Rosalba se reúne com prefeitos do Seridó para resolver problema das licenças do Idema

A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu na manhã desta segunda-feira (18) com Prefeitos de municípios do Seridó para tratar sobre a liberação de licenças ambientais por parte do Idema para viabilizar obras na região. A conversa foi motivada pela liberação de R$ 20 milhões – através de emenda parlamentar do deputado federal João Maia – que vão beneficiar as cidades e devem ser empenhados até o dia 7 de julho.

Segundo o deputado, os projetos dos municípios têm chegado ao seu Gabinete, em Brasília, mas, para que os recursos sejam liberados, é preciso ter as licenças para implementar os empreendimentos. Diante da situação, a Governadora determinou providências imediatas do órgão ambiental do Estado. “O Idema está sendo convocado para disponibilizar uma equipe para resolver isso, o mais rápido possível, a partir de hoje”, disse Rosalba Ciarlini, lembrando que o RN precisa dessas ações.

De acordo com o diretor técnico do Idema, Manoel Jamir Fernandes Junior, as solicitações tratam sobre a implantação de unidades da Ceasa em Caicó e Currais Novos; implantação de uma adutora em Serra de Santana; construção de abatedouros em municípios da região; além da reforma e implantação de açudes, obras que serão executadas pela Caern em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

A Consultoria Geral do Estado (CGE) vai elaborar um Ato Normativo para disciplinar a liberação das licenças ambientais e, a partir de hoje, o Idema vai iniciar a organização da equipe que vai visitar os municípios para tratar sobre a questão.

A reunião, ocorrida na Governadoria, teve a presença do deputado federal João Maia; do superintendente do Idema, Alvamar Costa; do consultor geral do Estado, José Marcelo Ferreira da Costa; a secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto; diretor presidente do Ipem-RN, Carlson Geraldo Gomes; do diretor presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese), Francisco Galvão Freire Neto; do presidente do Conselho de Administração da Adese, Dom Manoel Delson; e dos prefeitos José Sally (Cruzeta); Geraldo Gomes (Currais Novos); Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas); Francisco de Assis (Parelhas); Junior Laurentino (Tenente Laurentino); e Genilson Maia (São Fernando); além de representantes das Prefeituras de Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó e Cerro Corá.