Política

Voto impresso tem apoio de maioria em comissão e deve avançar na Câmara; “se vier vamos tentar cumprir em 2022”, diz Barroso

Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara

Bandeira do presidente Jair Bolsonaro, o voto impresso nas eleições deve ser aprovado na comissão que analisa o tema na Câmara, com aval não apenas de governistas. Levantamento do Estadão/Broadcast com os atuais 32 deputados do colegiado mostra que 21 são favoráveis e apenas quatro se opõem. Outros sete afirmaram ainda estar indecisos. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, passou quatro horas nesta quarta-feira, 9, debatendo o assunto com os parlamentares, afirmou que a medida representa um “retrocesso”, mas que, uma vez aprovado, o novo sistema será adotado.

Adversários do governo veem na impressão do voto uma possibilidade de auditoria para frear o discurso de fraude eleitoral adotado por Bolsonaro. O PT e a Rede são os únicos partidos que se colocaram contrários à medida na comissão. A aprovação no colegiado é o passo mais importante para a proposta, sem a qual a discussão não chegaria aos plenários da Câmara e do Senado.

Nesta quarta, em evento com líderes evangélicos em Anápolis (GO), o presidente repetiu que a disputa de 2018, quando se elegeu, foi fraudada; caso contrário, teria vencido no primeiro turno. “A fraude que existiu me jogou no segundo turno. Tenho provas materiais disso”, disse Bolsonaro. Apesar de ter prometido, ainda em março de 2020, apresentar as provas de irregularidades, o presidente nunca mostrou qualquer evidência.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em discussão na Câmara é da deputada Bia Kicis (PSL-DF), uma das aliadas mais próximas ao presidente. O texto não acaba com a urna eletrônica, mas obriga a impressão de comprovantes físicos de votação, que devem ser depositados automaticamente em uma caixa de acrílico acoplada ao equipamento. Com isso, o eleitor poderá conferir se o recibo em papel coincide com o que digitou, mas não poderá levar o comprovante com ele.

Em audiência nesta quarta na Câmara para tratar do tema, Barroso defendeu o sistema atual de votação sob o argumento de que nunca houve qualquer caso de fraude comprovada na urna eletrônica desde que foi adotada, em 1996.

“A introdução do voto impresso seria uma solução desnecessária para um problema que não existe com o aumento relevante de riscos”, afirmou. “O que nós fizemos com o sistema eletrônico de votação foi derrotar um passado de fraudes que marcaram a história brasileira no tempo do voto de papel”, disse o presidente do TSE.

Segundo Barroso, uma vez aprovada, haverá dificuldades operacionais para colocar o novo formato em prática já na disputa de 2022, mas que a Justiça Eleitoral, responsável por organizar as eleições nos 5.570 municípios do País, fará o possível para cumprir o que os parlamentares decidirem.

“Se passar, teremos de fazer uma licitação para comprar as urnas. Não é procedimento banal, não é fácil. O tribunal tem boa fé e vai tentar cumprir, se for essa decisão, que eu torço para que não venha, mas se vier vamos tentar cumprir (em 2022)”, disse o ministro, que estima um custo de R$ 2 bilhões para substituir todos os atuais equipamentos.

Brizola

Além de Bolsonaro, desde o mês passado o PDT passou a defender o voto impresso nas eleições. Invocando a memória do ex-governador Leonel Brizola (1922-2004), fundador da sigla, que costumava atacar a urna eletrônica, o presidente da legenda, Carlos Lupi, argumentou que a possibilidade de “recontagem” inibe eventuais fraudes. “Essa é uma bandeira histórica do PDT e que nada tem a ver com o Bolsonaro, que vai tentar tumultuar o processo eleitoral de qualquer forma”, afirmou o deputado Paulo Ramos (PDT-RJ).

Outro integrante da oposição, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) defende um modelo em que nem todos os votos seriam impressos, apenas uma amostra entre 5% a 10% das urnas de cada município. “Isso não iria encarecer tanto o sistema e seria razoável. Quem tem medo de auditagem é quem quer fazer coisa errada”, argumentou o parlamentar.

O cientista político Jairo Nicolau, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vê no modelo de amostragem uma solução política para coibir discursos de fraude. “Por mim, não precisaria de nada, mas seria uma concessão política a um movimento que está deslegitimando o processo eleitoral no Brasil”, afirmou ele.

Atualmente, o TSE já faz auditorias, mas Nicolau afirma que há descrença na apuração eletrônica, embora não veja sentido na desconfiança. “É igual querer ir ao banco para ver se o dinheiro está lá mesmo”, disse o cientista político.

Carolina de Paula, diretora executiva do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (Data IESP), aponta alguns problemas que a PEC pode trazer para o sistema eleitoral, como morosidade e possibilidade de erros no processo. “Não existe nenhuma comprovação de fraude e a urna eletrônica é muito mais segura do que o processo que tínhamos antes dela. O que poderia ser feito, na verdade, é aumentar essas auditorias de segurança, como, por exemplo, sortear um número maior de urnas para ser auditada para gerar mais segurança na população”, afirmou Carolina.

Após aprovação na comissão especial, a PEC precisa passar por dois turnos de votação na Câmara, com quórum de 3/5 do total de deputados (308 votos de 513 parlamentares na Casa) e dois turnos no Senado, também com quórum mínimo de 3/5 do total de 81 senadores. Caso a proposta em discussão avance, não será a primeira vez que o Congresso aprova a adoção do voto impresso. O mesmo sistema defendido hoje foi usado de forma experimental nas eleições de 2002. Um relatório do tribunal concluiu que a experiência “demonstrou vários inconvenientes”, em “nada agregou em termos de segurança ou transparência” e o pior: criou problemas. O tribunal apontou que nas seções com voto impresso foram observados filas maiores e um maior porcentual de urnas com defeito. O modelo foi, então, abandonado.

Propostas similares, no entanto, voltaram a ser aprovadas pelo Congresso em 2009 e em 2015, mas nas duas vezes foram barradas pelo Supremo Tribunal Federal, que as considerou inconstitucionais.

Estadão

 

Opinião dos leitores

  1. O que mais se vê são os “rackers” parando grandes conglomerados no mundo, até mesmo em países desenvolvidos. Como vou confiar no urna eletrônica? Sem o voto auditável, como se reconta os votos.Não confio mesmo.

  2. Essa questão de voto impresso é pano de fundo pra justificar a derrota pra esses idiotas limitados que apoiam o Bolsonaro, a vitória da 3a via cada dia fica mais evidente, poucos irão voltar num débil mental, sem capacidade de administrar um país, onde o que mais faz é lançar polêmicas desnessárias, como também não elegerá um ladrão inveterado, onde foi flagrado roubando dinheiro público no mensalão, onde foi perdoado e sem perder tempo, logo em seguida promoveu a maior roubalheira já vista na história mundial, o famoso petrolão. Essa profecia não se concretizará se nosso povo for constituídos de tontos e babacas.

  3. É só o que as milícias e facções querem, agora elas vão obrigar o povo a votar em quem eles querem e terão que mostrar que realmente votaram, sob pena de morte.

    1. Também acho! Só espero q ele não perca para o Lulaladrão! Temos que ter uma terceira via que para votar em alguém sem práticas de corrupção ou peculato de rachadinha!!!

    2. Qual a razão de ter medo do voto impresso? Perder ou ganhar faz parte do jogo da democracia, depois dos militares foram vários presidentes diferentes. O Molusco quis (quis) ficar eternamente, seu candidato mongoloide foi abatido em pleno voo, acredito que por falta de labia,qualificaçao e abestalhamento. Vamos a luta, o resultado só veremos depois, vc reza pelo seu, eu pelo meu. Caso o meu perca, tenho como e vou viver fora do país, vc pense no seu caso, aguentar mais quatro anos é triste.

  4. Bolsominion sobre a eleição impressa nos EUA: Ain, houve fraude!
    Bolsominion no Brasil com eleição eletrônica: Ain, quero o voto impresso aqui p não haver fraude!

    Vai entender…

    1. De fato houve, principalmente nos votos enviados pelos Correios. Muito mortos votaram, confirmando a fraude, ou vc acha q n é?

    2. Adolfo, entre para a história dos EUA.
      Derrube Biden, mostre as provas… você vai ser o rei de lá.

    3. Calígula está de folga hoje e quem veio render ele foi Adolfo T… KKK

    4. Vc continua usando um nome que não representa o sentimento da cidade, devia se abster dessa prática, colocar outro nome, pois o seu ato
      nos envergonha e nos leva a chacota.

    5. Senhor seja sensato, por sua causa, se dizendo Japiense, estamos servindo de piada, certamente vc imagina a desfeita que está fazendo com a população da nossa cidade. Use qualquer nome é dê as suas opiniões, vivemos numa democracia, o que vc faz é feio, deselegante é nos atinge indistintamente, tenha vergonha, a cidade não gosta de ladrões safados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ídolo do ABC, Danilo Menezes sofre infarto e é internado em hospital de Natal

Foto: Jocaff Souza

Ídolo do ABC na década de 70 e ex-jogador da Seleção Uruguaia, Danilo Menezes sofreu um infarto na noite desta segunda-feira (22), e foi internado em um hospital particular na zona Leste de Natal. O quadro dele é estável, segundo informou a esposa do ex-jogador à reportagem da Tribuna do Norte.

O ex-meia procurou atendimento médico após se queixar de dores no ombro esquerdo na noite desta segunda-feira, quando estava em casa. Danilo irá passar por exames na tarde desta terça-feira (23), para saber se haverá necessidade de ser submetido a um procedimento de cateterismo.

Danilo Menezes defendeu o ABC entre os anos de 1972 e 1980. Conhecido como “Maestro” pela torcida abecedista, o uruguaio é o terceiro jogador que mais vestiu a camisa do clube, com 410 jogos. Durante as nove temporadas que atuou pelo alvinegro, foram cinco títulos conquistados: Campeonato Potiguar (1973, 1976 e 1978) e a Taça Cidade de Natal (1976 e 1978).

O meia ganhou destaque inicialmente com a camisa do Nacional, do Uruguai, onde conquistou o Campeonato Uruguaio e foi vice-campeão da Copa Libertadores. Danilo chegou ao Brasil em 1965 para defender o Vasco da Gama, onde permaneceu até 1971. Ele também teve breve passagem por Olaria e Bangu, ambos do Rio de Janeiro, e defendeu a Seleção Uruguaia.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com mais de 1.400 formandos, Jovem do Futuro garante oportunidades e se consolida como o maior programa de qualificação jovem do RN

Foto: Célio Duarte

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, formou nesta segunda-feira (22), mais uma turma com 1.435 alunos do Jovem do Futuro, maior programa de qualificação da juventude do Rio Grande do Norte. A formatura aconteceu no Thermas Hall e contou com a presença de familiares dos estudantes.

‘’São mais jovens qualificados no mercado de trabalho. A Prefeitura está formando jovens que passaram por cursos de cidadania, cursos profissionalizantes e agora estão preparados para o mercado de trabalho, isso é oportunidade para a nossa juventude’’, destacou o gestor.

Essa é a terceira turma de jovens formada pelo Programa Jovem do Futuro. No próximo sábado, acontecerá a aula inaugural da nova turma do Jovem do Futuro com mais 1.700 alunos.

Cada estudante recebe uma bolsa de R$ 350 durante os quatro meses de formação, além de material didático e fardamento. O jovem passa por curso de formação cidadã e também curso profissionalizante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sicredi está entre as 100 maiores instituições financeiras do Brasil

Instituição financeira cooperativa conquistou posição de destaque em oito categorias do anuário Valor 1000, incluindo o 7º lugar entre os maiores bancos do país

O Sicredi figura entre as principais instituições financeiras do Brasil, segundo a 25ª edição do anuário Valor 1000, publicado pelo jornal Valor Econômico, referência nacional em economia e negócios. A instituição alcançou o 7º lugar na categoria “100 Maiores Bancos do País” e obteve destaque em outras sete categorias, entre elas operações de crédito, depósitos totais e patrimônio líquido.

O resultado reforça a solidez e o crescimento do Sicredi, construídos ao longo de mais de 120 anos de história pautada pela confiança, credibilidade e segurança. “Esse reconhecimento valoriza nossa reputação e consolida a confiança no Sicredi. É fruto de um atendimento próximo e consultivo, que busca oferecer soluções financeiras personalizadas e impulsionar o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, afirma o presidente da Sicredi RN, Damião Monteiro.

Elaborado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Serasa Experian, o anuário Valor 1000 é considerado a mais completa radiografia corporativa do país. A publicação analisa 27 setores não financeiros da economia brasileira, relaciona as 1000 maiores empresas do Brasil, as 50 maiores por região e apresenta a classificação das 100 maiores instituições financeiras.

Sobre a Sicredi RN

Fundada em 1993, a Sicredi RN é a maior instituição financeira cooperativa do estado, com cerca de 30 mil associados. Presente em 11 municípios-polo — Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Goianinha, Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante, Assú, Apodi e Santa Cruz —, oferece soluções financeiras sustentáveis, alinhadas às necessidades dos associados e ao desenvolvimento das comunidades onde atua.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Transforme sua água, transforme sua vida com o ALCALINE MAX

O ALCALINE MAX é o que há de mais avançado em tecnologia japonesa no tratamento de água para consumo humano.

Este aparelho transforma a água que você bebe em água alcalina, hidrogenada, mineralizada, ionizada e magnetizada, além de proporcionar diversos outros benefícios, impactando diretamente sua saúde.

Ele auxilia no combate à gastrite, constipação, controle da pressão arterial e glicemia, no tratamento de cálculos renais e também na prevenção de doenças, incluindo a inflamação da próstata.

Caso queira adquirir o seu ou agendar uma visita sem compromisso para realizar um teste gratuito da sua água e entender a qualidade da água que está consumindo, basta entrar em contato pelo WhatsApp: 84 99666-6501.

Fale com Chiquinho Chagas, que atende em todo o RN e PB.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Trump combina encontro com Lula e diz que tiveram “química excelente”


Vídeo: Metrópoles | Tradução: Samuel Pancher

O presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, durante discurso na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, que ele e Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, tiveram uma “química excelente”.

“Nós não tivemos muito tempo para falar aqui, foram tipo, 20 segundos, ,as conversamos, tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na semana que vem, se for do seu interesse. Ele parecia um homem muito legal, na verdade, ele gostava de mim, eu gostava dele. E eu só faço negócios com pessoas de quem gosto.”, afirmou Trump.

“Tivemos ali uma química excelente e isso foi um bom sinal”, acrescentou.

Trump discursou logo após o mandatário brasileiro, que mandou recados ao governo o americano após anunciarem sanções contra exportações e autoridades brasileiras, incluindo familiares de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O mandatário dos EUA destacou ainda que abraçou o presidente Lula nos bastidores da ONU e que eles devem se encontrar na próxima semana.

Defesa à soberania

Trump destacou ainda que “no passado”, o Brasil impôs tarifas “injustas à nação” e, por causa disso, os EUA aplicaram o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros.

“Estamos revidando, e revidando com muita força”, disse Donald Trump.

O republicano também saiu em defesa da soberania dos Estados Unidos, assim como Lula, em seu discurso, que afirmou que “a democracia e a soberania brasileira são inegociáveis”.

“Como presidente, sempre defenderei nossa soberania nacional e os direitos dos cidadãos americanos. Portanto, lamento muito dizer que o Brasil está indo mal e continuará indo mal. Eles só conseguem se sair bem quando trabalham conosco; sem nós, eles fracassarão, assim como outros fracassaram”, finalizou Trump.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Lula sai em defesa de Cuba e Venezuela na ONU

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por InfoMoney (@infomoney)

Vídeo: Reprodução

O presidente Lula usou na Assembleia Geral das Nações Unidas para criticar à política externa dos Estados Unidos ao afirmar que “é inadmissível que Cuba seja listada como o país que patrocina o terrorismo”. Ainda na América Latina, defendeu que “a Venezuela não deve estar fechada” ao diálogo e afirmou que “o Haiti tem direito a um futuro livre de violência”.
A fala ocorre em meio ao agravamento da crise diplomática com os Estados Unidos, que aplicaram novas sanções contra o Brasil na véspera do evento.“Os ideais que inspiraram os fundadores da ONU estão ameaçados como nunca em toda sua história. O multilateralismo está diante de nova encruzilhada. Atentados à soberania, sanções arbitrárias e intervenções unilaterais estão se tornando regra”, afirmou Lula.O presidente também direcionou críticas a grupos políticos que, segundo ele, atuam dentro e fora do país para fragilizar instituições democráticas. “Essa ingerência em assuntos internos conta com o auxílio de uma extrema-direita subserviente e saudosa de antigas hegemonias. Falsos patriotas arquitetam e promovem publicamente ações contra o Brasil. Nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis”, afirmou.

Lula vinculou a ascensão de forças antidemocráticas no mundo ao enfraquecimento do multilateralismo.

“O autoritarismo se fortalece quando nos omitimos frente à arbitrariedade. Forças antidemocráticas tentam subjugar as instituições, cultuam a violência, atuam como milícias físicas e digitais e cerceiam a imprensa”, completou.

Infomoney

Opinião dos leitores

  1. Esse Lula é trabalhado na
    maracutaia. Esse é experiente nas enganações. Porém Trump não é criança pra cair nessa lábia.
    Magnitsky semana para todos!

  2. Lula é o cara!
    Chorem, bozolóides…
    Deixem aqui abaixo suas lágrimas 😭
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  3. Lula deu aula de democracia, soberania e lição aos imperialistas que querem mandar no mundo…

    1. Se manda é ferir a constituição?cria mais imposto, violência crescendo. Virando um estado narcotráfico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo cria bolsa de R$ 700 para estudantes de medicina de baixa renda

Foto: Divulgação

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta segunda-feira (22) a criação do programa Bolsa Permanência, voltada a alunos de medicina de baixa renda, matriculados em cursos de universidades federais e de instituições de ensino superior privadas que participam do Mais Médicos.

Serão 1.500 bolsas mensais de R$ 700, destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). A medida busca reduzir a evasão e garantir a conclusão do curso por jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Segundo o MEC, o investimento anual será de R$ 12,6 milhões e será pago pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Os pagamentos começam em 2026. O edital com todas as regras e cronograma do programa está previsto para outubro, quando também deve ocorrer a inscrição dos alunos.

Regras de acesso
A portaria nº 655/2025, publicada no Diário Oficial da União, define que podem concorrer às bolsas estudantes de medicina matriculados em universidades federais e em instituições privadas que participem do programa Mais Médicos.

Além dos critérios de renda e inscrição no CadÚnico, é exigido que o aluno esteja regularmente matriculado e não tenha concluído outro curso superior. Não será permitido o acúmulo com outras modalidades da Bolsa Permanência, hoje voltada principalmente a indígenas e quilombolas.

Inclusão
O MEC afirma que a iniciativa é parte de uma estratégia de inclusão para enfrentar desigualdades no acesso ao diploma de medicina. Estudantes de baixa renda são maioria em várias regiões, mas enfrentam custos elevados de material, transporte e dedicação integral ao curso. “O objetivo é minimizar desigualdades sociais e contribuir para a permanência e diplomação dos alunos em situação de vulnerabilidade”, disse a pasta.

O governo também vê na medida um passo para ampliar a diversidade entre médicos formados no país, o que, segundo o ministério, fortalece a representatividade social e tem impacto direto no direito à saúde da população.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Sendo coerente agora, tem mesmo que defender Cuba, Venezula, coreia do norte, china, russia entre outras ditaduras, ta mais do que certo, esse é o povo dele!!!!

  2. É só o que esse governo sabe fazer, criar “bolsa esmola”. Um governo sem criatividade, corrupto e ineficiente, um bom governante cria programas para geração de emprego e renda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Idosa morre após bater moto em carro a caminho do trabalho em Mossoró

Foto: Flávio Soares

Uma mulher de 60 anos morreu após um acidente de trânsito na manhã desta terça-feira (23) na BR-304, em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte. O caso ocorreu por volta das 7h35, no km 43,7 da rodovia, nas proximidades da Barragem de Genésio, no bairro Bom Jesus.

A vítima foi identificada como Maria Rita de Almeida Lopes, moradora do bairro Cidade Oeste, em Mossoró. Segundo familiares, ela seguia para o trabalho no momento do acidente. Maria Rita morreu ainda no local.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ela pilotava uma motocicleta pelo acostamento e tentou atravessar a pista para realizar o retorno, quando houve uma colisão transversal com um carro prata, modelo Renault Logan.

O motorista do carro, de 28 anos, permaneceu na rodovia após a colisão, acionou a PRF e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e realizou o teste do bafômetro, que não indicou consumo de álcool.

O trecho da BR-304 ficou parcialmente interditado até a conclusão da perícia feita pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

FOTO: Natalense tenta vender patinete no Facebook por R$ 2.500

Foto: Reprodução

O Via Certa Natal flagrou uma pessoa tentando vender o patinete através do Facebook por R$ 2.500. De acordo com a publicação, o veículo é ‘novo’. Em pouco mais de 48h que o serviço começou na capital potiguar, já acumula diversas polêmicas.

Já no primeiro dia, imagens que circulam nas redes sociais mostram dois patinetes dentro da sala de casa de um morador. Em outro registro, um homem aparece conduzindo um dos veículos na areia da praia, e um patinete já foi flagrado até em um motel.

Nesta manhã de terça-feira, outro homem filmou um patinete em cima de uma parada de ônibus. Ao todo, são 600 equipamentos que estão disponíveis em diversos pontos da cidade como Midway Mall, esquina da Salgado Filho com a Antônio Basílio; avenida Praia de Ponta Negra; esquina da Avenida São José com Alexandrino de Alencar; e avenida Régulo Tinôco.

 

Opinião dos leitores

  1. BG hoje as 05:40 da manhã tinha um patinete largado aqui no campus da UFRN esse negócio de patinete vai dar muito problema.

  2. O problema do Brasil são alguns brasileiros. Desse jeito nunca seremos um país evoluído.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Oposição prepara recurso contra impedimento de Eduardo Bolsonaro

Foto: Zeca Ribeiro

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse à CNN que recorrerá da decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que proíbe o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de exercer a liderança da minoria à distância.

Hugo comunicou Sóstenes da decisão, nesta segunda-feira (22), após o deputado ter sido denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por coação à Justiça. O líder do PL afirma que a indicação de Eduardo havia sido acertada com o presidente da Casa.

A oposição prepara, agora, um recurso para enviar à Mesa Diretora da Câmara para que ela reavalie, em conjunto, a situação de Eduardo.

“Para nomear Eduardo, alinhei com presidente Hugo Motta. Ele [Hugo] disse que era direito meu e, depois, sofreu pressão externa corporis. Ontem me ligou para dizer que não poderia cumprir com Eduardo. Não vou abrir mão e vou recorrer à Mesa”, disse.

Nesta terça-feira (23), Hugo negou a indicação de Eduardo, com o argumento de que a falta de comunicação prévia de afastamento por parte do parlamentar constitui “violação ao dever funcional do parlamentar”, além de apontar que a atuação de liderança demanda “presença física do parlamentar”.

Ainda de acordo com o documento, “um afastamento não comunicado à Presidência da Câmara não pode, sob nenhuma ótica, ser considerado uma missão autorizada, pois lhe faltam os elementos essenciais de autorização, formalidade e ciência oficial”.

Em uma manobra para tentar salvar o mandato de Eduardo, a oposição decidiu designá-lo como líder da minoria na Câmara na semana passada. A ideia era que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) assumisse o lugar da deputada Caroline De Toni (PL-SC).

Denúncia
A PGR apresentou denúncia nesta segunda-feira (22) ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o influenciador Paulo Figueiredo, por coação, em razão da atuação nos Estados Unidos.

Segundo a denúncia, assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, os dois denunciados articularam sucessivas ações voltadas a intervir nos processos judiciais para beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o influenciador Paulo Figueiredo.

A denúncia foi apresentada no âmbito do inquérito em que também o ex-presidente foi indicado pela PF (Polícia Federal). No entanto, Gonet não apresentou denúncia contra Bolsonaro, que já foi condenado pelo STF a 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Motinha rabo preso, pede pra sair.
    É muito cargo pra pouca liderança, o cara é atropelado todos os dias, sai daí motinha, isso não é pra vc.
    Renuncie homi!!

  2. Os leitores esperam um posicionamento do Blog sobre as atitudes do falso Deputado, nos EUA. A manchete correta não seria: Motta abre caminho para cassar Eduardo Bolsonaro?

  3. Rapaz nessa vida eu pensei que já tinha visto de tudo, agora um deputado federal igualmente a esse Sóstene Cavalcante eu confesso que ainda não tinha visto, pense num macho babão sem futuro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *