A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, com apoio da Polícia Penal, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), a 5ª fase da “Operação Renorcrim”, com o objetivo de desarticular uma estrutura vinculada a uma organização criminosa com atuação no estado. A ação resultou na prisão de 26 investigados e no cumprimento de 59 mandados judiciais, expedidos pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas (UJUDOCRIM).
As diligências foram realizadas em diversos pontos de Natal, incluindo os bairros Planalto, Guarapes, Cidade Nova, Bom Pastor, Felipe Camarão, Nossa Senhora de Nazaré e Quintas, além de Potengi e Pajuçara, na Zona Norte da capital. A operação também alcançou os municípios de Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Areia Branca e João Câmara.
As investigações tiveram início em 2024, quando a Polícia Civil passou a aprofundar informações relacionadas à estrutura e ao funcionamento da organização criminosa. A partir de diligências investigativas, levantamentos de campo, cruzamento de informações policiais e análise de dados, foram identificados integrantes que exerciam diferentes funções dentro do grupo.
De acordo com as investigações, os elementos reunidos apontaram para a existência de uma estrutura organizada e hierarquizada, composta por integrantes responsáveis não apenas pela execução direta de atividades criminosas, mas também pela articulação entre membros, transmissão de ordens e informações e suporte ao funcionamento da organização.
O avanço das apurações resultou em sucessivas medidas judiciais e operações direcionadas a diferentes setores do grupo. A continuidade do trabalho investigativo possibilitou ampliar a compreensão sobre o funcionamento interno da organização, estabelecer vínculos entre os investigados e identificar integrantes que ainda não haviam sido alcançados pelas etapas anteriores.
A “Operação Renorcrim V” é resultado desse trabalho investigativo continuado e busca atingir diferentes níveis da estrutura criminosa, enfraquecendo sua capacidade de organização, comunicação e recomposição.
A Polícia Penal do Rio Grande do Norte prestou apoio às investigações por meio de atividades de inteligência e levantamento de informações, além de atuar, durante a fase operacional, no cumprimento de mandados de prisão contra investigados submetidos a monitoramento eletrônico. A ação contou, ainda, com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).
Durante o cumprimento das medidas judiciais, as equipes apreenderam armas, drogas, veículos e dinheiro. Todo o material arrecadado será submetido aos procedimentos legais e às análises técnicas pertinentes, podendo contribuir para o aprofundamento das investigações e a identificação de outros envolvidos.
A “Operação Renorcrim V” integra o período operacional da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (RENORCRIM), iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), por intermédio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A RENORCRIM reúne unidades especializadas das Polícias Civis de todo o país e tem como objetivo fortalecer a cooperação, o intercâmbio de informações e a atuação coordenada das forças de segurança no enfrentamento às organizações criminosas.
As investigações prosseguem com a análise do material apreendido durante a operação e o aprofundamento das responsabilidades individuais dos investigados.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população, que pode repassar informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
O homi tá reeleito!!!!!
Meus vizinhos desempregados e passando fome ficaram com parte desse dinheiro. Tão passando fome de ruim porque querem derrubar o ‘omi’.
O ESQUERDEOPATA NÃO PESQUISA , ELE ADOTA O CHUTÔMETRO, EM 13 ANOS DE GOVERNO DO PT , EM APENAS 3 ANOS A GASOLINA TEVE UM PREÇO IGUAL OU MENOR QUE O VALOR DE 2021 , isso comparando em termos proporcionais com o salário mínimo.
Chora não ddd, ainda vai ter muitas notícias boas, mesmo vocês torcendo contra, vão para Cuba, lá estar uma maravilha.
Claramente o Brasil se recuperou em V, como diria Paulo guedes! Apesar de toda a torcida contra da mídia, dos esquerdistas, do STF e dos antipatriotas. Excelente trabalho presidente!!!
Rapaz a grande verdade é que isso é reflexo de aumentos exponenciais de bens e consumo , gasolina mais cara, comida mais cara, serviços mais caros, como os tributos caem de pau diretamente e indiretamente em cima desse nicho consequentemente a arrecadação sobe, vamos ver o ganho real disso, mas não comparado só a inflação que venhamos e convenhamos o calculo disso é uma piada. Vamos compara com índices de desvalorização de moeda, poder de comprar do consumidor, índices de custos Brasil entre outros. É amigo a verdade dói, e a verdade que nesse governo os ricos ficam mais ricos e pobres ficam mais pobres. Simples assim!