Geral

Bolsonaro sanciona lei com mudanças nos critérios de pagamento do BPC; texto traz novo auxílio previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência

Foto: © José Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.176/2021, que altera regras para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e regulamenta o auxílio-inclusão, previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência, mas que, até então, não havia sido criado.

A lei, publicada hoje (23) no Diário Oficial da União foi originada da Medida Provisória (MP) 1.023/20, aprovada no mês passado no Congresso.

Ela reduz de meio salário-mínimo para até um quarto de salário mínimo a renda mensal per capita máxima necessária para ter acesso ao BPC. O auxílio de um salário mínimo é pago a idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade de baixa renda.

A lei ainda define critérios para que o governo regulamente os casos excepcionais, em que os beneficiários poderão receber o BPC se a renda familiar for maior que um quarto do benefício e até meio salário-mínimo. Essa ampliação entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022 e ainda depende de uma decreto presidencial.

A legislação já permite a concessão do benefício a pessoas com renda maior se comprovados outros fatores da condição de miserabilidade e de vulnerabilidade do grupo familiar. Entretanto, os critérios especificados no texto dependerão também do cumprimento de requisitos fiscais.

Pela lei, são três os critérios: grau da deficiência; dependência de terceiros para o desempenho de atividades básicas da vida diária e por fim comprometimento do orçamento do núcleo familiar com gastos médicos não ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou assistência social. Para idosos, apenas os dois últimos critérios são aplicáveis.

Enquanto não estiver regulamentado o instrumento de avaliação biopsicossocial da deficiência, a concessão do BPC dependerá de avaliação médica e avaliação social realizadas, respectivamente, pela perícia médica federal e pelo serviço social do INSS, com a utilização de instrumentos desenvolvidos especificamente para este fim.

Até 31 de dezembro de 2021, o INSS poderá adotar medidas adaptadas à realidade da pandemia de covid-19 para avaliar a deficiência para fins de recebimento do BPC, como videoconferência e uso de um padrão médio de avaliação social, desde que tenha sido realizada a avaliação médica e constatado o impedimento de longo prazo. Esse método, porém, não poderá ser usado para cancelar o benefício.

Auxílio inclusão

A nova lei cria ainda o auxílio-inclusão, previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Seu valor corresponderá a 50% do valor do BPC em vigor, para as pessoas com deficiência moderada ou grave. De acordo com o Ministério da Cidadania esse é um mecanismo para alcançar a emancipação do programa social, concedendo o valor a beneficiários que recebem o BPC e conseguirem se inserir no mercado de trabalho.

A medida vale a partir de 1º de outubro deste ano e, caso o beneficiário perca o emprego ou a renda adquirida, ele volta automaticamente ao BPC, sem precisar passar pelas avaliações iniciais.

Para receber esse auxílio, o beneficiário precisa ter remuneração de até dois salários-mínimos e ser segurado pela Previdência Geral ou regime próprio de servidores. Além disso, deve ter inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. O texto permite o recebimento do auxílio-inclusão também por parte das pessoas com deficiência que tenham contado com o BPC nos cinco anos anteriores ao começo do trabalho e por aqueles cujo benefício foi suspenso.

Segundo o Ministério da Cidadania, em abril deste ano, o BPC foi concedido a 4,65 milhões de beneficiários, sendo 2,55 milhões de pessoas com deficiência e 2 milhões de idosos, num investimento de R$ 5,1 bilhões. Em 2020, o governo federal transferiu R$ 58,4 bilhões para os integrantes do programa.

Previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, o BPC é gerido pelo Ministério da Cidadania e sua concessão, manutenção e revisão pelo INSS.

O requerimento do BPC pode ser realizado nas Agências da Previdência Social (APS) ou pelos canais de atendimento do INSS. O telefone é o 135 ou pelo site ou aplicativo de celular Meu INSS.

Além da renda, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no INSS. O beneficiário do BPC e a família dele devem estar inscritos no Cadastro Único antes de o pedido ser feito. As novas regras do BPC também permitem que a avaliação social da deficiência seja feita por videoconferência, sem a necessidade de deslocamento a uma agência da Previdência.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Polícia prende terceiro suspeito de atentado contra vereador Cabo Deyvison

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu nesta quarta-feira (24) o terceiro suspeito de participação no atentado que matou o assessor parlamentar Alyson Dyego de Oliveira Morais e deixou ferido o vereador Cabo Deyvison, em Mossoró. O investigado foi identificado como Wilson Mariano da Silva Filho e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça após o avanço das investigações. Veja no vídeo abaixo:

Segundo a Polícia Civil, foram reunidos elementos que apontam o envolvimento de Wilson no crime ocorrido em 15 de junho. Após ser localizado, ele foi preso e colocado à disposição da Justiça. A prisão é considerada mais um avanço nas apurações do caso, que mobilizam forças de segurança do Rio Grande do Norte e do Ceará.

Outros dois suspeitos já haviam sido presos em território cearense durante uma operação interestadual. As investigações também resultaram na apreensão de armas com características compatíveis com as utilizadas no atentado. A Polícia Civil informou que continua trabalhando para esclarecer a dinâmica do crime, identificar possíveis mandantes e responsabilizar todos os envolvidos.

Com informações do portal 96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura do Natal antecipa 40% do 13º salário para professores da rede municipal

Foto: Manoel Barbosa

A Prefeitura do Natal realiza nesta quinta-feira (25) o pagamento antecipado de 40% do 13º salário dos professores em efetivo exercício na Rede Municipal de Ensino. A medida beneficia 4.563 profissionais e representa um investimento de quase R$ 12 milhões.

O valor será creditado antes do período tradicional de pagamento do benefício e alcança uma das maiores categorias do funcionalismo municipal.

Para o prefeito Paulinho Freire, a antecipação representa uma forma de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação. “Os professores da Rede Municipal de Ensino são profissionais essenciais para Natal e que contribuem diariamente para a formação das novas gerações”, afirmou.

Além do impacto direto para os servidores, a antecipação também deve movimentar a economia local. “São quase R$ 12 milhões chegando antes do previsto. Esse recurso circula pela cidade e alcança diferentes segmentos da economia”, acrescentou o prefeito.

O pagamento será realizado para todos os professores em efetivo exercício no magistério da Rede Municipal de Ensino.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] CRISE INTERNA: Michelle diz que Flávio a desrespeitou em ligação e critica aliados do PL no Ceará por apoio a Ciro Gomes

Imagem: Reprodução

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (24/6), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) diz ter sido desrespeitada e maltratada pelo senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL), durante conversa por telefone sobre o palanque do Partido Liberal (PL) no Ceará.

“Ele retornou a ligação. Mas, sinceramente, para dizer o que me disse, teria sido melhor que não tivesse ligado. Foi muito ríspido, me desrespeitou e me tratou mal ao telefone. E eu não tinha feito nada contra ele. Disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, respondi que tudo bem.”

Segundo Michelle, o episódio ocorreu após ela manifestar oposição à articulação conduzida por lideranças do PL cearense para uma composição com Ciro Gomes (PSDB) já no primeiro turno da disputa estadual.

A ex-primeira-dama defende que a direita apoie a pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo-CE) ao governo do estado.

No vídeo, Michelle afirmou que a resistência à aproximação não é uma questão eleitoral, mas de coerência política.

Ela relembrou declarações de Ciro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e disse considerar contraditório que integrantes do bolsonarismo apoiem uma aliança com alguém que, segundo ela, contribuiu para a inelegibilidade do ex-chefe do Executivo.

A ex-primeira-dama ainda acusou os filhos de Bolsonaro de agirem de forma coordenada ao reagirem publicamente às suas críticas. “Os irmãos se uniram, de forma coordenada, com textos muito parecidos entre si. Parecia combinado, premeditado”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

Desembargador aposentado Expedito Ferreira mira ALRN: ‘Quero servir, e não ser servido’

Foto: Reprodução

Ex-presidente do Tribunal de Justiça (TJRN) e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), o desembargador aposentado Expedito Ferreira de Souza confirmou que será candidato a deputado estadual pelo PSDB nas eleições de 2026 e afirmou que pretende levar para a política a experiência acumulada em mais de quatro décadas de atuação no Judiciário.

A declaração foi dada durante entrevista ao programa Tamo Junto, da Rádio Universitária UFRN, na noite desta terça-feira 23. Filiado recentemente ao PSDB, partido comandado no Estado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, Expedito disse que sua entrada na vida partidária só ocorreu após a aposentadoria. Segundo ele, enquanto estava em atividade no Tribunal de Justiça, nunca cogitou deixar a carreira para disputar mandato.

“Eu servi 10 anos na Polícia Militar, 44 anos no Tribunal de Justiça, sendo sempre servindo ao povo. Eu gosto de desafios. E estou pretendendo servir ao povo do Rio Grande do Norte e não ser servido”, afirmou.

Natural de Alexandria, no Alto Oeste potiguar, Expedito Ferreira nasceu em 24 de fevereiro de 1950. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1979 e ingressou na magistratura estadual no ano seguinte. Antes da toga, passou pela Polícia Militar, carreira que também foi lembrada por ele como parte de sua formação pessoal e profissional.

Na Justiça estadual, iniciou a trajetória como juiz na comarca de Upanema. Depois, atuou em Martins, Pau dos Ferros e Mossoró, onde permaneceu por longo período em varas criminais. Em 2004, chegou ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade. No Tribunal, ocupou funções como vice-presidente, corregedor, diretor da Escola da Magistratura, presidente do Tribunal Regional Eleitoral e presidente do Tribunal de Justiça no biênio 2017-2018.

Durante a entrevista, noticiou o Correio de Hoje, Expedito procurou associar sua biografia à defesa da educação. Ao ser questionado sobre quais bandeiras pretende levar à Assembleia, disse que a primeira será a área educacional, por considerar que sua própria trajetória foi construída a partir do estudo.

“Foi através da educação que eu cheguei aonde cheguei. A educação tira o jovem da droga, tira o jovem da rua, faz com que as crianças tenham educação. Eu acho que a primeira minha pauta vai ser a educação”, afirmou.

O pré-candidato também citou a saúde pública como uma preocupação central. Ele relatou que, em plantões judiciais, precisou decidir sobre pedidos de vagas em UTI, situação que classificou como triste e difícil. Segundo Expedito, a judicialização da saúde expõe dramas que não se limitam ao Rio Grande do Norte, mas atingem todo o país.

“Eu, como magistrado, vários plantões, a gente tinha que decidir quem ia para a UTI. Lamentavelmente. É uma tristeza”, disse. Em outro momento, afirmou que há pacientes esperando até dois anos para conseguir uma cirurgia.

A candidatura de Expedito ocorre em um momento de reorganização do PSDB no Rio Grande do Norte. A legenda, sob o comando de Ezequiel Ferreira, trabalha para fortalecer a nominata proporcional e ainda não definiu oficialmente qual caminho seguirá na disputa pelo Governo do Estado. Na entrevista, o desembargador aposentado deixou claro que não tomará uma posição isolada sobre o palanque majoritário.

“Vou aguardar pelo presidente Ezequiel, a minha decisão vai ser em conjunto com o PSDB”, declarou.

Questionado sobre apoio ao Governo e ao Senado, Expedito afirmou que ainda não tem nomes definidos. Disse que o partido deverá ouvir seus integrantes antes de tomar posição. Sobre Ezequiel, elogiou a habilidade política do presidente da Assembleia.

“O presidente Ezequiel é uma águia na política, sempre toma as decisões certas, na hora certa”, afirmou.

Ao narrar sua trajetória, Expedito destacou a origem humilde. Contou que o pai era funcionário dos Correios, guarda-fios, e que a mãe era costureira. Disse que saiu cedo do interior para estudar em Mossoró, passou pela Polícia Militar, cursou Direito e chegou à magistratura por concurso. Essa biografia deve ser uma das marcas de sua pré-campanha.

O ex-desembargador também relembrou casos marcantes da carreira. Ao ser perguntado sobre o processo que mais o abalou emocionalmente, citou um crime ocorrido em Assú, envolvendo o assassinato de uma criança de oito anos em um ritual.

“Mexeu muito”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

URGENTE: Jaques Wagner deixa liderança do governo após ser alvo da PF por ligação com Master

Foto: Divulgação

O senador Jaques Wagner (PT-BA) decidiu nesta quarta-feira (24) deixar o cargo de líder do governo no Senado. Ele estava pressionado a sair do posto depois de ter sido alvo de operação da Polícia Federal por suspeita de ter recebido pagamentos ligados ao Banco Master, de Daniel Vorcaro. Wagner resistia à ideia de deixar a liderança do governo.

Sua saída foi consumada depois de reunião de cerca de duas horas com o presidente Lula (PT). O chefe do governo estudava demitir seu aliado, mas preferia que o próprio senador tomasse a iniciativa de se afastar.

O senador baiano deverá se concentrar em sua defesa. A 9ª fase da operação resultou na apreensão de US$ 55 mil em espécie (cerca de R$ 285 mil). Também foram encontrados 33,5 mil euros (R$ 199 mil). A PF ainda confiscou mais de 10 relógios durante a operação.

Integrantes do governo e do Partido dos Trabalhadores (PT) defendiam a saída de Jaques da liderança para evitar que o escândalo contaminasse a campanha de reeleição de Lula. Apesar da pressão, o senador resistia a deixar o cargo.

 

Com informações da Folha de SP

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Direita vence mais uma: Keiko é a nova presidente do Peru e Flávio Bolsonaro comemora

Foto: Reprodução

Com 99.859% das urnas apuradas, a conservadora de direita Keiko Fujimori está matematicamente eleita presidente do Peru, por ter atingido uma liderança irreversível no 2º turno das eleições presidenciais, registrando 50,118% dos votos, segundo dados oficiais da apuração atualizados às 10h da manhã desta quarta-feira (24). O país aguarda a proclamação oficial do resultado.

No universo de mais de 18 milhões de peruanos que foram às urnas há 17 dias, a vantagem de Keiko é de apenas 43.386 votos à frente do esquerdista Roberto Sánchez, do partido Juntos por el Peru. E, após uma tentativa frustrada de invalidar a apuração de votos vindos de 119 consulados peruanos no exterior, Sánchez antecipou que não reconhecerá o governo da presidente eleita.

Keiko aguarda a oficialização do resultado para ser a 9ª presidente do Peru, em uma década de crise política marcada por renúncias e destituições presidenciais, e até prisão dos presidentes Ollanta Humala e Pedro Castillo.

Na ocasião, o senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL) parabenizou, nesta quarta-feira (24/6), a presidente eleita do Peru, Keiko Fujimori. “Que este novo ciclo, mais à direita, represente um tempo de paz, progresso e esperança para o Peru e para toda a América do Sul”, afirmou Flávio.

Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Após queda nas vendas, Land Rover deve encerrar produção no Brasil e ceder fábrica a chineses

Foto: Divulgação

A Jaguar Land Rover (JLR) está se preparando para fechar as operações industriais em Itatiaia (RJ). A marca afirmou que a produção segue normalmente ainda neste mês de junho.

– Não temos informações adicionais para compartilhar neste momento – explicou a Jaguar Land Rover, em um comunicado enviado à revista Quatro Rodas, de quem são as informações.

Paira no ar uma dúvida sobre o que acontecerá com a fábrica, que opera há dez anos no interior fluminense. Por enquanto, o que se sabe é que os últimos modelos Discovery Sport e Range Rover Evoque previstos foram montados e esperam o momento de envio para as concessionárias até meados de julho.

O desempenho comercial da marca no Brasil é apontado como um dos principais fatores para a saída da produção. Em 2025, foram vendidos apenas 757 veículos no país. Em 2025, conforme dados da Fenabrave, a Land Rover vendeu 425 unidades do Discovery Sport e 332 unidades do Range Rover Evoque no Brasil.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiaia e Porto Real (Sindireal) apontou que, embora a produção da fábrica em Itatiaia tenha diminuído nos últimos tempos, os funcionários estão fazendo cursos de especialização.

A Prefeitura de Itatiaia teve uma reunião com representantes da chinesa Chery, no último dia 12. O motivo seria a continuidade de tratativas relacionadas à compra da fábrica da Jaguar Land Rover. Um texto a respeito da reunião, que chegou a ser publicado no site da prefeitura, acabou sendo tirado do ar.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ignorada de Norte a Sul, Janja diz que imprensa brasileira só quer saber quem paga suas viagens

Foto: Divulgação/PT

A primeira dama Janja Lula da Silva apontou que, no Brasil, recebe ataques da direita e da esquerda. Ela também disse que tem mais demanda por parte da imprensa estrangeira do que da nacional. As declarações foram dadas durante entrevista ao Partido dos Trabalhadores (PT), na última quinta-feira (18).

Janja afirmou que é mais respeitada pela imprensa de fora do país.

– Teve momento que eu queria pegar a minha bolsa, minhas cachorras e voltar para São Paulo. Eu sou uma pessoa normal, tenho sentimentos. (…) É muito ataque. Ataque de tudo que é lado: da direita, da esquerda, da imprensa. Eu sou muito mais respeitada pela imprensa fora do país do que aqui. Quando eu saio, vou viajar e vou fazer minhas atividades, eu sempre tenho demanda da imprensa. A gente sempre fala com a imprensa fora do país. Dentro do país, eu não tenho essa demanda.

Segundo a esposa do presidente Lula (PT), a imprensa brasileira só quer saber quem paga suas viagens. Ela lembrou que representou o governo brasileiro na Semana da Nutrição 2026, realizada em maio na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em Roma, Itália.

– Eu sou embaixadora da FAO agora, do combate à fome, fui para Roma fazer a abertura ao lado do diretor geral da FAO. Ninguém da imprensa brasileira quis saber disso. Quer saber só quem pagou a viagem. O serviço que estou prestando, levando o nome do Brasil, não importa.

 

Com informações de Pleno News

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motorista que atropelou e matou motociclista em Mossoró é condenado a 7 anos de prisão no regime semiaberto

Imagem: reprodução

A Justiça condenou Lucas Vinicius do Vale Lopes a 7 anos e 9 meses de prisão em regime semiaberto pela morte do motociclista José Martins Veras Neto, conhecido como Netão, em Mossoró. A sentença foi definida nesta quarta-feira (24), mais de um ano após o acidente.

O réu não participou do júri. Segundo a defesa, ele está psicologicamente abalado e optou por não comparecer à sessão, que durou cerca de quatro horas.

O acidente ocorreu na manhã de 22 de março de 2025, na Avenida Abel Coelho. Netão recolhia doações para uma instituição filantrópica quando foi atingido por um carro em alta velocidade. Ele morreu no local.

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Norte, policiais militares relataram que o motorista apresentava sinais de embriaguez após o acidente.

 REVEJA O ACIDENTE:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministro do PT diz que Lula deveria tirar Jaques Wagner da liderança do governo

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, defendeu nesta quarta-feira (24) que o senador Jaques Wagner deixe a liderança do governo no Senado enquanto enfrenta investigação relacionada ao Banco Master.

“Torço para que de fato não tenha absolutamente nada em relação a Wagner, uma pessoa que respeitamos muito. Se ele continua ou não na liderança, são coisas diferentes. Tem momentos em que a pessoa tem que deixar sua posição para se defender”, afirmou Marinho. “Eu optaria em substituí-lo.”

Segundo o ministro, o assunto ainda deverá ser discutido entre Wagner e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Marinho também citou a defesa feita pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que afirmou que Wagner atuou contra interesses do Banco Master e ajudou o governo em articulações no Congresso.

A Polícia Federal investiga suspeitas de pagamentos ligados ao Banco Master ao núcleo familiar do senador. Wagner foi alvo de busca e apreensão na semana passada, nega irregularidades e afirma ser inocente das acusações. Segundo informações publicadas pela Folha de S.Paulo, o senador tenta convencer Lula a mantê-lo no cargo ao menos até o início do recesso parlamentar, em 19 de julho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *