Saúde

Coronavírus: 10% dos mortos no Brasil têm menos de 60 anos

Agente funerário carrega caixão de pessoa morta pelo Covid-19 Foto: SUSANA VERA/Reuters

O Brasil ainda não possui um estudo epidemiológico detalhado para ilustrar o perfil da Covid-19, mas dados preliminares indicam que a porcentagem de jovens e adultos mortos no país é maior do que na China, apesar de a letalidade ser comprovadamente maior entre idosos.

Segundo informe de ontem à noite do Ministério da Saúde, 20 de um total de 201 (10%) mortes causadas pelo novo coronavírus até agora não ocorreram em idosos, mas sim em pacientes abaixo dos 60 anos. Sete deles (4%) tinham menos de 40 anos de idade. Entre os pacientes chineses, a parcela de óbitos não foi tão grande entre os menores de 60 anos (6%) e de 40 anos (3%).

Ainda não se sabe se essa diferença se deve a alguma falha na notificação de todos os casos, e o governo brasileiro diz esperar que a doença se comporte como se viu em outros países.

— Entre os jovens, teremos casos assimétricos, casos que precisarão de internação, mas o número de óbitos é baixo. Estatisticamente, a gente acha que vai seguir o que se viu na China, na Itália, em outros lugares — afirmou ontem o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Há médicos que não estão tão tranquilos com relação à população jovem. O diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Marcos Cyrillo, afirma que, embora entre os 12 e os 45 anos as pessoas estejam no auge da sua imunidade, “há muitas variáveis” no recorte etário da doença.

— Várias condições interferem para o desfecho, como carga viral, hábitos de vida. O jovem pode não ter doenças de base, mas ter comportamento de risco, envolvendo cigarro, bebida e má alimentação — diz o infectologista.

— Não nos contaram tudo sobre esse vírus — afirmou ontem à TV Globo o secretário estadual de Saúde do Rio, Edmar Santos. — A segunda faixa que mais se interna é a de 30 a 39 anos.

Entre os casos que acenderam o alerta em jovens está o de uma mulher de 32 anos que morreu ontem no Rio de Janeiro. Na segunda-feira, um homem de 43 anos morreu no Amazonas.

Imunidade

As pessoas acima dos 60 anos ainda são o grupo de maior risco para óbito, pois nessa faixa etária o sistema imunológico perde o vigor para combater infecções.

— Porém, indivíduos de todas as idades podem ficar doentes, ter formas graves da infecção pelo novo coronavírus e serem hospitalizadas, com possibilidade de morrerem — diz Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia em São Paulo.

A evolução das infecções entre jovens tem mostrado que grande parte vai passar sem sintomas graves. Mas, pela alta exposição de pessoas nessa faixa etária, explicam especialistas, não será tão raro que algumas tenham complicações graves.

— Temos hoje jovens extremamente estressados do ponto de vista pessoal, profissional, sem alimentação adequada. E esses fatores também impactam no sistema imune quando nos deparamos com um vírus que desencadeia um quadro inflamatório absurdo nos pacientes — afirma a infectologista Rosana Richtmann, do Hospital Emílio Ribas.

Em São Paulo, o grupo de pessoas entre 20 e 59 anos representa cerca de 70% dos casos confirmados de infecção. E cerca de 40% do total é de jovens entre 20 e 39 anos. A porcentagem cai quando observada a letalidade. Doze de 136 mortes no estado foram de menores de 60 anos — cinco óbitos foram de menores de 40 anos.

Nem sempre o agravamento do quadro da Covid-19 entre jovens está ligado a doenças de base.

— Não é necessariamente o jovem com asma, ou com diabete, mas o estilo de vida pesa — afirma a infectologista. — Além do estresse e da alimentação, tabagismo também é fator de risco, agride o epitélio respiratório.

Segundo Richtmann, os dados não devem trazer pânico, mas um alerta: jovens também devem ficar em casa, quando puderem, para que os que não podem possam trabalhar com segurança, como profissionais de saúde, transporte e abastecimento.

— Ninguém é imune a esse vírus, é um vírus novo. Ainda estamos aprendendo o comportamento dele.

Mesmo nos casos em que não causa a morte, estudos preliminares têm demonstrado que o coronavírus pode deixar danos de longo prazo, inclusive entre os jovens, diz Weissmann:

— Há indícios de que a infecção pelo novo coronavírus possa causar sequelas no pulmão, no coração e nos rins.

Entre os mais surpresos com o impacto da Covid-19 entre jovens adultos estão os próprios infectados. Um deles foi Tiago Porto, de 26 anos. Ele diz não ter ficado preocupado com o diagnóstico, até o dia em que teve a sensação que não conseguia encher o pulmão de ar. Felizmente, não desenvolveu pneumonia e agora está recuperado, mas hoje avalia que teve sorte:

— Temos visto notícias de jovens que estão tendo complicações. Talvez eu tenha ficado tranquilo demais perto do que poderia ter sido.

Pedro Pacífico, de 27 anos, sentiu na pele que o novo coronavírus não é como um vírus de resfriado qualquer.

— Tive sintomas bem leves no início, mas eles deram uma piorada. Não cheguei a ficar internado, mas não é só uma gripe. Nunca tive uma gripe assim, que tenha durado tanto tempo e tenha me abatido tanto.

A morte de Mauricio Suzuki, 26 anos

Quando tenta descrever o que aconteceu nos últimos dias, a psicóloga Simone Suzuki repete: “Foi muito rápido”. Seu irmão Mauricio, de 26 anos, começou a sentir os sintomas da Covid-19 no dia 16 de março. Procurou atendimento médico duas vezes e foi mandado de volta para casa, na capital paulista. A internação só ocorreu no dia 23, quando o quadro respiratório se agravou. Mauricio Suzuki morreu no último fim de semana.

— Quando lia as notícias sobre coronavírus, parecia uma realidade distante, que não ia chegar. Quando meu irmão começou a ter os primeiros sintomas, ele ficou com medo, se perguntava se iria para o hospital — lembra Simone: — Ele não tinha doença preexistente, nenhum hábito ruim que prejudicasse seu organismo, era um rapaz novo. Fugiu a todas as estatísticas.

Simone diz que a família ainda está “em processo de elaboração” do que aconteceu. Quando Mauricio procurou o hospital pela primeira vez, conta ela, foi considerado um caso de gripe comum. Como a febre piorou, procurou outro hospital. Mesmo assim, foi orientado a voltar para casa de novo, uma vez que não tinha quadro agudo dos sintomas.

— Percebo que é a conduta dos hospitais, de que se o paciente não tem quadro agudo dos sintomas, que necessite internação, ele é enviado para casa. De certa forma, sendo racional, penso que seja realmente por falta de estrutura. Não há condições para absorver todas as pessoas em um primeiro momento, e mandam para casa esperando que melhore, dependendo das condições físicas e clínicas da pessoa. Ele só foi medicado depois de internado. Mas não acho que houve erro médico. Ele foi bem tratado. Talvez tenha sido coisa do destino, Deus quis assim.

Mauricio fazia esporte, principalmente corrida. Formado pela Mackenzie, em São Paulo, trabalhava em um escritório. Manteve a rotina normal até dia 16, quando começou a trabalhar de casa. Com os sintomas iniciais do novo coronavírus, foi para a casa da irmã. Achava que tinha gripe, e não queria passar para os pais, de 67 e 74 anos. Os dois estão internados, estáveis, e em tratamento para Covid-19.

O Globo

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Líderes do PL endossam indicação de Flávio para presidente em 2026

A notícia de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi o escolhido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como candidato ao Planalto em 2026 repercutiu no meio político nesta 6ª feira (5.dez.2025). Logo após o anúncio, líderes do Partido Liberal se manifestaram endossando a escolha.

Valdemar Costa Neto, presidente nacional da sigla, disse que “Bolsonaro falou, está falado”. Ao Poder360, Valdemar afirmou: “Flávio me disse que o nosso capitão ratificou sua candidatura. Estamos juntos”.

REACÕES
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que vai seguir a decisão do ex-presidente para “livrar o Brasil do PT”.


O deputado federal Mario Frias (PL-SP) disse que vai seguir a escolha sem “hesitação ou meia-palavra”.

O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) afirmou que aguardava apenas a sinalização do ex-presidente para apoiar a candidatura.

O deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ) disse que considera o senador capacitado para assumir a Presidência.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF publica acórdão sobre buscas e apreensões no Congresso; entenda

Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, nesta sexta-feira (5/12), acórdão de decisão que, por unanimidade, fixou competência exclusiva da Corte para autorizar buscas e apreensões nas dependências do Congresso Nacional e em imóveis funcionais ocupados por parlamentares.

A decisão foi tomada no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 424, em outubro deste ano.

O acórdão, porém, foi publicado dois dias depois de o ministro Gilmar Mendes determinar que só a Procuradoria-Geral da República (PGR) pode pedir impeachment de ministros do STF. Em um sinal de que medidas precisam ser tomadas tanto na proteção dos parlamentares quanto dos Poderes e da democracia quanto um todo.

O acórdão, que é uma formalização da decisão, está publicado dentro do prazo estabelecido pelo STF, que, geralmente, ocorre em até 60 dias da decisão.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Senador Weverton Rocha divulga nota de esclarecimento após matéria sobre patrimônio

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) divulgou uma nota pública em resposta a uma matéria veiculada no BLOGDOBG, na qual foram feitas insinuações sobre possível incompatibilidade entre seu patrimônio e sua remuneração parlamentar.

No texto, o parlamentar afirma que as informações divulgadas são “imprecisas e descontextualizadas” e que sua vida pública e privada sempre foi pautada pela transparência.

Weverton explica que sua trajetória financeira não se restringe ao mandato no Senado. Segundo ele, a DJ Agropecuária Ltda. — empresa fundada por seu pai na década de 1980 e atualmente administrada por ele — foi responsável pela aquisição da fazenda citada na reportagem. A compra, diz o senador, ocorre por meio de contrato parcelado e com recursos gerados pela própria atividade da empresa, que também utiliza financiamentos regulares de um banco oficial, com garantias reais.

O senador nega qualquer irregularidade e afirma que o escritório de contabilidade mencionado na matéria atende a mais de 900 clientes em seis estados, prestando serviços a ele desde 2015. Qualquer tentativa de vincular essa relação profissional a ilícitos, segundo o parlamentar, seria “descabida e sem materialidade”.

“Coloco-me à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos complementares que se façam necessários, a fim de dissipar qualquer dúvida e reafirmar a lisura de minhas ações”, finaliza a nota.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Extremoz anuncia calendário do IPTU 2026 com desconto de 20% para cota única

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Extremoz informa que o IPTU 2026 estará disponível para consulta e pagamento a partir do dia 01 de janeiro de 2026. E mais: os contribuintes que estiverem em dia com o fisco municipal e optarem pelo pagamento em parcela única terão direito a um desconto de 20%.

A medida visa incentivar a quitação do imposto, beneficiando tanto os moradores quanto a arrecadação municipal.

Para o contribuinte que tem parcelamento, o desconto será de 10%. Já os demais que paguarem seu IPTU em cota única terão 5%. O contribuinte pode ainda optar pelo parcelamento em até 8 (oito) vezes, sem descontos. Ou pagamento pelo pix e cartão de crédito.

Os carnês e as datas de pagamentos podem ser acessados no site da prefeitura: www.extremoz.rn.gov.br (ir no link do Portal do Contribuinte) e imprimir o DAM 2026.

Para esclarecimento o contribuinte pode ir pessoalmente na sede da Secretaria de Tributação na Av. Joaquim de Góis S/N – Estrela do Mar, próximo à entrada do bairro Jardins de Extremoz ou solicitar no WhatsApp pelo número 3279-4902.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Michelle pede que “Deus dê sabedoria” a Flávio na disputa ao Planalto

Foto: Reprodução

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) parabenizou o seu enteado, o senador Flávio Bolsonaro (PL), pela escolha de Jair Bolsonaro (PL) para que ele dispute o Palácio do Planalto em 2026, pedindo que Deus lhe dê força e sabedoria durante o pleito.

“Que Deus te abençoe, Flávio Bolsonaro, nesta nova missão pelo nosso amado Brasil. Que o senhor te dê sabedoria, força e graça em cada passo, e que a mão dele conduza o teu caminho para o bem da nossa nação”, disse Michelle nas redes sociais.

CNN

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Rogério Marinho se manifesta após indicação de Flávio Bolsonaro à Presidência em 2026

Foto: Reprodução

Diante da repercussão da notícia de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi apontado como o nome escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para disputar a Presidência da República em 2026, o senador Rogério Marinho divulgou a seguinte nota:

NOTA OFICIAL

O Presidente Jair Bolsonaro nos orienta que o candidato à Presidência da República será o Senador Flávio Bolsonaro.

Estaremos juntos na construção de um projeto que represente os valores do povo brasileiro que ama nossa bandeira, sintetizados no respeito à família, na liberdade religiosa, no livre mercado e na liberdade de expressão.

Flávio, conte comigo!!

ROGÉRIO MARINHO
Senador da República (PL/RN)

Opinião dos leitores

  1. Ja mais voto em candidato de esquerda, mas nas eleições de 2026 por enquanto so nome pesada pra povo degerir, esse Flávio la e Rogerio Marinho cá. Resumindo no liguaja polito, duas buchas.

  2. Preferem fuder o pais e deixar o pt continuar, do que fazer alianças. Receita pro fracasso, bolsonaro camisa 10 do lula.

  3. Que projeto que represente os valores do povo brasileiro? O único projeto que sai daí é poder para a família.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ministros de Lula reagem à escolha de Flávio Bolsonaro como candidato

Foto: Reprodução

Ministros deo governoLula reagiram à notícia de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi escolhido como o candidato do pai, Jair Bolsonaro, ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026.

Em geral, ministros ouvidos pela coluna avaliaram que a escolha de Flávio torna a reeleição de Lula mais fácil do que seria caso o candidato fosse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Sob reserva, um influente ministro do PT avaliou à coluna que a opção por Flávio favorece Lula, na medida em que dividirá a centro-direita na eleição — o Centrão preferia Tarcísio como candidato.

“Acaba de vez a ilusão de quem acreditava ser possível construir um bolsonarismo light ou uma segunda via dentro do campo da direita”, disse esse ministro petista.

À coluna, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), avaliou que a escolha por Flávio era “esperada”, apesar da frustração do mercado financeiro, que preferia o governador de São Paulo.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), por sua vez, ressaltou a reação negativa do mercado financeiro à notícia da escolha de Flávio Bolsonaro como presidenciável.

“O dólar baixou, o real desvalorizou. A bolsa saiu. Isso por si só ja diz muita coisa”, disse o petista.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Bolsonaro está certíssimo. O que esses putos do centrão fazem por Bolsonaro? Só querem seus votos. É melhor perder com Flávio do que ganhar com candidato do sistema.

    1. Flavio n é do sistema não neh kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    2. Entregou a reeleição do lula de bandeja. Bolsonaro camisa 10 do lula

  2. Ohda-se esse ministro, vamos as caixinhas, aí veremos. Se não tiver mutreta, derrotaremos o cachaça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rede Acolhe inaugura novo espaço em Natal e reforça credenciamento ao plano Viver Saúde

Foto: Divulgação

A Rede Acolhe inaugura, no próximo dia 08 de dezembro, às 18h, sua nova unidade em Natal/RN. Situado na Rua Manoel Machado, nº 683 em Petrópolis, o novo espaço foi cuidadosamente projetado para oferecer ambientes amplos, acolhedores e estruturados para acompanhar, com qualidade e sensibilidade, famílias que buscam atendimento especializado voltado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Reconhecida como Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista, a Rede Acolhe apresenta a unidade de Natal como mais um passo na expansão de sua atuação no Nordeste. O projeto reforça o compromisso de proporcionar cuidado multidisciplinar alinhado às melhores práticas terapêuticas e a uma experiência acolhedora desde a chegada das famílias.

Além da inauguração, a Rede Acolhe destaca seu credenciamento ao plano Viver Saúde, parceria já consolidada que amplia as possibilidades de acesso ao atendimento. Para o beneficiário Viver Saúde, o credenciamento oferece a segurança de contar com uma instituição especializada, que reúne estrutura adequada, equipe multidisciplinar qualificada e um modelo de cuidado reconhecido pela excelência.
“Reafirmar nossa parceria com a Rede Acolhe significa fortalecer um elo importante com as famílias. É a garantia de que o beneficiário encontra aqui um serviço especializado, responsável e comprometido com o desenvolvimento de cada criança e adolescente”, afirma Eva Rodrigues, CEO do Viver Saúde

A imprensa é convidada a participar da inauguração, conhecer o novo espaço e registrar este marco na ampliação da oferta de serviços voltados ao TEA em Natal.
Serviço – Inauguração da unidade Rede Acolhe Natal
Data: 08/12
Horário: 18h
Endereço: Rua Manoel Machado, nº 683 – Petrópolis, Natal/RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão XIV divulga nova orientação para sexo no casamento; entenda

Foto: REUTERS/Yara Nardi

Em um novo decreto assinado pelo papa Leão XIV, o Vaticano divulgou orientações para fiéis sobre a prática sexual no casamento, reconhecendo que o sexo não se limita apenas à procriação, mas contribui para “enriquecer e fortalecer” a “união exclusiva do matrimônio”.

A questão está intimamente ligada à finalidade unitiva da sexualidade, que não se limita a assegurar a procriação, mas contribui para enriquecer e fortalecer a união única e exclusiva e o sentimento de pertencimento mútuo.

O documento assinado pelo Dicastério para a Doutrina da Fé cita o Código de Direito Canônico e diz que uma visão integral da caridade conjugal é aquela que “não nega sua fecundidade”, ainda que deva “naturalmente permanecer aberta à comunicação de vida”.

O texto também prevê o conceito de consentimento livre” e “pertencimento mútuo”, assegurando a mesma dignidade e direitos ao casal.

“Um cônjuge é suficiente”

No decreto publicano em italiano, o Vaticano orientou 1,4 bilhão de católicos do mundo a buscarem o casamento com uma única pessoa para a vida toda e a não manterem relações sexuais múltiplas, estabelecendo que o casamento é um vínculo perpétuo e “exclusivo”.

Criticando a prática da poligamia na África, inclusive entre membros da Igreja, o decreto reiterou a crença de que o casamento é um compromisso para toda a vida entre um homem e uma mulher.

Sobre a unidade do matrimônio – o matrimônio entendido, isto é, como uma união única e exclusiva entre um homem e uma mulher – encontra-se, ao contrário, um desenvolvimento de reflexão menos extenso do que sobre o tema da indissolubilidade, tanto no Magistério quanto nos manuais dedicados ao assunto”, diz o documento. 

Embora cada união conjugal seja uma realidade única, encarnada dentro das limitações humanas, todo matrimônio autêntico é uma unidade composta por duas pessoas, que requer uma relação tão íntima e abrangente que não pode ser compartilhada com outros”, enfatizou a Santa Sé.  

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *