Imagens: Divulgação/Neoenergia Cosern
O RN registrou 65 mil descargas atmosféricas entre janeiro e abril de 2026, segundo levantamento da Neoenergia Cosern com base em dados da Climatempo. O número representa um aumento de 52% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a distribuidora, no mesmo período foram registradas 3.144 ocorrências no sistema elétrico provocadas por raios, um crescimento de 40% na comparação anual.
Mesmo com o aumento das descargas atmosféricas, o impacto sobre os consumidores caiu 14,3%, totalizando 178 mil unidades afetadas por interrupções no fornecimento de energia.
Segundo Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern, o resultado está relacionado a investimentos no reforço da rede elétrica, com ampliação da instalação de para-raios e uso de equipamentos telecomandados, que ajudam a identificar falhas com mais rapidez e reduzir o tempo de restabelecimento.
Cidades mais atingidas
Os dados apontam maior concentração de raios nas regiões Oeste, Seridó e Alto Oeste potiguar. Os municípios com maior número de descargas foram:
- Apodi (3.616)
- Mossoró (3.223)
- Caraúbas (2.972)
- Caicó (2.877)
- Governador Dix-sept Rosado (2.747)
- Campo Grande (2.731)
- Assú (2.414)
- Upanema (2.356)
- Serra Negra do Norte (1.666)
- Santana do Matos (1.462)
Segundo Burgos, essas regiões concentram redes elétricas mais extensas e áreas abertas, o que aumenta a exposição às descargas atmosféricas.
Apesar do aumento expressivo no número de raios, a empresa destaca que houve melhora na capacidade de resposta do sistema elétrico, com redução no impacto direto sobre os consumidores e maior agilidade na recomposição do fornecimento em casos de interrupção.
Fecha tudo Fatinha!
CADÊ O RESULTADO DO LOCKDOWN???
CADÊ O HOSPITAL DE CAMPANHA ESTADUAL??
CADÊ OS 5 MILHÕES DE RESPIRADOES??
CADÊ O AUXÍLIO EMERGENCIAL DO GUNVERNU DO RN???
CADÊ AS VACINAS DO CONSÓRCIO ROUBESTE???
CADÊ A POLÍCIA NA RUA???
CADÊ AS ESCOLAS PÚBLICAS FUNCIONANDO???
Esperem quando liberarem aulas presenciais.Nao vai ter nem onde cair doente.
Mais um professor servidor publico que não quer trabalhar? E o salário, tá recebendo?
Não vou julgar nada, nem ninguém, mas os números precisam ser questionados.
O governo federal enviou, oficialmente, R$ 18,3 bilhões ao nosso estado, sendo R$ 5,5 bilhões em forma de auxílio emergencial. Onde foi parar todo esse dinheiro?
Quais foram as medidas reais, não as anunciadas, não as prometidas, não as dita em discurso político que foram efetivamente realizadas pelo governo estadual durante a pandemia?
Quantas novas UTI foram instaladas e disponibilizadas pelo governo estadual?
Quantos respiradores foram comprados, recebidos e utilizados oriundos do governo estadual?
Qual foi o aumento na disponibilidade de pessoal de saúde contratados até presente data para combate ao covid?
Qual era o número de mortes antes do lockdown e durante o lockdown? Sem desculpas esfarrapadas ou enrolada, quais são esses números e respostas. Com elas poderemos começar a fazer uma análise verdadeira, chegar aos fatos.
Lula tá vindo aí, agora Com aulas de Fátima, irá desativar UTIs, com o dinheiro teremos nova copa do mundo e Olímpiadas, só assim esqueceremos do covid e do crescente espírito de vira latas, já o centrão voltará ao lugar que não deveria ter saído, sempre ajudando a governar. E Moro nunca mais vai cometer injustiças contra um governo honesto. Somos os intelectuais e temos poder do discernimento.