Política

VÍDEO: Bolsonaro cita ‘equívoco’ e diz que errou ao citar TCU, reafirma que vê indícios de distorção dos dados da covid e fala em investigação pela CGU

O presidente Jair Bolsonaro admitiu hoje que errou ao atribuir ao Tribunal de Contas da União (TCU) um relatório que apontaria supernotificação de mortes por covid. Ontem, a fala do presidente a apoiadores foi desmentida pelo órgão. Apesar da retratação, o presidente insistiu que vê indícios de distorção dos dados e que há inúmeros “vídeos de Whatsapp” demonstrando isso. Também prometeu mobilizar a Controladoria-Geral da União (CGU) para analisar o caso.

Ao tentar justificar as informações que atribuiu ao TCU, Bolsonaro alegou que gostaria de fazer menção a um acórdão do tribunal que alertava para a possibilidade de Estados inflarem números sobre a covid como forma de receberem mais recursos do governo federal.

“Tem uma lei complementar do ano passado que diz que a distribuição de verba do governo federal para Estados levava em conta alguns critérios, o mais importante era a incidência de covid. O próprio TCU dizia que esta lei poderia incentivar prática não desejável da supernotificação de covid”, afirmou o presidente. “A tabela quem fez fui eu, não foi o TCU”.

Ontem, o presidente não usou o termo “tabela”, mas afirmou que um relatório do TCU mostrava que “em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid”.

“Via CGU, vamos fazer uma investigação em cima disso. É um indício fortíssimo, vocês devem ter visto muitos vídeos no Whatsapp dizendo ‘meu pai, meu tio, meu avô, não morreu de covid'”, argumentou.

O presidente também acusou governadores de utilizarem estes números para “justificar toque de recolher e lockdown”. As medidas de isolamento, adotadas nos países desenvolvidos como forma de frear a doença, são criticadas pelo presidente, que reiteradamente descumpre as principais recomendações sanitárias ao não usar máscara e incentivar aglomerações.

Confira abaixo o esclarecimento e questionamento do presidente:

Com Foco do Brasil e Valor Investe

Opinião dos leitores

  1. um presidente que não rouba e só tem isso de qualidade, p/ mim, é um presidente muito do fajuto. Ja pensou eu querer resumir um presidente bom a tão-somente pelo fato de ele nao roubar?! E o povo ganha onde nessa historia toda? que nao consegue nem comprar comida? esse presidente não consegue e nao vai conseguir fazer os brasileiros de classe média e baixa ficarem ricos. Adianta de que?! Nos paises ricos da Europa nao tem mendigo na rua. Aqui Bolsonaro consegue tirar os mendigos da rua? Ele nao conseguiu (e nesse estilo dele de governar, fazendo motociata, kkkk, jamais vai conseguir). Agora ele tem é que passar a vez dele p/ outro. Mas o omi resiste porque o poder é bom demais. Dê poder a um homem, e vc vai conhecer como é esse homem de verdade. Foi o que acontece com Bolsonaro. Ainda me lembro do dia que ele disse que nao iria se re-eleger. Até esse dia eu gostava dele, votei nele. Mas depois desse dia aí me arrependi: o omi so quer usufruir mesmo das mega-regalias da vida de um presidente (os filhotes dele claro que aproveitam bastante tambem esse mega vidão de regalias). Enquanto isso o brasileiro de classe media e baixa leva fumo, mesmo o PIB subindo.

    1. Felipe, só tem um detalhe:ATÉ AGORA, o MINTO é um presidente “honesto”! Mas veja bem, rachadinha ele fez até demais (crime de peculato comprovado – basta pesquisar no Google), mas como é presidente, não pode ser processado por crimes que cometeu antes do mandato… Lulaladrão com apenas dois anos de mandato também era um “santo” que não sabia de nada das falcatruas que aconteciam ao redor dele… O presidente inepto só está na presidência há dois anos… Esperemos…

  2. BG, você não colocou nenhuma matéria falando sobre a indicação de Marcelo Crivela para se embaixador na África do Sul. Isso mesmo o ex-prefeito do Rio, afastado por um escândalo de corrupção, foi indicado pelo presidente. Logo ele que não gosta de corrupção.

    1. O inquérito que levou o Ex Prefeito e Bispo Marcelo Crivela à prisao, foi arquivado.

    2. É a nova política talkei! Quando Lula rouba é ladrão (e é mesmo) mas quando um Crivella ou um Roberto Jefferson apoia o governo do MINTO já viram homens de deus (deus da ganância e bandidagem mesmo)! E rachadinha não é crime talkei! Deixem a família do messias em paz ! (Texto com ironias)

  3. A coisa não é tão simples como o irresponsável fala, nem como o blog tenta mostrar. Ele confessa, no vídeo, ter criado uma tabela. Entendem a gravidade? Claro que os bichos de chifres (gado) não entenderão e não querem, pois já andam divulgando a tabela mentirosa, criada pelo genocida, e pasmen, desmentindo o TCU, que se viu obrigado a fazer uma nova nota dizendo que essa tabela do bolsonaro era mentirosa. Vcs (não os bichos de chifres (gado) têm noção do que está acontecendo no país? É esse o nível de presidente, é esse o nível de governo, é esse o nível de apoiadores, é esse o nível de mídia que apoiam essas mentiras, é esse o futuro do país com essa gente. Uma mentira, desgraçadamente não tem presented e nem futuro, um país miliciano.

  4. Tudo que o Véio Bolsonaro fala, vira discussão.
    Por isso eu voto no Véio Bolsonaro, pq ele é duro.

  5. Esse senhor não cansa de passar vergonha não? Ao invés de ficar falando besteira, traga as provas, simples.

    1. Caligula , Bolsonaro erra e é ladrao . Ladrao safado há mais de 30 anos desviando recursos de seus gabinetes . Bolsonaro e Ladrao do rabo fino

    1. TCU desmente TCU, o mito é foda, chora esquerdalha.

    1. Cadê Calígula? Foge com o rabo entre as pernas nessas horas.kkkkkkkk

  6. Não, errou não. É totalmente proposital esse compromisso com a desinformação e pulverização de fake news que os seus seguidores se agarram como verdade absoluta!

    1. Manoel, por trás de um grito de gado, tem um burro frustrado Kkkķ

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Mulher é flagrada com drogas no sutiã ao tentar entrar na Penitenciária de Alcaçuz

Foto: Divulgação 

Uma visitante que tentava entrar na Penitenciária Estadual de Alcaçuz (PEA), em Nísia Floresta, foi flagrada com 26 trouxinhas de substâncias ilícitas, possivelmente maconha e cocaína, na manhã desta segunda-feira (15).

A apreensão ocorreu durante o procedimento de revista para acesso à penitenciária, feito com o auxílio do equipamento de bodyscan (escâner de corpo). De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o material estava escondido no sutiã da mulher e foi identificado por policiais penais femininas durante a inspeção de rotina.

Após a abordagem, a visitante confessou que levava as drogas com o objetivo de entregá-las ao companheiro, que cumpre pena na unidade prisional. O entorpecente foi apreendido e encaminhado à Polícia Científica, onde passará por análise pericial para confirmação da natureza das substâncias.

A mulher foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Nísia Floresta, responsável pela adoção dos procedimentos legais cabíveis.

“O uso de tecnologia na rotina prisional, como o bodyscan e pórticos detectaores de metais, presentes em todas as unidades do Sistema Prisional do Rio Grande do Norte, contribui diretamente para o combate ao crime, fortalece os procedimentos de segurança e colabora para a construção de um sistema mais seguro”, informou a Seap em nota.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Capela é alvo de furtos seguidos em São José de Mipibu

Imagens: Reprodução

Uma capela localizada na comunidade de Japecanga, em São José de Mipibu, na Grande Natal, foi alvo de furtos sucessivos ao longo da última semana. De acordo com moradores, o espaço religioso foi invadido três vezes, na quarta, quinta e sexta-feira, causando revolta e preocupação entre os fiéis.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a capela após os crimes e relata os prejuízos causados. Segundo a publicação, já haviam sido levados itens importantes como o sino da capela. Na ocorrência mais recente, os criminosos furtaram ventiladores, castiçais, crucifixo e outros objetos considerados simbólicos e de valor histórico para a comunidade.

No vídeo, moradores fazem um apelo para que a população ajude a divulgar as informações, na tentativa de identificar os responsáveis ou recuperar os materiais levados. A mensagem reforça que preservar a capela significa manter viva a história local e respeitar a fé dos moradores da região.

Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou recuperação dos objetos furtados. A comunidade pede mais atenção das autoridades e apoio da população para evitar novos crimes e proteger o patrimônio religioso e cultural do local.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Governo do RN decreta ponto facultativo após o Natal; confira

Foto: Denis Roussos

O Governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo nos órgãos e entidades da administração estadual no próximo dia 26 de dezembro de 2025, sexta-feira após o feriado de Natal.

O ponto facultativo se aplica à administração direta, indireta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. Conforme o decreto, os dirigentes dos órgãos deverão adotar as providências necessárias para garantir a continuidade dos serviços essenciais, que não poderão sofrer interrupção.

Áreas como saúde, segurança pública e demais atividades consideradas essenciais à população deverão manter funcionamento regular, de acordo com a organização de cada órgão.

A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 35.177, publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (12).

Tribuna do Norte

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Cancelamento de “Um Presente de Natal” gera indignação sobre gestão cultural do RN

A badalada cultura promovida pelo PT no Rio Grande do Norte segue reforçando que funciona apenas para os shows da governadora Fátima. Ou de motivos partidários apoiados por parlamentares petistas.

Confirma-se mais uma vez no cancelamento súbito do espetáculo “Um Presente de Natal”, um dos projetos mais tradicionais do calendário cultural do Rio Grande do Norte, realizado há 28 anos de forma ininterrupta.

A produtora cultural Diana Fontes usou as redes sociais para manifestar indignação, interpretado por artistas particulares.

O espetáculo, já aprovado, captado e planejado, foi cancelado a apenas dez dias da estreia, tendo como única justificativa oficial uma nota informando que o limite de gastos teria sido ultrapassado.

A experiente Diana Fontes contesta a explicação e afirma que, em reuniões anteriores, foi assegurado que o projeto teria prioridade no repasse da renúncia fiscal, por se tratar de uma iniciativa consolidada, calendarizada e de interesse público.

O desabafo aponta ainda a falta de transparência, a ausência de explicações detalhadas sobre os números e o descumprimento de acordos previamente pactuados.

Para a produtora, o impacto do cancelamento vai além do aspecto simbólico e atinge diretamente artistas, técnicos, estudantes, patrocinadores e o público, todos surpreendidos pela decisão às vésperas da apresentação.

“Este não é apenas um vídeo sobre um cancelamento. É sobre gestão, responsabilidade e respeito com a cultura e com quem a constrói ano após ano”, destacou na legenda do vídeo de protesto que divulgou nas redes sociais.

O espetáculo, tradicionalmente associado à Árvore de Mirassol, tornou-se ao longo das décadas um marco das celebrações natalinas no estado.

“Cultura não se improvisa”, reforça Diana Fontes.

Bz Notícias 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura investe mensalmente mais R$ 20 mil em bolsas para músicos e entrega novo fardamento no recital de Natal

Foto: Divulgação

As bandas filarmônicas Maestro Cristovam Dantas e Énila Rayane se apresentaram em ritmo de Natal e reuniram moradores na Praça São João Batista na noite de sexta-feira (12). O momento marcou a estreia do novo fardamento da banda Maestro Cristovam Dantas, adquirido pela administração municipal, e encerrou o calendário musical do ano com apresentações que destacaram a cultura local.

O prefeito Lula Soares detalhou que o investimento na cultura vai além dos uniformes e representa a identidade e amor do povo assuense pela cultura local. A Prefeitura destina mensalmente R$ 24 mil para a manutenção da Filarmônica Cristovam Dantas, distribuídos em 45 bolsas de incentivo – 40 para músicos instrumentais e cinco para monitores – totalizando um investimento de quase R$ 300 mil ao ano. O benefício atende a uma antiga reivindicação dos produtores culturais da cidade.

O prefeito Lula Soares enfatizou o trabalho da gestão com o fortalecimento da música no município. “A Prefeitura investe 24 mil reais por mês. Isso era um desejo antigo dos fazedores de cultura. Gustavo começou em 2023, eu dei continuidade. Não foi favor. Foi reconhecimento”, afirmou Lula Soares.

A gestão também destaca a presença de Alane Isabel, primeira mulher a tocar saxofone na história das filarmônicas de Assú, simbolizando avanços na representatividade feminina na música local. Lula Soares também comemorou com o público as conquistas recentes do município: o prêmio ouro do Sebrae, pelos resultados da Sala do Empreendedor inaugurada no início do ano, e o Selo Ouro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) pela transparência na gestão.

“Música, empreendedorismo, transparência. Tudo se conecta. Tudo faz parte de uma cidade que trabalha, que não para”, concluiu o prefeito

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SÓ SOBROU PARA OS COOPERADOS: Enquanto médicos da Unimed Natal são obrigados a dividir prejuízos com o pro-rata, atual Diretoria se auto anistiou da divisão

Foto: Divulgação

A atual diretoria da Unimed Natal decidiu mudar uma regra histórica e jogar o prejuízo apenas nas costas dos cooperados. Por decisão unânime do Conselho de Administração, o pro-rata — que é a divisão do prejuízo — deixou de ser aplicado sobre o pró-labore de diretores e conselheiros, mas continua sendo cobrado mensalmente dos médicos cooperados.

A informação foi admitida abertamente pelo próprio presidente durante a Assembleia Extraordinária. O detalhe que está causando revolta entre os cooperados: nas gestões anteriores, diretores e conselheiros também pagavam pro-rata, como qualquer cooperado.

Agora, quem já recebe salários elevados foi poupado, enquanto a base segue arcando sozinha com o rombo.

Na prática, criou-se uma exceção para quem manda e uma regra dura para quem sustenta a cooperativa. O modelo cooperativista, que deveria se basear em igualdade e responsabilidade compartilhada, foi quebrado pela atual gestão ao se auto anistiar da divisão dos prejuízos.

O impacto não é pequeno: o pro-rata médio dos últimos seis meses chegou a quase 20%, reduzindo a renda dos cooperados.

A pergunta que os médicos estão fazendo: isso é justo? Quando a diretoria se protege e transfere o prejuízo apenas para os médicos, o equilíbrio do sistema vai junto.

Não completou nem um ano ainda, e a diretoria TIKTOK, o presidente digital influencer tirou a cooperativa de superávit para um negativo pesado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

George Wilde lança “Tudo Que Faltou Dizer” no dia 20 de dezembro, em Natal

Foto: Reprodução

O experiente consultor e estrategista em marketing político George Wilde lança, no próximo dia 20 de dezembro, às 16h30, na Livraria Nobel do Praia Shopping, o livro “Tudo Que Faltou Dizer”, uma reunião de crônicas que percorrem temas como amor, tempo, luto, fé, rotina e silêncio.

Com delicadeza e intensidade, George transforma experiências pessoais em reflexões universais, criando pontes entre emoção e razão, dor e esperança. A obra convida o leitor a mergulhar no presente e reconhecer a beleza e a dureza da vida — inclusive nos seus intervalos silenciosos.

O projeto gráfico traz a capa assinada por um dos publicitários mais premiados em todo o mundo, Marcello Serpa, e o prefácio é de Luiz Lara, um dos nomes mais respeitados da publicidade brasileira.

O evento contará ainda com a participação de Marcelo Wilker, irmão de George, que também lançará o seu livro, Flores do Futuro. Ambos os títulos são editados pela Ipê das Letras.

Serviço

O quê: Lançamento do livro “Tudo Que Faltou Dizer”, de George Wilde
Quando: 20 de dezembro, às 16h30
Onde: Livraria Nobel — Praia Shopping, Natal/RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

O que se sabe sobre o pai e o filho suspeitos do ataque na Austrália

Foto: Reprodução

A dupla de pai e filho suspeita de ter realizado o massacre na praia de Bondi, em Sydney, no qual 15 pessoas foram mortas, foi identificada pela mídia australiana como Sajid Akram, de 50 anos, e seu filho Naveed Akram, de 24 anos.

A emissora pública ABC, assim como os canais 9News e 7News — ambos afiliados à CNN — divulgaram os nomes dos dois, citando fontes, assim como o jornal Sydney Morning Herald.

A polícia do estado australiano Nova Gales do Sul se recusou a comentar.

Em outro depoimento, um líder religioso que dava aulas de Alcorão para Naveed Akram no Instituto Al Murad de Sydney disse à CNN que conseguiu identificar o atirador mais jovem em um vídeo do ataque como sendo o homem a quem havia ensinado.

O sheik Adam Ismail afirmou em comunicado que Akram procurou o centro em 2019 para ter aulas de recitação do Alcorão e de língua árabe. Ele frequentou as aulas por um ano.

“Condeno este ato de violência sem qualquer hesitação”, disse Ismail em uma mensagem de vídeo. “O que considero profundamente irônico é que o próprio Alcorão que ele estava aprendendo a recitar afirma claramente que tirar uma vida inocente é como matar toda a humanidade. Isso deixa claro que o que aconteceu ontem em Bondi é completamente proibido no Islã.”

“Nem todos que recitam o Alcorão o compreendem ou vivem de acordo com seus ensinamentos e, infelizmente, parece ser esse o caso aqui”, disse ele.

Ismail afirmou ter gravado uma mensagem em vídeo para esclarecer sua relação com Naveed Akram após a divulgação de uma fotografia dos dois juntos no Instituto Al Murad em 2022.

As autoridades australianas ainda não divulgaram formalmente os nomes dos Akram, mas forneceram detalhes sobre os dois suspeitos em diversas coletivas de imprensa.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Final definida: Corinthians e Vasco duelam pelo título da Copa do Brasil; confira datas e horários

Foto: Divulgação/CBF

A CBF confirmou na noite deste domingo (14) os detalhes da grande final da Copa do Brasil, que será disputada entre Corinthians e Vasco. A decisão acontece em dois jogos: o primeiro na quarta-feira (17), às 21h30, na Neo Química Arena, e o duelo decisivo no domingo (21), às 18h30, no Maracanã.

O Corinthians garantiu vaga após eliminar o Cruzeiro nos pênaltis. Depois de perder por 2 a 1 no tempo normal, o Timão contou com noite inspirada do goleiro Hugo Souza, que defendeu duas cobranças e assegurou a vitória por 5 a 4, repetindo o placar agregado de 2 a 2 após a vitória corintiana no jogo de ida.

Já o Vasco chegou à final em um clássico dramático no Maracanã. O Fluminense venceu por 1 a 0 no tempo normal, com gol contra de Paulo Henrique, e igualou o agregado. Nos pênaltis, apesar de Fábio defender a primeira cobrança, o goleiro Léo Jardim brilhou ao parar John Kennedy e Canobbio, garantindo o triunfo vascaíno por 4 a 3.

Agora, o Corinthians busca o quarto título da Copa do Brasil, enquanto o Vasco tenta levantar o troféu pela segunda vez. A definição dos finalistas também encerrou qualquer chance de o São Paulo conquistar vaga na Libertadores, já que dependia de um título de Cruzeiro ou Fluminense.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pressa de Alcolumbre em votar Dosimetria abre novo embate com Lula

Foto: Reprodução/Metrópoles

A insistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), em votar o Projeto de Lei da Dosimetria antes do recesso reacende o atrito com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto, que pode reduzir penas de condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito e beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), avança no Senado apesar da resistência aberta do Planalto.

Alcolumbre declarou que pretende levar a proposta ao plenário ainda neste ano e conta com uma tramitação acelerada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A comissão é presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), aliado do governo, mas a relatoria ficou com Espiridião Amin (PP-SC), da oposição. Nos bastidores, a avaliação é de que o prazo de vista pode ser reduzido para permitir que o projeto chegue rapidamente ao plenário.

A pressa do senador amapaense contraria diretamente a estratégia do governo, que trabalha para adiar a votação e não descarta vetar a proposta caso ela seja aprovada. Lula já declarou publicamente que Bolsonaro “tem que pagar” pelas condenações no STF, enquanto defensores do projeto afirmam que a mudança na dosimetria pode reduzir significativamente o tempo de prisão do ex-presidente.

Para aliados de Alcolumbre, o movimento tem menos relação com Bolsonaro e mais com a tentativa de “virar a página” ainda em 2025, liberando a pauta de 2026. No Planalto, porém, a leitura é outra: a condução do tema reúne todos os elementos para abrir um novo confronto entre Executivo e Legislativo, em uma relação já desgastada por disputas recentes envolvendo o Supremo Tribunal Federal.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *