Saúde

RN pode ser um dos primeiros estados a declarar fim da pandemia, ‘mas ainda não é hora de relaxar’, diz coordenador do Lais/UFRN

Foto: Arthur Barbalho/Lais/UFRN

Em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, nesta quinta-feira(17), o professor Ricardo Valentim, que coordena o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), disse que o Rio Grande do Norte pode ser um dos primeiros estados a declarar fim da pandemia, ‘mas ainda não é hora de relaxar’.

Valentim assim disse:

“Pelo que estamos vendo de dados, o Rio Grande do Norte tem tudo para ser um dos primeiros estados do Brasil a declarar que está saindo dessa pandemia. Eu acredito que a gente vai ter um ano de 2022 muito promissor, mas precisamos fazer o dever de casa”.

A declaração do coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ressalta que, apesar do otimismo, o estado ainda vive um momento crítico e que “ainda não é hora de relaxar” as medidas de prevenção.

Sobra a expectativa, Valentim pontua:

“Essa redução que a gente está observando no número de novos casos tem relação primeiro com a imunização. Nós temos mais de 800 mil pessoas que tomaram pelo menos uma dose e mais de 400 mil que tomaram as duas doses – e quanto mais a gente vai se imunizando, maior vai ser o impacto na rede assistencial. Deve entrar em conta também a população que foi contaminada e se recuperou da doença”, considera.

Ainda na entrevista, o professor apontou que a proporção de idosos internados com Covid-19 caiu de 75% no meio de 2020 e está abaixo de 30%. Junto com os trabalhadores da saúde, esse público foi o primeiro a ser imunizado no estado. A mesma tendência deverá se estender ao restante da população com o avanço da vacinação, que já vem apresentando resultados no público geral, de acordo com ele.

“Tivemos em maio mais de 30 mil novos casos, porém, o número de internações começa a cair no final do mês. Há uma redução do número de novos casos, transmissibilidade e adoecimento e também analisamos redução nos pedidos de internação. Por mais de 16 dias esses pedidos vêm reduzindo”, ponderou.

Opinião dos leitores

  1. Se a nossa governadora tivesse utilizado as verbas destinadas a covid 19 e orientado a população a fazer uso de ivermectina metade desses obtos teria sido evitado , um grande exemplo disso é com os presos de alcacuz , a maioria contrairam o virus mas não houve óbitos porque será ?

  2. Boa tarde, professor!

    Nao temos nem 12% da populacao Brasileira vacinada. Fazemos parte de um destino turistico e em consequencia disso recebemos pessoas de outros estados que podem nao terem sido vacinados. Nos EUA, o presidente Biden anuncia meta de vacinar 70% da população adulta dos EUA contra a Covid-19 até 4 de Julho. Nova York ja comemora os 70% de vacinados. Nao seria prematuro afirmar que poderemos ser o primeiro estado a sair da pandemia?

  3. Estados que mais vacinaram :
    MS 37%, RS 35%,ES 32%

    RN vacinou 26%

    No Nordeste quem está na frente :
    BA : 28%,PE : 27%,SE : 27%

    Acho q isso é propaganda do Governo , mas tomara q seja verdade.

    Fonte : G1
    Ou seja , não tá na frente nem no Nordeste
    Essas previsões são pra auto promoção ou pra criar cenarios convenientes pra atrair grana ou gerar panico, tipo os 12000 mortos …

    1. Deixa de ser hipocrita se não fosse a governadora Fátima já estaríamos com o tripulo de mortes aqui no estado….esses bostonarianos só sabe conversar merda.

  4. Esse é aquele que manda os professores voltaram mas ele mesmo sendo professor trabalha de casa? To ligado

    1. Ele trabalha em casa e produz mais do que vc falador de bosta, o cara é pesquisador e vc um boboca telcador de asneiras.

  5. Coincidência ou não, foi só o governo do estado falar na compra de algumas doses da vacina russa – sputinik (sem a devida comprovação científica) que já correram aos meios de comunicação informando melhora no quadro da pandemia?
    Sem contar que existe um estoque de 30% de doses de vacinas que forma enviadas ao RN pelo governo federal e ainda não chegou na população.
    Olha que o RN ainda não conseguiu chegar as 11 mil mortes anunciadas e alardeada em março de 2020 pelo secretário estadual de saúde, mesmo com 18 meses de pandemia. Isso que eles devem entender como eficiência.

  6. Se nao tivessem usado meios sórdidos pra esconder e nao aplicar a vacina, já estaríamos bem mais avançado com as vacinas, sempre mantendo um estoque criminoso de 400 a 500 mil vacinas, qdo se sabe que 10% desse valor já seria suficiente.

  7. Calígula, sei que és um vovô, mas condensa tua barrigada numa postagem. As pessoas normais agradecem.

  8. Alguém aí perguntou onde vende Bandeira do Brasil. Vende na casa do zíper na Coronel Estevam e numa loja de variedades na Av 2, vizinho a loja Colegial. Eu vou para a barragem das oiticicas montado No Lula meu jegue e vou levar minha cachorrinha poodle Dilma kkkkk

  9. Hô mentira grande kkk
    É o medo da CPI
    Aperta ela que ela peida, fica mais acuada que rato com medo de gatos kkkkk

  10. Gente, Foi só alguns parlamentares honestos falarem em abrir uma CPI, que o RN ressurge das cinzas das profundezas, para se tornar o 1° Estado livre da Pandemia!!! Pense numa mentira grande kkkkkj

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Mayra Aguiar vence é bronze nas Olimpíadas de Tóquio

A história que Mayra Aguiar queria contar se encaixou à perfeição ao tatame montado no Budokan. No maior templo do judô mundial, a brasileira se mostrou gigante. No início da noite desta quinta-feira, Mayra escreveu de vez seu nome no rol dos maiores atletas olímpicos do país ao conquistar o bronze na categoria até 78kg nas Olimpíadas de Tóquio. Ao vencer a sul-coreana Hyunji Yoon, garantiu seu terceiro bronze olímpico.

O feito de Mayra é histórico em diversos sentidos. A judoca se torna a primeira brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual: antes de Tóquio, já havia subido ao pódio em Londres 2012 e Rio 2016. É, também, a primeira a fazer isso em três Olimpíadas em sequência.

Mayra também chega ao topo do esporte que mais deu medalhas ao Brasil em Olimpíadas. O judô soma 24 pódios em Olimpíadas. Mayra tem três, mais do que qualquer outro no país.

Globoesporte.com

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

CGU descarta sobrepreço na compra da Covaxin, mas vai investigar Precisa

A Controladoria-geral da União (CGU) não encontrou evidências de sobrepreço na compra da Covaxin, vacina indiana encomendada pelo Ministério da Saúde em fevereiro deste ano.

Mas a pasta suspeita da postura da Precisa, representante brasileira do negócio, e irá investigá-la, segundo relato de fontes com conhecimento direto do caso.

O relatório sobre o caso que está sendo finalizado indicará que a Precisa não ofereceu oficialmente ao governo as doses por US$ 10 para depois fechar contrato por US$ 15.

A CGU reuniu provas que corroboram a versão apresentada por Emanuela Medrades, da Precisa, em depoimento à CPI da Pandemia. Ela disse na ocasião que se tratava apenas de uma expectativa e não uma oferta de fato.

Maleia a notícia completa em: CGU descarta sobrepreço na compra da Covaxin, mas vai investigar Precisa

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Casal potiguar ganha fama na internet e prêmios falando sobre decorações de casas

As redes sociais, em especial o Instagram, se transformaram em um amplo espaço de oportunidades para pessoas que querem falar sobre um determinado assunto. Os chamados ‘influenciadores digitais’ apareceram aos montes na internet, mas nem todos conseguem se destacar.

E um desses casos que deram certo é de um casal potiguar. Ada e Leonardo Xavier, ou simplesmente Ada e Léo para os seguidores, são donos do perfil @402apto (https://bit.ly/3i9pytR), criado em 2016, ano do casamento dos dois.

“Eu sempre buscava muitas inspirações pra conseguir me decidir o que queria para a nossa casa e por causa disso seguia alguns perfis de decoração, eram eles o perfil de Débora Alcântara @apartamento.33 e o de Rayssa Nicácio @apartamento84”, afirmou Ada.

Segundo a jovem de 27 anos, que nasceu em Currais Novos e desde pequena vive em Natal, a ideia inicial para o perfil partiu de Léo – que é de Picos, no Piauí, mas mora na capital potiguar também desde pequeno. “O Léo sugeriu que eu criasse o meu (perfil). No início não me animei, pois não imaginava que meu apartamento podia um dia ficar tão bonito quanto os que eu seguia”, disse. “Então, em um dia que estávamos esperando um fornecedor chegar até o apartamento, o Léo criou a nossa conta. Ele que escolheu o nome, tirou uma foto da porta e escolheu essa foto como perfil para o nosso Instagram”, recordou.

No início tudo foi feito de forma sem compromisso, apenas para registrar o dia a dia do apartamento 402. “Léo que era mais empolgado para postar as fotos no início, mas com o tempo eu criei gosto e falava que se ninguém visse aquilo, serviria como um registro dessa fase de reforma que eu achei muito gostosa. Mas daí que as pessoas foram chegando, nossa família, amigos… e com um mês chegamos à marca mil seguidores e isso era surpreendente pra gente”.

Com as coisas caminhando bem, a dedicação com o perfil começou a gerar frutos. Hoje ambos são formados em design de interiores e postam todos os dias stories com diversas dicas sobre decorações para os mais de 60 mil seguidores do @402apto (https://bit.ly/3i9pytR). “Quando penso em mudar algo aqui em casa, já penso como irei registrar isso para o insta e aí que as coisas vão surgindo. Me encontrei nesse trabalho e hoje divido boa parte do meu dia com as pessoas que me acompanham”, destacou Ada.

Com o empenho e a qualidade do conteúdo postado, Ada e Léo venceram, no início deste ano, o prêmio de Microinfluenciadores Digitais na Categoria Decoração da revista Negócios da Comunicação, que reconhece os profissionais, com perfis entre 10 mil e 100 mil seguidores, que se tornaram essenciais nas estratégias de comunicação e marketing.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CPI DA COVID NO RN: Kelps Lima quer convocar governador da Bahia e outros seis pra explicar compra de respiradores

Foto: João Gilberto / ALRN
O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), provável presidente da CPI da Covid que será instalada na próxima semana na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, anunciou nesta quarta-feira (28) que, assim que os trabalhos da comissão forem iniciados, vai pedir a convocação do governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Para isso acontecer, será preciso que a maioria da comissão (que tem cinco membros) aprove o requerimento. A primeira reunião da CPI está marcada para o dia 4 de agosto. Nesta data, serão escolhidos o presidente e o relator. Já há um acordo para que Kelps Lima seja o presidente e para que o deputado Francisco do PT seja designado o relator.

Segundo Kelps, Rui Costa será chamado para depor na condição de presidente do Consórcio Nordeste, do qual o Governo do RN faz parte. Se for oficialmente convocado, o governador baiano terá de dar explicações à CPI sobre a compra frustrada de 300 respiradores pulmonares no auge da pandemia de Covid-19.

Grande Ponto

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STF rebate Bolsonaro sobre combate da pandemia e diz que ‘uma mentira contada mil vezes não vira verdade’

Em mensagem postada em uma rede social nesta quarta-feira (28), o STF (Supremo Tribunal Federal) reafirmou que a corte não impediu o governo federal de agir no enfrentamento da Covid-19.

“O STF não proibiu o governo federal de agir na pandemia! Uma mentira contada mil vezes não vira verdade!”, afirmou no Twitter.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse reiteradas vezes que foi impedido de agir contra a Covid-19 em razão de uma decisão do Supremo.

Folhapress

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

No recriado Ministério do Trabalho, Onyx quer acelerar mudanças em legislação trabalhista para economia digital

A decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de recriar o Ministério do Trabalho e Previdência deve, na avaliação de técnicos da pasta, dar mais celeridade a projetos da área. Entre os principais temas está a economia digital.

Antes, assuntos trabalhistas e previdenciários eram tratados por uma secretaria que estava dentro da estrutura do Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes.

À frente da nova pasta estará Onyx Lorenzoni, que deixou o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. O time do novo ministro deverá focar, por exemplo, nos prestadores de serviço por aplicativos de celular.

Folhapress

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

VOCÊ SABIA? Buquê para medalhistas nos Jogos Olímpicos celebra passado e futuro do Japão; confira história

Cada medalhista olímpico recebe um buquê de flores, com a mascote Miraitowa. São três flores que simbolizam o renascimento japonês depois do terremoto e tsunami que o devastaram em 2011 e nos quais morreram cerca de 20 mil pessoas.

O girassol dos buquês vem de Miyagi, cidade mais conhecida pelo cultivo de rosas, e representa a memória de quem foi afetado pela tragédia. Em Iwate, no litoral que enfrentou ondas gigantes, nascem as gentians, uma pequena flor azul brilhante. A terceira flor do buquê é a Eustonas, verde, colhida em Fukushima, cujos habitantes a desertaram por causa do acidente nuclear, provocado pelo tsunami.

Com informações do Diário do Poder.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil acelera e se aproxima dos EUA na vacinação; confira infográfico interativo

O esporte preferido do brasileiro, há muito tempo, é reclamar do Brasil e não poderia ser diferente na vacinação. Assim, mais de 102 milhões de pessoas vacinadas viram motivo de desdém, apesar de equivalerem a 48,7% da população, mais que os EUA quando flexibilizaram medidas de isolamento e tornaram facultativo o uso de máscara. Em aceleração, o Brasil deve ultrapassar em duas semanas os EUA que vacinaram 56,5%. A diferença de desempenho dos dois países é de 8 pontos percentuais. As informações são do jornalista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Enquanto os EUA vacinaram apenas 2,3% da população em julho (de 54,2% a 56,5%), Brasil deu um salto de 13,1% (de 35,6% a 48,7%). Segundo o Our World in Data, os EUA aplicaram cerca de 580 mil doses por dia na última semana, enquanto a média no Brasil é de 1,45 milhão. Apesar dos negacionistas da vacinação, o Brasil fez despencar a média de mortes para 1.070, a menor desde fevereiro. Ministério da Saúde já disponibilizou 171,3 milhões de vacinas, suficiente para aplicar ao menos uma dose em toda a população adulta do país.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Bolsonaro sanciona programa de combate à violência contra a mulher

O presidente Jair Bolsonaro sancionou hoje (28) o projeto de lei que cria o programa de cooperação Sinal Vermelho para combater a violência doméstica contra as mulheres. Com a medida, o governo, o Ministério Púbico e a Defensoria Pública poderão firmar parcerias com estabelecimentos privados para ajudar a encaminhar denúncias contra os agressores. As informações são do Diário do Poder.

A sanção, realizada durante cerimônia no Palácio do Planalto, oficializa para todo o país a medida, que foi implantada inicialmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para incentivar as vítimas de violência doméstica a denunciarem agressões nas farmácias.

Nesses casos, os estabelecimentos são treinados para ajudar vítimas de violência. Basta mostrar um X vermelho na palma da mão, pintado com batom ou tinta de caneta, para que o atendente, ou o farmacêutico, entenda tratar-se de uma denúncia e em seguida acionar a polícia.
Durante o evento, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que o presidente Bolsonaro tem compromisso com o combate à violência contra a mulher.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Para melhorar popularidade, governo deve criar auxílio para compra de gás

Na tentativa de melhorar a sua popularidade, o governo do presidente Jair Bolsonaro pretende lançar um auxílio para a compra de gás de cozinha. A informação foi publicada nesta 5ª feira (29) pela Folha de S. Paulo.

Com os reajustes recentes promovidos pela Petrobras em suas refinarias, o preço do gás está pesando no bolso do brasileiro. Na região Norte do país, que opera com alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) mais elevadas e tem maior custo com o transporte, o botijão de 13 kg está na faixa de R$ 100. Porém, o valor extra não é exclusividade dos nortistas. Os preços aumentaram em todo o país.

O “vale-gás” é uma alternativa encontrada pelo governo diante da resistência da equipe econômica de intervir no preço do item. De acordo com o jornal, a medida tem ganhado força entre os aliados do presidente, incluindo o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *