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O Colégio Porto apresentou nessa terça-feira (24) o novo modelo de ensino médio que será adotado para o ano letivo de 2021, onde os alunos serão introduzidos a itinerários formativos. O formato vai direcionar o estudante para a área de interesse desejada, seja ciências humanas, exatas ou da natureza.
De acordo com a diretora pedagógica Ana Cristina Dias, o modelo será implementado de forma gradativa, cumprindo toda a carga horária estabelecida pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com conteúdos de português, matemática, física, química, biologia, entre outros. Já nas aulas dos itinerários formativos, os professores irão fortalecer os conhecimentos específicos da área escolhida pelo aluno.
“Neste ano, por exemplo, nossos alunos já cumpriram uma carga específica de BNCC e agora, na segunda série, vão trabalhar o restante de conteúdo de base, além de trabalhar também os itinerários formativos. Por exemplo: antes do intervalo eles serão 2ª série A, B e C e, após o intervalo, os alunos vão migrar para as áreas que eles escolheram. Esse novo ensino médio vem trazer para o jovem uma definição de projeto de vida, no que diz respeito ao estudo, ao trabalho e suas escolhas”, destaca Ana Cristina Dias.
Segundo Márden de Pádua Ribeiro, assessor pedagógico do Bernoulli Sistema de Ensino, a mudança não significa que o ensino médio será totalmente reformulado, trata-se de um movimento natural de adequação à Lei 13.415 de 2017. “O novo ensino médio é dividido em dois. Uma parte a gente chama de ‘parte comum’, obrigatória, que é a BNCC – e que pode ser entendida como todo o ensino médio que temos hoje. Agora, aos poucos, a gente vai ter uma divisão, a parte comum se mantém, mas teremos também os itinerários formativos, que é a segunda parte do novo ensino médio”.
As novas bases metodológicas foram discutidas em uma live no canal do Colégio Porto no YouTube Ana Cristina e Márden debateram o tema e responderam dúvidas dos alunos. A nova estrutura de ensino médio do Porto vai oferecer três itinerários formativos: matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas, possibilitando maior flexibilidade de organização curricular conforme identificação do estudante.
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