Judiciário

Grupo de juristas entrega parecer à CPI que acusa Bolsonaro de crimes de responsabilidade ao charlatanismo na condução da pandemia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O jurista e ex-ministro da Justiça Miguel Reale Jr. disse em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (15) que o presidente Jair Bolsonaro atuou a favor da disseminação do coronavírus no país ao longo da pandemia e que isso não foi negligência, mas sim uma política pensada.

Reale Jr. afirmou que Bolsonaro quis colocar a economia à frente da proteção da vida e da saúde pública, o que levou o país aos cemitérios e às UTIs.

O ex-ministro da Justiça coordena o grupo de juristas que apresentou um parecer à CPI da Covid listando os “crimes cometidos” por Bolsonaro na pandemia.

“Houve essas medidas, política de governo. Não foi negligência. Foi uma política pensada. Uma ação toda ela dirigida à valorização da economia. Tanto que em março de 2020, a Secom, Secretaria de Comunicação da Presidência, lança uma campanha: ‘o Brasil não pode parar’. E, na verdade, ele estava parando no cemitério, nas UTIs”, afirmou Reale Jr.

Ele disse ainda que a opção de Bolsonaro de priorizar a economia e descartar medidas de contenção do vírus configura crime de responsabilidade. E que, além do mais, se mostrou uma opção errada até do ponto de vista econômico, porque os países em que a economia avançou após a crise foram aqueles que combateram o vírus.

“Era um engano, porque as economias ocidentais bem mostram que a economia só se desenvolve na na medida em que houve controle da disseminação [do vírus]”, continuou o jurista.

Para Miguel Reale, Bolsonaro passou a pandemia “conspirando” a favor do coronavírus

“É impressionante. Levantamento que foi feito da conduta [de Bolsonaro] do ano passado, durante todo o ano passado e este ano, conspirando a favor do vírus, disseminando o vírus, colocando a economia à frente da proteção à vida”, completou.

Parecer dos juristas

No parecer entregue à CPI nesta terça-feira (14), os juristas apontam os seguintes crimes cometidos por Bolsonaro na pandemia:

CRIME DE RESPONSABILIDADE PELA VIOLAÇÃO DE GARANTIAS INDIVIDUAIS

As garantias individuais previstas na Constituição incluem o direito à vida e à saúde. Pelo parecer, o crime de responsabilidade foi cometido por Bolsonaro em diversas fases da pandemia ao promover aglomerações; incentivar o uso de produtos comprovadamente ineficazes contra a Covid, como cloroquina e ivermectina, e criticar o isolamento social.

O relatório aponta que o presidente “deixou de comprar vacinas” e comprometeu a imunização da população ao não responder propostas do Instituto Butantan e da Pfizer.

“O Presidente da República deixa de cumprir com o dever que lhe incumbe, de assumir a coordenação do combate à pandemia, dizendo lhe ter sido proibida qualquer ação pelo Supremo Tribunal Federal, que, como ressaltado antes, o desmente, pois há competência comum, e devem União, Estados e Municípios atuar conjuntamente segundo a estrutura do Sistema Único de Saúde”, diz o documento.

CRIME DE EPIDEMIA

O crime de epidemia está relacionado a condutas como ajudar a disseminar o coronavírus gerando aglomerações e desrespeitando o uso da máscara

“O Presidente da República praticou atos de manifestação pública e atos normativos claramente no sentido de causar a propagação da epidemia, seja para buscar a imunidade de rebanho, seja para supostamente privilegiar a economia em detrimento da vida e da saúde da população brasileira”, aponta o parecer.

CRIME DE INFRAÇÃO DE MEDIDA SANITÁRIA PREVENTIVA

Este crime é caracterizado quando alguém desrespeita medidas que têm por objetivo evitar a propagação do vírus, como a quarentena ou isolamento.

Nesse ponto, os juristas citaram passeios que Bolsonaro fez por Brasília, ocasiões em que e o presidente, sem máscara, abraçou pessoas.

CHARLATANISMO

O termo se refere ao ato ilegal de anunciar a cura de uma doença por um meio secreto.

“O estímulo ao uso de cloroquina e outros medicamentos não comprovados cientificamente foi um braço da política de estímulo à propagação da doença. Ao vender e propagar uma pretensa cura para a Covid-19, a partir da utilização de medicamentos sem eficácia comprovada e com possíveis efeitos colaterais sérios, o Presidente demonstra um absoluto desprezo à saúde dos brasileiros, revelando que a sua preocupação está única e exclusivamente voltada ao rápido retorno das pessoas ao trabalho”, disse o parecer.

INCITAÇÃO AO CRIME

A conduta apontada no relatório também está relacionada ao estímulo para que os apoiadores do governo desrespeitassem normas municipais, estaduais e federais de isolamento e proteção.

“O Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, ao estimular a população a se aglomerar, a não usar máscara e a não se vacinar, incitou a população a infringir determinação do poder público destinada a impedir a propagação de doença contagiosa”, afirmam os juristas.

PREVARICAÇÃO

A prevaricação fica caracterizada quando um funcionário público dificulta ou atrasa alguma obrigação de seu cargo.

A comissão de juristas menciona episódio em que o deputado Luis Miranda (DEM-DF) e seu irmão, o chefe de importação do Departamento de Logística em Saúde do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, afirmaram ter alertado Bolsonaro sobre suspeitas de irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin. “Diante do conjunto fático probatório produzido pela CPI, é possível afirmar que os irmãos Miranda não faltaram com a verdade quando denunciaram fatos graves de corrupção no Ministério da Saúde”, justificam os juristas.

CRIMES CONTRA A HUMANIDADE

Aqui, os juristas falam em um ataque generalizado à população que causa danos duradouros à saúde física e mental de pacientes.

Neste ponto, o parecer faz referência à falta de abastecimento de oxigênio na cidade de Manaus e aos surtos de contaminação entre as populações indígenas.

G1

 

Opinião dos leitores

  1. “Juristas” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Com base nesses “juristas”, no STF e na atual presidência da OAB faz vergonha se identificar até como graduado em Direito. Jogaram o que, de fato, é justo no lixo em troca de sofismas e engodos ideológicos.

  2. Sem o centrão para apoiar, não vai dar em nada. Engraçado é querer diminuir a pessoa em vez de atacar argumentos, a lei só é boa quando é aplicado nos outros, nos amigos ela não vale.

  3. E oscassaltos do consórcio nordeste é o que. Deveria estar dormindo ese tempo todo sem dizer uma palavra contra esses bandidos travestidos dd governadores.

  4. Juristas comunas. Não viram que o STF tirou poderes do presidente. Quem roubou dinheiro, não quiseram investigar. Canalhas…

    1. KKKKKK. Essa narrativa saiu direto da gadolândia ou vc mesmo inventou? O STF apenas interpretou o que está na Constituição sobre a responsabilidade concorrente entre Municípios, Estados e União quanto à saúde pública.

  5. Se o Brasil fosse um país sério, Bolsonaro já estaria preso e respondendo pelos diversos crimes e atrocidades que cometeu!

  6. Miguel Reale Jr. foi o jurista que assinou o documento que pediu o impeachment de DilmAnta. A gadolândia vai começar a chamar ele de comunista, petista, lulista e esquerdista a partir de quando?

  7. Interessante ver um parecer desses quando em fevereiro/2020 o Presidente já recomendava suspender o carnaval e muitos governadores foram contra.
    Interessante ver um parecer desse quando foi sugerido tomar a ivermectina e a esquerda saiu para o mundo dizer que não havia comprovação científica, mesmo sem haver nada científico sendo contra.
    Hoje a ivermectina já tem comprovado cientificamente em 23 estudos que é eficaz contra o covid, em estudo dos EUA e vários países da europa.
    Interessante ver esse parecer quando o Brasil é o terceiro país que mais vacinou no mundo, perdendo apenas para China e Índia.
    Interessante ver um parecer desse quando o STF determinou que o governo federal deveria está fora do combate a pandemia, tendo a obrigação apenas de repassar recurso aos estado.
    Interessando ver que não permitem que os governadores prestem conta dos repasses federais para pandemia recebidos.
    Esse país é uma enorme piada de muito mal gosto.
    Só não esqueçam do 7 de setembro

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após recontagem, número de armas apreendidas em megaoperação no RJ sobe para 120, sendo 93 fuzis: valor do material é estimado em R$ 12,8 milhões

Foto: divulgação

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro divulgou um novo número de armas apreendidas na megaoperação feita na última terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da Cidade — que terminou com 121 mortos, sendo quatro policiais. Até então, as autoridades contabilizavam 118 armas.

Uma recontagem foi feita e inclusos dois fuzis apresentados em outras delegacias, passando o total para 93. Há ainda 26 pistolas e um revólver, além de explosivos, munições, drogas e equipamentos militares utilizados pelo Comando Vermelho. Um levantamento técnico feito pela Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (CFAE) estima que todo este arsenal tenha um valor de R$ 12,8 milhões.

As armas são provenientes de diferentes países da América do Sul e da Europa, como Venezuela, Argentina, Peru, Bélgica, Rússia, Alemanha e Brasil. O material, segundo a Polícia Civil, também contém armas desviadas das Forças Armadas e fuzis montados com peças contrabandeadas ou adquiridas legalmente na internet.

– Cada fuzil retirado de circulação representa uma vida salva. Vamos continuar enfrentando quem lucra com o medo e com a morte. O Estado está presente, atuando com rigor e estratégia para enfraquecer o poder do narcotráfico e devolver o Rio de Janeiro aos cidadãos de bem — diz o governador Cláudio Castro (PL).

Os fuzis apreendidos agora passarão por uma perícia. A Polícia Civil também compartilhará dados com o Exército Brasileiro para rastrear a origem de armamentos desviados. O delegado Vinícius Domingos, da CFAE, explicou que muitas armas trazem inscrições e símbolos de quadrilhas de outros estados.

– Nas gravações e inscrições, encontramos referências a grupos como a Tropa do Lampião, formada por criminosos vindos do Nordeste e associados ao Comando Vermelho. É uma evidência da expansão da facção para outras regiões do país – destacou Domingos.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Polícia Civil prende chefe do ‘Tribunal do Crime’ em Mãe Luiza

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu, na quinta-feira (30), um mandado de prisão temporária contra um homem de 30 anos, suspeito pelo crime de homicídio e de comandar o ‘Tribunal do Crime’, no bairro de Mãe Luiza, onde também foi realizada a prisão.

Segundo as investigações, o crime ocorreu no dia 27 de agosto de 2025, no bairro de Mãe Luiza. A motivação teria sido um “decreto” do chamado ‘tribunal do crime’, após traficantes locais desconfiarem da presença de dois homens vindos do Estado de Pernambuco.

Na ocasião, as vítimas teriam ido ao bairro durante a madrugada para comprar drogas, mas foram abordadas por criminosos armados que, ao verificarem os celulares, encontraram em um dos aparelhos publicações de simpatia a um grupo criminoso rival. Diante disso, foi determinado o “decreto de morte” de um dos pernambucanos. Uma das vítimas conseguiu fugir, mas foi atingida por disparos de arma de fogo e agredida fisicamente, sendo posteriormente perseguida pelas ruas do bairro. O suspeito preso foi reconhecido como um dos envolvidos na caçada.

Durante diligências para o cumprimento das ordens judiciais, que incluíam dois mandados de busca e apreensão, foram apreendidos aparelhos celulares, uma máquina de cartão de crédito, cerca de R$ 3.400,00 em espécie e uma motocicleta.

O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. As investigações seguem em andamento, com o objetivo de identificar os demais envolvidos no crime.

A ação foi conduzida pela 4ª Delegacia de Polícia (DP) de Natal, com apoio da 2ª DP de Natal, da 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Natal, da 22ª DP de Ceará-Mirim e do Centro de Monitoramento e Escolta (CEME).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem é preso ao ser flagrado com 3 kg drogas, documentos falsos e carro adulterado na BR-226 no RN

Foto: PRF/Divulgação

Um homem flagrado com 3 kg de drogas, documentos falsos e um veículo adulterado foi preso pela Polícia Rodoviária Federal na tarde de sexta-feira (31) na BR-226 em Campo Redondo, na região Agreste potiguar.

Segundo a corporação, a prisão ocorreu por volta das 16h30 na altura do quilômetro 134 da rodovia, durante uma fiscalização de rotina.

A equipe abordou um veículo do tipo Caoachery/Tiggo5, de cor preta. Durant a fiscalização, os agentes constataram que o automóvel portava sinais identificadores adulterados, caracterizando-o como um veículo clonado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eriko Jácome inaugura clínica em Felipe Camarão e reúne mais de mil moradores em grande ação de saúde

A manhã deste sábado (1º) marcou um importante avanço na área da saúde em Natal, com a inauguração da nova clínica de saúde em Felipe Camarão, idealizada pelo vereador Eriko Jácome. O espaço passa a oferecer diversos atendimentos e serviços médicos gratuitos voltados à população da Zona Oeste, ampliando o acesso a cuidados essenciais e fortalecendo o compromisso com a saúde preventiva.

O evento reuniu mais de mil moradores da zona Oeste de Natal, além de autoridades municipais e estaduais, entre elas o prefeito de Natal, Paulinho Freire, a secretária da assistência social, Nina Souza, vereadores, suplentes e lideranças comunitárias, que acompanharam a cerimônia de inauguração e destacaram o impacto da nova clínica para a comunidade.

Durante o evento, o prefeito Paulinho Freire destacou o impacto positivo da nova clínica para a região. “Essa iniciativa representa um importante reforço na estrutura de saúde da Zona Oeste com um espaço de atendimento digno, acessível e voltado para quem precisa. É um exemplo de compromisso com o bem-estar das pessoas”, afirmou.

Já a secretária de Assistência Social, Nina elogiou o trabalho do vereador e o caráter social do projeto. “Eriko tem mostrado, com ações concretas, que é possível fazer política com propósito e com foco em quem precisa. A entrega desta clínica é uma prova da sua atuação com responsabilidade e sensibilidade social”, destacou.

Em seu discurso, Eriko falou sobre o significado da entrega da clínica e a importância de levar serviços gratuitos para mais perto da população.

“Essa clínica nasceu do desejo de retribuir à população todo o carinho e a confiança que recebo ao longo da minha caminhada. Cada atendimento realizado aqui será um gesto de cuidado, um passo em direção à prevenção. Agradeço a todos que contribuíram para tornar esse sonho realidade e ao bairro de Felipe Camarão, que nos acolheu de braços abertos”, declarou o vereador.

Localizada na Rua Ferro Cardoso, em Felipe Camarão, a nova unidade foi inaugurada com uma grande ação social, que ofereceu atendimentos médicos, odontológicos, pequenas cirurgias, exames básicos, serviços de bem-estar e lazer, além de orientações de saúde e cidadania.

A clínica integra um programa contínuo de expansão de ações sociais e de saúde promovido por Eriko Jácome, com o objetivo de aproximar os serviços essenciais da população e garantir o acesso à saúde gratuita e de qualidade. O vereador reforça que seguirá empenhado em levar mais qualidade de vida e cidadania aos bairros de Natal, transformando o trabalho em resultados reais para quem mais precisa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motorista com sinais de embriaguez provoca acidente no Planalto e deixa motociclista ferido

Um motorista com sinais de embriaguez provocou um acidente na rua Monte Rei, no Planalto, zona Oeste de Natal, na tarde desta sexta-feira (31). O motociclista foi atingido por trás e se feriu. Ele transportava pães no momento do acidente. Os alimentos ficaram espalhados pela via.

Uma câmera de segurança flagrou o momento da colisão. O condutor da moto seguia tranquilamente quando foi acertada pelo carro. Após a batida, o motorista do carro fugiu, mas foi perseguido e detido por populares.

A Polícia Militar foi acionada e encaminhou o condutor para a delegacia. À TV Tropical, o motorista disse que tinha bebido duas doses e que assumiria os prejuízos. “Assumo tudo que tiver prejuízo. Graças a Deus, o rapaz não morreu. Eu não vi”, falou.

Populares se revoltaram com o estado do condutor. “Bateu no cidadão, pai de família, e foi embora. O pai de família ficou no prejuízo”, disse um homem.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula gasta meio milhão em postagens sobre segurança após megaoperação no RJ

Foto: EVARISTO SA/AFP

O governo federal gastou cerca de meio milhão de reais em anúncios pagos nas redes sociais sobre segurança pública desde a última terça-feira (28) — data da megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes.

Este dinheiro foi pago à Meta, empresa dona de Facebook e Instagram, para mais de dez impulsionamentos de publicações online. Os números constam na Meta Ad Library, ferramenta voltada à transparência sobre anúncios exibidos nas plataformas.

Para levar as postagens a mais pessoas, o governo pagou entre R$ 457 mil e R$ 545 mil até a manhã deste sábado (1º), segundo dados da plataforma de transparência consultados pela CNN. A Meta Ad Library informa um intervalo de despesa das contas com os impulsionamentos.

Ao todo quatro publicações diferentes foram impulsionadas. Uma delas fala em tom crítico sobre a letalidade da operação no Rio e indica que ações territoriais de segurança precisam estar acompanhadas de inteligência. Na sequência, defende a PEC (proposta de emenda à Constituição da Segurança).

Outra explica o que é a PEC, que altera regras sobre a atuação das forças de segurança, reforçando a integração entre órgãos e ampliando competências da União. Uma terceira, fala sobre o projeto de lei Antifacção, de penas mais severas e regras específicas para o isolamento de líderes de facções.

Uma última diz que 30% das operações da PF (Polícia Federal) em 2025 miraram crimes de abuso sexual infantil. A megaoperação no Rio de Janeiro acendeu um embate político sobre segurança pública no Brasil.

A CNN procurou a Secretaria de Comunicação do governo para que comentasse o tema. Até o momento da publicação da reportagem, não houve resposta.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Esse desgoverno só engana a seita, não adianta gastar dinheiro que o povo normal não cai mais nessa

  2. Com toda certeza, essa despesa não saiu da fortuna de Lula, foi paga com recursos públicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“QG” do CV: Complexos do Alemão e Penha distribuem 10 toneladas de drogas por mês

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que os Complexos do Alemão e da Penha funcionam como quartéis-generais do Comando Vermelho (CV), responsáveis por distribuir cerca de 10 toneladas de drogas por mês. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (31), após a megaoperação de terça (28) — a mais letal da história do estado, com 121 mortos.

Segundo a corporação, as comunidades servem como centros de comando, tomada de decisão e treinamento tático da facção. Integrantes recebiam instruções de armamento, tiro, uso de explosivos e táticas de combate nesses locais.

Distribuição de drogas e armas

A polícia aponta que o Alemão e a Penha também são polos de abastecimento de drogas e armamentos, responsáveis pela entrega mensal de cerca de 50 fuzis a outras áreas controladas pelo CV.

O levantamento identificou que 24 comunidades do Rio são abastecidas pelos complexos — entre elas:

  • Complexo do Salgueiro (São Gonçalo)

  • Rocinha

  • Complexo da Maré

  • Jacarezinho

  • Complexo do Lins

Durante a operação, foram apreendidos 100 fuzis, incluindo armas de uso militar e equipamentos de guerra modernos.

Escalada bélica e tecnológica

O Comando Vermelho tem aprimorado seu arsenal de guerra, usando armas de fabricação europeia, drones e roupas camufladas. Entre os 91 fuzis apreendidos, havia modelos da Venezuela, Argentina, Peru e Brasil, de calibres 5.56 e 7.62, muitos montados a partir de peças compradas legalmente pela internet.

De acordo com o ex-capitão do Bope Paulo Storani, o CV tem acesso a fuzis G3, AK-47 e FAL, usados por forças armadas de países da América do Sul e Europa.

Drones usados em ataques e vigilância

Durante a megaoperação, criminosos usaram drones para lançar granadas contra policiais e monitorar as ações das forças de segurança.

Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a compra e o uso dos equipamentos eram coordenados por Carlos “Gardenal”, integrante do CV. Em mensagens interceptadas, ele e outro suspeito, “Grandão”, discutem a aquisição de drones de alta tecnologia para vigilância noturna. “A gente tem que se adequar à tecnologia, entendeu?”, escreveu Gardenal em uma das conversas.

Com informações de CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Que besteira mais besta,são apenas negros e favelados esses trabalhadores oprimidos pela sociedade branca,que tem demais eles portarem um AK47 para matar polícia e cidadões de bem.VIVA A ESQUERDA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Facções criminoras expulsam 219 famílias de suas casas no Ceará entre 2024 e 2025; Fortaleza registrou ocorrências em 49 bairros

Imagem: reprodução

Entre janeiro de 2024 e setembro de 2025, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou 219 casos de expulsões de moradores por facções criminosas em todo o Ceará.

Os dados constam em um relatório do Núcleo de Inteligência Policial (Nuip), vinculado ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil. É a primeira vez que o Estado divulga um levantamento oficial sobre o tema.

Disputa por território e controle do tráfico

O relatório aponta que o aumento das expulsões está ligado à disputa entre facções, principalmente entre o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP), que recentemente incorporou a facção cearense Guardiões do Estado (GDE).

Esses grupos buscam o controle territorial para dominar o tráfico de drogas e a cobrança de “pedágios” a comerciantes. Em setembro, o CV e o TCP chegaram a comemorar avanços em áreas como Vicente Pinzón e Lagamar, com foguetórios na Região Metropolitana de Fortaleza.

Impactos sociais

As expulsões têm provocado mudanças bruscas na vida das famílias, com interrupção de aulas, dificuldade de acesso a serviços públicos e queda no comércio local.

Segundo o DRCO, as comunidades afetadas passam a enfrentar medo constante, isolamento e desestruturação social, enquanto áreas esvaziadas se tornam mais difíceis de fiscalizar pela polícia.

Fortaleza concentra a maioria dos casos; capital teve 143 registros, espalhados por 49 dos 121 bairos da cidade.

Veja números:

Os bairros com mais expulsões foram:

  • Ancuri – 16 casos

  • José Walter – 16

  • Vicente Pinzón – 15

  • Jangurussu – 8

  • Barra do Ceará – 7

  • Papicu – 7

  • Canindezinho – 6

Outros bairros da cidade também tiveram registros pontuais, segundo o relatório.

Cidades da Região Metropolitana e Interior

Depois de Fortaleza, os municípios com mais casos são:

  • Maranguape – 18

  • Maracanaú – 16

  • Caucaia – 15

  • Sobral – 7

  • Pacatuba – 2

  • Quixadá – 2

  • Cascavel – 1

Com informações de O Povo

Opinião dos leitores

  1. Tudo isso é mentira da direita,esses meninos são todos os anjos oprimidos pela sociedade branca e rica,devemos fazer um protesto para que o VATICANO venha a canonizar cada um dos 120 mortos no RJ.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COP-30: Casa Branca diz que EUA não terão representantes de alto escalão na Cúpula do Clima em Belém-PA

Foto: Augusto Miranda/Agência Pará

Os Estados Unidos não participarão com representantes de alto escalão da Cúpula dos Líderes da COP-30, que será realizada nos dias 6 e 7 de novembro, no Brasil. A Casa Branca confirmou neste sábado (1º) que nenhum alto funcionário estará presente.

Segundo um porta-voz do governo americano, o presidente Donald Trump — que nega o aquecimento global — tem priorizado o fortalecimento da indústria de combustíveis fósseis e o diálogo direto com líderes mundiais em temas energéticos.

O governo brasileiro já não esperava a presença de Trump ou de representantes políticos dos EUA. Além disso, a Argentina também confirmou que não participará. A expectativa é que 57 chefes de Estado e de governo compareçam ao encontro.

Durante uma reunião recente na Malásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou convencer Trump a participar, mesmo que para defender suas posições contrárias à agenda climática. De volta ao poder, o republicano retirou os EUA do Acordo de Paris, decisão que passa a valer em 2026.

Nos bastidores, diplomatas e ambientalistas brasileiros consideram que a ausência dos EUA pode evitar impasses, embora simbolize um vácuo de liderança global nas negociações climáticas.

Com União Europeia e China mostrando pouco protagonismo, Lula busca projetar o Brasil como mediador internacional na pauta ambiental. A iniciativa, no entanto, é criticada por contradições internas, como a liberação da exploração de petróleo na Margem Equatorial da Foz do Amazonas.

Com informações de Estadão

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cearense de 120 anos pode ser reconhecida como a pessoa mais velha do mundo

Foto: Clesio Marques/Rádio Atitude FM

A cearense Maria Alves Rocha, nascida em 1905 e moradora de Itapajé (a 130 km de Fortaleza), pode ser reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, aos 120 anos.

A descoberta ocorreu durante uma campanha social promovida pelo advogado Cid Lira Braga, que buscava os moradores mais idosos de Itapajé e Itapipoca. Segundo ele, os familiares de Maria o procuraram para informar a idade da idosa, inicialmente recebida com surpresa.

O Guinness World Records já recebeu a documentação oficial e pediu três meses para analisar o caso. Atualmente, o recorde pertence à inglesa Ethel Caterham, de 116 anos.

O Brasil já figura no ranking masculino com outro cearense, João Marinho Neto, de 112 anos, morador de Apuiarés.

De acordo com o neto de Dona Maria, Mardonio Vasconcelos Sousa, o segredo da longevidade da avó está na fé em Deus. Ele afirma que a família vive um “misto de orgulho e gratidão” diante da possibilidade de reconhecimento.

A Prefeitura de Itapajé deve montar uma força-tarefa neste sábado (1º) para verificar a autenticidade dos documentos.

Com informações de O Povo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *