Geral

CPI pede ao STF uso de força policial para levar lobista a depoimento e Randolfe Rodrigues cogita pedido de prisão

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A CPI da Covid pediu à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), a condução coercitiva do lobista Marconny Nunes Ribeiro Albernaz de Faria. O depoimento dele está previsto para esta quinta-feira, mas integrantes da comissão temem que ele não compareça. Assim, querem que, se necessário, seja usada força policial para obrigá-lo a depor. Durante a sessão da CPI, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) chegou a cogitar pedirem prisão preventiva contra o lobista.

— Como ele não compareceu até agora, acabamos de oficiar à Polícia do Senado para dar cumprimento à ação. Caso não seja localizado, eu requisitarei a determinação de que requisitado à justiça da primeira instância a sua prisão — afirmou Randolfe.

A defesa de Marconny apresentou um habeas corpus na noite de quarta-feira pedindo a suspensão do depoimento. A relatora, Cármen Lúcia, negou isso, mas permitiu que ele fique em silêncio para não produzir provas contra si. A CPI recorreu da decisão, argumentando que ele vai falar na condição de testemunha. Apenas como investigado é que poderia ficar em silêncio. E aproveitou para pedir a condução coercitiva.

“E, diante do fundado receio de o Paciente não comparecer perante à Comissão Parlamentar de Inquérito às 9h30min de hoje, o impetrado [a CPI] requer desde já que Vossa Excelência autorize com a máxima urgência, para garantir a autoridade da v. decisão que deferiu nestes autos ontem à noite em parte a liminar postulada na inicial e assegurar o curso normal das investigações legislativas, que seja decretada, se necessário, a condução coercitiva do Paciente [Marconny] ao Senado Federal, com requisição de força policial e de todos os meios mínimos necessários”, diz trecho do pedido da CPI.

Na sessão de quarta-feira, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), já havia reclamando do comportamento de Marconny:

— E quero comunicar aos senhores que, até hoje, nós não conseguimos que o Sr. Marconny atendesse à CPI. Já mandamos a Polícia do Senado lá, e ele deu uma ordem de que ele não está para ninguém. Iremos entrar na Justiça para trazê-lo sob vara, para vir depor.

Depois, a defesa de Marconny informou a CPI que ele estava sob cuidados médicos no Hospital Sírio-Libanês e enviou um atestado. Omar Aziz ligou para a direção do Hospital Sírio Libanês, que informou que uma junta médica analisaria o estado de Marconny e do advogado Marcos Tolentino, outro convocado pela CPI que também apresentou atestado.

Após o fim da sessão de quarta, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que o médico que deu o atestado a Marconny entrou em contato com a comissão. Segundo o relato do senador, o médico “notou uma simulação por parte do paciente” e “deseja cancelar” o atestado. Com isso, a CPI marcou o depoimento de Marconny para esta quinta-feira.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. O senador saltitante só fala em prender todos na CPI do circo, esses políticos deveriam era tomar vergonha na cara, pois todos possuem pendengas com a justiça. Essa polícia judiciária deveria prender os deputados e senadores que possuem processos por roubo e desvios do dinheiro público.

    1. George Carlos
      02/09/2021 às 15:06
      O povo brasileiro está sufocado sem poder comprar bujão de gás, feijão, arroz, pagar conta de energia elétrica…
      E Carne?
      Picanha e Leite Moça, nem pensar.

  2. CPI ridícula e arbitrária, comandada por notórios corruptos. Mas tudo isso vai passar. O Brasil vai seguindo em frente. Paciência é o segredo.

    1. A polícia presta pra o que ela tem que prestar, não pra abusar do poder, nem pra se corromper. Ou você acha que pelo fato de ser policia, pode fazer tudo?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] EDUARDO OINEGUE: A Justiça eleitoral vai passar pano ou punir o samba de Lula?

Em 2006, a escola paulista Leandro de Itaquera foi pra avenida com um samba exaltando, acredite, a despoluição do rio Tietê. Que por uma dessas coincidências, um desses alinhamentos de planeta, era um programa do governador do estado, Geraldo Alckmin.

Em cima de um carro alegórico colocaram o boneco gigante de três caciques tucanos, entre os quais Alckmin, que sairia candidato a presidente naquele ano. O PT tentou proibir o desfile porque, naquela época, achava que isso era propaganda eleitoral antecipada.

Agora vem a Acadêmicos de Niterói fazendo a mesma coisa, só que de forma mais descarada, contando a vida do candidato Lula. Com ataques a Bolsonaro, Michel Temer, uso de jingle da campanhas antigas de Lula, e repetição cantada do número do partido.

O TSE tem um belo desafio. Passa pano, como aconteceu com Alckmin em 2006. Ou faz alguma coisa até para evitar que a bajulação politica vire moda no carnaval, usando a liberdade de expressão como escudo para a propaganda política desavergonhada?

Band Jornalismo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro está com pressão estabilizada, diz Michelle após ex-presidente passar mal em cela

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após um episódio de mal-estar na prisão, o ex-presidente Jair Bolsonaro teve a pressão arterial estabilizada e segue sob acompanhamento médico no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A informação foi divulgada na noite desta segunda-feira (16) pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Segundo Michelle, Bolsonaro passou mal durante uma caminhada, apresentou tontura e pico de pressão, sendo atendido pelo médico plantonista. “Conseguiu tomar o seu caldo e já está fazendo fisioterapia. Dias difíceis, mas venceremos”, escreveu nas redes sociais.

O estado de saúde do ex-presidente também foi comentado pelo filho, o ex-vereador Carlos Bolsonaro, que afirmou que Bolsonaro segue sendo monitorado após o ocorrido.

Bolsonaro está preso desde 15 de janeiro no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, onde ocupa uma Sala de Estado Maior. O espaço tem 38,5 m² e inclui dormitório, copa, lavanderia, banheiro, varanda e área privativa ao ar livre, além de climatização e iluminação natural.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF faz buscas para apurar vazamento de dados da Receita de ministros do STF e parentes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta terça-feira (17) quatro mandados de busca e apreensão que miraram servidores públicos em três estados.

Segundo a PF, os mandados foram cumpridos a partir de representação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ação da PF ocorreu em meio à investigação que apura possíveis vazamentos de dados da Receita Federal envolvendo autoridades.

Os investigadores buscam saber, por exemplo, como funcionários da Receita quebraram ilegalmente sigilo de ministros do Supremo e de parentes deles sem aval.

Ainda segundo a PF, além das buscas, foram determinadas medidas cautelares. Entre elas, estão:

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Confira o horário de funcionamento do comércio em Natal nesta terça-feira (17) de Carnaval

Foto: Rafael Nicácio

Durante o Carnaval, o comércio de Natal terá funcionamento diferenciado nesta terça-feira (17). Segundo a CDL Natal, todas as lojas do comércio de rua permanecem fechadas na capital.

No Centro da Cidade, Alecrim e Zona Norte, não haverá expediente. A reabertura ocorre na quarta-feira de Cinzas (18), com horários variados conforme o setor.

Shoppings centers

  • Partage Norte Shopping:
    Praça de alimentação e lazer das 11h às 22h; lojas das 10h às 22h (facultativo). Carrefour das 7h às 22h.

  • Shopping Cidade Jardim:
    Alimentação e lazer das 12h às 20h (facultativo); lojas e quiosques fechados.

  • Midway Mall:
    Praça de alimentação e lazer das 11h às 22h; lojas e quiosques facultativos. Pão de Açúcar das 7h às 22h. Cinema com programação própria.

  • Natal Shopping:
    Alimentação e lazer das 11h às 21h; âncoras e megalojas das 13h às 21h; demais lojas das 14h às 20h (facultativo). Academia das 8h às 16h; cinema normal.

  • Shopping 10 e Shopping Via Direta:
    Fechados.

  • Praia Shopping:
    Lojas facultativas; praça de alimentação a partir das 11h; cinemas conforme programação.

  • Shopping Cidade Verde:
    Funcionamento facultativo em todas as lojas.

Outros serviços

Os supermercados funcionam normalmente. Já as agências bancárias permanecem fechadas, com atendimento retomado na quarta-feira (18), a partir das 12h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em menos de 24h, oposição anuncia ao menos 12 ações judiciais sobre desfile pró-Lula

Foto: Ricardo Stuckert

A homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Sambódromo da Marquês de Sapucaí desencadeou uma reação imediata da oposição. Um dia após o desfile, partidos e parlamentares anunciaram uma ofensiva judicial com ao menos 12 ações questionando o evento.

As iniciativas apontam possíveis práticas de propaganda eleitoral antecipada, abuso de poder político e econômico, uso indevido de recursos públicos e até discriminação religiosa contra evangélicos retratados no enredo. As medidas devem alcançar tanto a Justiça Eleitoral quanto outros órgãos de controle.

Ações anunciadas

  • O Partido Novo informou que pedirá a inelegibilidade de Lula por abuso de poder político e econômico, sob alegação de uso de recursos públicos para promoção pessoal. A ação será apresentada após eventual registro de candidatura, previsto para o segundo semestre de 2026.

  • O Partido Liberal anunciou “providências cabíveis” e deve ingressar com ação de investigação judicial eleitoral por propaganda antecipada, abuso dos meios de comunicação e uso indevido de recursos públicos.

  • O senador Flávio Bolsonaro afirmou que protocolará ação contra o que chamou de “crimes do PT na Sapucaí com dinheiro público”.

  • O deputado Zucco disse que há indícios de promoção eleitoral antecipada e estuda medidas junto à Justiça Eleitoral e órgãos de controle.

  • O senador Rogério Marinho afirmou que acionará a Justiça Eleitoral para apurar possível abuso de poder político e uso de estruturas públicas.

  • O deputado Nikolas Ferreira declarou que, caso Lula oficialize candidatura em 2026, ingressará com ação por abuso de poder político e econômico.

  • Nikolas também anunciou denúncia ao Ministério Público por improbidade administrativa.

  • O senador Magno Malta disse ter protocolado representação no Tribunal Superior Eleitoral contra a escola Acadêmicos de Niterói, alegando caráter político-eleitoral do desfile.

  • O PL informou que pedirá ao TSE a abertura das contas da escola para apurar possível financiamento por empresários com contratos com o governo federal.

  • Magno Malta também acionou a Procuradoria-Geral da República por suposta discriminação religiosa, citando uma ala que teria retratado evangélicos de forma vexatória.

  • O deputado Rodolfo Nogueira apontou possível violação ao Código Penal por escarnecimento público por motivo de crença religiosa.

  • O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou que pretende levar à Justiça a representação de evangélicos no desfile.

O desfile

Com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a apresentação narrou a trajetória de Lula desde Garanhuns, passando pela vida sindical em São Paulo até a chegada ao Planalto.

O presidente acompanhou o desfile no camarote oficial ao lado do prefeito Eduardo Paes, ministros e aliados. O enredo também trouxe críticas a adversários políticos, incluindo referências aos ex-presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Outro lado

Em nota, o Partido dos Trabalhadores afirmou que o samba-enredo é expressão legítima da liberdade artística e cultural garantida pela Constituição. A legenda nega participação, financiamento ou coordenação do desfile e sustenta que não houve pedido de voto, afastando a caracterização de propaganda eleitoral antecipada.

Com informações de CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carlos diz que Bolsonaro passou mal e está sendo monitorado

Foto: Alan Santos/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou mal na tarde desta segunda-feira (16) enquanto cumpre pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, e precisou ser monitorado por equipe médica. A informação foi divulgada por seu filho, o ex-vereador Carlos Bolsonaro.

Segundo Carlos, Bolsonaro teve um novo episódio de mal-estar e segue sob observação. Pouco depois, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou que o ex-presidente apresentou pico de pressão e tontura, sendo atendido pelo médico de plantão. De acordo com apuração da CNN Brasil, não houve necessidade de ajuste na medicação.

Bolsonaro está detido em uma ala conhecida como “Papudinha”, sob responsabilidade da Polícia Militar do Distrito Federal. Na última semana, sua defesa solicitou ao Supremo Tribunal Federal a conversão da pena em prisão domiciliar, alegando risco à vida do ex-presidente.

Opinião dos leitores

  1. tadinho né??? mas se estivesse solto, hoje estaria pulando em cima de um carro elétrico, dando discursos fervoroso sobre o ídolo General Ustra, iria pra casa de praia andar de jetski ou iria puxar uma motociata, sem capacete… esse é o ator Bolsonaro…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mulher de Moraes e filho de outro ministro do STF tiveram sigilo fiscal quebrado

Foto: Beto Barata/Presidência da República

O sigilo fiscal da mulher do ministro do Supremo Alexandre de Moraes foi quebrado indevidamente, segundo apurou a coluna da jornalista Andreza Matais, do Metrópoles. As investigações indicam que o acesso sem autorização aos dados de Viviane Barci de Moraes teria sido feito por um servidor do Serpro (empresa de tecnologia do governo federal) cedido à Receita.

Ainda segundo a reportagem, a advogada não foi o único alvo. O filho de um outro ministro do Supremo também teve a declaração de Imposto de Renda devassada sem autorização judicial.

Moraes determinou investigação sobre os acessos irregulares

O ministro Alexandre de Moraes ordenou que a Receita rastreasse qualquer consulta ou tentativa de acesso envolvendo os atuais dez integrantes da Corte, bem como suas esposas, filhos, irmãos e todos os ascendentes. O relatório deve ser apresentado após o Carnaval.

As quebras já identificadas terão duas frentes: uma administrativa e outra criminal.

Caberá à Polícia Federal investigar se a quebra dos dados fiscais da mulher de Moraes e do filho de um dos ministros foram encomendadas para serem vendidas a terceiros.

A Folha de S.Paulo revelou que Moraes pediu a investigação no âmbito do inquérito das fake news, que apura ataques coordenados contra integrantes da Corte nas redes sociais, mas não apontou a identificação das quebras.

O ministro busca identificar a origem de vazamentos para a imprensa sobre informações que o relacionam ao Banco Master. A mulher de Moraes foi contratada pelo banco de Daniel Vorcaro por R$ 129 milhões. O valor do contrato gerou questionamentos pelo fato de o escritório não assinar nenhuma causa para o Master e ser pouco conhecido no meio jurídico.

Coluna de Andreza Matais – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Natal se consolida com um dos melhores carnavais do país”, diz prefeito Paulinho Freire

Imagem: reprodução/Via Certa Natal

O prefeito Paulinho Freire avaliou de forma positiva a programação do Carnaval de Natal até esta segunda-feira (17) e afirmou que a capital potiguar se consolida como um dos grandes polos da festa no país. Segundo ele, a presença de público e o funcionamento dos polos espalhados pela cidade indicam que o objetivo da gestão vem sendo alcançado.

“Esse é o meu segundo ano de gestão, e acho que conseguimos atingir nosso objetivo, que é fazer Natal um dos grandes carnavais do Brasil”, afirmou. Para o prefeito, o sucesso é visível em todos os espaços da festa. “O que estamos vendo é público comparecendo em todos os polos”, completou.

Entre as apostas da gestão, a Avenida da Alegria foi destacada como um dos principais acertos. “Hoje a Avenida da Alegria é sucesso absoluto, assim como todos os polos do Carnaval de Natal”, disse.

Além da festa, que segue com shows até esta terça-feira em diferentes polos, o prefeito também destacou a programação do próximo sábado (21), que contará com os desfiles das escolas de samba, na Ribeira, zona Leste da cidade. “É importante a população apoiar e participar. Aos poucos, nossas escolas de samba vão crescendo e mostrando um carnaval bonito”, afirmou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por BlogdoBG (@blogdobg)

Com informações de Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. se tivesse dinheiro sobrando, ok, mas não é o caso… a cidade cheia de pendencias e a prefeitura gastando dinheiro com ‘circo’. é isso mesmo, brasileiro merece sofrer porque é burro

  2. O prefeito BOM. Esqueci até dos meus problemas. A prefeitura deveria manter o carnaval 365 dias por ano.

    1. Esse prefeito odeia Natal. A cidade orecisamdo de tudo é ele vem falar de Carnaval.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEOS: Imagem de Lula cai de carro alegórico da Acadêmicos de Niterói após desfile na Sapucaí

Uma imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que integrava um carro alegórico caiu após o desfile da Acadêmicos de Niterói, na Marquês de Sapucaí. O carro foi arrastado até o barracão. Na manhã de segunda-feira, 16 de fevereiro, a estrutura do carro alegórico que homenageava o presidente Lula, ainda encontrava-se no chão.

Segundo a escola Acadêmicos de Niterói, em informação divulgada pela Folha de S. Paulo, a ‘queda’ faz parte da desmontagem da alegoria. A escultura foi encaixada na área de concentração e desmontada na dispersão, segundo a escola. Depois da desmontagem, foi levada por uma carreta ao barracão da Niterói, na Cidade do Samba.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Avenida da Alegria reúne 80 mil foliões nesta segunda-feira e movimenta economia da Zona Norte

Crédito: Secom

Cerca de 80 mil pessoas acompanharam, nesta segunda-feira (16), as apresentações de Tony Salles, Capilé e Banda Dubê na Avenida da Alegria, na Redinha. A programação manteve o polo entre os principais destinos do Carnaval de Natal e gerou impacto direto no comércio local.

Principal atração da tarde, Tony Salles levou ao público sucessos conhecidos e manteve os foliões animados. A publicitária Thalyta Santos, moradora da Zona Norte, comemorou a decisão de permanecer na cidade. “Não tem explicação para esse show de hoje, ele animou muito. Foi a melhor escolha não ter viajado para poder curtir esse show espetacular. Tony Salles mais uma vez surpreendeu e, além de tudo, tem o hit do carnaval”, declarou.

A técnica em prótese dentária Sheyla Françoise também aprovou a apresentação. “Para mim, superou minhas expectativas. Sinceramente, considero este um dos melhores carnavais que já vivenciei. Já participei de muitos eventos em locais que se destacam no Rio Grande do Norte, mas esta experiência tem sido uma das melhores. O show foi sensacional, as atrações estão maravilhosas”, afirmou.

A fisioterapeuta Claudia Santos, que participa da programação na Redinha pelo segundo ano consecutivo, destacou a relevância do polo para a região. “A experiência está sendo ótima. Está bem estruturado, com cantores de qualidade. A Zona Norte merecia um carnaval desse porte. Espero que os próximos anos continuem dessa forma”, disse.

Comércio registra aumento no movimento

O grande público presente na Avenida da Alegria tem gerado impacto econômico direto para os comerciantes. Fernanda da Silva, que participa pela primeira vez com um carrinho de venda de açaí e bebidas, comemorou os resultados. “Minha primeira vez está sendo maravilhosa. Vender aqui está superando as expectativas. É uma fonte de renda extra importante e estou aqui todos os dias aproveitando essa oportunidade”, contou.

A comerciante Camila Mayara, que possui uma barraca de bebidas, elogiou a organização promovida pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). “As expectativas para o carnaval desse ano foram boas e está contribuindo muito. O fluxo está bom. Eu já moro na Redinha e esse ano superou nossas expectativas. Foi mais organizado tanto na parte do cadastramento quanto na distribuição dos pontos de venda. A Semsur foi bem bacana na organização. Está dando para tirar uma renda extra boa aqui no carnaval”, afirmou.

A programação no Polo Avenida da Alegria continua nesta terça-feira (17), com concentração a partir das 14h. Estão previstos shows de Cavaleiros do Forró, Xanddy Harmonia e Capilé.

Com apresentação de Esportes da Sorte, o Carnaval de Natal é uma realização da Prefeitura do Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *