olinda, Fortaleza, Belém, São Luís, Rio Grande/RS, Santa Maria/RS, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Ladário/MS, Cuiabá, São Paulo e Manaus.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.ensino.mar.mil.br, até 5 de junho. A taxa custa R$ 30.

CorreioWeb

Opinião dos leitores

  1. O velho Brasil é o País dos direitos. Todos tem direitos a tudo, mas cumprir com seus deveres ninguém quer… Sou Fuzileiro Naval da reserva e sei que, quando o Edital da Escola Naval dita as normas para os seus futuros aspirantes há uma razão para isso. Quem já passou por lá sabe que a dedicação é exclusiva, com uma rotina super puxada, onde os aspirantes são levados a exaustão física e mental… Como uma pessoa que já seja casado ou esteja gravida irá suportar acompanhar a dura rotina da Escola… Acho que esse Magistrado que determinou a alteração do Edital não tem conhecimento de como funciona uma academia militar… A alegação de que a limitação "fere o direito fundamental ao planejamento familiar, o princípio da proteção especial do Estado à família e o princípio do amplo acesso aos cargos públicos, além de invadir a intimidade dos candidatos e em nada contribuir para a seleção dos melhores", cai por terra, tendo em vista as particularidades da função que irá assumir… Vale lembrar que que os aspirantes estão sendo treinados para uma situação de combate, onde muitas vezes, o indivíduo é levado até o limite de suas forças… Outro ponto diz respeito "a seleção dos melhores", pois no referido edital há vagas para candidatos negros, o que fere mortalmente tal alegação, tendo em vista que um candidato negro que passar com a nota mínima irá ingressar na frente daquele candidato "branco" que tirar uma nota maior… Cadê a seleção dos melhores… Mas o nosso País é assim mesmo… O País dos direitos…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *