Jornalismo

Segunda-feira do Caos

Segunda-Feira a população de Natal amanhece sem os serviços da Policia Civil, Professores do Estado, Detran, Secretaria de Tributação e sem transporte coletivo. Os motoristas também páram segunda. Já imaginaram como será o começo da semana na cidade do sol?

 Marco Carvalho para Tribuna do Norte:

A próxima semana começará ainda mais complicada para a população potiguar e para administração estadual. Outras duas categorias, os servidores do Detran e da Secretaria Estadual de Tributação, anunciaram que irão paralisar os serviços prestados à população por tempo indeterminado. A decisão eleva para quatro o número de setores da administração estadual que estarão em greve na segunda-feira (23). Cumprimento do plano de cargos é  a  reivindicação comum.

As paralisações dos professores da rede estadual de ensino, deflagrada desde o dia 2 de maio, e dos policiais civis e escrivães, iniciada na terça-feira passada, estão mantidas. A partir de agora, o Governo do Estado terá que arranjar mais fatias no orçamento para tentar negociar unificadamente com as classes paralisadas.

Na quinta-feira passada, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso Fernandes, descartou que o Executivo negocie com qualquer categoria  isoladamente. “Não podemos negociar fatiando a administração pública, porque o funcionalismo é um só”, disse em entrevista à TRIBUNA DO NORTE.

Detran

Quem deixou para emplacar o carro ou renovar a carteira de habilitação para a próxima semana não poderá fazê-lo a partir de segunda-feira. Os 260 servidores do Detran no estado, cerca de 150 em Natal, estarão parcialmente paralisados devido a busca de direitos e a negociação com o governo.

A categoria cobra, além de melhorias salarias, melhores condições de trabalho, como aquisição de equipamentos de segurança e aparelhos que otimizem o serviço. O presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai/RN), Santino Arruda, mostrou outro ponto de pauta da greve. “O concurso realizado em dezembro passado, quando foram aprovadas 285 pessoas, ainda não foi homologado e a situação relativa à quantidade de servidores está caótica”, disse.

O outro ponto dos servidores do Detran é comum às demais categorias paralisadas ou que ameaçam greve: o cumprimento do plano de cargos prometido para março. “Realizamos assembléia no mês de março e decidimos aguardar o Governo. Mas já estamos chegando ao final de maio e não houve nenhuma comunicação. Quando surgirá alguma proposta?”, protestou Arruda.

De acordo com o sindicalista, os trabalhadores do departamento de trânsito passaram 10 anos sem reajuste salarial e no ano passado foi aprovado o plano de cargos depois de três greves realizadas no ano de 2006, 2008 e 2009. “Ocorre uma média de 300 processos de emplacamento por dia. O serviço só não irá parar completamente devido aos funcionários com cargos comissionados”, afirmou.

Tributação

Ontem, foi o último dia de trabalho  dos técnicos da Secretaria Estadual de Tributação, que também reivindica o plano de cargos. O técnico João Luís Pereira Pinto faz parte do comado de greve e disse que a categoria é uma das 14 que estão à espera da implantação do 70% restantes do plano de carreira que foi aprovado em 2010. “Não vão funcionar digitação de documentos, emissão e saída de notas fiscais, a área de informática e o protocolo”, avisou ele, a respeito da decisão tomada pelo pessoal administrativo.

Opinião dos leitores

  1. Essa segunda vai ficar marcada na vida dos potiguares.
    Atenção governantes esse ano não tem eleição + ano q vem é tudinho dando um de bonzinho com a população.

    Parabéns pelo Blog B.G.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Evento de Lula em Natal trava trânsito no entorno da Arena das Dunas e irrita motoristas

Tudo parado! A presença do presidente Lula em evento do PT marcado para as 17h desta quinta-feira(20) na Arena das Dunas já está afetando o trânsito nos arredores do estádio.

O trânsito na Av. Prudente de Morais, no sentido centro, no trecho da ponte estaiada e na altura do Ginásio do DED está praticamente parado e motoristas buscam rotas alternativas. Imagens enviadas ao BLOGDOBG mostram o intenso trânsito na região, incomum para o horário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ANS barra reajustes e cancelamentos anunciados pela Hapvida para quase 1 milhão de contratos e abre investigação contra a empresa

Foto: reprodução

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou, de forma preventiva, que a Hapvida não implemente reajustes de dois dígitos nem rescinda cerca de 947 mil contratos até que a agência analise as medidas anunciadas pela operadora.

A ANS notificou a empresa e vai investigar se as mudanças podem configurar seleção de risco, prática que pode envolver a tentativa de restringir ou cancelar contratos de beneficiários considerados mais custosos, como idosos ou pessoas com histórico de saúde mais complexo.

O número corresponde a cerca de 12% da carteira da Hapvida. A operadora afirma que as medidas estão relacionadas principalmente a contratos inadimplentes e à renegociação de grandes planos coletivos empresariais com desequilíbrio financeiro.

A decisão ocorreu após a Hapvida registrar lucro líquido ajustado de R$ 12,5 milhões no segundo trimestre, queda de 95,8% em relação ao mesmo período de 2025.

Segundo a empresa, as negociações ocorrem dentro dos períodos de renovação dos contratos e não significam necessariamente cancelamento. A Hapvida também afirmou que não foi devidamente notificada pela ANS e solicitou uma audiência para apresentar esclarecimentos e informações técnicas sobre as medidas.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“EFEITO LULA”: Usuários de aplicativo de GPS sinalizam ‘alerta de segurança’ no entorno da Arena das Dunas, local onde presidente participa de ato do PT

Circulam em grupos de WhatsApp e nas redes sociais prints de aplicativos de GPS, sinalizando ‘alerta de segurança’ ou ‘área perigosa’ no entorno da Arena das Dunas, em Natal, nesta quinta-feira (20), data na qual o presidente Lula participa de um ato da campanha pela reeleição no local.

O que chama a atenção é que o ícone que representa o alerta possui a imagem de um bandido. A ‘brincadeira’ não é inédita, e costuma ser feita por usuários do aplicativo que são opositores do presidente nas cidades por onde ele passa.

O aplicativo funciona baseado em alertas que são enviados ao sistema pelos próprios usuários. Eles podem sinalizar desde acidentes, veículos parados e também buracos na pista, por exemplo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] BG comenta que voltar a discutir exigência de diploma de jornalista é casuísmo jurídico para prejudicar a liberdade da imprensa

Após a repercussão negativa da decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a quebra do sigilo da fonte de um jornalista do Maranhão, o STF voltou a discutir, 17 anos depois, a exigência de diploma para o exercício do jornalismo. No programa Meio Dia RN desta quinta-feira (20), BG criticou a proposta dizendo que se tratava de mero “oportunismo” e uma “ameaça à liberdade de imprensa”.

“Usar o tema do diploma de jornalismo como pano de fundo para atingir a liberdade de expressão ou atingir aqueles que, por méritos próprios, conseguiram espaço na imprensa para publicar sobre os desmantos e os absurdos cometidos por esses deuses é puro oportunismo. Nós não podemos deixar isso prosperar”, criticou BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz inaugura primeiro shopping rural do Rio Grande do Norte neste domingo

Novo espaço promete fortalecer a cultura, a gastronomia, a economia e o desenvolvimento do município

A Prefeitura Municipal de Extremoz realiza, neste domingo (23), a inauguração do primeiro shopping rural do Rio Grande do Norte. O novo equipamento chega como mais uma iniciativa da gestão municipal para valorizar as potencialidades de Extremoz, fortalecer a economia local e abrir novos caminhos para o desenvolvimento do município.

Localizado ao lado da Casa Clara Camarão, o espaço foi pensado para reunir, em um só lugar, elementos que representam a identidade e a riqueza cultural da cidade, com destaque para a gastronomia, o artesanato, a cultura e a produção local.

A inauguração marca um novo momento para Extremoz, criando oportunidades para empreendedores, produtores e comerciantes, além de oferecer à população e aos visitantes um novo espaço de convivência, lazer e valorização das tradições do município.

“Estamos criando novas oportunidades para a nossa cidade e valorizando aquilo que Extremoz tem de melhor. O shopping rural representa cultura, gastronomia, geração de oportunidades e desenvolvimento. É mais um passo para construir novos caminhos para o nosso município”, destaca a gestão municipal.

A programação de inauguração terá início a partir das 15h, reunindo população, empreendedores, produtores e convidados para celebrar a entrega desse novo espaço.

Com a iniciativa, Extremoz reforça seu potencial turístico e econômico e amplia as ações voltadas à valorização da cultura e da produção local.

Serviço
📍 Inauguração do primeiro Shopping Rural do RN
📅 Domingo, 23 de agosto
⏰ A partir das 15h
📌 Ao lado da Casa Clara Camarão – Extremoz/RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “FALTA DE RESPEITO E CONSIDERAÇÃO”: Mulher admite ter ateado fogo em carro de servidor da Câmara de Natal após fim de relacionamento

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Grupo Agora RN (@agorarn)

Uma mulher afirmou, em uma publicação nas redes sociais, que foi responsável por atear fogo no carro de um servidor da Câmara Municipal de Natal. O veículo foi incendiado na quarta-feira (19), na Avenida Campos Sales à sede do Legislativo Municipal.

Na publicação, a mulher relata que a atitude não teria sido motivada por ciúmes, mas por “falta de respeito e consideração” após um relacionamento de aproximadamente 30 anos.

O incêndio provocou muita fumaça e mobilizou populares, que tentaram conter as chamas com extintores. Agentes da STTU isolaram a área e o Corpo de Bombeiros foi acionado. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre a identidade dos envolvidos, as circunstâncias do caso ou eventual investigação policial. O carro ficou danificado, mas o valor do prejuízo ainda não foi informado.

Com informações do Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PREOCUPAÇÃO NO PT: Pesquisas apontam que Marcola pode desgastar mais Lula que Lulinha

Fotos: Agência Brasil/Divulgação/Metrópoles

Integrantes do PT e da campanha de Lula encomendaram pesquisas internas para medir o impacto das denúncias envolvendo Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e Marco Aurélio Santana, o Marcola, ex-chefe de gabinete e homem de confiança do presidente.

Segundo o Metrópoles, os levantamentos indicam que, até agora, as denúncias contra os dois não provocaram impacto significativo na imagem de Lula. A maior preocupação da campanha, porém, é com Marcola, devido à proximidade que mantinha com o presidente. Ele circulava pela sala de Lula e atuava inclusive como intermediário de ligações.

Em relação a Lulinha, a avaliação interna é de que o filho do presidente já teve o nome envolvido em episódios de eleições anteriores e, por isso, as denúncias atuais ainda não teriam causado desgaste relevante. Esse cenário pode mudar caso novos fatos sejam revelados.

Lulinha e Marcola estão na mira da Polícia Federal por relações com a lobista Roberta Luchsinger. Conforme já revelou o Metrópoles, ela comprou joias de diamantes e deu presentes a Marcola, que também recebeu R$ 249 mil em empréstimo da lobista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

LEI SECA: PRF no RN ainda não tem equipamento para detectar drogas em motoristas

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte (PRF-RN) ainda não possui drogômetro, equipamento usado para detectar o consumo de drogas como maconha e cocaína por motoristas. Segundo a corporação, também não há previsão para a chegada do aparelho ao estado.

A falta do equipamento ocorre após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovar novas regras para as fiscalizações da Lei Seca, que passam a incluir procedimentos para identificar o uso de outras substâncias psicoativas, além do álcool.

A PRF-RN informou que já testou cinco marcas de drogômetros desde 2019. No entanto, mesmo sem o aparelho, a fiscalização pode identificar alteração da capacidade psicomotora por outros meios, como avaliação de sinais apresentados pelo motorista, exames, imagens e vídeos.

As novas regras entram em vigor após publicação no Diário Oficial da União, com prazo de 60 dias para adaptação dos órgãos de trânsito.

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula vem ao RN para tentar alavancar Cadu, mas Fátima é âncora do PT na disputa pelo Governo do Estado

Foto: Reprodução

Lula desembarca nesta quinta-feira (20) no Rio Grande do Norte para participar de um ato político da campanha do PT ao Governo do Estado, Cadu Xavier, às 17h, na Arena das Dunas, em Natal. A vinda do presidente é a grande aposta do partido para turbinar a candidatura de “Cadu de Lula”, que vem crescendo nas pesquisas e sonha em chegar ao segundo turno.

A aposta não é à toa. A Pesquisa BG/Instituto Perfil, divulgada pelo Blog do BG, mostra Lula com 62,38% de aprovação entre os potiguares e quase 57% das intenções de voto no cenário estimulado. O levantamento ouviu 1.600 eleitores entre os dias 13 e 16 de agosto, com margem de erro de 2,45 pontos percentuais, margem de confiança de 95% e está registrado no TSE sob os números BR-06188/2026 / TRE RN-00522/2026.

O problema para Cadu é que o mesmo palanque que traz Lula também carrega Fátima Bezerra, que apresenta números bem menos favoráveis. A governadora aparece com 56,18% de desaprovação, contra 34,63% de aprovação, segundo a mesma pesquisa BG/Perfil.

Enquanto o PT tenta explorar a força eleitoral de Lula para impulsionar Cadu, terá de lidar ao mesmo tempo com o peso negativo da avaliação do governo estadual. É uma equação delicada para a campanha: Lula pode funcionar como motor para levar Cadu ao segundo turno, enquanto Fátima pode atuar como âncora, puxando o candidato para baixo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ELEIÇÕES 2026: Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta; serviço está disponível em Natal, Mossoró e Parnamirim

Foto: Divulgação TSE

Termina nesta quinta-feira (20) o prazo para solicitar o voto em trânsito nas Eleições 2026. No Rio Grande do Norte, Natal, Mossoró e Parnamirim estão aptas a receber eleitores que estarão fora de seu domicílio eleitoral nos dias de votação.

O pedido pode ser feito pela internet, na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção de transferência temporária do local de votação, ou presencialmente em qualquer cartório eleitoral, com apresentação de documento oficial com foto.

Quem votar em trânsito dentro do próprio estado poderá escolher candidatos para todos os cargos em disputa. Já quem estiver em outro estado poderá votar apenas para presidente da República.

Também termina nesta quinta o prazo para alterar ou cancelar pedidos já realizados. Quem solicitar o voto em trânsito e não comparecer ao local escolhido terá de justificar a ausência pelo aplicativo e-Título.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *