Política

“Só na fraude o nove dedos volta. Se Congresso aprovar e promulgar, teremos voto impresso”, diz Bolsonaro

Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro manteve o silêncio na manhã desta segunda-feira sobre as 500 mil mortes pela Covid-19 no Brasil. Desde sábado, quando o país ultrapassou a marca, Bolsonaro tem preferido comentar outros assuntos.

O Brasil já acumula 501.918 óbitos pela doença, de acordo com os dados foram reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que compila informações divulgadas pelas secretarias estaduais de Saúde.

Durante conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, Bolsonaro voltou a defender a implementação do voto impresso para as eleições presidenciais de 2022. Ele chamou o ex-presidente Lula de “nove dedos” e disse que o petista só volta ao cargo se houver fraude.

— Só na fraude o nove dedos volta. Se Congresso aprovar e promulgar, teremos voto impresso. Não vai ser uma canetada de um cidadão como esse daqui que não vai ter voto impresso — disse Bolsonaro.

Desde a eleição de 2018, o presidente afirma, sem apresentar provas, que há fraude nas eleições com as urnas eletrônicas. No entanto, nunca foi registrada a comprovação de qualquer tipo de irregularidade que pudesse modificar o resultado das eleições no Brasil. Segundo a oposição, a estretégia do presidente é uma forma de fragilizar as instituições e de preparar o caminho para que ele questione o resultado em 2022, caso não seja reeleito.

O presidente também destacou que, nesta semana, deve ser votada a proposta que altera regras de cobrança do ICMS sobre combustíveis. Em fevereiro, em meio a insatisfações de caminhoneiros com as altas no combustível, Bolsonaro enviou à Câmara um projeto de lei que estabelece um valor fixo e único de ICMS dos combustíveis para todos os estados.

Bolsonaro afirmou estar confiante na atuação do presidente da Câmara, Arthur Lira, para aprovação da proposta. Apesar de reconhecer que “há dificuldades”, ele acredita que “dá para aprovar”.

— Eu acho que dá pra gente aprovar, porque cada governador vai ter quanto é o seu ICMS. A gente resolve a questão do combustível no Brasil — garantiu.

Na semana passada, Bolsonaro declarou que avaliava entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar estados a definirem o valor do ICMS.

Na conversa com os apoiadores, Bolsonaro também comentou que em julho vai indicar um novo ministro do Supremo e que, quem for eleito em 2022, indicará mais dois ministros.

Bolsonaro foi para São Paulo nesta manhã onde participa de cerimônia de formatura da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. se os eleitores brasileiros cegarem na polarização, votando em péssimo e horrível, com voto impresso ou não, eu que votei no bolsocloroque em 2018, agora voto no 9 dedos … o Pt é mais fácil derrubar pois já derrubamos uma vez. já esse já o bolsoimunreb. é liso como mussun…

  2. Bem ao estilo desse governo incompetente criando factoides para desviar a atenção dos bestas para assuntos mais importantes como as 500.000 mortes por Covid, aumentos sucessivos do gás de cozinha, combustíveis e etc…

  3. O lixo ambulante já sabe que toma na tarraqueta ano que vem… Ele e sua boiada
    A posse de Lula já tem dia e hora.

  4. E Bolsonaro morrendo de medo dos nove dedos, estamos lascados com a disputa do péssimo contra o terrível.

  5. Com ou sem voto impresso, Lulaladrão poderá voltar legitimamente eleito por culpa exatamente do MINTO das rachadinhas… Ele deve estar querendo usar a mesma estratégia que Trump usou nos EEUUAA para deslegitimar sua derrota nas urnas!

    1. Essa declaração de quem foi beneficiado pela fraude deveria resultar num impeachment. Como pode o cara foi eleito, tem certeza que houve fraude e ainda continua no cargo, tem que destituir, indicar onde foi a fraude e convocar novas eleições. Isso é apenas o óbvio, ou teremos que conviver com um eleito ilegalmente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula e Flávio Bolsonaro aparecem em empate técnico no 2º turno, diz PoderData

Foto: Reprodução

Uma nova pesquisa eleitoral aponta um cenário de forte equilíbrio entre o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) em uma simulação de 2º turno. Segundo levantamento PoderData/Aya, divulgado nesta quinta-feira (25), Lula aparece com 46% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro registra 43%.

A diferença de três pontos percentuais coloca os dois pré-candidatos dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, configurando empate técnico.

O resultado indica um cenário de disputa apertada e de alta competitividade entre os dois nomes testados, sem vantagem consolidada para nenhum dos lados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF prende suspeitos e bloqueia R$ 54 bilhões em bens em investigação das Lojas Americanas

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (25), uma nova fase da investigação sobre as fraudes contábeis nas Lojas Americanas, caso que revelou um rombo estimado em R$ 24 bilhões e se tornou um dos maiores escândalos financeiros do país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereador do PT é preso em operação contra PCC e suspeita de lavagem de dinheiro

Foto: Reprodução

O vereador da cidade de São Paulo Senival Moura, do PT, foi preso nesta quinta-feira (25) durante uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo que investiga o Primeiro Comando da Capital (PCC) e um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado a uma empresa de transporte público.

A ação faz parte da Operação Última Parada, que também tem como alvo integrantes da facção criminosa e dirigentes da concessionária Transunião.

Ao todo, a Justiça expediu cinco mandados de prisão e 104 mandados de busca e apreensão, cumpridos em cidades de São Paulo, na Grande São Paulo, no interior do estado e em Extrema (MG). Entre os presos estão o vereador e o presidente da empresa, Lourival de França Monário.

As investigações tiveram início após o assassinato de Adauto Soares Jorge, então presidente da concessionária, em 2020. A partir desse caso, equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) identificaram indícios de possível influência do PCC na administração da empresa.

Segundo os investigadores, teria sido identificado um núcleo paralelo dentro da concessionária, responsável por decisões estratégicas e movimentações financeiras. Também há suspeitas de irregularidades na evolução do capital social da Transunião, que teria passado de pouco mais de R$ 100 mil para mais de R$ 50 milhões, sem comprovação clara da origem dos recursos.

Em 2025, a empresa recebeu mais de R$ 300 milhões do sistema municipal de transporte coletivo. Para os investigadores, parte dessa estrutura pode ter sido usada para dar aparência de legalidade a recursos ligados ao crime organizado.

A Justiça determinou o bloqueio de até R$ 194 milhões em contas bancárias, além da indisponibilidade de veículos, imóveis e embarcações ligados aos investigados. Também foi determinado o afastamento da diretoria da concessionária e a comunicação à Prefeitura de São Paulo para possível intervenção no serviço de transporte.

A Operação Última Parada mobilizou cerca de 350 policiais civis, além de promotores do Gaeco e equipes especializadas. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a análise da movimentação financeira do grupo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente nacional do PL reage a vídeo de Michelle sobre Flávio Bolsonaro: “Vamos ter paciência”

Foto: Reprodução

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, minimizou os efeitos políticos do vídeo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com críticas ao senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ), publicado nesta quarta-feira (24).

Ele minimizou os impactos negativos e pregou “paciência” para resolver os atritos no clã Bolsonaro, em entrevista à coluna Igor Gadelha, do Metrópoles.

Não (vai prejudicar Flávio). Vamos ter paciência, vamos resolver”, afirmou Valdemar à coluna por mensagem de texto enviada direto da Copa, nos Estados Unidos.

Em dois vídeos publicados nas redes sociais, Michelle expôs o desconforto com Flávio. Na gravação, a ex-primeira-dama relata ter se sentido “traída” e “apunhalada” pelo senador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após fala de Michelle, Flávio Bolsonaro diz que “nunca maltratou” e pede desculpas se ofendeu

Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro se pronunciou nesta quarta-feira (25) após declarações da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que afirmou ter sido “maltratada e humilhada” em uma conversa com ele.

Flávio disse que “nunca maltratou ou humilhou uma mulher” e afirmou que, caso tenha ocorrido qualquer interpretação nesse sentido, pede desculpas. Ele reforçou respeito por Michelle e destacou o papel dela à frente do PL Mulher e no apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Em nenhum momento ofendi ou tive a intenção de ofender a Michelle. Se o fiz em algum momento, mais uma vez, peço desculpas”, declarou o senador. Ele também afirmou reconhecer o trabalho dela e o cuidado com a família.

O posicionamento ocorre após a divulgação de vídeos de Michelle em que ela afirma ter se sentido “humilhada” por Flávio em uma ligação telefônica. Segundo ela, o senador teria criticado sua participação em decisões internas do partido.

Flávio, por outro lado, afirmou que tentou contato com Michelle pela manhã para convidá-la a uma reunião com lideranças femininas organizada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), mas disse que não obteve retorno.

O episódio expõe um atrito interno no campo político ligado ao PL, envolvendo divergências sobre decisões partidárias e articulações regionais.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Tremor da Venezuela é sentido no Brasil e assusta moradores em capitais do Norte

Imagens: Reprodução/Metrópoles

Os tremores registrados na Venezuela nesta quarta-feira (24) também foram percebidos em diferentes cidades da região Norte do Brasil, causando susto entre moradores de capitais como Belém (PA), Manaus (AM), Macapá (AP) e Boa Vista (RR).

Em diversos bairros, moradores relataram sensação de vibração em prédios e residências, conforme informações do Metrópoles. Em alguns casos, houve saída preventiva de apartamentos e edifícios até a verificação da situação pelas equipes responsáveis.

Em Belém, a Prefeitura informou que a Defesa Civil passou a monitorar o cenário. De forma preventiva, alguns prédios nos bairros do Umarizal, Jurunas, Cremação e Pedreira chegaram a ser evacuados para avaliação técnica.

O prefeito Igor Normando (MDB) pediu cautela à população e orientou que as pessoas sigam as recomendações dos órgãos oficiais. Segundo ele, a prioridade é garantir segurança durante a verificação das estruturas.

Em Manaus, relatos nas redes sociais indicam que o tremor foi sentido em diferentes bairros. Vídeos mostram objetos se movendo por alguns segundos, o que levou moradores a deixar imóveis para entender o que estava acontecendo.

No Amapá, principalmente em Macapá, ao menos três edifícios foram evacuados por precaução. O Corpo de Bombeiros foi acionado para inspeções e acompanhamento da ocorrência em vários pontos da capital.

Até o momento, não há registro de feridos nem de danos estruturais significativos nas cidades brasileiras. As autoridades seguem monitorando a situação após o terremoto de magnitude 7,1 registrado no território venezuelano, com epicentro próximo à cidade de Morón, no norte do país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após terremotos, Lula manda Itamaraty avaliar possível ajuda do Brasil à Venezuela

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) afirmou que o governo brasileiro está avaliando possíveis formas de apoio à Venezuela após os terremotos que atingiram o país e provocaram mortes, destruição e impactos em serviços essenciais.

Segundo o presidente, ele determinou que o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Itamaraty, analise a situação em conjunto com a embaixada brasileira em Caracas para definir eventuais medidas de assistência humanitária.

Os tremores, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram em sequência e levaram o governo venezuelano a decretar estado de emergência nacional. A presidente interina Delcy Rodríguez informou que há registros de mortes, danos estruturais e deslocamento de populações em áreas afetadas.

Foto: Getty Images

Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula afirmou ter recebido as informações com “grande preocupação e consternação” e declarou solidariedade ao governo e ao povo venezuelano. Ele também destacou a disposição do Brasil em colaborar na recuperação das regiões atingidas.

Itamaraty: não há brasileiros entre vítimas

O Itamaraty informou que, até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas dos terremotos. O órgão mantém monitoramento da situação e canais de atendimento consular em funcionamento.

Tremores foram sentidos na Região Norte 

Os tremores também foram sentidos em cidades do Norte do Brasil, como Belém (PA), Manaus (AM), Macapá (AP) e Boa Vista (RR), onde moradores relataram abalos e saídas preventivas de prédios. As Defesas Civis seguem acompanhando os impactos na região.

Opinião dos leitores

  1. Lula, não se meta em problemas dos outros. Procure resolver os nossos q estamos esperando

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

NÚMERO ASSUSTA: terremoto deixa quase 8 mil desaparecidos na Venezuela

Foto: Reprodução/Getty Images

Uma projeção preliminar do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indica que os terremotos que atingiram a Venezuela nesta quarta-feira (24) podem provocar um número elevado de vítimas e danos de grande escala. Segundo a estimativa da agência, o total de mortes pode ficar entre 10 mil e 100 mil, conforme informações do Metrópoles.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Até o momento, o governo venezuelano confirmou 32 mortes e mais de 700 feridos em decorrência dos abalos. A região mais afetada foi La Guaira, descrita pelas autoridades como uma “zona de desastre”.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Enquanto equipes de resgate seguem atuando nas áreas atingidas, uma iniciativa popular registrava, até a madrugada desta quinta-feira (25), 8.378 pessoas desaparecidas. Desse total, 418 já haviam sido localizadas, enquanto 7.960 continuavam sem contato com familiares.

Foto: Reprodução/Getty Images

Outra plataforma criada para auxiliar na busca por vítimas reunia 986 registros de pessoas procuradas por parentes e amigos. Os sites permitem o compartilhamento de informações para ajudar na localização dos desaparecidos.

Foto: Reprodução/Getty Images

Em sua avaliação inicial, o USGS afirmou que é “provável que haja um alto número de vítimas e danos extensos” em consequência dos terremotos. A análise faz parte de um sistema automatizado que calcula os possíveis impactos de grandes desastres naturais.

Foto: Reprodução/Redes sociais

A estimativa considera fatores como magnitude dos tremores, profundidade, localização do epicentro, densidade populacional e vulnerabilidade das construções. O número final de vítimas, no entanto, só poderá ser confirmado após o avanço das operações de resgate e dos levantamentos oficiais.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

[VÍDEO] Venezuela vira zona de desastre após terremotos; EUA estima até 100 mil mortos

Imagens: Reprodução/Poder360

A Venezuela contabiliza ao menos 32 mortos e mais de 700 feridos após os dois fortes terremotos que atingiram o país na quarta-feira (24). O número foi divulgado pelo governo venezuelano na madrugada desta quinta-feira (25), mas ainda não inclui todas as áreas afetadas.

O dado que mais chama atenção vem de uma avaliação preliminar do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Segundo a agência norte-americana, o desastre pode resultar em um número de vítimas muito maior, com uma estimativa que varia entre 10 mil e 100 mil mortos.

Os dois tremores, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram com apenas 39 segundos de diferença e tiveram epicentros no norte da Venezuela. Os abalos foram sentidos em diversas regiões do país, incluindo Caracas, além de áreas da Colômbia e do Caribe.

Uma das regiões mais atingidas foi La Guaira. De acordo com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, há dezenas de edifícios desabados e operações de resgate seguem em andamento. A área foi classificada pelo governo como uma “zona de desastre”.

Diante da gravidade da situação, o governo decretou estado de emergência nacional, suspendeu aulas e interrompeu parte da infraestrutura de transporte. Equipes de resgate de diversos países foram mobilizadas para auxiliar nas buscas por sobreviventes.

O presidente Lula informou que determinou ao Itamaraty e à Embaixada do Brasil em Caracas que avaliem possíveis medidas de assistência ao país. Já o USGS ressalta que suas projeções são preliminares e poderão ser revisadas conforme novas informações forem divulgadas pelas autoridades venezuelanas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[VÍDEO] Com show de Vini Jr. e retorno de Neymar, Brasil garante liderança e avança na Copa

Imagens: Reprodução/Alysson Chinês (Ouxines)

O Brasil confirmou a liderança do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 ao vencer a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami. A noite foi marcada pelo brilho de Vini Jr. e pelo retorno de Neymar aos gramados do Mundial.

A Seleção de Carlo Ancelotti dominou a partida e construiu a vitória com dois gols de Vini Jr. e um de Matheus Cunha. O camisa 7 foi o grande destaque da equipe e participou diretamente dos principais lances ofensivos.

O primeiro gol saiu logo aos seis minutos. Ainda na etapa inicial, Vini Jr. chegou a balançar as redes novamente, mas o lance acabou anulado após revisão do VAR por falta na origem da jogada.

No segundo tempo, o Brasil manteve o controle da partida e ampliou o placar. Matheus Cunha marcou o segundo da Seleção, e Vini Jr., após bela jogada de Bruno Guimarães, fechou a conta e garantiu a goleada brasileira.

Aos 32 minutos da etapa final, veio um dos momentos mais aguardados da noite. Após pedidos da torcida, Neymar entrou em campo e fez sua estreia nesta edição da Copa do Mundo, sendo bastante comemorado pelos brasileiros presentes no estádio.

Primeiro do Grupo C

Com o resultado, o Brasil avança às oitavas de final na primeira colocação do Grupo C.

Agora, a equipe aguarda a definição do Grupo F para conhecer seu próximo adversário, que pode ser Holanda, Japão ou Suécia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *