Política

STF mantém aplicação da Ficha Limpa a políticos condenados antes de 2010 por abuso de poder

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (1º) manter a aplicação da Lei da Ficha Limpa a políticos condenados por abuso de poder em campanha antes de 2010, quando a lei entrou em vigor.

A decisão já havia sido tomada em outubro do ano passado, mas o ministro Ricardo Lewandowski pediu que os efeitos fossem restringidos.

Na prática, o que o STF julgou nesta quinta foi a modulação dos efeitos da decisão de outubro, ou seja, se haveria um marco temporal para a aplicação da lei.

Na sessão desta quinta, Lewandowski propôs aplicar o entendimento somente a partir das eleições de 2018, não a todos os casos.

“A prosperar a decisão desta Suprema Corte em que foi alcançada por uma maioria muito estreita, nós atingiríamos o mandato de 24 prefeitos, abrangendo cerca de 1,5 milhão de votos, um número incontável de vereadores e não se sabe quantos deputados”, argumentou o ministro.

“Teríamos que fazer eleições suplementares num momento de crise, em que o orçamento do TSE está substancialmente reduzido”, acrescentou.

Atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luiz Fux criticou a ideia. “Essa proposta anula o resultado do julgamento [de outubro], ela anula o julgamento e desdiz o que nós julgamos”, disse.

Na votação de outubro, Fux foi favorável à aplicação da inelegibilidade de oito anos também para políticos condenados antes de 2010.

Assim, pelo voto de Fux, condenados antes da sanção da lei também ficariam impedidos de concorrer na disputa de 2018. Para o ministro, o prazo de inelegibilidade não é uma punição para o político condenado, mas uma “condição de moralidade”.

O ministro considera que a ficha limpa do candidato – a ausência de condenação – é um requisito que deverá ser verificado pelo juiz eleitoral no momento do registro, assim como a idade mínima para o cargo pretendido, filiação a partido político, nacionalidade brasileira, entre outros.

 

 

G1

Opinião dos leitores

  1. Foi ultrajante ver o voto de Lewandowski se basear na preocupação política que essa decisão deixaria de fora da eleição n prefeitos, nn deputados e nn vereadores, que vergonha.
    Ele não está ali para fazer politicagem favorável aos políticos, fala desprezível, ele tem que tomar decisão e justificar o voto baseado no que a lei estabelece e nada mais. Deve ser por esse tipo de critério torpe que esse escolhido e nomeado por Lula usa vem sendo tão criticado. É nesse tipo de Ministro que o PT deposita suas esperanças para salvar Lula.

    1. Faz mto tempo q STF deixou de ser técnico….. mtas decisões já foram tomadas politicamente…. fato lamentável….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governador participa de encontro com Temer sobre segurança pública e defende integração para combater violência

O governador Robinson Faria participou nesta quinta-feira (1º), no Palácio do Planalto, em Brasília, de um encontro do Governo Federal com todos os governadores. A reunião, convocada pelo presidente Michel Temer teve como principal objetivo discutir a elaboração de uma agenda nacional voltada para o setor. O evento também serviu para a apresentação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública, cujo titular é o ex-ministro da Defesa Raul Jungmann.

Entre os encaminhamentos da reunião com os governadores, o presidente Michel Temer anunciou uma linha de crédito de R$ 42 bilhões, disponível para investimento ainda neste ano. Serão R$ 5 bilhões já em 2018. Os R$ 37 bilhões restantes serão liberados entre 2019 e 2022.

INTEGRAÇÃO

No encontro, Robinson Faria destacou que a criação da nova pasta corrige uma omissão histórica. “Nunca tivemos no Brasil uma política nacional de segurança pública. Essa falha de décadas levou o país a amargar a violência que hoje enfrentamos”, afirmou.

Para o governador, o Ministério da Segurança Pública significa a possibilidade de colaboração entre os entes. “Sugeri no Fórum de Governadores e no Encontro de Governadores que tivéssemos uma integração entre União, estados e municípios. Os governadores não podem ser os únicos responsáveis por solucionar todos os problemas”, disse o chefe do Executivo potiguar, lembrando a sugestão dele da criação de um comitê nacional permanente de crise.

No evento, Robinson Faria destacou ainda que aguarda os próximos passos adotadas pelo mais novo ministério do Governo Federal. “Devemos celebrar a criação do Ministério, mas não é só isso. A questão prisional, por exemplo, integra a discussão sobre Segurança Pública, assim como a atuação dos setores de inteligência. Não podemos abordar a segurança pública de forma setorizada e isolada”, finalizou.

 

 

 

 

Opinião dos leitores

  1. Estados e Municípios, pela sua natureza de politicagem, apadrinhamentos, nepotismo e baixíssima qualidade técnica dos servidores (em função dos salários irrisórios pagos pela maioria, em relação aos mesmos ou até cargos inferiores a nível federal); não tem competência para gerir alguns assuntos sem apoio do governo federal, tornando essa ineficiência um problema para todos. Uma vez que de fato só existe realmente os Municípios, pois os Estados e a União são meras convenções territoriais englobando as células que são os Municípios.
    Federalizar assuntos essenciais e torná-los estratégicos, talvez possa vir a ser uma solução a ser experimentada. Assim, Educação, Saúde e Segurança seriam todas FEDERALIZADAS.
    UM PADRÃO FEDERAL PARA TODAS AS ESCOLAS, POSTOS DE SAÚDE, DELEGACIAS E PRESÍDIOS DO PAÍS.
    Mesmo padrão de estrutura física, equipamentos e condições de trabalho, salários, nível de profissional.
    Será que poderíamos vislumbrar uma mudança a médio e longo prazo?

  2. O despreparo é tão grande que não sabe nem o que pedir, não sabe nem o que precisa na segurança pública!! A questão é SÓ política e a babacao a TEMER é até ridícula, pois o Temer tá nem aí pro RN!!!

    1. O próprio Robinson reconhece o fracasso de seu autoproclamada "Governo da Segurança":
      — Tem que criar um comitê de crise, com representantes da União, dos estados e dos municípios. Hoje, as facções perderam o medo do Estado. Vamos deixar de hipocrisia.
      Ó tempos bicudos, os atuais. Que falta faz ao RN o 'xerife' Maurílio Pinto e seus 'meninos de ouro'.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Seturn aponta prevaricação da STTU na omissão em repor o equilíbrio econômico do sistema de transportes urbanos

Natal, 01 de março de 2018 – Em carta, ao Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Natal, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município (Seturn) expõe a necessidade do imediato reajuste da tarifa de ônibus de Natal, em função do elevado déficit constatado e para o equilíbrio econômico.

A entidade enquadra a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) em ato de prevaricação em virtude do retardo ou postergação no reajuste da tarifa de ônibus de Natal para custear o déficit operacional do sistema.

O prejuízo operacional equivalente a mais de R$ 1,3 milhão mensalmente. E, ainda é mais agravado pelo acréscimo de custo de outros insumos, como elevação do índice de consumo de peças em função do envelhecimento da frota e despesas com pessoal, que terão seu reajuste salarial ordinariamente em 1° de maio.

O elevado desequilíbrio financeiro é causado principalmente pelos inúmeros reajustes do preço do combustível (óleo diesel S-500 e S-10) e redução do número de passageiros pagantes (equivalente).

Na última reunião do CMTMU a assessoria técnica apresentou estudos que constaram a elevação média de 8,70% (oito inteiros e sete décimos por cento) ao insumo do combustível, enquanto o passageiro equivalente apresentou uma redução de 4,31% (quatro inteiros e trinta e um centésimos por cento).

Ainda na carta, o Seturn sugere, caso não seja concedido o imediato reajuste ou concessão das isenções fiscais para custear o déficit operacional em caráter emergencial, as seguintes alternativas para reequilibrar o serviço de transporte:

1. Encerramento do serviço de transporte noturno, reduzindo a oferta dos serviços de transporte público regular municipal das 06h às 22h;

2. Funcionamento exclusivo do sistema de transporte complementar (alternativo) nos domingos e feriados, em função do seu menor custo operacional;

3. Cobrança de complementação tarifaria para a utilização da integração temporal cm pelo menos 50% (cinquenta por cento) do valor da tarifa exigível do usuário; e

4. Desoneração tributária do setor de transportes com isenção total do ISS e ICMS incidente sobre o óleo diesel consumido pelas empresas do setor.

“Em função da definição do valor de reajuste salarial dos rodoviários, as negociações com os empregados estão em estágio adiantado de negociações, mas somente com uma definição do Município de Natal quanto ao reajuste das tarifas será possível chegar a um termo final”, explica Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn, acrescentando que espera-se que o Município e o Estado também possam contribuir com o barateamento das tarifas públicas com a adoção de medidas paliativas para o equilíbrio econômico do sistema de transportes urbanos. “Como fez o Governo Federal com a desoneração do setor, pois desde janeiro de 2013 há redução dos encargos sobre a folha de pagamento de salários”, citou.

Opinião dos leitores

  1. Sempre tem alguém que se beneficia por trás de todos os atos… já de muito tempo se sabe que a secretaria arrecada demais, orienta de menos, o trânsito é uma "…", mas os empresários das empresas de ônibus só ganham!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Tribunal recua, e ação contra Lula volta para juiz original em Brasília

O TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) recuou parcialmente de decisão que mandava redistribuir parte dos processos criminais em curso na 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília. Entre eles, há ações penais contra políticos importantes, acusados de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de influência.

O conselho de administração da corte decidiu nesta quinta (1º) que não mudarão de vara os casos mais avançados, que já tenham audiências e/ou interrogatórios realizados.

Esse grupo inclui ação que apura se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vendeu prestígio a lobistas com a promessa de viabilizar a compra de caças de defesa e a edição de uma medida provisória pelo governo da sucessora, Dilma Rousseff.

Também se enquadra nessa categoria a ação na qual os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (MDB-RN) são acusados de desviar recursos da Caixa Econômica Federal.

Também deve permanecer na 10ª Vara o caso em que o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) responde por tentativa de atrapalhar investigações ao, supostamente, monitorar a delação premiada do corretor Lúcio Bolonha Funaro.

A relação completa dos processos que ficam na vara, comandada pelos juízes Vallisney de Souza Oliveira e Ricardo Augusto Soares Leite, ainda será elaborada.

Uma decisão do TRF-1 fez com que inquéritos e ações penais em curso na 10ª fossem remetidos na semana passada para a 12ª Vara, sob responsabilidade dos juízes Marcus Vinicius Reis e Polyanna Kelly Alves.

 

 

Folhapress

Opinião dos leitores

    1. Em qualquer país serio, nem ela e nem tiririca seriam eleitos. Um presindente que propoe estocar vento???? Ela foi julgada por incompetencia.

    1. Não Osvaldo o Lula para petista entender tem que desenhar e colorir

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Paolla Oliveira e Globo se pronunciam sobre vazamento de fotos

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira e a Globo repudiaram nesta quinta-feira o vazamento de fotos em que a atriz aparece sem roupa, feitas no set de gravação da série Assédio, uma coprodução entre a emissora carioca e a produtora O2, em São Paulo. As imagens foram divulgadas nas redes sociais.

Em comunicado, o canal afirmou que não poupará esforços “para que sejam identificados os culpados e aplicadas as punições previstas na lei”. “A Globo repudia com veemência esse tipo de abuso, que atenta contra os direitos da atriz e viola a privacidade de seus ambientes de trabalho. O ato, que configura crime previsto em lei, também foi informado às autoridades policiais”, diz o texto. A emissora ainda promete aprimorar as medidas de segurança para tentar evitar que esse tipo de coisa aconteça novamente.

Já Paolla se pronunciou no Instagram. “Até quando a invasão da privacidade de um ser humano, o desrespeito a um ambiente de trabalho e a atitude desonesta de trair a confiança de colegas de trabalho serão tratados como um ato de esperteza em nossa sociedade?”, escreveu. “As autoridades já foram acionadas para que esta atitude seja punida exemplarmente, e qualquer pessoa possa trabalhar dignamente, sem correr o risco de ter a sua intimidade exposta, explorada, desrespeitada por invasores, covardes e criminosos.”

Opinião dos leitores

  1. Isso é tudo para se manter na mídia, não duvido nada ela mesmo ter mandado tirar as fotos, que estavam muito boas por sinal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Gigante da medicina de imagem do Brasil compra o instituto de Radiologia de Natal

O Extra Online acaba de devulgar que o grupo Fleury informou nesta quinta-feira que fechou acordo para compra do Instituto de Radiologia de Natal (IRN), em movimento que visa permitir a entrada em um novo mercado para o Grupo Fleury e reforçar a oferta na região Nordeste do país.

Em fato relevante, o grupo Fleury informou que a IRN, empresa do segmento de medicina diagnóstica em exames de imagem em Natal (RN), é avaliada em 90,5 milhões de reais, ou cerca de 5,9 vezes o Ebitda dos 12 meses encerrados em outubro de 2017.

O BlogdoBG já havia antecipado a negociação no final de dezembro nesse post: https://blogdobg.com.br/instituto-de-radiologia-esta-se-para-gigante-de-medicina-de-imagem/

Opinião dos leitores

  1. Pena e que não está mais nas.maos.de gente local de nossa terra, como todas as empresas vão demitir e automatizar…e gerar lucro agora para outros que não são daqui.

  2. Empresa referencia no estado.. tudo do que ha de mais moderno em tecnologia em imagem, voz e dados. espero que voltem a investir novamente no estado.

    1. Claro q sim, so não é pelo prejuízo kkkkkk
      Cada comentário !

    2. Nem funcionario publico trabalha de graça… trabalha pelo lucro do povo e das empresas. E empresas tb precisam de lucro pra sustentar as zelites petistas caviar e manter o Estado opressor. Esqueça o Capital de Karl Marx, este vivia as custas da mulher que vivia da familia rica exploradora do Estado (um barao). Marx morreu pobre, era preguiçoso e incompetente, so tinha olhos pra o dinheiro dos outros. Nem a tal famosa obra filosofica e unico trabalho da vida, ele conseguiu terminar; ninguem tem certeza se foi ele que escreveu toda, ou se foi um dos 12 amigos que o enterrou e se apropriou de rascunhos. Ninguem da familia compareceu ao velorio. Um fracassado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

7 desolações que só um natalense atravessa em dias de chuva

por Dinarte Assunção

Chove em Natal e a gente tem que rezar ou fugir para lugares altos. Os anos de irresponsabilidade dos gestores de plantão nos trouxeram a essa Veneza em que se torna a cidade.

Como até o reino mineral sabe, a Noiva do Sol é amante da chuva. É como o encontro do fogo e da gasolina e você já vai aceitando que no final será vencido por pelo menos uma das sete situações abaixo. Tão logo a água toca o asfalto de qualidade duvidosa da Semsur, nos sentimos como os náufragos do Titanic tentando escapar do irremediável.

 

 

1) Você tem que aceitar que vai ser um dia ruim. Qualquer corredor da cidade terá um ponto de alagamento que lhe obrigará a atravessar um trânsito confuso. Nem a mais fervorosa prece amenizará a desolação que é está às 7h na linha 73, na Bernardo Vieira, sabendo que você só vai conseguir descer no Praia Shopping às 9h30.

 

2) Isso se o ônibus não quebrar. Em contato com água, o chão de Natal se abre em crateras, logo submersas. Andar pela cidade é um campo minado. Então, seu ônibus despenca num desses abismos e o motorista grita enquanto a água açoita as janelas: “Vai vir outro aí atrás”. Pra piorar, alguém está com o som do telefone insuportavelmente alto.

 

 

3) Quem vai para as paradas de ônibus, contará com o impoderável do destino. Se em dias de sol, já é um salve-se quem puder no trânsito, em dias chuva, o condutor de veículo só pensa em sobreviver. Talvez, por instinto, alguns deles decidam avançar sobre poças de água, mesmo com espaço livre na pista, ensopando de lama quem está nas calçadas. Evite usar roupas legais em dias de chuva em Natal.

 

 

4) Ter que se certificar que o seguro do carro está em dia é desesperador para quem não encontra a resposta e decide se arriscar pelos rios caudalosos que cortam a cidade. As probabilidades de você acionar o serviço por ocorrência de sinistro se multiplicam em dias de chuva em Natal. Implore a Deus para não precisar, pois até o seguro chegar à sua ocorrência, uma vida inteira terá se passado.

5) Nem os mais organizados escapam ao caos. Abrir o aplicativo de navegação é frustrante. São tantas notificações de atenção pela tela do celular que elas mal cabem no smartphone. Quando você dá um zoom, percebe que as ruas estão todas traçadas em vermelho, indicando riscos no trânsito. Você sente o desespero comprimir seu peito.

 

 

6) O ódio lhe consome quando, após uma chuva torrencial, o sol aparece do nada e fotos de gente na praia pipocam no seu Instagram com a legenda “Dia lindo de Sol após uma chuvinha”. E você ainda nem conseguiu tirar a lama da roupa.

 

 

7) Você acha que atingiu a escala máxima de ódio, até que aparece uma mensagem da prefeitura orientando sobre medidas de segurança para dias de chuva. O texto, que é o mesmo desde Adão e Eva, é o epitáfio de seu dia

Bad Hair Day Snl GIF by Saturday Night Live - Find & Share on GIPHY

Opinião dos leitores

  1. Ai eu pergunto: um cara que não administra a cidade quer ser GOVERNADOR. …???? Passeia pela ZN que ficarás com mais raiva ainda….!!!!!

  2. Bg, pelo amor de Deus não coloque esses animados em seus posts.
    É simplesmente horrível ler a notícia com algo se movendo acima e abaixo dela.

  3. Realmente uma lástima. Aquela latada na Rua São José com Mor Gouveia mostra o descaso do setor público para com os natalenses. E alí embora tenham gasto milhões as enchentes continuam. Aí pergunto e os órgãos de fiscalização estão cegos? Sei não viu. ESSAS Oligarquias pintam e bordam e continuam mangando da miséria do povo. Vergonha!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Ator Antônio Fagundes é afastado das novelas pela Globo

Veterano não deve aparecer na telinha tão cedo (Divulgação/TV Globo)

Um dos atores mais queridos pelos telespectadores deverá permanecer um período longe da telinha. O veterano Antônio Fagundes, 68, irá ficar três anos fora das novelas para descansar a sua imagem.

De acordo com o site “Notícias da TV”, a Globo decidiu afastar o artista do batente para o público esquecer de uma vez por todas o coronel Saruê que ele viveu na novela “Velho Chico”, em 2016. Desde o término do folhetim de Benedito Ruy Barbosa, 86, o famoso só gravou uma série ainda sem data de exibição, chamada de “Seu Eu Fechar Os Olhos Agora”.

Ainda segundo o veículo, a emissora decidiu que Antônio Fagundes só voltará para as novelas quando surgir algum personagem à altura dele que viveu tipos inesquecíveis nos últimos anos em “Meu Pedacinho de Chão” (2014), e “Amor à Vida” (2013).

Yahoo Notícias

 

Opinião dos leitores

  1. Na terceira entrevista do OrgulhoFederal, conversamos com Luiz Fernando da Silva Borges, ex-estudante do Instituto Federal do Mato grosso do Sul (IFMS).

    Luiz é atualmente o aluno mais premiado em ciências do Brasil. Tendo apenas 19 anos, ele ganhou mais de 60 prêmios científicos, dentres estes a ISEF, a maior feira de ciências do mundo. Além disso, ele viajou para inúmeros países em prol da ciência, fundou uma empresa de neurociência, teve seu próprio nome batizado a um asteroide, entre outras muitas conquistas.

    Luiz é o exemplo perfeito de alguém que se atreveu a pensar fora da caixinha para explorar a sua paixão: A ciência.
    Confere aí a nossa entrevista completa:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Prefeitura do Natal divulga números para atendimento por ocorrência causadas pelas chuvas

A Prefeitura do Natal informa à população os números que devem ser chamados para atendimento por problemas causados pelas chuvas. Para acionar a Defesa Civil, o número é o 190 e para problemas no trânsito o 156. Os números estão disponíveis 24 horas.

Equipes da defesa civil estão realizando o monitoramento de áreas de risco e ponto de alagamentos.

 

Opinião dos leitores

  1. Toda chuva é assim!! Divulgue atestado de que não fez nada pra melhorar a cidade…!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

VÍDEO: Site expõe endereço e até o nome da mãe de brasileiros com uma busca pelo CPF

De tempos em tempos, ressurge um dos problemas mais graves da internet: sites que catalogam informações pessoais e sigilosas de milhões de brasileiros, bastando apenas realizar uma busca simples pelo CPF de uma pessoa.

A página, de nome Btcmt ou “Consulta Pública”, chamou a atenção por registrar informações altamente pessoais, incluindo endereço, data de nascimento e até mesmo o nome da mãe da pessoa cujo CPF foi buscado na plataforma. O site UOL Tecnologia diz que, em um teste com um CPF de um membro da equipe que havia se mudado para uma nova casa há apenas um mês, a página retornou o novo endereço, indicando que o banco de dados é recente.

Nos testes do Olhar Digital, as buscas por CPF não surtiram resultado e não retornaram nenhuma informação, mas outros veículos conseguiram puxar informações privadas nos testes. Ao que tudo indica, a repercussão pode ter feito com que o serviço fosse, pelo menos temporariamente, desativado.

Em casos como esses é quase impossível saber de onde vêm os dados. O “Tudo sobre Todos”, outro site que oferecia informações pessoais, por exemplo, dizia que todas as suas informações haviam sido coletadas por meio de bancos de dados públicos. Isso dito, ainda que todos esses dados sejam acessíveis de outras formas, apresentá-los desta forma ainda configura uma grande violação da privacidade. Existe também a grande possibilidade de que essas informações tenham sido compradas ilegalmente de alguma empresa que mantenha um banco de dados extenso. Muitas vezes funcionários dessas empresas acabam tendo acesso a esses dados e se apropriam deles indevidamente, repassando-os para quem topar pagar.

Uma coisa que o “Btcmt” tem de diferente de outros sites similares que surgiram no passado é que ele não se importa em parecer legítimo. Sua interface é bem tosca e não há qualquer link que indique de onde o site é; normalmente essas páginas são vinculadas a localidades remotas e paraísos fiscais como a ilha de Seicheles, dificultando a ação das autoridades brasileiras. A única informação que se tem pode muito bem ser falsa: o domínio da página foi criado no dia em 9 de novembro do ano passado com o nome e o CPF de um médico gastrocirurgião de São Paulo, que pode nem estar ciente do envolvimento de seu nome nessa empreitada.

Olhar Digital – UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Obra em Ponta Negra muda itinerário de três linhas de ônibus

Foto: Josenilson Rodrigues/Busão de Natal

A Avenida Praia de Búzios, em Ponta Negra, será fechada por uma semana a partir desta segunda-feira (05) para obras de esgotamento sanitário da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN). A informação é da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

Com a obra, as linhas 46 (Ponta Negra/Ribeira, via Praça), 54 (Rocas/Ponta Negra, via Alecrim), 56 (Rocas/Ponta Negra, via Via Costeira) e 66 (Ponta Negra/Cidade da Esperança, via Bom Pastor) sofrerão desvios de itinerário.

Segundo a pasta, no sentido Ponta Negra/Cidade Jardim, as linhas vão mudar de itinerário a partir da Av. Praia de Búzios, entrando na Rua Praia de Tabatinga, Rua Praia de Jacumã, Av. Praia de Muriú e Av. Praia de Genipabú – de onde voltam ao itinerário normal.

No sentido contrário, as linhas mudam a partir da Rua Praia Jardim de Alá, entrando na Av. Praia de Tibau, Rua Praia de Itamaracá, Rua Praia de Cotovelo, Av. Praia de Muriú, Rua Barra de Cunhaú e Av. Praia de Búzios, de onde seguem normalmente.

Em caso de dúvidas os usuários podem ligar para o Alô STTU – no telefone 156 – ou perguntar pelo Twitter oficial, o @156Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

75% dos casais gostariam de discutir mais a relação e ter conversas francas, revela estudo

Faz parte desse grupo ressaltado pela pesquisa? Saiba que passar a jantar com o parceiro pode se o segredo para aumentar o diálogo entre vocês

Quem tem ou já teve um relacionamento sério sabe o quão fundamental é a comunicação para que ele seja saudável. No entanto, parece que mesmo havendo diversos tabus em torno do ato de discutir a relação, a maioria das pessoas gostaria de ampliar as formas de manter um diálogo com seus parceiros. Isso é o que indica uma pesquisa conduzida pela empresa McCain para a campanha “Here to Love”.

De acordo com informações do portal britânico “Independent”, o novo estudo descobriu que 75% dos casais gostariam de ter mais conversas francas e discutir a relação com os parceiros. Seis em cada dez casais se sentem que não existe muito contato um com o outro, enquanto 15% passam mais tempo interagindo com celebridades nas mídias sociais do que com a pessoa amada.

O estudo, que contou com a participação de 2.000 adultos que estão atualmente em relacionamentos sérios, também revela que cerca de 33% dos casais conversam sobre a vida amorosa através de plataformas digitais, como WhatsApp e Facetime, e gastam em média uma hora e 10 minutos por dia fazendo isso enquanto trabalham.

Jantar junto pode ser a solução

Pode parecer que as pessoas preferem evitar uma DR, mas 47% dos entrevistados admitem que desejariam passar mais tempo tendo uma conversa produtiva com o parceiro. Para isso, Mark Hodge, diretor de marketing da McCain, acredita que uma maneira fácil dos casais superarem a correria do dia a dia e terem esse momento para papear é jantando junto.

“Nós entendemos que as pessoas lidam com rotinas agitadas e, às vezes, pode ser realmente complicado encontrar um tempo um para o outro, mas as refeições podem ser uma oportunidade perfeita para se sentar e passar algum tempo de qualidade com alguém que você ama”, relata Hodge.

Os casais não são as únicas pessoas que se beneficiarão com esse momento. A pesquisa também mostrou que os adolescentes que participam das refeições das famílias são muito mais propensos a promover boas relações com os pais. Ou seja, um jantarzinho pode ser o segredo para conseguir discutir a relação e ainda aproximar a família.

IG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

ÁUDIO MEIO-DIA RN: programa desta quinta teve como entrevistados Antônio Cardoso Sales (Tuninho) , e Ney Lopes de Souza

Confira programa desta quinta-feira(01). O Meio-Dia RN, com este blogueiro, teve como entrevistados Antônio Cardoso Sales (Tuninho), e Ney Lopes de Souza. Clique abaixo e ouça.

Opinião dos leitores

  1. Tenho respeito e admiração pelo Dr. Ney Lopes e até agora pretendia votar nele para Senado. Mas, com a filiação dele ao partido que escolheu, provavelmente não votarei mais para não beneficiar o partido. Lamentável a escolha dele.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Manual do “ex” ajuda a lidar bem com o fim da relação

Imagem: Didi Cunha/Arte UOL

O fim do namoro ou do casamento não precisa representar um ponto final na relação de respeito e admiração estabelecida com o ex-parceiro. Tudo depende de como ambos vão se comportar no momento da ruptura e no período imediatamente posterior a ela. Agir com cautela nessa fase ajuda, inclusive, a minimizar a dor da separação, tornando mais fácil virar a página e seguir adiante.

1 – NÃO DEVOLVA PRESENTES | Não pense em devolver ou pedir de volta os presentes que trocaram enquanto ainda estavam juntos. Agir assim pode despertar mágoas e ressentimentos no antigo parceiro, o que não contribui para um término saudável. Caso não se sinta bem ficando com o pertence, doe. Uma exceção pode ser feita aos objetos que possam ter um valor afetivo incomensurável para o “ex”, como a aliança de casamento dos avós. Nesses casos, bem específicos, o mais adequado é devolver.

2 – PEÇA AJUDA PARA RECUPERAR SEUS PERTENCES | De acordo com o psicólogo e doutorando em psicologia Crístofer Batista da Costa, se você não quer manter contato direto com o “ex” e precisa reaver algum bem que ficou com ele, vale pedir o auxílio de alguém próximo, que atuará como um intermediário na situação. “Também é possível pedir ao ‘ex’ que separe seus pertences, para você ou alguém retirar (na portaria do prédio, por exemplo), quando ele não estiver. Mas espere uma ou duas semanas para fazer o pedido”, afirma a psicóloga Adelsa Cunha, especialista em terapia de casal e coautora do livro “Por Todas as Formas de Amor” (Editora Ágora).

3 – ESPERE PARA MUDAR O STATUS DE RELACIONAMENTO NAS REDES SOCIAIS | A psicóloga Adelsa Cunha aconselha modificá-lo somente quando estiver certo de que a relação chegou ao fim, sem chance de volta. Avalie também se está preparado para lidar com a curiosidade de seus amigos virtuais. “As pessoas vão querer notícias quando notarem a mudança e é preciso saber se tem condições de informá-las com serenidade”, diz o psicólogo Crístofer Batista Costa.

4 – DIVULGUE UMA NOVA RELAÇÃO NO TEMPO CERTO | Quando duas pessoas se apaixonam, é natural querer compartilhar a alegria. Mas se esse foi o motivo do término do seu relacionamento, avalie o impacto da divulgação da novidade na vida de todos os envolvidos, incluindo seu novo amor. Considere também se o “ex” ainda está se recuperando do fim da relação. “Respeite o sentimento dele e espere um pouco, para evitar magoá-lo”, diz a psicóloga Mônica Genofre, especialista em terapia de casal pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. De acordo com a psicóloga Adelsa Cunha, é aconselhável esperar de três a seis meses para anunciar a nova relação.

5 – AFASTE-SE DO “EX” POR UM TEMPO | O rompimento de uma relação amorosa costuma causar ressentimento e tristeza, por isso o mais indicado é se distanciar do antigo parceiro, pelo menos por um período. “O afastamento ajuda no processo de elaboração do término”, declara o psicólogo Crístofer Batista Costa. Mas isso não é uma regra. “Se o término foi amigável, é perfeitamente possível manter algum vínculo”, afirma a psicóloga Adelsa Cunha. Só avalie se o contato é realmente necessário ou apenas uma forma de se manter próximo da pessoa com o intuito de reatar.

6 – SEJA DISCRETO COM OS AMIGOS EM COMUM | Não se sinta na obrigação de anunciar o fim da relação para toda a turma, deixe que as coisas aconteçam naturalmente. “Com o tempo, todos irão perceber”, diz Renata Yamasaki, psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. O tempo também mostrará quais amigos poderão continuar por perto após o término. ?Gradativamente, as pessoas vão se aproximar mais de um ou de outro?, diz o psicólogo Crístofer Batista da Costa.

7 – CONTE COM AJUDA EXTERNA PARA DIVIDIR OS BENS | Se você possui contas e bens em comum com o antigo par, o mais adequado é dividi-los de forma consensual. Porém, se não há espaço para dialogar sobre o assunto, peça o auxílio de uma pessoa neutra para intermediar a situação. Agora, se o patrimônio for grande, o jeito é contar com ajuda especializada. “Quando há muitos conflitos, as leis e combinações formais jurídicas facilitam a divisão dos bens”, diz a psicóloga Cristiane Vaz de Moraes Pertusi.

8 – DESAPEGUE DA FAMÍLIA DO “EX” | Combine com o “ex” como comunicarão o fim do relacionamento aos familiares e jamais tente fazer com que os seus ex-sogros concordem com o seu ponto de vista sobre o término. Até porque, segundo Cristiane Vaz de Moraes Pertusi, psicóloga do desenvolvimento humano, envolver outras pessoas no conflito do casal só vai piorar a situação. E, por maior que seja o carinho pela família do “ex”, afaste-se, pelo menos por um tempo dela, para conseguir seguir adiante.

9 – FAÇA UMA LIMPA NAS REDES SOCIAIS | A partir do momento em que você não se relaciona mais com o “ex”, não faz sentido manter fotos dos momentos que passaram juntos nas redes sociais. Por isso, apague o conteúdo discretamente. Da mesma forma, evite o contato com a pessoa por meio das redes sociais. “Se um dos envolvidos retoma sua vida íntima mais rapidamente, pode ser motivo de abalo emocional àquele que ainda está conectado às lembranças da relação que acabou”, declara o psicólogo Crístofer Batista da Costa. Portanto, pelo menos por um tempo, exclua o antigo par dos seus perfis.

UOL

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

SUSPEITA REVOLTOU A WEB: Casal é acusado de desviar dinheiro doado para tratamento de bebê que comoveu o Brasil

Renato e Aline Openkoski, pais do bebê Jonatas, de Joinville SC) (Facebook/Reprodução)

A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de Renato e Aline Openkoski, pais do bebê Jonatas, na manhã desta quinta-feira em Joinville, Santa Catarina. A informação é do site de VEJA.

O casal recebeu 4 milhões de reais em doações para custear o tratamento do filho, que tem uma doença degenerativa rara. A polícia agora os investiga por suspeita de que eles teriam usado indevidamente parte do dinheiro que receberam.

Segundo narrou a delegada que comandou a investigação, Georgia Marrianny Gonçalves Bastos, foram apreendidos um carro avaliado em 140 mil reais, uma moto, “alianças, relógios, notas de compras na Colcci de 4 mil reais, perfumes, maquiagens, além de vários objetos que foram doados durante a campanha de arrecadação de recursos para serem leiloados ou rifados e nunca foram”.

Ainda de acordo com o site, também foi apreendida uma arma de brinquedo que Renato teria usado para fazer fotos e intimidar pessoas que o estavam questionando sobre a destinação das doações.

Ele ainda caiu em contradição ao explicar como obteve dinheiro para passar o Ano Novo em Fernando de Noronha: ao programa Fantástico, da TV Globo, afirmou ter custeado as despesas do próprio bolso; a VEJA, disse que foi presente de um amigo.
O caso Jonatas

O filho do casal, Jonatas, nasceu com uma doença muito grave, a atrofia muscular espinhal (AME). Ele foi diagnosticado no começo do ano passado. Na época, o tratamento era caríssimo: só as doses iniciais do medicamento que o bebê precisava iriam custar 3 milhões de reais.

Os pais começaram, então, uma campanha e, com o apoio de famosos, como a apresentadora Ana Hickman, conseguiram até superar o objetivo inicial de arrecadação.

Depois das doações, no entanto, o casal começou a apresentar um aumento brusco no padrão de vida: mudaram-se para uma casa maior, passaram a virada do ano em Fernando de Noronha, compraram um carro de 140 mil reais e ostentaram bastante nas redes sociais.

Antes disso, ele era palestrante evangélico e ela tinha abandonado a faculdade por causa da gravidez.

Segundo VEJA, a família diz que o bebê tem reagido bem ao tratamento.

Exame

Opinião dos leitores

  1. Mesmo esquema do BBB e do Criança Esperança.
    Muita gente enganada contribuindo para um bando de abutres fazer propaganda e se dar bem.
    A GLOBO é especialista em enganar o povo Brasileiro.
    Por isso, quando tenho dúvidas no que fazer, em que acreditar ou para onde devo ir, olho para onde a Globo está apontando e vou na direção contrária.
    Rede Globo, tou fora!!!

  2. Não sei o porquê do espanto. Desde que me conheço por gente, de quatro em quatro anos, milhares de estelionatários fazem o mesmo com o povo brasileiro. "Entram" em nossos lares com uma conversa mais bonita do mundo e arrecadam milhões de votos de pessoas ingênuas. Depois de eleitos roubam bem mais do que 4 milhões de reais, causando um estrago que não pode nem ser medido. E ninguém faz absolutamente nada! O que esperar de um povo cuja nação é gerida por criminosos? Eu acho até destoante da realidade o que a justiça fez ao casal retirando os bens adquiridos com o fruto do crime. Por que sabemos que não é bem assim que a coisa acontece quando o acusado é um figurão…

    1. Concordo. Todavia, não por isso, temos de aceitar e achar normal, tamanha desonestidade. Descaso com as doações recebidas e com a saúde do filho.

  3. É por essas e outras que o povo está perdendo a credibilidade .O cara usa até a doença do filho para se locupletar. Nós cristãos como todo ser humano sensível acreditamos no safado, se bem que é verdade a doença do filho e esse FDP deve está dizendo : Ou povo besta! Comprar carro de 140mil, Fernando de Noronha etc. etc. etc: É de LASCAR. Mais um LADRÃO (dupla de )

    1. Tomara que prendam esses dois safados e mais o bando de sanguessugas que moravam na casa com eles.
      Família toda desse Renato – pai, mãe, irmã, tia – vivendo escorada nas doações feitas para salvar a vida do menino.
      Olha, realmente a baixeza do ser humano não tem limites mesmo.

  4. pior eh que esse tipo de noticia atrapalha as doaçoes a quem realmente precisa, bom que a policia investigue mesmo, pra que os pais nao gastem o dinheiro do tratamento desse anjinho , uma doença sofredora, e o valor das doações tem que ser assegurado para o seu tratamento, que foi pra isso que as pessoas o ajudaram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Veja ocorrências e monitoramento da Defesa Civil em Natal nesta quinta de chuvas

Defesa Civil de Natal se mantém em alerta monitorando áreas de risco e atendendo ocorrências

As previsões de chuvas apontadas pelos órgão oficiais de meteorologia colocou em alertar o efetivo de agentes da Defesa Civil de Natal. A orientação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) é de reforça a atenção para as áreas consideradas mais propensas a casos de emergência ocasionados por um volume maior de chuvas, como também buscar monitorar as lagoas de captação de águas pluviais da capital, verificando o nível de água e o funcionamento dos equipamentos de vazão.

O titular da Semdes, João Paulo Mendes, informou que até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência que colocasse em perigo vidas humanas, porém pontos de alagamento em vias de circulação de veículos foram notificados ao longo do dia. O secretário relatou que apenas um registro de água invadindo residência foi contabilizado, sendo na Rua José Fabrício de Oliveira, no bairro de Candelária, zona Sul de Natal. “Pelo que foi informado para as equipes, a inundação ocorreu devido uma obra da Caern que se encontra em fase de conclusão e afetou pelo menos uma residência”, explicou.

No meio da tarde de hoje outra ocorrência foi verificada com a abertura de uma cratera na Rua Nelson Geraldo Freire, no bairro de Lagoa Nova. Agentes da Defesa Civil Municipal foram deslocados para o local no sentido de tomar as primeiras providências, efetivando o isolamento da área e contactando o órgão público responsável pelo reparo.

Ainda na manhã de hoje, a Defesa Civil de Natal recebeu uma ligação oficial do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Governo Federal. O contato foi para alertar sobre a forte possibilidade de enxurrada prevista para cair em Natal nos próximos dias. “Estamos cientes e monitorando as informações repassadas pelo Cenad e pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Se for preciso ampliaremos o número de agentes de defesa civil convocado o pessoal de folga”, informou o secretário João Paulo.

Para solicitar a intervenção da Defesa Civil Municipal o cidadão pode ligar para o número 190, do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde há agentes para direcionar a ocorrência para as equipes de plantão. A Defesa Civil atua com foco em ações preventivas, de socorro e de assistência em casos de desastres naturais com intuito de evitar ou minimizar danos à população. Qualquer situação nesse sentido a população pode acionar a Defesa Civil.

Opinião dos leitores

  1. Em Lagoa Nova próximo a Mor Gouveia com a São José tem um poste que a caixa de energia fica submersa quando chove. Já foi solicitado pelos moradores a sua retirada pela COSERN e nada até agora. O poste fica localizado na esquina das Ruas Carnaúba dos Dantas com Lucrécia que alaga a cada neblina devido o serviço de drenagem que não foi concluído. ALOOOOOO DONA COSERN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *