Saúde

Estudo da UFRN mostra benefícios de aminoácido encontrado na cebola e no alho no tratamento de complicações causadas pela diabetes e ganha destaque internacional

Foto: Ilustrativa

Terceira maior causa de mortes naturais no Brasil, o diabetes atualmente acomete ao menos 13 milhões de pessoas no país, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes. Caracterizada pela incapacidade do organismo de produzir ou utilizar adequadamente a insulina, hormônio responsável pelo controle do nível de glicose no sangue, a doença pode levar a graves complicações se não for devidamente tratada.

Por outro lado, é possível conviver com diabetes e levar uma rotina relativamente normal, desde que os tratamentos recomendados sejam seguidos e uma alimentação saudável faça parte do cotidiano. Ainda assim, a busca para melhorar a qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença e para evitar que ela seja adquirida movimenta o meio científico a todo o momento.

Assim, um estudo, realizado pelo grupo de pesquisa Plasticidade Morfofuncional dos Sistemas Orgânicos. Microscopia Celular e Tecidual, evidenciou que a substância s-metil cisteína pode amenizar os efeitos danosos da diabetes no intestino. O aminoácido está presente em vegetais do gênero allium, como o alho (Allium sativum) e a cebola (Allium cepa L), e sua atuação no organismo foi descrita em um artigo.

Intitulado Sulfóxido de S-metil cisteína melhora as alterações morfológicas duodenais em ratos diabéticos induzidos por estreptozotocina, o trabalho foi publicado recentemente, recebendo destaque na capa em edição impressa do periódico científico Tissue and Cell. Concluída a fase pré-clínica, os pesquisadores vão investigar outros fatores e preparar o caminho para testes com pacientes diabéticos.

O trabalho foi publicado recentemente, recebendo destaque na capa em edição impressa do periódico científico Tissue and Cell. (Foto: Divulgação)

Entre os benefícios apresentados pela substância estão o seu efeito hipoglicemiante, ou seja, a capacidade de reduzir a glicose no sangue, e sua atuação anti-inflamatória, ao modular a interleucina 10 e o fator nuclear kappa B. Outra característica demonstrada foi a diminuição de alterações no volume da mucosa intestinal causadas pela hiperglicemia. Essas alterações intestinais, em diabéticos, geralmente estão associadas a distúrbios gastrointestinais como diarreia crônica e atraso no esvaziamento gástrico.

“A administração desse aminoácido pode ser uma terapia alternativa promissora para as alterações intestinais causadas pela Diabetes Mellitus. No entanto, mais estudos são necessários para compreender totalmente os mecanismos moleculares subjacentes envolvidos”, Valéria Milena Dantas de Castro, autora principal do artigo, desenvolvido em seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional do Centro de Biociências (CB/UFRN).

No entendimento da professora do Departamento de Morfologia e coautora do artigo, Naisandra Bezerra da Silva Farias, os resultados do trabalho apresentam indícios interessantes. Para a pesquisadora, ainda é preciso compreender melhor como a substância atua em outras partes do organismo.

“São resultados importantes pois demonstram que uma dieta saudável com a inclusão da cebola pode amenizar danos teciduais relacionados à diabetes. O grupo ainda está desenvolvendo estudos avaliando a ação do aminoácido em outros órgãos, como vasos sanguíneos e rins, uma vez que os sistemas circulatório e urinário são os mais afetados pela doença”, revela Naisandra.

Diante das informações geradas por essa etapa do estudo, o grupo pretende avançar no conhecimento da ação da s-metil cisteína. “Esperamos, em um futuro próximo, que nossos resultados possam contribuir para o desenvolvimento de pesquisas clínicas em humanos”, planeja a professora Naisandra

Também contribuíram com a autoria do artigo os pesquisadores Karina Carla de Paula Medeiros, Fernando Vagner Lobo Ladd, Raimundo Fernandes de Araújo Júnior e Bento João Abreu, do Departamento de Morfologia (DMOR/UFRN), Licyanne Ingrid Carvalho de Lemos e Lucia de Fátima Campos Pedrosa, do Departamento de Nutrição (DNUT/UFRN), e Thaís Gomes de Carvalho, do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN).

Todos os autores são integrantes do grupo de pesquisa Plasticidade Morfofuncional dos Sistemas Orgânicos. Microscopia Celular e Tecidual. Com caráter multidisciplinar, o grupo reúne profissionais e pesquisadores de diversas áreas da saúde para buscar alternativas voltadas aos danos causados no organismo pela diabetes. Desde 2010, são desenvolvidas pesquisas investigando a ação da atividade física, de extratos, suplementos e o tratamento com câmera hiperbárica em alterações morfológicas sistêmicas relacionadas à doença.

Com UFRN

 

Opinião dos leitores

  1. Isso É antigo pra caramba!!!
    O Alho e Cebola já foi objeto de pesquisas pela Universidades do Mundo! Podem pesquisar!
    Até minha avó já dizia isso!

  2. Tem que investir em pesquisa. Tem que ter recursos. Pesquisa não é custo, é investimento.

  3. Tudo o que for para nós ajudar a ter uma melhor qualidade de vida, será bem vindo.
    Descobri que sou diabética com 26 anos.Hoje tenho 70.Graças a Deus , as insulinas e tudo o que já j temos para o tratamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] RELEMBRAR É PRECISO: Em 2013, Lula atuou na campanha apoiando eleição de Maduro na Venezuela

Em 2013, Lula entrou com força na campanha de Nicolás Maduro. As eleições daquele ano aconteceram em abril e na reta final, Lula gravou este vídeo para a campanha de Maduro.

Lula começa o vídeo dizendo que conviveu com Maduro durante oito anos dos seus dois primeiros mandatos. O venezuelano era ministro das relações exteriores do governo Hugo Chávez.

Em um vídeo repleto de elogios, Lula afirma que Maduro “se destacou brilhantemente para projetar a Venezuela no mundo e na construção de uma América Latina mais democrática e solidária”. Lula também cita uma série de afinidades de pensamento entre Maduro e Chávez.

Com uma frase de efeito criada pelo marqueteiro da campanha, João Santana, mesmo de Lula e Dilma: “Maduro presidente, la Venezuela que Chávez soñó “.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fátima elogia nota de Lula sobre situação da Venezuela e diz que Trump “rasgou o direito internacional”

A governadora do RN, Fátima Bezerra, se manifestou nas redes sociais sobre a ação militar dos EUA que culminou na prisão do agora ex-ditador Nicolás Maduro no sábado (3).

Fátima disse que a nota do presidente Lula sobre o assunto foi “muito precisa”

A governadora ainda criticou o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmando que ele “rasgou o direito internacional na tentativa de sequestrar a soberania venezuelana”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja Maduro sendo escoltado por agentes federais dos EUA em aeroporto de NY, de onde segue para prisão no Brooklyn

Um avião transportando Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, chegou aos Estados Unidos neste sábado (3). A aeronave pousou na Base Aérea da Guarda Nacional de Stewart, em Nova York.

Em seguida, Maduro foi visto desembarcando escoltado por vários agentes federais vestidos de preto. O venezuelano estava usando roupas cinzas e estava algemado.

O ex-ditador e a esposa serão levados ao Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York. Trata-se da única prisão federal da cidade. A unidade abriga presos provisórios e condenados de alta periculosidade. Segundo o site oficial, 1.336 pessoas vivem no local.

Maduro deve responder judicialmente em um tribunal federal de Manhattan sobre acusações de tráfico de drogas e porte de armas na próxima semana.

Com informações de CNN e UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[ATUALIZAÇÃO] Cinco pessoas se afogam na praia de Tabatinga; quatro foram resgatadas e uma delas segue desaparecida

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu, no final da tarde deste sábado (3), duas ocorrências de afogamento no litoral potiguar. A mais grave delas na Praia de Tabatinga, no município de Nísia Floresta.

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia confirmado cinco vítimas de afogamento, mas o BLOGDOBG apurou que na realidade eram cinco.

Quatro delas, três garotas e um homem, foram resgatadas e encaminhadas para a unidade de saúde do município de Nísia Floresta. A quinta, uma jovem, segue desaparecida.

Unidades de Resgate Avançado atuam na ocorrência com o apoio de embarcações e do helicóptero Potiguar 02, além de equipes de guarda-vidas e mergulhadores.

Praia do Meio

Já na Praia do Meio, uma mulher foi retirada da água por guarda-vidas após se afogar. A vítima recebeu atendimento imediato ainda na faixa de areia, com a realização dos primeiros socorros, mas devido à gravidade do quadro clínico, precisou ser transferida para o Hospital dos Pescadores para avaliação e cuidados médicos especializados.

Alerta

O Corpo de Bombeiros reforça o alerta para que banhistas evitem áreas sinalizadas como perigosas, fiquem atentos às orientações dos guarda-vidas e redobrem os cuidados, especialmente em dias de mar agitado e presença de correntezas de retorno.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil reconhece vice de Maduro como atual presidente da Venezuela, diz nº 2 do Itamaraty

Embaixadora, Maria Laura, durante entrevista sobre a operação militar dos EUA na Venezuela | Foto: Valter Campanato

O Brasil reconheceu Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, como presidente interina do país após a captura de Nicolás Maduro por forças dos Estados Unidos.

A informação foi confirmada pela ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, que afirmou que, na ausência de Maduro, a vice assume o comando do país.

Enquanto isso, o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que Washington irá governar a Venezuela temporariamente, com possibilidade de envio de tropas.

Apesar da operação militar realizada na madrugada de sábado (3), que resultou na captura de Maduro e deixou partes de Caracas sem energia, os Estados Unidos não controlam o território venezuelano, e estruturas do governo local seguem em funcionamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Avião com o ex-ditador Nicolás Maduro chega aos Estados Unidos

Um avião transportando Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, chegou aos Estados Unidos neste sábado (3). O ditador da Venezuela foi capturado por forças americanas em Caracas em operação na madrugada.

A aeronave pousou na Base Aérea da Guarda Nacional de Stewart, em Nova York. Maduro deve responder judicialmente em um tribunal federal de Manhattan sobre acusações de tráfico de drogas e porte de armas na próxima semana.

Donald Trump afirmou que os EUA governarão o país sul-americano até que possam “fazer uma transição segura, adequada e sensata”.

Ele também publicou uma foto de Maduro a bordo de um navio de guerra americano após ser capturado.

O casal foi retirado à força de seu quarto durante uma grande operação militar dos EUA em Caracas, na madrugada deste sábado.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Trump faz alerta ao presidente da Colômbia após captura de Maduro: ‘tem que ficar esperto’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, “tem que ficar esperto” após a captura do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, pelas forças americanas.

“Ele [Gustavo Petro] tem rotas de cocaína, tem fábricas onde é produzida cocaína, então eu mantenho o que eu disse anteriormente: ele está produzindo cocaína e depois enviando para os EUA, então, sim, tem que ficar esperto”, respondeu após pergunta de um jornalista.

Opinião dos leitores

  1. O galego não está prá brincadeira, o recado está dado aos tiranetes, os cumpanhêros do foro de São Paulo devem estar apreensivos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Litoral do RN tem cinco pontos impróprios para banho no primeiro fim de semana do ano; veja quais são

Praia de Areia Preta, em Natal — Foto: Igor Jácome/g1

O litoral da região metropolitana de Natal tem cinco pontos impróprios para banho neste fim de semana, segundo o Boletim de Balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (2) pelo Idema.

Dos 51 trechos analisados, 46 estão próprios para os banhistas. Os locais considerados impróprios são:

  • Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
  • Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;
  • Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal;
  • Maracajaú (Mercado Público), em Maxaranguape.

Como é feita a análise e a classificação

 

A classificação é feita com base na quantidade de coliformes fecais nas amostras de água, coletadas semanalmente. O monitoramento segue normas do Conama e integra o Programa Água Azul, em parceria com o IFRN e a Funcern.

Os pesquisadores usam os resultados de cinco semanas consecutivas, para avaliar se o trecho está impróprio ou não. Se dois ou mais desses resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria. E se na análise mais recente houver mais de 2.500 coliformes fecais, com apenas esse resultado ela já passa a ser considerada imprópria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump afirma que exército americano poderia ter matado Maduro, se necessário

Foto: Alex Brandon/AP Photo/dpa/picture alliance

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que Nicolás Maduro poderia ter sido morto durante a operação militar realizada na Venezuela, caso fosse necessário.

Segundo Trump, o líder venezuelano tentou chegar a um local seguro, mas não conseguiu devido à rapidez das tropas americanas. O presidente relatou que houve resistência armada e troca de tiros durante a ação.

“Eles estavam esperando algo, e houve muita resistência”, disse Trump em coletiva na Flórida.

Maduro, segundo o presidente americano, está sob custódia a bordo do navio USS Iwo Jima. Pouco antes da coletiva, Trump divulgou uma imagem do venezuelano detido pelas forças dos EUA.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rússia pede ‘firmemente’ aos EUA que libertem Maduro e esposa

Foto: EFE/EPA/VYACHESLAV PROKOFYEV / SPUTNIK / KREMLIN POOL

A Rússia condenou neste sábado (3) a ação militar dos Estados Unidos na Venezuela e exigiu que Washington liberte o presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, após o anúncio de captura feito pelo presidente Donald Trump.

“Pedimos firmemente às autoridades americanas que reconsiderem sua postura e libertem o presidente legalmente eleito do país soberano e sua esposa”, diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores russo.

A Rússia classificou a operação como um “ato de agressão armada”, afirmou que os argumentos usados pelos EUA são “insustentáveis” e criticou o que chamou de hostilidade ideológica contra um país soberano.

Moscou também cobrou esclarecimentos imediatos sobre o paradeiro de Maduro e reafirmou apoio ao líder venezuelano, um de seus principais aliados na América Latina. A Rússia foi um dos poucos países a reconhecer e parabenizar Maduro após a reeleição de 2024, cuja legitimidade é contestada internacionalmente.

Opinião dos leitores

  1. Chama o Lules para capturar o Maduro, ele é especialista em captura…bandido defende bandido

  2. Só bravata. Vai lá capturar o Maduro, “seu Putin”! Você não tá conseguindo lutar nem com a Ucrânia.

  3. Pura Misancene por parte dos Russos, o destino da Ucrânia e da Venezuela foram decididos pro Trump e por Putin em agosto passado no Alaska.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *