Diversos

Vero: a rede social anti-algoritmo que promete te tirar do Facebook

A rede social Vero — “verdade”, em italiano — parece boa demais para ser verdade. Ou pelo menos é o que promete em seu manifesto, em letras maiúsculas: “a melhor rede social é a que a já existe entre as pessoas. A missão do Vero é torná-la disponível online”.

Em uma explicação menos abstrata: Facebook e Twitter, na média, não fazem distinções entre seus amigos, seus conhecidos e as marcas que você segue. Seu melhor amigo, sua tia avó e aquele colega da faculdade que você nunca mais viu têm chances muito parecidas de serem alcançados pelo conteúdo que você publica. Isso sem falar nas propagandas — como o Facebook vende a distribuição de posts, você tem mais chance de trombar com um anúncio pago do que com o post de alguém próximo. Quem dita tudo isso é um algoritmo impenetrável, que já virou lenda urbana.

É claro que, se você não quiser que alguém específico veja uma foto particularmente comprometedora, você pode dar um tapa nas configurações de privacidade da foto e impedir esse alguém de vê-la. Mas, com as listas de mais de mais de 500 “amigos” que quase todo mundo tem, fazer posts seletivos o tempo todo é inviável. Publicar é jogar seus sentimentos na roda. Não tem volta.

Isso faz com que todo mundo pareça feliz o tempo todo no feed do Facebook. A lógica é simples. Se você sabe que aquilo que posta pode chegar a centenas de pessoas sem critério, é normal que você comece a “maquiar” seus posts – mesmo que na verdade tudo esteja horrível. Por isso, o Vero insiste em distinguir seus amigos.

Nas palavras do Vero, “quando você pode controlar quem vê o que, você se comporta de maneira mais natural, e isso é melhor para você.” Para usar o clichê: sem máscaras é mais saudável. Na nova rede, você é o algoritmo. Você decide quem vai ver a publicação. Você pode enviar uma foto, uma música, um vídeo ou um texto para uma pessoa só, ou para duas. E ele alcança o alvo. O conteúdo compartilhado por seus contatos aparece no seu feed integralmente, em ordem cronológica. Ninguém precisa rolar o feed do Vero de maneira compulsiva em busca de algo relevante.

O Vero existe desde 2015, mas ficou no anonimato até este mês, quando o número de usuários subiu tão rápido que o sistema caiu. A explicação para o boom é curiosa: como a rede não exibe publicidade, se sustenta com uma pequena taxa paga por seus usuários (como o Netflix ou o Spotify, mas anual). O primeiro milhão de inscritos não pagaria nada para entrar — amostra grátis —, mas ninguém sabia disso. Assim que a informação se espalhou, todo mundo correu para pegar uma vaga gratuita. Afinal, vai que vira moda? Melhor se garantir.

O público, até agora, está gostando da experiência. São mais de 500 mil downloads no Google Play (aparelhos Android). Um porta-voz da empresa afirmou ontem ao Slate que eles já estão chegando à marca de um milhão de inscritos, mas não revelou o número exato. Segundo avaliações de usuários, o sistema tem problemas técnicos, mas a ideia funciona. Empresas não podem pagar para impulsionar o próprio conteúdo, nem comprar seus dados para exibir publicidade sob medida. Como o Vero vai se sustentar com anuidades, não depende disso para pagar as contas. O preço da anuidade ainda não foi divulgado, mas tudo indica que será baixo e acessível.

Se o Vero é cilada ou não, Bino, só o tempo dirá. Mas alguns sinais, como os termos e condições de uso expressos claramente em seu site, em vez de letrinhas minúsculas, indicam que ele pode ser uma nova maneira — menos nociva e viciante — de se relacionar tanto com seus amigos quanto com o aparelho celular em si. Não custa nada tentar. Ou pelo menos não custará até o primeiro milhão de usuários.

Super Interessante

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Governo do RN leva maior estande nacional à feira de turismo em Portugal

O Governo do Rio Grande do Norte é o maior destaque nacional em uma das maiores feiras de turismo da Europa. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL 2018), em Portugal, tem início hoje e segue até domingo com mais de 1000 expositores de quase 40 países.

Após realizar a maior campanha de divulgação da história do turismo potiguar em Portugal no ano de 2015, e de repetir o feito nos anos seguintes, em 2018 o Governo do Estado chega como um dos três estados do Brasil com estande próprio no evento e o maior deles, com 54 m2.

“Essa aposta no mercado lusitano, assim como o argentino, tem se mostrado eficaz. Hoje são os dois maiores emissivos turísticos internacionais do nosso Estado. Mas ainda temos muito a crescer com este mercado”, destacou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

A presença potiguar é viabilizada com recursos do Governo Cidadão, por intermédio de empréstimo do Banco Mundial. No evento circularão mais de 40 mil pessoas e uma estimativa de 38 mil visitantes profissionais.

Além do Estado potiguar, representado pela equipe da Secretaria de Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), estão presentes o prefeito de Maxaranguape, Luiz Eduardo, e as secretárias de Turismo de Tibau do Sul e de Santa Cruz, Beth Bauchwitz e Marcela Pessoa, respectivamente, além do trade turístico.

“Lamentamos mais uma vez a ausência da Prefeitura de Natal em importantes eventos do setor. Sendo a capital a porta de entrada para nosso turismo seria imprescindível essa presença”, frisou Ruy Gaspar.

Na agenda do evento constam reuniões da equipe da Setur RN e Emprotur com importantes operadores internacionais de países como Rússia, Itália, Reino Unido, França, Colômbia e, claro, Portugal.

“É um evento importante para nossa estratégia de promoção junto ao mercado europeu, sempre potencial para nossos destinos”, reforçou o presidente da Emprotur, Manuel Gaspar.

DIVULGAÇÃO

O resultado das campanhas de divulgação e presença marcante nas feiras de turismo em Portugal começaram a aparecer já em 2016, como a capital potiguar sendo única cidade no Brasil a registrar crescimento de vendas na maior agência de Portugal e uma das maiores da Europa: a Abreu Viagens.

Segundo seu diretor, José Manuel Ferraz, nos quatro primeiros meses de 2016 houve queda generalizada de 4,9% nas vendas para o Brasil. No tocante aos destinos, em todas as outras cidades houve redução acima de 10%. A única exceção foi Natal, com crescimento de 40% no número de passageiros com relação ao ano anterior.

Em dezembro de 2016, o Governo do Estado, com recursos do Governo Cidadão, promoveu seus principais destinos turísticos para milhares de passageiros de voos com destino a países europeus, das américas do Norte e do Sul e ainda da África. A revista de bordo da companhia aérea TAP trouxe, na matéria de capa, as belezas potiguares, além do encosto de cabeça em cada assento e em todos os voos, com mapa interligando a Europa a Natal.

Hoje, Portugal é o segundo maior emissivo de turistas do Rio Grande do Norte, atrás apenas dos argentinos.

Opinião dos leitores

  1. Será que eles avisam aos gajos que é só sair do aeroporto prá levar bala, como aconteceu na semana passada?

  2. Kkkk esses parasitas NÃO TRAZEM UMA CIGARREIRA PARA O ESTADO….estão fazendo turismo.
    Uma dica ; TREZEM OS DOIS EX-SECRETÁRIO DD TURISMO DE GRAMADO/RS PARA APRENDER COMO SE FAZ TURISMO !!!

  3. Não adianta ter o maior e melhor stand se o estado não oferece estrutura e segurança para o turista.

  4. O que que o potiguar tem, kkkk o povo daqui tá indo pra lá por diversos aspectos, os Portugueses não viram ser assaltados aqui.

  5. Para essas ações o governo tem dinheiro de sobra para enviar pessoas que geralmente são cargos comissionados com diárias e despesas com passagens pagas pelo governo que na maioria dessas feiras vão fazer turismo e o retorno para o RN nem sempre é compensador.
    Sabemos que a prioridade do governo agora é publicidade, faltando recursos e investimentos para áreas tao necessárias como saúde e segurança.
    Sempre são as mesmas pessoas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

FOTO: Terceiro acidente nesta quarta na BR-406: carro capota em São Gonçalo

Um capotamento foi registrado na BR-406, no KM 165, em São Gonçalo do Amarante, no Plaze Garden, sentido aeroporto. Sem informações de vítimas. Este é o terceiro acidente na rodovia nesta quarta-feira(28). A Polícia Rodoviária Federal se encontra no local. As informações e foto são do Via Certa Natal. VEJA MAIS- FOTOS: Acidentes com carretas, caminhonete e carro registrados na BR- 406, na Grande Natal

Opinião dos leitores

  1. Obedecer os limites de velocidade e respeitar os outros veículos ainda é só uma lenda urbana. E enquanto assim continuar sendo, muitas vidas ainda serão perdidas no asfalto.
    Até quando vamos insistir em não respeitar as regras do trânsito e ainda criticar quem não obedece a lei?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

TRF-4 nega novo pedido da defesa de Lula para afastar Moro de processo da Lava Jato

Lula é réu em processo após acusação do Ministério Público Federal apontar recebimento ilegal de apartamento e terreno pela Odebrecht (Foto: Mauro Pimentel/AFP/Arquivo)

8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou nesta quarta-feira (28) o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para afastar o juiz federal Sérgio Moro da condução do processo em que ele é réu por recebimento de propina da Odebrecht.

A corte já havia julgado pedidos de exceção de suspeição contra o juiz federal anteriormente. O último foi em dezembro do ano passado. Todos foram negados.

Desta vez, o pedido foi feito com base em uma palestra proferida pelo magistrado. A defesa de Lula entendeu que houve “eventual aconselhamento das partes”, pois nessa palestra Moro teria aconselhado a Petrobras, que funciona como assistência da acusação em diversas das ações penais da Lava Jato.

O relator, desembargador João Pedro Gebran Neto, considerou que o que houve foi uma palestra aberta ao público em geral, que não guardava relação com o processo penal. Por isso, negou o pedido.

O desembargador Leandro Paulsen também não viu vinculação direta com o processo em questão ou qualquer relação mais próxima do juiz com a parte.

O juiz Nivaldo Brunoni, que substitui o decano Victor Laus, que está de férias, também acompanhou o relator.

A ação trata da acusação contra Lula de receber propina da empreiteira por meio de dois imóveis: um terreno em São Paulo, que seria usado para a instalação do Instituto Lula, e um apartamento vizinho à residência do ex-presidente, em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Esta é a segunda ação em que Lula virou réu na Operação Lava jato. A propina seria fruto de negociações de oito contratos da Petrobras com a empreiteira.

Em janeiro deste ano, o ex-presidente foi condenado em segunda instância acusado de receber um apartamento triplex como propina da empreiteira OAS. Em decisão unânime, o TRF-4 decidiu manter a condenação da primeira instância e aumentar a pena de Lula para 12 anos e 1 mês.

Na semana passada, a defesa de Lula ingressou com o recurso de embargos de declaração no processo do triplex, e aguarda julgamento.

G1

Opinião dos leitores

  1. Princípio da suspeição. Amigo ou inimigo do réu não pode ser juiz de sua casa por motivos óbvios.
    Amigo íntimo de adversário político, tendo sido filiado e até participado de campanha, não tem isenção e exigida pela ética na magistratura.

  2. Luladrão quer escolher até o juiz que vai julgá-lo? Em um país sério ja estaria em REGIME FECHADO ha tempo!!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Judiciário tem que ‘expurgar’ Temer, diz general Mourão ao se despedir do Exército e ir para reserva

Despedida do General-de-Exército Antônio Hamilton Martins Mourão em Brasília – Michel Filho / Agência O Globo

O general Hamilton Mourão afirmou na tarde desta quarta-feira que é necessário que o Judiciário “expurgue da vida pública” o presidente Michel Temer (PMDB) e todas as pessoas que, segundo ele, “não tem condições” de participar da vida pública. A fala do general foi logo após a sua cerimônia de despedida do Exército, realizada nesta manhã no Salão de Honras do Comando Militar do Exército e na qual ele exaltou em seu discurso o coronel Brilhante Ustra como “herói” e citou Aristóteles para criticar os “vícios” da política.

À imprensa ele disse que somente com o voto e com a atuação do poder Judiciário o país pode superar a crise do sistema político.

— As pessoas hoje entram na política não para servir, mas para ser servido, esse é o recado — disse, em referência ao seu discurso.

— Se nós não mudarmos a moral do nosso regime, nosso país não vai ter futuro — seguiu o general agora na reserva.

Ele disse ainda que a solução para o regime político passa pelo voto da população e pelo Judiciário que, na visão dele “tem que fazer o papel dele e expurgar da vida pública aquelas pessoas que não tem condições dela participar”.

Questionado se o recado incluía o presidente Temer, Mourão foi categórico:

— Inclui sim senhor.

Perguntado se o recado incluía também outros nomes, ele desconversou e disse não precisava citar nomes.

TROPA DE ELITE

O general da reserva aproveitou ainda para fazer uma referência ao diretor do filme “Tropa de Elite” para afirmar que o sistema político brasileiro está contaminado.

— O José Padilha foi muito feliz ao definir que existe um mecanismo nesse país, esse mecanismo precisa ser desmontado — afirmou.

O presidente Temer já foi alvo de duas denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) e é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de beneficiar empresas portuárias. Como é presidente, as denúncias contra ele precisam passar pelo crivo do Congresso para que ele possa ser julgado pelo STF. As duas acusações já foram apresentadas, porém, derrubadas pelo Congresso.

Como deixou a ativa, o general não tem mais impedimento para se manifestar e até se candidatar politicamente. Mourão, que ficou famoso no ano passado ao sugerir uma intervenção militar para garantir a estabilidade do país, mudou o discurso nesta tarde e disse que a solução para a crise do sistema político tem que ser pelo voto da população.

— A população tem que saber escolher seus representantes — disse à imprensa.

Em seu discurso de despedida aos oficiais, ele foi menos explicito e citou o filósofo grego Aristóteles para afirmar que “sem atenção à virtude, sem cuidados com a base moral de um regime, os homens mais selvagens governarão e nós seremos transformados de animais políticos em bestas políticas”.

— Acredito firmemente que exércitos existem para lutar e vencer as guerras que a nação tiver que travar e ela sabe que nossos objetivos nacionais permanentes de integridade do território, integridade do patrimônio, democracia e paz social, quando ameaçados, terão seus soldados atuando como escudo e espada — seguiu o discurso.

Indagado depois, ele afirmou que sua fala foi uma referência à crise atual do sistema político.

— A moral e as virtudes foram enxovalhadas — afirmou.

Sobre uma eventual candidatura neste ano, ele disse que só será candidato à Presidência do Clube Militar do Rio de Janeiro e que não vai se filiar a nenhum partido político. Sobre o pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSC-RJ), porém, ele afirmou que vai apoiá-lo e que “se tiver que subir no palanque, a gente sobe”, mas que sua atuação em favor dele será no planejamento de campanha e do programa de governo.

O Globo

 

Opinião dos leitores

    1. Ele fala isso há muito tempo: criticou Dilmanta quando era Comandante Militar do Sul e fez críticas a Temer várias vezes, como Secretário de Economia e Finanças do Exército.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Polícia indicia Gusttavo Lima e mais 3 por aumentar represa de fazenda sem possuir licença, em Goiás

(Foto: Júlio César Costa/G1)

A Polícia Civil indiciou nesta quarta-feira (28) o cantor Gusttavo Lima e mais três pessoas por crime ambiental. Segundo o delegado Luziano de Carvalho, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), o artista aumentou a represa de uma fazenda que possui em Bela Vista de Goiás, Região Metropolitana de Goiânia, sem possuir licença para a obra. Um vídeo mostra as máquinas trabalhando no local (assista acima).

Em nota enviada ao G1, a assessoria de imprensa do cantor disse que o advogado dele não tem conhecimento sobre a conclusão do inquérito, “mesmo porque não foi feita uma perícia técnica que pudesse comprovar as irregularidades mencionadas”. Também afirmou que as obras já feitas foram autorizadas e que a da represa só ocorrerá após liberação das licenças. (veja na íntegra ao final do texto).

Ainda de acordo com o delegado, a represa já possui três hectares de tamanho e o intuito era chegar a quatro hectares. Porém, o trabalho estava sendo realizado sem a devida autorização a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima).

“O Batalhão Ambiental foi ao local por duas vezes, uma no fim de 2017 e outra já neste ano, e, em ambas, encontrou máquinas trabalhando no local. Foram feitas duas ocorrências e, apesar de terem um protocolo com o pedido da licença, o documento não havia sido expedido”, disse o delegado ao G1.

Carvalho afirmou que na fazenda há criação de gado, mas que a represa estava sendo ampliada por motivo de lazer.

O responsável pelo caso explicou que Gusttavo e as outras três pessoas responderão pelo crime previsto no artigo 60 da Lei 9.605, que versa sobre construção ou ampliação de obras potencialmente poluidoras sem autorização dos órgãos competentes. A pena em caso de condenação varia de um a seis meses ou multa.

Outros indiciados

Além de Gusttavo, também foram indiciados o administrador Jorge Pedro Kunzler, a esposa dele, a arquiteta Alessandra Jardim Lobo, e o biólogo Luciano Lozi.

Segundo as investigações, a empresa de João Pedro era a responsável pela obra. Já Alessandra teria ido ao local algumas vezes para acompanhar o trabalho. Por fim, Luciano tinha a função de obter as autorizações necessárias para a ampliação.

Ao G1, Alessandra disse que “não tem nada a declarar” sobre o assunto e que todas as informações sobre o caso serão repassadas pela assessoria do artista.

A reportagem também tentou contato, por telefone, com Jorge e Luciano, por volta das 9h15, mas eles não atenderam às ligações até a publicação desta reportagem.

Nota do Gusttavo Lima

Conforme falamos ao telefone o advogado de Gusttavo Lima não teve informação sobre conclusão do inquérito, mesmo porque não foi feita uma perícia técnica que pudesse comprovar as irregularidades mencionadas.

As obras feita realizadas na fazenda até o momento, foram feitas de acordo com a legalidade, a parte de limpeza e pasto tinham licença. Em 18/12/2017 após estudos técnicos feitos pela equipe contratada pelo cantor, foi protocolado pedido de licença junto a Secretária do Meio Ambiente de Goiás ( conforme comprovante anexo). Desde então, a parte da obra referente a esta licença foi paralisada, aguardando liberação.

O responsável pelo obra, mesmo sem ter sido chamado foi a delegacia prestar depoimento , nesta mesma data foram solicitados vários documentos, os mesmos já foram entregues.

Em resumo, não há nenhum tipo de obra referente a ampliação da represa em curso, e só será feita mediante a liberação da licença dos órgãos competentes. Vale ressaltar que, não houve negativa da Secretária de Meio Ambiente, porque o pedido ainda esteja sendo avaliado.

G1

 

Opinião dos leitores

  1. O tuiteriro Joaquin Teixeira já 'deu a letra'. Esse cantor só vai ficar de bem com a Globo se aparecer fumando maconha, com um travesti no colo e gritando Lula 2018. No outro dia ele estará no programa de Fátima Bernardes e depois cantando no Faustão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Studio Corpo de Baile oferece diversas modalidades, também para crianças

Criança Saudável , Criança Feliz!!

O Ballet Clássico é muito recomendado e traz vários benefícios para as crianças. Além de melhorar a coordenação motora, equilíbrio e reflexos, ajuda na disciplina, aumenta a concentração, corrige a postura, trabalha a flexibilidade, estimula o desenvolvimento intelectual, memória, ajuda a fazer amigos, favorece a criatividade e musicalidade, aumenta a auto-estima tornando a criança mais confiante e feliz.

O principal objetivo das aulas de Baby Class para idade de 3 a 5 anos  é divertir e estimular a imaginação das crianças, através de um trabalho lúdico. Através de jogos, danças, brincadeiras vamos trabalhando o físico e o emocional.

Com 6 anos vamos lentamente fazendo a transição desse trabalho lúdico para introduzir um pouco de exercícios básicos com mais disciplina.

A partir dos 7 anos de idade, quando a criança passa a ter mais domínio do seu corpo, as aulas seguem com exercícios básicos de barra e centro, que têm como meta desenvolver e fortalecer a musculatura das pernas, a postura, flexibilidade e coordenação motora.

Depois vai dando continuidade ao curso de Ballet, seguindo os níveis, de acordo com a capacidade técnica.

No Studio Corpo de Baile também trabalhamos o lado artístico dos bailarinos(as) pois acreditamos que para Dançar é preciso emocionar o público. Portanto além do importante Espetáculo de encerramento do ano letivo, contamos com um calendário de apresentações diversas (Dia da Dança, Apresentações em homenagem a Família, Festa Junina, Festivais Competitivos, …), para que nossas alunas possam subir no palco adquirindo mais experiência artística.

A Dança Folclórica faz parte de nosso curso de Ballet. A partir de um certo nível nossas alunas, além de suas aulas de Ballet, fazem, uma vez por semana, aula de Danças Folclóricas.

Aulas teóricas e vídeos, Anatomia também entram no calendário anual do curso do Ballet.

O Studio Corpo de Baile é uma Escola de Dança com 21 anos de tradição e profissionalismo.

No Studio oferecemos diversas modalidades: Baby Class, Ballet infantil e adulto, Baby Tap, Sapateado infantil e adulto, Jazz, Danças Folclóricas, Dança de Rua, Dança Flamenca, Dança do Ventre, Dança Mix, Ritmos, Dança de Salão, Balé Funcional e Pilates.

Escolha a modalidade de sua preferência! Se exercitando você estará cuidando do seu bem estar físico e emocional. Faça uma atividade que lhe dê prazer! Venha se divertir conosco e ser feliz!!

Contatos: Unidade Morro Branco 32116121
Unidade Zona sul 20209606

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

FOTOS: Acidentes com carretas, caminhonete e carro registrados na BR- 406, na Grande Natal

O Via Certa Natal informa que um carreta tanque virou na BR-406, em trecho entre os município de Ceará-Mirim e Taipu. Registro no início da tarde desta quarta-feira(28). Informações dão conta de feridos no local. Foto acima do Via Certa Natal.

No fim da manhã, informa o Via Certa Natal, um acidente envolvendo duas carretas e um caminhonete foi registrado na mesma rodovia, em São Gonçalo do Amarante, trecho de caminho ao aeroporto. Foto abaixo de Renato Cassimiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Especialistas alertam sobre o golpe do CPF

Você sabia que existem sites que mostram detalhes da vida de uma pessoa após digitar o número do seu CPF? O SP no Ar, exibido pela Record TV, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30, mostra em detalhes como funciona o “golpe do CPF”.

Após digitar os números do documento, o site revela detalhes da vida do dono do CPF. A consulta é fácil e rápida, mas é ilegal.

Entre as informações disponíveis na internet, está o endereço, local de trabalho e até o nome dos pais do dono do CPF. Divulgar dados pessoais é crime e normalmente são fornecidos a partir de banco de dados de empresas e instituições.

‘Dados bancários e financeiros são protegidos pelo direito à privacidade e complementados por leis especiais’, esclarece o advogado Victor Auilo Haikal.

Uma pesquisa feita pela Serasa revela que em 2017 foram feitas mais de 1,964 milhão de tentativas de fraudes com CPF, o maior índice dos últimos três anos, ou seja, uma a cada 16 segundos.

De acordo com pesquisa realizada pela Serasa Experian, estelionatários preferem comprar celulares ou abrir contas de telefone com documentos falsos. Com esse comprovante de residência, eles emitem cartões de crédito e deixam a conta para o dono do CPF pagar.

‘Temos pesquisas que mostram que consumidor que perde documentos tem chances dobradas de ser fraudado’, explica a gerente da Serasa, Carolina Aragão, que recomenda não carregar todos os documentos originais e ter cuidado na hora de fazer uma pesquisa na internet, não colocando dados em qualquer site.

Mas será que é possível excluir o próprio CPF dos sites ilegais? Segundo o advogado, Victor Auilo Haikal, bastando a notificação, o site deveria retirar do ar. Em caso de fraude, é importante consultar um especialista e entrar com uma ação por danos morais.

Após digitar os números do documento, o site revela detalhes da vida do dono do CPF. A consulta é fácil e rápida, mas é ilegal.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

O que pensa Herval Sampaio sobre auxílio-moradia

por Dinarte Assunção

Para Herval Sampaio, que disputa com Azevedo Hamilton a presidência da Amarn, ha distorção grande do que está sendo trazido sobre o auxílio-moradia. Citou  uma campanha orquestrada contra o Judiciário.

Defendeu a manutenção do benefício, portanto.

 

Opinião dos leitores

  1. Os penduricalhos da "Justiça" constituem o maior escárnio já perpetrado pelas instituições brasileiras.
    É a sem-vergonhice legalizada dos homens e mulheres de togas, que deveriam prezar pelo bom exemplo.
    Auxílio-moradia é crime porquanto se configura desvio de finalidade. Só que um crime muito legal, do qual ninguém quer abrir mão.

  2. NÃO ERA ESSE juiz QUE CRITICAVA COM FORÇA OS POLÍTICOS?
    "Faça o que digo, mas não faça o que faço?"

  3. Dinheiro que poderia ser destinado a parcela carente da população, fica nas mãos de pessoas que já possuem casas para morar, aumentando a concentração de renda e a injustiça social. O resultado é o quer vcs estão vendo; a criminalidade e o medo se alastrando no tecido social. Tu já ganha 30 mil, em uma terra onde a renda é média de 800 e poucos reais e ainda acha pouco. Sem comentários.

  4. Este cidadão nunca vai defender a moralidade, pois, o aqui quer é cada vez mais encher seus bolsos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

O que pensa Azevedo Hamilton sobre o auxílio-moradia

por Dinarte Assunção

Azevedo Hamilton disputa com Herval Sampaio a presidência da Amarn e acaba de dizer no Meio Dia RN que o auxílio-moradia serve para compensar perdas inflacionárias.

A defasagem nos salários dos juízes, explicou, já vai em 35%. O auxílio-moradia está compensando essas perdas.

Opinião dos leitores

  1. Kkkkk
    Se acham que tao defasados 35% ganhando mais de 30mil, o que dizer do resto dos funcionários do estado?
    Isso é uma piada de cara de pau!
    Ridículo esse discurso orquestrado e imoral!
    Meus pêsames!

    1. Magistrados, os Senhores tem idéia quantos anos o funcionalismo está sem reposição salarial? vou dizer: oito anos zero de aumento.

  2. Basta entrar na da Transparência, para vermos os baixíssimos e defasados salários dos senhores magistrados. Num país de desempregados e miseráveis, este senhor vem falar em compensar, via um artifício, falso e imoral? Brincadeira!!!

  3. Olha aí. Essa é uma das artimanha usada pelo judiciário e legislativo pra aumentar seus salários. Mas, o salário não é subsídio. Porque essa artimanha só vale pra parlamentares e cúpula do judiciário. vergonhoso.

  4. Gostei da forma de pensamento. Vou então sonegar imposto pra pagar segurança privada que o governo nao fornece.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo pagará em março o décimo-terceiro do servidor que ganha até R$ 2 mil

O Governo do Estado fará o pagamento do décimo-terceiro aos servidores de forma escalonada. Em março, receberão aqueles com vencimentos até R$ 2 mil, somando 26.889 funcionários. Os demais receberão nos meses seguintes.

O Estado já fez, em dezembro, o pagamento do décimo de outros 23.055 servidores da Secretaria de Educação e órgãos que têm arrecadação própria. No fim de março, terão recebido o benefício quase 50 mil pessoas, o que equivale a 45,47% do total de funcionários estaduais.

Opinião dos leitores

  1. Em março qual dia? qual ano? falaram que o Estado arrecadou super renda.E pir que não paga a nós aposentados?

  2. Quero saber o pagamento do aposentados do mês de fevereiro e o décimo terceiro será que ele pensa que os aposentados não precisa nos que demos nossa vida e até mesmo nossa saúde por trabalhar demais governador acorde as eleições vem aí!

  3. Governo não cumpre suas obrigações e sua palavra não tem valor algum. Por outro lado discriminação é o seu forte. Só quem recebe até 2000 reais?? Todos temos compromissos e orçamento a cumprir. Cadê a justiça???

  4. O governo não é claro, nem transparente. Nem anuncia datas, quem recebe acima desse valor, receberá quando? Em abril, penso que deveria haver mais transparência nas informações.

  5. Ele tinha que pagará era a todos de uma única vez e com juros porque nossas contas estamos pagando juros absurdo por causa dele

  6. Que o GOVERNADOR,justifique por que o único ESTADO do NORDESTE está em atraso com servidor PÚBLICO.

  7. Governador vá se deitar. SE o Sr. não tem condição e nem competência de administrar e gerir o estado entregue o cargo , se aposente e vá refletir o que vem fazendo com o povo. Ainda é tempo . O RN de seus sonhos não vai acontecer nunca.

  8. Só quem tem contas a pagar são essas pessoas? É as outras que faltam receberem? Vai ficar para o próximo governo pagar? Quanta incompetência.

  9. …voltando rapidinho para sugerir uma dica, BG:
    Convida novamente o Governador para uma entrevista,
    e pergunta pra ele o que significa "calendário de pagamento".
    Qualquer leigo sabe que planejamento de metas exige data para acontecer!
    O senhor FARIAS joga palavras ao vento…

  10. Como o estado pagou em dezembro, quem paga a educação é o governo federal e que tem renda própria se paga , resumindo a incompetência dá administração pública supera todos os limites!

  11. O exmo sr governador em suas entrevistas sempre enfatiza dizendo: não sou covarde, oportunista. Em outras palavras, é um governante sério. Tudo mentira. Qui calendário é esse.

  12. É brincadeira, ñ respeita nem os sentimentos alheios. Diz uma coisa e faz outra, isto para uma autoridade máxima do ESTADO é ridículo.

  13. Engraçado…
    O Governador anunciou que hoje divulgaria o calendário
    de pagamento do décimo…
    E vejam que pérola:
    Para quem ganha até 2 mil, será pago em março, não se sabe o dia!
    E o calendário para os demais funcionários?
    Um grande Pinóquio esse Robson!!

  14. Interessante que o Exmo. Sr. Governador em entrevista a Inter TV Cabugi para o todo o RN afirmou que no dia 28.02 estaria divulgando o calendário de pagamento do 13º salário de 2017 dos servidores, pelo que sabemos, calendário fala em data fixada.
    Também anunciou um prazo de 60(sessenta) dias para colocar os salários dos servidores em dia, nesse ponto ele não mencionou 60 dias a partir de que data, mais presumimos a contar da data da referida entrevista.
    O governo lança uma campanha publicitária onde o RN é a oitava maravilha do mundo ou melhor uma Alice no País das Maravilhas.
    Resta a pergunta: Tem credibilidade? Isto é Real?
    O RN todo quer saber…………………………………….

  15. Precisa de um calendário que contemple todos os servidores, acrescentando na folha de pagamento juros e correções!!

    1. No twitter ele fala até o final de março terá pago, ganhou um mês de tempo mais do que já tinha.

  16. Sério?
    Riso ou choro?
    Fevereiro já se foi… Março as portas… E nada!!! 13°/2017 um engodo governamental… Lembro que já já chega junho 40% de 13°/2018.

    Conta outra …

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FRETES: Mercado Livre inicia campanha contra aumento de 51% nos preços dos Correios

O Mercado Livre está enviando emails para seus clientes comunicando que os Correios anunciaram um reajuste no preço dos fretes de encomendas em todo o Brasil. De acordo com o marketplace, a estatal pretende aumentar os valores em até 51% na comparação com preços atuais. Frente a isso, a empresa iniciou uma campanha contra os novos preços chamda #FreteAbusivoNão.

Esse reajuste entraria em vigor no dia 06 de março e está sendo considerado pelo Mercado Livre e por consumidores nas redes sociais como abusivo, uma vez que a inflação em 2017 ficou em torno de 3% para o ano inteiro. Dessa maneira, o aumento não poderia ser justificável, ainda mais quando é 17 vezes maior que a média da inflação do ano anterior.

Segundo o Mercado Livre, com os novos valores, o preço médio do frete no Brasil seria 42% mais caro que o da Argentina, 160% mais caro que o do México e 282% mais caro que o da Colômbia.

Além do impacto óbvio no bolso do consumidor que compra na internet, o marketplace destaca em uma publicação condenando o reajuste que pequenos empreendedores que vendem na web estarão entre os mais prejudicados. “A loja que escolher repassar o valor do frete ao consumidor verá suas vendas caírem”, diz.

Longe ou perigoso

Envios para cidades afastadas dos grandes centros devem ser as mais afetadas pelos reajustes dos Correios. Assim, quem mora longe das capitais terá que pagar ainda mais para receber seus produtos em casa. Cidades consideradas perigosas, como o Rio de Janeiro, ainda serão mais penalizadas. Todo tipo de entrega com origem ou destino à capital fluminense serão taxadas com um valor extra de R$ 3 por pacote, caso o reajuste seja mesmo implantado no começo de março.

O TecMundo entrou em contato com os Correios para esclarecer a situação e, assim que a estatal der um retorno, atualizaremos esta postagem ou faremos uma nova publicação a respeito do tema.

Tecmundo

Opinião dos leitores

  1. Notícia ridícula, os correios já lançou até nota esclarecendo que não passa de invenção, pura jogada de marketing Sr. MERCADO LIVRE

  2. Alienado, é querer justificar os aumentos abusivos, a corrupção e toda as desgraças do País, a um unico partido, tem varios partidos envolvidos na corrupção, esse aumento veio na gestão de Temer (MDB) que tem como maior aliado o PSDB.

    Esse proprio governo, se orgulha da redução da taxa selic, mais abusa em engorda os bolsos, tirando de quem não tem.

    É preciso lembrar, que o gás, gasolina, agua, luz e etc. Aumentaram em que governo.

  3. Esses babacas que escrevem "quebrar para privatizar", esquecem que foram 13 anos de administração total dos PETEBAS nos correios. Portanto, quem "quebrou" as Estatais foi obviamente o governo PETISTA. Agorá não vejo nenhum anencéfalo de esquerda, lembrando que esse aumento é reflexo, além da falta de competitividade (já que estamos tratando de mais um monopólio), de um forte repasse para o bolso do pobre pagar a conta da péssima administração, corrupção, cabide de empregos etc, dos 13 anos de governo populista, alienador e corrupto PETISTA. Mas, é aquela história, a verdade é aquela que eu, de esquerda, acredito.

  4. Isso é intencional, tornar um serviço público não tão eficiente ainda mais caro aos contribuintes. O primeiro passo já conseguiram quando quebraram a POSTALIS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Renda domiciliar per capita do RN registra maior queda do Brasil em 2017

por Dinarte Assunção

A renda domiciliar per capita do Rio Grande do Norte caiu 8,05%, a maior queda entre os estados do Brasil, de acordo com o IBGE.

O instituto mensurou que a renda domiciliar per capta dos brasileiroa foi de R$ 1.268 em 2017, 3,43% maior que no ano anterior.

Considera-se como renda domiciliar per capita a soma dos rendimentos mensais dos moradores do domicílio dividida pelo número de seus moradores. Ela mede a capacidade de aquisição de bens e serviços dos moradores do domicílio.

As quedas, além do RN, foram em São Paulo (-0,64%), Pernambuco (-2,29%), Roraima (-5,81%), Sergipe (-5,01%) e Alagoas (-0,60%).

Em outros, há crescimento, mas abaixo da inflação medida pelo IPCA, que foi de 2,9% em 2017. É o caso, por exemplo, do Rio de Janeiro (1,12%) e Mato Grosso do Sul (0,62%).

Opinião dos leitores

  1. Parabéns! Vamos continuar expulsando as grandes empresas e perdendo as oportunidades para os outros estados, como os 3 hubs. Caminho certo.

  2. Umj estado que não produz nada e ainda trata o turismo, maior potencial de atividade econômica do estado, com total descaso total.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

RN foi de R$ 845,00: Renda familiar per capita no Brasil em 2017 foi de R$ 1.268, segundo IBGE

A renda familiar média per capita (por membro da família) no país era de R$ 1.268 em 2017, segundo dados divulgados hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maior renda foi observada no Distrito Federal: R$ 2.548, o dobro da média nacional.

Já a menor renda foi registrada no Maranhão: R$ 597, menos da metade da média nacional e um quarto da média do Distrito Federal.

Os valores são calculados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU). A renda familiar per capita é usada para se estabelecer os critérios de rateio do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE).

Confira a lista com a média dos valores por estado no site do IBGE.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTOS: Sentados ao chão, vigilantes do RN realizam protesto no Midway

Informações da categoria dão conta que vigilantes teriam resolvido realizar ato no shopping em solidariedade aos trabalhadores locais, que estariam impedidos de aderirem ao movimento – sob risco de demissões.Fotos: Cedidas

Trabalhadores alegam que estão perdendo direitos adquiridos e que as empresas querem a redução do valor do adicional noturno, exclusão de horas extras e todas as despesas relativas ao curso de reciclagem, exclusão das horas extras por feriado trabalhado, retirada da obrigatoriedade de entrega de colete balístico, dentre outras coisas.

O Sindicato das Empresas de Segurança Privada do RN (Sindesp) afirmou que o salário atual da categoria no Rio Grande do Norte é o maior entre os nove estados da Região Nordeste, mesmo com a implantação da nova Legislação Trabalhista. “A remuneração de R$ 1.684,77 no RN é a maior do Nordeste, sendo a menor na Paraíba, com valor R$ 1.280,55″, informa.

Opinião dos leitores

  1. É muito estranho,mas percebo que os empresários andam de mãos dadas com a justiça do RN,não vejo nenhuma resolução após as manifestação de greves por algumas categorias,o que eu vejo é que a justiça do RN sempre dar "as costas" para algumas categorias que lutam pelos seus direitos,e não obtém êxito…

  2. Todo trabalhador tem direito a buscar suas melhoras mas, nunca deve perder de vista que não se cria riqueza de forma artificial, mediante simples legislação. Nunca é demais lembrar que os EUA não possuem leis trabalhistas como aqui nem muito menos Justiça e Ministério Público do Trabalho porém, muitos querem ter o direito de lá entrar, mesmo que de forma ilegal, pensando em "fazer a América". Por que será que isso acontece?

  3. Isso ai não tem nada a ver com políticas não seu ze roela se informe primeiro para poder comentar!

  4. Os mortadelas querem “protestar” no ar condicionado…

    Cambada carecida de pêia!!!!

  5. O PATRAO ACHA MUITO ESSE SALARIO??? MUITO BOA ESSA REFORMA TRABALHISTA, QUEM FICOU CALADO E ACEITOU TÁ SENTINDO AGORA !!!!!!

  6. Em cidades que têm alguma alma as pessoas fazem protestos em praças publicas.
    Tudo aqui é no Midway.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *