UPA Pajuçara realiza mais de 90 mil atendimentos em 2015

Foto: Paulo Cândido
Foto: Paulo Cândido

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pajuçara, localizada na Avenida Moema Tinoco da Cunha Lima, zona Norte de Natal, é referência no atendimento de urgência e emergência, sendo a primeira unidade a entrar em funcionamento em Natal, em 2010. Em 2015, a UPA Pajuçara atendeu 91.402 pessoas em casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão arterial alterada, febre alta, fraturas, cortes, infartos, dores no peito, dor de dente, além de atender aos pacientes socorridos pelo SAMU. Ao todo, foram realizados 330.140 procedimentos na UPA Pajuçara. De porte II na classificação do Ministério da Saúde, a unidade oferta serviços de atendimento em Clínica Médica, Pediatria e Odontologia, além de exames laboratoriais, eletrocardiogramas e Raio-X.

Entre os atendimentos realizados na Unidade, a maioria é de clínica médica que totaliza 53.866, seguido de pediatria (33.679), odontologia (3.072) e serviço social (785). Já entre os procedimentos estão prescrição médica (176.589), curativos (138), sutura de ferimento da pele e boca (248), drenagem de abcesso da boca (114), HGT (5.074), nebulização (12.566), transferência de hemácias/plaquetas (329), eletrocardiograma (3.700), exames laboratoriais (123.742) e raios-X (7.640).

Em 2015, a UPA Pajuçara investiu na melhoria da estrutura física e dos equipamentos para atender melhor os usuários, como a aquisição de camas elétricas com controle remoto para o paciente, alimentação adequada com acompanhamento de nutricionistas, além da realização de exame de raio X digital.

De acordo com o diretor da UPA, Kleiber Rodrigues, o ano de 2015 foi um ano muito proveitoso, onde todos os objetivos traçados foram alcançados. “O ano de 2015 foi de várias mudanças, mas conseguimos realizar tudo o que planejamos. Foi um ano muito proveitoso e positivo. Tivemos um cuidado maior voltado para um atendimento mais humanizado, fazendo com que os nossos colaboradores se sintam integrado a UPA para fazer um trabalho diferenciado para o público”.

Kleiber Rodrigues ressalta ainda entre as ações da unidade, o trabalho educativo que acontece nos bairros vizinhos, com objetivo de divulgar os serviços e interagir com a população. Palestras também são realizadas pelo Serviço Social da UPA para os usuários em espera de atendimento. Além disso, a unidade dispõe de um núcleo de epidemiologia e implantou recentemente o Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Para 2016, o diretor Kleiber Rodrigues espera consolidar o atendimento humanizado, que é referência da UPA, proporcionando mais qualidade no atendimento ao usuário que procurar a unidade.