Educação

Candidatos ao Enem 2020 terão que usar máscaras desde a entrada até a saída, segundo novo edital do MEC

Foto: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

O Ministério da Educação (MEC) publicou uma retificação ao edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, em que afirma que os candidatos terão que usar máscaras desde a entrada nos estabelecimentos da prova até a saída, tanto na prova impressa quanto na digital.

Os participantes poderão levar máscara reserva para trocar durante a aplicação. Caso se recuse a usar máscara, o candidato poderá ser eliminado. A publicação está no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (31).

Ao todo, 5,8 milhões de candidatos estão inscritos. Destes, 96 mil farão a prova digital. Além do uso de máscaras, o edital cita o respeito ao distanciamento quando o candidato for apresentar-se na sala de aplicação da prova.

O edital do Enem foi atualizado para alterar a data de realização do exame, já divulgada anteriormente. Em vez de novembro, como estava previsto antes da pandemia, a prova será feita em janeiro e fevereiro, com resultados divulgados em março (veja cronograma abaixo).

As regras também foram reescritas para incluir os cuidados sanitários para evitar a proliferação do coronavírus. O uso constante da máscara é uma das mudanças e, agora, é uma das obrigações do participante.

“Comparecer ao local de provas utilizando máscara para proteção à Covid-19. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do participante, desde a sua entrada até sua saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação”, diz o edital.

O único momento em que será permitida a retirada do acessório é durante a identificação do estudante – ainda assim, o edital afirma que o manuseio da máscara deverá ser feito pelas laterais, sem tocar na parte protetora, como é preconizado por infectologistas. Acompanhantes de lactantes também deverão usar o acessório o tempo todo.

O uso da máscara é dispensado para pessoas com autismo, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou outras deficiências que as impeçam o uso adequado.

Cronograma do Enem

Adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia de Covid-19, o novo cronograma do Enem prevê:

Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos

Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos

Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)

Resultados: a partir de 29 de março

Com G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

ABSURDO: Faltando 4 dias para FIART, decreto da Prefeitura inviabiliza a feira

Foto Ilustrativa: FIART / Divulgação

A 27ª edição da Feira Internacional de Artesanato – FIART está marcada desta sexta-feira, 28 de janeiro, a 06 de fevereiro de 2022, das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal. A previsão era de receber 800 artesãos de diversos lugares nacionais e internacionais, distribuídos em 210 estandes. Porém, o novo decreto da Prefeitura do Natal não permite que o evento seja realizado.

SAIBA MAIS: Publicado decreto de Natal sobre proibições de eventos, liberação do passaporte vacinal no comércio e que mantém restrições em vias públicas; confira documento na íntegra

Essa é uma das principais feiras de artesanato do Nordeste e a principal do Rio Grande do Norte, com os artistas já se mobilizando para participar, estandes montados e um investimento de milhões. Os realizadores se quer, foram comunicados a respeito das novas restrições impostas pelo novo decreto

Todos os protocolos são respeitados, quantidade de público controlado e iria se exigir o comprovante de vacinação. Agora se tornou um prejuízo incalculável, de um setor que não tem muita atenção do poder público.

O decreto é um atentando contra a FIART. Vale lembrar que no ano passado, a feira também não foi realizada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

80,7% da população do RN acredita na eficácia da vacina; 16,4% não acredita

Um dos principais institutos de pesquisas nacionais, foi contratado por uma das maiores empresas do Rio Grande do Norte para avaliar posicionamento de marca em todo o estado. Entre os questionamentos, está se a população acredita na eficácia da vacina.

80,7% se mostraram a favor e 16,4% são contra. Já 2,9% não sabe, ou não opinou.

Destes números, o sexo masculino foi 71,4% a favor, 25,9% contra e 2,7% não sabe, ou não opinou. Já o feminino apresentou 81,9% a favor, 16,2% contra e 1,9% não sabe, ou não opinou.

A pesquisa foi realizada por telefone, pelo modelo trekking, entre os dias 21 e 23 de janeiro com 2100 pessoas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

76,9% da população do RN é a favor da obrigatoriedade do comprovante de vacinação

Um dos principais institutos de pesquisas nacionais, foi contratado por uma das maiores empresas do Rio Grande do Norte para avaliar posicionamento de marca em todo o estado. Entre os questionamentos, está se a população é a favor ou contra o comprovante de vacinação.

76,9% se mostraram a favor e 20,8% são contra. Já 2,3% não sabe, ou não opinou.

Destes números, o sexo masculino foi 90,6% a favor, 8,3% contra e 1,1% não sabe, ou não opinou. Já o feminino apresentou 94,7% a favor, 3,9% contra e 1,4% não sabe, ou não opinou.

A pesquisa foi realizada por telefone, pelo modelo trekking, entre os dias 21 e 23 de janeiro com 2100 pessoas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

75% da população do RN é a favor e diz que pretende vacinar seus filhos entre 05 e 11 anos

Um dos principais institutos de pesquisas nacionais, foi contratado por uma das maiores empresas do Rio Grande do Norte para avaliar posicionamento de marca em todo o estado. Entre os questionamentos, está se a população é a favor ou contra a vacinação de crianças entre 05 e 11 anos.

75% se mostraram a favor e 21,4% são contra. Já 3,6% não sabe, ou não opinou.

A pesquisa foi realizada por telefone, pelo modelo trekking, entre os dias 21 e 23 de janeiro com 2100 pessoas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Publicado decreto de Natal sobre proibições de eventos, liberação do passaporte vacinal no comércio e que mantém restrições em vias públicas; confira documento na íntegra

A Prefeitura de Natal publicou o decreto que proíbe as pessoas a andarem sem máscara em
vias públicas, que proíbe a realização de festas públicas ou privadas e que derruba a exigência do passaporte vacinal no comércio.

Confira o documento na íntegra…

2022-01-24 – Decreto cancela Carnaval de 2022

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Promotor: “Não podemos ser humilhados. Se a torcida vem para um confronto, PM tem que reagir”

A Polícia Militar não é “onipresente”. Essa foi a afirmação feita pelo promotor de Justiça Luiz Eduardo Marinho, que concedeu entrevista ao Metendo a Colher ontem (24), após um novo episódio de briga de torcidas organizadas registrado no dia do clássico entre ABC e América. Diante disso, o promotor cobrou uma atuação mais efetiva de investigação para que os bandidos sejam efetivamente punidos e não voltem a protagonizar essas imagens de violência. Veja o vídeo acima da entrevista:

“Possivelmente, vou recomendar novamente a suspensão das torcidas. Pelo menos, das organizadas”, afirmou o promotor, reconhecendo, logo em seguida, que a medida “não resolve”. “Só podemos punir a organizada, mas a pessoa fisica só pode ser proibida de entrar no estádio por meio de decisão judicial”, acrescentou, ressaltando que toda e qualquer medida “de força” usada para coibir a violência das torcidas tem “apoio do MP”.

“Se for necessário usar bomba de efeito moral, bala de borracha, ele tem apoio do MP”, antecipou. “Não podemos ser humilhados. Se a torcida vem para um confronto, de forma enérgica, a PM tem que reagir. A resposta tem que ser a altura”, cravou.

Portal 96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PT pede estudo para encaminhar CPI contra Moro por atuação em setor privado

A bancada do PT na Câmara dos Deputados acionou sua assessoria jurídica para emitir um parecer sobre a eventual instalação na Casa uma CPI para investigar a atuação do ex-juiz e presidenciável Sergio Moro no setor privado, como sugeriu o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).

Teixeira anunciou que começaria a colher assinaturas na Câmara para a criação da comissão parlamentar de inquérito, com o objetivo de apurar suposto “conflito de interesses” na atuação de Moro na empresa Alvarez & Marsal.

Antes de dar continuidade à tarefa de obter as 171 assinaturas necessárias, o PT quer saber os limites para uma investigação no Legislativo avançar sobre um tema que colide com processos que estão no âmbito da Justiça, envolvendo gestão de massa falida, recuperação judicial e falência de empresas.

O encaminhamento foi discutido por Teixeira com o líder do partido na Câmara, Reginaldo Lopes (MG). Petistas avaliam ser possível obter o apoio de parlamentares de outras siglas de esquerda e também do centrão para abrir a CPI.

Os deputados da legenda deverão deliberar sobre o tema no início da próxima semana. Lopes disse que o tema deve entrar na pauta da reunião de terça-feira (1º), ou ser antecipado para segunda-feira (31), dependendo da avaliação do corpo técnico.

A base da investigação na Câmara devem ser os relatórios do TCU (Tribunal de Contas da União), órgão que investiga o caso envolvendo o pré-candidato à Presidência pelo Podemos e a atuação dele como juiz da Operação Lava Jato.

​O tribunal analisa se atos de Moro como juiz fragilizaram a situação econômica de empreiteiras e, alguns anos depois, ele foi trabalhar justamente na companhia responsável pela recuperação judicial da maioria delas.

Já colegas do ex-magistrado no Podemos e outros entusiastas da candidatura de Moro se manifestaram contra a iniciativa, qualificando-a como uma estratégia de vingança, que teria por objetivo desgastar o ex-juiz eleitoralmente para beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial.

Monica Bergamo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Mais de 680 mil potiguares estão com 3ª dose da vacina contra a Covid atrasada

O Rio Grande do Norte tem 682 mil pessoas com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 atrasada, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (24) pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN).

São exatamente 682.899 pessoas que poderiam ter tomado a 3ª dose, mas não compareceram aos postos de saúde para receber a vacina. A maioria está em Natal – onde 188 mil pessoas não deram sequência à imunização.

No grupo dos atrasados para a 3ª dose, estão idosos com mais de 60 anos que receberam a 2ª dose há mais de três meses, adultos com mais de 18 anos que receberam a 2ª dose há mais de quatro meses e imunossuprimidos que tomaram a D2 há mais de 28 dias.

Portal 98 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Casos de gripe e covid fazem doação de sangue cair 30% em Natal

O aumento dos casos de gripe e covid vem impactando negativamente os estoques de sangue do Hemonorte em Natal. Na primeira quinzena deste mês, cerca de 30% dos doadores cadastrados foram impedidos de abastecer os estoques do centro por causa de infecções por gripe ou covid-19. Dados do próprio Hemonorte revelam ainda que a alta de casos de covid e gripe ocasiona o afastamento de profissionais contaminados e provoca sobrecarga nos funcionários das equipes da linha de frente, o que acaba reduzindo a capacidade de atendimento. Atualmente, cerca de 15% dos servidores estão afastados de suas funções devido às síndromes respiratórias.

De acordo com a diretora de hemoterapia do Hemonorte, Ivana Vilar, a pandemia vem causando instabilidade nas doações desde 2020. Ainda segundo Vilar, o estoque de sangue do centro está longe do ideal, mas apresentou melhora na última semana em comparação com a anterior.

O Hemonorte tem hoje 434 bolsas de sangue, que são suficientes para atender os pacientes por um período de 3 a 4 dias. O número de bolsas considerado seguro varia de 726 a 1.005, que seria suficiente por até 10 dias. A unidade é responsável por distribuir sangue e hemoderivados para todos os hospitais públicos do Rio Grande do Norte, além de hospitais privados conveniados. As doações possibilitam ainda a realização de procedimentos eletivos, que são cirurgias programadas que não demandam emergência.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Livro do potiguar Fernando Campos entra na lista dos mais vendidos da Amazon

O jornalista, escritor e palestrante natalense Fernando Campos, pessoa com deficiência visual, já é o número 1 da Amazon na venda de livros com a publicação “Enxergando além do Atlântico: Uma jornada ao Reino Unido”.

Fernando Campos já era conhecido do povo potiguar, mas ganhou reconhecimento nacional ao participar do The Wall, quadro do programa Domingão com Huck, com o objetivo de destinar um prêmio em dinheiro ao projeto de informatizar e ampliar os serviços do Instituto dos Cegos do Rio Grande do Norte.

O livro traz a trajetória de vida nada convencional, como desde a infância supera desafios, quebra paradigmas e sobre o apoio da família. Também conta detalhes desde a decisão de uma vivência internacional “sozinho”, a escolha da escola com estrutura para recebê-lo, as adaptações, as emoções, a saudade e a experiência motivadora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *