Especialistas apontam que o ato de fofocar pode ter efeitos psicológicos positivos, como o fortalecimento de vínculos e o alívio de tensões. No entanto, quando se torna frequente ou compulsivo, o comportamento pode estar associado a dificuldades emocionais e gerar prejuízos nas relações e na saúde mental.
O conteúdo da conversa, o tom e a intenção por trás das palavras definem se o comportamento é socialmente adaptado ou prejudicial. A linha entre o saudável e o nocivo pode ser mais tênue do que parece.
A neuropsicóloga Nathalie Gudayol, que atende em Porto Alegre, lembra que o prazer em fofocar está ligado a áreas do cérebro que regulam o sistema de recompensa.
“Do ponto de vista evolutivo, a fofoca ajudava nossos ancestrais a se manterem informados sobre alianças e ameaças dentro do grupo. Hoje, ela ainda ativa áreas do cérebro relacionadas à recompensa, como o sistema dopaminérgico, o que ajuda a explicar por que pode ser tão prazeroso participar ou ouvir uma fofoca”, explica.
Por outro lado, a psiquiatra Milliane Rossafa, que atende em Criciúma, alerta que a fofoca pode estar associada a quadros psiquiátricos, especialmente quando é compulsiva ou traz prejuízos significativos à vida do indivíduo.
“Transtornos como o de personalidade histriônica, personalidade borderline ou mesmo quadros de mania, no transtorno bipolar, podem incluir esse tipo de comportamento como um sintoma”, ensina a psiquiatra.
Fofocar faz bem ou mal à saúde?
De forma moderada e em certos contextos, a fofoca pode ter efeitos benéficos, como sensação de conexão e alívio emocional. Mas, em excesso, tende a provocar sofrimento.
“O envolvimento constante em conteúdos negativos sobre outras pessoas pode gerar sentimentos de culpa, ansiedade e até obsessão”, afirma a psiquiatra Milliane.
A exposição a fofocas também pode desencadear quadros depressivos e ansiosos em quem é alvo. Nathalie explica que, com a chegada das redes sociais, o conteúdo circula com mais velocidade e intensidade, o que torna a experiência mais difícil de lidar.
“No ambiente online, onde o anonimato e a viralização são comuns, a fofoca pode se tornar mais cruel, rápida e difícil de reparar”, conta.
Em ambientes profissionais, a situação pode ser ainda mais delicada. Milliane destaca que, nesses casos, o receio de julgamentos e a competição por posições favorecem níveis elevados de estresse e até burnout. Já em círculos íntimos, o prejuízo costuma afetar a confiança e a autoestima por conta dos vínculos emocionais envolvidos.
Mesmo entre aqueles que praticam a fofoca, é comum ter sentimentos de culpa, vergonha e arrependimento. “Já atendi pacientes que percebem que não conseguem parar de falar da vida alheia e se sentem culpados ou envergonhados depois”, relata a psiquiatra.
Por que fofocamos?
Além do fator evolutivo, a fofoca cumpre uma função de manutenção social. “Compartilhar informações sobre outras pessoas pode aliviar tensões, fortalecer vínculos sociais e criar uma sensação de pertencimento ao grupo”, explica Nathalie.
Segundo a especialista, o comportamento também pode surgir como um mecanismo de defesa. Em alguns casos, quem fofoca tenta desviar a atenção de fragilidades internas. Pessoas com autoestima instável ou que se sentem constantemente ameaçadas por comparações sociais tendem a usar esse tipo de conversa como válvula de escape.
Existe ainda uma diferença sutil entre fofocar e compartilhar uma informação. O ponto de virada está na intenção: se há julgamento, deboche ou tentativa de autopromoção, o comportamento deixa de ser neutro e passa a refletir inseguranças emocionais mais complexas.
Metrópoles
Esse governo do RN é uma aberração, é contra o trabalhador e comerciante, Um genocida.
Ahhhhh GOVERNADORA DITADORA
Ditadura se instalando no RN. Onde estão as Guardiães da Constituição? Ou não existem mais?
Pegue sua espada e vá pra rua, GUARDIÃO!
Pode sair pra pegar comida em restaurante e voltar pra casa?
BOLSONARO GANHOU AS ELEIÇÕES, A PETEZADA SÓ FALAVA EM DITADURA.
KKKKKKKKKK
OLHEM AÍ QUEM SÃO OS DITADORES.
PERCEBEM???
É muito engraçado esse povo da esquerda.
Palhaçada.
Agora vamos vê o que pensa os prefeitos.
Eles é que dão a última palavra.
Foi assim que julgou os meninos do STF.
Um cabaré tem mais moral do que certas coisas no Brasil.
O resultado é essa cachorrada e o povo pagando com as vidas.
É imoral!!
Isso governadorA!!!!!
Bote pra torar!!
Bolsonaro precisa de uma lição.
Tem todo meu apoio pra destruir a economia e matar o povo de fome.
Parabéns.
Vamos deixar de mimimi e choradeira, a governadora e os prefeitos estão corretos nessas medidas a culpa é de parte da população que ainda acha que é uma cripizinha. Vacina Já.
Veja a entrevista da Dra Roberta Lacerda!!
Tratamento precosse e bora trabalhar. Lockdown e fica em casa só leva a um resultado : falências e fome
Será que os prefeitos vão cair nessa safadeza de Fatao?
Ela só não explica os 5 milhões do Consórcio Nordeste, muito menos os respiradores quebrados, mas comprados a preço de ouro. E a imprensa calada como se nada tivesse acontecendo!
1 ano dessa merda e não houve preparação alguma pra enfrentar a crise.
Vão quebrar o país, quebrar mesmo, no intuito de não deixar o Presidente, que é outro louco, se reeleger.
Tamo na merda!!
Agora não sai um real pra ninguém, mandar é fácil quero vê dá um sacolão
Votem em Fátima paraíba pra governo , em 2022, não se esqueçam
Quero saber como o trabalhador q pega cedo no trabalho
Só vai poder sair depois das 6
Está pavimentando o caminho para Stivenson.
Faz coletiva e toda uma papagaiada, mas nada de publicar o decreto.
Faltam menos de 11 horas pra entrar em vigor e ninguém sabe ainda da redação.
Essa Desgovernadora louca vai quebrar tudo vão morrer todo mundo de fome, ela quer piorar tudo, isso é viés político e ninguém enxerga ? Estamos ferrados o RN só afunda com os governantes .
Até Domingo??? Melhor casar
5 milhões + 1,5 milhões + contrato de ambulância ? = fique em casa. Que Deus cuide do povo dessa terra.