O valor da bolsa para os selecionados é de R$ 400,00 mensais, concedido pela CAPES com duração de até 18 meses. As inscrições iniciaram ontem (13) e seguem até hoje (14)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(IFRN), divulgou, nesta segunda-feira (13), edital de cadastramento reserva de alunos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Estão aptos a participar da seleção, alunos do curso de Língua espanhola do Polo Ruy Pereira do Santos, em São Gonçalo.
O valor da bolsa para os selecionados é de R$ 400,00 mensais, concedido pela CAPES com duração de até 18 meses. As inscrições iniciaram ontem (13) e seguem até hoje (14). Para conhecer mais sobre a seleção e a documentação necessária para realizar a inscrição, acesse o edital completo: Edital_PIBID
O PIBID é um programa do Ministério da Educação e atende as atribuições do legais da CAPES (Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério. Entre os objetivos do programa estão a valorização do magistério; o aumento da qualidade da formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura e o incentivo a formação de professores em nível superior para a educação básica.
O Estado do RN entregou à população norte-riograndense, na tarde dessa segunda-feira (13), o Memorial Câmara Cascudo totalmente restaurado. Com investimento na ordem de R$ 300 mil, o espaço teve suas instalações hidráulicas e elétricas renovadas, bem como os revestimentos, esquadrias e pintura. A partir de agora, o Memorial está dotado de uma estrutura que possibilitará realização de eventos culturais e de lazer, uma vez que além da reforma do prédio, está sendo adquirido novo mobiliário e equipamentos como condicionadores de ar e elevadores para acessibilidade.
A obra foi financiada via Banco Mundial, e teve por objetivo promover e ampliar os equipamentos culturais do Estado, imprescindíveis para preservação da cultura e fomentação do turismo potiguar. O Memorial Câmara Cascudo, que vai proporcionar não só a conservação do legado do ilustre historiador, como também permitir o acesso da população ao espaço cultural e histórico, contribuindo para perpetuar e dar acesso à parte importante da história norte-riograndense.
“Este apoio técnico e financeiro que demos para ampliação e a melhoria da infraestrutura do Memorial irá alavancar os investimentos no setor, fortalecendo as atividades culturais em nosso estado, visando a geração de empregos e renda, e, claro, perpetuando a cultura potiguar”, disse o coordenador do Governo Cidadão e secretário da Sethas, Vagner Araújo, ratificando ainda que é dever do Estado viabilizar as condições para que o povo potiguar tenha acesso aos bens culturais produzidos e aos equipamentos e ambientes culturais, para a sua formação integral.
Além de permitir o acesso à população de menor poder aquisitivo a espaços culturais e de lazer público de qualidade, o Rio Grande do Norte vai reduzir os custos com locação de espaços para exibição de eventos culturais e aluguel de serviços públicos. “Levaremos cultura a toda população da cidade de Natal, aos turistas e os estudantes da rede pública, que ainda utilizarão esses espaços para melhorar a educação cultural e conhecer um pouco mais da história do Estado e de Luís da Câmara Cascudo”, disse o diretor da Fundação José Augusto, Amaury Júnior.
Atualmente o Memorial está recebendo as aulas da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), que deve ser entregue até fevereiro de 2019, enquanto a Escola também passa por reforma. Estão sendo investidos R$ 2,2 milhões na restauração do prédio da EDTAM, também com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
“É uma alegria sem tamanho ver este espaço ser restaurado, dando acesso à cultura a todos os norte-rio-grandenses, perpetuando toda a história do filho mais ilustre dessa terra, o mestre Luís da Câmara Cascudo.”, finalizou Daliana Cascudo, neta de Câmara Cascudo, que por anos foi diretora deste memorial.
Agosto de Cascudo
Exposição Djalma Paixão
Para coroar a entrega da obra do Memorial Câmara Cascudo, dentro da programação do Agosto de Cascudo, que festeja os 120 anos do historiador, foi aberta a exposição do artista plástico Djalma Paixão.
Nas obras deste artista potiguar, são destaques: o forró, boi de reis, o pastoril e folguedos populares, refletindo toda a pesquisa sobre a obra do imortal Luís da Câmara Cascudo. A exposição permanece em cartaz no Memorial até o dia 30 de agosto.
Pesquisa afirma que quantidade não é qualidade quando o assunto é sexo
Há quem diga que para ficar de bom-humor é preciso fazer sexo todos os dias. No entanto, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, transar uma vez por semana é o suficiente para ser um casal feliz.
Foto: shutterstock
A pesquisa tentou descobrir a relação entre o sexo e a felicidade ao analisar 30 mil americanos por mais de 40 anos. Essa, porém, não foi a única vez que uma instituição reconhecida quis responder quantas vezes é preciso transar, no curto período de tempo, para ser um casal feliz .
Em outra ocasião, inclusive, a Universidade Carnegie Mellon, dos Estados Unidos, analisou 128 casais heterossexuais, com idades entre 35 e 65 anos, para abordar o assunto. Divididos em dois grupos, os participantes tiveram que informar os dias que tiveram relações sexuais e os números, mais uma vez, apontaram que fazer sexo uma vez por semana é o suficiente.
Durante a pesquisa, os integrantes do primeiro grupo não receberam nenhuma instrução sobre a quantidade de sexo que poderiam ou deveriam fazer. Já o segundo, de acordo com a Universidade, resolveu dobrar a quantidade. Para a surpresa dos pesquisadores, no entanto, a felicidade de quem transou mais vezes não foi maior.
Em 2017, de acordo com um estudo publicado pelo “Personality and Social Psychology Bulletin”, descobriu-se que afeição e conversas casuais, mais do que fazer sexo, são as maiores responsáveis pela felicidade em longo prazo.
A pesquisa foi realizada com 335 pessoas que estavam em relacionamentos. Elas responderam perguntas relacionadas à frequência com a qual faziam sexo, sobre o quão afetuosos eram na relação e sobre a quantidade de vezes em que experimentavam emoções positivas, como alegria e contentamento.
O resultado observado, de acordo com os psicólogos que conduziram o estudo, aponta que sexo é um “veículo” para que haja mais carinho, e quantidade nem sempre é qualidade. Para ser um casal feliz , portanto, investir na afeição e no carinho é uma ótima saída.
O sábado, dia 18 de agosto, será o Dia D de mobilização para a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo. A campanha teve início dia 6 e segue até 31 de agosto, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Devem ser vacinadas crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias.
A campanha tem como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, para evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças.
“Ressaltamos que no próximo sábado, dia 18, acontecerá o Dia D de divulgação e mobilização Nacional para a Campanha de Vacinação contra a poliomielite e Sarampo. Orientamos que todos os pais e responsáveis, principalmente aqueles que não podem levar seus filhos na semana para ser vacinados, não percam a oportunidade de levá-los e com isso garantir a proteção destes contra essas doenças e evitar a reintrodução das mesmas em nosso Estado”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Sesap, Katiúcia Roseli.
As campanhas contra poliomielite foram iniciadas em 1980, estando o país livre da doença desde 1990. Com relação às campanhas contra o sarampo, estas são realizadas desde 1995, com a vacinação de população alvo específica que, na grande maioria das vezes, abrange as crianças de um a quatro anos de idade.
Meta
O público-alvo da campanha corresponde a 11.213.278 crianças no Brasil e 188.861 no Estado do Rio Grande do Norte. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo. Após a primeira semana de Campanha o Estado vacinou apenas 8,2% do público alvo para a Poliomielite e 8% para o Sarampo, mostrando que um número muito pequeno de crianças foram levadas até as Unidades Básicas de Saúde até a presente data.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou no fim do mês passado novas normas para a comercialização de suplementos alimentares e de remédios dinamizados –como são chamados os antroposóficos, homeopáticos e homotoxicológicos. De acordo com a agência, o objetivo é que as novas regras melhorem o acesso dos consumidores a produtos de qualidade.
Agora, alguns remédios homeopáticos, por exemplo, vão ter de respeitar certos critérios de produção e passar por testes. Isso vai trazer mais segurança para o consumidor. Mas os medicamentos poderão ter nomes comerciais, o que tende a facilitar a procura por um produto.
Já os suplementos passarão a ter composição e quantidade padronizadas. Assim, vai ficar melhor para comparar produtos de diferentes marcas, além de reduzir o risco do consumidor ingerir uma dose prejudicial à saúde.
“As mudanças vão trazer muita segurança, já que, quanto mais claras forem as normas, melhor para a indústria, que sabe o que pode e não pode fazer, e para o consumidor, que sabe que aquilo que adquiriu passou por um controle”, explica a advogada Marianne Albers, sócia do Felsberg Advogados.
Os novos processos e critérios estabelecidos pela Anvisa facilitam, portanto, a fiscalização pelo consumidor e só reforçam cuidados básicos na hora de escolher o produto. “É importante verificar na embalagem os dados e o registro do fabricante. Além disso, não acredite em suplementos que prometam milagres”, diz a advogada. Em caso de irregularidade, é possível contatar a Vigilância Sanitária ou a Anvisa.
As normas foram publicadas pela Anvisa no dia 27 de julho, mas as discussões sobre o tema se arrastavam desde 2008. De acordo com os órgãos do setor, o problema é que a falta de regulamentação dificultava o controle sanitário e a gestão do risco desses produtos.
Segundo uma pesquisa divulgada em 2016 pela Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), 54% dos lares brasileiros consomem suplementos alimentares. No Brasil, esse mercado movimenta R$5,2 bilhões por ano.
Entenda as regras para os remédios homeopáticos
1. O que são medicamentos dinamizados?
De acordo com a Anvisa, são remédios preparados a partir de substâncias que são submetidas a triturações sucessivas ou diluições seguidas de agitação, que pode ser mecânica ou manual. Eles podem ter finalidade preventiva ou curativa e são adotados em terapias homeopáticas, homotoxicológicas e antroposóficas. Esse tipo de remédio pode ser produzido em farmácia de manipulação ou indústrias, mas só os segundos são registrados na Anvisa.
2. O que muda?
A nova resolução da agência define os critérios para o registro e a notificação dos remédios dinamizados. O registro é uma forma mais complexa de autorização dada pela agência, em que o produto precisa atender a critérios e passar por testes específicos. Esse tipo de procedimento é necessário para determinados tipos de substâncias, especialmente medicamentos que contêm substâncias novas no Brasil.
A notificação, por sua vez, é um processo mais simples, que não exige análises clínicas como as prescritas para os registros. Ela serva para ingredientes já conhecidos e pode ser feita nas vigilâncias sanitárias locais, sem precisar passar pela Anvisa.
A novidade agora é que a agência colocou novos produtos em cada lista. Todos os medicamentos dinamizados que forem injetáveis, por exemplo, vão precisar passar pelo procedimento mais complexo. A Agência também autorizou a inclusão de um nome comercial para os dinamizados. Eles ainda vão poder ter edulcorantes, um tipo de adoçante, o que antes era proibido.
3. Quais são os benefícios para o consumidor?
Os especialistas dizem que as mudanças listadas garantem mais segurança aos remédios dinamizados, que adotam critérios e passam por procedimentos alinhados ao que já ocorre em outros países. Um ponto importante para o consumidor é que agora ficam mais claras as regras dos medicamentos que precisam de prescrição médica –como os injetáveis. Além disso, a utilização de um nome comercial pode ajudar os pacientes a identificarem mais facilmente os produtos que precisam.
4. Quando as mudanças entram em vigor?
As novas regras entram em vigor a partir de 25 de setembro de 2018.
Entenda as novas regras para os suplementos
1. O que é um suplemento?
De acordo com a Anvisa, os suplementos alimentares têm como público-alvo pessoas saudáveis, ou seja, não são indicados para o tratamento de doenças. Eles são compostos por nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos que precisam atender regras específicas de composição e de rotulagem. Para isso, a agência criou uma lista com 383 ingredientes fontes de nutrientes, substâncias bioativas ou enzimas, 249 aditivos alimentares e 70 coadjuvantes de tecnologia autorizados como suplementos. Essa lista deve ser atualizada periodicamente, respeitando critérios de segurança e eficácia dos ingredientes.
2. O que muda?
Além de definir quais nutrientes são considerados como suplementos e a quem eles devem se destinar, a Anvisa definiu limites mínimos e máximos para cada produto. Assim, marcas diferentes terão composição e quantidade similar em um mesmo produto. Além disso, ao estabelecer a dosagem, há menos risco para a saúde do consumidor.
Outra mudança é que, a partir de agora, as indústrias poderão informar no rótulo quais são os benefícios à saúde daquele produto. Para tanto, a Anvisa autorizou uma lista de 189 alegações que podem aparecer na embalagem e disse quais testes e em que casos elas podem ser usadas.
3. E os probióticos?
A norma também regulamenta os probióticos (suplementos que contam com a presença de micro-organismos, como iogurte e leite fermentado). O problema, segundo organizações como a Abiad, é que a relação publicada pela Anvisa dos produtos que se enquadram nessa definição deixa de fora itens que já estão no mercado.
“Seguiremos com algumas preocupações em relação aos critérios e exigências para probióticos”, disse a associação, que “espera contar com a receptividade da Agência para a manutenção do diálogo ao longo do processo de adaptação à nova regulamentação.
4. Quais são as vantagens para o consumidor?
Agora as informações dos rótulos devem ficar mais claras para que compra suplementos alimentar. Como os ingredientes precisam seguir um padrão, comparar marcas diferentes também será algo mais fácil. Além disso, pode aumentar a oferta de itens desse tipo disponíveis no mercado.
5. Quando as regras entram em vigor?
Os produtos que já estão no mercado terão prazo de cinco anos para se adequarem às novas regras. Para os novos suplementos que ainda não foram aprovados pela Anvisa, as mudanças passam a valer imediatamente.
Fontes: Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres); Marianne Albers, sócia do Felsberg Advogados e responsável pela área de Direito Público e Regulatório e de Life Sciences; Priscila Dejuste, farmacêutica coordenadora da Comissão Assessora de Suplementos Alimentares do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo).
Um trecho de uma ponte na rodovia A10 desabou nesta terça-feira (14) durante uma tempestade na cidade de Gênova, no norte da Itália. Segundo autoridades municipais e bombeiros, ao menos 35 pessoas morreram e 14 ficaram feridas, sendo cinco em estado grave.
O jornal Corriere della Sera disse que entre os mortos há pelo menos uma criança e que quatro pessoas foram resgatadas vivas dos escombros, mas que dez ainda estão desaparecidas.
A agência de notícias local Adnkronos afirmou que o chefe das ambulâncias que participam do resgate falou em “dúzias de mortos”.
O chefe da Defesa Civil italiana, Angelo Borrelli, disse que a ponte caiu sobre duas casas, mas elas estavam vazias e que até o momento não há nenhuma informação sobre vítimas que estavam no chão no momento do desabamento.
Ele afirmou também que entre 30 e 35 carros e três caminhões estavam no trecho que desabou.
O ministro dos Transportes da Itália, Danilo Toninelli, disse que “está acompanhando com grande apreensão o que parece uma grande tragédia”. Cerca de 200 bombeiros participam das tentativas de resgate.
A bombeira Amalia Tedeschi, que trabalha nos resgates, disse à rede de TV Rai que o trecho que desabou tinha cerca de 80 metros de distância e 45 metros de altura.
Informações anteriores do canal Sky TG2 diziam que ele tinha 200 metros de distância e 100 metros de altura. A queda aconteceu por volta das 11h30 locais (6h30 de Brasília).
A ponte Morandi foi construída em 1967 e passou por uma reforma há dois anos. Em Gênova ela é conhecida como ponte do Brooklyn, em referência a tradicional construção de Nova York.
A estrada A10 vai de Gênova até a fronteira com a França e é usada também por moradores das regiões de Piemonte e Lombardia que vão até as praias da Ligúria.
Bombeiros dizem temer que o desabamento afete as linhas de gás que passam pela região.
As primeiras imagens divulgadas pelos meios de comunicação mostram a ponte, sem dezenas de metros, em meio a neblina.
Pelo terreno da região de Gênova, que fica entre o mar e a montanha, a rodovia possui longos túneis e viadutos. O trecho que desabou passa por uma zona industrial e também sob a água.
A Coordenação da Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou nesta terça-feira (14) o balanço das operações realizadas no decorrer da última semana. Os dados mostram que foram efetivados 903 testes de etilômetro nas várias operações desenvolvidas na capital potiguar, resultando na lavratura de 96 autos de infração, sendo 76 por infração a Lei Seca, com três condutores presos por crime de trânsito.
As ações de fiscalização ainda flagraram sete veículos circulando nas ruas em situação irregular. Os policiais retiveram os automóveis, que foram levados para o pátio do Detran onde são acondicionados os veículos apreendidos por estarem em desacordo com a legislação.
As intervenções dos policiais da Operação Lei Seca não se mantiveram apenas na fiscalização com foco no combate ao motorista que insiste em beber e dirigir. A Operação também desempenhou o serviço de patrulhamento tático móvel na área dos bairros que compreendem a zona Oeste de Natal. Durante as rondas diversos suspeitos foram abordados e passaram por revista pessoal. A ação policial tem o objetivo de prevenir as ocorrências de crimes com a presença mais efetiva do patrulhamento.
O diretor-geral do Detran, Eduardo Machado, lembrou que essa forma de atuação da Operação Lei Seca unindo a fiscalização com o patrulhamento é um modelo que vem sendo incentivado e ampliado pelo Órgão. “Sabemos da necessidade de segurança da população e diante disso buscamos contribuir mais ampliando o patrulhamento realizado pelos policiais da Lei Seca”, informou.
Já o coordenador da Lei Seca, tenente-coronel Francisco Flávio dos Santos, explicou que quando a Operação vai além da fiscalização do trânsito ela se torna uma ferramenta capaz de evitar e combater vários tipos de delitos. “Ações como essas são necessárias para aproximar cada vez mais a Operação Lei Seca da comunidade. Além de realizar policiamento ostensivo para garantir a segurança dos cidadãos, demonstra que a lei seca é mais que uma operação para coibir o uso de álcool, ela é uma atividade policial como a exercida por qualquer outra unidade policial do Estado”, comentou.
PSDB é o PT de paletó. Os dois são socialistas. Mas o PSDB ao menos tem bons quadros em termos de competência. Nada consegue ser tão ruim como o PT: cheio de corruptos (desde o Mensalão estamos descobrindo isso), preguiçosos e incompetentes. Já dizia Roberto Campos: "o PT é o partido dos estudantes que não estudam, dos trabalhadores que não trabalham e dos intelectuais que não pensam". Agora mesmo, estamos assistindo a uma caravana de terroristas desocupados, de baderneiros profissionais empreendendo uma tal marcha contra a capital federal em defesa da candidatura de um presidiário condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. E são aguardadas as práticas de sempre: quebradeiras, desordens, vias interrompidas (impedindo o livre trânsito do cidadão de bem), transtornos generalizados aos moradores de Brasília. É o tal "exército do Stédile", o terrorista chefe que está por ai, livre, leve e solto, ameaçando as instituições nacionais e os brasileiros do bem com seus quadrilheiros movidos a "sandubas" de mortadela e gorjetas. Ah, Brasil! Falta vergonha a grande parte do nosso povo.
Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) prendeu nesta terça-feira (14) o prefeito de Caicó, um vereador da cidade e ainda um lobista suspeitos de corrupção ativa e passiva, associação criminosa, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e dispensa indevida de licitação. A operação Tubérculo cumpriu três mandados de prisão, e outros seis mandados de busca e apreensão na cidade seridoense e em Natal. Além de presos preventivamente, o prefeito Robson de Araújo e o vereador Raimundo Inácio Filho foram afastados dos cargos. O lobista Edvaldo Pessoa de Farias teve prisão temporária decretada.
A operação Tubérculo é desdobramento das operações Cidade Luz, deflagrada em julho de 2017 e que desvendou um esquema criminoso instalado na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal através da constituição de cartel entre empresas pernambucanas que prestavam serviços de iluminação pública na cidade; e Blackout, realizada em agosto do mesmo ano e que apurou superfaturamento e pagamento de propina para manutenção do contrato de iluminação pública em Caicó.
Ao todo, 12 promotores de Justiça, 22 servidores do MPRN e 28 policiais militares participaram da operação Tubérculo. Os gabinetes do prefeito e do vereador foram alvos dos mandados de busca e apreensão.
“Lâmpadas”
Pelo que foi apurado pelo MPRN, o envolvimento de Robson de Araújo, conhecido por Batata, com o esquema fraudulento começou antes mesmo de ser empossado prefeito de Caicó, ainda em novembro de 2016. A investigação sobre a participação do prefeito foi iniciada após os empresários Allan Emannuel Ferreira da Rocha e Felipe Gonçalves de Castro, presos na operação Cidade Luz, firmarem termo de colaboração premiada com o MPRN.
Allan Emannuel e Felipe Gonçalves admitiram e apresentaram provas que negociaram com Robson Batata a continuidade da prestação dos serviços de manutenção da iluminação pública mediante pagamento de propina. Eles batizaram de “lâmpada” cada pagamento de R$ 1 mil que era efetuado. Os empresários apresentaram provas que mostram que foi estabelecido até mesmo um cronograma para o repasse da propina. Os empresários, a mando de Robson Batata, também negociaram com o lobista Edvaldo Pessoa de Farias. Pelo “serviço”, Edvaldo recebia uma “mesada” de R$ 3 mil dos empresários. Para o MPRN, há indícios de que o prefeito Robson Batata recebeu aproximadamente 70 “lâmpadas” pela manutenção de contratos para execução de serviços de iluminação pública com as empresas Real Energy Ltda e Enertec Construções e Serviços Ltda.
Corrupção na Câmara
A operação Tubérculo também investiga o cometimento de crimes de corrupção ativa e passiva por parte do prefeito Robson Batata e do vereador Raimundo Inácio Filho, o Lobão, na Câmara Municipal de Caicó. Após a deflagração da operação Blackout pelo MPRN, a Câmara instaurou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar a responsabilidade de todas as gestões públicas municipais desde a criação da Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip). Em depoimento, alguns vereadores caicoenses afirmaram ao MPRN que Robson Batata ofereceu o pagamento de R$ 3 mil mensais e ainda cinco cargos na gestão municipal para que votassem a favor dele na CEI.
Em fevereiro deste ano, a Câmara Municipal recebeu uma denúncia popular que pede a cassação de Robson Batata da Prefeitura. Agindo a mando de Robson Batata, o vereador Lobão Filho procurou colegas na Câmara e ofereceu R$ 30 mil e cargos na gestão para que votassem contra a cassação do prefeito. Alguns vereadores, em depoimento ao MPRN, confirmam que foram contatados por Lobão Filho e que ele propôs as vantagens indevidas em troca do voto. Um dos vereadores procurados chegou a gravar conversa em que Lobão lhe faz a proposta de compra de voto por R$ 30 mil e cargos na Prefeitura. O processo de cassação de Robson Batata na Câmara está suspenso por decisão liminar, mas já se encontra instaurado a partir dos votos de 10 dos 15 membros da Casa Legislativa.
Prisões
Na decisão pelas prisões preventivas de Robson Batata e Lobão Filho, o desembargador Gilson Barbosa frisa que elas são necessárias por causa do “risco considerável de reiteração de ações delituosas por parte dos investigados”. Ele entendeu ainda que “caso permaneçam em liberdade, Robson de Araújo e Raimundo Inácio Filho, por se encontrarem nos cargos eletivos, tendo acesso às repartições públicas e em contato com outras pessoas envolvidas, continuarão a delinquir, no intuito de permanecer com os favorecimentos pessoais e na tentativa de obstar a cassação do prefeito”. Por fim, o desembargador destacou que é “importante não olvidar que podem os detentores dos cargos tentar escamotear as provas dos possíveis ilícitos, com a destruição de documentos, apagando conversas em aparelhos celulares e e-mails, cooptando outras pessoas etc”.
Para decretar a prisão temporária de Edvaldo Farias, o desembargador ressalta que ele agia com o objetivo de cumprir as ordens do prefeito de Caicó, “bem como se locupletar do dinheiro público”. Os três ficarão presos em Natal.
Por acaso é só ele que tem tais práticas? Cadê os outros?
Aprendeu batata, não pode contrariar os coronéis, contrariou? mais cedo, mais tarde, chega a cobrança. Faça qualquer negociata, mas não perca prestígio político, isso abre portas para investigações.
Pena que esse tipo de investigação não se estende a todos os gestores no executivo, quem sabe, iria separar os bons dos maus gestores.
E a operação realizada aqui em Natal sobre o mesmo tema, vai ficar por isso mesmo? Não vai ter o desdobramento que teve na de Caicó? Porque será que em Natal é diferente? O volume de recursos desviados foi muito maior que Caicó com certeza!! Esse Brasil de hoje está uma beleza pra político corrupto. Quem errou tem de pagar,chega de vermos imposto indo pro ralo da corrupção e o povo literalmente se lascando!!
Ananda comemora sucesso de hit “Quero que tu vá” Foto: divulgação
“É quase uma libertação. Um hino para tempos difíceis ou para aquele dia em que você acorda uma fera”. É assim que Ananda, de 26 anos, define a música “Quero que tu vá”. Em quinze dias, o clipe do funk chegou a 15 milhões de visualizações e já é primeiro lugar na lista de virais do mundo, como Brasil, Chile e Portugal. O refrão (impublicável no original) diz: “Eu quero que tu vá, vá tomar no c… Para de tomar conta da minha vida e vai pra p… que pariu, aonde já se viu? Hoje eu tô tipo tolerância zero”.
“As pessoas dizem que nunca viram tanta classe num xingamento”, diverte-se Ananda, que nasceu em Caxias e canta desde os 13 anos. A composição feita a quatro mãos com o MC Koringa, agora também empresário e produtor, nasceu após um dia em que tudo deu errado. “Passamos o dia tentando compor, nada acontecia, já era tarde da noite quando me dei conta que precisava voltar para casa e dar comida ao gato e ao cachorro… Aí nasceu”, recorda Ananda, ainda surpresa com toda a repercussão em torno de seu primeiro hit.
Marília Mendonça já cantou em seus shows. Nego do Borel também. E a moça de fartos cabelos encaracolados, que sequer tinha uma música gravada, já tem convites para tocar fora do Brasil. “É meio insano isso. Estamos montando tudo meio em cima da hora porque não tínhamos ideia que fosse estourar assim”, surpreende-se a ex-estudante de jornalismo, que não queria aparecer: “Meu Instagram era trancado, tinha seis fotos e 1,3 mil seguidores. Em poucas semanas já são quase 100 mil”.
Se “Quero que tu vá” existisse quando ainda era adolescente, provavelmente Ananda (na realidade Fernanda, seu nome de batismo) teria uma resposta na ponta da língua para os colegas de escola que faziam bullying com ela por conta de seus cabelos. “Minha cor original é louro mel e usava ele cacheadão até a cintura. Sentava lá na frente na sala de aula e só me chamavam de leão. Um dia, cansei e pedi a minha mãe uma escova progressiva. Pra quê? Foi pior ainda. Mas fui lisa durante dez anos. Até ter maturidade e assumir meu cabelo original”, justifica. A música chegou como um grito para muita gente que está farta de ser cobrada por este ou aquele estereótipo: “Me agradecem sempre”.
Triste sinal dos tempos. Nossa cultura vem sendo destruída aos poucos. São muitos os exemplos de coisas como essa (e até piores) que alguns idiotas úteis chamam de manifestação cultural. Essa destruição da cultura ocidental faz parte de um plano maior idealizado pelo comunista italiano Antônio Gramsci. Chama-se marxismo cultural ou gramscismo.
Realmente é a música do momento: o povo brasileiro tá tomando no C*. Enquanto vocês escutam está B* nossos políticos estão providenciando a cantoria kkkkk
Imagem mostra o trecho que desabou da ponte em Gênova – Paola Pirrera/Facebook/AFP
Um trecho de uma ponte na rodovia A10 desabou nesta terça-feira (14) durante uma tempestade na cidade de Gênova, no norte da Itália. A queda derrubou os carros que passavam pelo local e deixou diversos mortos e feridos.
Não há ainda informações oficiais sobre o número de vítimas, mas o jornal Corriere della Sera diz que são ao menos dez mortos. Já a agência de notícias local Adnkronos afirmou que o chefe das ambulâncias que participam do resgate falou em “dúzias de mortos”.
A agência de notícias Associated Press diz que cerca de dez veículos caíram no vazio no momento do desabamento. A agência Reuters confirmou até o momento apenas que duas pessoas ficaram feridas.
O ministro dos Transportes da Itália, Danilo Toninelli, disse que “está acompanhando com grande apreensão o que parece uma grande tragédia”. Cerca de 200 bombeiros participam das tentativas de resgate.
A rede de TV Sky TG2 disse que um trecho de 200 metros de distância e a 100 metros de altura da ponte Morandi caiu por volta do meio-dia (7h de Brasília). Ela foi construída nos anos 1960 e passou por uma reforma há dois anos.
A estrada A10 vai de Gênova até a fronteira com a França e é usada também por moradores das regiões de Piemonte e Lombardia que vão até as praias da Ligúria.
Bombeiros afirmaram que ainda há o temor que o desabamento afete as linhas de gás que passam pela região.
As primeira imagens divulgadas pelos meios de comunicação mostram a ponte, sem dezenas de metros, no meio da neblina que domina a zona industrial.
Pelo terreno da região de Gênova, que fica entre o mar e a montanha, a rodovia possui longos túneis e viadutos. O trecho que desabou passa por uma zona industrial e também por um rio.
O juiz Luiz Alberto Dantas, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, deferiu medida liminar pleiteada pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e suspendeu os efeitos da Lei Promulgada Municipal nº 257/2008, e da primeira parte do § 1º do artigo 1º da Lei Complementar Municipal nº 161/2016, impedindo, assim, que o Município do Natal realize despesas, com recursos próprios, destinadas a beneficiar estudantes de ensino superior, aplicando-os de forma legítima na educação infantil e no ensino fundamental, nos termos da Constituição Federal.
O caso
O Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) ajuizou Ação Civil Pública contra o Município do Natal buscando a proibição de investimentos com receitas públicas municipais em prol da educação de nível superior ou qualquer outro nível de ensino fora de sua atribuição constitucional primária, até que seja demonstrado “o pleno atendimento das necessidades do ensino infantil e fundamental”.
Na ação, o IDE suscita a declaração de inconstitucionalidade da Lei Promulgada Municipal nº 257, de 10/06/2008, que instituiu o Programa de Incentivo à Educação Universitária (Proeduc), com o objetivo de conceder bolsas de estudos para estudantes universitários de cursos de graduação, graduação tecnológica e cursos sequenciais de formação específica.
A lei estabeleceu a bolsa correspondente “a metade do valor da semestralidade ou anuidade”, definindo que a Instituição de Ensino Superior que aderir ao programa poderá compensar o valor das bolsas de estudos concedidas com o ISS, decorrente da prestação de serviço de ensino superior de graduação e pós-graduação por ela efetuados, limitado a 5% da receita anual.
O Instituto também questiona a Lei Complementar Municipal nº 161, de 29/12/2016, que suspendeu por dois anos, a partir de 1º de janeiro de 2017, novas adesões de alunos ao Proeduc, mas manteve os benefícios anteriormente concedidos.
O IDE argumenta que o Município de Natal vem sofrendo prejuízos acima de R$ 10 milhões em sua receita anual com o programa, não justificando a manutenção desse investimento em ensino superior, quando a rede básica do ensino municipal estava e ainda se encontra em situação precária, para a qual há necessidade de redirecionamento desses recursos financeiros.
Decisão
Ao analisar o pedido de concessão da liminar, o juiz Luiz Alberto Dantas destacou que a Constituição da República é taxativa ao preceituar no artigo 30, inciso VI, que é da competência dos Municípios “manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação infantil e de ensino fundamental”, enquanto o artigo 211, da Carta Política reafirma que esses entes federados “atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil”.
O magistrado apontou ainda que os Municípios devem aplicar anualmente nunca menos do que 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino, conforme o artigo 12 da Carta da República.
“É inadmissível deixar de considerar o tópico da renúncia de receita fiscal do Município do Natal acima de dez milhões de reais por ano (R$ 15.151.000,00 em 2016; 15.827.000,00 em 2017; 10.324.000,00 em 2018 e R$ 10.058.000,00 previstos para 2019), com o programa PROEDUC, de incentivo a estudantes do ensino de nível superior, conforme documento emitido pela Secretaria Municipal de Tributação”, enfatizou o julgador.
O juiz Luiz Alberto Dantas anotou ainda que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional diz incumbir aos Municípios “oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino”.
A decisão também levou em consideração o conteúdo do relatório final do estudo sobre os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), concretizado em setembro de 2017 pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Natal, onde foram evidenciados vários aspectos negativos sobre as instalações físicas dos CMEIs, como a ausência, em diversas unidades, de bibliotecas, salas de leitura, laboratório de informática, refeitórios, ou quadras de esportes.
O Município não consegue dar conta das despesas do ensino básico e fundamental, imagine manter o ensino superior, obrigação da União. Só aqui se produz esse tipo de aberração, nunca trabalham para fiscalizar despesas e diminuir gastos, sempre aprovam mais e mais despesas e afundam as contas públicas.
Mas sabem de quem é a culpa??? Da folha de pagamento… Quanta hipocrisia!
O BlogdoBG apurou que entre as muitas provas coletadas pelo ministério público para deflagrar a operação Tubérculo nesta terça-feira em Caicó que culminou com a prisão preventiva do Prefeito da Cidade, Batata e do vereador Lobão Filho, estão a delação premiada de duas pessoas e uma gravação feita com o vereador Lobão Filho oferecendo cargos na prefeitura de Caicó e uma quantia considerável em dinheiro.
Provocado pelo o BlogdoBG, a assessoria do MP se limitou a dizer que as 11:00h terá uma coletiva comandada pessoalmente pelo procurador Eudo Leite onde será apresentado e detalhada toda operação.
O vice-prefeito, Marcos do Manhoso deverá ser convocado pela Câmara Municipal da cidade ainda nesta terça-feira e assumir a Prefeitura.
A operação Tubérculo é desdobramento das operações Cidade Luz e Blackout. Ao todo, 12 promotores de Justiça, 22 servidores do MPRN e 28 policiais militares participaram da operação Tubérculo. Os gabinetes do prefeito e do vereador foram alvos dos mandados de busca e apreensão.
Mas, o MPRN, devia atuar diretamente na situação dos funcionários Público , com bloqueio das contas do ESTADO, Refiro com a situação do décimo terceiro salário que está aproximadamente um anos de atraso.
Mais um do MDB vai para a cadeia. Vereador "LOBÃO". Esse partido só tem "maracutaia" Será que escapa alguém ?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Verdade, apesar das milhares de provas e testemunhas, faltou o registro em cartório, autenticado e com a assinatura dele… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vde
Exato Rafael. Só os doentes não vêem isso.
….com supremo com tdo…
A Polícia Federal vai mobilizar um exército de quatro mil policiais a partir desta semana para combater eventuais tentativas de caixa dois, corrupção, compra de votos e fake news, entre outros crimes eleitorais. A ideia da cúpula da polícia é montar equipes devidamente treinadas para responder com maior rapidez e eficiência as demandas da Justiça Eleitoral do início da campanha até as eleições em outubro. O número corresponde quase à metade dos 10.800 policiais federais em atividade no país.
O número de policiais é expressivo. Isso não significa, no entanto, que todo o contingente passará a atuar com exclusividade na repressão a crimes eleitorais. Segundo o coordenador-geral de Defesa Institucional, delegado Thiago Borelli Thomaz, esses policiais mantém a rotina de trabalho, mas estão de sobreaviso para participar de investigações ou operações conforme a demanda pelos serviços ao longo do período eleitoral. Ou seja, eles podem ou não ser chamados a entrar em ação. Para garantir o reforço, delegados e agentes estão proibidos de entrarem em férias até outubro.
A Polícia Federal deverá também criar centros de comando e controle nos estados e um em Brasília para facilitar a troca de informações e oferecer respostas em tempo real aos pedidos da Justiça Eleitoral. Os centros, que seguem o modelo adotado na Copa de 2014, funcionariam com a participação de representantes da Justiça, do Ministério Público Eleitoral, da Agência Brasileira de Inteligência, da Polícia Rodoviária Federal e das polícias estaduais, entre outras instituições de fiscalização das eleições.
— Os centros vão melhorar o fluxo da informação e dar mais agilidade para a polícia atender as demandas da Justiça — explica Thomaz.
O coordenador diz que ainda é cedo para avaliar se as prisões da Lava-Jato, boa parte delas vinculadas a arrecadação para campanhas, e a proibição de doações empresariais vão mesmo reduzir a movimentação de dinheiro ilegal nestas eleições. Mas, para o delegado, não há dúvidas de que quem cometer irregularidades estará se expondo a um risco maior que em eleições anteriores.
— O que eu tenho a dizer (para quem pensa em fazer caixa dois) é que não faça. Hoje a fiscalização é muito mais eficiente — afirma.
O delegado lembra que há um bom número de operações sigilosas em andamento. Nesse quadro, é quase impossível saber se quem está pagando ou recebendo dinheiro de forma ilegal é ou não alvo de alguma investigação. Com as restrições à doação de empresas, a polícia está de olho não apenas no caixa dois, mas também no que chama de caixa três. São os casos em que determinada empresa usa nomes de terceiros para fracionar doações e, com isso, camuflar repasses a candidatos.
Na semana passada, a Coordenação de Defesa Institucional da PF repassou às superintendências nos estados orientações sobre como lidar e coibir fake news, sem incorrer em censura prévia e sem servir de instrumento na luta de um partido contra adversários.
Tema recorrente no debate entre os candidatos à Presidência, a aquisição de armas de fogo por cidadãos comuns tem aumentado nos últimos três anos. Dados da Polícia Federal obtidos pelo GLOBO por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que, independentemente da discussão política, brasileiros já estão se armando como nunca.
No ano passado, foram registradas 33.031 novas armas por civis, dez vezes mais do que o volume existente em 2004, quando houve a regulamentação do Estatuto do Desarmamento
Aprovada em 2003, a legislação restringiu imediatamente o número de novas armas para cidadãos comuns. Em 2004, primeiro ano com a legislação em vigor, foram apenas 3.055 unidades, menor dado desde que foi criado o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), em 1997. A partir de 2008, porém, uma escalada constante do armamento passou a ocorrer. O recorde foi em 2015, quando 36.807 registros foram feitos. A partir daí, o número se manteve nesse patamar.
As mortes por arma de fogo também têm crescido em ritmo acelerado: entre 1997 e 2016, houve um aumento de 87%, enquanto o total de homicídios subiu 54%, segundo o Ministério da Saúde.
Especialistas e críticos do estatuto apontam a sensação de insegurança como principal motivo para essa escalada. João Bercle, de 34 anos, quis ter sua própria arma pessoal aos 25 anos, idade mínima para quem quer se armar. Uma outra exigência, a de aptidão, não era problema: João era instrutor de tiro. O medo da violência fez com que quisesse uma arma em casa.
— Como instrutor, andava com vários policiais e poderiam achar que eu era um. Ficava vulnerável. Minha preocupação era em casa, que ficava numa região onde o policiamento era fraco — diz João, que notou, como instrutor, um aumento da procura por quem quer uma arma para defesa pessoal.
“CONTROLES FALHOS”
Além de também apontar o aumento da violência como razão para o crescimento da demanda por armas, o presidente da ONG Movimento Viva Brasil, Bene Barbosa, disse que, embora não tenham sido feitas alterações na lei que justifiquem os números, houve uma mudança no contexto nacional da política de desarmamento.
Segundo ele, delegados da PF eram pressionados a dificultar a concessão de registros e, com a fragilização do governo Dilma Rousseff e depois o impeachment, o quadro se abrandou:
— Essa política passou a ser menos austera. A pressão pelo desarmamento acabou diminuindo um pouco, então aumentou o número de registros.
A PF tem exigências para conceder o porte de arma. A idade mínima é 25 anos, e a pessoa precisa apresentar uma declaração escrita sobre a “efetiva necessidade”, explicando as circunstâncias do pedido, principalmente se há ameaça à integridade física.
Também é necessária certidão negativa de antecedentes criminais, além de comprovação de capacidade técnica e psicológica para uso da arma a partir de testes com profissionais credenciados pela PF.
Presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima diz que, na prática, armas não deixam a sociedade mais segura. Ele crê que uma flexibilização das regras pode ter consequências catastróficas para o país.
— Os dados desmascaram o discurso político em torno do medo da população. O grande dilema é que a arma mata — alerta. — Com a liberação, a barbárie se instalaria para além do que já vivemos hoje. Hoje as armas não são proibidas, mas os controles já são extremamente falhos.
A coordenadora de projetos da ONG Sou da Paz, Natália Pollachi, diz que houve nos últimos anos uma proliferação de sites disseminando o discurso de que as armas trazem segurança. Divulgam passo a passo de como o cidadão consegue o registro de um revólver ou pistola. Natália conta que, como os sistemas não se comunicam, é possível ludibriar a fiscalização da PF pedindo registro como colecionador ou atirador esportivo ao Exército.
—— É a pessoa tentando burlar o controle do Estado — resume Natália.
Um exemplo comum entre os defensores do armamento civil são os Estados Unidos. Os americanos representam 4,43% da população mundial, mas têm 42% das armas com civis. Segundo Michele Ramos, pesquisadora do Instituto Igarapé, os EUA têm taxas de letalidade por armas de fogo maiores do que todos os demais países desenvolvidos. A tendência também se comprova entre os próprios estados americanos.
A auto defesa é um direito básico. Se vc chutar um cachorro, ele provavelmente se defenderá. Aí vem um canhota, que não quer dar o braço a torcer, que provavelmente já foi assaltado com um discursinho se paz que nem ele acredita. Armas matam, inclusive armas matam vagabundos. Ninguém tem o direito de tirar o direito de auto defesa do seu semelhante.
As estatísticas estão ai para comprovar: países onde o cidadão de bem pode portar armas de forma legal possuem baixíssimos índices de criminalidade. No nosso Brasil, é só comparar os dados antes do famigerado Estatuto do Desarmamento com os dados atuais. Estamos com mais de 60 mil homicídios por ano. Vivemos uma guerra civil declarada, na qual apenas um lado está armado: o lado dos bandidos. No nosso país, as armas já foram vendidas abertamente em grandes magazines varejistas. E isso faz pouco tempo. Nessa época, tínhamos paz e nosso povo não vivia "se matando", como gosta de afirmar a turma de esquerda, os que defendem o desarmamento do povo por motivos óbvios (para dominá-lo facilmente). Armas NÃO MATAM. São as pessoas que o fazem. Com isso quero apenas ressaltar o óbvio: uma arma na mão de uma pessoa do bem não terá mal uso. Uma arma só terá mal uso nas mãos dos bandidos, como hoje ocorre.
Fala besteira fernando, O afeganistao caiu em desgraça depois que o comunismo fracassou (obvio) e a Uniao Sovietica deixou o país em ruinas. O Estado Islamico aproveitou a decadencia, falta de crença da populacao e invadiram o país falido. Estudou historia em universidade doutrinada pelo PT?
Esse discurso dos apoiadores da bandidagem que o "cidadão não pode reagir" e "não deve ter arma" serviu e muito para chegarmos aos índices de assaltos, assassinatos e insegurança social que temos.
Quando Lula ignorou, rasgou o plebiscito que disse NÃO AO DESARMAMENTO, foi plantada a semente que gerou os dias de hoje, onde o MST desfila nas ruas com facas, facões e foices nas mãos e o cidadão trabalhador, sai correndo para se trancar dentro de casa por não ter como se defender.
Até 2003 o meliante não abordava o cidadão com a certeza que ele estava desarmado e não iria reagir, hoje, depois de 13 anos de governo contra a segurança, a situação está 10x pior e a bandidagem domina as ruas.
Se algum petista ou jornalista quiser discutir isso, fico aguardando a resposta e estou com os números para provar o que tínhamos de segurança até 2002 e o que temos hoje, onde a todo minuto aparece alguém acusando os policiais de violência… É brincadeira! Propositalmente inverteram a ordem social em nome do caos, para vender promessa em campanha que nunca serão realizadas.
Quantos policiais já foram mortos no RN esse ano? Estavam armados? Eram treinados? De que adiantou? A melhor maneira de um cidadão de bem deixar de sê-lo, é portar uma arma. Qualquer briga no trânsito, no condomínio ou dentro de casa, vai se resolver à bala. Vocês vão discutir isso até o final da vida, e a armas vão continuar proibidas. O brasileiro não sabe votar, imagine sair armado!
O governo só desarmou o cidadão de bem, ficamos vulnerável, a bandidagem está aí, matando sem dó. Temos que se armar sim, um direito que foi tirado.
Primeiro não é só o EUA país de primeiro mundo que as armas são liberadas, muitos países da Europa que tem taxas quase zeradas que o cidadão tem o direito ao porte, segundo 90% dos homicídios do Brasil são ligados ao tráfico de drogas, quer dizer, só bandido usando armas.
a população tem mais é que se armar mesmo. Esse estado incompetente não consegue fazer nada pela segurança.
Quem não concorda tem síndrome de estolcomo, só pode.
Você tem razão, o cidadão de "bem" armado vai espantar os bandidos que tem medo de armas de fogo, usam para assaltar mas tem receio, tanto é que nem enfrentam a polícia.
A conta de luz já subiu quatro vezes mais que a inflação em 2018. Enquanto o IPCA ficou em 2,94% de janeiro a julho deste ano, a energia elétrica aumentou 13,79% para a população brasileira no mesmo período.
De acordo com o jornal “O Estado de São Paulo”, o aumento está relacionado a uma série de fatores como a alta do dólar, o peso crescente dos subsídios e a falta de chuva.
A previsão para os próximos meses não é positiva. A expectativa é de que novos aumentos possam comprometer ainda mais a renda das famílias brasileiras.
“A tarifa tem subido de forma preocupante e está chegando ao limite de pagamento do consumidor”, diz Romeu Rufino, diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Além das questões conjunturais, como o baixo volume de chuvas, outros fatores estão pesando no custo da energia. Um deles é a decisão de elevar a cobrança de encargos na conta de luz para bancar, inclusive, programas públicos que não têm relação alguma com o setor elétrico.
Desde 2015, para não onerar o Tesouro Nacional, os custos do setor são transferidos para o consumidor. De lá para cá, a tarifa de energia subiu 30 pontos porcentuais acima da inflação, segundo levantamento feito pela empresa de comercialização e consultoria Safira Energia.
No Rio Grande do Norte o aumento ainda foi maior que a média nacional, por essas bandas bate na casa dos 16%.
As tarifas públicas deveriam ser reajustadas sempre até o limite da inflação apurada no período, assim como se propõe pagar tais índices a quem trabalha… Ou mais: nos mesmos índices do salário mínimo, já que muitos trabalhadores só recebem um salário para viver e pagar suas contas.
Não tem cabimento ter uma inflação calculada em 4%, o salário mínimo subir 2, e as contas (energia, etc) subirem 12, 16%!
Só nesse país desmantelado por bandidos isso acontece!
Comente aqui