Petrobras inicia venda de usinas eólicas no Rio Grande do Norte

Foto: Divulgação/Ari Versiani/PAC

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira(31) o início da venda de sua parte em duas usinas eólicas: Mangue Seco 1 e 2.

A primeira etapa é a chamada “divulgação de oportunidades”, em que a empresa divulga informações sobre as unidades e sobre os critérios de elegibilidade para os interessados em comprar as usinas localizadas em Guamaré no Rio Grande do Norte.

Cada usina tem capacidade de gerar 26 megawatts (MW) de energia elétrica através de turbinas acionadas pelo vento. Elas fazem parte do complexo Mangue Seco, que inclui mais duas usinas com a mesma capacidade.

A Petrobras detém 49% de Mangue Seco 1. Os outros 51% são da empresa Alubar Energia S.A. Já em Mangue Seco 2, a Petrobras é sócio majoritária, com 51%, enquanto a Eletrobras detém 49% do empreendimento.

Segundo informações do site da estatal, a empresa também detém participação nas outras duas usinas do complexo e na usina eólica de Macau.

Refinarias

A empresa também divulgou hoje o início da fase vinculante da venda de suas refinarias Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas; Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará; e Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná.

As três têm capacidade de processar 60 mil barris de óleo por dia: Reman (46 mil), Lubnor (8 mil) e SIX (6 mil). Os potenciais compradores que foram habilitados para essa fase receberão uma carta-convite com informações sobre a venda e para o envio de suas propostas vinculantes de compra.

A venda dos ativos faz parte do projeto de desinvestimentos da estatal e está, segundo a empresa, alinhada “à otimização do portifólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando a maximização de valor para os seus acionistas”.

Agência Brasil

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Verdade disse:

    Aonde que a venda dos nossos ativos e patrimônio é um bom negócio pro nosso país meu caro Ivan. Você tem alguma noção do fala? Olha esse artigo Brazil for sale de 27 Janeiro escrito por Afonso Costa.
    Esse artigo irá te esclarecer os reais interesses de Paulo Guedes nessa política de vender nosso patrimônio. Acesse esse link aqui https://aepet.org.br/w3/index.php/conteudo-geral/item/4188-brazil-for-sale

  2. Junior disse:

    Vendendo o patrimônio para comprar pêlo dobro a mesma energia aos amigos aliados, esse é o Brasil das mudanças.

  3. Ivan disse:

    Deviam acabar com esses "desinvestimentos" e privatizar logo, acho q arrecadaríamos mais!!!!

  4. Souzão disse:

    O desmonte é grande!!!

    • Manoel disse:

      O que você chama de desmonte é o fim da corrupção, acabou a mamata da turma vermelha.

    • Matematica disse:

      A odebrecht é uma empresa privada. Foi corrupta? Praticou corrupção.

    • Manoel disse:

      A Odebrecht era contratada da Petrobras e nesses contratos foi onde houve o maior esquema de corrupção da história mundial, entende? Quanto menos estatais o Estado tiver, menor a chance de corrupção e apadrinhamentos…

COMENTE AQUI