Sesap realiza primeira captação de órgãos deste ano

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), realizou nesta quarta-feira (08), a primeira captação de órgãos deste ano. Foram retirados os dois rins de um doador com morte encefálica comprovada. Apesar do Rio Grande do Norte realizar o transplante de rim e possuir pacientes na fila de espera, não foi encontrado nenhum receptor compatível. Por essa razão, os órgãos extraídos serão enviados, na tarde de hoje, para o Rio Grande do Sul, onde há um paciente receptor.

Os rins seguirão do HMWG, armazenados em uma caixa térmica, direto para o aeroporto Augusto Severo, em um voo comercial, sob a guarda do comandante da aeronave. Chegando ao destino, será imediatamente levado para a unidade de saúde onde será feito o procedimento cirúrgico.

O sucesso da captação dos rins só foi possível graças à ação conjunta de vários atores como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba (onde o paciente estava internado), o HMWG (que realizou a captação dos órgãos) e o Samu Metropolitano (que fez o transporte do paciente).

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Marcos Aurélio disse:

    Frisando ainda, Armando, que as vezes o que estamos querendo dizer é que a "mera presença" de policiais (em duplas) a pé ou de carro, fazendo rondas, um posto policial aberto com efetivo mínimo necessário de homens e veículos para intervenções rápidas ou mesmo somente assistência, já SERVEM PARA "INIBIR" a ação de possíveis criminosos. Essa me parece a questão de fundo, A PRESENÇA INIBIDORA. Não estou querendo tecer comentários sobre toda a complexidade que envolve a questão da Segurança como um todo, pois quando se trata de "outras inseguranças no país" a culpa é sempre do Governo Federal e esquecem de que essa complexidade descrita pelo senhor existe e influencia fortemente o esquema todo, além dos fatores já expostos nos filmes TROPA DE ELITE I E II.

  2. Marcos Aurélio disse:

    Armando, a questão não é de se botar a culpa em alguém. pois não atribuí a culpa a ninguém especificamente, só descrevi o quadro da SEGURANÇA PÚBLICA NO RN. Porém acredito que muita gente deve saber quem é RESPONSÁVEL por tal GARANTIA CONSTITUCIONAL consolidada no DIREITO ADMINISTRATIVO, não é?
    Isso mesmo, o(a) responsável é o(a) GOVERNADOR(a) do Estado, que nomeia um Secretário competente para SERVIR a pasta (e não apenas para se promover, se filiando a partidos políticos e se viabilizando para candidaturas como temos visto em nossas plagas) e dá todas as condições viabilizando a construção de um Plano de Segurança dentro das possibilidades e limitações que estão postas. Planejamento, essa palavra que nesse Governo atinge os maiores patamares de calamidade, pois não somos ingênuos ao ponto de afirmar que o tema Planejamento já foi muito melhor tratado em outros governos, mas verificamos que nesse atual Governo esse é um dos piores temas retratados. Sem CREDIBILIDADE não há LIDERANÇA. Sem LIDERANÇA não há VISÃO DE FUTURO, CONFIANÇA E MOTIVAÇÃO. Sem PLANO DE GOVERNO ou mesmo, sem VISÃO DE ESTADO, nos limitamos ao velho e carcomido "FEIJÃO COM ARROZ" da politicagem do "toma lá dá cá" da politicagem mesquinha recheada de CORONELISMO, ARROGÂNCIA, PREPOTÊNCIA, FALTA DE DIÁLOGO COM A SOCIEDADE, INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS, ENTIDADES POLÍTICAS E SOCIAIS, ETC, não se pode vislumbrar outra coisa senão o CAOS instalado que já supera e muito, o desastre protagonizado pela BORBOLETA MICARLA, apoiada pelos mesmos interlocutores, que hoje fogem da Rosa de Mossoró como o diabo foge da cruz, na liderança do Senhor José Agripino Maia.
    Assim, Armando, se vc reparar bem o que escrevi, ou melhor, transcrevi de uma reportagem que já está em todas as edições de jornais do estado, é a pura realidade, sem qualquer juízo de valor direto, apenas uma alusão aos apelos propagandísticos de que estão sendo investidos recursos na tal SEGURANÇA PÚBLICA, que não consegue mais nem proteger os seus servidores, quanto mais a sociedade que paga os seus salários. É ou não é a DECRETAÇÃO DA FALÊNCIA?

  3. armando disse:

    Amigo marco Aurelio você não deve botar a culpa toda na policia, quando esses bandidos forem presos pela policia vai se constatar o seguinte 1 já foram presos anteriormente, 2 no minimo um ou dois esta no regime semi aberto 3 um ou mais esta foragido do sistema prisional porque tinha bom comportamento e foi passar o natal em casa, 4 no meio do bando tem menor infrator e nois sabemos o que da para o menor ou seja nada. Então por fim a policia não e deus e nem deputado.

  4. Marcos Aurélio disse:

    RETRATO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO RIO GRANDE SEM SORTE:
    POLÍCIA – 08/01/2014 – 14:01
    "Delegada é assaltada na praia de Zumbi, procura a polícia e não consegue achar."
    "A gente sabe que o assalto pode acontecer, mas é complicado procurar o atendimento da polícia e não conseguir. Fica o sentimento de revolta". O relato é da delegada Virgínia Karla Gomes, que foi uma das vítimas de um assalto a uma casa na praia de Zumbi, no litoral Norte do estado. Assessora da Corregedoria Geral da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed) e integrante do Conselho Superior da Polícia Civil do Estado, a delegada e outras nove pessoas tiveram quase todos os seus pertences roubados na última segunda-feira (6), desabafou a delegada. (FONTE: BLOGDEASSIS)
    E AMEGA OPERAÇÃO PRAIA SEGURA, HEIN?
    E O simulador de tiros HEIN?
    E O HELICÓPTERO HEIN?
    CORRAM QUE A POLÍCIA VEM AÍ!

COMENTE AQUI