Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Os brasileiros que não moram em São Paulo também poderão se vacinar contra a Covid-19 com a CoronaVac, imunizante do laboratório chinês Sinovac, produzido no Brasil pelo Instituto Butantan. O anúncio foi feito pelo governador paulista, João Doria, nesta segunda-feira. A vacina estará disponível a quem tiver interesse, quando aprovada, sem que seja necessário comprovar residência em São Paulo.
— Todo e qualquer brasileiro que estiver em São Paulo e pedir a vacina receberá gratuitamente. Não precisará comprovar residência em São Paulo. Nós fazemos parte do Brasil. E aqui vacinaremos todos que precisarem ser vacinados — afirmou Doria, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
O plano estadual de imunização contra o coronavírus do governo de São Paulo foi lançado nesta segunda-feira, durante a fase final de testes do imunizante. A documentação final deve ser enviada à Anvisa até semana que vem. Se aprovada, a vacina poderá ser usada a partir de janeiro.
O plano preliminar do Ministério da Saúde prevê um início da vacinação em março de 2021, e não conta até então com o imunizante desenvolvido pelo Butantan. Por isso, o governo de São Paulo lançou hoje uma estratégia paralela de vacinação.
De acordo com Doria, ao menos oito estados já demonstraram interesse na CoronaVac. O governador não informou quais seriam os estados. Em relação às prefeituras, Doria disse que já acertou o uso da vacina com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e com Eduardo Paes, eleito no Rio de Janeiro.
— Eduardo Paes me telefonou hoje pela manhã dizendo que o Rio de Janeiro não vai ficar aguardando o programa para março, e desejará vacinar o mais breve possível, começando pelos profissionais de saúde da cidade do Rio de Janeiro – afirmou Doria. — Dezenas de outros prefeitos (estão interessados na vacina), não apenas de estados vizinhos, mas também de estados mais remotos do país.
Em seu Twitter, o governador da Paraíba, João Azevêdo, confirmou que está em negociação com a Secretaria de Saúde de São Paulo para comprar doses da CoronaVac. “Essa é uma ação paralela ao plano do Ministério da Saúde, para nos anteciparmos e começarmos a vacinação o quanto antes”, disse Azevêdo.
A previsão do governo paulista é disponibilizar quatro milhões de doses iniciais a outros estados que tiverem interesse em fazer a imunização contra a Covid-19.
Em São Paulo, a imunização deve começar em 25 de janeiro, caso a vacina seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais de saúde, indígenas, quilombolas e idosos. De acordo com o governo, o grupo representa 77% dos óbitos por Covid no estado.
A vacinação, que terá duas doses, começando em janeiro e, de forma escalonada por idade, segue até 28 de março de 2021. O período entre a primeira e a segunda dose é de 21 dias.
O Globo
Para quem não sabe ainda a vacina deve ser submetida a aprovação da Anvisa.
O resto é mimimi
Dessa vez o Doria saiu na frente do placar
Por que não se tem notícias de que na China essa vacina teve resultados satisfatórios?
Na China não existe mais nem o covid-19, a cidade que foi o epicentro não tem mais casos nem óbitos….
Alô alô meu nobre Álvaro Dias, ligue logo para o seu correligionário Dória e acerte essa parada. Arroche.
Como é bom dar pitaco sem ter a responsabilidade por nada.
Interessante! Muitos de vcs ou seus filhos já tomaram várias vacinas vindas da China! Até hoje continuam vivos!
Quanto tempo levou para essas vacinas serem desenvolvidas? Quais são elas?
É o cão quem vai pra São Paulo tomar essa merda Ching ling.
Muuuuuuuuuuuuu
Pessoas que fala assim, são as que não tem nem condições de ir na padaria comprar R$2 de pães
A turma conversa uma bôsta do carai
Da China,nem papel higiênico
Nobre conhecedor, do paracetamol ao microchips que tu usas, todos são provenientes da China. Vá além do senso comum.
Tenha certeza que algum componente deste celular ou PC que vc enviou esta mensagem tem origem da China…se olhar no zipper da tua calça é da China, desculpa decepcionar…olha mais na etiqueta das roupas da sua casa.
Enquanto isso o Bozo fica trabalhando contra…
Eita, a tábua de salvação do calça apertada vai rolar na marra pros paulistas.
Não digo que não preste… precisa testar, né?
Vai ser testada.. Nos Brasileiros e, infelizmente vamos pagar o pato.