Diversos

Coronavírus: empresas no Brasil suspendem viagens e põem funcionários em quarentena

Foto: Thomas Peter / Reuters

A disseminação rápida do coronavírus pelo mundo já altera a rotina de empresas brasileiras com operações globalizadas ou filiais brasileiras de multinacionais.

Na Nestlé, por exemplo, que tem 32 mil empregados no Brasi, executivos que viajaram para países onde o vírus se espalhou devem trabalhar de casa por duas semanas. O grupo L’Oréal suspendeu todas as viagens até 31 de março.

Os sindicatos também se movimentam. Os filiados à União Geral dos Trabalhadores (UGT) vão distribuir cartilhas a 12 milhões de trabalhadores do comércio e serviços com recomendações para se prevenir contra a epidemia.

Veja outras medidas que as empresas brasileiras estão adotando para evitar o contágio da doença na matéria exclusiva do GLOBO aqui.

Opinião dos leitores

  1. Foi o condenado de 9 dedos que nos trouxe esse vírus, direto da Itália, quando foi visitar o papa comunista. Kkkkkkkkkk.

  2. Aqui já tínhamos o Bolsovirus…
    Agora p terminar de lascar chegou o coronavírus.
    Rpz, desde que Bolsonaro foi eleito é só desgraça…
    Deuzulive
    Vade retro

    1. Muito pior foram o dilmavirus e o lulavirus, deixou 14 milhões de desempregados e outros milhões de brasileiros passaram a gostar de coisas estranhas, queimar a ruela, colar velcro, fumar crack, maconha,cheirar pó, 60 mil assassinatos por ano, só desgraça, agora que as coisas estão começando a melhorar.

    2. Rapaz… Vale lembrar que já escapamos do Lula vírus, PTvirusbe foram bem mais letais.
      Só restaram umas viroses que é seu caso! Mas são inofensiva.
      Corona vírus é fichinha pelo que já passamos.

    3. Esse vírus foi o ladrão Trambiqueiro do Lula que trouxe da Itália pro Brasil em recente viagem.
      Se não é esse desgraçado que arrombou o Brasil, 13 milhões de desempregados, o país estava bombando com o presidente Jair Bolsonaro.
      Mas é so uma questão de tempo.

    4. COVIDE 19, quem trouxe pro Brasil foi Lula da silva, quando foi visitar o papa Chiquinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SITUAÇÃO CRÍTICA: RN tem 18 reservatórios com volume inferior a 10% da capacidade

Foto: ASCOM/IGARN

O Rio Grande do Norte enfrenta queda significativa nos níveis de seus reservatórios. Segundo o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), 18 dos 69 mananciais monitorados estão com menos de 10% da capacidade. No total, as reservas hídricas superficiais somam 2,01 bilhões de m³, o equivalente a 38,08% da capacidade estadual.

A redução é expressiva em relação ao fim de 2024, quando os reservatórios acumulavam 62,82%. O índice atual também reflete a inclusão da barragem de Oiticica no sistema de monitoramento, que opera com apenas 14,66% da capacidade. O maior reservatório do estado, Armando Ribeiro Gonçalves, está com 45,3%, enquanto Santa Cruz do Apodi registra 55,6% e Umari, 53,17%.

A situação mais crítica é no Seridó, onde os reservatórios somam apenas 14% da capacidade total. Entre os mananciais com volumes abaixo de 10% estão Itans (seco), Passagem das Traíras (0,03%), Sabugi (1,12%), Mundo Novo (1,06%) e Lulu Pinto (0,01%), indicando alerta para o abastecimento em várias regiões do estado.

Confira os reservatórios monitorados que apresentam volumes inferiores a 10% de sua capacidade total. São eles:

Itans, em Caicó, que se encontra seco;

Sabugi, em São João do Sabugi (1,12%);

Passagem das Traíras, em São José do Seridó (0,03%);

Esguicho, em Ouro Branco (0,67%);

Carnaúba, em São João do Sabugi (1,99%);

Japi II, em São José do Campestre (7,26%);

Bonito II, em São Miguel (6,15%);

Apanha Peixe, em Caraúbas (7,33%);

Gangorra, em Rafael Fernandes (3,50%);

Jesus Maria José, em Tenente Ananias (0,33%); Tourão, em Patu (2,64%);

Brejo, em Olho D’Água do Borges (0,43%);

25 de Março, em Pau dos Ferros (5,74%);

São Gonçalo, em São Francisco do Oeste (2,57%);

Mundo Novo, em Caicó (1,06%);

Inspetoria, em Umarizal (6,41%);

Dinamarca, em Serra Negra do Norte (8,30%); e

Lulu Pinto, em Luís Gomes (0,01%).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Desemprego cai a 5,2% e atinge menor nível desde 2012, diz IBGE

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,2% no trimestre encerrado em novembro de 2025, o menor patamar desde 2012. Os dados são da Pnad Contínua, divulgada nesta terça-feira (30) pelo IBGE.

O número de pessoas desocupadas caiu para 5,644 milhões, o menor da série histórica. Já a população ocupada atingiu 103,2 milhões, novo recorde, com nível de ocupação de 59,0%.

Renda e emprego formal em alta

A renda média real dos trabalhadores chegou a R$ 3.574, maior valor já registrado. O indicador cresceu 1,8% no trimestre e 4,5% em um ano, já descontada a inflação.

O total de empregados com carteira assinada também bateu recorde, com 39,4 milhões de trabalhadores. Houve estabilidade no trimestre e alta de 2,6% em 12 meses, o equivalente a mais 1 milhão de vagas formais.

Informalidade recua

A taxa de informalidade ficou em 37,7%, o que representa 38,8 milhões de trabalhadores. O índice é inferior ao registrado no trimestre encerrado em agosto (38%) e ao de novembro de 2024 (38,8%).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DER-RN retoma serviço de remoção de areia da RN-305, que dá acesso à Praia de Pitangui

Foto: DER-RN

O DER-RN informou por meio de nota que retomou na segunda-feira (29) o serviço de remoção de areia que se acumulava em um trecho da RN-305, que dá acesso à Praia de Pitangui, em Extremoz.

O acumulo de areia havia sido denunciado no BLOGDOBG no último sábado, dia 27/12.

Leia a íntegra da nota:

O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN) informa que nesta segunda-feira (29) retomou o serviço de retirada de areia acumulada no trecho da estrada de acesso à praia de Pitangui (RN-305), em Extremoz.

As ações de retirada de areia do leito da rodovia ocorrem com frequência. Entretanto, em razão dos fortes ventos na região, parte do material removido retorna à estrada. O DER-RN reforça que mantém, diariamente, uma equipe dedicada à limpeza e manutenção do trecho, assegurando a continuidade dos serviços e as condições adequadas de tráfego.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Nilda sanciona lei histórica e garante valorização dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias

Foto: Divulgação

A prefeita de Parnamirim, Nilda, sancionou, nesta terça-feira (30), a Lei Complementar que institui o Regime Jurídico Estatutário para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município. A medida representa uma conquista histórica para a categoria e marca mais um avanço significativo da atual gestão na política de valorização dos servidores públicos.

Com a sanção, os profissionais passam a integrar o quadro efetivo do município, assegurando direitos, estabilidade e enquadramento no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da área da saúde. A iniciativa encerra o ano com um resultado concreto para a categoria, fruto do diálogo permanente entre a Prefeitura, os trabalhadores e suas representações.

A prefeita destacou que a nova lei é resultado de uma gestão que escuta, dialoga e age com responsabilidade para promover justiça e reconhecimento aos servidores que estão diariamente nas ruas, cuidando da população.
“Essa é uma conquista construída com diálogo e respeito. Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias exercem um papel fundamental na nossa cidade, principalmente na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Encerramos o ano dando um passo histórico, garantindo direitos e valorizando quem cuida do nosso povo”, afirmou a prefeita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bolsonaro voltou a ter soluços nesta manhã, diz Carlos

Foto: Reprodução

O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta 3ª feira (30.dez.2025) que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), voltou a ter soluços nesta manhã mesmo depois de 2 procedimentos para correção deste problema.

Segundo Carlos, Bolsonaro iniciou o tratamento para apneia do sono com aparelho próprio e está em fase de adaptação. Além disso, o ex-vereador declarou que a flora digestiva de seu pai “apresenta boa evolução” e sua pressão segue sendo monitorada depois de novos picos.

“Hoje [Bolsonaro] irá para uma área restrita para, após sua prisão, finalmente tomar um banho de sol, algo que lhe foi praticamente impossibilitado durante sua estada na Superintendência da Polícia Federal, onde sobrevive em um cubículo de 8 metros quadrados, com ar-condicionado central ligado e colado à parede de seu quarto o perturbando o dia inteiro. Parece tudo proposital, mas é só coincidência democrática”, escreveu Carlos em seu perfil no X.

Na publicação, o ex-vereador publicou uma foto ao lado do pai andando no corredor do hospital em 2018, depois que ele sofreu um ataque a faca em Juiz de Fora (MG).

Poder360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Homem foge com moto do guincho do CPRE

Um homem foi flagrado fugindo com uma moto do guincho do CPRE, localizado na Cidade da Esperança,  Zona oeste de Natal.

Pelas imagens, é possível ver o momento em que ele pega a moto e corre pro outro lado da rua, o polícial foi atrás do homem, mas ainda não temos a informação se ele foi capturado.

Em um dos comentários da publicação, do Via Certa Natal, uma pessoa disse: Natal não é pra amadores 😂😂😂😂

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

MENOS CLAUDIO CUSTÓDIO….

Foto: Elpídio Júnior

Quem escolhe a vida pública precisa entender que, além de aplausos, a política exige respeito e maturidade para lidar com críticas. O vereador Claudio Custódio (PP), mostrou hoje que está completamente despreparado para isso ao abordar o jornalista Gustavo Negreiros em um momento pessoal e privado, em uma academia em Muriú.

Custódio não só interrompeu o treino de Negreiros, mas também filmou o jornalista e sua esposa com a intenção clara de intimidá-los e constrangê-los. Isso é uma tentativa grosseira de calar alguém que exerce seu direito de criticar qualquer pessoa.

Se Custódio se sentiu atacado pelas críticas de Negreiros, ele tem a Justiça como caminho. Mas agir de forma agressiva, filmando e constrangendo, é uma postura covarde e reprovável para qualquer político. Abordar a esposa de Negreiros, que nada tem a ver com o trabalho do marido, torna essa atitude ainda mais desrespeitosa e inaceitável.

Este episódio não pode ser minimizado ou desculpado. Claudio Custódio mostrou um total desprezo pela ética, pelo respeito e pela liberdade de expressão.

Opinião dos leitores

  1. O posicionamento de vcs não era o mesmo quando os bolsonarentos invadiam e filmavam os hospitais na época da pandemia.

  2. O posicionamento do bloqueio não era o mesmo quando os bolsonarentos invadiam e filmavam os hospitais ma época da pandemia.

  3. Mas quem diz o que quer as vezes ouve o que não quer. PN de procurar justiça, isso no Brasil é uma coisa que não existe. Negreiros tem todo direito de falar as besteiras dele e a reação das pessoas pode ser diferente da esperada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Com quase 96% de aprovação, Ricardo Brito encerra o ano como o prefeito mais aprovado do RN e consolida sua liderança no Mato Grande

Fotos: Divulgação

Uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto de Pesquisa de Opinião Pública (IPOP) no município de Pureza, no dia 27 de dezembro de 2025, aponta que o prefeito Ricardo Brito alcança um dos mais elevados índices de aprovação entre os gestores municipais do Rio Grande do Norte.

De acordo com o levantamento, 93,4% da população aprovam a gestão municipal, resultado que coloca o prefeito entre os mais bem avaliados do estado. A aprovação expressiva se reflete tanto na zona urbana quanto na zona rural, demonstrando o reconhecimento amplo da população ao trabalho desenvolvido pela administração municipal.

Além da aprovação administrativa histórica, a pesquisa revela a forte liderança política exercida por Ricardo Brito no cenário eleitoral local. Para deputado federal, o nome apoiado pelo prefeito, Robinson Faria, lidera com 63,4% das intenções de voto. Já na disputa para deputado estadual, Kleber Rodrigues, também apoiado pelo gestor, aparece com 76,3%, consolidando a força política do prefeito e a confiança do eleitorado em suas articulações.

No cenário das eleições majoritárias, a influência de Ricardo Brito segue evidente. Para o Senado, os candidatos apoiados pelo prefeito dominam a preferência do eleitorado: Styvenson Valentim aparece com 65,2% no primeiro voto, enquanto Zenaide Maia lidera o segundo voto com 60%. Já para governador, Rogério Marinho, também apoiado pelo prefeito, registra 53,3% das intenções de voto, mantendo ampla vantagem sobre os demais nomes. Os números reforçam não apenas a aprovação elevada da gestão municipal, mas também o protagonismo político de Ricardo Brito, que se consolida como a principal liderança de Pureza e de toda a região do Mato Grande.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Plano de saúde recém-lançado no RN se destaca pela agilidade no atendimento aos beneficiários

Foto: Divulgação

Em um setor frequentemente marcado por reclamações relacionadas à demora em autorizações, negativas de cobertura e judicialização para acesso a tratamentos, um plano de saúde recém-chegado ao mercado potiguar começa a chamar atenção por adotar um modelo assistencial diferenciado. Com pouco mais de 40 dias de funcionamento, a Viver Saúde já ultrapassou a marca de 12 mil beneficiários e vem se destacando pela rapidez e pelo cuidado na condução dos processos assistenciais.

Com atuação inicial concentrada na região da Grande Natal, a operadora estruturou sua rede credenciada com instituições e profissionais de referência no Rio Grande do Norte, entre eles o Hospital Rio Grande e a Maternidade Dr. Delfin Gonzalez. De acordo com a empresa, a proposta desde o início das atividades é colocar o beneficiário no centro das decisões, tratando autorizações e fluxos administrativos como parte integrante do cuidado em saúde, e não como obstáculos ao tratamento.

Essa diretriz já se reflete na experiência prática de usuários do plano. Um dos casos é o do beneficiário José Francisco da Rocha Filho, que se encontra internado no Hospital Rio Grande, onde se prepara para uma cirurgia cardíaca de alta complexidade. Em um cenário em que procedimentos desse porte costumam enfrentar entraves em outras operadoras, ele relata que todo o processo ocorreu sem intercorrências.

Segundo José Francisco, as autorizações necessárias para exames, internação e cirurgia foram concedidas com agilidade, em prazos inferiores aos comumente observados no setor. Ele afirma não ter enfrentado dificuldades administrativas nem precisado recorrer à Justiça para garantir o tratamento. “Em um momento delicado, ter tudo resolvido com rapidez traz tranquilidade. Recebi orientações, acompanhamento e pude me concentrar apenas na preparação para a cirurgia”, afirmou.

A Viver Saúde informa que sua atuação segue rigorosamente as normas regulatórias, aliando critérios técnicos, atuariais e assistenciais a uma diretriz clara de gestão: as decisões administrativas não devem se sobrepor às necessidades clínicas dos pacientes. Segundo a operadora, a agilidade nos processos faz parte de um modelo estruturado para oferecer previsibilidade, respeito ao beneficiário e sustentabilidade ao sistema.

Atualmente, a rede credenciada da Viver Saúde permanece concentrada na Grande Natal. A empresa prevê, a partir de janeiro, o início de um processo gradual de expansão para outras cidades do Rio Grande do Norte, com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços de saúde e atender beneficiários em diferentes regiões do estado.

Em um setor historicamente marcado por conflitos entre operadoras e usuários, a experiência inicial da Viver Saúde aponta para uma proposta que busca reduzir a judicialização e os atritos, ao priorizar o cuidado assistencial e colocar o beneficiário como eixo central da operação desde o início de suas atividades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Natal define datas para tarifa social em 2026; saiba quais

Foto: Demis Roussos

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) definiu os dias em que o transporte público de Natal contará com Tarifa Social em 2026. Conforme portaria publicada nesta segunda-feira (29), os usuários pagarão 50% do valor da tarifa inteira em feriados nacionais, estaduais e municipais ao longo do próximo ano.

O benefício vale para todo o Sistema de Transporte Público Coletivo de Passageiros e será aplicado nos feriados (ver lista abaixo). Segundo a STTU, vales-transporte, créditos estudantis e demais benefícios tarifários continuarão sendo aceitos normalmente nas datas contempladas.

Confira os feriados com Tarifa Social em 2026

Janeiro
• 1º de janeiro – Confraternização Universal
• 6 de janeiro – Santos Reis

Fevereiro
• 17 de fevereiro – Carnaval

Abril
• 3 de abril – Sexta-feira Santa
• 21 de abril – Tiradentes

Maio
• 1º de maio – Dia do Trabalhador

Junho
• 4 de junho – Corpus Christi
• 29 de junho – São Pedro

Setembro
• 7 de setembro – Independência do Brasil

Outubro
• 3 de outubro – Mártires de Cunhaú e Uruaçu (Padroeiros do RN)
• 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida

Novembro
• 2 de novembro – Finados
• 15 de novembro – Proclamação da República
• 20 de novembro – Dia da Consciência Negra
• 21 de novembro – Nossa Senhora da Apresentação (Padroeira de Natal)

Dezembro
• 25 de dezembro – Natal

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *