Segurança

RUIM PARA TODOS: Jornalista inicia campanha para que turistas não visitem o RN por conta da violência

A jornalista Andréa Mousinho, que teve a irmã covardemente assassinada no início do mês durante um assalto em frente a uma padaria, decidiu tomar uma medida, no mínimo, questionável para cobrar mais segurança no Rio Grande do Norte. Ela iniciou uma campanha nas redes sociais para evitar que turistas visitem o Rio Grande do Norte devido à violência.

Em uma publicação no Facebook com o título “Turistas não visitem a cidade de Natal” em vermelho e preto, Andréa prometeu divulgar os dados e estatísticas sobre a violência e criminalidade do Rio Grande do Norte em agências de turismo de todos os cantos do mundo e em veículos de comunicação. De acordo com ela, “Natal está dominada pela organização do crime”.

Ninguém pode contestar que a violência que passamos tem aumentado nos últimos dias, que os boatos de crimes a pessoas próximas estão cada vez mais frequentes e que muitas pessoas realmente tem sentido cada vez mais medo de sair de casa. Mas esse não é um problema exclusivo do Rio Grande do Norte. O Brasil inteiro enfrenta crises com a segurança pública.

E, independente da situação, o turismo e a economia potiguar merecem realmente ser prejudicados? Milhares e milhares de famílias potiguares, que dependem da cadeia turísticas para sobreviver, merecem ser prejudicadas? A imagem que Natal tem em todo mundo, merece ser prejudicada?

Essa é realmente uma boa medida para cobrar mais segurança das autoridades competentes?

Outras medidas com menos impacto negativo para toda a população não seriam mais eficazes?

Você não vê cariocas, baianos, pernambucanos e cearenses fazendo esse tipo de movimento prejudicando sua própria população. E olhe que nesses estados o desmantelo é grande.

A dor de Andréa deve ser terrível, dos familiares e amigos idem, mas acredito que essa atitude merece uma reflexão e uma forma diferente de protesto deva ser pensada.

Opinião dos leitores

  1. RELAXA PESSOAL, O CARNAVAL ESTA CHEGANDO E A POLÍTICA DO PÃO E CIRCO VEM AI. PORQUE DINHEIRO PARA SEGURANÇA NÃO TEM, MAS FESTA NÃO PODE FALTAR!!!!

  2. Concordo. Quando a cidade é dos turistas, deixa de ser dos moradores. É uma cidade cara e sem estrutura adequada para receber ninguém. Ponta Negra é dos ambulantes, as dunas dos bugreiros e por ai vai.

  3. As cobranças, os protestos, as lutas em favor de muito mais segurança efetiva para todos, são extremamente legítimas e necessárias, o caso da turismóloga e outros parecem ser a gota d'agua para que haja variadas formas de mobilização da sociedade, esta forma encontrada em específico pela irmã da turismóloga, de fato não é a mais prudente diante do direito de todos os outros cidadãos que sobrevivem do seu suor no campo do turismo, a exemplo do artesão que se pronunciou aqui nesse post. Inclusive, fico pensando, será que essa forma seria aceita pela própria senhora que foi vítima e que em vida soube valorizar o turismo, escolhendo-o como sua profissão, afinal a imprensa divulgou que ela era turismóloga. Fico pensando ainda se a outra jovem que, infelizmente também foi vítima desse cenário caótico de violência em Natal, será que ela como estudante de turismo também levantaria essa bandeira? Concordo que o foco no processo de cobrança e de luta em favor de uma cidade tranquila para se viver e que respeite o direito de ir e vir de todos os cidadãos de bem, deva ser na direção muito mais dos políticos que precisam acordar para aprovar/implementar políticas/ações públicas voltadas a cultura, a educação, ao lazer, ao trabalho, a reestruturação dos presídios, a valorização dos policiais e em determinados contextos à repressão consciente à criminalidade (isso tudo porque a segurança pública é um tema complexo e ninguém conseguirá resolvê-lo na face da terra sem enxergar e atingir os tantos aspectos que o envolvem).

  4. Enquanto as oligarquias que dominam o nosso Estado e Municipios(INCLUSIVE NATAL) há anos a fio teremos sempre esse caos. Povo sem segurança,saúde e educação e as oligarquias oferecendo pão e circo. Só tomam providências quando o terror chegar na soleira de suas casas! Uma lástima viu. Proteste Andreia Mousinho é um direito seu e um dever nosso também!

  5. Pimenta nos olhos dos outros é refresco queria ver esses comentários contra a jornalista se fosse com a família de vocês sem contar que Natal é umas das cidades mais violentas do mundo no Brasil só perde para Fortaleza como noticiou o G1 essa semana aqui se vive como fosse o paraíso só falam que o Rio de Janeiro é mais perigoso enquanto nossos filhos e mulheres e chefes de família estão morrendo. Uma imprensa comprada que não noticia os números reais da violência e o povo achando que está tudo a mil maravilhas.

  6. Vejo a atitude da jornalista mais como uma forma de fazer com que as autoridades se mexam.
    Eu sou um dos que perguntado se minha cidade é segura costumo dizer que não, não venham, não é. Perigosa e cara, serviços precários, atendimento de terceiro ou quarto mundo e muitas mazelas mais. Um choque de realidade no povo do turismo fariam as coisas melhorarem.

  7. Ela tá errada o caminho não é esse. A bela cidade do Natal as pessoas de bem, que aqui vive não tem culpa do que está acontecendo. O protesto tem que ser feito e de forma veementemente DURA em cima de quem tem culpa. Os culpados são esses políticos ladrões que legisla em causa própria. Ministério público que faz vistas grossas, juizes e desembargadores, padres,postores, todos amordaçados não vejo nenhum com espírito em ajudar o seu semelhante, essa pessoal tem peso poderia protestarem juntos com a sociedade, mas não dão um passo. Não exercem cidadania. E por ai vai. Natal o país não tem culpa.

  8. Não só Natal como também outras capitais estão passando pelo mesma situação, alguém tem que dar um grito como este para que se faça algo de futura aqui no estado, pois não podemos nem sair de casa ou chegar sem ter que ficar olhando para os lados com medo de ser abordado por bandidos. e se alguém me perguntar se o RN e um lugar bom para o turismo ele é sim, mais muito violento!

  9. Só existe um culpado para tanto! Nossos políticos, quem cria as leis para favorecer o crime em detrimento das lotações das prisões, polícia, juízes, promotor, advogados, e outros, só cumprem o que está na lei criada pelos políticos. Enquanto o nosso maior cargo político, o chefe de governo, o governador, não se integrar com os outros poderes para destinar os recursos necessários à segurança pública, nada adianta fazer e viver de medidas paliativas. Aliás, isso os outros governos já faziam. Cobrar dos políticos e destinar as verbas necessárias e essências são a solução, sem isso vamos continuar piorando. As verbas da segurança pública são as primeiras a serem reduzidas. Nunca dão o devido valor para a importância nessa área, por isso estamos no caos. Somos o 6 país mais violento do mundo e só ganhos para aberrações como Colômbia e países da África. Quer dizer, nossos governantes gostam de conviver com isso. A primeira coisa que o PT, fez há anos atrás foi cortar uma bolsa para os policiais fazerem um cursos na rede senasp, no estado, os policiais militares vivem trabalhando dobrado por meio de diárias, fiado e muitas vezes não recebem, como no caso da copa 2014 que até agora nada. Enfim, um dia quando perceberem que em nenhum país democrático funciona sem autoridades respeitadas e qualificadas, aí saíram às ruas exigindo isso do governo e principalmente dos nossos representantes legislativos.

    1. Mas a bolsa foi o próprio PT quem instituiu. Sua sede de criticar o Pt é tão grande que nem percebe que antes do PT, essa bolsa não existia. Não vou entrar no mérito, mas não foi FHC quem deu a bolsa.

  10. O raciocínio deve ser que se os turistas não vierem para o RN o crime vai desaparecer.
    Esse ato, e vou pensar que foi tomado sob abalo emocional ou sob crise de algum surto psiquiátrico, se assemelha a botar fogo na floresta para acabar com os cupins.
    Acho que essa moça deveria pedir desculpas o quanto antes.

  11. O Rio de Janeiro sempre foi uma cidade violenta e nunca deixou de receber milhares de turista, mesmo com a violência é mesmo a Cidade Maravilhosa, muitos aqui apoiando essa atitude com hipocrisia, pois mesmo sabendo da violência que assola várias cidades do país visitam essas cidades. Eu também quero uma cidade segura, sair de casa com segurança e andar tranquila na rua, mas não é agindo assim que se resolve o problema. Pois, não é apenas os empresários que lucram com o turismo, tem muita gente de baixa renda que precisa sustentar sua família de maneira informal, o estado também precisa dessa receita. O que ela quer, prejudicar todo o estado, "consertar" um lado e acabar com o outro? Assim como o turismo é bom para todos a criminalidade é péssima para todos e essa atitude pode até gerar mais criminalidade. A falta de turismo pode afetar financeiramente muitas pessoas e isso também é favorável para o aumento da violência, só acho.

  12. Eu venho aprendo que é necessário a cada dia que se passa gritar mais alto.
    E a maneira que a nossa conterrânea achou para dar esse grito foi essa, quanto maior o impacto, maior a chance de uma resposta, é difícil reunir muitos quando a dor é só nossa, e tendo essa arma nas mãos, que são as redes sociais e toda a internet, ela não perdeu tempo e eu a admiro por isso.
    Pode ser que agora tenhamos que pagar um preço financeiro com a redução do turismo, mas, o que se colherá mais tarde será de muito maior benefício, inclusive para quem a crítica, quando os números do turismo caírem alguém terá que tomar providência a esse respeito, aí eu e você que não perdemos irmãos para a crescente violência, talvez possamos continuar com nossos entes queridos ao nosso lado.
    Não conheço a moça, mas já agradeço o que ela está fazendo por minha família.
    Meus sentimentos de pesar por sua perda.

  13. É verdade. A criminalidade está em todo o país; creio que esta jornalista não soube fazer sua matéria, ela deveria ter falado da violência de forma universal, abrangendo todo o país, sem especificar tais estados.

  14. Vamos mandar os turistas pra França, lá o clima é outro, não há violência. Gente não é atitude como esta que vai resolver o problema e a dor, da perda de um ente querido. A violência urbana tá presente em todos os centros urbanos, uns mais e outros menos, vivemos num País em que aceitamos, passivamente, a elaboração de leis que não tem o devido alcance social e assim, tem favorecido a bandidagem, a jovem que matou a turismóloga, se fosse num País sério, era pra tá presa quando ocorreu o fato sinistro, pois já era infratora contumaz quando adolescente, isso tem nome impunidade. Portanto, a questão da segurança pública perpassa pelo manto da lei, em razão do seguinte principio: "ninguém faz ou deixa de fazer alguma coisa senão em virtude de lei".

  15. E se os Turistas deixarem de visitar Natal a violência vai acabar se tiver essa garantia eu apoio, mas acho que vai piorar porque muita gente irá ficar desempregado, até porque as autoridades não estão nem aí eu sei que o objetivo dela é chamar atenção das autoridades p ver se o Governo toma vergonha e Tomé decisões mais rígidas contra a violência que toma conta de todo RN!

  16. A imensa dor que corrói o peito desta jornalista, parece que também está corroendo sua racionalidade, e a mesma em uma atitude típica de vingança se volta contra o Estado e não mensura que seus atos podem prejudicar milhares de cidadãos honestos e trabalhadores, que assim como a irmã dela são vítimas de políticos inescrupulosos que só visam, seus interesses e em razão disto fizeram governos medíocres e inoperantes em todas as áreas, não somente na segurança. Essa fatura tem que ser cobrada não só de Robinson, mais também de Rosalba, Wilma, Garibaldi, Vivaldo, Zé Agripino, Fernando Freire entre outros estes sim são os verdadeiros responsáveis pelo caos no RN.
    Some-se a eles uma Polícia que precisa se modernizar e repensar seu "modus operandi", um judiciário inerte e que dó pensa em vantagens e benefícios, uma população que se acovarda e não denúncia seus criminosos e ainda tem o péssimo hábito de ser contra a sua polícia, advogados que fazem tudo por dinheiro e não teluta memo soltar seus clientes mesmo que para isso tenham que distorcer os fatos, uma imprensa parcial que adora manchetes a qualquer custo e que adora o sensacionalismo mesmo que a custas dos outros., uma criminalidade que cresce a cada dia e se moderniza em uma velocidade absurda financiada pela rentabilidade e impunidade dos seus atos.
    Ou mudamos todos, ou estamos perdidos e o mal triunfará como vem acontecendo !!!!

    1. Tomara Anderson que você nunca passe pela situação que a família Mousinho passou. Não desejo isto pra ninguém. Dizer que a dor que a jornalista Andreia está passando corroeu a sua racionalidade é desumano. Deus te proteja!

    2. vc não sabe o que é perder um parente de forma vil e cruel. Foi uma recém "de menor" adulta, que já tinha sido presa que eliminou esta vida. Parem de julgar o sentimento dela..

  17. O Rio Grande do Norte não é um local seguro para se viver, tampouco visitar.

    Não faço campanha contra o turismo, mas também não recrimino a atitude da mulher. Digo mais, se me perguntarem, pedirem uma dica, nesse momento, eu diria: venha não. Estamos em estado de guerra civil. O governo se buliu pelo menos. Deixe ver se a poeira senta.

  18. Está mais que certo! O índice de violência é altíssimo e diariamente, tanto turistas brasileiros quanto estrangeiros são assaltados.
    Agora se querem bajular o governador e fingir que a segurança está Nota Dez, é outra história. Tem que cumprir o que foi dito na campanha, NADA MUDOU. NADA.

  19. Nós que moramos nesta cidade, estamos vivendo apavorados o nosso dia a dia. Tenho familiares que estão acometidos pela síndrome do pânico, que quando necessitam sair de casa, começam a tremer, suar, chorar, pois residem em bairros com altos índices de crimes, e já foram vítimas dessa violência que assola nosso estado. Estão fazendo acompanhamento médico. Não acho justo vender as lindas imagens do RN, como se aqui fosse um paraíso. Acredito que se faz necessário um trabalho efetivo para que aconteça uma redução significativa da criminalidade, e aí sim, divulgar o nosso estado para atrair turistas para cá. Concordo com a atitude da jornalista Andreia Mousinho. Os turistas precisam vir ao RN para se divirtirem e não para serem vítimas da criminalidade que impera nas terras de Poti. Quanto às pessoas que sobrevivem do turismo, com a queda do número de turistas que deixarão de nos visitar, terão uma redução nos seus lucros, mas essa situação servirá para cobrarmos ações mais eficazes dos governantes, e quando esses índices forem revertidos, teremos um turismo com mais segurança e a divulgação positiva do RN e, principalmente, mais segurança para a população potiguar. Melhor do que atrair turistas com essa insegurança reinando aqui e queimar o turismo do estado. Parabéns Andreia.

  20. Apoiada. Primeiro lugar é a vida. Vivemos sitiados e acuados sem poder sair de casa e os políticos e empresários ricos andando com carros blindados e seguranças particular e nós, humanos, a mercê da violência, na mão dos bandidos.

  21. Porque nao protestar contra os politicos que se omitem todos os dias em relação a segurança e sistema prisional e ainda em relação as leis fuleiras de nosso pais???????porque nao mudam esssas leis que só beneficia o bandido? ???

  22. Parabéns Andrea. Deveriam fazer levantamento de quantos turistas já foram assaltados e até mortos no RN. Recentemente li que um casal de idosos europeus foi assaltado e covarde mente agredido. Há quem tem casa na praia tá pensando em vender.

  23. Acho que essa jornalista está prestando um desserviço à cidade onde ela reside e trabalha, porque ela não fez ou iniciou esse movimento quando da perda de pessoas de outras famílias? Essa atitude em causa própria não resolve nada, só faz prejudicar muitas famílias que tiram seu sustento do turismo. Isso é legislar em causa própria, a mesma já pode entrar para a política sebosa desse País.

  24. Apoiada. Os turistas veem a Natal porque os vendem uma coisa e quando eles chegam aqui se deparam com outra. Estamos sitiados, sem sair de casa, com medo, acuado, devemos tornar público o que está ocorrendo em Natal, não podemos fazer nada em relação as outras cidades mas Natal é a nossa casa, aonde nascemos e criamos nossos filhos. Não visitem Natal, essa cidade é uma faixa de gaza.

  25. Fortaleza foi considerada mais violenta do que Natal? Há alguém vítima da violência fazendo campanha contra a cidade de Forteza? Violência há em qualquer lugar. Não tem jeito. Pela lista divulgada pela ONG, percebi que figuraram várias cidades localizadas até nos Estados Unidos, fato que demonstra que nenhuma cidade é 100% segura. Compreendo a dor dessa senhora, mas a meu sentir, esse parece não ser o caminho correto para buscar melhora na segurança.

  26. BG.
    A senhora tem toda razão estamos vivendo no País uma guerra civil que em grande parte tem a IRRESPONSABILIDADE da classe politica, OMISSA , CONIVENTE e sem força nenhuma para estancar esse descalabro administrativo nas três esferas de governo. O que esta acontecendo no Brasil são MELIANTES e PELEGOS infestado em todos os órgãos públicos e não há dinheiro que chegue para sustentar essa corja ptralha e seus asseclas. Como podemos ter educação saúde,segurança quando o dinheiro ARRECADADO É farreado por um bocado de parasitas encastelados no poder?????. O cidadão Brasileiro esta vivendo ENCLAUSURADO em suas casas,aptos,etc e os BANDIDOS soltos com Leis frouxas, judiciário impotente para julgar, "direitos humanos defendendo bandidos" enfim estamos VEGETANDO em um CAOS TOTAL.

  27. Primeiramente, deveria o blog e os demais "comentaristas" de plantão respeitarem o direito constitucional da cidadã (ainda que jornalista) se manifestar. Querem amordaçar o direito de expressão da referida senhora? Quantas matérias oportunistas são publicadas diariamente sem que ninguém tolha seu direito de expressão? O desabafo é dela, é lícito, e deverá ser respeitado. Qualquer cidade que vive de turismo deve investir em segurança pública. Tapar o sol com a peneira é digno do pensamento mediano desses "comentaristas" de plantão. Ao invés do trade turístico contestar o teor das declarações, deveria cobrar com pujança que o governo invista cifras vultosas na segurança. Não queremos Arena das Dunas, não queremos um aeroporto "desnecessário". Queremos andar (ir e vir sem medo de morrer). Chega de falso moralismo. Tá na hora do povo saber o que está ocorrendo aqui. Eu também aconselho que não venham a nossa Cidade enquanto o caos estiver instalado. E mais, não faço turismo no Rio de Janeiro, tampoco Recife. Ora, se utilizar da desgraça alheia em comparação e detrimento ao direito de expressão e, no mínimo, irresponsável! Antes de tentar tolher a expressão fa referida senhora (que não a conheço), sejam mais inteligentes. Péssimo exemplo desse blog!

    1. Caro Osvaldo, vc deve ter lido outro post. No meu, eu não tiro nenhum minuto o direito de Andréa protestar, pelo contrário. Agora levando a reflexão sobre a forma, apenas isso, até porque também tenho esse direito. Sobre o Trade Turístico, não vi ninguém nem opinar sobre isso.

    2. Concordo, e acrescento veementemente : o R.G.N se encontra em estado de guerra, a tolerância zero que deveria ser aplicada aos bandidos chegou aos cidadãos, não dá mais pra se morar aqui, quanto mais fazer turismo. Já que as autoridades não tomam as providências necessárias para coibir a fuga dos presos, e dá segurança aos seus habitantes, não vejo outra saída, a não ser usar éstá forma de apelação. Perde o Estado. Perdem os empresários, quem sabe assim, sentindo na arrecadação e no bolso, eles se unam as famílias enlutadas, e partam para uma campanha mais agressiva exigindo providências. Quanto a imagem denegrida do nosso Estado, ela já vem sendo mostrada pela mídia diariamente em todo o Brasil, e no mundo. A Internet é uma arma poderosa também, e o cidadão comum só tem a ela para recorrer. Usaremos de todas as armas para pedir socorro, diante do caos que assola a nossa terra.

  28. Concordo com a jornalista, trabalho na área e sei q hj segurança no RN é fantasia. Todo dia acordo rezando e pedindo a Deus q nada aconteça com os meus!

  29. Vou na linhas dos comentários dos dois Ricardos. Lamentável esse tipo de atitude, quer dizer, fudendo todo mundo por causa do protesto, ai as coisas vão ter jeito? Eu que tenho uma banca de Artesanato em Ponta Negra, qual culpa tenho da insegurança em Natal ou Brasil? Mas vou ter que pagar porque estão defendendo como protesto que Turista não venha mais a Natal? Me perdoe, perdi uma esposa numa luta contra um câncer, apesar das mortes diferentes, a dor deve ser a mesma, esse não é o caminho.
    Vamos para as ruas, fechar ruas, protestar, mas não dessa forma.
    Meu registro.

    1. Razão de protestar essa senhora tem, mas acaba no momento em que ela prejudica a vida de outras pessoas que vivem do turismo..".O meu direito termina, quando começa o do outro"!

  30. Sinceramente, acho que ela tem toda razão. É muito covarde de nossa parte deixar que turistas desavisados ponham as suas vidas em risco vindo visitar uma cidade violenta e entregue aos bandidos. Principalmente os europeus e americanos que vivem em países desenvolvidos onde é praticamente impossível de alguém assaltar com arma de fogo ou branca. Eu se fosse oriundo de algum país de 1º mundo não viria ao Brasil de forma nenhuma. Lá a gente pode andar a qualquer hora portando máquina fotográfica, celular, joias ou qualquer outro bem que o risco de ser assaltado é zero. Turista não venha ao Brasil pois a sua vida aqui não vale nada.

    1. Melhor comentário. O turista tem o direito de saber a real situação da segurança pública no RN, para que possa decidir se quer vir ou não.

  31. Sinceramente não acho que esteja errada. Eu já faço isto boca a boca. Natal não tem segurança alguma e é bom mesmo que caia o fluxo de turista, cai o dinheiro a entrar no estado e assim este governo toma uma medida energica.Sou uma pessoa que vivo fora do País, sofri um grande arrastão dentro de casa aí é não tenho coragem nem de visitar meus parentes. A verdade tem que ser dita.

  32. Em um Estado que vive essencialmente do turismo nos dias atuais, essa Senhora vem lançar uma campanha para que turistas deixem de visitar o nosso Estado? Meu Deus do céu, quanta ignorância! Se turistas deixaram de vir ao nosso Estado, pessoas ficarão desempregadas e isso com certeza fará aumentar ainda mais a criminalidade aqui. Será que tem gente que ainda compartilha ou curte uma página desta?
    E isso ainda parte de uma jornalista! A que ponto chegamos… E tem gente que ainda reclama de pessoas não formadas que trabalham na área e se dão bem. Pelo visto, os formados não demonstram essa capacidade toda para exigir dos outros um diploma não…

  33. Não tenho noção da dor dessa irmã, e concordo que algo deva ser feito e algum tipo de protesto também, mas é lamentável esse tipo de atitude que ela se propôs a fazer, colocando na lama o nome de uma cidade que não tem culpa pelo problema de insegurança que estamos passando.

    Cara Andréa, repense isso.

    1. Deixando milhares sem empregos os roubos,assassinatos crescerao rapidamente, talvez atingindo a propria senhora, PENSE

  34. Parabéns Andréa, neste país de corruptos e ladrões, as pessoas de fora do país, precisam saber a maquiagem que existe nestes estados falidos pela corrupção. As famílias do RN, precisam mais de segurança do que turismo. Pagamos nossos impostos e caros, para ter no mínimo respeito. Ajuste a casa e depois sim, trabalhem para poder trazer alguém de outros estados para nos visitar.

    1. Sandro, não discordo de se protestar. Mas não a população não tem culpa, que vive do turismo também não, é o único questionamento que faço. Abraços

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em nota de desagravo, Exatus reitera compromisso com a ética e a verdade

O Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa divulgou uma nota de desagravo para esclarecer alegações infundadas de fraude em suas pesquisas eleitorais. O Instituto enfatizou que a penalidade recebida decorreu de um erro formal no registro de dados, e não de manipulação de resultados. Com histórico de mais de 100 pesquisas realizadas desde sua fundação em 2020, o Exatus destacou seu compromisso com a precisão e a integridade, tomando medidas legais contra as acusações que atentam contra sua reputação. O Instituto reitera sua dedicação à veracidade e à ética em todas as operações.

Segue a nota:

Nota de Desagravo Público: Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa

O Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa, com imenso respeito ao público e aos princípios éticos que regem suas atividades, vem por meio desta nota repudiar veementemente as alegações infundadas e lesivas que têm circulado sobre a integridade de suas pesquisas eleitorais. É crucial esclarecer que a condenação sofrida pelo Instituto foi decorrente de uma irregularidade na divulgação de pesquisa, especificamente um erro formal relacionado ao registro tardio de dados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e não por fraude eleitoral ou manipulação de resultados.

Importante ressaltar que este lapso administrativo, já devidamente corrigido, ocorreu sem qualquer intenção de burlar procedimentos ou alterar dados estatísticos. As acusações de fraude, portanto, não apenas desvirtuam os fatos, mas também atentam contra a reputação de uma instituição que se pauta pela veracidade e pela ética em todas as suas operações.

Desde sua fundação em 2020 por Alex Viana, o Instituto Exatus tem contribuído com mais de 100 pesquisas eleitorais e de mercado, consolidando-se como uma entidade de respeito e credibilidade, integrante do mesmo grupo que publica o reconhecido jornal Agora RN. Nosso corpo técnico inclui profissionais altamente qualificados e experientes, incluindo estatísticos responsáveis e uma equipe de campo criteriosamente selecionada, todos comprometidos com a precisão e a integridade dos dados coletados.

O Instituto Exatus reitera que todas as pesquisas são conduzidas com rigor metodológico, incluindo o uso de sistemas de georreferenciamento que registram o local e horário de cada entrevista, proporcionando uma camada adicional de confiabilidade à nossa coleta de dados.

Diante das infundadas acusações de fraude e manipulação, o Instituto tomou as medidas legais necessárias, processando por calúnia e difamação aqueles que injustamente tentaram manchar sua reputação. Continuaremos a defender nossa integridade e a tomar todas as providências legais cabíveis para preservar nossa imagem e a confiança que o público deposita em nosso trabalho.

O Instituto Exatus permanece firme em seu compromisso com a excelência e a verdade, sempre aberto ao escrutínio público e ao diálogo construtivo para aprimorar suas práticas e corrigir quaisquer erros, mantendo-se como um pilar de confiança e precisão no mercado de pesquisas.

 

Exatus Consultoria e Pesquisa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concurso

Inscrições para concurso da Guarda Municipal de Parnamirim terminam nesta sexta (10)

Foto: Agência Brasília

As inscrições para o concurso público da Guarda Municipal de Parnamirim terminam na próxima sexta-feira (10). As inscrições devem ser feitas pela internet e custam R$ 160.

Ao todo, são 50 vagas imediatas e 100 para cadastro de reserva. Para concorrer é preciso ter ensino médio completo. O salário bas é de R$ 2.650, mais gratificação de risco de vida no valor de R$ 946, adicional noturno de R$ 120, e adicional de segurança pública de R$ 1.250.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 19 de maio de 2024, com as seguintes disciplinas Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Matemática, Noções de Direito Penal e Processual Penal, Legislação Extravagante.

Fonte: G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Kátia Pires solta nota de esclarecimento sobre apuração do TCE

Na tarde desta quarta-feira, 8, a candidata a prefeitura de Parnamirim, Kátia Pires, soltou uma nota pública afirmando que não possui nenhum processo judicial e nem condenação contra ela. Ela afirma na nota que, quando assumiu o cargo de vice prefeita de Parnamirim, procurou sua seccional e se licenciou do cargo de advogada e não exerceu nenhum ato privativo de advocacia. Além disso, ela também explica sobre o terreno doado, um dos alvos da apuração do TCE.

Confira a nota na íntegra:

 

Opinião dos leitores

  1. A verdade sempre prevalece, Kátia é diferente do condenado e da candidata da esquerda, nossa futura prefeita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro tem melhora nos quadros intestinal e infeccioso, diz boletim

Imagem: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou melhora gradativa do seu quadro infeccioso em decorrência da erisipela e continua recebendo tratamento endovenoso com antibióticos, de acordo com boletim médico divulgado no início da tarde desta quarta-feira (8/5).

Segundo o boletim, Bolsonaro também apresentou melhora no quadro intestinal, após um desconforto que o fez decidir pela internação no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na segunda-feira (6/5). Durante a manhã, o ex-presidente caminhou pelo corredor do hospital acompanhado por uma enfermeira. Nas redes sociais, ele publicou um vídeo em que diz estar se recuperando.

“O paciente evolui clinicamente estável e sem febre. Houve melhora da função intestinal e ele já caminhou no corredor nesta quarta-feira (8/5). Permanece recebendo o tratamento endovenoso com antibióticos para erisipela no membro inferior esquerdo, com melhora gradativa do quadro infeccioso”, diz o boletim médico.

Jair Bolsonaro está sob os cuidados do médico Antônio Luiz de Macedo, responsável por realizar a cirurgia de reconstrução do sistema digestivo do ex-presidente após o atentado à faca em setembro de 2018.

Internação em Manaus
No último sábado (4/5), Bolsonaro deu entrada no Hospital Santa Júlia, em Manaus (AM), com quadro de desidratação e erisipela na perna esquerda. Segundo o boletim médico, ele foi medicado e recebeu alta no mesmo dia, para cumprir agenda na cidade.

Na noite do mesmo dia, contudo, o ex-presidente precisou ser internado novamente e recebeu antibióticos. Segundo o boletim, não havia sinais de infecção em membros superiores e a evolução foi “satisfatória”. Bolsonaro já havia tratado uma erisipela em novembro de 2022, após a eleição presidencial.

Ainda de acordo com os médicos, Bolsonaro apresentou um “quadro de dor abdominal” na madrugada desta segunda-feira (6/4), “sem sinais de obstrução intestinal”. Por isso, decidiu ficar internado em São Paulo.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Prefeitura de Parnamirim promove ação de saúde bucal para crianças

Foto: Cedida

A saúde bucal das crianças em destaque na ação promovida nesta terça-feira (07), na escola Nossa Senhora da Guia, pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim. Orientações voltadas para a prevenção da cáries na infância, de forma lúdica e bem explicativa.

As crianças aprenderam sobre higiene bucal, desde a escovação até o uso de fio dental, bochechos… Em seguida, a equipe realizou avaliação dos alunos e aplicação de flúor. Por fim, foi feita a entrega dos kits odontológicos, com reforço das orientações e feedback dos professores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CCJ do Senado aprova aumento de cotas raciais para concurso público

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (8), por 17 votos favoráveis contra oito, o turno suplementar do Projeto de Lei 1.958, de 2021, que prorroga por mais 10 anos a política de cotas raciais para concursos públicos e processos seletivos para a administração pública federal, direta e indireta, incluindo fundações privadas e autarquias.

Como o projeto tramita em caráter terminativo, segue direto para análise da Câmara dos Deputados, sem precisar da aprovação do plenário do Senado. O tema terá que passar pelo plenário apenas se nove senadores apresentarem um recurso contra a matéria em até cinco dias úteis.

O projeto aprovado aumenta dos atuais 20% para 30% o total das vagas reservadas para cotas raciais, incluindo ainda os grupos dos indígenas e quilombolas. Atualmente, as cotas raciais para concursos alcançam apenas a população negra, que inclui pretos e pardos. A lei de cotas para concursos, de 2014, vence no dia 9 de junho.

O relator do projeto, senador Humberto Costa (PT-PE), rejeitou as quatro emendas apresentadas pelos senadores Sérgio Moro (União-PR), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Plínio Valério (PSDB-AM) e Rogério Marinho (PL-RN), que se manifestaram contra o projeto.

Para Costa, as emendas prejudicam a política de cotas raciais conforme previsto no projeto de lei. A CCJ ainda rejeitou todos os destaques apresentados pelos senadores contrários à matéria, mantendo o texto do relator Humberto Costa.

Pretos e pardos
A única alteração aceita pelo relator foi uma mudança de redação para trocar a palavra “negro” por “preto e pardo” após manifestação do senador Plínio Valério, que defendeu que pardo não seria o mesmo que negro. “E, quando ele for atrás da bolsa e disser que é negro, ele vai ser vítima de discriminação e acusado de fraudador, porque ele não é negro”, argumentou.

Humberto Costa explicou que a legislação prevê que negros são todas as pessoas que se declaram pretas ou pardos, conforme definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

“As pessoas que estão chateadas com essa possibilidade de serem consideradas negras, são negras”, disse o relator, acrescentando que a discussão se trata de “uma concepção preconceituosa”.

“Mas vamos fazer, porque o que interessa hoje é que a gente aprove essa definição”, concluiu, aceitando a mudança de redação.

Oposição
Parte dos senadores se opôs à matéria, principalmente sob o argumento de que as cotas deveriam ser apenas sociais, baseadas no nível de renda, e não com base na raça.

“Essa discussão de etnia eu acho que ela vai pelo lado errado, porque todos nós somos frutos da miscigenação. A discussão, na minha opinião, tinha que ser socioeconômica”, defendeu o senador Carlos Portinho (PL-RJ).

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) argumentou, por sua vez, que a população negra sofre preconceitos e discriminações que a população não negra não sofre, o que justificaria a política pública de cotas raciais.

“[É cômodo] porque você não é julgado pela sua cor da pele. Porque ninguém atravessa a rua quando um homem branco atravessa a rua, mas seja um homem preto para você ver que, diuturnamente, as pessoas atravessam a rua para sequer cruzar com o homem negro. Essa é a realidade desse país desigual”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Sou contra cotas raciais. E o preconceito justificando o preconceito. Somos todos uma mistura. Demagogia plena.

  2. A Constituição Federal diz que somos todos iguais perante a lei. Eu como leigo não entendo esse negócio de cotas.

  3. Cota deveria ser para pobre!
    E o negro rico precisa estar em cota?
    Por outro lado, é um reconhecimento de que os beneficiados pelas cotas tem um QI/capacidade menor que os demais. Isso acaba com o sujeito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Mais de 700 celulares são roubados por mês no RN

Foto: Divulgação

Um celular é roubado por hora no Rio Grande do Norte. Ao menos é o que informou o balanço divulgado nesta quarta-feira (8) pela Secretaria de Segurança do RN (Sesed), dos primeiros quatro meses de 2024.

O levantamento aponta que foram registrados 2.829 Boletins de Ocorrência de roubos de celular no estado, até o mês de abril, o que proporcionalmente calculado contabiliza 707 celulares roubados por mês.

Apesar do número expressivo, o RN obteve uma redução no número de casos. Em 2023, no mesmo período, 3.389 aparelhos celulares já haviam sido roubados, de acordo com a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE).

Fonte: Portal 96Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bombeiros do RN lançam campanha de doação para gaúchos

Foto: Cedida

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), em parceria com o Governo do Estado e os Correios, abre as portas dos seus quartéis e lança oficialmente, nesta quarta-feira (8), a Campanha “Mãos que Salvam”, destinada a ajudar às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A campanha seguirá até o dia de 7 de junho e a população pode colaborar doando alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, água sanitária, sabão em pó, panos de chão, desinfetante, lencóis, tolhas de banho e materiais de higiene pessoal, deixando os itens em qualquer Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, na capital e interior do Estado.

Para o comandante-geral do CBMRN, coronel Monteiro, o povo potiguar é conhecido pela humanidade e sensibilidade a quem mais precisa, e não temos dúvidas que iremos arrecadar toneladas de doações que irão diminuir o sofrimento da população do Rio Grande do Sul. “Já começamos a campanha com mais de 20 toneladas de doações que haviam sido entregues pelas mães na Caminhada da Mãe Potiguar, realizada no última sábado (4) e iremos acrescentar muito mais com ajuda de todos. É uma corrente do bem e todos estão envolvidos”, disse o coronel.

Coordenação Geral da Campanha:
Coronel Denise Figueiredo (84) 98106-7733

LOCAIS DE ENTREGA DAS DOAÇÕES NOS QUARTÉIS DO CBMRN

NATAL – Av. Prudente de Morais, 2410, Barro Vermelho;

PARNAMIRIM – Rua Padre João Maria, 06 – Cohabinal;

SÃO GONÇALO DO AMARANTE – BR – 101 Norte, Distrito Industrial de São Gonçalo do Amarante (próximo a Indústria Textil Guararapes);

MOSSORÓ – Rua Felipe Camarão, Bairro Aeroporto, S/N;

APODÍ – Rodovia BR 405, ao lado do Posto Lajeado;

PAU DOS FERROS – Rodovia BR 405, Km 03, nº 1997, Bairro Arizona;

ASSÚ – Rua Antônio Basílio Quaresma nº 77, Bairro Novo Horizonte;

CAICÓ – Rodovia RN 228, KM 49, Aeródromo Rui Mariz, Bairro Samanau;

CURRAIS NOVOS – Rua Dr. João Dutra de Almeida – Currais Novos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sem água, luz e comida, prefeito decide evacuar município inteiro do Rio Grande do Sul

Foto: Daiane Gonçalves/CNN

A gestão municipal de Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, decidiu evacuar município inteiro diante da inundação sem precedentes que afetou 100% de sua área urbana.

O prefeito Ernani de Freitas (PDT) destacou que a cidade, com cerca de 40 mil habitantes, enfrenta escassez de água, energia elétrica, provisões alimentares e comunicação telefônica, tornando inviável a permanência dos residentes. As informações são da CNN.

“É uma situação de horror. Não há uma casa que não foi tomada pela água. Não temos um comércio em condições de abrir as portas. Vamos ter que começar do zero, inclusive eu”, relatou o líder municipal, cuja própria casa foi afetada pela inundação do Rio Guaíba.

Além disso, o município enfrenta o desafio da falta de abrigos seguros para os deslocados. Inicialmente, os mais atingidos foram levados para as margens de uma rodovia, porém, com o passar dos dias, o número de desabrigados aumentou e parte da população foi resgatada por barcos para cidades vizinhas, como Porto Alegre e Guaíba.

“Tive pegar essas pessoas e colocar na BR, ao relento, porque era o único lugar seguro. Até o prédio da prefeitura tá tomado pela água. Tu não consegue comprar um quilo de arroz no centro de Eldorado do Sul. É uma situação que jamais alguém no mundo pode imaginar o que estamos enfrentando”, desabafou Ernani.

Com as vias terrestres completamente intransitáveis, o município conta com o auxílio de aeronaves do governo federal e estadual, além de voluntários que estão resgatando moradores utilizando barcos e motos aquáticas.

“Estou aceitando todo tipo de ajuda. Cidades que possam receber 200, 300, 500 pessoas por pelo menos 15 dias. Nós temos ainda uns 2 mil desabrigados. Preciso evacuar a cidade porque estamos sem água, sem energia e sem comida”, afirmou o prefeito.

Fonte: Agora RN

Opinião dos leitores

  1. Mais o que importa é que os deputados e senadores bolsonaristas foram ao show da Madonna…(e a Janja não foi, viu boiada imunda…mais uma mentira disseminada por vcs).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

“Lula me liga para perguntar preço disso, preço daquilo”, diz Haddad

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liga para perguntar sobre o preço das coisas. A declaração foi dada, nesta quarta-feira (8/5), durante o programa Bom dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“O Lula liga para me perguntar coisas do tipo o preço disso, o preço daquilo. Ontem mesmo ele estava aqui falando do preço do arroz, da determinação que deu para verificar o caso de importar o arroz”, comentou o ministro.

De acordo com Haddad, há diversos pontos que envolvem clima, financiamento e problemas que fazem com que “o presidente esteja preocupado com as questões dos alimentos”.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. só quem é muito rico não sabe preço de nada. Ainda acham que ele é um coitadinho, pense num povo alienado este da esquerda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *