Diversos

Brasileiro reconhece racismo, mas critica ‘politicamente correto’, diz pesquisa

Foto: Natalia Riabchenko/Shutterstock

Estudo publicado nesta quarta-feira (17) sobre a percepção do brasileiro em relação ao racismo e ao preconceito racial no país aponta que a população negra em geral tem menores chances de ascensão no trabalho, salários e cargos mais precários e maiores chances de ser abordada de forma truculenta pela polícia. No geral, os brasileiros reconhecem que a cor de pele pode influenciar na carreira e nos estudos, mas ainda assim criticam a chamada “patrulha do politicamente correto”.

De acordo com o levantamento, 94% dos brasileiros consideram que uma pessoa negra tem mais chances de ser abordada de forma violenta ou ser morta pela polícia. No sentido inverso, a percepção da população é de que uma pessoa branca tem 91% mais chances de conseguir um emprego e 85%, mais chances de entrar numa faculdade.

O estudo também alerta para a desigualdade racial no ambiente de trabalho. De acordo com a pesquisa, 36% dos brasileiros e 76% dos brasileiros negros dizem conhecer alguém que já tenha sofrido preconceito, discriminação ou algum tipo de humilhação ou deboche por sua cor ou raça dentro do ambiente de trabalho.

“Não estamos falando de um problema dos negros, estamos falando de um problema da sociedade”, considerou o presidente da Cufa Global, Preto Zezé, durante conferência online. “Mesmo nos espaços progressistas, onde se discute igualdade de gênero e questões raciais, os nossos representantes são brancos.”

Anna Karla Pereira, da Frente Favela Brasil, apontou para a necessidade de que negros tenham mais presença nos parlamentos e cargos executivos no Brasil. “Isso é importante para que criem leis e formas para que se mude (o racismo estrutural), desde o processo de educação até a destinação do dinheiro público”, pontuou.

‘Patrulha’

Apesar de reconhecer as diferenças de tratamento entre negros e brancos, a pesquisa apontou que o brasileiro, em geral, critica o que chama de “patrulha do politicamente correto”. Ao todo, 58% concordam ou concordam em parte que a “patrulha” está “deixando o mundo mais chato”.

“A questão é que, ao falar do politicamente correto, a gente está falando de hábitos, de pessoas que se reconhecem neles”, ressaltou Anna Karla. “Isso nada mais é do que o ego da pessoas.”

Coronavírus

O estudo também apontou o reflexo da pandemia do novo coronavírus na sociedade. A população negra, mais uma vez, foi a mais afetada. Segundo o levantamento, 73% tiveram diminuição de renda na família (ante 60% entre os brancos); 49% deixaram de pagar alguma conta (foram 32% entre os brancos); e 36% relataram ter alguém na família que perdeu o emprego, ante 28% na população branca.

Parte da pesquisa – realizada pelo Instituto Locomotiva para a Central Única das Favelas (Cufa) – foi respondida, por amostragem, por 1.459 pessoas de 72 cidades do País e de todas as classes sociais. Outra parte contou com um questionário online, respondido por 1.652 pessoas de todo o Brasil.

CNN Brasil com Estadão

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Imagens mostram advogado fazendo disparos em via pública, na zona sul de Natal

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um advogado, em aparente surto psicológico, efetuou disparos de arma de fogo em via pública, atingindo um veículo estacionado em frente ao condomínio Eco Garden em Ponta Negra, zona sul de Natal.

O fato aconteceu na noite de terça-feira (13), assustando moradores. A polícia chegou a ser acionada, mas o advogado já havia fugido do local. em seu apartamento, foram encontrados uma pistola supostamente usada nos disparos e bebidas alcoólicas, indicando possível consumo excessivo momentos antes do ocorrido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ceará-Mirim registra queda histórica na criminalidade no 1º quadrimestre de 2025

Ceará-Mirim apresentou uma redução expressiva nos índices de criminalidade entre janeiro e abril de 2025. Segundo dados da SESED e da COINE, o município registrou uma queda de 14,5% nas ocorrências totais em comparação com o mesmo período de 2024 — foram 672 casos neste ano, contra 786 no anterior.

O destaque vai para os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que caíram 55,8%, e para os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que passaram de 8 para apenas 3 casos — o menor número desde 2011.

A gestão do prefeito Antônio Henrique atribui o avanço aos investimentos na Guarda Municipal, com novas viaturas, armamentos, equipamentos e capacitação dos agentes. “Reforçamos a estrutura da segurança e os resultados estão aparecendo. Seguiremos firmes para manter Ceará-Mirim no rumo da paz”, afirmou o prefeito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Trabalhadores da praia de Ponta Negra trazem mensagens de apoio as ações da Semurb

Na manhã desta quarta-feira (14), trabalhadores da praia de Ponta Negra trazem mensagens de apoio as ações que a Semurb tem feito na praia.

São locadores, quiosqueiros e ambulantes, em uma das faixas diz “organizar, fiscalizar não é privatizar. desinformação contamina praia”, em outra: “Ponta Negra pra frente”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara de Natal cumpre decisão judicial e suspende título de cidadania a Bolsonaro

Foto: João Gilberto

A Câmara Municipal de Natal publicou nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial do Município, a anulação da medida responsável por conceder o título de Cidadão Natalense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). A decisão foi motivada por uma determinação judicial que apontou irregularidades no trâmite do projeto na Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Casa.

A revogação se deu após sentença da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, que acatou mandado de segurança impetrado pela vereadora Samanda Alves (PT), garantindo a ela o direito de acesso às vistas do Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2025, antes da votação e publicação da homenagem.

O presidente da Câmara, vereador Ériko Jácome (PP), assinou o ato com base no artigo 259 do Regimento Interno do Legislativo e nos princípios constitucionais que asseguram o devido processo legal dentro da atuação parlamentar. Segundo o documento, o objetivo é cumprir a decisão judicial e preservar o pleno exercício da função legislativa por todos os vereadores.

Com a revogação, o decreto publicado no Diário Oficial do Município em 14 de abril de 2025 perde efeito, e o projeto que homenageava Bolsonaro retorna à tramitação na Comissão responsável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

VÍDEO: Mulheres seminuas fazem dança sensual na marginal da BR-101 em Natal

Foto: Reprodução

Mulheres seminuas foram registradas fazendo danças sensuais em um pole dance, na manhã desta quarta-feira (14), na marginal da BR-101, em Natal, nas proximidades do pórtico dos Reis Magos.

Um veículo com uma barra de pole dance ficou estacionado na rua e as mulheres faziam danças de biquíni. Conforme relatos, elas pareciam fazer uma propaganda de algum conteúdo.

O trânsito no local ficou lento na região. Muitos carros pararam para registrar o momento inusitado.

96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Bebê de 1 ano morreu evenenado com inseticida, afirma Polícia Civil. Pai é o principal suspeito

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte concluiu laudo sobre a morte do bebê de 1 ano e 8 meses na cidade de Triunfo Potiguar. A criança morreu em um domingo, 27 de abril, após ter passado o fim de semana com o pai, Alan da Silva Ferreira, 31 anos, que uma semana depois foi encontrado morto em uma área de mata.

Terbufós é o nome do inseticida com o qual o bebê foi envenenado. Segundo o laudo do Itep, a substância é “altamente tóxica” e classificada como “extremamente perigoso” pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nas amostras coletadas pelo Itep (amostras de açaí, colher e vômito) e nas amostras coletadas pelo Legista (rim, sangue, conteúdo oral e conteúdo estomacal) foi detectada a presença de terbufós, que é um inseticida organofosforado presente no “chumbinho”.

De acordo com a polícia, a investivação está praticamente concluída. Segundo as investigações, o pai envenenou e matou o filho e depois cometeu suicídio. Falta apenas, para concluir o caso, o laudo pericial do corpo do pai, de acordo com o delegado Gabriel Napoli.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Estudante armado fere colega e professor em Mossoró

Chegaram informações ao BLOGDOBG de que um incidente grave aconteceu em uma escola pública de Mossoró. Um aluno, armado com uma faca, teria tentado agredir seus colegas. Segundo relatos, o local foi cercado por muita polícia após o ocorrido.

O estudante conseguiu ferir um colega e um professor. A intervenção do docente foi decisiva, evitando uma tragédia maior. De acordo com a pessoa que nos enviou as informações, o professor tomou uma atitude heróica ao impedir que o menino saísse da sala.

“A atitude do professor salvou os outros porque ele disse que não ia sair ninguém vivo da sala, nem nas escolas os filhos tão guardados”, lamentou a pessoa que nos enviou as informações.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Estudante é baleado de raspão durante tentativa de assalto em Natal

Foto: Reprodução 

Um jovem de 24 anos, estudante de uma universidade particular de Natal, foi baleado de raspão no braço durante uma tentativa de assalto ocorrida na madrugada desta quarta-feira (14), no bairro Capim Macio, zona Sul da capital potiguar. A vítima conseguiu escapar após travar o funcionamento do veículo e se esconder em um estacionamento abandonado. As informações são do Portal BO.

Segundo relato do próprio estudante, ele permaneceu cerca de 30 minutos escondido no local, mesmo ferido, antes de ir para casa. Já em casa, buscou atendimento médico. O ferimento foi leve, e ele recebeu alta logo em seguida, acompanhado do pai, que foi avisado pelo filho.

O jovem contou que foi orientado no hospital a registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, mas optou por não fazê-lo. “Sei que o certo seria comunicar a polícia, mas também sei que nesse caso seria perda de tempo. Dificilmente os criminosos seriam presos. Deixei pra lá”, disse.

De acordo com a vítima, os suspeitos estavam em uma motocicleta vermelha de 50 cilindradas, e um deles vestia uma jaqueta camuflada. O jovem também relatou já ter sido assaltado há dois anos, na praia de Ponta Negra, enquanto passeava com a namorada. Na ocasião, a Polícia Militar foi acionada, mas o autor do crime nunca foi localizado.

96FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Advogado em ‘surto’ atira no meio da rua na zona Sul de Natal e atinge carro de inocente

Foto: Reprodução 

Na noite desta terça-feira (13), moradores do condomínio Eco Garden em Ponta Negra, zona sul de Natal, viveram momentos de tensão e medo. Um advogado, em aparente surto psicológico, efetuou disparos de arma de fogo em via pública, atingindo um veículo estacionado em frente ao condomínio.

Após os tiros, populares ligaram pro 190 que de imediato acionou uma guarnição do 5° BPM até o local. Na chegada dos polícias, o advogado já tinha fugido. No entanto, em seu apartamento, foram encontrados uma pistola supostamente usada nos disparos e bebidas alcoólicas, indicando possível consumo excessivo momentos antes do ocorrido.

96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Ufersa abre seleção para 685 vagas remanescentes em cursos de graduação

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) anunciou a abertura de 685 vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, destinadas a cursos de graduação em seus campi localizados em Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, no interior do Rio Grande do Norte.

Segundo o edital, podem se inscrever candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2020 e 2024. O período de inscrição vai até 22 de junho, por meio do site oficial da Ufersa, na página dedicada ao Sisu.

Campus da Ufersa. Foto: Arquivo
Campus da Ufersa. Foto: Arquivo

As vagas são para ingresso no segundo semestre letivo de 2025, com início das aulas previsto para 25 de agosto. O resultado final do processo seletivo deve ser divulgado até o dia 4 de julho.

Cursos com vagas disponíveis:

  • Administração
  • Agronomia
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Computação e Informática
  • Ecologia
  • Engenharia de Pesca
  • Engenharia Agrícola e Ambiental
  • Letras Português
  • Sistemas de Informação
  • Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

A iniciativa visa preencher vagas não ocupadas no processo regular do Sisu, oferecendo uma nova chance a estudantes que buscam uma vaga no ensino superior público e gratuito.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *