Diversos

Ânimos acirrados: deputados divergem sobre as empresas TelexFree e BBom

O deputado Sandro Alex (PPS-PR) disse na manhã desta quarta-feira(21), que a discussão na Câmara sobre as ações das empresas de marketing multinível no Brasil não tem a intenção de impedir esse tipo de atividade, mas de propor projeto de lei para regulamentá-la. O tema está sendo debatido em audiência pública conjunta das Comissões de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e de Defesa do Consumidor, em andamento no Auditório Nereu Ramos.

O debate foi proposto por vários deputados, em função da paralisação pela Justiça das atividades de duas das maiores empresas do ramo, a TelexFree e a BBom, a pedido do Ministério Publico. As empresas são investigadas sob a suspeita de usarem a prática do marketing multinível como fachada para aplicar o golpe da pirâmide financeira.

Divergências

Diante da plateia que lota o auditório, favorável à continuidade das ações dessas empresas, alguns deputados que compõem a mesa defenderam a atividade. “Quem gera emprego e paga imposto não pode ser tratado como criminoso”, disse o deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), recebendo aplausos do público presente.

O deputado Acelino Popó (PRB-BA) lembrou que muitas famílias venderam bens para apostar nessa atividade como um projeto de vida e hoje passam por dificuldades financeiras com a paralisação dos trabalhos.

Já o deputado Silvio Costa (PTB-PE) desafiou as empresas a provarem que são sérias. “Isso aqui não é uma reunião política. Há uma diferença entre marketing e picaretagem. Se eu for convencido, vou virar um militante da causa e vou ao Supremo para dizer que o Ministério Público está errado”, afirmou.

A ponderação de Costa foi acompanhada pelo deputado Renan Filho (PMDB-AL): “Quero defender a legalidade, os bons negócios. Não podemos permitir que o povo brasileiro seja lesado”.

Com informações da Agência Câmara

Opinião dos leitores

  1. Com toda certeza, quem defende, deve ter perdido a boquinha. Já dizem ser atividades legais, é só provar!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

Após irritar governo Lula, SBT tira do ar reportagem sobre caminhões multados no RS

Foto: Reprodução

O SBT enfrenta uma crise com o governo Lula por causa de uma reportagem do programa Tá na Hora, exibida na última terça-feira (7). A matéria afirmava que caminhões com doações para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul estavam sendo multados.

O relato foi feito pela âncora Márcia Dantas, que foi enviada ao estado na segunda-feira (6). Marcão do Povo, o outro apresentador do programa, também ressaltou a informação e criticou as autoridades que supostamente multavam as doações. O assunto ocupou 75 minutos do Tá na Hora, que teve ao todo 105 minutos.

A reportagem chegou a ser compartilhada por Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT e filha de Silvio Santos, em seu Instagram. “Isso é jornalismo de verdade. Parabéns, SBT!”, escreveu a executiva.

Porém, assim que foi ao ar, Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, pediu providências para que a reportagem fosse desmentida. Mais cedo, ele já havia dito nas redes sociais que aquela informação, que vinha circulando em grupos de extrema-direita havia algumas horas, não era verdadeira.

Oficialmente, o SBT afirma que não houve erro e que a jornalista apenas relatou o que viu durante a ida ao Rio Grande do Sul. Segundo a emissora, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) suspendeu as multas aplicadas e flexibilizou as regras para inspeções de caminhões justamente por causa da reportagem. As duas medidas foram confirmadas ao F5 pela agência, que, no entanto, não esclareceu se elas tiveram ligação direta com a situação mostrada pelo Tá na Hora.

De qualquer modo, nesta quarta-feira (8), o material não era mais encontrado nas páginas digitais do SBT ou no canal oficial da emissora no YouTube. Segundo a emissora, a reportagem foi retirada do ar após os questionamentos para verificação. Após comprovar que as informações apresentadas estavam corretas, os vídeos voltaram às plataformas.

Folha

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Empresário potiguar André Dantas assume carreira do cantor Waldonys

Foto: Divulgação

Com mais de 30 anos de carreira, o cantor Waldonys passa por um novo momento em sua carreira, que passa a ter um potiguar gerenciando-a.

André Dantas, ou Andrezinho como muitos conhecem no mercado do entretenimento assumiu a gestão da carreira de Waldonys nesse mês de maio.

Além disso, ele já cuida, há mais de uma década, da carreira de Dorgival Dantas e também participou da gravação de DVDs, dentre outras ações promovidas pelo artista.

Andrezinho chega com a expertise de quem está no mercado há quase 20 anos e esteve em projetos de sucesso de grandes artistas. O mais recente foi o WS Weekend, de Wesley Safadão, que foi realizado em Ibiza, na Espanha.

Ele destaca que a parceria é o momento de somar. “O talento dele é inegável. Vamos, juntos, na busca de fazer o melhor sempre”, concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

11 bombeiros do RN embarcam para auxiliar vítimas das enchentes no RS

Foto: CBM/RN

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), enviou nesta sexta-feira (10), os bombeiros militares, equipamentos e veículos para a força tarefa humanitária no estado do Rio Grande do Sul.

Ao todo, serão enviados 11 bombeiros militares. Além de equipamentos de resgate e salvamento, quatro embarcações, duas pick-ups, e kit’s de atendimento pré-hospitalar.

A equipe do CBMRN saiu de Natal, rumo ao Rio Grande do Sul, por volta das 7h desta sexta-feira. A previsão de duração da viagem é de cinco dias.

“Nesse momento de crise que o Rio Grande do Sul passa, manifestamos toda nossa solidariedade ao povo gaúcho, e estamos com toda nossa Corporação à disposição para atuarem nas diversas frentes que for necessário”, disse o comandante-geral.

O gabinete de gestão de crises do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) tem sido responsável pela coordenação do envio de efetivo e de recursos dos demais estados. “O gabinete definirá os próximos passos de nossas equipes assim que chegarem no Rio Grande do Sul”, afirmou o comandante-geral.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Câmara de Mossoró assume que tem dívida com previdência e informa que parcelou

 

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Mossoró informa que débito de 2023 com o INSS é pago através de parcelamento e em dia (seguem documentos). No Portal da Transparência da Casa, os valores da Previdência Social deixaram de ser registrados na despesa Obrigações Patronais e passou a ser figurar na despesa de Contrato de Dívida. Informação a respeito do montante, publicado na mídia, foi buscado em Obrigações Patronais. Daí, o equívoco na publicação.

Já pendências com o Previ-Mossoró, ocasionadas por severa frustração de receita e falha no sistema de lançamentos de despesas da Casa (esta comunicadas ao Previ), serão parceladas; outras, resolvidas próximo dia 20.

Por fim, o Poder Legislativo descarta qualquer ilegalidade previdenciária e assegura ausência de prejuízo à aposentadoria dos servidores e aos órgãos previdenciários, ao reiterar atuação com respeito aos princípios da gestão pública.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Exército já resgatou mais de 60 mil pessoas em enchentes no RS, diz comandante

Foto: Reprodução

Em entrevista à CNN, na noite desta quinta-feira (9), o comandante do Exército, General Tomás Paiva, detalhou o trabalho das equipes militares nas regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O oficial afirmou que o Exército está empenhado em uma operação de guerra, com mais de 20 mil militares envolvidos até o momento. Segundo Paiva, já foram resgatadas mais de 60 mil pessoas em áreas afetadas pelas fortes chuvas.

“Ainda estamos na fase onde a prioridade é resgatar pessoas, salvar vidas”, afirmou.

Combate às notícias falsas

O comandante lamentou a disseminação de notícias falsas sobre o trabalho das Forças Armadas, ressaltando que isso entristece os próprios militares envolvidos nas operações, muitos deles gaúchos que tiveram que deixar suas próprias famílias para auxiliar no resgate.

“Isso chega a um ponto, eu entendo que há desespero das pessoas, mas eu acho que não pode haver esse tipo de aproveitamento. A informação correta é fundamental para que a confiança seja restabelecida”, declarou.

Próximas etapas

Paiva ressaltou que, após a fase inicial de resgate, as próximas etapas envolverão o apoio logístico às pessoas desabrigadas e a reabertura de vias, demandando a mobilização do poder público em todas as esferas.

“Certamente, não só as forças, mas o poder público de uma maneira geral vai ter que se mobilizar para fazer isso aí o quanto antes e mais rápido, porque isso é necessário para que a gente não tenha percalços no atendimento à população”, concluiu.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Congresso alertou em 2008 para risco climático de enchentes extremas

Foto: Jefferson Bernardes/Getty Images

Um relatório do Congresso alertou há 16 anos para o risco de enchentes extremas no Brasil por causa do aquecimento global. O documento de 2008, que pediu que o Brasil se adaptasse com urgência às mudanças climáticas, tem trechos que contrastam com o desastre climático no Rio Grande do Sul dos últimos dias, que já deixou 107 mortos.

“A vulnerabilidade do Brasil manifesta-se sob diversos aspectos, como, por exemplo: aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos (enchentes e secas)”, afirmou o relatório final da Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas do Congresso, em junho de 2008. O documento de 253 páginas apontou ainda: “As chuvas estão ficando mais concentradas, no tempo e no espaço, corroborando o quadro atual de mais secas e enchentes intensas”.

O relator da comissão era o então senador Renato Casagrande, atual governador do Espírito Santo. Naquela época, Lula estava no seu segundo mandato, o ministro do STF Dias Toffoli era advogado-geral da União, e a crise financeira de 2008 se aproximava do ápice nos Estados Unidos.

Guilherme Amado – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Aeronáutica vê dificuldade logística no RS e só entrega 80 de 1.500 toneladas de doações

Foto: Gabriela Biló/Folhapress

A FAB (Força Aérea Brasileira) identificou uma série de dificuldades logísticas para a distribuição de doações para as cidades mais afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul —entraves que dificultam o envio de roupas e garrafas d’água para os gaúchos.

Segundo levantamento da Aeronáutica, somente 5% das doações foram enviadas ao Sul até quinta-feira (9). Ao todo, 80 de 1.500 toneladas arrecadadas desde sexta (3) aterrissaram no estado.

Oficiais da Força Aérea afirmaram à Folha que as equipes envolvidas na operação no Rio Grande do Sul têm relatado duas principais dificuldades para a distribuição das doações. A primeira é o fato da Base Aérea de Canoas ser pequena e não ter capacidade para armazenar tantos itens.

Os militares ainda têm enfrentado impasses para distribuir as doações com o nível da água ainda alto em Porto Alegre e demais regiões afetadas próximas à capital.

Por isso, a grande quantidade de itens recebidos pela FAB não têm vazão tão rápida, e os bens arrecadados devem ser distribuídos ao longo de semanas.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereador Klaus Araujo lança pré-candidatura à reeleição

Fotos: Cedida

Mais de mil e quatrocentas pessoas estiveram presentes, na noite desta quinta-feira (9), no Centro de Eventos Quadrangular, em Lagoa Nova, para um encontro com o vereador e pré-candidato à reeleição Klaus Araújo (PSDB).

Na oportunidade, o vereador, que está no seu terceiro mandato, prestou contas do seu trabalho. O momento também contou com a presença do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), do deputado estadual e presidente da AL RN, Ezequiel Ferreira (PSDB), do deputado federal e pré-candidato a prefeito Paulinho Freire (União Brasil), do presidente da Câmara de Natal Eriko Jácome (PP) e da secretária de planejamento Joana Guerra.

“A presença de todos aqui hoje demonstra o reconhecimento de trabalho que esse vereador exerce pelo povo de Natal nas mais diversas áreas de atuação”, destacou Ezequiel.

O deputado federal Paulinho Freire falou da história de parceria ao longo dos anos com o vereador. Já o prefeito Álvaro Dias brincou dizendo estar preocupado com o dia e a hora do evento. “Quando vinha, me questionei pelo fato do vereador Klaus lançar a pré-candidatura dele numa quinta-feira à noite. Pensei: vou chegar lá e vai ter assim uns quatro gatos-pingados. E para minha surpresa, chego aqui e vejo essa multidão”.

“Não tenho palavras para agradecer essa expressão de carinho de todos vocês que saíram de suas casas, numa noite de quinta-feira, para demonstrar essa amizade e parceria. A presença de todos vocês demonstra a confiança de que estamos fazendo o nosso trabalho do jeito certo,” afirmou Klaus.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Potiguar campeão olímpico de surf Ítalo Ferreira participa de resgate de cavalo com equipe de Scooby no RS

 Foto: Reprodução/Instagram

O medalhista de ouro do surfe em Tóquio 2020, Italo Ferreira, apareceu em mais uma ação de resgate, nesta quinta-feira, em um vídeo postado nas redes do atleta. Depois de ter vendido dez pranchas autografadas para arrecadar fundos para as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, desde o dia 27 de abril, o surfista se juntou a Pedro Scooby e uma equipe de voluntários para ajudar a retirar um cavalo que estava preso em uma laje.

Italo e amigos montaram um caminhão com mantimentos, na última quarta-feira, e viajaram para o Rio Grande do Sul, para auxiliar nas buscas por vítimas das enchente. Os surfistas Scooby, Chumbo e Willyam Santana já estavam no estado prestando ajuda com barcos e jet-skis desde a última segunda-feira, e conseguiram resgatar centenas de pessoas e animais.

ge

Opinião dos leitores

  1. Eu queria muito que essa galera ai tivesse a mesma disposição para ajudar quem tá morrendo de sede e fome pelo sertão nordestino também!!
    O que tem de neguim se promovendo com essa “tragédia” do RS é uma festa…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Sinsp: 1,2 mil professores da rede estadual de ensino do RN não responderam ao censo

Foto: Eduardo Maia

Faltando cinco dias para o fim do prazo para que servidores respondam ao Censo da Educação Estadual, pelo menos 1.272 profissionais da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte ainda não prestaram suas informações à Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC).

A informação é do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do RN (Sinsp-RN), que tem denunciado irregularidades no trabalho dos servidores da educação estadual. O prazo para responder é até o dia 15 de maio, e caso o servidor não o faça, poderá ter seu salário cortado.

A realização do Censo foi determinada por meio de uma portaria interadministrativa publicada pela SEEC e Secretaria de Estado da Administração (Sead). O Censo começou desde o dia 25 de março e tinha prazo inicial para o dia 26 de abril, sendo encerrado o prazo para respostas online no dia 03 de maio. A portaria estipula que a não prestação de informações pode ensejar em suspensão de pagamento no mês seguinte.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *