Esporte

América vai ao Japão contratar empresa para construir seu estádio

O América Futebol Clube vai contratar uma construtora japonesa para a construção de seu estádio.

Até janeiro do ano que vem – daqui a seis meses – o estádio vai está pronto para receber seis mil torcedores. Não há dinheiro para as obras.

A lógica desafia os meandros da razão: como vão erguer um estádio sem um tostão em tão pouco tempo? Daí a ironia – foi uma ironia – da construtora japonesa.

Lembram quando houve o tsunami no Japão em março. Uma estrada foi completamente arrasada e em sete dias estava um brinco. Suponho que o América vá fazer o mesmo.

Em entrevista ao blog de Marcos Lopes, o presidente do Conselho Deliberativo do América, Dr. José Rocha considerou alguns aspectos.

Localização: não foi informada.

Dinheiro: não tem. Está contando com a ajuda do torcedor.

Estádio: 10 mil lugares com 12 camarotes será a capacidade inicial.

“Eu sempre achei que o governo pode construir quatro, cinco ou seis estádios, o América tem que construir o dele”, disse.

Esse texto não é forma de deboche. Tenho apreço pela diretoria e sua torcida, o blog falou com quatro torcedores americanos influentes, nenhum deles agüenta mais essa indecisão.

Faz tempo que o clube vive esse impasse, que agora resultou em o América não ter um espaço para chamar de seu e jogar.

Opinião dos leitores

  1. Como essa Pinikada é sem futuro, vou te contar, viu… Pinikada, fiquem na de vcs! Quem disse que a torcida americana apoia essa decisão da direção em jogar no Lamão??? Estamos com vcs nessa! #NoFrasqueirãoNão afinal essa bosta não é digna de receber o maior clube do RN – AMÉRICA FUTEBOL CLUBE!

  2. O Poderoso mequinha vem ai!! A capacidade citada não suporta a sua torcida, precisamos de um estádio maior ainda. Para tal, não precisam de recursos, afinal de contas, são a elite do RN, certamente milhares de torcedores vão deixar de comprar o abadá do carnatal para doar ao querido mequinha. O mundo dá voltas amigos, quando o ABC contruiu o Frasqueirão, muitos não acreditavam, apelidos pejorativos não faltaram. Hoje adoro ver os rostos destes torcedores implorando, se humilhando e prostituindo para jogar no Frasqueirão…
    Ainda não acabou, o fundo do poço é mais em baixo. Vão cobrar aos teus dirigentes deselegantes e prepotentes…

  3. O boga do dragão intinerante já apelidado de Grudão se fosse em extremoz, Caldão de cana se fosse em goianinha, mas parece que vai voltar ao inicio novamente o Rapadurão em Japecanga.

    Vá se povo besta de ser enrrolado assim essas pakitas

  4. Já que vai trazer a "construtora japonesa", aproveita e traz também do Japão os craques "meajuda" e "meacuda", pra ver se o time de japecanga ganha alguma coisa.

  5. 10.000 pessoas? É pouco. O amériCa deve fazer logo um estádio para 80.000 assistentes pois caberá toda a torcida que o dragão (existe?…) tem no RN…

  6. Sou americano e assino em baixo com qualquer forma de ironia em relação a atual situação do América Futebol Clube. Falo isso e doa a quem doer, podem achar ruim a maioria dos americanos que não vêem a um palmo à frente do nariz. Enquanto vocês ficam brigando com a mulambada (que tem toda razão de zombar de nós hoje em dia) deveriam observar a ascensão financeira que os dirigentes do clube tiveram nos últimos 15 anos. Engraçado, não!? Agora não adianta mais chorar o leite derramado. Quando o clube tinha um patrimônio valiosíssimo e aos poucos foram dilapidando NÓS ficamos calados achando tudo normal e preciso, o que não era! Por exemplo, pra que vender aquele terreno da Posada do Atleta pra fazer um CT na baixa da égua?! Porque não fazer um CT lá mesmo??? Não me lembro bem o valor, mas creio que girou em torno de 2 milhões e meio. Vcs acham que aquele terreno na época com o que foi gasto pra construir o CT gastou isso tudo? Agora vamos para a sede da Rodrigues Alves. Primeiro que há um documento do antigo dono do terreno que foi DOADO ao clube onde diz que é intransferível e não pode ser vendido aquele terreno. Ou seja, além de passarem por cima do tratado ainda sumiram com o dinheiro. Onde investiram aquela dinheirama toda??? Então, caros irmão americanos, a verdade dói, eu sei, por isso é bom a gente aguentar caladinho as gozações. E tem outra coisa, se construírem esta merda de estádio la no CT, djabo é quem vai pra jogo alí!!! E eu apoio a campanha #NoFrasqueirãoNão pois o Lamão não é digno de receber o (ainda) maior clube do RN – AMÉRICA FUTEBOL CLUBE.

  7. Tirando a ironia, concordo com o post.
    .
    De quê adianta dizer que vai fazer um estádio se não mostra como e nem onde? Não tenho dúvidas que a torcida do América – e aí eu me incluo – vai ajudar com o que puder, como, sem dúvida, a torcida do Abc faria se seu clube estivesse nessa situação, mas se depender só e "ajuda", não acho que seja tão rápido para construir esse estádio.
    .

  8. Vc e um abcdista s….., querendo tumultuar o clima no AMERICA.
    Que Jornalista e vc? por isso q a imprensa daqui e uma bostaa
    VAMOS CONSTRUIR SIM O NOSSO ESTADIO E A TORCIDA TA JUNTA COM ESSA IDEIA SEU F…….

    1. Calma André, para que tanta Violência? Falei ironicamente uma grande verdade. É torço muito para que o América resolve essa situação, o que coloco é que são tantas indas e vindas que já não levam mais a sério!!!

    1. Só isso caro Fábio? Se vc é torcedor do América deveria ver com serenidade. Abraços e continue comentando no BG

  9. Eu quando começei a ler pensei que era sério o assunto, fazia tempo que não ria tanto, pelo que vi esse " estádio" não vai passar da colocação da tal pedra inaugural e depois, xau e bença.
    Ô povinho para ter mania de grandeza e inveja, vão querer que inicialmente o tal estádio comporte 10.000 e finalmente quando estiver pronto vai ser o maior do Brasil.
    Coloquem os pés no chão meu povo, no chão de goianinha, vamos parar com essa megalomania e se contentar com o que vcs já tem(ou seja quase nada), devagar com o andor que o santo é de barro.
    Dêem graças a Deus, que a CBF, que é outra esculhambação, liberou os poleiros e aagora finalmente vai caber 3.000 torcedores num jogo de série C.
    A campanha, #NoFrasqueirãoNão, foi lançada e foi um sucesso, a torcida votou e foi contra o aluguel de nossa casa, então a vcs nada mais resta….

  10. Bruno apesar da sua ironia, seu texto reproduziu bem. Nao agüentamos mas essa novela no América. Esse até que vai Goianinha, mas ano que vem sem condições. Espero que nossa Diretoria leia seu artigo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IMPACTO BILIONÁRIO: Fim da escala 6×1 pode deixar mais caros imóveis do Minha Casa, Minha Vida, aponta estudo

Foto: Agência Brasil

Um estudo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção aponta que o fim da escala 6×1 e a redução da jornada semanal de 44 para 40 horas podem encarecer imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida.

O levantamento calcula impacto anual de R$ 20,3 bilhões caso as horas reduzidas sejam compensadas com pagamento de horas extras.

Segundo a entidade, a mão de obra representa cerca de 60% do custo das moradias populares. Com a mudança, o setor estima aumento de até 15% nos gastos com trabalhadores, o que pode elevar o preço final dos imóveis e dificultar o acesso da população de baixa renda à casa própria.

A pesquisa também estima perda de quase 600 milhões de horas trabalhadas por ano. Para manter o ritmo atual das obras, o setor vê três alternativas: contratar cerca de 288 mil novos trabalhadores, com custo adicional de R$ 13,5 bilhões por ano; ampliar o uso de horas extras; ou reduzir o ritmo das construções, com atrasos nas entregas e queda de produtividade.

A CBIC afirma ainda que o cenário de baixo desemprego pode dificultar novas contratações. A taxa de desemprego terminou 2025 em 5,1%, o menor índice da história do país.

Outro ponto destacado pelo estudo é o avanço dos custos da construção acima da inflação. Enquanto o IPCA acumulou alta de 4,44% em 12 meses até janeiro de 2026, o custo da mão de obra da construção civil subiu 8,93% no mesmo período.

A entidade defende que mudanças na jornada de trabalho sejam acompanhadas de medidas para aumentar a produtividade do setor.

Com informações de Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Álvaro Dias recebe apoios em Tibau e conhece projeto da Economia do Mar para impulsionar o desenvolvimento da Costa Branca

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, recebeu novos apoios políticos no município de Tibau, durante agenda na região da Costa Branca potiguar. Na visita, Álvaro também conheceu o projeto “Economia do Mar”, iniciativa voltada ao fortalecimento da atividade pesqueira, incentivo ao pescado e à valorização das famílias que dependem do mar como principal fonte de sustento.

Durante o encontro, declararam apoio ao projeto político de Álvaro em Tibau as lideranças Nildo Cruz, vereador; Padeca, ex-vice-prefeito; e Luiz Nazareno, ex-candidato a prefeito e presidente da Associação Santos Dumont. Durante a agenda, Luiz Nazareno entregou a Álvaro o projeto “Economia do Mar”, com sugestões voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva da pesca, ao incentivo ao pescado e à criação do Museu do Mar, proposta que busca valorizar a cultura marítima e impulsionar o desenvolvimento econômico da região da Costa Branca.

Álvaro destacou a importância de ouvir as demandas específicas de cada região do estado e afirmou que propostas como essas deverão ser tratadas como prioridade em uma futura gestão.

“Receber propostas dessa forma é extremamente importante. Cada região possui uma realidade diferente e, aqui na Costa Branca, vemos a força da economia do mar. São sugestões que incentivam o pescado, fortalecem a atividade pesqueira e valorizam a identidade local, como a criação do Museu do Mar. Quero agradecer pela iniciativa e dizer que são propostas importantes, que serão prioridades em nossa futura gestão”, finalizou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Engorda de Ponta Negra aumenta fluxo de turistas e fortalece comércio, dizem entidades do setor turístico, destacando a importância da obra

Foto: Camille Melo/SEMURB

Representantes do setor turístico do Rio Grande do Norte saíram em defesa da engorda da praia de Ponta Negra e classificaram a obra como essencial para preservar o turismo e a economia de Natal. As declarações foram dadas ao portal BNews RN, que ouviu lideranças da hotelaria e do setor de bares e restaurantes.

Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN (SHRBSRN), Grace Gosson afirmou que a ampliação da faixa de areia já trouxe aumento no fluxo de pessoas e mais espaço para lazer e eventos.

“Já é possível observar maior atração de público para eventos esportivos, religiosos e para o lazer na praia”, disse.

Ela destacou ainda que, antes da obra, a maré alta limitava bastante o uso da praia e ameaçava o Morro do Careca. “A principal diferença após a engorda foi a proteção do nosso maior cartão-postal contra a erosão marítima”, afirmou.

Grace também defendeu a continuidade das obras complementares. “Ainda existe potencial de crescimento com a esperada reurbanização da praia de Ponta Negra”, pontuou.

Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), Edmar Gadelha, afirmou que hotéis, bares e restaurantes já percebem aumento na circulação de turistas e no consumo.

“A engorda não é apenas uma obra de infraestrutura. Ela representa uma ação estratégica de proteção econômica do turismo de Natal”, declarou.

Segundo Gadelha, antes da intervenção, a erosão comprometia a experiência turística e afetava diretamente os empreendimentos da orla. “Hoje existe uma praia mais ampla, mais segura, mais funcional e visualmente mais atrativa”, disse.

Ele também ressaltou que ainda são necessárias obras complementares de drenagem e reurbanização da orla para resolver problemas como os “espelhos d’água” registrados após chuvas.

Na última quarta-feira (13), a Prefeitura do Natal apresentou informações técnicas sobre o sistema de drenagem implantado na praia e detalhou ações de manutenção e intervenções complementares que estão em andamento.

A engorda de Ponta Negra foi concluída no início de 2025 e custou cerca de R$ 100 milhões. A obra ampliou a faixa de areia em até 100 metros na maré baixa e teve como objetivo conter o avanço do mar e proteger o Morro do Careca.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PGR denuncia Zema ao STJ por calúnia a Gilmar Mendes em post sobre relação de ministros do STF com o Master

Foto: Pedro Vilela | reprodução/instagram

A Procuradoria-Geral da República denunciou nesta sexta-feira (15) o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema ao Superior Tribunal de Justiça pelo crime de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

A acusação tem como base uma publicação feita por Zema nas redes sociais em abril, em que bonecos com vozes semelhantes às de Gilmar Mendes e Dias Toffoli ironizam o chamado caso Tayayá.

No vídeo, o boneco de Toffoli pede a Gilmar que anule quebras de sigilo relacionadas à CPI do Crime Organizado do Senado. Em troca, o personagem que representa Gilmar pede uma “cortesia” no resort Tayayá, empreendimento no qual Toffoli tinha participação acionária.

O caso ganhou repercussão após o Estadão revelar que o pastor Fabiano Zettel, cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro, comprou as cotas de Toffoli no resort.

A denúncia foi assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que também pediu o pagamento de indenização equivalente a 100 salários mínimos, cerca de R$ 162 mil, por danos morais a Gilmar Mendes.

Segundo Gonet, a publicação ultrapassou o limite da crítica política e atribuiu ao ministro práticas criminosas ligadas à administração pública.

“A ofensividade da publicação também se estende à reputação funcional do ministro, ao sugerir que Sua Excelência teria colocado a jurisdição a serviço de interesse privado”, escreveu o procurador-geral.

De acordo com a PGR, o alcance da postagem ampliou os danos à imagem do ministro. O vídeo registrou cerca de 2,8 milhões de visualizações no Instagram e 487 mil no X, antigo Twitter.

O caso será analisado pelo presidente do STJ, Herman Benjamin.

A disputa entre Gilmar Mendes e Romeu Zema também levou parlamentares da oposição a pedir o impeachment do ministro. Gilmar chegou a solicitar a inclusão de Zema no inquérito das fake news, relatado pelo ministro Alexandre de Moraes. Até o momento, não houve divulgação de novas medidas relacionadas ao pedido.

Com informações de Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PRINTS: Grupo SETAI GP, que lançou empreendimento de alto luxo em Natal, é campeão de reclamações nas redes sociais em João Pessoa-PB

Prints de comentários nas redes sociais dão uma noção dos problemas enfrentados por clientes do grupo SETAI GP. O grupo paraibano desembarcou em Natal, no fim de 2025, com promessas de elevar o padrão do mercado imobiliário potiguar com empreendimentos de alto luxo, porém na vizinha João Pessoa-PB, enfrenta uma série de reclamações e queixas nas redes sociais, além de uma série de ações na Justiça.

Em um dos casos, um bombeiro civil que afirma ter trabalhado em um condomínio construído pelo grupo citou um outro acidente com elevador, além do que deixou uma mulher de 36 anos paraplégica. “O elevador despencou lá de cima” com quatro pessoas, entre elas uma mulher grávida. “Graças a Deus não aconteceu nada grave”.

Outra moradora do mesmo empreendimento relatou já ter ficado presa em um elevador, antes dos acidentes. “Precisou acontecer uma tragédia para que tivesse visibilidade o descaso que essa construtora está fazendo com seus clientes”, comentou.

Outros moradores disseram evitar usar os elevadores: “Subo mil escadas, mas não confio nesse troço”, comentou uma internauta.“Há ação judicial”, dizem moradores.

Uma diversidade de reclamações pode ser constatada nas redes sociais, citando panes frequentes em elevadores, travamentos, infiltrações, falhas estruturais, suposta ausência de solução definitiva, além de ações judiciais já em andamento.

Em posicionamentos anteriores, a defesa do Grupo SETAI GP argumentou que a responsabilidade pela manutenção dos elevadores passa ao condomínio após a entrega do empreendimento. Sobre as demais reclamações, não houve esclarecimentos específicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Grupo paraibano SETAI GP, que lançou projeto imobiliário em Natal, é campeão de reclamações, problemas e até acidentes em João Pessoa-PB

Imagem: reprodução

O grupo SETAI, da Paraíba, que lançou um empreendimento de alto luxo em Natal no ano passado, prometendo elevar o padrão do mercado imobiliário potiguar, enfrenta uma série de problemas na Paraíba em razão de reclamações de clientes por vícios em obras, ações na Justiça, e pasmem, até a queda de um elevador que deixou uma mulher de 36 anos paraplégica.

Para ingressar em um mercado de alto luxo, o grupo SETAI deveria, pelo menos, dar conta de fazer o básico bem feito.

No caso mais grave, no condomínio residencial Reserve Altiplano 1, em que um elevador caiu, deixando paraplégica uma mulher holandesa de 36 anos, já há decisão judicial ordenando o reparo nos elevadores, alertando para possibilidade de novas quedas livres ou esmagamentos, colocando em risco a vida dos moradores.

Processos ligados a empreendimentos de luxo

Também há registros processuais vinculados à razão social GGP Construções e Incorporações Ltda., empresa ligada ao grupo, envolvendo empreendimentos como “Setai Aquamaris” e “Setai Edition”, em ações que tramitam no Tribunal de Justiça da Paraíba.

Os processos incluem discussões sobre:

  • obrigações contratuais;
  • responsabilidade civil;
  • questões condominiais;
  • reparos estruturais;
  • pedidos indenizatórios.

O que diz a SETAI

Sobre o acidente em um elevador que deixou uma mulher paraplégica, o advogado Rinaldo Mouzalas, representante do grupo SETAI, afirmou que “as causas do acidente não podem ser definidas por vídeos, manchetes ou versões precipitadas. Elas precisam ser apuradas tecnicamente, com análise completa do histórico dos equipamentos”. Ele ainda sugere que que a culpa poderia recair sobre a administração condominial. No entanto, moradores afirmam que os equipamentos já apresentavam sinais claros de precariedade há anos.

Em momento algum, há uma explicação convincente do grupo sobre por que os elevadores, segundo denúncias dos próprios condôminos, estavam operando em condições consideradas inadequadas.

Além disso, o acidente ocorreu em meio a um histórico já conhecido de ações judiciais envolvendo empreendimentos entregues com problemas estruturais e falhas apontadas por compradores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro tem quadro persistente de desequilíbrio corporal, dizem médicos

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Relatório médico apresentado hoje ao STF (Supremo Tribunal Federal) diz que o ex-presidente Jair Bolsonaro apresenta quadro persistente de desequilíbrio corporal.

Segundo o boletim médico, Bolsonaro está em “quadro persistente e inalterado de instabilidade do equilíbrio corporal”. O documento é assinado pelo médico Brasil Ramos Caiado.

Melhora de crises de soluços

O boletim também detalha que o ex-presidente apresentou melhora das crises de soluços após um ajuste terapêutico. Na semana passada, os médicos indicavam que Bolsonaro passou por intensas crises de soluços.

Bolsonaro está usando tipoia

O documento também diz que o ex-presidente tem mantido de forma regular, diariamente, o protocolo de fisioterapia motora leve, além do uso de tipoia para imobilização parcial do ombro que passou por cirurgia.

Bolsonaro passou por uma cirurgia no começo do mês no ombro direito, para fixação das lesões do manguito rotador. O procedimento durou cerca de cinco horas. Segundo o boletim, o ex-presidente tem se recuperado bem.

Bolsonaro está em prisão domiciliar. O ex-presidente também está em prisão domiciliar temporária, pelo período de 90 dias, para tratar uma broncopneumonia.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CHUVAS INTENSAS: INMET coloca os 167 municípios do RN sob alerta neste sábado (16)

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de “Perigo Potencial” para chuvas intensas em todos os 167 municípios do RN neste sábado (16). O aviso é válido até o fim do dia e prevê chuva forte, além de rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h.

A previsão é de até 50 mm ao longo do dia. Há possibilidade de pequenos alagamentos em áreas urbanas e interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica.

Segundo a Defesa Civil, há risco de queda de galhos de árvores e descargas elétricas durante os temporais. O órgão recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante períodos de chuva intensa.

⚠️ Recomendações de segurança do INMET:

  • Não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas
  • Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Evite utilizar aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica durante tempestades
  • Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros informaram que seguem monitorando áreas de risco em diferentes regiões do estado.

O alerta também serve de orientação para motoristas que pretendem pegar a estrada ou circular por áreas urbanas nas próximas horas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TRÂNSITO EM NATAL: Corrida do Sesc interdita marginais da BR-101 e novas vias terão bloqueios a partir das 13h

Foto: Divulgação/STTU

O trânsito em Natal terá interdições e alterações viárias neste sábado (16) por causa da realização do Circuito Sesc de Corridas. A PRF mantém bloqueadas as duas marginais da BR-101, entre o Viaduto do 4º Centenário e o túnel da UFRN, enquanto novas interdições em avenidas da capital estão previstas para começar às 13h.

Segundo a PRF, o fluxo segue normalmente pelas faixas principais da BR-101, mas as marginais permanecem interditadas. A STTU informou que o segundo turno de bloqueios parciais em trechos da zona Sul ocorrerá entre 13h e 19h.

A orientação da STTU e da PRF é que motoristas evitem o entorno da Arena das Dunas e da UFRN nas próximas horas. A recomendação é utilizar rotas alternativas e programar deslocamentos com antecedência para evitar congestionamentos.

📍 Trechos com bloqueio ou controle viário:

  • Marginais da BR-101 — entre o Viaduto do 4º Centenário e o túnel da UFRN
  • Passarela da Av. Prudente de Morais
  • Viaduto Estaiado da Av. Lima e Silva
  • Túnel da Av. Romualdo Galvão
  • Rotatória do Centro Administrativo
  • Av. Odilon Gomes com Av. Passeio dos Girassóis
  • Retorno do Ginásio Poliesportivo da UFRN

A STTU informou ainda que a Rua Projetada, na marginal da Arena das Dunas, permanece parcialmente interditada desde o início da semana para a montagem das estruturas do evento.

A liberação do trecho está prevista para domingo (17), às 20h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

MUDANÇA NA PF: Delegado que pediu quebra de sigilo de Lulinha é afastado de inquérito sobre o INSS

Foto: Reprodução

A Polícia Federal promoveu mudanças no comando do inquérito que apura supostos desvios no INSS e que cita o nome de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula (PT). A alteração ocorreu nesta sexta-feira (15), com a substituição do delegado responsável pelo caso após a transferência da investigação para uma estrutura mais centralizada da corporação.

O fato gerou reação no STF, que buscou explicações sobre a reorganização interna do inquérito.

A PF informou que o inquérito deixou a divisão de crimes previdenciários e passou a ser conduzido pela Coordenação de Inquéritos nos Tribunais Superiores, setor voltado a investigações consideradas mais sensíveis.

Segundo a corporação, a mudança foi feita para “potencializar recursos” e garantir maior eficiência na apuração. O delegado que conduzia o caso foi substituído, embora parte da equipe tenha sido mantida.

A investigação apura suspeitas de desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e cita nomes ligados ao esquema sob apuração. Entre eles, está o empresário conhecido como “Careca do INSS”, investigado no âmbito do caso e apontado como peça central em supostos desvios de aposentadorias e benefícios.

Segundo informações do inquérito, também são analisadas movimentações financeiras e relações comerciais envolvendo pessoas ligadas aos investigados.

Pontos da investigação:

  • Mudança de delegacia dentro da PF
  • Transferência do caso para setor superior
  • Apurações sobre esquema no INSS
  • Citações a pessoas ligadas aos investigados
  • Análise de movimentações financeiras

Segundo relatos de bastidores, a mudança no comando teria motivado questionamentos internos e reuniões entre representantes da PF e integrantes do Judiciário. Não há confirmação oficial sobre o teor das conversas.

O caso segue em andamento sob supervisão judicial. As defesas dos investigados negam irregularidades e afirmam que não há elementos que sustentem acusações. A PF afirma que não houve prejuízo às investigações e que a reestruturação busca garantir continuidade e eficiência na apuração.

Opinião dos leitores

  1. Então esse delegado não faz parte da PF que Dino disse que ‘o Lule podia chamar de sua’? Entendi.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *