Saúde

BENÇÃO: Vacina de Oxford é segura e gerou resposta imune contra covid-19; resultados preliminares foram divulgados na revista científica The Lancet na manhã desta segunda-feira

Coronavírus: vacina de Oxford é uma das potenciais contra a doença (Bill Oxford/Getty Images)

A vacina da Universidade de Oxford em parceria com a biofarmacêutica anglo-sueca AstraZeneca teve bons resultados contra o novo coronavírus, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira (20) na revista científica The Lancet. O estudo foi do tipo randômico, com grupo de controle (que recebeu uma vacina de meningite) e cego (no qual os voluntários não sabem qual medicamento foi administrado), e realizado com cerca de 1.077 pessoas saudáveis. Os resultados são das fases 1 e 2 da vacina.

A vacina desenvolvida pela universidade britânica, uma das três opções que estão na versão da fase 3 de testes segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com o estudo, pode ser ainda mais efetiva quando uma segunda dose é administrada. A resposta imune chamada de célula T é produzida 14 dias após uma primeira dose e os anticorpos apareceram depois de 28 dias.

Os efeitos colaterais, de acordo com a divulgação, foram pequenos e puderam ser reduzidos quando os pacientes usaram paracetamol.

Outros estudos ainda devem ser feitos, inclusive em idosos, para garantir a segurança da vacina. Apesar de conseguir criar uma resposta imune ao vírus, ainda é preciso descobrir se a vacina pode proteger efetivamente as pessoas de uma infecção. Os pesquisadores acreditam que uma vacina ideal contra o vírus deve ser efetiva após uma ou duas doses, trabalhar em grupos de risco, como adultos e pessoas com condições pré-existentes, garantir uma proteção de, no mínimo, seis meses e reduzir a infecção pelo SARS-CoV-2. O estudo ainda é muito preliminar para saber se a vacina preenche todos os requisitos, mas as fases dois (no Reino Unido) e a fase três de testes (acontecendo no Reino Unido, Brasil e África do Sul) devem garantir a eficácia completa dela.

Os dados foram coletados entre os dias 23 de abril e 29 de maio e os testes ainda estão acontecendo.

A divulgação dos dados acontece após a AstraZeneca ser fortemente pressionada por seus investidores a mostrar resultados positivos. Na quarta passada, quando a empresa anunciou que teria um estudo publicado nesta segunda e a mídia britânica afirmou que a vacina teria obtido sucesso, as ações subiram em 5,2%, o que adicionou cerca de 7,4 bilhões de dólares no valor de mercado da biofarmacêutica. As ações, no entanto, caíram 0,7% em Londres já na quinta-feira.

Quais são as fases de uma vacina?

Para uma vacina ou medicação ser aprovada e distribuída, ela precisa passar por três fases de testes. A fase 1 é a inicial, quando as empresas tentam comprovar a segurança de seus medicamentos em seres humanos; a segunda é a fase que tenta estabelecer que a vacina ou o remédio produz, sim, imunidade contra um vírus, já a fase 3 é a última fase do estudo e tenta demonstrar a eficácia da droga. Uma vacina é finalmente disponibilizada para a população quando essa fase é finalizada e a proteção recebe um registro sanitário. Por fim, na fase 4, a vacina ou o remédio é disponibilizado para a população.

As outras que também estão na na fase três de testes são as versões da americana Moderna e a da chinesa Sinovac, que também será testada no Brasil.

Para a OMS, a vacina britânica é a opção mais avançada no mundo em termos de testagem.

Na última semana, a reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraia Smaili, em entrevista à GloboNews, afirmou que a vacina de Oxford pode ser distribuída no Brasil em junho de 2021, assim que o registro emergencial dela for aprovado.

A AstraZeneca e Oxford testarão sua vacina em mais de 50.000 pessoas no mundo todo. No Brasil, serão 5.000 voluntários testados em São Paulo, na Bahia e no Rio de Janeiro.

Em junho, o governo brasileiro anunciou uma parceria com Oxford para a produção de 100 milhões de doses quando a aprovação acontecer.

Antes a previsão da empresa anglo-sueca era que a vacina ficaria pronta já neste ano.

A corrida pela cura

Nunca antes foi feito um esforço tão grande para a produção de uma vacina em um prazo tão curto — algumas empresas prometem que até o final do ano ou no máximo no início de 2021 já serão capazes de entregá-la para os países. A vacina do Ebola, considerada uma das mais rápidas em termos de produção, demorou cinco anos para ficar pronta e foi aprovada para uso nos Estados Unidos, por exemplo, somente no ano passado.

Uma pesquisa aponta que as chances de prováveis candidatas para uma vacina dar certo é de 6 a cada 100 e a produção pode levar até 10,7 anos. Para a covid-19, as farmacêuticas e companhias em geral estão literalmente correndo atrás de uma solução rápida.

Nenhum medicamento ou vacina contra a covid-19 foi aprovado até o momento para uso regular, de modo que todos os tratamentos são considerados experimentais.

Exame

 

Opinião dos leitores

  1. Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

    Sds.

  2. Nisto eu confio!se viesse para Natal me inscreveria como voluntario.
    Vai resolver o problema da pandemia.

  3. Só não podem deixarem o consórcio Nordeste comprar, se não Tá arriscado não chegar nada kkkk

    1. Deixa de falar besteira rapaz, quem vai torcer pelo um problema de saúde mundial ou vc é desinformado.

    2. No coração do bolsonarista raiz só há ódio, raiva, rancor e crueldade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] IMAGENS FORTES: Homem é executado e corpo rola pelas escadarias de Mãe Luíza

Um homem foi executado na manhã deste domingo (28) e após sofrer disparos, o corpo rolou pela escadaria do bairro de Mãe Luíza, enquanto outras pessoas passavam pelo local normalmente como se nada tivesse acontecido.

O ITEP esteve no local ainda pela manhã para recolher o corpo. Segundo informações apuradas pelo Blog do BG, ele foi executado desta maneira porque teria cometido crimes reprováveis até pela criminalidade. Contra o homem, que seria usuário de drogas, haveria uma acusação de estupro de vulnerável em outubro deste ano. A vítima até o momento não foi identificada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PM encerra festa de facção criminosa em Caicó e prende ‘Palhaço’, um dos líderes do grupo

Foto: reprodução

A Polícia Militar encerrou uma festa de uma facção criminosa na cidade de Caicó, na região do Seridó durante a madrugada de sábado para domingo (28). Os policiais ainda prenderam um dos líderes do grupo, Jonatan Dantas de Araújo Macena, conhecido como “Palhaço”. Ele responde pela participação em crimes de homicídio e era considerado foragido por descumprimento do regime semiaberto.

Foto: reprodução

Os agentes receberam denúncia anônima de que o evento acontecia em uma casa com piscina localizada na Zona Norte de Caicó e foram até o local. Lá também apreenderam drogas. Participaram da operação policiais do GTO, da Rádio Patrulha, da Polícia Ambiental, como também da Cavalaria.

Com informações de 96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 42%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 42%, registrada no início da tarde deste domingo (28). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 110.

Até o momento desta publicação são 94 leitos críticos (UTI) disponíveis e 68 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 101 disponíveis e 42 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 45,6% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 31,8% e a Região Seridó tem 46,7%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 94 leitos críticos e 101 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h35 deste domingo (28).

Neste período, havia 01 paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 94 leitos críticos e outros 101, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Morre Frank Williams, fundador de uma das maiores escuderias da Fórmula 1

Foto: reprodução/Twitter: @WilliamsRacing

Frank Williams, fundador e ex-chefe da equipe Williams Racing de Fórmula 1, morreu aos 79 anos neste domingo (28), informou a equipe, fundada em 1977.

“É com grande tristeza que em nome da família Williams, a equipe pode confirmar a morte de Sir Frank Williams, fundador e ex-chefe de equipe da Williams Racing, aos 79 anos de idade”, informou a nota da equipe.

Britânico, ele fundou a Williams em 1977, e deixou a equipe no começo de 2021 após vendê-la para uma empresa de investimentos.

O inglês chegou a ser mecânico e piloto antes de fundar sua equipe e se tornar um dos mais importantes nomes da história da Fórmula 1. Entre 1980 e 1997, foram nove títulos de construtores (1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996, 1997), além de sete de pilotos em 1980 (Alan Jones), 1982 (Keke Rosberg), 1987 (Nelson Piquet), 1992 (Nigel Mansell), 1993 (Alain Prost), 1996 (Damon Hill) e 1997 (Jacques Villeneuve). Foram 313 pódios, 114 deles no lugar mais alto.

Brasileiros que correram pela Williams:

Seis pilotos brasileiros passaram pela Williams, fundada em 1977: Nelson Piquet (1986-1987), que foi campeão pela escuderia em 1987, Ayrton Senna (1994), Antonio Pizzonia (2004-2005), Rubens Barrichello (2010-2011), Bruno Senna (2012) e Felipe Massa (2014-2017). Antes mesmo de se tornar definitivamente construtor, Frank Williams trabalhou com José Carlos Pace, em 1972.

Acidente e cadeira de rodas

Frank Willians sofreu um acidente de carro grave, na estrada, na França, em 1986, após um teste com Nelson Piquet, que no ano seguinte seria o terceiro piloto campeão da escuderia. Mesmo numa cadeira de rodas, Frank seguiu no comando da equipe até 2012, quando substituído por sua filha Claire – que por sua vez saiu do time em 2020 após a venda para o grupo de investimentos Dorilton Capital.

Com informações de g1 e CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

GOLPE: Aluno do IFRN que realizava compras com Pix e depois estornava pagamento é preso em sala de aula

Após várias denúncias, um homem foi preso enquanto assistia aula no IFRN central, em Natal, onde cursa Informática.

Segundo informações ele realizava compras em lojas físicas, pagava por meio do Pix e depois estornava o pagamento, deixando vários comerciantes no prejuízo.

Na residência dele foram encontrados diversos produtos frutos de ações já realizadas. Em uma loja de acessórios, o prejuízo chegou a mais de dois mil reais.

Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

CENAS FORTES: Neymar sofre contusão no tornozelo e deixa jogo do PSG chorando

Foto: reprodução

Neymar sofreu contusão e precisou ser substituído durante a vitória por 3 a 1 do Paris Saint-Germain sobre o Saint-Étienne, na manhã de hoje (28). O brasileiro sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo a poucos minutos do final da partida.

A lesão aconteceu em uma entrada do francês Yvann Maçon, que tentou um carrinho no meio-campo. Neymar pulou e escapou de um impacto direto, mas pisou no adversário na hora de aterrissar e virou o pé esquerdo.

O brasileiro ficou caído no gramado, mostrando sentir dores fortes. Ele recebeu atendimento médico durante vários minutos, chorando bastante, até sair de maca com as mãos sobre o rosto.

Com informações de UOL 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com ‘dívida impagável’ de R$ 18 milhões, Instituto Lula doa dinheiro

Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula,Divulgação (2016)

Em sua página na internet, o Instituto Luiz Inácio Lula da Silva, cujo nome fantasia é Instituto Lula, informa que tem dívida “impagável”, fruto das autuações da Operação Lava-Jato, por irregularidades fiscais. “A perseguição política liderada pela Operação Lava Jato ao projeto de país que Lula representa teve momentos devastadores”, diz sua página na internet. “A Receita Federal também foi enviada, após três anos de investigações decidiram dar uma pena mais de 50 vezes maior do que os valores que eles mesmos questionaram. O resultado é uma atuação impagável, que passa dos R$ 18 milhões”, explica.

Na mesma página na internet, o Instituto Lula está anunciando a concessão de “bolsas de formação” para estudantes. Serão selecionados 120 candidatos, sendo que 40 deles irão receber “prêmio em dinheiro”. O edital diz que as “bolsas” em forma de dinheiro serão concedidas pelo Instituto, não cita eventuais patrocinadores e pretende ampliar o projeto. “O Instituto Lula se reserva o direito de poder aumentar o número final de premiados em até 50% das vagas segundo sua disponibilidade de recursos”.

VEJA perguntou ao Instituto Lula como serão levantados os recursos para pagar as bolsas, mas não houve resposta. As chamadas “lideranças para a era digital” irão receber cada uma 5.000 reais, totalizando 200 mil reais em prêmios. O anúncio do prêmio em dinheiro aparece na página do Instituto, ao lado de outra notícia sobre as viagens de Lula no exterior, já em campanha rumo às eleições presidenciais de 2022.

O resultado com os nomes dos estudantes agraciados será anunciado até o final de dezembro. O público alvo são jovens nascidos a partir de 1990, ou seja, até na faixa dos 30 anos, que realizam alguma atividade de “cidadania local”, segundo o edital. O pagamento aos estudantes será feito em forma de “prêmio de desempenho”. Segundo o Instituto, o dinheiro “corresponde a ajuda de custos para desenvolver o projeto de liderança, cujo valor será de R$ 5.000,00”. Esta cifra vai ser paga em duas parcelas, entre março e abril de 2022.

Não é apenas o Instituto Lula que está com dívidas junto ao Fisco. Em março, VEJA mostrou que o nome de Lula tinha sido inscrito na Dívida Ativa da União, com débitos que já somam 1,2 milhão de reais. VEJA também revelou que a Receita acusa Lula de cometer crimes de sonegação, fraude e conluio. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional cobra o ex-presidente na Justiça Federal por impostos não recolhidos em função dos pagamentos de propina que o petista recebeu das empreiteiras.

O Instituto Lula não foi alvo de perseguição da Receita Federal, conforme o ex-presidente da República insiste em dizer. A autuação ocorreu, segundo a Receita Federal, porque Lula criou seu Instituto como “associação civil para fins não econômicos”, isento de Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido, dois impostos que toda empresa é obrigada a pagar.

A Receita constatou que o Instituto não cumpriu os requisitos legais. Entre as irregularidades identificadas pela Receita destacou-se o desvio de recursos do Instituto Lula em benefício pessoal do ex-presidente e da sua empresa de palestras, caracterizando o que a Receita chama de “confusão patrimonial e operacional”. Ou seja, o ex-presidente da República usou uma instituição sem fins lucrativos para ficar milionário, sem pagar impostos.

Em 2018, o ex-presidente da República declarou junto ao Tribunal Superior Eleitoral um patrimônio pessoal de 7,9 milhões de reais, um aumento de 389% em relação à declaração de 2006, quando se elegeu presidente pela primeira vez. Segundo a Receita, as palestras contratadas no período relativo à autuação foram tratadas no âmbito do Instituto Lula, tendo o ex-presidente da República utilizado a estrutura do Instituto Lula, além dos seus funcionários e de seus próprios diretores, para dar suporte à sua atividade profissional remunerada.

Veja

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Confira as receitas do Papo de Fogão: Raviolone de gema com creme portobelo e o drink Matutônica

RAVIOLONE DE GEMA COM CREME DE PORTOBELLO

Ingredientes:

Massa:

175g farinha

175g semolina

2 ovos

3 gemas

Sal

Modo de preparo:

Para a massa, misturamos todos os ingredientes até virar uma bola homogênea. Reservar na geladeira por 30 minutos.

Tempo de preparo: 40min

Recheio:

Gemas(uma para cada raviole)

100g de Ricota

1 maço de espinafre

Fio de azeite

50g de parmesão

Sal e pimenta do reino a gosto

100ml de creme de leite fresco

Modo de preparo:

Refogue o espinafre com azeite e sal até murchar.

Coloque no processador junto com o restante dos ingredientes, com exceção das gemas, e bata até virar um creme.

Reserva.

Tempo de preparo: 10min

Tempo de cozimento: 8 min

Molho de portobello:

1/2 Cebola

2 dentes de alho

1 colher de sopa de manteiga

200g de portobello

Sal e pimenta do reino a gosto

100ml de creme de leite fresco

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho picados na manteiga.

Quando dourar, adicione os cogumelos laminados e refogue por 5 minutos. Coloque o creme de leite, o sal e a pimenta. misture bem.

Deixe engrossar por 2 minutos e está pronto.

Tempo de preparo: 7 min

Tempo de cozimento: 8 min

Montagem do raviolone

Abra a massa até ficar bem fina.

Corte ela em círculos.

Em cada círculo, coloque uma porção do recheio, deixando uma leve baixa no centro.

Nessa parte mais baixa, acomode a gema, sem quebrar.

Fechamos com outro círculo de massa, e já temos um ravioli pronto.

Repita o processo para mais unidades.

Em uma panela, coloque água pra ferver.

Quando estiver fervendo coloque um pouco de sal.

Coloque os raviolones pra cozinhar por 4 a 5 minutos. Não coloque muitos na panela para facilitar o manuseio.

Tempo de preparo: 15 min

Tempo de cozimento: 6 min

Montagem do prato:

Disponha o molho no centro do prato, deite o ravioli por cima, coloque as amêndoas e os brotos pra finalizar.

Amêndoas defumadas e torradas

Brotos

DICA RÁPIDA

MATUTÔNICA

Ingredientes:

 1 dose de cachaça Matuta Umburana

½ dose de suco de limão

!/2 dose de xarope de cajú com manjericão

Água tônica

Gelo

Modo de preparo:

Complete um copo longo com gelo e adicione a cachaça umburana, o suco do limão e o xarope de caju com manjericão.

Mecha, puxando o xarope de baixo pra cima.

Complete com água tônica e mexa levemente.

Decore com casca de limão.

Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 5 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA BG/PERFIL/DEPUTADO ESTADUAL: Tomba, Getúlio, Souza, Ubaldo, Vivaldo e George se destacam na corrida pela Assembleia Legislativa

Ainda dentro da pesquisa de olho no pleito do próximo ano, o instituto Perfil quis saber do eleitorado potiguar a intenção de votos para deputados estadual e federal. Como, nesse quesito, vários são os pré-candidatos, esse levantamento foi feito de forma espontânea, ou seja, o eleitor fala o primeiro nome que lhe vem à cabeça, podendo ele ser candidato ou não. Na corrida eleitoral por uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Tomba Farias (1,17%), Getúlio Rego (1%), Souza Neto (0,83%) e Ubaldo Fernandes (0,75%) se destacam.

Com 0,5%, continuando a lista dos mais citados aparecem Vivaldo Costa e George Soares. Com 0,42%: Dr. Bernardo, Nélter Queiroz e Francisco do PT.

Para a realização da pesquisa do instituto Perfil, divulgada pelo Blog do BG, foram entrevistados 1200 potiguares entre os dias 17 e 20 de novembro em cidades de todas as regiões administrativas do Estado. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,82% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *