Economia

Bolsonaro diz que medidas de governadores irão prejudicar a economia e deixar o trabalhador frágil para o coronavírus

Foto: Sergio Lima / AFP

O presidente Jair Bolsonaro criticou os governadores dos estados por radicalizarem nas medidas de restrição como forma de conter o avanço do coronavírus, que causou nesta terça-feira a primeira morte no país . Para Bolsonaro, as medidas vão prejudicar a economia brasileira e acabar atingindo os trabalhadores informais, que não terão dinheiro para se alimentar adequadamente e ficarão à mercê da Covid-19.

– A economia estava indo bem, fizemos algumas reformas, os números bem demonstravam a taxa de juros lá embaixo, a confiança no Brasil, a questão de risco Brasil também , então estava indo bem. Esse vírus trouxe uma certa histeria e alguns governadores, no meu entender, eu posso até estar errado, estão tomando medidas que vão prejudicar e muito a nossa economia – disse em entrevista à “Rádio Tupi” na manhã de hoje.

Questionado sobre como ele via o risco de a doença prejudicar a situação econômica do Brasil hoje, Bolsonaro voltou a afirmar que há uma histeria em relação à pandemia do coronavírus e que isso pode causar problemas ao bolso do brasileiro, aumentando as chances de ele contrair o vírus.

– Essa histeria leva a um baque na economia. Alguns comerciantes acabam tendo problemas. Você pode ver quando você vai a um jogo de futebol, o cara que vende o chá mate ali na arquibancada, o cara que guarda o carro lá fora (flanelinha), ele vai perder o emprego. Ele já vive na informalidade, ele vai ter que se virar, mas vai ter mais dificuldades e tendo mais dificuldades ele comerá pior. Comendo pior, já não comia tão bem, acaba não comendo adequadamente, ele fica mais debilitado, e o coronavírus chegando nele, ele tem uma tendência maior de ocupar um leito hospitalar.

Para lidar com a crise, governadores pediram à União um pacote de socorro, que inclui mais dinheiro para a saúde, suspensão do pagamento da dívida pública e crédito do BNDES para ampliar investimentos.

Para Bolsonaro, a lotação dos trasportes públicos é prova de que tudo segue dentro de sua normalidade.

– Se você for nos ônibus do Rio de Janeiro, que vem da Zona Oeste ou da Baixada, e no metrô de São Paulo, estão todos lotados, a vida continua, não tem que ter histeria. Não é porque tem uma aglomeração de pessoas aqui ou acolá esporadicamente, tem que atacar exatamente isso. O cara não vai ficar em casa, vai se juntar.

Sobre as críticas que recebeu por cumprimentar e tocar as pessoas mesmo aguardando o resultado sobre a contaminação do vírus, Bolsonaro acusou a grande mídia pelas críticas.

Ao comentar seu estado de saúde, Bolsonaro afirmou que não deixará de fazer festa em seu aniversário, no próximo sábado.

– Agora eu faço 65 (anos) daqui a quatro dias. Vai ter uma festinha tradicional aqui até porque eu faço aniversário dia 21 e minha esposa dia 22. São dois dias de festa.

As críticas a Bolsonaro por seu comportamento durante a manifestação no último domingo foram rebatidas por especialistas entrevistados pelo GLOBO. Contrariando medidas sanitárias, Bolsonaro, que deveria ficar em isolamento durante 14 dias, aproximou-se do público e interagiu mantendo curta distância, tirando selfies com seus apoiadores. Em entrevistas, menosprezou o impacto do coronavírus e fez insinuações sobre a dimensão que ele tomou no planeta.

Infecções como barreira

Perguntado se o Brasil está preparado para conter a pandemia de coronavírus, ele voltou a chamar de histeria a preocupação dos órgãos de saúde mundiais.

– Começou na China, foi para Europa, e nós íamos passar por isso. Mas o que está errado é a histeria, como se fosse o fim do mundo. E uma nação, o Brasil por exemplo, só será livre desse vírus, o coronavírus, quando um certo número de pessoas infectadas criarem anticorpos, que passa a ser barreira para não infectar quem não foi infectado ainda.

Ele prevê que uma parte da população, no entanto, vai ser contaminada pelo coronavírus nos próximos meses.

– Qual a grande briga dos governos do mundo todo? Como ela virá e como está vindo, ela (a doença) tem que ser diluída, em vez de uma parte da população ser infectada num período de dois, três meses, e vai ser, que seja entre seis, sete, oito meses, porque havendo um pico de pessoas com o problema, e geralmente ele ataca quem tem mais idade ou quem tem algum tipo de problemas de saúde, aí passa a ser grave. Não é só o coronavírus que passa ser grave, qualquer outra pessoa, qualquer gripe, qualquer infecção.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Deixemos as paixões de lado e pensemos naqueles que não são funcionários públicos, não são aposentados, não são donos de empresas de médio e grande porte e etc. Existem pessoas que dependem do apurado do dia para se alimentar ! Vai escapar do Coronavírus para morrer de fome ? Esse assunto é complexo.

    1. Imagine se não forem tomadas as medidas necessárias e quando forem infectadas as famílias pobres que vivem em casas pequenas com 5 ou 6 pessoas dentro que são 70% da população. Sem condições de fazer um isolamento. Na Itália as pessoas vivem em condições bem melhores. Vai ser um horror sem dúvidas. A economia vai ser prejudicada de qualquer modo.

  2. Ou seja, é melhor morrer um bocado de gente do q deixar a economia, q já estava uma lástima, piorar. Esse imbecil deveria ser interditado.

  3. É um inconsequente. Irresponsável. Vamos sofrer muito com esse homem conduzindo o país numa situação destas. Vai ter também a recessão pos-coronavírus

  4. Nunca vi um ser humano com capacidade pra falar tanta bobagem! Análise mais rasa que um pires! Ignorante! Tosco! Irresponsável e criminoso!
    Se depender da atitude dele, o Brasil vai virar o epicentro da pandemia!

  5. No início do mandato ele declarou que não nasceu pra ser presidente da república, e que só sabia ser militar… acabou com os militares

  6. Só agora entendi o porque esse indivíduo não tomou medidas de suspender voos entre o brasil e Europa. Ele não está nem aí para o povo, está mais preocupado com a economia e números que o favoreçam. Acho pouco.

    1. Né isso! Bolsonaro deveria ter suspendido antes os voos da Europa para cá, assim o Lulaladrão teria ficado por lá! Já basta a peste do coronavírus entre nós! Infelizmente a praga corrupta já voltou da Europa, onde estava mentindo e difamando nosso Brasil e ÀS NOSSAS CUSTAS!

  7. Rapaz…. se a doença for contida e não ocorrer os picos de infecção que tanto se teme, uma coisa e certa, não será pelas palavras e atitudes desse senhor que infelizmente ocupa o cargo de presidente, mas pelas atitudes dos gestores públicos que estão tomando todas as medidas cabiveis.
    Lamentável!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Bandidos rendem família na porta de casa em Nova Parnamirim e roubam celulares, bolsas e outros objetos

Uma família viveu momentos de tensão na manhã desta terça-feira (15) em Nova Parnamirim, por volta das 6h30, ao ser rendida por indivíduos armados na porta de casa.

Os criminosos obrigaram todos a voltarem para dentro da residência, inclusive o filho, que já estava no carro.

Durante o assalto, houve um disparo, mas ninguém ficou ferido. Os indivíduos roubaram celulares, bolsas e outros objetos pessoais.

Eles fugiram em um Siena branco com placa clonada. A placa verdadeira pertencia a um Siena vermelho.

A Polícia Militar foi acionada e chegou rapidamente ao local.

Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA ATLASINTEL: 51,2% acreditam que o governo Lula deve retaliar os EUA por taxas

Foto: reprodução

Para 51,2% dos brasileiros, o governo federal deveria retaliar o governo dos Estados Unidos (EUA) diante da decisão do presidente Donald Trump de taxar em 50% os produtos do país, de acordo com a pesquisa do AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (15). 

Já para 40,9% da população, não deveria haver retaliação do governo. Outros 7,9% não souberam responder. 

Foram entrevistados 2.841 eleitores brasileiros entre os dias 11 e 13 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O último levantamento para avaliar essa questão foi realizado em abril deste ano, quando indicou que 41,7% dos brasileiros concordavam com a retaliação. Enquanto 48,5% desaprovavam uma ação do governo. Outros 9,9% não souberam responder. 

A pesquisa também avaliou como os brasileiros acreditam que o governo federal deveria retaliar o país norte-americano. A mesma porcentagem de pessoas favoráveis à retaliação (51,2%), acreditam que a solução seria aumentar as tarifas sobre os produtos americanos. 

Como você acha que o governo deveria retaliar os Estados Unidos? 

  • Aumentar as tarifas sobre os produtos americanos: 51,2% 
  • Reforçar relações diplomáticas e comerciais com rivais dos EUA, como a China: 28,6% 
  • Reduzir a dependência do dólar americano: 14,5% 
  • Suspender pagamentos de direitos autorais e patentes de medicamentos americanos: 2,4% 
  • Impor restrições a investimentos norte-americanos: 1,5% 
  • Outra medida: 1,8%

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estudantes simulam a COP 30 em Natal e mergulham nos desafios da crise climática global

A COP 30, que será realizada no Brasil em novembro deste ano, chegou mais cedo para os estudantes do Colégio Porto, em Natal. Nesta terça-feira (15), os alunos participaram de uma mini simulação da conferência internacional sobre mudanças climáticas, como parte da programação do projeto interdisciplinar HUMANITAS 2025. O evento envolveu exposições científicas, debates temáticos, apresentações culturais e uma imersão no universo das negociações ambientais globais.

Com o tema “Ciência, povos, presente e futuro na COP 30”, o projeto propôs aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio refletir sobre questões como o papel da Amazônia no equilíbrio do clima, financiamento internacional, desmatamento zero e transição energética. A ideia foi construir um espaço de aprendizado onde o conhecimento científico se transforma em ação cidadã.

Na simulação da conferência, os alunos assumiram o papel de países, ONGs e setores industriais, negociando acordos e propondo soluções para os desafios ambientais. “Esse trabalho é muito importante para a gente entender que, não só para o Brasil, a transição energética é fundamental para o mundo inteiro. Ele reflete questões climáticas, sociais e econômicas”, destacou Maria Eduarda Sarmento, aluna do 1º ano, que representou o Brasil nas discussões.

Além das negociações, os estudantes apresentaram pesquisas em forma de banners e slides temáticos. A aluna Ana Carolina Barros, da 2ª série, contou que sua equipe estudou o cenário atual do financiamento climático internacional. “A gente viu que os países mais desenvolvidos são os que mais financiam, mas colocam seus interesses à frente das necessidades dos países que realmente sofrem com as mudanças climáticas. Isso abriu os nossos olhos”, afirmou.

O evento também teve espaço para produções artísticas e literárias, como o Farol Literário e um show de talentos que encerrou a programação. Para os mais jovens, como Ruy Barbalho, do 6º ano, o destaque foi a construção de uma linha do tempo e de uma maquete sobre a história e os costumes da Amazônia. “Entendi que esse tema foi escolhido porque a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e é muito importante para a COP 30 que vai acontecer em Belém”, explicou.

A orientadora pedagógica Kennia Ísis reforça que o HUMANITAS é uma oportunidade para os alunos vivenciarem o conhecimento na prática. “É importante debater temas de relevância mundial no cenário escolar. Isso contribui para a formação de cidadãos conscientes e protagonistas. Aqui, o conhecimento científico é posto em prática”, afirmou.

Ao conectar ciência, arte e cidadania, o Colégio Porto proporciona aos estudantes uma vivência transformadora — e coloca a educação ambiental no centro da formação das próximas gerações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA ATLASINTEL: 50,3% desaprovam e 49,9% aprovam Lula

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Pesquisa divulgada pela AtlasIntel nesta terça-feira (15) mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 50,3% dos brasileiros. A taxa negativa oscilou 1,5 ponto percentual para baixo, dentro da margem de erro (2 p.p.), desde a última pesquisa, realizada no final de junho. No mesmo período, o percentual daqueles que dizem aprovar o governo variou 2,6 pontos percentuais para cima e foi de 47,3% para 49,9%.

A pesquisa foi realizada por Latam Pulse, Bloomberg e AtlasIntel. Os dados foram coletados de 11 a 13 de julho de 2025. Foram entrevistadas, via questionários on-line, 2.841 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO

A AtlasIntel também questionou os entrevistados sobre como avaliam o governo petista.

A maior parte dos entrevistados (49,4%) disse avaliar o governo do presidente Lula como ruim/péssimo, enquanto 43,4% disseram ser ótimo/bom. Os que consideram regular são 7,2%.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rio Grande do Norte tem o 2º pior índice de presos trabalhando do país

Foto: José Aldenir/Agora RN

Apenas 5,78% dos presos no Rio Grande do Norte trabalham dentro ou fora do sistema prisional, segundo levantamento divulgado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) referente ao segundo semestre de 2024. O índice é o segundo pior do País, ficando à frente apenas do Rio de Janeiro (2,95%) e bem abaixo da média nacional, que atingiu o recorde de 25,4%. Em números absolutos, da população penal total em regime fechado (7.420), somente 429 pessoas desempenham algum tipo de trabalho dentro ou fora das prisões.

O cenário potiguar fica bem distante dos outros estados nordestinos. O Maranhão é o campeão nacional nesse quesito, com 79,84% da população carcerária inserida em alguma atividade laboral. Sergipe (53,83%) e Ceará (52,78%) já ultrapassaram a meta nacional estipulada pelo Ministério da Justiça de que metade dos presos estejam trabalhando até 2027. Outros estados da região, como Alagoas (30,71%), Bahia (20,53%), Piauí (16,50%), Paraíba (12,63%) e Pernambuco (12,98%), também apresentam resultados superiores.

Entre os que exercem algum tipo de trabalho, a maioria atua dentro das próprias unidades: 394. Além deles, 35 trabalham fora. Entre os presos trabalhadores, 214 também estudam. Quanto ao gênero, das 429 pessoas, 313 são homens (72,96%) e 116 são mulheres (27,04%), também de acordo com os últimos dados da Senappen. O trabalho prisional é uma das formas previstas na Lei de Execução Penal para a redução da pena, com três dias de trabalho equivalendo a um dia de remição.

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) informou que o Estado vem estruturando o sistema prisional para ampliar o número de internos com acesso ao trabalho. Uma das ações destacadas é a criação da Comissão Técnica de Classificação (CTC). Segundo a pasta, “a CTC consiste na identificação da periculosidade, conduta carcerária, aptidão ao estudo e ao trabalho, além de outros dados”.

Com a classificação dos detentos, a secretaria afirma que foi possível alcançar “mais de 450 internos trabalhando e outros 1.325 internos em qualificação profissional numa parceria da Seap, Senai e Ministério Público do Trabalho”. A pasta ainda destaca que a baixa escolaridade dos detentos, o estigma social e a falta de infraestrutura são entraves enfrentados nacionalmente, além da baixa adesão à Política Nacional de Trabalho no Sistema Prisional (PNAT), prevista no Decreto nº 9.450/2018 e regulamentada no RN por meio do Decreto nº 31.832/2022.

Ainda de acordo com os dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais, o Rio Grande do Norte possui atualmente 12.680 pessoas em cumprimento de pena, das quais 7.437 estão em regime fechado — incluindo 7.420 no sistema penitenciário estadual e outras 17 em carceragens de órgãos como Polícia Federal, Civil e Militar. Além disso, o estado contabiliza 5.243 pessoas em prisão domiciliar, sendo 2.582 sem monitoramento eletrônico e 2.661 com monitoramento eletrônico.

Percentual de presos trabalhando por estado

MA – 79,84%
AC – 67,26%
RO – 69,77%
SE – 53,83%
CE – 52,78%
TO – 43,34%
MS – 34,25%
PR – 32,18%
RS – 31,37%
AL – 30,71%
SC – 30,54%
MT – 27,76%
MG – 26,98%
AM – 26,20%
PA – 26,20%
ES – 23,05%
DF – 22,98%
SP – 20,84%
GO – 20,70%
BA – 20,53%
AP – 20,40%
PI – 16,50%
RR – 14,92%
PE – 12,98%
PB – 12,63%
RN – 5,78%
RJ – 2,95%

Fonte: Senappen/Ministério da Justiça

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Prefeitura aguarda avaliação do Idema sobre retirada de jacarés de Maracajaú

Foto: Idema

A Prefeitura de Maxaranguape aguarda uma avaliação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN) para confirmar a necessidade de uma intervenção para a retirada de jacarés de um lago localizado na praia de Maracajaú. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Ambiental e Urbanismo (Sesurb), Pablo Ricelly, enquanto o monitoramento está em curso, uma cerca de contenção foi instalada no local, e a gestão tem atuado na promoção da educação ambiental, sobretudo para orientar a população a não alimentar os animais. Nesta quarta-feira (16), uma reunião pública promovida pelo Idema também vai discutir a situação na região.

A presença dos jacarés na região voltou a ser alvo de debate em abril deste ano. O lago onde as espécies estão concentradas, no entanto, é sazonal e se forma durante os períodos de maior intensidade de chuvas. Segundo o titular da Sesurb, a principal preocupação é o fato de a área estar próxima a uma região residencial, onde estão localizados uma creche infantil e uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

No início deste ano, a Prefeitura afirmou ter encaminhado ofícios ao Idema solicitando o início das etapas de um estudo de Autorização de Captura de Material Biológico (ACMB). A autorização é necessária para regulamentar os processos de captura, coleta e transporte de animais silvestres, e envolve etapas como levantamento, monitoramento e resgate de material biológico das espécies.

Na época, conforme informou o Idema em reportagem publicada pela Tribuna do Norte, a Prefeitura foi orientada a contratar uma equipe técnica para a realização do ACMB, mas alegou falta de recursos financeiros.

Pablo Ricelly esclarece que a falta de recursos para realizar o estudo ainda é uma dificuldade enfrentada pela Prefeitura, mas a expectativa é que, caso o Idema constate a necessidade do processo, o órgão ambiental possa cooperar fornecendo uma equipe técnica. “O primeiro ofício que nós fizemos ao Idema foi para pedir apoio técnico e operacional. De lá para cá, fizemos várias reuniões e os entendimentos foram esses [de que o Idema vai monitorar o comportamento das espécies para verificar a necessidade da ACMB]. Estamos na espera de que, se for verificado, o Idema possa vir a realizar esse estudo”, completa.

Segundo o secretário, o acordo sobre a avaliação foi fruto de uma reunião realizada entre Prefeitura e Idema no fim de junho. A expectativa é que tanto a fiscalização do órgão quanto da gestão municipal possam avaliar a dinâmica das espécies de jacarés no lago em Maracajaú. Aliado a isso, há a expectativa de que os animais migrem naturalmente para um riacho próximo à região, o que poderia descartar a necessidade de um estudo para captura.

“O posicionamento da Prefeitura sempre foi, desde o início, pela retirada desses animais, ou seja, a captura e o manejo adequado para outro local. Mas os posicionamentos foram mudando ao longo das discussões e reuniões. O Idema falou [sobre a necessidade] de avaliar a situação e fazer um monitoramento das espécies para, a partir disso, esperar o momento adequado para fazer captura por meio da polícia ambiental e realizar a destinação adequada”, completa Pablo Ricelly.

Nos casos de presença de jacarés em via pública, o secretário observa que a Polícia Ambiental está atuando pontualmente na captura e destinação adequada. Nesta quarta-feira, uma reunião pública promovida pelo Idema e pela Prefeitura, no auditório do Ecoposto da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC), em Maracajaú, também visa dialogar com a comunidade local sobre o manejo das espécies.

“A gente vai discutir, debater com a comunidade, chamar a classe empresarial, a classe turística. A gente sabe que Maracajá é um polo turístico do litoral norte. E, portanto, a gente tem que chamar a comunidade para participar dessa discussão. Sabemos que não é um lago permanente, mas está servindo de abrigo e reprodução dessas espécies”, afirma.

A reportagem da Tribuna do Norte entrou em contato com o Idema para saber o período de realização do monitoramento no local, quais são os principais pontos que estão sendo estudados e se há possibilidade de o órgão ambiental oferecer suporte para a realização do ACMB, caso o estudo seja considerado necessário, e aguarda retorno do Instituo.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Escola Flamengo Aero Tirol brilha na Copa Fla Nordeste 2025 com títulos, artilharia e grande participação potiguar

Foto: Divulgação

A Escola Flamengo Aero Tirol, de Natal, foi um dos grandes destaques da Copa Fla Nordeste 2025, realizada entre os dias 11 e 13 de julho, em Fortaleza/CE. Com uma delegação formada por mais de 50 atletas, a unidade potiguar representou o estado com excelência e retorno técnico expressivo, conquistando dois títulos, um vice-campeonato e duas artilharias individuais.

Durante os três dias de competição, os jovens atletas mostraram que não sentiram a pressão de jogar fora de casa. Mesmo longe de Natal, demonstraram maturidade, disciplina e muito futebol. Foram jogos acirrados, com equipes de diferentes estados do Nordeste, e os rubro-negros potiguares mostraram evolução técnica e espírito coletivo.

Resultados expressivos marcaram a campanha da delegação:
🏆 Sub-9 (Vermelho) — Campeão da série prata
🏆 Sub-13 — Campeão da série prata
🥈 Sub-9 (Preto) — Vice-campeão da série ouro
Sub-11 — participação encerrada nas quartas de final
Sub-15 — participação encerrada na fase de grupos

Além das conquistas coletivas, dois atletas da escolinha foram premiados como artilheiros de suas categorias:
⚽ Rafinha (Sub-9 Preto) — 10 gols
⚽ Fernandinho (Sub-13) — 10 gols

Outro ponto alto da participação foi a avaliação de alguns jogadores da Escola Flamengo Aero Tirol por observadores técnicos do Flamengo/RJ e do Fortaleza, clubes com forte atuação na base. Essa oportunidade reforça o compromisso da escolinha em abrir portas e proporcionar experiências enriquecedoras aos seus alunos.

Para o gestor Aldo Clemente, o desempenho das equipes reforça a importância de vivências como essa no processo de formação. “Essas competições são fundamentais para que os alunos coloquem em prática, em ambiente real de jogo, todo o aprendizado adquirido nos treinos. E eles performaram muito bem, dentro e fora de campo, representando com orgulho as cores rubro-negras e nosso estado”, disse.

A delegação da Escola Flamengo Aero Tirol contou com o apoio e o envolvimento dos pais e responsáveis, que viajaram até Fortaleza acompanhando seus filhos e formando uma vibrante torcida fora das quatro linhas. O grupo foi conduzido pelos gestores Aldo Clemente e Luciana Pinheiro, com a parte técnica liderada pelo coordenador Anax e os professores Geo e Felipe, que estiveram à frente das equipes com competência e dedicação.

Rafinha, artilheiro do Sub-9 Preto, comemorou sua conquista com simplicidade e gratidão: “Fiquei muito feliz pelos gols, mas mais ainda por jogar com meus amigos e ajudar nosso time. A gente treinou muito para isso e conseguimos ser vice-campeões “, comemorou o mini craque.

Todos os resultados e bastidores da participação da escolinha na Copa Fla foram divulgados no perfil oficial da unidade no Instagram: @escolaflamengoaero.

Com mais essa campanha de destaque no cenário regional, a Escola Flamengo Aero Tirol reafirma seu compromisso com o esporte de base, cultivando valores como respeito, disciplina, dedicação, trabalho em equipe e superação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito Antônio Henrique inaugura sistema de abastecimento de água no Assentamento Padre Cícero

Foto: Divulgação

Um sonho antigo dos moradores do Assentamento Padre Cícero, em Ceará-Mirim, se tornou realidade. Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito Antônio Henrique inaugurou o novo sistema de abastecimento de água da comunidade, encerrando uma espera de mais de 25 anos por acesso regular à água potável.

A obra foi executada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Ceará-Mirim (SAAE), com um investimento superior a R$ 300 mil. Os serviços incluíram a perfuração e instalação de poços, implantação de redes de distribuição e ramais domiciliares, beneficiando diretamente mais de mil moradores.

Durante o ato inaugural, o prefeito destacou o compromisso da gestão com a melhoria da qualidade de vida nas comunidades rurais:

“Hoje é um dia histórico para o Assentamento Padre Cícero. Estamos levando dignidade, saúde e mais qualidade de vida para as famílias que aqui vivem. Esse era um compromisso da nossa gestão e agora é uma realidade”, declarou Antônio Henrique.

Estiveram presentes os vereadores Erineide, Climerio, Marcos Faria, Kaio Amigo, Vanzinho da Saúde, o vice-presidente da Câmara, Bruno César, e o presidente Marcone Barbosa.

Moradora da comunidade, Maria Isabel agradeceu a realização da obra:

“Foram mais de 20 anos de espera. Hoje temos água chegando nas nossas casas, trazendo saúde e dignidade. Só temos a agradecer por essa conquista que muda a vida da nossa comunidade”, afirmou.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula indica nomes para diretorias de agências reguladoras

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Senado Federal as indicações de Gentil Nogueira e Willamy Frota para compor a diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Os nomes foram publicadaos nesta 3ª feira (15.jul.2025) no DOU (Diário Oficial da União). Eis a íntegra do despacho (PDF – 121 kB).

Gentil Nogueira é atualmente secretário de Energia Elétrica no MME (Ministério de Minas e Energia). Ele foi indicado para a vaga de Ricardo Tili, cujo mandato se encerrou em maio deste ano. Já Willamy Frota, ex-presidente da Amazonas Energia e ex-diretor da Eletronorte, foi escolhido para o posto deixado por Hélvio Guerra, que saiu da agência em maio de 2024.

As indicações resultam de articulações políticas conduzidas pelo governo. Nogueira foi recomendado pelo ministro Alexandre Silveira (PSD-MG). Já Frota contou com o apoio do senador Eduardo Braga (MDB-AM) ex-ministro de Minas e Energia e escolhido para presidir a comissão mista da reforma do setor elétrico, a MP (medida provisória) 1.300 de 2025.

Os nomes também foram acordados com o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. O governo progressista não coloca uma mulher em postos de comando. Esperando as feministas justificarem. Que comecem os jogos!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lei reconhece Ilha de Santana, em Caicó, como patrimônio cultural, histórico e turístico do RN

Foto: Ddrone

O Complexo Turístico Ilha de Santana, em Caicó, na região Seridó potiguar, agora é um patrimônio cultural, histórico, paisagístico e turístico material do Rio Grande do Norte.

O reconhecimento foi oficializado por meio de uma lei publicada nesta terça-feira (15) no Diário Oficial do Estado (DOE), após ser sancionada pela governadora do estado, Fátima Bezerra (PT).

O governo também sancionou outra lei que reconhece a Caminhada Ilton Pacheco – Peregrinos de Sant’Ana de Caicó – como patrimônio cultural, histórico, religioso imaterial do Estado.

Os novos patrimônios do estado estão ligados à tradicional Festa de Santana, celebrada há mais de 270 anos em Caicó. A programação oficial de 2025 começa nesta quarta-feira (16) e segue até 27 de julho.

A caminhada é um dos eventos que abrem o evento, com a peregrinação de fieis do município de Currais Novos até Caicó – uma distância de aproximadamente 85 km. A Ilha de Santana recebem os shows da festa.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *