Política

'PT é useiro e vezeiro de documentos para acusar adversários', diz Aécio

 O presidente do PSDB e provável candidato à Presidência em 2014, Aécio Neves, afirmou nesta sexta, 29, que o PT “é useiro e vezeiro de documentos para acusar adversários quando chega campanha”. O tucano fez referência às suspeitas de falsificação em documentos enviados pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, à Polícia Federal (PF) nas investigações do cartel no Metrô e na CPTM em São Paulo.

Aécio lembrou os casos dos “aloprados”, referência ao escândalo de uso de dossiês por petistas na campanha de 2006 para atingir a candidatura de José Serra (PSDB) ao governo paulista e da quebra de sigilo de Serra durante a campanha eleitoral de 2010. “Lamento a posição do ministro. Não pode permitir que as instituições do Estado estejam a serviço de projeto político. É preocupante a falsificação e vazamento seletivo que colocam nomes de pessoas que tem trajetória política no PSDB”, afirmou Aécio ao chegar para uma palestra no Sindicato da Construção Civil, em São Paulo.

“O ministro (Cardozo) está um pouco nervoso com essa questão. Ele não precisa esperar convite para ir ao Congresso se explicar e seria muito mais fácil porque um documento que diz que entregou à PF, dois delegados disseram que eram essa falsificação”.

Na quinta, o senador Álvaro Dias já havia dito que houve uma “fraude e uma falsificação visíveis” nos documentos que fazem parte da investigação da Polícia Federal sobre o metrô paulista. Segundo Dias, a missão do ministro deveria ser tentar desmontar a fábrica de dossiês e permitir que a PF faça as apurações não apenas do metrô em São Paulo, mas em Salvador e Porto Alegre.

Cade. Aécio afirmou ainda que o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinícius Carvalho, que também investiga as suspeitas de cartel em São Paulo, “descumpriu preceitos republicanos ao omitir relação com PT”, numa referência ao fato de Carvalho ter sido chefe de gabinete do deputado estadual petista Simão Pedro, atualmente secretário de Serviços na cidade de São Paulo. “O presidente do Cade é um presidente sob suspensão por omissão do currículo”, disse. “Temos de estar absolutamente atentos com qualquer manipulação”.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. O PT continua o mesmo porque vem dando certo. Ou seja, continua fazendo falcatruas, assaltando os cofres do país e quando é pego, envolvido em algum escândalo, o que faz? Fábrica, monta, inventa denúncias contra seus adversários, sejam eles quem forem, para iguala-los à eles mesmos PETRALHAS. A tática é a seguinte: os mensaleiros são condenados e presos por corrupção. Aí, os PETISTAS pensam logo em arranjar algum escândalo de adversários, igualmente em corrupção, para saírem dizendo:'estão vendo, somos todos iguais. Roubamos e corrompemos, mas os outros também. Os outros, leia-se, PSDB, DEM, PMDB, etc. É uma tática que já foi muitas vezes usadas. E o que é pior, desmascarada, como no caso dos aloprados, como o chefe maior dos PETRALHAS, o Lula, qualificou aqueles que falsificaram/fabricaram um dossier fajuto contra o então candidato Serra.
    Agora, o q nunca se tinha visto, era os PETRALHAS usarem um ministro de Estado, no caso, o ministro da Justiça, para tentar dar legitimidade a farsa. Como é que um cara como o Ministro Luiz Eduardo Cardoso, um professor do gabarito que ele um dia foi na USP, se presta a um papel desses? Esse PT não é um partido político, mas uma SEITA. Desmoralizou-se o homem. É patético o Ministro dia sim, dia não, desmentindo à si próprio, logo quando aparecem fatos que desmentem suas versões impossíveis. Ridículo.
    Se formos ver, são tantos petistas, ou seriam PETRALHAS, encravados nos cargos federais, que se a oposição ganhasse a Presidência no ano quem vem, não conseguirá governar. Incrível. Acorda, Brasil.

  2. "PIMENTA NOS "OLHOS" DOS OUTROS É REFRESCO!"

    FAÇA O QUE DIGO MAS NÃO FAÇA O QUE FAÇO NÃO.

  3. Faltou Aecio Neves dizer que o PSDB é usueiro de propina.
    Se bem que 20 anos usando propinas e desvio de dinheiro de licitações do metrô de SP não pode ser classificado como usueiro, ja é caso de dependência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

América faz 3 a 0 no Santa Cruz de Natal e segue como vice-líder na Série D

Foto: Gabriel Leite

O América venceu o Santa Cruz de Natal por 3 a 0 neste domingo e se manteve na segunda posição do Grupo A3 da Série D do Campeonato Brasileiro. A vitória na Casa de Apostas Arena das Dunas foi construída com gols de Salatiel, Souza e Ferreira. O placar poderia ter sido mais elástico se não fosse o goleiro Pedro Henz, do Santa.

Agora com 10 pontos, o América se mantém na segunda posição, a três pontos do líder Santa Cruz-PE. O Santa Cruz de Natal caiu para a lanterna da chave, com quatro pontos.

O América dominou as ações desde o início e abriu o placar aos 13 minutos. Ricardo Luz cruzou da direita, o goleiro Pedro Henz soltou a bola e Salatiel só completou para as redes. Um presentaço. O Santa praticamente não atacou. A única oportunidade veio com Raniery, de cabeça. Em casa, o Alvirrubro foi mais efetivo e ampliou nos acréscimos. Dudu foi até a linha de fundo e achou Souza, que não perdoou na pequena área.

O América voltou para o segundo tempo com Hebert no lugar do apagado Thiaguinho. Hebert teve participação de destaque, tentou várias vezes, mas não conseguiu o gol. O Santa assustou em contra-ataque que Gustavinho foi barrado pelo goleiro Renan Bragança. Aos 32, Guilherme Paraíba, de cabeça, e Heitor tiveram a chance, mas pararam em Pedro Henz. O terceiro gol saiu pouco depois. Ricardo Luz cobrou escanteio e Ferreira marcou de cabeça.

O Santa Cruz volta a campo no próximo sábado, quando recebe o Treze no Nazarenão, em Goianinha. O América encara o Ferroviário no domingo, no Presidente Vargas, em Fortaleza.

GE RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Tribunal de Justiça mantém licitação da Prefeitura para os serviços de saúde

Foto: Ilustrativa

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte manteve o processo licitatório feito pela Prefeitura de Natal para contratação dos serviços de saúde na capital. Decisão do Desembargador Glauber Rego autoriza o Executivo a continuar com o processo licitatório e os trâmites após a abertura das propostas, que aconteceu na última sexta-feira.

“A suspensão prolongada do certame tende a agravar o quadro de desassistência, especialmente em áreas sensíveis como urgência, emergência, atenção básica e saúde mental e física. A população natalense que depende do Sistema Único de Saúde encontra-se exposta a prejuízos inafastáveis e de difícil reparação, com risco real à vida e à integridade de seus cidadãos, configurando-se, assim, inequívoco periculum in mora reverso que justifica a intervenção judicial imediata para assegurar a continuidade do processo de contratação, com as devidas correções legais, mas sem sacrificar a efetividade da prestação de um serviço público essencial”, escreveu o desembargador na decisão.

O magistrado ressaltou que “impõe-se compatibilizar os princípios da legalidade, da seleção da proposta mais vantajosa e da continuidade do serviço público, autorizando-se o prosseguimento da fase de habilitação do procedimento licitatório”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gilmar Mendes aciona AGU e PGR para avaliar afastamento de Ednaldo da CBF

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou manifestações da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As partes têm cinco dias para se manifestar.

Ednaldo foi afastado do cargo na última quinta-feira, 15, por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A medida ocorreu após o próprio Gilmar Mendes pedir investigação sobre possível falsificação da assinatura do ex-presidente da CBF Coronel Nunes em um acordo que havia reforçado a permanência de Ednaldo no comando da entidade.

Ainda na quinta-feira, a CBF entrou com recurso no STF para tentar reverter a decisão. No dia seguinte, Ednaldo apresentou um novo pedido, com caráter de urgência, para suspender o processo de eleição de um novo presidente, marcado para 25 de maio. Ele argumenta que, caso o STF reconheça a legitimidade da assembleia que o elegeu em 2022 — julgamento previsto para o dia 28 —, a nova eleição seria esvaziada, com risco de “consequências institucionais irreparáveis”.

Ednaldo conseguiu se manter no poder na confederação a duras penas, e, segundo detalhou reportagem minuciosa da revista piauí, de uma forma não muito republicana.

O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), fundado por Gilmar Mendes, mantém desde 2023 uma parceria com a CBF para gerir os cursos da CBF Academy.

O filho do ministro, Francisco Mendes, que é diretor do IDP, chegou a conversar com Fernando Sarney, vice-presidente da confederação e autor da ação que levou ao afastamento de Ednaldo. Sarney, filho do ex-presidente José Sarney, teria buscado apoio para mostrar que a gestão de Ednaldo era insustentável.

Gilmar Mendes negou que haja conflito de interesses em sua atuação em processos que envolvam a CBF por causa do contrato da entidade com o IDP, do qual o ministro é fundador e sócio.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FRAUDES NO INSS: pedidos de reembolso de descontos não autorizados superaram 1,5 milhão neste domingo (18)

Foto: reprodução/CNN

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que chegou a 1.528.716 o número de solicitações de reembolso de descontos não autorizados de entidades associativas, como associações e sindicatos, em novo balanço divulgado neste domingo (18). Os dados são relativos ao aplicativo “Meu INSS”.

Os dados divulgados neste quinto dia de consulta de descontos indevidos por parte das entidades associativas, revelam que 28.323 débitos foram autorizados. No total, 41 associações foram contestadas.

O registro de cidadãos que acessaram o aplicativo, independente de solicitar ou não o reembolso, chegou a 46.487.056, segundo o instituto. Na quarta-feira (14), data em que os pedidos de ressarcimento dos valores descontados de forma irregular foram iniciados, a quantia de acessos foi de 8,5 milhões.

Solicitação de reembolso

Através do “Meu INSS”, o beneficiário pode consultar se houve desconto indevido ou não. O serviço de solicitação de reembolso ocorre pelo aplicativo e pela “Central de Atendimento 135”.

Sendo reconhecido o desconto pelo cidadão, o próprio aplicativo encaminhará a contestação à associação ou sindicato informando que o aposentado ou pensionista não reconhece a cobrança.

As associações terão até 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização da cobrança. Caso não consiga, contará com mais 15 dias para realizar a devolução do valor.

A quantia não será depositada diretamente na conta dos aposentados ou pensionistas, como forma de proteger os dados bancários e prevenir novas fraudes.

O valor será restituído ao INSS, responsável por repassar o montante aos beneficiários.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ampliação do binário das avenidas Jaguarari e São José começa nesta segunda-feira (19)

Foto: STTU/Divulgação

A partir desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, dará início às obras de ampliação do binário formado pelas avenidas Jaguarari e São José – nos trechos de Antônio Basílio até a Cap. Mor Gouveia e da Lima e Silva até o Cap. Mor Gouveia, respectivamente. A medida faz parte de um conjunto de orientações externas para melhorar o trânsito e garantir mais mobilidade e segurança viária para motoristas, ciclistas e pedestres na região.

Nesta primeira fase, os trabalhos consistirão em fresagem e recapeamento do asfalto, com duração estimada de 15 dias. Após a conclusão dessa etapa, será iniciado o processo de sinalização viária, previsto para começar 30 dias depois da cura do asfalto novo, executado pela implantação operacional do novo trecho do binário, em mais 30 dias.

A ampliação do binário se dá após a avaliação positiva da população com o trecho já implantado entre as avenidas Jaguarari e São José, que resultou em melhoria na fluidez do tráfego, aumento na capacidade de circulação de veículos, além de significativa criação de novas áreas de estacionamento e implantação de ciclovias, sem comprometer a mobilidade.

Segundo a STTU, a intervenção visa equilibrar o crescimento do fluxo viário com medidas que contemplam diferentes modais de transporte, garantindo uma cidade mais organizada, acessível e segura para todos. Mais informações sobre o cronograma e possíveis interdições temporárias serão divulgadas pelos canais oficiais da gestão municipal.

Opinião dos leitores

  1. Essas ciclovias estão trazendo mais transtorno do que eficácia no transito, na rua dos Potiguares, instalaram dos dois lados, transito de bicicletas quase nenhum, enquanto isto a rua ficou estreita com só uma via para veiculos de cada lado, pois a outra é para estacionamento porque ciclovia dos dois lados e sem utilização????. A quantidade de veiculos aumentando a cada dia e as ruas ficando cada vez maus intransitáveis. Há necessidade de estudos para essas mudanças inconsequentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Joe Biden é diagnosticado com câncer de próstata agressivo com metástase óssea

Foto: Anna Moneymaker/Getty Images/AFP

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden foi diagnosticado com uma forma “agressiva” de câncer de próstata e está avaliando opções de tratamento, segundo um comunicado de seu escritório emitido neste domingo (18). Na sexta-feira, o democrata de 82 anos foi diagnosticado com câncer de próstata com metástase óssea, conforme o comunicado.

Ainda segundo a nota, o câncer parece sensível a possíveis tratamentos, o que dá esperança de eficácia das tentativas de cura. “O presidente e sua família estão revisando opções de tratamento com os médicos”, diz o texto.

Biden deixou a corrida presidencial dos EUA em 2024 devido a questionamentos sobre sua saúde. Em seu lugar, concorreu sua vice Kamala Harris, derrotada por Donald Trump.

Jovem Pan e O Tempo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tuta, líder do PCC preso na Bolívia, é entregue à PF e vai para presídio federal

Foto: reprodução

Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, foi extraditado por autoridades da Bolívia e entregue à Polícia Federal na cidade fronteiriça de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, neste domingo (18). Após a chegada no Brasil, o suposto líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi encaminhado a um presídio de segurança máxima do Sistema Penitenciário Federal (SPF).

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o objetivo é “isolar lideranças criminosas e presos de alta periculosidade”. Ele ficará custodiado na Penitenciária Federal em Brasília (PFBRA). Tuta foi condenado a 12 anos de prisão por organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e constava na Lista de Difusão Vermelha da Interpol desde 2020.

A transferência do sucessor do Marcola para o Brasil contou com a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério de Relações Exteriores. Participaram da operação 50 integrantes da Polícia Federal, incluindo 12 operadores do Comando de Operações Táticas (COT). O transporte da fronteira boliviana para Brasília foi realizado em uma aeronave da PF.

Durante a escolta até a penitenciária, 18 homens da Polícia Penal Federal e agentes da Polícia Militar e da Polícia Civil do Distrito Federal participaram da operação.

Tuta havia sido preso em flagrante na última sexta-feira (16), ao tentar renovar sua Cédula de Identidade de Estrangeiro (CEI) na Bolívia. O documento continha informações falsas, o que despertou suspeita de agentes bolivianos. Para se esconder, o criminoso, que estava foragido há cinco anos, se apresentava como Maycon Gonçalves da Silva.

SBT News

Opinião dos leitores

  1. Nada como uma boa audiência de custodia e o “cidadão infrator”, na rua, antes porém uma perguntinha se a “polica” tratou o coitadinho bem, pois merece toda a atenção, logo após volta pra rua para traficar. Esse Brasil se não existisse precisaria ser criado. UMA VERGONHA essas leis faz de conta.

  2. Segundo Alexandre de morais, esse aí é menos perigoso que a moça do Baton, ela pegou dois anos a mais que ele.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Neymar e seis do Flamengo estão na 1ª pré-convocação de Ancelotti para seleção brasileira

Imagem: Pedro Vilela/Getty

Neymar, do Santos, e seis jogadores do Flamengo fazem parte da primeira lista de pré-convocados de Carlo Ancelotti para a seleção brasileira. Danilo, Wesley, Léo Ortiz, Alex Sandro, Gerson e Pedro são os rubro-negros escolhidos pelo novo técnico para a pré-lista. Esta informação foi divulgada inicialmente pelo Globo Esporte e confirmada pelo UOL Esporte.

Neymar também está entre os nomes, segundo apurou o UOL. Lesionado, o craque do Santos deve voltar aos gramados na quinta-feira, em jogo contra o CRB, pela Copa do Brasil. Ele não veste a camisa da seleção brasileira desde a derrota por 2 a 0 para o Uruguai, em outubro de 2023, pelas Eliminatórias, quando lesionou gravemente o joelho esquerdo.

Gerson, Léo Ortiz e Wesley estiveram presentes na convocação da última data Fifa, feita por Dorival Júnior, enquanto Danilo acabou cortado por lesão. Já Pedro, recém-recuperado de lesão, não é chamado para a seleção brasileira desde setembro do ano passado.

É de praxe, por exigência da Fifa, que os clubes sejam avisados pela CBF sobre os convocados 15 dias antes da apresentação. Os jogadores se apresentam no dia 2 de junho, em São Paulo, para iniciar os treinamentos para os jogos contra Equador, 5 de junho, em Guayaquil, e Paraguai, dia 10, na Neo Química Arena.

O técnico Carlo Ancelotti definiu a pré-lista em reuniões com a dupla de remanescentes na seleção brasileira formada pelo coordenador de seleções, Rodrigo Caetano, e pelo coordenador técnico, Juan.

UOL

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Midway Mall reabre normalmente após problema elétrico causar apagão

O Shopping Midway Mall voltou a funcionar normalmente após um apagão no início da tarde deste domingo 18. A falha elétrica havia sido provocada por uma pane em uma subestação de energia, segundo relatos de lojistas e clientes.

A queda de energia causou o fechamento temporário de algumas lojas e a paralisação de escadas rolantes e elevadores. O fornecimento de energia começou a ser restabelecido de forma gradual após cerca de uma hora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zelensky se reúne com o papa Leão XIV e agradece por apelo de paz

Foto: Reuters

O papa Leão XIV se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, neste domingo, após a missa inaugural de seu papado, no Vaticano.

Nas redes sociais, Zelensky agradeceu pela reunião privada e destacou que o pontífice pode contribuir para o fim da guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

“Para milhões de pessoas em todo o mundo, o papa é um símbolo de esperança pela paz. A autoridade e a voz da Santa Sé podem desempenhar um papel importante para pôr fim a esta guerra”, escreveu.

“Agradecemos ao Vaticano por sua disposição em servir como plataforma para negociações diretas entre a Ucrânia e a Rússia”, continuou. “Estamos prontos para o diálogo em qualquer formato, em prol de resultados tangíveis. Agradecemos o apoio à Ucrânia e a voz clara em defesa de uma paz justa e duradoura.”

Missa inaugural

O papa Leão XIV afirmou neste domingo, 18, durante homilia na missa inaugural de seu papado, que vai trabalhar pela união da Igreja Católica para que ela possa se transformar em uma força pela paz no mundo. O evento marca o início oficial do papado de Robert Prevost como Leão XIV, escolhido no conclave que terminou em 8 de maio.

“Gostaria que o nosso primeiro grande desejo fosse por uma Igreja unida, um sinal de unidade e comunhão, que se torne fermento para um mundo reconciliado”, disse. “No nosso tempo, ainda vemos muita discórdia, muitas feridas causadas pelo ódio, pela violência, pelo preconceito, pelo medo da diferença e por um paradigma econômico que explora os recursos da Terra e marginaliza os mais pobres.”

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *