Política

PESQUISA 6SIGMA: Bolsonaro tem 35,7% contra 29,4% de Lula

Foto: Reprodução

Se as eleições presidenciais fossem hoje, o atual presidente da república, Jair Bolsonaro, sairia na frente do ex-presidente Lula no primeiro turno do pleito, de acordo com pesquisa divulgada pelo grupo de consultoria 6Sigma, sediado em Campina Grande, na Paraíba. O levantamento foi divulgado na noite desta segunda-feira (16) e mostra os dois políticos polarizando a disputa, mas com um empate dentro da margem de erro.

De acordo com os números, em um cenário de primeiro turno, o presidente Jair Bolsonaro teria 35,7% das intenções de voto, enquanto Lula (PT) aparece com 29,4%. Eles seriam seguidos por Ciro Gomes (PDT), com 8,1%, João Dória (PSDB) com 5,3%, Mandetta (DEM), 3,3% e Datena (PSL), 2,5%.

Ainda de acordo o levantamento, outros candidatos somam 1,3%, enquanto brancos e nulos são 9,4%. Não sabem, 4,7% e não informaram, 0,5%.

Foto: Reprodução

Segundo Turno – No segundo turno, de acordo com a 6Sigma, o ex-presidente Lula teria 41,6% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro ficaria com 40,5%, portanto empatados dentro da margem de erro. Confira os gráficos abaixo:

A pesquisa foi realizada com 1 mil pessoas em 169 municípios brasileiros entre os dias 05 e 13 de agosto. O levantamento ocorreu de forma presencial e por telefone. A margem de erro é de 3,1%. A empresa também mostra a avaliação do Governo Federal e a rejeição dos prováveis candidatos à Presidência da República. Para conferir a pesquisa na íntegra clique aqui.

Sediado em Campina Grande, o grupo 6Sigma é uma agência de consultoria especializada em pesquisa de mercado, eleitoral, avaliação, recall, imagem, e audiência. Em 2008, a empresa se destacou no cenário paraibano ao realizar a pesquisa boca de urna com bastante precisão e apenas 0,16% de erro.

Blog do BG PB com Polêmica Paraíba

Opinião dos leitores

  1. Só vota em no ex presidiário quem se identifica com bandidos.
    Sou Bolsonaro e toda minha família.

  2. Estou com os números de uma pesquisa realizada no Bar do Fred, em Alexandria-RN, os números são bem diferentes dessa pesquisa do ‘Instituto’ da nossa querida Campina Grande-PB.

    *Pesquisa Bar do Fred.*
    Votos Válidos
    Lula—————76
    Bolsonaro——-8
    Ciro—————-6
    Dória————–2
    Moro————–2
    Mandetta——–2
    Outros————4

  3. Se esse jumento chamado Bolsonaro ganhar de novo, o Brasil vai se tornar a maior catástrofe… Esse homem é altamente despreparado pra ser um presidente de qualquer país. Fora seu incompetente, cagão e genocida .

  4. Outra mentira.
    Bolsonaro tem no mínimo 70%.
    Vcs vão vê.
    Isso se abrirem a sala secreta daqui pra lá.
    Do contrário pode ser roubado na opinião de milhares de brasileiros.

  5. O afeganistão seria um ambiente ideal para os bichos de chifres. Comandado por milicianos, sem supremo e tudo em nome de Deus e da família.

  6. A campanha presidencial para o palacio do planalto na próxima eleição geral de 2022,com absoluta certeza haverá
    segundo turno entre os dois doctores Bolsonaro e Lula e não se enganem com o poderío do homem sofisticado,avançado e a frente do seu tempo do PSDB do estado do RS e do grupo Globo,o pré-candidato Gaucho possui uma altissima chance numérica de precisión de surprender quando a campanha se afunilar e dele ficar em terceiro lugar nas pesquisas e durante a contagem numerica dos votos nas urnas do primeiro turno da eleição de 2022.

  7. Como pode uma pesquisa que saiu hoje dando vitória (próxima do primeiro turno) para o Lula e outra dando derrota do Lula? Sem contar que todas as últimos pesquisas de vários institutos já vem apontando vitória de Lula a algum tempo. Será pesquisa para alimentar os bichos de chifres?

  8. Pesquisa XP: Lula e Ciro ampliam vantagem sobre Bolsonaro em 2° turno
    Ex-presidente e ex-ministro venceriam com mais de 10 pontos o atual presidente em uma eventual disputa ao Planalto

  9. Lula esmaga Bolsonaro: 40% a 24%
    A vantagem de Lula sobre Jair Bolsonaro aumentou ainda mais na nova pesquisa da XP. O blog, caracterizado por sua imparcialidade, não ficou sabendo da pesquisa da XP.
    Bolsonaro vai ganhar em 2022… A do burro.

  10. Gado véio só acredita em notícia/pesquisa divulgada pelo Bozo bocó. Essa matéria vai bombar nós comentários dos animais de cabresto. Vai direta honesta e caligula, venham vociferar inverdades… Só para eu rir… Me façam esse favor.

    1. Pode botar 1000 advo-gados. Bob Jeff vai tirar mais uns dias, sem querer, de férias numa colônia penal.

    1. Pesquisa realizada no Bar do Fred, em Alexandria-RN tem os números bem diferente do ‘Instituto’ da nossa querida Campina Grande-PB.

      Pesquisa Bar do Fred.

      Votos Válidos
      Lula——————74
      Bolsonaro———–8
      Ciro——————–6
      Dória——————4
      Moro——————2
      Mandetta————2
      Outros—————-4

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro sugere que, se reeleito, indicará mais dois evangélicos ao STF

Foto: Alan Santos / PR

Em conversa com apoiadores do governo hoje cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deu a entender que, caso reeleito, pretende indicar mais dois nomes evangélicos para ocupar o posto de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). “Se eu for candidato e se eu for reeleito, a gente coloca dois no início de 2023 lá [no STF]”, disse, após ser questionado sobre a aprovação do nome de André Mendonça na semana passada. A conversa foi gravada e veiculada por um canal bolsonarista no YouTube.

Na última quarta-feira, Bolsonaro conseguiu emplacar André Mendonça, sua segunda indicação ao STF. O primeiro ministro indicado pelo presidente foi Kassio Nunes Marques. Ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça, Mendonça foi aprovado pelo Senado com um placar de 47 a 32 votos, resultado abaixo das expectativas dos aliados, com apenas seis votos a mais do mínimo necessário.

Após a aprovação de Mendonça, Bolsonaro afirmou que agora passa a ter 20% daquilo que gostaria dentro da Corte. “Não mando nos votos no Supremo, mas são dois ministros que representam, em tese, 20% daquilo que nós gostaríamos que fosse decidido e votado”, disse. O presidente ainda aproveitou o momento para defender a ideia de renovação política das instituições.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Comissão deve votar amanhã (7) projeto que promete baixar gasolina para R$ 5

Foto: Reprodução / Fábio Rossi

Está prevista para a pauta desta terça-feira, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, a apreciação do Projeto de Lei nº 1472, de autoria do senador Rogério Carvalho (PT/SE) e relatoria do senador Jean Paul Prates (PT-RN), que estabelece diretrizes para a políticas de preços de venda da gasolina, diesel e GLP.

Os articuladores do projeto afirmam que, caso aprovado, ele teria potencial para reduzir o valor do litro da gasolina ao consumidor final para a casa de R$ 5.

A matéria estava prevista para ser avaliada já na semana passada, mas um pedido de vistas protelou o processo. O projeto é polêmico e ainda deverá enfrentar resistência nas casas legislativas.

Caso avance na Comissão, o projeto deve ser pautado no plenário do Senado e, em seguida, encaminhado para a Câmara dos Deputados.

Diário do Nordeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Universidade aplica prova com frase “Fora Bolsonaro” formada em caracteres em negrito

Foto: Reprodução / Redes sociais

A inscrição “fora Bolsonaro” formada com caracteres em negrito foi identificada em uma prova da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Sul do Rio Grande do Sul, no sábado (4). A mensagem aparecia nas instruções do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE).

Em nota, a UFPel afirmou que a pessoa responsável pela mensagem já foi identificada e que um processo administrativo foi aberto para apurar o caso. Segundo a instituição, a integridade do exame não foi prejudicada.

O PAVE é uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel, que acontece ao longo do ensino médio.

Nota da UFPel:

A administração da Universidade tomou conhecimento, no último domingo (5), de inclusão em sua prova do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) de formatação de caracteres em negrito compondo mensagem de cunho político na folha de instruções.

Cumpre informar à comunidade que a autoria da iniciativa já foi identificada, que não há qualquer indício de ofensa à integridade da prova e que já foi instaurado processo administrativo destinado à plena apuração dos fatos e responsabilidades.

A UFPel reitera seu compromisso com a comunidade universitária e regional com a transparência, integridade e regularidade de todos seus processos.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

Nível de ocupação do mercado de trabalho potiguar registra seu menor patamar: 43,1%

Foto: Diego Campelo / Portal Grande Ponto

O nível de ocupação, porcentagem das pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade de trabalhar no RN, atingiu seu menor patamar no ano de 2020, com 43,1%. Desde 2012, o maior percentual havia sido registrado em 2015, com 51,5%. Importante destacar que quanto maior o nível de ocupação, melhor a situação da ocupação das pessoas no mercado de trabalho.

No RN, o tempo sem trabalhar ou procurando trabalho por dois anos ou mais foi o segundo menor (11,7%) do Nordeste, atrás apenas do Piauí (3,1%). Apesar do RN não ter registrado um grande tempo de espera, atingiu o maior tempo no quesito mais de um mês a menos de um ano procurando trabalho (55,5%) do Nordeste.

Em relação ao trabalho formal, as mulheres em todos os estados do nordeste em 2020 superam, em termos proporcionais, os homens. Desde 2016, o número de mulheres com trabalho formal no RN foi superior ao dos homens.

Em 2020, o RN registrou uma população branca com trabalho formal de 58,7%, enquanto que os pretos e pardos ocupavam 52,2%, uma diferença de aproximadamente 6 pontos percentuais. Contudo, para todos os estados, pessoas brancas ainda possuem mais formalidade.

Além de dados de educação e rendimento, a Síntese de Indicadores Sociais de 2021 traz informações sobre outros temas relacionados às condições de vida da população, como é o caso de saúde e habitação.

Portal Grande Ponto

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Ano letivo na rede municipal de Natal começa em março e terá aula aos sábados

Foto: Manoel Barbosa / SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal publicou na edição desta segunda-feira (06) do Diário Oficial do Município (DOM), o Calendário Escolar do Ano Letivo de 2022. A portaria nº 151/2021 trata de todas as etapas do ano letivo que vai vigorar nas 146 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal. O calendário foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.

A chefe do Setor de Normas e Organização Escolar (SNOE), Danielly Kelly de Oliveira, esclareceu que o calendário letivo do ano 2022 terá 200 dias letivos e 800 horas aulas, de acordo com a Lei 14.040/20. “O ano letivo começará dia 09 de março se estendendo até o dia 30 de dezembro, além disso os estudantes terão período de férias e recesso escolar”, ressaltou a chefe do SNOE.

Ainda de acordo com Danielly Kelly, o calendário de 2022 não precisará compensar o calendário de 2021. “Mesmo tendo apenas 100 dias, o calendário de 2021 contemplou as 800 horas obrigatórias”.

A Educação Infantil foi dividida em trimestres, sendo o primeiro com 66 dias e os demais com 67 dias, já o Ensino Fundamental dividido em quatro bimestres, cada um com 50 dias letivos. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) terá o ano letivo dividido em dois bimestres, com 100 dias cada. Além disso, no ano de 2022, os alunos terão dez sábados letivos.

A adoção dos sábados letivos faz com que o calendário escolar cumpra o total de 200 dias de aulas no ano, como estabelece a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que regulamenta a Educação no Brasil.

Portal Grande Ponto

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Confira o sorteio da fase de grupos da Copa do Nordeste de 2022

Foto: Reprodução do Youtube / Nordeste FC

Sorteio da Copa do Nordeste definiu os dois grupos. O regulamento do Nordestão para a etapa principal será o mesmo pela 4ª vez seguida.

Os times do Grupo A enfrentam os times do Grupo B. Avançam os quatro melhores de cada chave, compondo o mata-mata, com quartas de final (jogo único), semifinal (jogo único) e final (ida e volta).

Grupo A: Fortaleza, Sport, CSA, Sampaio Correa, Campinense, Globo, Atlético de Alagoinhas, Sergipe

Grupo B: Ceará, Bahia, Náutico, CRB, Botafogo, Altos, Floresta, Sousa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra 01 óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 17

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (06). São 383.176 casos totalizados. No domingo (05) eram contabilizados 383.157, ou seja, 19 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 17 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.506 no total. Um (01) óbito foi registrado nas últimas 24 horas (Natal). No domingo (05) eram 7.503 mortes. A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.367.

Recuperados são 273.986. Casos suspeitos somam 188.541 e descartados são 795.919. Em acompanhamento, são 101.684.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Turistas são vítimas de assalto na orla da Praia do Meio

Criminosos se envolveram em tentativas de assalto contra turistas na Praia do Meio, na Zona Leste de Natal, neste domingo 05. Segundo a Polícia Militar, os meliantes chegaram em um veículo e tentaram tomar pertences das vítimas, mas não se sabe o que foi levado. Após o crime, os suspeitos conseguiram fugir.

Nas imagens divulgadas hoje (6), registradas por um popular, é possível ver uma movimentação com correria e alguns gritos das vítimas. Além disso, três pessoas, possivelmente os criminosos, entram em um veículo e seguem pela rua.

O crime aconteceu pela manhã na Orla da Praia do Meio. De acordo com a PM, cerca de 4 criminosos estavam envolvidos na ação. Três abordaram as vítimas e um estaria esperando dentro do carro para ajudar na fuga.

A Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur) conseguiu localizar o carro utilizado pelos criminosos e um menor envolvido nos crimes no antigo posto da Petrobrás, em Brasília Teimosa, por volta das 22 horas. O veículo e o suspeito foram encaminhados para a delegacia, para realização dos procedimentos cabíveis.

Agora RN

Opinião dos leitores

  1. Quem eh que volta a Natal desse jeito? Nem nas praias há policiamento? Onde está a gunvernadora e o prefeito que não dão segurança em nossa capital?

  2. Chama a governadora Fatão GD e Coronel Atípico para justificar esse clima eterno de insegurança, querem um bom conselho kkkkkkk não saiam de casa, depois que esse comandante atípico assumiu a segurança pública e a governadora e juntos terem perdido o respeito da polícia e da marginalidade, isso aqui virou brincadeira de péssimo gosto.

  3. Sejam todos bem vindos. Esses turistas ainda têm uma boa chance de serem assaltados novamente no caminho de volta ao aeroporto!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 35,2%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 35,2%, registrada no início da tarde desta segunda-feira (6). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 108.

Até o momento desta publicação são 105 leitos críticos (UTI) disponíveis e 57 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 90 disponíveis e 51 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 41,7% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 18,2% e a Região Seridó tem 40%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 105 leitos críticos e 90 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 11h55 desta segunda-feira (6).

Neste período, havia 01 paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 105 leitos críticos e outros 90, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *