Política

Pesquisa exclusiva CNN/Instituto Real Time Big Data mostra Bolsonaro em 1º, dez pontos à frente de Lula em eventual disputa em 2022

Fotos: Reprodução/CNN

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece na liderança das intenções de voto em pesquisa realizada pela parceria CNN/Instituto Real Time Big Data sobre as eleições presidenciais de 2022.

O levantamento indica Bolsonaro com 31% dos votos, dez pontos percentuais a mais que o segundo colocado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Este é o primeiro levantamento após a decisão do ministro Edson Fachin de anular as condenações de Lula na operação Lava Jato, o que o torna elegível para as próximas eleições.

A pesquisa traz como possível cenário para a eleição presidencial uma disputa entre oito candidatos. Atrás de Bolsonaro e Lula, há um empate técnico no terceiro lugar entre quatro candidatos: Sergio Moro (10%), Ciro Gomes (9%), Luciano Huck (7%) e João Doria (4%).

Os possíveis candidatos João Amoêdo e Marina Silva também empatariam tecnicamente, segundo a pesquisa. Amoedo registou 2% das intenções de voto e Marina Silva somou 1%.

Votos brancos e nulos somam 12%, enquanto 3% disseram que ainda não sabem como irão votar ou não responderam.

Segundo turno

Foto: Reprodução/CNN

Considerando o cenário de um segundo turno entre os candidatos que lideram a pesquisa, Bolsonaro e Lula, a pesquisa estimulada registrou 43% das intenções de votos para o atual presidente, e 39% para o ex-presidente Lula.

Levando em conta a margem de erro de três pontos percentuais, eles estão tecnicamente empatados no segundo turno.

Ainda considerando um possível segundo turno em 2022, a pesquisa aponta que votos brancos e nulos somam 15%. Já 3% dos entrevistados não sabem ou não responderam essa etapa da pesquisa.

Decisão de Fachin

A pesquisa foi conduzida entre os dias 8 e 9 de março, após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anular, em decisão monocrática, as condenações de Lula definidas pela 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba.

Os entrevistados foram questionados se concordam com a decisão do ministro em anular as condenações do ex-presidente Lula. Os resultados mostram que 36% do público concorda com a decisão de Fachin, enquanto 54% não concordam. 10% não sabem ou não responderam.

Condução da pesquisa

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas de todo o Brasil, sendo que a margem de erro é de três pontos (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%. Isto significa que se a mesma pesquisa fosse feita 100 vezes, o resultado seria o mesmo, dentro da margem de erro, em 95 oportunidades.

A metodologia adotada foi a quantitativa, realizada via abordagem telefônica, com entrevistadores humanos. A divisão regional da pesquisa foi realizada por setores:

Setor 1 – Sul (15%)

Setor 2 – Sudeste (42%)

Setor 3 – Nordeste (28%)

Setor 4 – Norte / Centro-Oeste (15%)

A pesquisa não é registrada no Tribunal Superior Eleitoral, pois a lei só permite registro em período eleitoral.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. O egocentrismo exacerbado de Lulla destruiu seu capital político, hoje ele não passa de uma figura desgastada, com um apego exagerado pelo poder, seu discurso já não encanta mais, pois vimos que a prática é diferente. Não quero nem levar para o mérito das acusações e dos processos.

  2. É uma vergonha o q o deputado Francisco do PT postou no seu Instagram dizendo que LULA foi absolvido dos crimes que praticou. Trouxe Desinformação aos desavisados e informação aos PTJegues.

  3. LULA TÁ MORTO POLITICAMENTE.
    É UM LADRÃO QUE SÓ A PATOTA DOS DESACREDITADOS DO STF E MILITONTOS PROTEGER.
    NAS URNAS JÁ PERDEU TRÊS VEZES, AGORA O POVO SABENDO QUEM ELE É, PERDE FEIO, LUGAR DE LADRÃO É NA CADEIA.
    QUEM QUER A VOLTA AO PODER DE.
    ZE DIRCEU
    DELUBIO SOARES
    etc etc etc…
    Deus nos livres dessa gente desonesta.
    Vai voltar o roubo??
    Vai voltar os investimentos nos países vizinhos comandados pela Odebrecht??
    Não acredito, esse não é o sentimento da grande maioria dos brasileiros, esse corrupto do Lula nem em segundo lugar chega.
    Mito reeleito em primeiro turno.
    Não temos adversário.
    Pode vir, quem vier.

  4. Lula foi liberado tem nem 48 hs e já empatou! kkkkk Segura as pregas aí Bolsominions. Ficou com raiva, morde as costas. É Lula de novo com a força do Povo!

  5. O tiro saiu pela culatra, elegeram o Mito 2022 sem esforço nenhum…. pobre esquerda que vibra com bandido livre! Coitados…

  6. Queria uma urna agora para votar novamente no MIIIIIIIITOOOOO, Vida longa ao rei !
    Petralhas nunca mais !

  7. Kkkkk!
    Vai ser a mesma diferença de votos entre o Presidente Bolsonaro e o Poste.(Hadad). O presidiário vai levar uma pancada tão grande, que vai deixar até de beber. Esse percentual, vai se repetir sempre. É o número de pessoas idiotas, acéfalas e ou corruptas mesmo, que existem em todo lugar. Aqui no Brasil, a quantidade é essa aí; infelizmente!
    Bolsonaro 2022!!!!

  8. O Bozo vai ganhar fácil. Eu votaria no Moro, mas para aniquilar no 1° turno vou logo em Bolsonaro. Dados de 2° turno: Bolsonaro 43% x Lula 39%; Bolsonaro 46% x Hulk/Globo 31%; Bolsonaro 44% x Ciro 35%. O pobre do Dória tranca rua nem aparece no mapa. Tem 4%.

    1. poderei votar em Sérgio Moro no 1° turno. para derrubar esse COVID22!
      Votando em Sérgio Moro, anula se essa polarização! se queremos um Brasil novo, temos que votar em algo novo!!

    2. Essa questão de polarização é narrativa. Desde de 1988 as eleições no Brasil são entre dois candidatos. A decisão sempre estará entre dois polos. O centro no Brasil é o PSDB, uma esquerda camuflada. Nunca voto no o PSDB, nessa turma do Aécio, Dória, Serra, Alckmin e Rodrigo Maia

  9. Nenhum eleitor de Bolsonaro acredita em pesquisa. Essa armação nós já conhecemos muito bem. Quando chega na reta final das eleições começam a manipular os números para influenciar os eleitores indecisos e que não querem perder o voto. Nunca é demais lembrar que os institutos de pesquisas diziam que Bolsonaro perdia no segundo turno para qualquer candidato e vejam que o mesmo ganhou do quadrilheiro por mais de 10 milhões de votos.

  10. Dentro da margem de erro hj. Com os efeitos da decisão do STF, Lula passa a frente e fora da margem de erro.

  11. Quando o presidente começa a falar as besteiras dele começa a contagem regressiva pra ele pegar o beco.

    1. Aquele que derrotou toda turma da corrupção junta.
      Aquele que se elegeu gastado 5% de seu adversário direto, que gastou bilhões numa campanha mentirosa.
      Aquele que representa 80% do povo brasileiro.
      Aquele que não tem na corrupção sua marca de governo.
      Aquele cuja esposa não vai deixar uma herança de R$ 72 milhões sem nunca ter trabalhado.
      Aquele que não é amigo de ditadores e manda recurso público a Cuba, Argentina, República Dominicana, Venezuela, Bolívia países com ditadores e falidos.

    2. João do Povo, como ele representa 80% do povo, se ele foi eleito com 55% dos votos. Vai estudar matemática mané.

  12. Tomara que esse bandido de nove dedos possa mesmo se candidatar e levar uma surra só assim ele acaba de vez já que não tem justiça mesmo.

    1. Tá tristinho? Fica tristinho não. Quando elegermos o Lula presidente você vai poder voltar a comer carne. Bote fé ? Vote 13

  13. Todos sabem que a eleição vai para o segundo turno e segundo essa pesquisa os dois estão empatados, imagina vcs, em apenas dois dias que os brasileiros sabem que Lula poderá concorrer, segura as lágrimas extrema direita vcs irão perder
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Não têm quem tome de lula na próxima. Uma vergonha.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Abrasel entra na Justiça com ações de reparação em todas as cidades e estados onde tem associados, inclusive, no RN

Mais de 300 mil estabelecimentos fechados em todo o Brasil e entre os que sobrevieram até aqui, a maioria está fazendo prejuízo (72%). Esse é o retrato atual do setor de bares e restaurantes no Brasil, injusta e desproporcionalmente afetado pelas restrições impostas por estados e municípios durante a pandemia.

Em função das graves e comprováveis perdas registradas pelos negócios do setor neste período, consequência direta das medidas restritivas, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ingressou com ações civis públicas exigindo reparação financeira aos negócios do setor.

“Enquanto houve setores que ganharam com a crise, fomos um dos mais prejudicados pelas medidas restritivas impostas. Não estamos discutindo o mérito destas iniciativas – se foram lícitas ou não – nem mesmo associando as ações na Justiça a qualquer prefeito ou governador em específico, nem à qualidade de suas decisões.

Temos clareza de que as perdas provocadas no setor foram resultantes de atos do executivo municipal e estadual, portanto, cabe a estes a responsabilidade pela reparação” afirma o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

Na justiça, a Abrasel moveu ações em todos os estados da federação e em 270 municípios, exigindo a reparação financeira para os estabelecimentos associados, uma limitação imposta pela própria legislação. “Estamos trabalhando politicamente para que a ação seja estendida a todo o setor.

Acreditamos que na medida em que expõe o problema e chama a atenção da sociedade para a importância dos bares e restaurantes, a campanha traz benefícios a toda a coletividade”, argumenta o presidente da Abrasel.

Segundo a Abrasel, com a causa coletiva ganha, o próximo passo será que cada estabelecimento ingresse com uma ação individual apresentando os cálculos de perdas comprováveis em função das medidas do poder público e pedindo a reparação correspondente.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Durante evento, prefeito de Ceará-Mirim Júlio César Câmara destaca pagamento do Décimo: “primeira cidade do RN a pagar”

Foto: Divulgação

Em evento realizado no Centro de Múltiplo Uso, no bairro de Nova Descoberta, o prefeito Júlio César Câmara participou da entrega de 166 kits dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com o objetivo de reduzir os efeitos da pandemia na cidade. Durante a ação, o chefe do Executivo municipal enfatizou também o pagamento da primeira parcela do Décimo Terceiro, iniciado nesta terça-feira (15), o que coloca o município como primeiro do estado a pagar o salário.

“Temos o orgulho de divulgar que Ceará-Mirim é o primeiro município do RN a pagar o Décimo. Ou seja, está circulando na cidade cerca de R$ 2,3 milhões a mais apenas com o pagamento dos 40% do Décimo de 2021. Isso significa muito para nossa economia, e só foi possível com muito planejamento e enxugamento de gastos que fizemos ao longo da nossa gestão”, declarou o prefeito.

 

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Homens armados roubam malotes no Carrefour em Natal e levam reféns em fuga

A Polícia Militar confirmou que pelo menos cinco criminosos invadiram o Carrefour da Zona Sul em Natal, no bairro de Candelária, roubaram dois malotes e levaram duas pessoas como reféns na tarde desta terça-feira (15).

Segundo a PM, os bandidos teriam empreendido fuga em um carro branco. Clientes que estavam no estabelecimento informaram que os homens estavam fortemente armados.

O helicóptero Potiguar I, da Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte, também auxilia nas buscas.

Veja vídeo cedido abaixo:

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Natal amplia vacinação dos trabalhadores da educação nesta sexta em pontos exclusivos

A Prefeitura do Natal vai ampliar, nesta sexta-feira (18), o público de vacinação dos trabalhadores em educação, atendendo os profissionais que atuam no ensino fundamental I e II de escolas públicas e privadas do município. Com a conclusão da vacinação nas unidades escolares da educação infantil prevista para terminar até quinta-feira (17) na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Sindicato das Escolas Privadas definiram criar pontos exclusivos para ampliar a estratégia com imunização ocorrendo nesses locais: Ginásio do Expansivo, na Zona Norte; e o Ginásio do Instituto Sagrada Família, no Alecrim. Esses novos locais vão seguir o mesmo horário dos pontos de drives, funcionando diariamente das 08h às 16h, todos os dias da semana, inclusive aos domingos.

As instituições de ensino que já receberam equipes volantes da SMS imunizando com a primeira dose os trabalhadores da educação infantil (creche e pré-escola) que também contam com ensino fundamental I e II (1º ano ao 9ºano), podem encaminhar os profissionais aos pontos exclusivos com declaração da escola, cópia do contracheque ou carteira de trabalho, documento com foto e cartão de vacinação. Se algum trabalhador da educação infantil não tiver conseguido receber o imunizante, também pode buscar um dos pontos exclusivos.

“A primeira etapa da vacinação se encerra esta semana, e já tem início a vacinação dos trabalhadores do Ensino Fundamental. O avanço do processo de vacinação significa o início do ano letivo de 2021 com mais segurança para a escola e a família ” , afirma a secretária Municipal de Educação de Natal, Cristina Diniz.

“Com o recebimento de novos lotes de imunobiológicos destinados à educação, pensamos nessa estratégia para ampliar a vacinação e dar celeridade à imunização em Natal. Com isso, estamos concluindo a educação infantil para já começar em seguida os professores do fundamental I e II. Lembramos que todas as informações oficias dos públicos, documentação, poderão ser conferidas em vacina.natal.rn.gov.br “, comenta a secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde de Natal, Rayanne Araújo.

Vacinação dos Trabalhadores da Educação

a partir de sexta-feira (18), de domingo a domingo das 08h às 16h

Ginásio do Expansivo – Rua Wiliam Marinho de Leiros, 50 – Pajuçara

Ginásio do Instituto Sagrada Família – R. Olinto Meira, 1076. Alecrim

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tremores de terra foram registrados em 4 cidades no interior do RN neste mês de junho

Localização epicentral simbolizada pelo marcador vermelho no mapa. Foto: Divulgação

Nessa segunda-feira (14), às 19h59 UTC (16h59, hora local), um tremor de terra, de magnitude preliminar 1.9 mR, foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN na região do município de Parazinho, no estado do Rio Grande do Norte. O município fica a aproximadamente 36 km de distância do município de João Câmara.

O último evento registrado no Rio Grande do Norte ocorreu no início do mês, no dia 4 (sexta-feira), no município de Ruy Barbosa, de magnitude preliminar 2.0 mR. Horas antes, no mesmo dia, outro evento também foi registrado no estado, desta vez no município de Caraúbas, de magnitude preliminar 2.0 mR. De acordo com pessoas da região, que entraram em contato com o LabSis, o tremor foi escutado e sentido por moradores do município de João Câmara.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no Rio Grande do Norte e na região Nordeste do país.

Com LabSis

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN contabiliza 35 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 10 dentro do dia; novos casos são 2.249

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (15). Foram mais 2.249 casos confirmados, totalizando 286.577. Até segunda-feira (14) eram 284.328 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 6.508 no total, sendo 10 mortes registradas nas últimas 24h: Natal(02), Mossoró(01), Pau dos Ferros(01), Lagoa de Velhos(01), Alto do Rodrigues(01), Santo Antônio(01), Carnaubais(01), Pedro Velho(01) e Rafael Fernandes(01).

A Sesap ainda registrou outros 25 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Na segunda-feira (14) o número total de mortes era 6.473. Óbitos em investigação são 1.377.

Casos suspeitos somam 108.073 e descartados 548.655.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vacinação matutina de mulheres é para ‘voltar logo e fazer comida cedo’, diz secretário no Piauí

O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque, afirmou nesta segunda-feira, 14, que a organização dos horários da vacinação contra a covid-19 na cidade seria “para as mulheres voltarem logo pra fazer a comida cedo”.

A declaração foi dada em entrevista à TV Clube, afiliada Rede Globo no Estado do Piauí nesta segunda. O repórter havia questionado o presidente da Fundação a respeito dos horários de vacinação contra a covid-19 na cidade, que estão divididos entre mulheres no período da manhã, das 9h às 13h, e homens no período da tarde, das 13h às 17h.

Segundo nota da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, a escolha da priorização das mulheres na vacinação se deu devido ao “reconhecimento por elas terem o dom da vida”. A respeito da fala do presidente, a assessoria informou que “a declaração foi em tom de brincadeira e reconhecimento de que as mulheres exercem mil funções no seu dia a dia, seja como profissionais, mães, donas de casa, filhas, avós ou netas”.

Estadão

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

São Gonçalo: pessoas sem comorbidades a partir de 40 anos começam a ser vacinadas contra a covid nesta quarta

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN vai vacinar pessoas sem comorbidades acima de 40 anos a partir desta quarta-feira (16), nas 29 unidades de saúde do município. Também seguem sendo imunizados os grupos com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, acima de 18 anos.

É necessário estar cadastrado do RN Mais Vacina, e comparecer a uma UBS com comprovante de residência e documento com foto. Já os trabalhadores da Educação do ensino médio estão sendo agendados pela plataforma RN Mais Vacina, e direcionados ao campus do IFRN.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN permanece com mais leitos críticos Covid disponíveis do que pacientes que necessitam

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

O RN permanece com fila ‘zerada’ de pacientes para UTI Covid conforme levantamento no fim da manhã desta terça-feira(15). Por volta das 12h05, eram 6 pacientes com perfil para leitos críticos na lista e 37 leitos disponíveis, ou seja, mais leitos disponíveis do que pacientes necessitando.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 90,7%

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 90,7%, registrada no fim da manhã desta terça-feira (15). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 605.

Até o momento desta publicação são 37 leitos críticos (UTI) disponíveis e 361 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 171 disponíveis e 244 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 88,4% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 98,1% e a Região Seridó tem 85%.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *