Saúde

Conheça as doenças que estão ressurgindo no Brasil

Foto: Folha Vitória

Doenças eliminadas ou com baixa circulação no Brasil, como o sarampo, a difteria e a poliomielite, voltam a ser motivo de preocupação. De acordo com o Ministério da Saúde, as baixas coberturas vacinais, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade, acenderam um “alerta” no país. Diversas vacinas estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas a cobertura está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em 2016, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) um certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo no Brasil. Porém, desde fevereiro deste ano, devido à baixa cobertura vacinal, há diversos casos da doença sendo registrados no Amazonas e em Roraima. Até o dia 27 de julho, foram confirmados 444 casos de sarampo no Amazonas e mais de 2.500 estão em investigação.

Em Roraima, 216 casos foram confirmados e 160 ainda em investigação. Além disso, alguns casos foram confirmados também em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Outra doença já eliminada do país, mas com risco de ressurgimento é a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. A cobertura vacinal para prevenção da doença já está abaixo de 50% em 312 municípios brasileiros.

A Doença Pneumocócica, causada pelo Streptococcus pneumoniae (pneumococo), é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo e também está com a cobertura vacinal abaixo do recomendado no país.

Dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), atualizado em fevereiro de 2018, apontam que a cobertura vacinal do esquema primário para a prevenção da Doença Pneumocócica chegou a 85% em 2017 e da dose de reforço a apenas 74% ,5,6 apesar da vacina ser gratuita nos postos de saúde para crianças menores de cinco anos. Comparando com 2016, houve uma queda de 10 pontos percentuais no país, quando a cobertura era de 95% para a primeira dose e 84,10% para a de reforço.5

Doença Pneumocócica

O pneumococo causa doenças que atingem o sistema respiratório, a corrente sanguínea, e o cérebro, e são classificadas em dois tipos: Doença Pneumocócica Invasiva (DPI) – meningite, pneumonia bateriêmica e sepse, – e Doenças Não Invasivas (DNI), consideradas mais leves, que incluem otite média e a pneumonia não bacteriêmica.

As doenças pneumocócicas invasivas podem deixar sequelas graves ou até levar o paciente a óbito. A bacteremia (quando a doença atinge o sangue) e a meningite são as formas mais graves da doença. Cerca de 1 em 100 crianças com bacteremia, vão a óbito. Já com a meningite, este número é ainda mais impactante, sendo 1 óbito para cada 15 casos de infecção.

Transmissão

Qualquer pessoa pode ser afetada pela doença pneumocócica, mas crianças com até dois anos de idade, idosos, lactentes e pessoas com doenças crônicas e baixa imunidade são as mais vulneráveis. A bactéria (pneumococo) pode ser transmitida através da tosse, espirro ou por objetos contaminados de pessoas que contraíram a doença ou que estão com a bactéria, mas não apresentam sintomas. É comum que pessoas, principalmente crianças, sejam portadores e transmitam a doença, mesmo sem adoecer.

Prevenção

A forma mais eficiente de prevenir as doenças pneumocócicas em crianças é com a vacinação. O Calendário de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a administração de duas doses da Vacina Pneumocócia 10-valente (conjugada) idealmente aos 2 meses e aos 4 meses de idade e uma dose de reforço aos 12 meses. Já a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam a vacinação contra a doença pneumocócica em um esquema de três doses – 1ª aos 2 meses, 2ª aos 4 meses e a 3ª aos 6 meses de idade – e uma dose de reforço entre os 12 e 15 meses de idade.

A vacina Pneumocócia 10-valente (conjugada) está disponível gratuitamente nos postos de saúde para crianças menores de cinco anos.

R7, com Folha Vitória

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Defesa de Ricardo Motta se manifesta sobre divulgação de denúncia

A defesa do deputado Ricardo Motta enviou nota em que afirma que só poderá se manifestar acerca da denúncia divulgada pelo Ministério Público do Estado depois que tomar ciência do caso com a notificação.

O material, apesar da divulgação do Ministério Público, está sob sigilo. A denúncia é de peculato.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro com 37% e Amoêdo empata com Haddad, segundo tracking

Um tracking encomendado por uma grande empresa, sem o nome do condenado, deu Jair Bolsonaro com 37% das intençōes de voto.

Segundo o mesmo tracking, João Amoêdo está empatado com Fernando Haddad. Ambos estão com 6%.

O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. Eu quero saber?
    Qual o fruto AMOÊDO PENSA COLHER e SÓ A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA pode DAR?
    Fundou o NOVO em 2011 e NUNCA SE CANDIDATOU a DEPUTADO FEDERAL ou SENADOR? Como é esse COMPROMISSO DELE que só a PRESIDÊNCIA pode DAR?

    Qual a razão de confiar nele? Ter aparecido das sombras nos porões estratégicos dos bancos privados?

    1. Quando o candidato começa a incomodar, começam os ti-ti-tis!

  2. Parece que agora o país entrou no rumo certo, aí tanto faz, Bolsonaro ou Amoedo. Venezuela nunca mais! Tchau Hadad petralha, Ciro mentiroso e Marina 4 ânus. Hehehe

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Por que o seu nome influencia a sua vida mais do que você imagina; estudo chamado “determinismo nominativo” explica

(FOTO: PIXABAY)

Durante muitos anos da minha infância, não fui muito feliz com meu nome. Em meio a Fernandas e Julianas, me questionava por que meus pais não podiam simplesmente ter me dado um nome mais comum (segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem somente 87 mil Marílias no Brasil, a maioria delas em Pernambuco — bem longe de Santa Catarina, onde cresci). Mas hoje, embora o fantasma do “lh” ainda me assombre, fiz as paz

Para muita gente, porém, não é bem assim. Recentemente, um tópico chamou a atenção no Twitter por destacar o problema: algumas pessoas não se identificam com o nome que foi atribuído a elas. E, se você parar para pensar, faz sentido. É meio louco pensar que uma combinação de letras qualquer, escolhida por outras pessoas, pode ter uma influência bem grande na sua vida.

É o que sugere a psicologia e uma área de estudo chamada “determinismo nominativo”. Em diversas pesquisas, o professor Adam Alter, da Universidade Nova York, mostra que nós damos bastante importância aos nomes quando formamos primeiras impressões. As palavras, conforme ele explica, evocam imagens, e por isso podem moldar a percepção das pessoas. E isso, por sua vez, pode mudar drasticamente a forma como elas interagem com as outras — os nomes, nesse caso, passam a funcionar quase como um estereótipo.

Há mais estudos que comprovam a teoria, como o que foi feito nos Estados Unidos para investigar se advogadas teriam mais chances de se tornar juízas se tivessem nomes mais masculinos. Como você já deve imaginar, a resposta é sim, e virou a “Hipótese de Portia”, em homenagem à personagem na peça O Mercador de Veneza, de Shakespeare, que se disfarça de homem para poder aparecer em uma corte.

Finalmente, uma pesquisa feita pela Universidade Hebraica de Jerusalém mostrou que os nomes, de fato, influenciam nossa aparência. Ao que tudo indica, inconscientemente buscamos nos adaptar para parecermos com o que é esperado de nosso nome, adotando determinados cortes de cabelo ou expressões faciais, por exemplo.

Mas o que acontece se, não bastassem todas as implicações que um nome pode trazer, a pessoa não sente que ele representa a sua essência? Ela pode acabar se sentindo presa aos “determinismos” que o nome traz ou passar uma vida se esforçando para contradizer essas expectativas. Qualquer que seja a alternativa, é uma situação que pode criar uma espécie de síndrome de impostor permanente. Outro conceito da psicologia, é a condição na qual uma pessoa sente que é uma fraude e não merece o sucesso que obtém, não importa suas qualidades.

Tudo isso serve para comprovar que, ao contrário do que muita gente por aí pode pensar, um nome não é “só um nome”, e pode significar uma sentença de vida. A boa notícia é que as normas e estereótipos estão constantemente se transformando e, pelo menos quando o assunto são nomes, sempre existe a opção de mudar.

Galileu

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

ÁUDIO MEIO-DIA RN: programa desta terça entrevistou Benes Leocádio – candidato a deputado federal

Confira programa desta terça-feira(28). O Meio-Dia RN, com este blogueiro, teve como entrevistado Benes Leocádio – candidato a deputado federal. Clique abaixo e ouça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Diretoria do Hospital Infantil Varela Santiago agradece participação dos potiguares na campanha “Gol de Sorrisos”

A Diretoria do Hospital Infantil Varela Santiago e seus colaboradores, na pessoa do seu diretor superintendente, Dr. Paulo Xavier Trindade, agradece a participação de todos que abraçaram a Campanha #GolDeSorrisos e vestiram as camisetas alusivas a Copa do Mundo de 2018. “Juntos na torcida pelo Brasil. Unidos no amor pelas crianças”.

A campanha para comercialização das camisetas tornou-se um sucesso de vendas. No ano de 2014, a instituição obteve resultados significativos. Foram vendidas em torno de 52 mil camisetas e o recurso foi destinado à aquisição do Tomógrafo. Este ano, foram vendidas em torno de 27 mil camisetas e até o momento se obteve um lucro de aproximadamente 200 mil reais. O recuso dará o pontapé inicial à construção de um “Núcleo de Alta Complexidade”.

O Hospital continua com a venda das camisetas e conta com o apoio de toda a população. Mais informações pelo telefone: (84)3209-8200. O Núcleo de Alta Complexidade será praticamente um hospital novo. “Funcionará tudo ordenado, projetado. Esse é o nosso grande objetivo. Levaremos à população mais serviços, mais qualidade, uma estrutura física mais projetada. Vamos fazer um núcleo de alta complexidade para se fazer cirurgia cardíaca, transplante de medula óssea, implante coclear e funcionar alguns núcleos como o de imagens, inclusive de ressonância”, explica Dr. Paulo Xavier, diretor superintendente da instituição.

O Hospital Infantil Varela Santiago foi fundado em 12 de outubro de 1917, pelo especialista em pediatria, Dr. Manoel Varela Santiago Sobrinho. Atualmente atende 100% crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, cadastrados no Sistema Único de Saúde – SUS, do Rio Grande do Norte e estados vizinhos, como a Paraíba, Pernambuco e Ceará. Em média, são realizados aproximadamente 14.000 procedimentos por mês.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, anuncia transferência de sacerdotes em Natal e interior

O arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou, nesta terça-feira, 28, a transferência de três sacerdotes.

Padre Valtair Lira Lucas deixa a Paróquia de São Camilo de Léllis, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, para ser o novo pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, em Ponta Negra. A posse está marcada para o dia 6 de outubro.

Padre Alcimário Pereira de Oliveira deixa a Paróquia de Ponta Negra e será o novo pároco da Paróquia de São Camilo de Léllis, com posse agendada para 7 de novembro.

Padre Dian Carlos de Araújo Oliveira, até então Vigário Paroquial de Ceará-Mirim, foi nomeado vigário paroquial da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, onde dará assistência à comunidade de Lagoa D’Anta. Ele será apresentado à comunidade, no próximo domingo, 2 de setembro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

‘Fake news’ atingem o esgoto ao relacionar Fátima à falsa promessa de ‘kit gay’ nas escolas; Justiça Eleitoral é acionada

A equipe jurídica da candidata do PT ao governo do RN registrou mais uma ação requerendo do Facebook a retirada do ar de conteúdo de fake news.

A ação é contra o perfil RN Urgente.

Como em toda fake news, utiliza-se de um evento que guarda verossmilhança com os fatos para se criar algo com o propósito de denegrir.

No caso do perfil RN Urgente, duas publicações recentes atingem Fátima com esse propósito.

Na primeira delas, o perfil diz que a senadora anunciou Bonilha no Idema, em referência ao técnico que dirigiu o Ibama e que criou uma série de desavenças com o setor produtivo.

A afirmação da senadora sobre o assunto, no entanto, nunca existiu.

A outra postagem é de total maledicência. Nela, atribui-se a Fátima uma fala descontextualizada em que ela defende o que ficou conhecido à época do caso como “kit gay” nas escolas públicas.

Para dar ares de verdade ao caso, a postagem remete a um link de material da Comissão de Direitos Humanos do Senado em que Fátima participou de debate sobre ideologia de gênero. Dois garotos aparantando cinco anos de idade e se beijando completam a postagem absurda.

O perfil foi representado na Justiça Eleitoral na manhã desta terça. Até a publicação desta reportagem, o caso estava concluso para decisão.

Opinião dos leitores

  1. Segundo Lula, seu chefe, "parece um tubo de desodorante" e ninguém do partido dos PTralhas foi pra justiça reclamar da fala do chefe.

  2. E e bandeira do PT nao eh essa ? Defesa de kit gay em escolas, onde a senadora fatima sempre seguiu seu partido e sempre apoiou essa aberracao ?

    Ah tah…

    A imparcialidade desse blog eh "notoria" !

  3. Lula não chama ela de grelo duro e, ela num diz nada? porque que ela não vai promover política favorável aos gays?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça em Números: processos antigos já resolvidos impactam estatísticas de tempo de tramitação do TJRN

O relatório Justiça em Números 2018, divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Conselho Nacional de Justiça, trouxe um dado aparentemente contraditório sobre o Tribunal de Justiça do RN: o TJRN apresentou melhoria significativa em seus índices de produtividade e eficiência, mas apresentou um tempo médio de tramitação processual excessivo. O motivo foi o arquivamento de uma série de processos que estavam suspensos, mas que não dependiam mais de um pronunciamento do Poder Judiciário. Essa medida, necessária para refinar o acervo de processos pendentes de julgamento, terminou por impactar no tempo médio de tramitação nesta última edição do relatório.

De acordo com o Justiça em Números 2017 (ano base 2016) o tempo médio da sentença no 1º Grau da Justiça Estadual potiguar era de dois anos e um mês. Contudo, no relatório de 2018 o índice passou para 10 anos e 11 meses. Algo excepcional, como aponta a secretária de Gestão Estratégica do TJRN, Karine Symonir. Ela explica que em 2017 a Presidência do TJRN e a Corregedoria Geral de Justiça editaram uma série de portarias conjuntas disciplinando o arquivamento de processos suspensos.

“Um exemplo é o arquivamento de processos criminais onde houve sentença condenatória, mas o processo estava suspenso aguardando a captura do réu. O Judiciário já havia cumprido sua missão, mas o processo continuava pendente aguardando uma ação do Poder Executivo. Era um processo que não deveria estar mais no acervo e que impacta as nossas estatísticas”. Ou seja, o Judiciário aparece como lento, quando o caso não foi arquivado por culpa do Poder Executivo, responsável por fazer a captura do réu condenado.

Karine Symonir explica que no momento em que um processo suspenso é arquivado, a estatística do CNJ considera como tempo de tramitação todo o tempo de sua existência; ou seja, desde quando foi distribuído até o seu arquivamento. Um exemplo: um processo que tenha sido distribuído e julgado em 1990 e estava suspenso desde então, por algum motivo externo ao Judiciário; para a estatística a sua tramitação durou 28 anos – mesmo que o julgamento tenha se dado em 1990.

Situação parecida se deu em relação aos processos de Execução Fiscal. Esse tipo de processo é maioria em tramitação na Justiça potiguar. Muito dos processos dessa natureza são suspensos porque não se sabe a localização do devedor ou porque ele não tem bens suficientes para quitar a dívida. É uma situação que independe da atuação do Poder Judiciário, mas que impacta negativamente em seu acervo. Ao serem arquivados, também refletiram no tempo médio de tramitação processual.

A expectativa é de que a próxima edição do relatório Justiça em Números apresente números até menores dos que os registrados em 2016, visto que a produtividade da Justiça potiguar foi melhor do que àquela época.

Produtividade

De acordo como relatório Justiça em Números 2018, o TJRN atingiu percentual de 88% no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), principal indicador do CNJ sobre produtividade e eficiência. Esse número deixa o TJRN como o terceiro melhor entre os 12 tribunais considerados de pequeno porte, e em 10º lugar considerando todos os 27 TJs.

O resultado representa um crescimento de 42% em relação ao resultado obtido pelo TJRN no Justiça em Números do ano passado, quando o seu IPC-Jus foi de 62%. Com a melhora, o Tribunal potiguar passou do 10º para o 3º lugar entre os pequenos e no quadro geral da 24ª posição para a 10ª posição em um ano.

Opinião dos leitores

  1. Quem tem processo nas varas cíveis da capital, infelizmente, não sente essa evolução no índice de celeridade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Paulinho: “Terezinha Maia está nas ruas, conversando com o povo”

O prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio (Paulinho) esteve na região Seridó ao lado da candidata a deputada estadual, Terezinha Maia (PR). Na quinta-feira (23), a postulante do PR realizou grande mobilização em Caicó, o que foi repetido em Serra Negra do Norte, Ipueira, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas, São José do Seridó, Cruzeta, Jardim de Piranhas e finalizando em São Fernando, no domingo (26).

Em Carreta na cidade de São José do Seridó, o prefeito de São Gonçalo destacou que a primeira-dama está fazendo uma campanha com humildade, indo “às ruas, conversar com o povo, de porta em porta”. “Onde Terezinha passa é bem recebida. Estamos ouvindo as pessoas dizerem sim ao seu nome. Ela tem trabalho e história de vida pública limpa”, disse Paulinho.

Mobilização em São Gonçalo

Nesta segunda-feira, dia 27, Paulinho recepcionou o governador Robinson Faria em um reunião com vereadores e lideranças locais. Após encontro, o prefeito saiu às ruas da cidade apresentando Robinson como seu candidato a governador e Terezinha Maia sua deputada estadual.

Opinião dos leitores

  1. Porra de tanto maia, é Zenaide, Terezinha, Zé Agripino, Carlos maia. Querem só mamar a custa do povo, pq não vão mamar na dum jumento

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

MPRN denuncia deputado estadual Ricardo Motta por peculato

Denúncia foi protocolada nessa segunda junto ao Tribunal de Justiça estadual e ainda está sob sigilo

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio do procurador-geral de Justiça, ofereceu denúncia à Justiça potiguar contra o deputado estadual Ricardo Motta. A denúncia foi protocolada nesta segunda-feira (27) junto ao Tribunal de Justiça estadual e ainda está sob sigilo.

A denúncia é resultado da operação Capuleto, deflagrada pelo MPRN em maio de 2017 para apurar a prática de crimes decorrentes do desvio de recursos públicos oriundos de convênio firmado entre o Idema e a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep), em que foi contratada uma construtora para realizar a reforma do Ecocentro, com recursos oriundos de compensação ambiental da empresa Brasventos Eolo Geradora de Energia S/A.

A operação Capuleto foi um desdobramento da operação Candeeiro, em que o deputado Ricardo Motta também foi denunciado por ter desviado do Idema a quantia de R$ 19.321.726,13, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014, segundo as investigações do MPRN. O parlamentar também é um dos denunciados da operação Dama de Espadas, em que ele figura como réu por ter chefiado a organização criminosa que desviou recursos públicos do parlamento estadual entre 2011 e 2015, mediante a inserção fraudulenta de “servidores fantasmas” na folha de pagamento do órgão legislativo.

Na denúncia oferecida nesta segunda-feira, o MPRN pede que Ricardo Motta seja notificado e que, querendo, apresente defesa no prazo de 15 dias. O MPRN requereu ainda que, com o trânsito em julgado, além de condenado pelos crimes, o deputado estadual tenha os direitos políticos suspensos durante o prazo da condenação.

Opinião dos leitores

  1. Menino danado esse Ricardinho.
    É um craque, pois joga nas onze. Não deixa que o adversário invada sua área, recolhe no meio-campo e fatura pesado na área alheia.
    E, diferente do Neymar, não cai e continua na mídia.
    Até quando o Rio Grande do Norte terá que assistir a "atuação" desses verdadeiros ratos de esgoto?
    Chave neles.

    1. Larápio, Rosa?
      Larápio é adjetivo leve para este caso.
      Se formos ao dicionário ou ao código criminal, acharemos enquadramento mais adequado.
      Esse realmente é até difícil de enquadrar, tamanha é a malandragem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PGE do RN articula ação que garante a estados que União acelere transferências de recursos constitucionais

Wilkie Rebouças

A União se comprometeu com as unidades da federação a não reter recursos que devem ser transferidos para os estados. A decisão se deu nessa segunda-feira em audiência de conciliação designada pelo Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal.

Em uma estratégia articulada no âmbito do Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal, presidido pelo PGE-RN , Francisco Wilkie , os estados, com base em uma auditoria realizada pelo Estado de Minas Gerais, alegaram, em duas ações em curso no STF (ACOs 3150 e 3151), que a União vem retendo indevidamente valores de titularidade dos estados e que não compartilha informações suficientes para que os estados acompanhem e controlem a regularidade dos repasses realizados.

Na conciliação realizada hoje, as partes ajustaram a formação de um grupo de trabalho que terá dois meses para esclarecer os questionamentos dos autores da ação, para o que a União irá disponibilizar “acesso amplo” aos sistemas de registro da arrecadação federal, assegurando “todas as informações necessárias para sua compreensão e para apuração do valor das transferências obrigatórias dos últimos 5 anos”.

A União, porém, diante do pedido dos estados de que houvesse compartilhamento imediato dos recursos acumulados de parcelamentos anteriores, já manifestou formalmente seu compromisso “de que não haverá recursos acumulados por mais de 4 meses”.

Além disso, a União se obrigou a realizar ainda no mês de agosto a reclassificação das receitas relativamente aos valores recolhidos nos meses de maio a julho deste ano; a criar até o final do ano os subcódigos necessários para que os recursos arrecadados em parcelamentos futuros não precisem ser reclassificados, e a esclarecer a destinação de todos os códigos de arrecadação que foram objeto de questionamento por parte dos estados.

Francisco Wilkie celebrou a conciliação. “Trata-se de mais uma importante conquista decorrente da atuação articulada das Procuradorias Estaduais. O ajuste de hoje representa o reconhecimento da necessidade de uma maior transparência na relação entre a União e os entes federados. Parte dos recursos arrecadados da União são, na verdade, de titularidade dos estados e dos municípios. Quando, por qualquer motivo, a União deixa de classificar as receitas recebidas e retarda o repasse desses valores ou quando não fornece os meios de acompanhamento da arrecadação, cria-se um fator que contribui para o aprofundamento do desequilíbrio federativo e para a carência de recursos financeiros necessários à prestação dos serviços de que a população necessita”.

Quando o contribuinte recolhe um tributo federal, aponta no documento de arrecadação (DARF) o código para identificar o adimplemento da obrigação, e parte desse recurso deve ser repassado para os demais entes federativos como determina a Constituição. Os estados estimam que nada menos do que 14 bilhões de reais estejam pendentes de reclassificação e por isso retidos nos cofres da União, quando deveriam ter sido transferidos a estados e municípios de acordo com as regras de repartição das diversas espécies de receitas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

FOTOS: Equipe de handebol Masculino Master (+35) da AABB Natal é vice-campeã em competição na PB

A equipe de Handebol Masculino Master (+35) da AABB Natal nesse último final de semana participou da Copa Valentina de Handebol, na cidade de João Pessoa. Participaram da Copa Valentina, 6 equipes dos estados do RN, PE e PB.

A equipe da AABB Natal depois de uma vitória, um empate e uma derrota na fase de classificação, venceu na semifinal o Novo Horizonte – PB por 22 x 15, e chegou na grande final com o Clube Português – PE e perdeu pelo placar de 17 x 14, ficando com o 2º lugar na competição.

“Esse resultado fez com que o grupo se motivasse para aumentar a carga de treinos e assim representar o RN em outras competições durante o ano, aguardamos que mais ex-atletas de handebol apareçam para treinar conosco na AABB” disse Douglas Ramalho, goleiro do time.

Os atletas João Aquino Filho e Daniel Mazzer foram destaques sendo escolhidos para a seleção da competição. Outro ponto importante de se destacar foi a presença do técnico Flávio Tinôco, que comandou vários ex alunos do tempo escolar.

Os atletas agradecem o apoio de toda diretoria da AABB Natal, em especial ao Presidente Haroldo Ribeiro Dantas e o Diretor da modalidade Ranke dos Santos.

Fotos cedidas abaixo.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF apura atos de corrupção de servidora do INCRA no RN

A Polícia Federal deflagrou hoje, 28/08, em Natal e Parnamirim, na região metropolitana, a operação UNLOCK objetivando apurar atos de corrupção ativa e passiva atribuído a uma servidora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no Rio Grande do Norte.

Cerca de 14 policiais cumpriram três mandados judiciais de busca e apreensão e uma medida cautelar de afastamento de função pública. As diligências buscam reunir provas dos crimes investigados e evitar a continuidade dos atos de corrupção.

Iniciadas há 8 meses, as investigações partiram de informações que davam conta de que uma funcionária do INCRA estaria cobrando valores de assentados para realizar a regularização de seus cadastros junto ao Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (SIPRA).

Diante da gravidade dos fatos, a Justiça Federal/RN acolheu a representação policial e, além das medidas de busca e apreensão, determinou o afastamento daquela funcionária.

Ainda durante o decorrer dos levantamentos restou evidenciado que a envolvida efetivamente cobrava quantias que variavam de R$ 200,00 a 1,5 mil de cada assentado para realizar a liberação destes no referido sistema, sendo identificadas, até a data de hoje, pelo menos oito condutas de corrupção ativa e passiva.

(*) O nome da operação se refere ao indevido ato de desbloqueio no sistema do INCRA perpetrado pela servidora investigada.

Opinião dos leitores

  1. Existe corrupção em todos os órgãos públicos do nosso País. Temos que diminuí-los ou extinguirmos, pois é a única solução para diminuir a corrupção.

  2. Patrimônio da união deveriam fazer uma devassa pra desbaratar o porque pra uns não exigem o cumprimento da lei, enquanto pra outros exigem, isso é muito suspeito e visíveis as decisoes diferentes em casos idênticos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

FOTOS: Teatro Lauro Monte, em Mossoró, reabre em outubro após oito anos fechado

Fotos: João Vidal

Quando o iluminador Alisson Fonseca finalizou seu último dia de trabalho no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró, ele não imaginou que o veria fechado pelos próximos oito anos. Funcionário da casa desde muito jovem, o choro é inevitável quando fala sobre o fechamento do espaço. “Isso aqui foi minha vida todinha. Não consigo nem falar quando penso nesses oito anos de luzes apagadas”, registra emocionado. Mas ao se deparar com as obras de reforma do teatro 70% concluídas, Alisson recobrou o ânimo.

“Meu sonho é ver isso aqui aberto e cheio de gente de novo”, diz. Nos próximos meses a cultura mossoroense ganhará novo fôlego com a reabertura do Teatro, prevista para acontecer em outubro após as obras de reestruturação financiadas pelo Estado com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. Estão sendo investidos R$ 5 milhões em uma completa reestruturação que inclui obras de acessibilidade, climatização, pintura, instalação elétrica e hidráulica, além da instalação de equipamentos cenotécnicos como poltronas, iluminação e cortinas e combate a incêndio.

Para o secretário da Sethas e coordenador do projeto junto ao Banco Mundial, Vagner Araújo, a reabertura do teatro é um marco na cultura de toda região Oeste. “Após oito anos fechado e muita descrença da população, o Lauro Monte se prepara agora para reabrir seu palco e ser mais um equipamento de fomento à cultura de Mossoró e municípios vizinhos. A expectativa do Estado é reabri-lo em outubro próximo com uma programação intensa e diversificada”, detalhou.

“Mossoró é uma cidade que vive sua efervescência cultural na plenitude. A restauração do Lauro Monte Filho é um marco para a cultura de toda a região”, destacou Amaury Júnior, diretor geral da Fundação José Augusto.

Tombado como patrimônio cultural do Rio Grande do Norte e mantido pela Fundação José Augusto, o Teatro Lauro Monte é peça importante na cena cultural de Mossoró. Tem capacidade para receber 473 pessoas e, após a reforma, poderá funcionar também como cineteatro, já que receberá telão e equipamentos de som equivalentes aos das salas de cinema.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Governo do Estado inicia pagamento da folha de agosto a partir desta sexta

O Governo do Estado paga a partir de sexta (31) os salários de agosto do funcionalismo. Na sexta (31) recebem os servidores da Educação, DETRAN, IPERN, IDEMA, JUCERN, DEI e ARSEP. Na quinta (06) recebem os servidores da área de segurança: SESED, SEJUC, PC, PM, CBM, ITEP e policiais do GAC e da Vice-Gov (ativos, reformados e pensionistas). Ainda na quinta (06) recebem todos os servidores ativos da Saúde, independente da faixa salarial, e os servidores ativos e inativos das demais secretarias que ganham até R$ 4 mil. Na segunda (10) recebem todos os demais servidores que ganham acima de R$ 4 mil, totalizando *100% da folha de agosto paga*. O décimo-terceiro já foi pago para 75% dos servidores, sendo *81% pago no caso dos policiais militares*. Sobre os 25% restantes do décimo, para salários acima de R$ 4 mil, o Governo informa que segue acompanhando as receitas, para anunciar *em breve* a finalização do pagamento.

Opinião dos leitores

  1. Penso ser uma profunda falta de respeito e consideração , para com aqueles professores , que doaram sua juventude e empenho em estudos , especializações , mestrado , doutorado para melhor desempenho e performance nas suas salas de aula. É injusto , chega a ser indecente , agora , constatarmos esse desprezo , esse consolo mentiroso , que nunca se concretiza. É , preciso pois , enfatizar , que os novos professores que aí estão , só estão a receber seus salários em dia , pois teve a nossa contribuição , para hoje lhes permitissem , receber todos os seus proventos em dia. Seria de bom termo , que os próprios colegas , que estão sendo privilegiados , com a antecipação de direitos e ganhos , conseguidos por seus esforços , mas sobretudo , porquê , antes deles, vieram nós , que se aposentaram recentemente e , estão sendo escamoteados , tendo seus direitos negados , alijados , como se nada tivesse feito. Reafirmo , fizemos , e, fizemos muito! Queremos, e exigimos aquilo que nos está sendo negado de forma vergonhosa,! Tenho dito.

  2. "Governo informa que segue acompanhando as receitas, para anunciar *em breve* a finalização do pagamento."
    Em cima desse argumento eu quero chamar atenção do Sr. Governador que essa parcela de funcionários ativos, inativos e aposentados que estão neste patamar que ganha acima de 4 mil, poderá fazer a diferença na sua reeleição ou não, por seu capricho próprio em massacra-los.

  3. Puta de uma sacanagem, dizer que segue acompanhando as receitas, para pagar o restante do 13 salário, fazem 13 meses que está receita esta sendo acompanhada, pura vergonha

  4. vai continuar acompanhando as receitas para pagar o 13º de 2017? até quando vai essa informação? virou refrão. meu pai que coisa, governador faça um esforço.

    1. Maior esforço, vamos fazermos no dia 07 de Outubro, passar esse veredito ao desgoverno cidadão.

  5. MAS AINDA CONTINUA COM O PAGAMENTO ATRASADO. VERGONHOSO ESSE GOVERNO DA INSEGURANÇA. SERVIDOR VAI TIRAR ELE DESSE GOVERNO VOTANDO CONTRA A ELE.

  6. SO VAI COMEÇAR A PAGAR AMANHA PREOCUPADO COM A REJEIÇÃO QUE É DE 72 PORCENTO GOVERNO PESSIMO ESSE ROBSON FARIA. GOVERNO DA INSEGURANÇA

    1. Isto é papo furado, esse história de acompanhamento de RECEITA, dinheiro tem e muito mas, essa resposta sairá no dia 07 de Outubro. Já basta de tanto massacre, mais longe já esteve só ter paciência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *