RN e Bahia trocam experiências na área da saúde

Foto: Divulgação

Uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) está no Rio Grande do Norte, nesta segunda (2) e terça-feira (3), para discutir sobre experiências exitosas na área da saúde que possam ser replicadas, em especial as que envolvem a gestão de contratos, cirurgias eletivas, leitos de UTI e regulação.

A subsecretária de saúde da Bahia, Tereza Paim, e sua equipe traçaram um panorama das ações de saúde, mostrando a experiência daquele estado com parcerias público-privadas para realização de exames de imagem (radiologia, tomografia, mamografia e ressonância) e a utilização de um sistema pioneiro para gestão de contratos, criado na Bahia, o SISPC (Sistema de Prestação de Contas).

O secretário de saúde do RN, Cipriano Maia explicou os principais desafios da gestão e também fez uma apresentação sobre as condições de saúde da população e como se encontra a rede estadual de hospitais e unidades de referência. “Nossos principais gargalos, além da área administrativo-financeira, são a lógica dos processos, pois ainda sofremos com a morosidade e a questão de recursos humanos. Mas, próximo ano temos melhores perspectivas com a utilização de alguns recursos federais que ainda não foram executados e liberação de emendas de bancada”, disse.

Ao longo da programação da visita, que segue até amanhã (3), as equipes das duas secretarias se dividirão em grupos, de acordo com os temas principais de discussão: gestão de contratos, cirurgias eletivas, leitos de UTI e regulação.

“Todas estas experiência bem sucedidas da Bahia foram parte de um grande processo de conquistas deles. Estamos aqui para dialogar, estabelecer apoios e discutir os pontos fundamentais a serem trabalhados, para que possamos subir de nível em nossa gestão, principalmente no que se refere a organização dos serviços, dimensionamento de pessoal e aumento da capacidade de gestão”, frisou o secretário adjunto da saúde do RN, Petrônio Spinelli.